Ministração - Que soldado corajoso ( I Samuel 17.1-39)
Quem aqui já ficou bem perto de um urso ou de um leão? Apesar de serem animais lindos e até você ter em sua casa brinquedos e ursinhos com esses animais, a verdade é que eles não são animais domésticos e sim animais selvagens. E eles são ferozes e atacam as pessoas para matá-las. Se você ainda não viu, pode pedir aos seus pais que mostrem para vocês algum vídeo sobre ataque de ursos e leões. O melhor que alguém pode fazer quando se encontrar com um deles é se esconder, o mais rápido possível.
Davi tinha um coração prontinho para obedecer a Deus. Além disso, ele era muito corajoso. Sabem por quê? Davi podia não estar lutando na guerra com seus irmãos, mas lá no campo, para poder cuidar de ovelhas, ele precisava de muita, muita coragem. Muitas vezes animais selvagens vinham tentar comer as ovelhas do pai de Davi. E ele não tinha escolha! Quando aparecia um leão ou um urso e roubava uma ovelha do rebanho, Davi não podia simplesmente fugir e deixar a ovelhinha morrer. Davi o perseguia, o atacava e arrancava a ovelha de sua boca. E se o leão viesse atacá-lo, Davi o agarrava pela juba, o feria e o matava. Uau, que menino corajoso, não é mesmo?
Pois certo dia, Jessé mandou Davi até o campo de batalha levar comida para seus irmãos, que eram soldados do exército de Israel. Quando ele chegou lá, se deparou com uma cena muito amedrontadora. Um grande gigante do exército filisteu chamado Golias, estava desafiando os soldados do exército de Israel. Golias tinha dois metros e noventa centímetros de altura - ele usava uma armadura muito pesada e sua lança era enorme.
Golias, todos os dias gritava para os soldados de Israel: "Ei, seus fracotes, estão com medo de mim? Escolham um homem só, para ver se ele tem a coragem de lutar comigo. Se ele conseguir me vencer, então meu exército inteiro vai se render a vocês e passaremos a ser seus escravos. Mandem um guerreiro para cá, eu e ele lutaremos. Quem vencer, o exército inteiro vencerá "(I Sm 17.9,10). Quando os soldados de Israel ouviram aquilo, tremeram de medo. Não havia entre eles um corajoso soldado para vencer esse terrível Golias!
O que Davi ouviu, o deixou muito, muito incomodado. Ele precisava fazer alguma coisa com esse Golias, principalmente porque esse gigante estava falando mal do exército do povo de Deus. Então Davi foi falar com Saul. Ele disse: "Rei, que ninguém deixe o seu coração ficar desanimado por causa desse filisteu. Eu mesmo vou lutar com ele!"
Saul deu uma risadinha e disse para Davi: "Ei, você não tem condições nenhum de lutar contra esse filisteu! Você é somente uma criancinha, nem tem experiência nenhuma em batalhas, porém Golias é um guerreiro desde jovem, ele vai acabar com você!"
Mas Davi estava decidido. Ele se lembrou de como Deus dava forças para ele lutar com um urso e com um leão. Davi tinha certeza de que, Deus, que o havia livrado das garras do leão e do urso, daria poder para ele acabar com aquele orgulhoso Golias.
Diante da insistência de Davi, Saul o deixou lutar contra o gigante. Por isso, ele vestiu Davi com sua própria roupa de guerra, colocou nele uma armadura e um capacete pesado de bronze na cabeça. Mas Davi não estava nem um pouco treinado para usar aquelas roupas pesadas. Ele até tentou andar com elas, mas não conseguiu. E imediatamente tirou toda aquela armadura. Se ele havia conseguido matar um urso e leão sem armas pesadas, então Davi tinha certeza de que mataria Golias sem usar nenhuma armadura, apenas com fé e com a coragem em Seu Deus, o Deus de Israel.
O Senhor Deus também tinha certeza de que Davi mataria o gigante, pois essa vitória fazia parte do plano do Senhor para levá-lo bem depressa ao trono de Israel.
Encerramento:
Quando Deus escolhe seus soldados, o que ele procura? Provavelmente alguém que o obedeça e faça a Sua vontade que já está revelada na Bíblia. Porém, existe uma qualidade que Deus deseja encontrar em seus soldados. Essa qualidade é a coragem.
Ser corajoso é ficar firme diante do perigo. Ser forte para enfrentar uma situação muito difícil e dolorosa. Pedro, o doze de Jesus escreveu: Fiquem alertas e vigiem: o diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. I Pedro 5.18.
Sim, depois que Jesus subiu para os céus, os discípulos de Jesus ficaram aqui. E começou uma grande perseguição contra os cristãos. Isso mesmo! Ninguém gostava de Jesus nem aceitava aquele novo ensino que ele havia trazido. Foi por esse motivo que os judeus crucificaram Jesus e depois, perseguiram duramente os discípulos dele. Vocês sabiam que eles nem podiam se reunir numa Igreja? Sim, eles tinham que se reunir nas casas, pois poderiam ser presos. Aliás, o próprio Pedro apanhou muito com chicotes e foi preso por muitas vezes, por ser Cristão. E sabem como Pedro morreu? Não ele não morreu velhinho. Ele morreu com 67 anos, e foi crucificado de cabeça para baixo.
Muitos, muitos discípulos de Jesus foram perseguidos e mortos por serem discípulos de Jesus. Sim, e foram mortos das maneiras mais tristes e cruéis, entre elas, ser jogado vivo para os leões comerem ou mesmo ser jogado vivo no óleo quente. E como esses discípulos agiram? Eles fugiram? Negaram Jesus? Deixavam de falar de Jesus para os outros ou de adorar a Jesus? Não! Eles foram corajosos como Davi. E diante dos perigos e das humilhações, ficaram firmes em sua fé e continuaram lutando contra Satanás.
É por causa de muita gente corajosa que a Igreja de Jesus existe até hoje. Mas será que ela continuará existindo daqui para frente? Pois está chegando um tempo onde ser cristão será muito perigoso. Muita gente no mundo não gosta nem de Cristo nem dos discípulos de Cristo. E a perseguição voltará forte e dura. Se não houver soldados corajosos nesse tempo, então a Igreja vai fechar as portas e o Evangelho não poderá mais ser pregado.
Por isso, hoje, você, querido soldado de Cristo, vai sair daqui cheio de coragem para enfrentar gigantes, amém? Vai sair daqui cheio de coragem para continuar fiel a Jesus e continuar pregando a Sua Palavra, mesmo diante de perseguição e ameaça. Você deve ser como Davi! Quando ouvir alguma palavra maldosa contra Deus e Jesus, deve se levantar e defender o nome do Senhor Deus, com coragem e força, sem ser medroso como os soldados de Israel.
Deus não quer soldados covardes em seu exército. Os covardes não tem lugar nem no exército de Deus, nem mesmo no Reino de Deus. Amém Soldados, sigam crendo e pregando o Evangelho, corajosos, como Davi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário