Check in - Identificação de Visitantes
*Lanche
*Start Desafio: Hoje o tema será sobre escolha!
Para entrar na sala de aula, a criança deverá escolher um parceiro e quando entrar na sala de aula deverá declarar uma palavra de benção (elogio) para o parceiro escolhido. Obs. Caso tenha tempo disponível, ensine as crianças a orar pelo amigo escolhido.
*Oração de Abertura/Cobertura
*Música: Estamos de Pé (Marcus Salles)
Ministração - Selecionados ou Dispensados (Juízes 7)
Você já participou de alguma seleção? De futebol, de vôlei, de olimpíada de matemática, de natação! Quem são as pessoas que podem participar de uma seleção? São pessoas selecionadas, ou seja, escolhidas a dedo por ter alguma qualidade especial. Até para ser soldado de um exército é necessário passar por uma seleção. No exército aqui da terra, são selecionadas para ser soldados, pessoas altas, fortes, cheias de saúde e que são estudiosas - isso mesmo - tem conhecimento sobre vários assuntos e também pessoas que não vão ficar chorando de medo ou de fome! Mas quando se trata do exército de Deus, a seleção pode ser muito diferente. Vamos aprender como Deus seleciona os seus soldados?
Gideão não tinha nada do que se pode considerar numa seleção para o Exército aqui da terra. Ele era o mais simples da casa dele. E estava morrendo de medo dos midianitas. Mas, Deus via em Gideão o que ele mesmo não via. Gideão era um poderoso guerreiro e havia sido selecionado por Deus para libertar o povo dos midianitas.
Deus testou Gideão com duas tarefas, alguém lembra qual foram as tarefas? (estudamos na semana passada). Gideão fez exatamente como Deus mandou, mesmo correndo risco de vida. E porque ele obedeceu, aconteceu uma coisa tão diferente! A Bíblia diz que o Espírito Santo de Deus tomou o controle de Gideão.
Agora, crianças, Gideão estava cheio do poder de Deus, da força de Deus, da coragem de Deus e ele estava cheio da braveza de Deus. Mais do que depressa, tocou o seu shofar (trombeta) e chamou todos os soldados de Israel para irem à luta! Sabem quantos soldados apareceram? Trinta e dois mil! Uau, com um número de soldados tão grande, Gideão seria levado a pensar que foram eles que venceram a guerra.
Mas Deus queria que Gideão confiasse Nele e em Seu poder, não em soldados fortes. Por isso, Deus disse a ele: "Mande embora para casa todos os soldados que estiverem tremendo de medo!" (Jz 7.3). Gideão então perguntou quem é que estava com medo! Vinte e dois mil soldados levantaram a mão e foram embora. Agora, só restavam dez mil soldados!
Mas dez mil ainda era muito para Deus. Ele queria dar a vitória para Gideão com menos, muito menos! Ele disse para Gideão: "Leve todos esses dez mil para a beira do rio. Lá eu vou mostrar a você quem são meus selecionados para essa luta. Quem eu selecionar, estará selecionado e quem eu dispensar, estará dispensado!". (Jz 7.4). Lá na beira do rio o teste era o seguinte: quem bebesse água lambendo o rio como se fosse um cachorro, seria dispensado. E quem bebesse água levando a água à boca com as duas mãos, seria selecionado.
E quantos beberam a água do rio lambendo-a como um cachorro? Nove mil e setecentos soldados. Nove mil e setecentos soldados foram dispensados do exército! Somente trezentos beberam água levando as mãos à boca. E Deus disse que Gideão venceria os midianitas com somente esses trezentos soldados. Porque o número de soldados numa batalha não faz a diferença, quando Deus está à frente do Exército.
Será que Gideão ficou com medo de lutar com esses trezentos? Não. Primeiro porque Deus deu o sinal da lã, confirmando que ele era o selecionado para derrotar os midianitas. Segundo, porque certo dia, Gideão desceu escondido até o acampamento dos midianitas e ouviu um soldado contando ao outro o que havia sonhado: que um pão vinha rolando para dentro do acampamento e esse pão vinha rolando com tanta força que derrubou uma das tendas do acampamento! O outro soldado disse então que aquele sonho só podia ser um sinal de que o pão era Gideão, que vinha com seu exército destruir os midianitas!".
E terceiro, porque Deus também deu a a Gideão todo o plano de guerra. Era tão inteligente, como nosso Deus é! E foi assim que aconteceu: depois da meia noite, Gideão e os trezentos foram silenciosamente até o acampamento dos soldados midianitas, onde todos dormiam. Eles não entraram no acampamento, somente se posicionaram ao redor dele. Gideão havia dado uma ordem a cada um deles: "do jeito que eu fizer, vocês farão exatamente igual"!
Assim que Gideão deu a ordem, todos os trezentos soldados tocaram ao mesmo tempo os seus shofares. E assim que quebraram os jarros, o fogo das tochas apareceu com força na escuridão da noite. E todos gritaram: "por Yahweh e por Gideão!". E depois não fizeram mais nada. Nada mesmo! Ficaram paradinhos em seus lugares.
Então, Deus começou a agir. Todos os soldados de Midiã dormiam pesadamente. Quando ouviram a trombeta, o barulho, o grito, acordaram confusos e confundiram seus próprios soldados com os soldados de Israel. Eles estavam lutando contra seus próprios soldados! E no meio dessa confusão, os que não morreram, fugiram desesperados, mas foram capturados pelo exército de Israel. Enfim, os midianitas terríveis foram derrotados. E por causa da coragem de Gideão e dos trezentos corajosos, a terra teve paz por muitos anos.
Encerramento:
Não foi com trinta e dois mil soldados, nem mesmo com dez mil. Mas com somente trezentos homens Deus venceu a batalha. E porque Deus fez dessa maneira? Porque Ele quer nos ensinar que não é a força humana, nem a inteligência humana e nem mesmo a coragem humana que ele quer encontrar em seus soldados.
E o que Deus observa quando seleciona os seus soldados?
Deus observa o coração. O coração de uma criança que quer ser selecionada por Deus para lutar em seu grande exército deve ser um coração cheio de obediência. Não foi assim que Deus fez com Gideão? Primeiro ele precisou obedecer a Deus destruindo os altares idólatras de seu pai. Quase morreu, mas obedeceu. Assim você, para ser selecionado por Deus precisa fazer da sua vida uma vida cheia de amor e de obediência à Sua Palavra. Isso não tem negociação. Você precisa obedecer à Palavra de Deus em tudo, mesmo que isso faça seus amigos ficarem com raiva de você. Você precisa amar a Deus como Gideão amou, construindo um altar bem grande para Ele em seu coração e também onde você for. As pessoas precisam saber que você é um Soldado do Exército de Deus! Amém?
Deus observa a mente. Nossa mente é o local onde nossos pensamentos são formados. No começo, Gideão pensou que ele não era capaz. Mas depois, seus pensamentos foram substituídos por aquilo que Deus pensava. Gideão pensava ser um fraco. Deus pensava que ele era um poderoso guerreiro. E foi nisso que Gideão escolheu acreditar. Você é aquilo que Deus diz que você é! E são esses pensamentos que devem estar em sua mente, amém? Nunca deixe entrar em sua mente dúvidas sobre quem Deus é. Dúvidas sobre a Palavra de Deus. Dúvidas se Deus existe ou se ele tem chamado você para algo especial. Escolha acreditar, como Gideão acreditou.
E os trezentos, porque eles foram selecionados? Porque neles havia uma disposição para acreditar em Gideão e obedecer aquilo que ele havia falado. Sim, isso também fará com que você seja selecionado: acreditar naquilo que os seus pastores falam e ajudá-los a cumprir a missão que o Senhor deu para a sua Igreja. A missão de Gideão era derrotar os midianitas. E a nossa missão? Anunciar a Palavra de Deus e o que Jesus fez na cruz para nossos amigos e em todos os lugares que formos. E fazer muitos discípulos para Jesus!
Amém soldados selecionados? Sigam o plano cuidando muito bem da mente e do coração.
Ministrador: Quem aqui quer ser selecionado por Deus para fazer parte do seu Exército? Peça para as crianças colocarem a mão na mente. Faça uma oração poderosa, repreendendo todo pensamento de dúvida, de tristeza e até de incredulidade em relação a Deus e à Sua Palavra. Peça ao Senhor que retire das crianças toda semente ruim plantada pelo diabo, e que seus ouvidos sejam fechados para toda palavra contrária à Palavra de Deus. Agora peça que as crianças coloquem a mão o no coração - peça ao Espírito Santo que, como possuiu Gideão, possua essas crianças, dando a elas um coração pleno de amor e obediência a Deus e à Sua Palavra.(pode ungir as crianças se quiser).
Versículo da Semana:
Figuras:














Nenhum comentário:
Postar um comentário