terça-feira, 16 de maio de 2023

10 -Soldados Diferentes!

Check in - Identificação de Visitantes

*Lanche

*Start Desafio:  Hoje para entrar na sala vamos precisar executar a atividade em trio. 

Organização:  Liberar a entrada de três em três, porém uma pessoa da equipe precisará ser o combate ferido e deverá ser carregado pelos outros dois até o ponto de chegada definido pelo executor.  Dica: muita atenção na maneira que a criação será carregada pelos amigos para evitar risco de queda, recomendado que eles carreguem pelos ombros assim evitando alguém se machucar.

*Oração de Abertura/Cobertura

*Música: Minhas Gerras (Gabriel Guedes)

https://www.youtube.com/watch?v=PxxLrpLJxI8

*Ofertório

*Tempo de Oração: Orem juntos, pelo seguinte motivo: por crianças que sofrem algum abuso físico ou verbal dentro de casa ou na escola. Que Deus proteja cada uma das crianças brasileiras.

*Start Games: 

Material necessário: Bolinhas coloridas. 2 recipientes para depósito das balinhas (balde).

Organização:  Separar em duas equipes, definir o local de partida e chegada (na chegada colocar o balde de cada equipe) .

Execução:  Uma criança de cada vez deverá executar o percurso definido carregando quantas bolinhas puder, porém não pode usar as mãos e nem a roupa para fazer o transporte e caso alguma cair pelo caminho não pode ser reaproveitada. Vence a equipe que transportar mais bolinhas usando o corpo (não vale a roupa).  Definição de tempo a critério do executor de acordo com o seu tempo disponível

*Divisão das Turmas 

*Verificação das atividades anteriores.

Ministração - Soldados Diferentes! (Juízes 12.1-30)

Deus fez cada um de nós de maneira diferente. Pode ter certeza de que, ao criar você da maneira como o fez e ao colocar em você tudo o que colocou, Deus tem um propósito. Alguém sabe o que é um canhoto? Quantos canhotos temos aqui? Todo canhoto teve que aprender a usar a mão esquerda para fazer diversas atividades. Você sabia que há algumas coisas que canhotos não conseguem fazer? (pesquise sobre isso e conte para os pequenos). 

Josué liderou o povo na conquista de muitas cidades de Canaã. Agora, um podia morar em sua casa em paz, sem ser importunado por inimigos que moravam pertinho deles. Antes de morrer, Josué relembrou ao povo que tudo havia dado certo porque eles obedeceram às leis de Deus sem se desviar para a direita nem para a esquerda. E eles deveriam continuar sendo obedientes, pois se assim fizessem, sempre teriam vitória sobre os seus inimigos. (Js 23.6-16).

Quem acha que depois da morte de Josué o povo continuou obedecendo a Deus? Não, o povo não seguiu ao que Josué havia dito. Eles fizeram amizade com os  povos das cidades que adoravam outros deuses. E também começaram a adorar os deuses deles, se esquecendo da aliança que fizeram com Deus! Isso foi um pecado muito grande! 

Então Deus mesmo permitiu que os soldados de uma cidade chamada Moabe entrassem nas terras de Israel e roubassem as suas plantações. Os moabitas roubaram tudo o que podiam: os rebanhos, ouro, prata, a colheita e deixaram o povo sem nada. O rei Eglom dominou os israelitas por dezoito anos e exigiu deles presentes em ouro e prata, que deveriam ser levados anualmente para Moabe.

Mas Deus ainda amava o seu povo, apesar do pecado deles. Por isso, Deus levantou alguns guerreiros bem especiais para libertá-los das mãos dos inimigos. Esses guerreiros foram conhecidos como Juízes e a história deles está na Bíblia, no livro com esse mesmo nome: Juízes (mostre na Bíblia onde está o livro de Juízes).

Deus levantou um guerreiro chamado Eúde. E ele também era canhoto. Lutar com a espada na mão esquerda, deveria ser muito difícil, já que a maioria dos soldados lutava com a mão direita. Um errinho e Eúde perderia a cabeça! Mas Eúde foi ensinado desde pequeno a ser um grande guerreiro, mesmo sendo canhoto. E ser canhoto, na verdade, foi o que fez ele vencer a batalha. Vamos ver como é que Eúde libertou o povo de Deus das mãos dos moabitas?

Eúde fez um plano para libertar o povo dos terríveis moabitas. Ele foi pessoalmente levar os presentes de ouro e prata exigidos por Eglom, o rei de Moabe. Mas antes de chegar na presença do rei, tratou de esconder na parte de trás de sua coxa direita, uma espada do tamanho de uma régua que ele mesmo havia feito. Apesar de pequena, essa espada era bem potente, pois cortava dos dois lados! E lá foi Eúde se encontrar com o rei com os presentes e a espada escondida. 

Quando viu Eúde, o rei Eglom ficou muito desconfiado, mas como olhou na perna esquerda de Eúde e não viu nada  (como canhoto, Eúde, se tivesse uma arma, teria escondido na perna esquerda), ficou mais tranquilo e recebeu o ouro e prata que o povo de Israel deveria pagar a ele.  

Eúde, antes de sair, disse que tinha uma mensagem secreta para o rei, por isso, pediu que os dois ficassem sozinhos. Assim, o rei Eglom mandou todos os seus soldados os deixarem a sós. Então, Eúde chegou bem perto do rei e disse: "Trago uma mensagem de Deus para ti, ó, rei". (Jz 3.20). O rei estava muito interessado na mensagem secreta, por isso se levantou do seu trono. E foi então, que, mais do que depressa, Eúde estendeu a mão esquerda, puxou a espada da sua coxa direita e enfiou-a bem fundo na barriga do rei!

O rei Eglom era muito gordo e logo a espada afundou inteirinha em sua barriga e ele morreu!  Eúde então, mais do que depressa, fugiu pelo corredor do palácio e trancou as portas onde o rei estava. Os funcionários do palácio nem perceberam o que havia acontecido, pois achavam que o rei estava fazendo as suas necessidades no banheiro! Mas quando perceberam que o rei estava morto, já era tarde demais!

Eúde chegou na cidade onde morava e mais do que depressa tocou o Shofar (trombeta), chamando todos os soldados de Israel para entrarem em Moabe, já que a cidade estava em grande confusão pela morte do rei. Os soldados entraram em Moabe e conseguiram matar dez mil soldados moabitas, que eram fortes e valentes. Nenhum só escapou com vida. Naquele dia, o canhoto Eúde fez um grande feito. Com a coragem de um soldado de Deus, ele libertou o povo de Israel dos moabitas! Agora, todos voltaram a morar em paz, sem medo dos moabitas.

Encerramento:

Durante toda história do mundo, todo aquele que era considerado diferente da maioria era cruelmente perseguido e condenado pelos outros. E isso também acontecia com os canhotos. Numa época chamada Idade Média, os canhotos eram vistos como feiticeiros e filhos do diabo.  

infelizmente ainda hoje, todas as pessoas que são diferentes continuam sofrendo algum tipo de perseguição. Chamamos hoje essa perseguição de Bullying. O que é o Bullying? O Bullying é um ato de violência psicológica (gritos, palavrões, xingamentos, humilhações) ou física (empurrões, puxão de cabelo, tapas, socos, rasteiras, etc), cometida repetidamente contra uma pessoa. É importante que você sabia que o Bulliyng não precisa necessariamente acontecer numa escola. Ele pode acontecer em qualquer lugar onde você se relacione com pessoas: na rua, dentro de casa e sim, dentro da Igreja.  Crianças que são vítimas de bullying sofrem muito. Além do medo de sofrerem violência,  elas se  sentem rejeitadas, infelizes, fracas e acabam se isolando das demais. Algumas nem querem mais ir na escola. Outras infelizmente comentem suicídio. 

Você tem sido vítima de Bullying? O que fazer? A primeira coisa a fazer é, no momento em que estiver acontecendo, dizer para o agressor que você não está gostando do que ele está fazendo. Se continuar, diga em tom mais alto para para com aquilo. Caso não funcione, chame o professor e conte o acontecido. E conte para os seus pais o mais rápido possível, mesmo se o agressor te chamar de crianção, medroso e ameaçar você.

Se você é o causador do Bullying, saiba que isso tem consequências sérias, como a expulsão da escola. E que cometer violência psicológica ou verbal é pecado diante de Deus. Deus jamais escolhe como soldados, crianças que façam bullying com outros.

Vocês acham que Eúde sofreu Bulliyng por ser canhoto? Com certeza sim. Ele era canhoto no meio de vários soldados destros. Na escola da guerra, ele teve muitas dificuldades que pessoas que usavam a mão direita não tinham. Mas, ao invés de se sentir isolado e desistido por ser diferente, Eúde se tornou um soldado diferenciado. 

Eúde não deixou que sua diferença o atrapalhasse. Ele viu a sua diferença como uma oportunidade para vencer a batalha, de um jeito diferente. E para Eúde, ser canhoto, ao invés de ser um empecilho, foi mesmo uma grande vantagem. Por causa dessa disposição, Eúde foi escolhido por Deus para ser um libertador do seu povo, um dos Juízes.

Que lição maravilhosa Deus nos ensina através da vida de Eúde. Porque todos nós somos diferentes uns dos outros. Somos diferentes fisicamente e também em nossas capacidades. Entender que todos temos diferenças nos ajuda a nos amar e também a amar os que convivem conosco.  Lá na escola, ou na rua, ou mesmo em casa, podem até zoar das suas diferenças, mas Deus hoje te chama para ser como Eúde: usar essas diferenças como vantagens para você fazer grandes coisas para Deus.

 Você se sente uma criança diferente? E isso faz bem ou mal para você? Você sofre bullying na escola por ser mais alto, mais gordinho, mais devagar para aprender? Saiba que a sua diferença tem grande valor para Deus. Foi Ele quem fez você assim e a sua diferença vai te dar grande vantagem na sua missão como soldado de Deus. Amém? Nunca, jamais se esqueça de Eúde.  E siga, soldado, o plano que Deus tem para você.

Ministro: Ore especialmente com crianças que tem baixa autoestima. Pergunte se elas se sentem tristes por serem diferentes. Ministre o amor de Deus por elas, como são e o poder de Deus para usá-las com suas diferenças. Declare que a diferença delas tem grande valor para Deus e que elas serão soldados usados para derrotar o inimigo Satanás.

*Se alguma criança for vítima de Bullying e contar para você, chame o pastor de crianças ou até mesmo converse com a criança, juntamente com os pais.


Versículo da Semana: 



Figuras: 


















Manual do Bom Soldado: 



Você sabia? 



Usando a Espada do Espírito:  



Tarefa da Semana:



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...