quarta-feira, 23 de agosto de 2023

23 - Armamento pesado!

 Check in - Identificação de Visitantes

*Lanche

*Start Desafio: 

Hoje o desafio é em dupla, orientar as crianças a escolher sua dupla. 

Material necessário: Bolinha (1 por dupla). Um cesto por dupla ou pode usar panos. 

Desafio de confiança: A dupla deverá escolher 1 para ser o recebedor e outro o lançador. 

O recebedor deverá pegar o cesto e virar de costas, o lançador deverá lançar a bolinha e acertar o cesto. Obs. Para melhor aproveitamento e utilização do tempo pode fazer com mais de uma dupla por vez.

*Oração de Abertura/Cobertura

*Música: Israel Soares (O Exército de Cristo)

https://www.youtube.com/watch?v=ZjsDwazy8Og

*Ofertório

*Tempo de Oração: Ore por sua mamãe e seu papai. Para que Deus abençoe o casamento deles e que a sua casa seja cheia de paz.


*Start Games:  

Material necessário: Bolinhas (1 para cada criança); Fita adesiva grossa. 

Organização: Separar em duas equipes e colocar a fica adesiva fixa ao chão com a parte colante para cima. (Para fixar a fita você pode colocar a parte colante ao meio e uma de cada lado virado para baixo) 

Execuções:  Estipular que cada bolinha vale 10 pontos, colocar uma linha de lançamento e alternadamente, as equipes vão rolar a bolinha pelo chão para que ela fique presa na fita colante.  Só será contado ponto a bolinha que estiver colada na fita ao final da atividade, pode ocorrer da bolinha do time A remover a bolinha do time B e isso é parte do jogo. 

Obs. ao término da atividade remover as fitas e marcações do chão.


*Divisão das Turmas 

Ministração  -  Armamento pesado! (I Samuel 17)

Pesquise sobre armas que os soldados usam nas guerras atualmente e os estragos que elas podem causar. Mas fale também sobre as armas que os soldados usavam na época de Davi e como elas eram usadas, que estragos faziam. Faça um pesquisa bem legal, para atrair a atenção dos nossos pequenos!

O gigante Golias fazia parte do exército filisteu e claro, era o soldado mais importante do exército. Isso porque ele tinha dois metros e quarenta centímetros de altura. (se quiser marcar na parede o tamanho do gigante seria bem legal). Uau! Só a altura e força de Golias metiam muito medo em qualquer soldado!  A Bíblia fala que a armadura que Golias usava era de ferro e era muito pesada! Só a sua lança pesava 15 quilos, crianças. Mas Golias também tinha outra arma muito perigosa que sabia usar muito bem. As palavras malditas. Isso mesmo. Golias usava as palavras, as más palavras para atingir os soldados de Israel.

Dia após dia, ele se levantava e ia até onde os soldados estavam acampados e gritava: "Ei, seus fracotes soldados de Israel. Porque vocês vieram para a guerra se não tem um homem corajoso que venha lutar comigo?" E todos os dias Golias lançava esse desafio contra os soldados de Israel, que já estavam tremendo de medo dele há muito tempo.

Quando Davi ouviu aquele desafio, não ficou com medo não. Ele é ficou muito bravo. Não importava o tamanho que tinha, nem o peso da sua armadura, Golias estava ofendendo o exército do povo de Deus! Então mais do que depressa, Davi resolveu dar um basta naquilo. O rei Saul até que tentou fazê-lo desistir, pois Davi era apenas um menino e nem sabia lutar! Mas Davi estava decidido - iria acabar com aquele homem que com suas palavras, ofendia o povo de Deus.

Davi pegou seu cajado de pastor e escolheu no riacho 5 pedras bem lisas. Ele também pegou sua funda. Será que conseguiria acabar com Golias com essas simples coisas? Nem deu tempo de Davi pensar nisso. Quando ergueu a cabeça viu Golias vindo em sua direção.

Ele parou em frente à Davi e começou a fazer bullying com ele. "Ahahaha...olha quem vem lutar comigo...um menino ruivo, que bonitinho". Mas então Golias esbravejou: "Eu por acaso sou um cachorro, para que você venha lutar comigo com um pedaço de madeira? Eu amaldiçoo você, meninino. Eu vou acabar com sua vida, vou fazer picadinho de você e dar esse picadinho para as aves e animais selvagens comerem".

Davi porém, não ficou com medo, nem se deixou afetar por aquelas palavras malditas. Ele disse para Golias: "Você vem lutar comigo com espada, lança e escudo, mas eu vou lutar com você usando o nome de Deus, Yahweh, o Senhor dos Exércitos, a quem você está desafiando há tanto tempo. Hoje mesmo Yahweh vai te entregar nas  minhas mãos. Eu vou cortar sua cabeça e quem vai ser devorado pelos animais selvagens é você! E todos os soldados saberão que não é pela espada ou pela lança que Yahweh concede a vitória, porque Ele é o Senhor das Batalhas e  Ele mesmo entregará vocês em nossas mãos".

Uau, Davi não estava só cheio de coragem. Ele estava cheio do Espírito Santo de Deus! Quando Golias avançou em sua direção, Davi não fugiu, mas correu ao seu encontro, depressa. Enquanto corria, colocou a mão na bolsa e retirou uma pedra. Colocou a pedra funda e zum! Atingiu Golias bem  no meio da testa! 

Por essa Golias não esperava! Uma pedra? Pois a pedra ficou encravada no meio da testa de Golias e fez ele perder o equilíbrio e cair, tombando no chão. Mais do que depressa, Davi colocou o pé em cima dele e cortou a sua cabeça. Os filisteus, primeiro ficaram parados, espantados. E depois, quando viram que Golias estava morto, fugiram desesperadamente, mas foram derrotados pelos soldados de Israel.

E foi assim que Davi venceu Golias, o temido guerreiro filisteu. Com uma funda e uma pedra de riacho. Sem espada nem lança, mas pelo poder do Espírito Santo.

Encerramento:

Crianças, existe um armamento muito mais pesado do que qualquer arma usada nas guerras de hoje. Esse armamento são as palavras malditas. Quem aqui já ouviu palavras como as que Davi ouviu de Golias, sabem muito bem o quanto as palavras nos fazem mal e nos impedem de ser um soldado vencedor.

Satanás sabem muito bem disso. E quando estamos decididos a lutar no exército de Deus e ser um soldado obediente, ele usa as pessoas que estão perto de nós para nos ferir com palavras. Que tipo de palavras são essas? As palavras malditas.

"Você não vai ser ninguém na vida". "Você é um pestinha". "Desgraçado". "FDP". "Seu gordo baleia". "Sua magrela feiosa". "Burro". "Idiota". "Nunca vai fazer as coisas direito". "Você não tem capacidade nenhuma".  São algumas das palavras malditas que ouvimos de nossos pais, professores e amigos da escola. E também de pessoas que nem conhecemos direito e que não sabem nada de nós. Sim, o diabo conhece bem essa arma. E ele não poupa palavras malditas para nos impedir de lutar contra ele. 

Então, o que fazer diante dessas palavras malditas que ouvimos? A primeira coisa é: deixe entrar por um ouvido e sair pelo outro.  As palavras que Golias disse para Davi entraram por um ouvido e saíram pelo outro. Porque se estivessem entrado pelo ouvido e descido em seu coração, elas levariam para dentro dele muito medo e dúvida do poder e amor de Deus.  Então, não deixe de forma alguma as palavras descerem no seu coração. As palavras malditas dizem muito mais sobre a pessoa que as falou do que sobre você. 

Jesus disse "a boca fala do que o coração está cheio" (Mt 12.34). Exatamente isso. As pessoas que dizem palavras malditas estão com maldição dentro do coração delas. E se elas tem o coração cheio disso, então é isso que sai da boca delas! Não tem nada a ver com você e sim com a pessoa.

A segunda coisa é fazer como Davi. Não tente se vingar com suas próprias forças. Golias se levantou contra Davi, mas ele se esqueceu que Davi era um ungido do Senhor. Pertencia a Deus e Ele jamais deixaria isso barato. Então, não procure se vingar, nem revidar. Ore e conte ao Senhor o que está acontecendo. Ah, conte também aos seus pais e pessoas em quem você pode confiar e que podem te defender. Tenho certeza de que Deus, que te ama muito vai lutar por você, como lutou por Davi. Ele te dará a vitória!

A lança de Golias era bem grande. E podia ferir muita gente. Assim como as palavras das pessoas. Mas existe uma espada muito mais poderosa que a lança de Golias. É a Espada do Espírito, encontrada em Efésios 6.17, que você conhece muito bem - A Bíblia. São essas palavras, as palavras da Bíblia que devem entrar pelo seu ouvido e descer no seu coração. As palavras da Bíblia sempre fazem bem e nunca mal. Elas sim são um armamento pesado do bem.

Amém soldados? Sigam o plano e acreditem sempre na Palavra de Deus. Essas são palavras muito bem ditas pelo Senhor das Batalhas, e vão sempre abençoar você, mesmo que muitos o amaldiçoem.

Ministrador:  Posicione as crianças contra toda palavra de maldição lançada contra elas. Faça-as ficarem em pé e repetirem: "Senhor Deus, eu rejeito agora, toda palavra maldita lançada contra mim. Declaro que essas palavras que estou ouvindo entrarão por um ouvido e sairão pelo outro. Elas nunca vão entrar em meu coração. Eu arranco do meu coração agora, pelo poder do nome de Jesus, toda palavra ruim que já entrou aqui. E declaro bem alto que aceito somente a verdade da Palavra de Deus em minha mente e meu coração. E mesmo quando ouvir palavras ruins, vou acreditar na Sua Palavra. Em nome de Jesus amém. Diga às crianças que essa oração deve ser feita todas as vezes que eles ouvirem palavras ruins. Ministrador, depois das crianças repetirem, como autoridade de Deus, cancele as palavras ruins e abençoe com boas palavras nossos pequenos.

Versículo da Semana:





Figuras:












Manual do Bom Soldado:




Você sabia?



Usando a Espada do Espírito:




Tarefa para Pais e Filhos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...