Check in - Identificação de Visitantes
*Lanche
*Start Desafio:
Material necessário: Bola (futebol, vôlei ou similar)
Organização: As crianças vão fazer fileira (pode ser de 10 em 10) e o primeiro irá receber a bola mas mãos e deverá fazer a bola rolar por seus braços e chegar ao próximo que precisará fazer a bola rolar para o próximo usando apenas os braços sem desconectar da criança que esta a sua frente. *fotos da dinâmica no final da página.
*Oração de Abertura/Cobertura
*Música: Armadura do Cristão
https://www.youtube.com/watch?v=aemn-9ne7zo
*Ofertório
*Tempo de Oração: Esse deve ser um tempo de agradecimento e louvor a Deus pelas coisas boas que Ele faz para nós e para nossa família.
*Start Games:
Material necessário: Copos descartáveis (1 para cada criança); Uma música agitada.
Organização: Remover todas as cadeiras da área da atividade. Todas as crianças vão receber um copo e colocar o copo na cabeça com a boca do copo virada para baixo.
Execução: O executor irá colocar a música e dentro do tempo da música eles deverão andar pela sala de aula livremente, vence a atividade a criança que tiver o copo na cabeça ao final da música. Para derrubar o copo deverá dar um tapa no copo, ou sobrar e quando o seu copo cair você sai do jogo. Obs. Orientar as crianças a tomar cuidado para não bater forte e não tocar na outra criança, só vale toque no copo. Para melhor execução é recomendado usar copo descartável grande
Ministração - Vencendo com Adoração (I Samuel 16.14-23; 18.1-30)
Quem aqui gosta de Música? A música é algo incrível! Ela é uma combinação de somente sete notas: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si. Você sabia que a música vem do céu? Isso mesmo! Antes mesmo do Senhor criar o mundo, a música já existia lá (Jó 38.5-7). Você pode imaginar que tipo de música é cantada no céu? Que tipo de palavras os anjos usam para adorar ao Senhor?
Davi, escolhido por Deus para ser rei no lugar de Saul tinha várias qualidades: ele era um guerreiro valente, falava bem e Deus estava com ele. Além disso, Davi sabia tocar Harpa! A Harpa não é um instrumento tão conhecido hoje, mas trouxemos um vídeo de uma criança tocando harpa para você ouvir e ver:
https://www.youtube.com/watch?v=S1-LCnGojnw
Davi tinha uma harpa menor que essa que você viu no vídeo. Todos os dias, quando levava as ovelhas para comer grama verdinha, Davi levava também levava a sua harpa. E enquanto as ovelhas pastavam, ele adorava ao Senhor. Davi fez músicas tão lindas para Deus! Essas músicas podemos encontrar no livro que estamos lendo nesse ano, o livro de Salmos.
Pois certo dia, Davi foi chamado correndo para o palácio onde Saul ainda era rei. Eles precisavam urgente de um tocador de harpa! Os soldados de Israel mandaram chamar alguém que tocasse harpa muito bem, porque o rei Saul estava sendo perturbado por um espírito maligno! Todas as vezes que Saul estivesse atormentado, Davi deveria pegar a sua harpa e tocar louvores a Deus. Isso fazia com que o espírito maligno se afastasse de Saul e ele ficasse bem calmo.
Saul gostava tanto de Davi que o transformou em seu escudeiro, ou seja, o moço que carregava as armas de Saul quando ele ia para a guerra. Porém, depois que Davi matou o Gigante Golias, Saul passou a odiá-lo. E Saul o odiava a cada dia mais, porque sabia que ele era o escolhido de Deus para ocupar o trono de Israel. Por isso planejou enviar Davi para a guerra. Assim logo ele seria atingido e morreria. Mas nem isso adiantou porque Davi era um protegido de Deus!
Um dia, enquanto Davi tocava harpa , Saul pegou a sua lança e disse: "Vou encravar Davi na parede. Assim ele nunca poderá ser rei de Israel". Davi estava ali quietinho tocando a sua harpa para agradar o rei, quando de repente veio algo voando em sua direção. Era a lança de Saul! Mais do que depressa Davi se desviou dela. E Saul fez isso por duas vezes.
A cada dia que passava Davi ficava mais famoso, porque em todas as batalhas que lutava, Deus dava vitória a ele. E Saul ficava com mais raiva ainda de Davi, por isso pensou em outro plano para matá-lo. Ele ofereceu a sua filha Mical para se casar com Davi, mas para que isso acontecesse, Davi devia matar cem soldados filisteus e trazer um pedacinho de cada um deles para Saul. Davi aceitou o desafio e Saul ficou contente pois com certeza Davi morreria naquela batalha.
Mas Deus estava com Davi e dava a vitória a ele em todas as suas missões. Ele não matou somente cem, mas duzentos soldados filisteus! Agora Davi não era somente o harpista e o escudeiro do rei. Ele se tornou o genro de Saul, casando-se com Mical. E mais uma vez o plano de Saul foi por água abaixo.
Encerramento:
Qualquer plano que Saul fizesse contra Davi nunca daria certo. Sabem por quê? Porque Deus estava com Davi e dava vitória a ele em todas as suas missões. Deus gostava muito mesmo de Davi. Mas, o que Davi fez para que Deus gostasse tanto dele? Davi era um adorador de Deus.
O que é ser um adorador ? É alguém que tem um grande amor, uma grande admiração por algo ou alguém. E Davi tinha um grande amor, uma grande admiração por Deus. Desde quando era um jovem pastor de ovelhas, Davi, com sua Harpa, cantava músicas para Deus. Músicas que falavam de como Deus era grande, de como Ele era lindo, de como Ele era poderoso e de como ele deveria ser respeitado pelos homens. Davi cantava bem alto o quanto amava a Deus! Querem ver alguns exemplos de suas declarações de amor a Deus?
"Eu te amo com todo o meu ser, ó Senhor, minha força. (Salmo 18). Eu falarei bem do Senhor em todas as circunstâncias, seu louvor estará sempre em meus lábios. (Salmo 34). Por toda a minha vida eu falarei bem do Senhor e erguerei os meus braços invocando o seu nome (Salmo 63.4). Eu te louvo, ó Senhor, de todo o meu coração; canto teus louvores na presença dos homens poderosos (Salmo 138).
Como um bom soldado de Cristo, você precisa aprender duas lições muito preciosas:
Quando adoramos a Deus, atraímos a atenção de Deus para nós. Sim, Deus procura adoradores, pessoas que falem bem Dele em todos os momentos, de todo o coração (João 4.24). E quando ele encontra essas pessoas, Ele dá para elas a sua proteção e também sucesso em tudo o que fizerem! Se a adoração faz Deus se aproximar da gente, saiba que quando cantamos qualquer música que não é em louvor a Deus, ele se afasta de nós. Isso mesmo. Deus não dá o favor Dele nem abençoa aquele que usa a sua boca para cantar músicas do mundão, e nem precisamos falar muita coisa. Vocês sabem que tipo de música agrada a Deus e que tipo de músicas não agradam a Deus. Aliás, saiba que esse tipo de música não deve passar nem por sua boca, nem mesmo por seu celular. Não deve entrar em sua casa e nem mesmo você deve dançar essas músicas que não agradam a Deus.
Quando adoramos a Deus, vencemos Satanás. Satanás era um anjo ligado a adoração no céu. Até o momento em que a maldade entrou em seu coração e ele quis ser maior do que Deus. Ele queria a adoração para ele. E é assim até hoje. O diabo quer que você adore a ele através da adoração a pessoas, aos seus animais de estimação, até mesmo ao dinheiro. Você precisa aprender a derrotar Satanás em todas as áreas da sua vida, adorando somente a Deus e dedicando somente a Ele a sua vida, suas músicas, sua palavra e seu dinheiro. É isso que Deus espera de você, soldado Dele. Ele tem que ser TUDO na sua vida. Agindo assim, você será como Davi, terá sucesso em todas as suas missões.
Quando você for visitar Jerusalém, verá uma linda estátua do rei Davi. Não, não é uma estátua de Davi com a cabeça do gigante Golias nas mãos. Nem mesmo uma estátua dele matando os soldados filisteus. Você verá o rei Davi com a sua harpa na mão. Porque é assim que Davi deve ser lembrado até hoje. Como um homem que em toda a sua vida foi um Adorador de Yahweh. Em todos os momentos de sua vida, até quando chegou a hora de morrer, Davi adorou a Deus em forma de música, em forma de poesia, em forma de palavras. Ele era um admirador de Deus e foi isso que fez com que Deus estivesse com ele e desse vitória e sucesso em todas as suas batalhas.
Amém Soldados? Sigam o exemplo de Davi e adorem a Deus em tudo o que fizerem!
Ministrador: Escolha uma música bem linda e conhecida, que fale do poder de Deus e até mesmo que seja uma declaração de amor ao Senhor. Peça que as crianças fiquem de joelhos e deixe que elas, com suas palavras declarem seu amor ao Senhor e o adorem. Deixe que o Espírito Santo dirija esse tempo.
Salmo da Semana:
Figuras:
Manual do Bom Soldado:
Você sabia?
Usando a Espada do Espírito:
Tarefa da Semana:
Ilustração do Start Desafio: