quarta-feira, 23 de agosto de 2023

24 - Vencendo com Adoração


 Check in - Identificação de Visitantes

*Lanche

*Start Desafio: 

Material necessário: Bola (futebol, vôlei ou similar) 

Organização: As crianças vão fazer fileira (pode ser de 10 em 10) e o primeiro irá receber a bola mas mãos e deverá fazer a bola rolar por seus braços e chegar ao próximo que precisará fazer a bola rolar para o próximo usando apenas os braços sem desconectar da criança que esta a sua frente. *fotos da dinâmica no final da página.


*Oração de Abertura/Cobertura

*Música: Armadura do Cristão

https://www.youtube.com/watch?v=aemn-9ne7zo

*Ofertório

*Tempo de Oração: Esse deve ser um tempo de agradecimento e louvor a Deus pelas coisas boas que Ele faz para nós e para nossa família.

*Start Games:  

Material necessário:  Copos descartáveis (1 para cada criança);  Uma música agitada. 

Organização:  Remover todas as cadeiras da área da atividade.  Todas as crianças vão receber um copo e colocar o copo na cabeça com a boca do copo virada para baixo. 

Execução:  O executor irá colocar a música e dentro do tempo da música eles deverão andar pela sala de aula livremente, vence a atividade a criança que tiver o copo na cabeça ao final da música.  Para derrubar o copo deverá dar um tapa no copo, ou sobrar e quando o seu copo cair você sai do jogo.  Obs. Orientar as crianças a tomar cuidado para não bater forte e não tocar na outra criança, só vale toque no copo. Para melhor execução é recomendado usar copo descartável grande

Ministração  - Vencendo com Adoração  (I Samuel 16.14-23; 18.1-30)

Quem aqui gosta de Música? A música é algo incrível! Ela é uma combinação de somente sete notas: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si.  Você sabia que a música vem do céu? Isso mesmo! Antes mesmo do Senhor criar o mundo, a música já existia lá (Jó 38.5-7). Você pode imaginar que tipo de música é cantada no céu? Que tipo de palavras os anjos usam para adorar ao Senhor?

Davi, escolhido por Deus para ser rei no lugar de Saul tinha várias qualidades: ele era um guerreiro valente, falava bem e Deus estava com ele. Além disso, Davi sabia tocar Harpa!  A Harpa não é um instrumento tão conhecido hoje, mas trouxemos um vídeo de uma criança tocando harpa para você ouvir e ver:  

https://www.youtube.com/watch?v=S1-LCnGojnw

Davi tinha uma harpa menor que essa que você viu no vídeo. Todos os dias, quando levava as ovelhas para comer grama verdinha, Davi levava também levava a sua harpa. E enquanto as ovelhas pastavam, ele adorava ao Senhor.  Davi fez músicas tão lindas para Deus! Essas músicas podemos encontrar no livro que estamos lendo nesse ano, o livro de Salmos.

Pois certo dia, Davi foi chamado correndo para o palácio onde Saul ainda era rei. Eles precisavam urgente de um tocador de harpa! Os soldados de Israel mandaram chamar alguém que tocasse harpa muito bem, porque o rei Saul estava sendo perturbado por um espírito maligno! Todas as vezes que Saul estivesse atormentado, Davi deveria pegar a sua harpa e tocar louvores a Deus. Isso fazia com que o espírito maligno se afastasse de Saul e ele ficasse bem calmo.

Saul gostava tanto de Davi que o transformou em seu escudeiro, ou seja, o moço que carregava as armas de Saul quando ele ia para a guerra.  Porém, depois que Davi matou o Gigante Golias, Saul passou a odiá-lo. E Saul o odiava a cada dia mais, porque sabia que ele era o escolhido de Deus para ocupar o trono de Israel. Por isso planejou enviar Davi para a guerra. Assim logo ele seria atingido e morreria. Mas nem isso adiantou porque Davi era um protegido de Deus! 

Um dia, enquanto Davi tocava harpa , Saul pegou a sua lança e disse: "Vou encravar Davi na parede. Assim ele nunca poderá ser rei de Israel". Davi estava ali quietinho tocando a sua harpa para agradar o rei, quando de repente veio algo voando em sua direção. Era a lança de Saul! Mais do que depressa Davi se desviou dela. E Saul fez isso por duas vezes.

A cada dia que passava Davi ficava mais famoso, porque em todas as batalhas que lutava, Deus dava vitória a ele. E Saul ficava com mais raiva ainda de Davi, por isso pensou em outro plano para matá-lo. Ele ofereceu a sua filha Mical para se casar com Davi,  mas para que isso acontecesse, Davi devia matar cem soldados filisteus e trazer um pedacinho de cada um deles para Saul.  Davi aceitou o desafio e Saul ficou contente pois com certeza Davi morreria naquela batalha.  

Mas Deus estava com Davi e dava a vitória a ele em todas as suas missões. Ele não matou somente cem, mas duzentos soldados filisteus!  Agora Davi não era somente o harpista e o escudeiro do rei. Ele se tornou o genro de Saul, casando-se com Mical. E mais uma vez o plano de Saul foi por água abaixo.


Encerramento:

Qualquer plano que Saul fizesse contra Davi nunca daria certo. Sabem por quê? Porque Deus estava com Davi e dava vitória a ele em todas as suas missões. Deus gostava muito mesmo de Davi.  Mas, o que Davi fez para que Deus gostasse tanto dele? Davi era um adorador de Deus.

O que é ser um adorador ? É alguém que tem um grande amor, uma grande admiração por algo ou alguém. E Davi tinha um grande amor, uma grande admiração por Deus. Desde quando era um jovem pastor de ovelhas, Davi, com sua Harpa, cantava músicas para Deus.  Músicas que falavam de como Deus era grande, de como Ele era lindo, de como Ele era poderoso e de como ele deveria ser respeitado pelos homens. Davi cantava bem alto o quanto amava a Deus! Querem ver alguns exemplos de suas declarações de amor a Deus?

"Eu te amo com todo o meu ser, ó Senhor, minha força. (Salmo 18).  Eu falarei bem do Senhor em todas as circunstâncias, seu louvor estará sempre em meus lábios. (Salmo 34).  Por toda a minha vida eu falarei bem do Senhor e erguerei os meus braços invocando o seu nome (Salmo 63.4). Eu te louvo, ó Senhor, de todo o meu coração; canto teus louvores na presença dos homens poderosos (Salmo 138).

Como um bom soldado de Cristo, você precisa aprender duas lições muito preciosas:  

Quando adoramos a Deus, atraímos a atenção de Deus para nós. Sim, Deus procura adoradores, pessoas que falem bem Dele em todos os momentos, de todo o coração (João 4.24).  E quando ele encontra essas pessoas, Ele dá para elas a sua proteção e também sucesso em tudo o que fizerem! Se a adoração faz Deus se aproximar da gente, saiba que quando cantamos qualquer música que não é em louvor a Deus, ele se afasta de nós. Isso mesmo. Deus não dá o favor Dele nem abençoa aquele que usa a sua boca para cantar músicas do mundão, e nem precisamos falar muita coisa. Vocês sabem que tipo de música agrada a Deus e que tipo de músicas não agradam a Deus.  Aliás, saiba que esse tipo de música não deve passar nem por sua boca, nem mesmo por seu celular. Não deve entrar em sua casa e nem mesmo você deve dançar essas músicas que não agradam a Deus.

Quando adoramos a Deus, vencemos Satanás. Satanás era um anjo ligado a adoração no céu. Até o momento em que a maldade entrou em seu coração e ele quis ser maior do que Deus. Ele queria a adoração para ele. E é assim até hoje. O diabo quer que você adore a ele através da adoração a pessoas, aos seus animais de estimação, até mesmo ao dinheiro. Você precisa aprender a derrotar Satanás em todas as áreas da sua vida, adorando somente a Deus e dedicando somente a Ele a sua vida, suas músicas, sua palavra e seu dinheiro. É isso que Deus espera de você, soldado Dele. Ele tem que ser TUDO na sua vida. Agindo assim, você será como Davi, terá sucesso em todas as suas missões.

Quando você for visitar Jerusalém, verá uma linda estátua do rei Davi. Não, não é uma estátua de Davi com a cabeça do gigante Golias nas mãos. Nem mesmo uma estátua dele matando os soldados filisteus. Você verá o rei Davi com a sua harpa na mão. Porque é assim que Davi deve ser lembrado até hoje. Como um homem que em toda a sua vida foi um Adorador de Yahweh. Em todos os momentos de sua vida, até quando chegou a hora de morrer, Davi adorou a Deus em forma de música, em forma de poesia, em forma de palavras. Ele era um admirador de Deus e foi isso que fez com que Deus estivesse com ele e desse vitória e sucesso em todas as suas batalhas. 

Amém Soldados? Sigam o exemplo de Davi e adorem a Deus em tudo o que fizerem!

Ministrador: Escolha uma música bem linda e conhecida, que fale do poder de Deus e até mesmo que seja uma declaração de amor ao Senhor. Peça que as crianças fiquem de joelhos e deixe que elas, com suas palavras declarem seu amor ao Senhor e o adorem. Deixe que o Espírito Santo dirija esse tempo.


Salmo da Semana:



Figuras:









Manual do Bom Soldado:




Você sabia?



Usando a Espada do Espírito:




Tarefa da Semana:





Ilustração do Start Desafio:










23 - Armamento pesado!

 Check in - Identificação de Visitantes

*Lanche

*Start Desafio: 

Hoje o desafio é em dupla, orientar as crianças a escolher sua dupla. 

Material necessário: Bolinha (1 por dupla). Um cesto por dupla ou pode usar panos. 

Desafio de confiança: A dupla deverá escolher 1 para ser o recebedor e outro o lançador. 

O recebedor deverá pegar o cesto e virar de costas, o lançador deverá lançar a bolinha e acertar o cesto. Obs. Para melhor aproveitamento e utilização do tempo pode fazer com mais de uma dupla por vez.

*Oração de Abertura/Cobertura

*Música: Israel Soares (O Exército de Cristo)

https://www.youtube.com/watch?v=ZjsDwazy8Og

*Ofertório

*Tempo de Oração: Ore por sua mamãe e seu papai. Para que Deus abençoe o casamento deles e que a sua casa seja cheia de paz.


*Start Games:  

Material necessário: Bolinhas (1 para cada criança); Fita adesiva grossa. 

Organização: Separar em duas equipes e colocar a fica adesiva fixa ao chão com a parte colante para cima. (Para fixar a fita você pode colocar a parte colante ao meio e uma de cada lado virado para baixo) 

Execuções:  Estipular que cada bolinha vale 10 pontos, colocar uma linha de lançamento e alternadamente, as equipes vão rolar a bolinha pelo chão para que ela fique presa na fita colante.  Só será contado ponto a bolinha que estiver colada na fita ao final da atividade, pode ocorrer da bolinha do time A remover a bolinha do time B e isso é parte do jogo. 

Obs. ao término da atividade remover as fitas e marcações do chão.


*Divisão das Turmas 

Ministração  -  Armamento pesado! (I Samuel 17)

Pesquise sobre armas que os soldados usam nas guerras atualmente e os estragos que elas podem causar. Mas fale também sobre as armas que os soldados usavam na época de Davi e como elas eram usadas, que estragos faziam. Faça um pesquisa bem legal, para atrair a atenção dos nossos pequenos!

O gigante Golias fazia parte do exército filisteu e claro, era o soldado mais importante do exército. Isso porque ele tinha dois metros e quarenta centímetros de altura. (se quiser marcar na parede o tamanho do gigante seria bem legal). Uau! Só a altura e força de Golias metiam muito medo em qualquer soldado!  A Bíblia fala que a armadura que Golias usava era de ferro e era muito pesada! Só a sua lança pesava 15 quilos, crianças. Mas Golias também tinha outra arma muito perigosa que sabia usar muito bem. As palavras malditas. Isso mesmo. Golias usava as palavras, as más palavras para atingir os soldados de Israel.

Dia após dia, ele se levantava e ia até onde os soldados estavam acampados e gritava: "Ei, seus fracotes soldados de Israel. Porque vocês vieram para a guerra se não tem um homem corajoso que venha lutar comigo?" E todos os dias Golias lançava esse desafio contra os soldados de Israel, que já estavam tremendo de medo dele há muito tempo.

Quando Davi ouviu aquele desafio, não ficou com medo não. Ele é ficou muito bravo. Não importava o tamanho que tinha, nem o peso da sua armadura, Golias estava ofendendo o exército do povo de Deus! Então mais do que depressa, Davi resolveu dar um basta naquilo. O rei Saul até que tentou fazê-lo desistir, pois Davi era apenas um menino e nem sabia lutar! Mas Davi estava decidido - iria acabar com aquele homem que com suas palavras, ofendia o povo de Deus.

Davi pegou seu cajado de pastor e escolheu no riacho 5 pedras bem lisas. Ele também pegou sua funda. Será que conseguiria acabar com Golias com essas simples coisas? Nem deu tempo de Davi pensar nisso. Quando ergueu a cabeça viu Golias vindo em sua direção.

Ele parou em frente à Davi e começou a fazer bullying com ele. "Ahahaha...olha quem vem lutar comigo...um menino ruivo, que bonitinho". Mas então Golias esbravejou: "Eu por acaso sou um cachorro, para que você venha lutar comigo com um pedaço de madeira? Eu amaldiçoo você, meninino. Eu vou acabar com sua vida, vou fazer picadinho de você e dar esse picadinho para as aves e animais selvagens comerem".

Davi porém, não ficou com medo, nem se deixou afetar por aquelas palavras malditas. Ele disse para Golias: "Você vem lutar comigo com espada, lança e escudo, mas eu vou lutar com você usando o nome de Deus, Yahweh, o Senhor dos Exércitos, a quem você está desafiando há tanto tempo. Hoje mesmo Yahweh vai te entregar nas  minhas mãos. Eu vou cortar sua cabeça e quem vai ser devorado pelos animais selvagens é você! E todos os soldados saberão que não é pela espada ou pela lança que Yahweh concede a vitória, porque Ele é o Senhor das Batalhas e  Ele mesmo entregará vocês em nossas mãos".

Uau, Davi não estava só cheio de coragem. Ele estava cheio do Espírito Santo de Deus! Quando Golias avançou em sua direção, Davi não fugiu, mas correu ao seu encontro, depressa. Enquanto corria, colocou a mão na bolsa e retirou uma pedra. Colocou a pedra funda e zum! Atingiu Golias bem  no meio da testa! 

Por essa Golias não esperava! Uma pedra? Pois a pedra ficou encravada no meio da testa de Golias e fez ele perder o equilíbrio e cair, tombando no chão. Mais do que depressa, Davi colocou o pé em cima dele e cortou a sua cabeça. Os filisteus, primeiro ficaram parados, espantados. E depois, quando viram que Golias estava morto, fugiram desesperadamente, mas foram derrotados pelos soldados de Israel.

E foi assim que Davi venceu Golias, o temido guerreiro filisteu. Com uma funda e uma pedra de riacho. Sem espada nem lança, mas pelo poder do Espírito Santo.

Encerramento:

Crianças, existe um armamento muito mais pesado do que qualquer arma usada nas guerras de hoje. Esse armamento são as palavras malditas. Quem aqui já ouviu palavras como as que Davi ouviu de Golias, sabem muito bem o quanto as palavras nos fazem mal e nos impedem de ser um soldado vencedor.

Satanás sabem muito bem disso. E quando estamos decididos a lutar no exército de Deus e ser um soldado obediente, ele usa as pessoas que estão perto de nós para nos ferir com palavras. Que tipo de palavras são essas? As palavras malditas.

"Você não vai ser ninguém na vida". "Você é um pestinha". "Desgraçado". "FDP". "Seu gordo baleia". "Sua magrela feiosa". "Burro". "Idiota". "Nunca vai fazer as coisas direito". "Você não tem capacidade nenhuma".  São algumas das palavras malditas que ouvimos de nossos pais, professores e amigos da escola. E também de pessoas que nem conhecemos direito e que não sabem nada de nós. Sim, o diabo conhece bem essa arma. E ele não poupa palavras malditas para nos impedir de lutar contra ele. 

Então, o que fazer diante dessas palavras malditas que ouvimos? A primeira coisa é: deixe entrar por um ouvido e sair pelo outro.  As palavras que Golias disse para Davi entraram por um ouvido e saíram pelo outro. Porque se estivessem entrado pelo ouvido e descido em seu coração, elas levariam para dentro dele muito medo e dúvida do poder e amor de Deus.  Então, não deixe de forma alguma as palavras descerem no seu coração. As palavras malditas dizem muito mais sobre a pessoa que as falou do que sobre você. 

Jesus disse "a boca fala do que o coração está cheio" (Mt 12.34). Exatamente isso. As pessoas que dizem palavras malditas estão com maldição dentro do coração delas. E se elas tem o coração cheio disso, então é isso que sai da boca delas! Não tem nada a ver com você e sim com a pessoa.

A segunda coisa é fazer como Davi. Não tente se vingar com suas próprias forças. Golias se levantou contra Davi, mas ele se esqueceu que Davi era um ungido do Senhor. Pertencia a Deus e Ele jamais deixaria isso barato. Então, não procure se vingar, nem revidar. Ore e conte ao Senhor o que está acontecendo. Ah, conte também aos seus pais e pessoas em quem você pode confiar e que podem te defender. Tenho certeza de que Deus, que te ama muito vai lutar por você, como lutou por Davi. Ele te dará a vitória!

A lança de Golias era bem grande. E podia ferir muita gente. Assim como as palavras das pessoas. Mas existe uma espada muito mais poderosa que a lança de Golias. É a Espada do Espírito, encontrada em Efésios 6.17, que você conhece muito bem - A Bíblia. São essas palavras, as palavras da Bíblia que devem entrar pelo seu ouvido e descer no seu coração. As palavras da Bíblia sempre fazem bem e nunca mal. Elas sim são um armamento pesado do bem.

Amém soldados? Sigam o plano e acreditem sempre na Palavra de Deus. Essas são palavras muito bem ditas pelo Senhor das Batalhas, e vão sempre abençoar você, mesmo que muitos o amaldiçoem.

Ministrador:  Posicione as crianças contra toda palavra de maldição lançada contra elas. Faça-as ficarem em pé e repetirem: "Senhor Deus, eu rejeito agora, toda palavra maldita lançada contra mim. Declaro que essas palavras que estou ouvindo entrarão por um ouvido e sairão pelo outro. Elas nunca vão entrar em meu coração. Eu arranco do meu coração agora, pelo poder do nome de Jesus, toda palavra ruim que já entrou aqui. E declaro bem alto que aceito somente a verdade da Palavra de Deus em minha mente e meu coração. E mesmo quando ouvir palavras ruins, vou acreditar na Sua Palavra. Em nome de Jesus amém. Diga às crianças que essa oração deve ser feita todas as vezes que eles ouvirem palavras ruins. Ministrador, depois das crianças repetirem, como autoridade de Deus, cancele as palavras ruins e abençoe com boas palavras nossos pequenos.

Versículo da Semana:





Figuras:












Manual do Bom Soldado:




Você sabia?



Usando a Espada do Espírito:




Tarefa para Pais e Filhos:


terça-feira, 15 de agosto de 2023

22 - Que soldado corajoso!

 Check in - Identificação de Visitantes

*Lanche

*Start Desafio:  Coragem! 

Material necessário: Colchão ou colchonetes 

Organização: Abrir um espaço sem cadeiras ou objetos que a criança possa bater e se machucar. 

Colocar o colchão e definir um espaço de pulo e a cada criança que entrar na sala de aula, ela deverá fazer o salto da coragem, se ela conseguir fazer o salto o executor deverá aumentar a distância para o próximo vencer o desafio.

*Oração de Abertura/Cobertura

*Música: Israel Soares (O Exército de Cristo)

https://www.youtube.com/watch?v=ZjsDwazy8Og

*Ofertório

*Tempo de Oração - Ore por todas as crianças que tem medo de alguma coisa. Chame-as para perto e pergunte quais os seus medos. Diga que o perfeito amor, Deus, lança fora todo o medo para longe das nossas vidas. Ele tem cuidado de nós!

*Start Games:  

Material necessário: Bolinhas coloridas 

Organização: Dividir em 2 equipes iguais, cada integrante vai receber 2 bolinhas de cores diferentes. 

Execução: As equipes vão receber um tempo de 3 minutos (ou menos) a critério do executor, o objetivo é usar a inteligência e eles deverão trocar as bolinhas entre eles e formar um kit com 3 bolinhas da mesma cor. 

Obs. Dentro da equipe vai precisar de pessoas inteligentes e corajosas para ceder sua bolinha para que sua equipe faça pontos pois vencerá a equipe que tiver mais integrantes com 3 bolinhas da mesma cor dentro do tempo definido pelo executor.

*Divisão das Turmas 

Ministração  -  Que soldado corajoso ( I Samuel 17.1-39)

Quem aqui já ficou bem perto de um urso ou de um leão? Apesar de serem animais lindos e até você ter em sua casa brinquedos e ursinhos com esses animais, a verdade é que eles não são animais domésticos e sim animais selvagens. E eles são ferozes e atacam as pessoas para matá-las. Se você ainda não viu, pode pedir aos seus pais que mostrem para vocês algum vídeo sobre ataque de ursos e leões. O melhor que alguém pode fazer quando se encontrar com um deles é se esconder, o mais rápido possível.

Davi tinha um coração prontinho para obedecer a Deus. Além disso, ele era muito corajoso. Sabem por quê? Davi podia não estar lutando na guerra com seus irmãos, mas lá no campo, para poder cuidar de ovelhas, ele precisava de muita, muita coragem. Muitas vezes animais selvagens vinham tentar comer as ovelhas do pai de Davi. E ele não tinha escolha!  Quando aparecia um leão ou um urso e roubava uma ovelha do rebanho, Davi não podia simplesmente fugir e deixar a ovelhinha morrer. Davi o perseguia, o atacava e arrancava a ovelha de sua boca. E se o leão viesse atacá-lo, Davi o agarrava pela juba, o feria e o matava. Uau, que menino corajoso, não é mesmo?

Pois certo dia, Jessé mandou Davi até o campo de batalha levar comida para seus irmãos, que eram soldados do exército de Israel. Quando ele chegou lá, se deparou com uma cena muito amedrontadora. Um grande gigante do exército filisteu chamado Golias, estava desafiando os soldados do exército de Israel. Golias tinha dois metros e noventa centímetros de altura - ele usava uma armadura muito pesada e sua lança era enorme. 

Golias, todos os dias gritava para os soldados de Israel: "Ei, seus fracotes, estão com medo de mim? Escolham um homem só, para ver se ele tem a coragem de lutar comigo. Se ele conseguir me vencer, então meu exército inteiro vai se render a vocês e passaremos a ser seus escravos. Mandem um guerreiro para cá, eu e ele lutaremos. Quem vencer, o exército inteiro vencerá "(I Sm 17.9,10).  Quando os soldados de Israel ouviram aquilo, tremeram de medo. Não havia entre eles um corajoso soldado para vencer esse terrível Golias!

O que Davi ouviu, o deixou  muito, muito incomodado. Ele precisava  fazer alguma coisa com esse Golias, principalmente porque esse gigante estava falando mal do exército do povo de Deus. Então Davi foi falar com Saul. Ele disse: "Rei, que ninguém deixe o seu coração ficar desanimado por causa desse filisteu. Eu mesmo vou lutar com ele!" 

Saul deu uma risadinha e disse para Davi: "Ei, você não tem condições nenhum de lutar contra esse filisteu! Você é somente uma criancinha, nem tem experiência nenhuma em batalhas, porém Golias é um guerreiro desde jovem, ele vai acabar com você!"

Mas Davi estava decidido. Ele se lembrou de como Deus dava forças para ele lutar com um urso e com um leão. Davi tinha certeza de que, Deus, que o havia livrado das garras do leão e do urso, daria poder para ele acabar com aquele orgulhoso Golias.

Diante da insistência de Davi, Saul o deixou lutar contra o gigante. Por isso, ele vestiu Davi com sua própria roupa de guerra, colocou nele uma armadura e um capacete pesado de bronze na cabeça. Mas Davi não estava nem um pouco treinado para usar aquelas roupas pesadas. Ele até tentou andar com elas,  mas não conseguiu. E imediatamente tirou toda aquela armadura. Se ele havia conseguido matar um urso e leão sem armas pesadas, então Davi tinha certeza de que mataria Golias sem usar nenhuma armadura, apenas com fé e com a coragem em Seu Deus, o Deus de Israel.

O Senhor Deus também tinha certeza de que Davi mataria o gigante, pois essa vitória fazia parte do plano do Senhor para levá-lo bem depressa ao trono de Israel.

Encerramento:

Quando Deus escolhe seus soldados, o que ele procura? Provavelmente alguém que o obedeça e faça a Sua vontade que já está revelada na Bíblia. Porém, existe uma qualidade que Deus deseja encontrar em seus soldados. Essa qualidade é a coragem.

Ser corajoso é ficar firme diante do perigo. Ser forte para enfrentar uma situação muito difícil e dolorosa. Pedro, o doze de Jesus escreveu:  Fiquem alertas e vigiem: o diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. I Pedro 5.18. 

Sim, depois que Jesus subiu para os céus, os discípulos de Jesus ficaram aqui. E começou uma grande perseguição contra os cristãos. Isso mesmo! Ninguém gostava de Jesus nem aceitava aquele novo ensino que ele havia trazido. Foi por esse motivo que os judeus crucificaram Jesus e depois, perseguiram duramente os discípulos dele. Vocês sabiam que eles nem podiam se reunir numa Igreja? Sim, eles tinham que se reunir nas casas, pois poderiam ser presos. Aliás, o próprio Pedro apanhou muito com chicotes e foi preso por muitas vezes, por ser Cristão. E sabem como Pedro morreu? Não ele não morreu velhinho. Ele morreu com 67 anos, e foi crucificado de cabeça para baixo.

Muitos, muitos discípulos de Jesus foram perseguidos e mortos por serem discípulos de Jesus. Sim, e foram mortos das maneiras mais tristes e cruéis, entre elas, ser jogado vivo para os leões comerem ou mesmo ser jogado vivo no óleo quente. E como esses discípulos agiram? Eles fugiram? Negaram Jesus? Deixavam de falar de Jesus para os outros ou de adorar a Jesus? Não! Eles foram corajosos como Davi. E diante dos perigos e das humilhações, ficaram firmes em sua fé e continuaram lutando contra Satanás.

É por causa de muita gente corajosa que a Igreja de Jesus existe até hoje. Mas será que ela continuará existindo daqui para frente? Pois está chegando um tempo onde ser cristão será muito perigoso. Muita gente no mundo não gosta nem de Cristo nem dos discípulos de Cristo. E a perseguição voltará forte e dura. Se não houver soldados corajosos nesse tempo, então a Igreja vai fechar as portas e o Evangelho não poderá mais ser pregado.

Por isso, hoje, você, querido soldado de Cristo, vai sair daqui cheio de coragem para enfrentar gigantes, amém? Vai sair daqui cheio de coragem para continuar fiel a Jesus e continuar pregando a Sua Palavra, mesmo diante de perseguição e ameaça. Você deve ser como Davi!  Quando ouvir alguma palavra maldosa contra Deus e Jesus, deve se levantar e defender o nome do Senhor Deus, com coragem e força, sem ser medroso como os soldados de Israel.

Deus não quer soldados covardes em seu exército. Os covardes não tem lugar nem no exército de Deus, nem mesmo no Reino de Deus. Amém Soldados, sigam crendo e pregando o Evangelho, corajosos, como Davi.

Ministrador:  Usando óleo, coloque a mão na cabeça das crianças e clame ao Espírito Santo que derrame nelas a mesmo coragem que havia em Davi. Ore para que o Senhor coloque um incomodo no coração dos nossos pequenos, para que eles não aceitem como normais coisas que afrontam ao Senhor. E profetize: Eles serão soldados corajosos que vão lutar pela Igreja e pelo Evangelho, sem medo da perseguição.


Salmo da Semana:



Figuras:













  



Manual do Bom Soldado:




Você sabia?



Usando a Espada do Espírito:


Tarefa da Semana:


terça-feira, 8 de agosto de 2023

21 - Uma seleção improvável

 Check in - Identificação de Visitantes

*Lanche

*Start Desafio:  *O start desafio é uma parte do start Games, precisa executar as duas atividades no dia pois elas são conectadas. 

Material necessário:  Cartolina, Canetão para escrever , 2 caixas.

Preparação do material: Cortar e confeccionar pequenos cilindros (igual ao suporte do rolo de papel higiênico ou papel toalha) precisa fazer aproximadamente 30 unidades ou mais. 

Execução: Colocar os rolinhos prontos e colados em uma caixa e colocar o canetão próximo a ela; a atividade inicial é as crianças escreverem a letra inicial do seu nome no meio do rolinho (fazer a letra grande). Obs. Após todos fazerem,  caso sobre mais rolinhos sem letra, repetir até que todos os rolinhos serem preenchidos. Explicar que agora aqueles rolinhos tem parte deles e deixar de lado o material para a atividade do Start Games. 

(Professor por favor verificar se dentre as letras escritas temos as letras abaixo.) obrigatório, Se não tiver ao menos 2 de cada você precisa providenciar e colocar junto das demais para a execução da atividade. 

D  E  U  S     -  C  O R  A Ç  A O


*Oração de Abertura/Cobertura

*Música: Israel Soares (O Exército de Cristo)

https://www.youtube.com/watch?v=ZjsDwazy8Og

*Ofertório

*Tempo de Oração - Por crianças cujas famílias não frequentam mais a Igreja. Estão fora, fazendo a sua vontade ao invés de fazerem a vontade de Deus.


*Start Games:  Hoje o start Games é continuação do start desafio. 

Material necessário:  Barbante,  uma caixa grande, rolinhos com as letras da inicial do nome das crianças. 

Organização: Dividir as crianças em duas equipes e garantir que os dois primeiros de cada equipe saibam ler e escrever. Colocar as crianças em fileira (usar as cadeiras para eles se sentarem um atrás dos outros assim fazendo duas fileiras e colocar eles sentados. Colocar a caixa com os rolinhos na frente e passar um barbante ao lado de cada fileira, eles vão segurar o barbante e o primeiro da equipe irá pegar o rolinho e passar dentro da linha e assim cada integrante vai precisar passar a letra para o final para formar a palavra da charada que o executor irá passar.  Vence a equipe que formar a palavra primeiro. A charada deve ser a mesma para as duas equipes e as resposta obrigatoriamente deve ser Deus ou Jesus e a pergunta fica a critério do executor.

*Divisão das Turmas 

Ministração  - Uma seleção improvável  (I Samuel 16. 1-13)

Vamos começar essa ministração com uma pergunta que, com certeza, os meninos vão saber responder. O que é um "olheiro de futebol"? Conversem sobre essa função. O que um olheiro faz, para onde ele vai, e quem ele seleciona para a seleção principal.

O povo de Israel disse ao profeta Samuel que queria ter um rei, como todas as outras nações tinham. Deus não gostou do pedido, mas o atendeu. Seus olhos procuraram em todo Israel e encontraram um soldado forte, corajoso chamado Saul.

Saul até podia ser um guerreiro corajoso. Mas seu reinado foi um desastre. E isso aconteceu porque Saul, em seu primeiro teste como rei, fez aquilo que estava em sua cabeça. Ele foi desobediente e não esperou o tempo certo, nem para entrar em batalha contra os filisteus e nem para esperar Samuel oferecer sacrifícios de paz, para que o exército de Israel vencesse as batalhas.

Foi então que Deus disse a Samuel uma coisa muito triste de se ouvir:  "Eu estou arrependido de ter escolhido Saul como rei de Israel. Ele é muito teimoso! Se afastou de mim e não seguiu às minhas regras. Se ele tivesse obedecido, com certeza seus filhos continuariam no trono, mas  porque ele se afastou de mim e não seguiu às minhas regras, ele e sua família não continuarão no trono.  Mas não se preocupe, Samuel. Meus olhos já passearam sobre a terra e eu já encontrei em Israel um homem segundo o Meu coração, esse sim, me obedecerá e fará tudo o que for da minha vontade". I Samuel 15.11. Atos 13.33

Samuel, mais do que depressa, deveria pegar um chifre de carneiro, enchê-lo com o melhor azeite e ir até a casa de um homem chamado Jessé! Pois o selecionado para ser o novo rei estava entre os filhos dele. E Deus disse que avisaria Samuel sobre quem seria o seu escolhido. Mais do que depressa Samuel foi até a casa de Jessé, com o chifre cheio de azeite. Jessé deveria chamar todos os seus filhos porque junto com Samuel, todos ofereceriam oferecer um sacrifício para o Senhor Deus. 

Jessé, mais do que depressa, mandou chamar todos os seus filhos. Primeiro veio Eliabe, o filho mais velho. Ele era um homem forte e alto e já lutava no exército de Israel. Era um soldado e tanto! "Com certeza será esse o rei de Israel, pensou Samuel". Mas o Senhor disse em seu ouvido: "Não se impressione diante da aparência, nem da altura desse homem, pois ele não é o meu selecionado. Quando vou selecionar alguém, não enxergo como o ser humano, porque o ser humano escolhe olhando para a aparência física da pessoa, mas eu escolho olhando para dentro do coração da pessoa". I Sm 16.7

Logo veio Abinadabe. Mas ele também não era o selecionado. E veio Samá. Mas também não era Samá. E Jessé apresentou a Samuel seus sete filhos, mas Deus não apontou nenhum deles como o selecionado por Ele. Será que havia um engano?

Então Samuel disse a Jessé: "Estes sete são todos os filhos que você tem?" Jessé ficou meio sem graça, deu uma engasgada e disse: "Bem...eu tenho o menorzinho, um de dezessete anos, mas ele está no campo cuidando das ovelhas, acho que nesse momento ele não seria importante entre nós, nem tem idade para estar aqui".

Mas Samuel disse: "Mande buscá-lo, pois não vamos nos sentar para comer enquanto ele não estiver presente". E lá veio Davi, com seu cajado, roupa com cheiro de ovelha, cheia de pelos de ovelha. Lá veio Davi com seus cabelos vermelhos, pele sardenta, era um menino tão bonito de aparência! Mas era somente um...adolescente! Será que Deus ungiria um adolescente pastor de ovelhas como rei de Israel?

Sim! Deus disse para Samuel: "Levante-se e unge-o. Ele é o novo rei de Israel".  E diante de todos os seus sete irmãos, diante de seu pai, Samuel apanhou o chifre que estava cheio do melhor azeite e derramou sobe a cabeça de Davi.  E no mesmo momento, o Espírito Santo passou a controlar a vida de Davi, para que ele em breve fosse o rei de Israel.

Encerramento:

A Bíblia fala em Provérbios 15.3 que os olhos de Deus passeiam por toda a terra. Mas o que significa isso? Significa que Deus age como um "olheiro"....Sim, seus olhos estão passeando agora mesmo por toda a terra, procurando por um tipo de pessoa muito especial para o seu grande Exército. Que tipo de pessoas são essas? São pessoas fortes e valentes? São pessoas que lutaram muitas guerras? São pessoas altas e magras? Será que ele procura pessoas inteligentes e bonitas? A resposta é um grande NÃO!

Deus procura agora mesmo por pessoas que tem um bom coração. Pessoas que amam a Deus acima de tudo e estão decididas a obedecê-lo independente de qualquer coisa que possa acontecer com elas. Até mesmo se seus amigos a desprezarem e tratarem mal, essa pessoa não vai abrir mão de obedecer a Deus e à Sua Palavra. SIM! São pessoas obedientes assim que Deus escolhe para trabalhar em Seu reino, como Soldados da seleção mais importante, da Sua Tropa de Elite. Isso não é maravilhoso? O fato do Senhor selecionar pessoas olhando para o coração delas mostra o quanto nosso Deus é justo e poderoso.

Quando encontrou Davi, Deus disse a Samuel que havia encontrado um homem segundo o seu coração. Mas o que significa ter um coração segundo o coração de Deus? Davi era um homem perfeito? Não. Ele era pecador como eu e você somos. 

Mas em Davi havia um grande amor por Deus, amor que Ele declarava em seus Salmos, nos Salmos que estamos lendo nesse ano e também decorando. Muitos versículos que você decorou neste ano são de Davi. 

Em Davi também havia uma vontade de ver a vontade de Deus acontecendo na terra. Davi tinha um desejo de ver as pessoas maldosas e desobedientes a Deus sumindo da terra. 

E por fim, Davi, todas as vezes que pecava contra Deus, sentia muito. Sim, ele sentia ao ponto de chorar o seu pecado e se lamentar muito, reconhecendo seu erro, pedindo perdão a Deus e pedindo ajuda para mudar.

Ah crianças, se Deus encontrar em você um coração como o de Davi, você pode até não ser bonitinho ou inteligente, nem mesmo ter dinheiro. Mas com certeza estará dentro da seleção de Deus. E na lista dos seus soldados mais amados e especiais dessa terra. Soldados que governarão na terra com obediência e justiça, como Davi governou. Soldados que o Senhor diz com muito orgulho. Esse é meu selecionado!

Amém, Soldados? Que o coração de vocês seja um coração igual ao de Davi, pronto para fazer toda a vontade do Senhor, nosso Deus.

Ministrador: Feche os seus olhos. Fique quietinho por um instante. Agora veja os grandes olhos de Deus olhando em sua direção. Eles não olham para seu cabelo, nem para a sua barriga. Nem mesmo para a sua altura. Não, o Senhor não está olhando para seu tênis novo, nem mesmo para o seu vestido. Deus está olhando diretamente para o Seu coração. O que será que Ele está vendo, querida criança? O que Deus pode ver em seu coração? 

Só você e Ele sabem nesse exato momento o que tem dentro do seu coração. Será que o que tem dentro dele é somente desobediência, raiva, rebeldia, mentira? Isso não torna você alguém segundo o coração de Deus. Será que há pecados e sentimentos escondidos como inveja, ódio e maquinação do mal contra outra criança? Isso te torna como Saul, e você será dispensado da sua missão. Aproveite a oportunidade que o Senhor te dá nesse momento e peça ao Senhor para mostrar para você o que tem de errado em seu coração. Agora, se arrependa,ou seja, fique triste por ter o coração assim. Peça perdão ao Seu Comandante e peça para Ele limpar seu coração com o sangue de Jesus. Termine a sua oração pedindo que o Senhor faça de você uma criança segundo o Seu coração.

Versículo da Semana:



Figuras:












Manual do Bom Soldado:




Você sabia?



Usando a Espada do Espírito:



Tarefa da Semana:





20 - Meu Tesouro Precioso: Deus fez um plano para mim

A BERTURA Oração de cobertura  Louvor  Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta:  Vocês sabiam que...