terça-feira, 20 de junho de 2023

15 - Soldado rejeitado - soldado levantado!

 Check in - Identificação de Visitantes

*Lanche

*Start Desafio:   Hoje o tema será soldado rejeitado/soldado levantado então vamos fazer uma entrada diferente em sala de aula. 

Material necessário:  De acordo com o número se crianças em sua turma deixar pronto (impresso ou escrito) um número para cada criança. 

Exemplo: 0,1,2,3 sendo necessário cada criança receber um número ao chegar. 

*** orientar que eles não podem perder o número até a entrada na sala. 

Execução:  Deixar as crianças escolherem um parceiro para entrar junto e sentar junto (precisa que eles fiquem juntos).

Conclusão:  Após todos entrarem informar que a soma do número dos dois é o valor da dupla e a equipe com maior valor em sala é a vencedora. 

Obs. caso queira pode disponibilizar um presente para a equipe de tiver o maior número somado.


*Oração de Abertura/Cobertura

*Música: Estamos de Pé (Marcus Salles)

https://www.youtube.com/watch?v=NW6qrUr1ac8

*Ofertório 

*Tempo de Oração - use o Start Desafio para fazer as crianças orarem com suas duplas.
 
*Start Games:   Soldado escolhido 

Materiais necessários:  Cabos de vassoura ou cano (preferência para o cabo de vassoura) 

Organização: De acordo com o número de cabos disponíveis organizar as crianças em círculo e um cabo para cada criança. 

Execução:  Organizar em equipes de acordo com o número de material disponível para a execução, caso você tenha muitas crianças em sua sala, você irá precisar definir um tempo da execução e organizar a equipe vencedora pelo tempo sem deixar o cabo cair.

Conforme: https://www.youtube.com/watch?v=VOFKUclbbRU

*Divisão das Turmas

Ministração  - Soldado rejeitado, soldado levantado! (Juízes 11)

Alguém sabe o que é rejeição? Usamos essa palavra para definir uma pessoa que é desprezada, desvalorizada, deixada de lado. Mas é mais fácil explicarmos a rejeição com exemplos:

- Quando uma mamãe engravida mas não quer a criança. Ela abandona no hospital ou até mesmo dá para alguém cuidar. Essa criança, quando cresce, sofre muito, pois não entende porque a mãe dela fez isso.

- Quando alguém que era muito amigo nosso, de repente não olha mais em nossa cara nem conversa conosco. É horrível ser desprezado assim, ainda mais quando amamos essa pessoa e ela nos despreza sem nenhum motivo.

- Não ser convidado para a festa de aniversário, enquanto que todos os amiguinhos da escola ou da igreja foram.

- Ser motivo de piada entre os irmãos, só por ser menos inteligente ou mais feinho. 

- Ver todos os irmãos receberem elogio ou presentes, mas não receber nada dos papais ou familiares.

Geralmente quem rejeita não sofre nada. Mas que é alvo da rejeição fica com uma grande ferida na alma. Uma pessoa rejeitada não costuma se sentir nenhum pouquinho capaz. Ela se sente abandonada, tem a ideia de que nada do que faz dará certo e pior...quem é rejeitado costuma se afastar das outras pessoas, vivendo isolado.

Jefté foi rejeitado por seus irmãos desde pequenino. E sabem por qual motivo? Porque a esposa de seu pai não era a sua mãe. Jefté era filho de uma prostituta. Por isso seus irmãos o rejeitaram e o expulsaram de casa. Sim, eles até mesmo riscaram o nome de Jefté da herança de seu pai, porque ele era filho de outra mulher. 

Como todo rejeitado, Jefté sofreu muito. Ele fugiu para longe de seus irmãos e se ajuntou com um bando de pessoas rejeitadas. Porém, foi nesse tempo que ele tomou uma decisão: ele se esforçaria muito para ser alguém na vida, mesmo que ninguém desse valor para ele. E assim aconteceu: Jefté se tornou um soldado muito habilidoso. Não tinha luta que ele não conseguia vencer. E ainda por cima era muito corajoso!

Certo dia Jefté recebeu uma visita inesperada! Sabem quem foi visitá-lo? Os líderes mais importantes de Israel. Aqueles que viram seus irmãos o rejeitarem e não fizeram nada. Aqueles líderes foram correndo pedir ajuda a Jefté, pois os filisteus e amonitas haviam mais uma vez invadido Israel e tornado os Israelitas seus escravos - tudo isso por causa deles se afastarem de Deus e adorarem a outros ídolos. Eles sabiam que a rejeição tinha transformado Jefté num grande guerreiro e sabiam que ele tinha coragem o suficiente para ser um grande libertador.

Será que Jefté aceitou? Bem, num primeiro momento, o que Jefté queria saber é porque aqueles líderes, que haviam visto tudo o que Jefté passou sem fazerem nada, porque eles estavam ali, procurando exatamente ele. Mas depois que ficou sabendo da situação do seu povo, Jefté decidiu perdoá-los. E, sem pensar mais no passado, aceitou se tornar o Comandante dos soldados de Israel na missão de libertar o povo dos seus inimigos.

No mesmo momento em que Jefté perdoou os seus irmãos e aceitou a missão, o Espírito Santo de Yahweh veio sobre ele e o encheu de poder para guerrear contra os filisteus e os amonitas. E o próprio Deus deu uma grande vitória para Jefté, fazendo aquele soldado tão rejeitado se tornar levantado, ou seja, o importante chefe dos Exércitos de Israel.

Encerramento:  Crianças, ser rejeitado é muito difícil. E quem é rejeitado, faz como Jefté fez no início. Foge de tudo e de todos, se ajunta com pessoas que não prestam e acaba se tornando derrotado.  Mas quem quer ser levantado por Deus, precisa fazer como Jefté fez logo a seguir!

Ele não aceitou que a atitude das outras pessoas o fizessem um perdedor. Jefté sozinho, deu a volta por cima e se tornou o que devia ser: um guerreiro corajoso e eficiente. Tão corajoso e eficiente que foi procurado pelos mais importantes líderes de Israel para se tornar Comandante do Exército de Israel. Isso não é maravilhoso?

Outra atitude fez de Jefté esse grande comandante. Escolher perdoar todos os que o rejeitaram. Jefté bem que podia expulsar aqueles líderes da sua terra, como fizeram com ele. Ele podia se vingar, deixando os inimigos acabarem com o povo de Israel, inclusive com seus irmãos. Mas Jefté decidiu perdoá-los. Sim, crianças, perdoar é a atitude que mais nos faz parecidos com Deus. O povo de Israel escolheu dar as costas para o Senhor e adorar outros ídolos, mas Deus decidiu perdoá-los e enviar Jefté para libertá-los. E quando Jesus foi pregado com grandes pregos na Cruz? Ele mesmo, o filho de Deus, diante da rejeição de todo o povo disse: "Pai, perdoa-lhes porque eles não sabem o que fazem" (Lucas 23.34).

Assim também hoje muitos rejeitam a Deus, inclusive nós, quando preferimos dar nosso tempo, nosso dinheiro e até mesmo nosso coração para outra pessoa. Mesmo assim, Deus decidiu nos perdoar, por causa da atitude que seu filho Jesus teve na cruz. Isso não é maravilhoso?

Ah crianças, quando Deus, nosso Comandante, vir no coração de cada soldadinho seu, a decisão de seguir em frente e ser um soldado corajoso, ao invés de se esconder e isolar, então Ele mesmo levanta bem alto esse soldado e o torna muito famoso e importante. Um grande líder.  E quando Deus, nosso Comandante, vir no coração de cada soldadinho seu, a capacidade de perdoar todos os que o feriram, então envia o Espírito Santo sobre ele e o faz vencer o exército do inimigo! Aleluia.

Amém soldados? Façam como Jefté! Deixem o passado para trás e aceitem a importante missão que o Senhor dará para cada um de vocês.

Encerramento: Pergunte se há alguma criança que passa por rejeição (você pode repetir os exemplos dados no início ou até, guiado pelo Espírito Santo, dar Palavras de Conhecimento para as Crianças). Peça que essas crianças levantem a mão ou as chame para perto de si. Peça a elas que em seu coração, perdoem cada uma das pessoas que estão rejeitando-as. Depois peça ao Senhor que envie seu Espírito Santo e torne essas crianças grandes líderes da Sua Igreja! Líderes corajosos e vitoriosos contra nosso inimigo Satanás.


Versículo da Semana:




Figuras da Lição:










Manual do Bom Soldado:




Você sabia?



Usando a Espada do Espírito


Tarefa da Semana










Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...