Check in - Identificação de Visitantes
*Lanche
*Start Desafio:
*Oração de Abertura/Cobertura
*Música: Minhas Gerras (Gabriel Guedes)
*Verificação das atividades anteriores.
Ministração - Vença com Inteligência! (Juízes 4)
Vamos conversar um pouco sobre a palavra inteligência. O que ela significa? Quando eu falo que alguém é inteligente, o que quero dizer? Bem, a palavra inteligência significa "capacidade para compreender, entender e encontrar as respostas certas para os problemas ou agir de maneira certa em todas as situações.
Vocês sabiam que no exército existe um departamento chamado Serviço de Inteligência Militar? Isso mesmo! O Serviço de Inteligência Militar coleta todas as informações possíveis do inimigo, informações que ajudam os Generais a tomar as decisões certas, vencendo a guerra. É um dos serviços mais importantes do Exército, pois esses soldados inteligentes procuram falhas no exército inimigo para que eles caiam em suas próprias armadilhas! Assim o inimigo é derrotado sem o uso das armas normais. Não é interessante?
O povo de Israel era para ser o mais inteligente daquela época, porque Deus era o comandante deles e Deus tem toda a inteligência do mundo. E foi com inteligência e obediência que eles derrubaram as muralhas de Jericó, quem se lembra?
Mas, o povo de Israel não tinha inteligência. Deus mesmo disse que não era para eles se envolverem com os povos vizinhos, que moravam perto de Canaã. Esses povos não adoravam a Deus nem se importavam com Ele, eles adoravam outros ídolos e faziam cultos para esses deuses de barro. Mas o povo não teve a inteligência de obedecer a Deus. Eles fizeram amizades com os povos vizinhos, se casaram entre si e passaram a adorar os deuses deles, deixando Deus de lado.
Por essa falta de inteligência e desobediência, Deus mesmo permitiu que povos vizinhos de Canaã cercassem o povo e os oprimisse. Pois dessa vez, foi Jabim, rei de Hazor. Ele chamou Sísera, seu comandante e com seus novecentos carros de guerra, cercou o território onde os Israelitas moravam. Agora eles estavam novamente presos, como no Egito. Não podiam sair, nem entrar sem a autorização de Jabim. E além de tudo, precisavam dar quase tudo o que a terra produzia para Jabim. Isso já estava durando vinte anos e o povo não aguentava mais.
Ah, então o povo se lembrou de Deus e começou a pedir socorro. Naquela época, quem liderava o povo de Israel não era um homem e sim uma mulher muito inteligente, a juíza Débora. Além de liderar o povo e ajudá-los a tomar decisões, Débora era uma profeta, ou seja, mulher que ouvia a voz de Deus e dizia ao povo tudo o que o Senhor queria que eles ouvissem.
Débora chamou um dos soldados de Israel, Baraque e disse para ele: "Deus está mandando você se preparar! Chame dez mil homens e suba até o monte Tabor. Quando você chegar lá, Sísera e seu exército vai marchar com seus carros e seus soldados em sua direção, para eliminar vocês. Mas, não tenham medo! Deus mesmo dará a vitória para você, Baraque. Você, com os dez mil soldados de Israel, vencerá Sísera e seu exército e enfim seremos libertos do domínio do rei Jabim!
Mas Baraque disse para Débora que só iria se ela fosse com ele. Se Débora não fosse,ele não iria não. Débora disse para Baraque: "Certamente que eu vou com você, mas saiba que você, por não ser corajoso, não terá a honra de acabar com Sísera. Deus vai entregar Sísera nas mãos de uma mulher!" Jz 4.8,9. E lá se foram Débora, Baraque e os dez mil soldados lutar contra o exército de Sísera.
E do jeito que Deus disse aconteceu. Sísera chamou seus novecentos carros de ferro, todos os seus soldados e foi com toda a força lutar contra o povo de Israel. Mas, se Deus havia dito que Baraque venceria, é porque Baraque venceria. Baraque e os soldados de Israel enfrentaram o exército de Sísera e mataram todos os soldados. Porém Sísera, saltou de seu carro e conseguiu fugir a pé.
Ele então entrou na casa de uma mulher chamada Jael e pediu para ela escondê-lo. Jael sabia da fama de Sísera, que era um guerreiro muito forte e perigoso. Mas ela já tinha um plano. Ela o convidou para entrar em casa e o escondeu com um tecido. Sísera estava tão cansado e logo pegou no sono. E assim que ele dormiu, sabem o que a mulher fez? Pegou um prego de madeira bem grande e pregou com um martelo na cabeça de Sísera, matando-o.
Mais do que depressa, Jael chamou Baraque e mostrou Sísera morto. Enfim, a batalha havia cessado e a vitória foi do povo de Israel, que novamente estava em paz. E exatamente do jeito que Deus disse para Débora, aconteceu. Baraque liderou a batalha, mas a glória de ter vencido a guerra ficou com Débora, profeta de Deus, e Jael, uma mulher simples, mas muito inteligente. No final da batalha, Débora e Baraque escreveram uma linda poesia de louvor a Deus, pela maravilhosa vitória que ele deu ao Seu povo. (Juízes 5)
Encerramento:
Deus é muito inteligente, disso você não pode esquecer nunca. Foi Ele quem deu inteligência para Débora ser Juíza e liderar o povo de Deus. E também foi Ele quem deu inteligência para Jael acabar com o poderoso Sísera enquanto ele dormia. E vocês são soldados inteligentes de um Deus muito inteligente.
A Palavra de Deus nos diz em Efésios 6.12 que ainda hoje acontece uma luta, uma batalha. Mas essa batalha é diferente da batalha lutada por Baraque e Débora. A batalha deles era contra homens, fortes soldados, treinados para atacar e transformar pessoas em seus escravos. Mas a nossa batalha não é contra pessoas, mas contra demônios.
Pois nós não lutamos contra inimigos de carne e sangue, mas contra governantes e autoridades do mundo invisível, contra grandes poderes neste mundo de trevas e contra espíritos malignos nas esferas celestiais".
Sim, nossa luta é contra demônios que estão no mundo invisível, liderados pelo comandante Satanás. Eles prendem as pessoas e escravizam suas mentes e corações.É por isso que muita gente nesse mundo só faz o que o diabo gosta. E do que o diabo gosta?(deixe as crianças participarem). O mais triste é que essas pessoas não conseguem perceber que estão presas ao diabo e fazem a vontade Dele.
Para libertar essas pessoas, Deus quer usar você, soldado inteligente. E você não derrotará o diabo brigando com pessoas de carne e osso de casa, da rua ou da escola, nem batendo nelas. Nem mesmo usando sua régua, borracha, sapato ou pedras como arma. Você lutará pela libertação das pessoas usando as armas inteligentes que Deus deu. E que armas são essas? Simples: A oração. Você deve conversar com Deus todos os dias,como conversa com seus pais e seus amigos. E quando orar, você deve dizer para Deus que quer que seus amigos sejam libertos de Satanás. A Palavra de Deus. Jesus venceu o diabo com a Palavra de Deus. Então você também deve fazer igual. Leia a Bíblia todos os dias, decore os versículos que aprende aqui e aprenda dizer ao diabo a Palavra de Deus. Por exemplo: Satanás, eu te ordeno. Em nome de Jesus, saia da vida de....solte-o para que ele não faça mais o que está fazendo. Outra coisa muito importante é o Jejum. O Jejum serve para a gente mostrar para Deus que precisamos de uma direção dele para alguma situação da nossa vida. Quando deixamos de comer algo que gostamos por algum motivo, o Senhor vê isso e responde a nossa oração. O jejum é uma disciplina que fazemos no corpo, que deixa nosso espírito preparado para as batalhas.
Amém soldados? Seja inteligente e vença as batalhas usando as armas espirituais. Assim, como Jael, você vencerá o terrível Satanás sem espadas.
Ministro: Prepare um grito de guerra para suas crianças e com elas declare: "Eu sou um soldado de Deus muito inteligente. Minha guerra não é contra pessoas, mas contra Satanás e seus demônios. Vou lutar essa guerra com coragem, usando as armas espirituais. Eu agora tomo a Oração como arma espiritual. Vou orar todos os dias e vencer o inimigo. Eu agora tomo a Palavra de Deus como arma espiritual. Vou ler a Bíblia todos os dias e vencer o diabo com a Palavra. Eu agora tomo o jejum como arma espiritual. Vou disciplinar meu corpo para deixar meu espírito preparado. E em todas as batalhas, serei vencedor como Débora, Jael e Baraque! Em nome de Jesus, amém!"
Versículo da Semana:
Figuras: (freebibleimages.org)
Manual do Bom Soldado:

















Nenhum comentário:
Postar um comentário