quarta-feira, 29 de novembro de 2023

36 - Perder um território? Nunca!

 Check in - Identificação de Visitantes

*Lanche

*Start Desafio: 


*Oração de Abertura/Cobertura

*Música: Nada é impossível - Quatro por um

*Ofertório

*Tempo de Oração: Você já viu algum viciado em droga na cidade? Eles ficam nos semáforos pedindo ajuda, pois não conseguem trabalhar e nem mesmo voltar para casa. Eles usam drogas durante toda a noite, com o dinheiro que conseguem arrecadar. E quando não conseguem arrecadar, eles roubam as pessoas para poder se drogar.  Lá em São Paulo tem um lugar onde todos os viciados em droga ficam, chamado Cracolândia. É um lugar do Centro de São Paulo, muito sujo, onde essas pessoas ficam se drogando o tempo todo. Aqui na nossa cidade também tem lugares assim. Vamos orar para que o diabo solte essas pessoas e elas aceitem Jesus como Senhor?

Start Games 

Material necessário:  Uma mesa com furo ao meio ou se não tiver furo precisa fazer um quadrado ao centro.  Tampinhas de garrafa ou bolinhas pequenas de papel. 

Organização: Organizar em equipes de 10 crianças, colocar as tampinhas na mesa e cada criança terá uma chance de soprar a tampinha para o alvo e deverá ser intercalado entre as equipes, o ponto somente será contabilizado se a bolinha acerta o alvo.


Ministração  - Perder um território? Nunca! (2 Reis 25.1-13)

Crianças, quem aqui já jogou o jogo War? Como se joga esse jogo?(deixe que as crianças compartilhem). O Jogo War, é um jogo que, usando estratégias, você vai derrotando o inimigo e conquistando territórios. Bem, você sabia que na história do mundo isso aconteceu de verdade? Sim, alguns reis não ficavam felizes em ter somente a terra do seu país. Por isso eles formavam um grande exército e atacavam outras nações, mesmo que não fosse perto deles. Assim, eles iam conquistando territórios e aumentando o seu Império, que é um conjunto de povos e países que são governados por um único rei, ou Imperador. Na época da Bíblia, havia dois Impérios muito poderosos, com grandes exércitos, o Assírio e o Babilônio. E os dois queriam porque queriam conquistar Israel. Será que eles conseguiram?


Quando o povo de Israel entrou em Canaã, conforme a ordem de Deus, eles expulsaram os moradores de lá e agora a terra se tornou deles. Mas o Senhor avisou bem claramente o que vocês já aprenderam. Tudo iria bem se o povo obedecesse ao Senhor e adorasse somente a Ele. Mas, tudo foi muito mal. Os reis que reinaram em Israel abandonaram a Deus e adoraram às imagens. Por esse motivo Israel se dividiu em dois territórios, o Reino do Norte e o Reino do Sul. Agora, além deles terem dois territórios, eles tinham dois reis!

E infelizmente os reis que governaram sobre Israel não obedeceram ao Senhor.  Então, veio o Império da Assíria com seu exército e cercou a cidade de Samaria, até que todos se entregassem! Todos os E eles perderam todo aquele território que demoraram tanto para conquistar. Que triste não é mesmo?

Mas então sobrou o reino de Judá. Será que os reis de Judá, vendo o que aconteceu com o  reino de Israel, continuariam adorando aos ídolos? Será que eles continuariam fazendo o que o Senhor reprova, mesmo sabendo que poderiam perder o território?  

Sim, crianças, os reis de Judá também continuaram a fazer o que Deus reprova. Por isso, quando Zedequias assumiu o trono, o rei Nabucodonosor, rei do Império da Babilônia, e seu grande exército cercaram Jerusalém. Todo o povo que morava na cidade ficou trancado, sem ter como sair. E nada mais pôde entrar na cidade, principalmente a comida, que eles tanto precisavam. O rei da Babilônia não tinha nenhuma pressa. Ele queria que o rei Zedequias e todo o povo se rendessem ou eles iam morrer de fome.

E isso continuou durante três anos, até que os soldados de Judá quebraram uma parte do muro e fugiram escondidos, junto com o rei. Porém, o exército da Babilônia foi atrás deles e prendeu Zedequias. O exército da Babilônia era muito, muito violento. Eles mataram todos os filhos do rei na frente dele e depois cegaram seus olhos. O prenderam com grossas correntes de bronze e o levaram como escravo para a Babilônia.

E então, os soldados entraram em Jerusalém, a cidade tão especial para Deus. Agora todo o reino de Judá pertencia ao Império da Babilônia. Nenhum rei mais poderia governar, nem sobre Israel e nem sobre Judá.

E uma coisa muito triste aconteceu! Os soldados da Babilônia entraram no Templo do Senhor e colocaram fogo lá! Eles roubaram tudo o que tinha dentro do templo do Senhor, arrancaram todo o bronze e a prata e levaram embora tudo o que tinha de valor. Imaginem as pessoas vendo a sua igreja sendo destruída! Foi muito, muito triste!

Eles também queimaram todas as casas de Jerusalém. E derrubaram o muro que protegia a cidade. Todos os moradores de Jerusalém foram levados como escravos para a Babilônia. Nabucodonosor levou para a Babilônia todas as pessoas inteligentes, que podiam servir para alguma coisa, mas ele fez questão de deixar na cidade destruída o povo mais pobre e mais doente, que não teria como sobreviver.  E assim, como foi com o Reino do Norte, o Reino do Sul também perdeu o seu território. 

Agora, Israel já não poderia mais ter seus reis e nem mesmo seus exércitos. Eles perderam todo o seu território, conforme Deus havia avisado por muitos anos, através dos seus profetas. 


Encerramento:

Crianças, é importante que vocês saibam que agora mesmo há um Império dominando a nossa terra. E não é um império liderado por homens, mas sim por Satanás e seus demônios. Sim, esse Império conhecemos como Império das Trevas.

E eles também fazem guerras para conquistar territórios! Qual é o território que eles mais querem? Bem, em primeiro lugar eles querem conquistar o coração das pessoas, para que elas cometam muitos pecados e fiquem longe de Deus. 

Vocês sabiam que eles são muito organizados? E são um grande exército, formado para conquistar territórios também? Isso mesmo! Satanás e seus demônios querem controlar as pessoas, mas também querem controlar as ruas, os bairros, as cidades, os estados e os países.

E como eles fazem isso?  Fazendo as pessoas cometer pecados. E um dos pecados que abre a porta para Satanás conquistar uma cidade é exatamente o mesmo pecado que trouxe a queda de Israel! A idolatria! Sim, crianças, quando um país adora um ídolo que não é Yahweh, os demônios entram com tranquilidade no território e eles trazem com eles outras maldições como: assassinatos, tráfico de drogas, imoralidades na área sexual, pobreza, sujeira, 

Agora, é importante que você saiba que Deus também tem um Reino. E esse Reino é conhecido como Reino da Luz. E ele tem milhares e milhares de anjos, 2 vezes mais do que todos os demônios que existem. E esses anjos são anjos de guerra, que lutam sim nas regiões celestiais, para que esses demônios saiam dos territórios!

Porém, o Reino da Luz também tem um exército poderoso nessa terra. É o exército que eu e você fazemos parte. Sim, eu e você que somos de Jesus, fazemos parte do Exército de Deus. Somos soldados que lutam as guerras do Senhor! E qual é o nosso objetivo? Conquistar pessoas para o Senhor Jesus, tirando essas pessoas do Império das Trevas e colocando-as no Reino da Luz.

Sim, nossa Missão é falar de Jesus para todos os nossos amigos. Porque se eles receberem Jesus como Senhor, então conquistamos um território. Aí as crianças vão trazer as suas famílias e o Reino de Deus vai se ampliando. Quando uma família toda se entrega para Jesus, o território onde a família mora é ungido e passa a ser de Jesus!

Nossa Missão como Igreja, também é conquistar a nossa Cidade para Jesus. Como? Pregando o Evangelho através das células e do Start Kids. Também nos reunimos para orar em lugares da cidade, onde há criminalidade, pecados sendo cometidos. Assim a gente ora, pede perdão e manda o inimigo embora daquele lugar. Oramos por nossa cidade sempre, mandando o diabo sair. Assim, ele sai, as pessoas podem ouvir de Jesus e aceitar a salvação.

Amém Soldados? Sigam o plano. Essa é a nossa Missão, conquistar territórios para o Senhor amém? Eu e você não podemos ficar parados. Temos que fazer tudo o que for possível para trazer crianças para Jesus. Crianças e suas famílias.

Ministrador: Soldados de Jesus! Nunca, jamais, um soldado do Exército de Deus deve aceitar perder um território para o diabo. Isso é possível? Sim, se eu e você baixarmos a guarda.  Se a gente parar de lutar e conquistar vidas para Deus, então, o inimigo continuará com seu Império terrível, mantendo as pessoas longe de Deus e do seu Filho Jesus. Neste dia, vamos orar declarando bem alto que somos soldados do Exército de Deus e declarar que não vamos perder nenhum território, vamos conquistar as famílias, as ruas, as cidades e nosso Brasil para o Senhor Jesus! (ministrador, faça desse momento um momento de batalha pelo Reino de Deus, faça as crianças erguerem as mãos, declararem em voz alta essas verdades e darem um grito de guerra!)


Salmo da Semana:




Figuras:
















Manual do Bom Soldado:




Você sabia?




Usando a Espada do Espírito




Tarefa para Pais e Filhos





quarta-feira, 22 de novembro de 2023

35 - Um armamento poderoso!

 Check in - Identificação de Visitantes

*Lanche

*Start Desafio: 


*Oração de Abertura/Cobertura

*Música: Nada é impossível - Quatro por um

*Ofertório

*Tempo de Oração:  Você sabe o que é uma oração de louvor? Ela faz parte do nosso momento de intimidade com Deus. Nessa oração a gente não pede nada, nem reclama e nem luta. A gente somente adora ao Senhor por sua bondade. Vamos ter um tempo de oração de louvor? (Coloque a música Bondade de Deus e peça para as crianças agradecerem a Deus por coisas boas que Ele tem feito na vida delas e em suas famílias).

Start Games (Jogo da memória) 

Material necessário: 30 figuras - sendo 15 pares (jogo da memória) 

Organização:  Separar em 2 equipes ou mais, colocar as figuras no chão a uma distância que a criança possa ver, porém precise deslocar até o local para virar as figuras e tentar achar o par correto. 

Regras adaptáveis: Deve ser decidido a sequência das equipes para a tentativa. Não podem se aproximar a não ser que seja a sua vez de procurar o par correto. Os outros integrantes podem ajudar.

Ministração  -   Um armamento poderoso! (2 Crônicas 20.1-26 )

Quem aqui gosta de música? Para que serve a música? Quais sensações a música traz? Ministrador, se quiser, coloque trechos de músicas (gospel) como: funk, samba, worship, música clássica...Você se lembra de um rei que era adorador? Qual o nome dele? E o que a música que ele tocava fazia? (Davi tocava harpa para o rei Saul e o espírito maligno que o atormentava ia embora; as crianças já aprenderam isso na Ministração 24).

Josafá foi um dos reis do Reino do Sul, conhecido como Reino de Judá. É importante que vocês saibam, que todos os reis do Reino de Judá foram descendentes do rei Davi, enquanto que no reino do Norte, os reis eram de famílias e tribos diferentes. 

Nos dias do seu reinado, dois povos, os moabitas e amonitas decidiram atacar o reino de Josafá. E isso chegou aos ouvidos do rei. Vocês podem imaginar como ele se sentiu? A Bíblia diz que ele sentiu muito, muito medo, pois o povo de Judá não tinha um exército tão grande para lutar contra esses dois povos. 

Então o rei Josafá, mais do que depressa, foi buscar ajuda de quem poderia ajudá-lo - o Senhor Deus de Israel, Yahweh! Ele chamou todas as pessoas do  seu reino parar jejuar. Todos deveriam ficar um período sem comer comida alguma, para se dedicarem a orar e pedir perdão ao Senhor por todos os seus pecados. 

Josafá, diante de todos os homens, mulheres e até os bebês de colo, orou assim: Oh Yahweh, o Senhor é o Deus dos nossos pais, mas também é o Senhor de toda a terra. Somente nas tuas mãos há poder e força e nenhum inimigo consegue te vencer. Por isso estamos aqui Senhor, para pedir socorro contra esses inimigos que querem nos expulsar da terra que o Senhor mesmo nos deu. Por favor, Senhor, lute por nós, porque não temos poder suficiente para enfrentar esse exército imenso que vem nos atacar! Nós não sabemos o que fazer, porém, nós olhamos agora para o alto, para o Senhor! 

Então, de repente, um profeta chamado Jaaziel, ficou cheio do Espírito Santo e se levantou no meio do povo para dar a resposta que todos buscavam. Sabem o que ele disse? "Prestem atenção, todo povo, assim diz o Senhor: Não tenham medo nem se assustem por causa desse grande exército que está vindo contra vocês, porque essa luta quem vai lutar não são vocês, mas sou Eu, o Senhor! Amanhã mesmo vocês vão descer para lutar contra esse exército, são que vocês não lutarão. Vocês ficarão parados, não precisarão lutar. Só vão observar o livramento que Deus vai dar para vocês, povo de Judá e para Jerusalém. Não tenham medo nem fiquem assustados. Amanhã vão encontrá-los, porque o Senhor está com vocês".

Ah, que resposta maravilhosa para o povo que estava com tanto medo! O rei Josafá se ajoelhou e colocou o rosto no chão se humilhando diante de Deus, agradecendo por sua resposta. E os moradores de Judá fizeram como o rei fez. Se ajoelharam perante Deus e começaram a louvar e a adorar ao Senhor. Todos os levitas, pessoas responsáveis pela adoração do povo, começaram a cantar em adoração ao senhor.

E no outro dia, bem cedinho, obedeceram ao que Deus mandou. Josafá juntou todo o seu exército para descer para o campo de batalha. Mas na linha de frente, ele não colocou soldados! Ele colocou os levitas, que cuidavam da adoração do templo. Enquanto todo o exército ia marchando, os levitas iam cantando ao Senhor. Eles cantavam assim: "Vamos agradecer ao Senhor, porque a sua misericórdia dura para sempre".

Assim que eles começaram a cantar e dar louvores a Deus, o Senhor fez com que uma coisa muito esquisita acontecesse!  Os moabitas e amonitas começaram a brigar uns com os outros, sim, o exército que estava unido para invadir Judá começou a lutar entre si e eles lutaram até morrerem todos. 

Assim que os soldados de Judá chegaram perto, ao invés de virem um grande exército pronto para lutar, viram somente os corpos dos inimigos espalhados pelo campo. Josafá e seus soldados foram até lá e encontraram muitos objetos de ouro e de prata. Tanta coisa de valor, que demorou três dias para que eles recolhessem tudo. De fato, como disse o Senhor, não precisaram lutar, somente adorar. E Deus deu a eles uma grande vitória.

Josafá deu àquele lugar o nome de Vale de Berakah, que quer dizer, Vale da Bênção. E lá eles se reuniram para mais uma vez louvar ao Senhor porque Ele lhes deu uma grande vitória sobre os seus inimigos.

Encerramento:

Crianças, a Bíblia nos ensina sobre as armas de guerra que um Soldado do Exército de Deus usa. Que tipo de armas são essas? Fuzil? Metralhadora? Bombas? Mísseis?

Não! As nossas armas de guerra são bem diferentes das armas de guerra do mundo. E até os soldados que lutam no exército aqui da terra, zombariam de vocês caso vocês dissessem que usam essas armas. Mas são exatamente essas armas que destroem os inimigos de Deus, a quem Satanás usa para acabar com o povo de Deus e tomar seu território.

Que armas são essas?

1) A primeira arma se chama Oração. Sim, muitas vitórias são conseguidas quando dobramos os nossos joelhos e clamamos ao Senhor. E não foi o que Josafá fez? Ele juntou todo o povo para orar, buscando o socorro de Deus.

2) A segunda arma se chama Jejum, que é tirar algum alimento, ou todo alimento por um período de tempo. O jejum é uma forma de mostramos para Deus que estamos mais preocupados em ouvir a sua voz do que comer comida. Ele é praticado por todos aqueles que querem ter mais poder do Espírito Santo para vencer as guerras e para fazer o que Deus deseja. Ele é também usado como uma forma de mostrar para Deus que estamos arrependidos de nossos pecados e mostrar que precisamos do seu socorro. Josafá estabeleceu um jejum nacional, ou seja, todos os moradores de Judá, desde os mais velhos até os mais novos, ficaram um período de tempo sem comer, porque eles precisavam da atenção do Senhor Deus. E Deus respondeu, amém, porque Ele sempre atende a oração de quem é humilde.

3) A terceira arma se chama Palavra Profética. Vejam que interessante: Depois que o povo orou e jejuou, Deus levantou um profeta, um homem para trazer a resposta. E o que ele disse? Que eles deveriam descer para o campo de batalha, mas não deveriam ter medo. Eles deveriam só ficar parados, observando, porque o Senhor lutaria por eles. O rei Josafá disse ao seu exército: "Creiam sem sombra de dúvidas que Yahweh está conosco. Mas acreditem nos profetas de Deus, porque se acreditarmos no que eles dizem, vamos ter a vitória". (2 Cr 20.20). Eles poderiam ter ido lutar com seu pequeno exército, sem acreditar na palavra do profeta. Com certeza teriam sido derrotados. Mas preferiram fazer como o profeta disse. E deu tudo certo!

4) E a última arma, é uma arma muito, muito poderosa. Vários soldados de Deus já descobriram o poder dela e a usam sempre. Essa arma se chama Adoração. Sim, crianças, há momentos que não precisamos brigar, nem fazer guerra, mas somente adorar a Deus. Cantar que Deus é bom e misericordioso, cantar que confiamos em Deus, isso irrita tanto o inimigo. Porque as notas e as letras das músicas de adoração a Deus colocam o exército de Satanás em confusão. A verdade é que eles não suportam ouvir que Deus é bom, que Ele não falha, eles ficam irritados e perdem o poder. Como foi com Josafá! Aleluia!!

Soldados de Cristo, sigam o plano. Orem, jejuem, acreditem nos profetas e adorem a Deus sempre. Nada de usar sua boca para cantar músicas compostas pelo exército inimigo. Assim vocês colocarão o exército de Satanás em confusão e conquistarão muito território para Jesus.

Ministrador: Ore com nossas crianças, pedindo perdão ao Senhor, por eles não usarem as armas corretas na batalha espiritual. Peça que o Senhor abra os ouvidos e olhos espirituais das crianças para que elas vejam as coisas de Deus e possam ouvi-lo sempre. Peçam perdão a Deus, pelas vezes que nossas igrejas não acreditaram nos profetas. Peçam perdão por usarem a boca para cantar músicas que não são de louvor a Deus. E profetize sobre nossos pequenos, peça que o Espírito Santo dê o dom de profecia para todos eles. Aleluia!


Salmo da Semana:


Figuras:















Manual do Bom Soldado:



Você sabia?



Usando a Espada do Espírito:





Tarefa da Semana:


 


quinta-feira, 16 de novembro de 2023

34 - Exército dividido, exército banido!

 

 Check in - Identificação de Visitantes

*Lanche

*Start Desafio: 

Material necessário: 10 copos plásticos; 1 rolo de fita adesiva; Bolinhas de ping pong.

Organização: A atividade pode ser executada em equipes ou separando de 10 em 10 para tentar o arremeço e conforme os que acertarem irem progredindo até ficar 1 vencedor. Colar fita adesiva no fundo do copo deixando um pedaço para fora que deverá ser fixado ao chão e assim o copo ficará deitado com a boca para frente. 

Fazer uma linha de lançamento de 2 passos, a criança deverá lançar a bolinha pelo chão em direção ao copo e quando a bolinha entrar no copo ela irá virar o copo para cima que devido a fita colada em baixa irá levantar.

*Oração de Abertura/Cobertura

*Música: Nada é impossível - Quatro por um

*Ofertório

*Tempo de Oração:  Tenham um tempo de pedido de perdão por toda a idolatria que acontece na sua cidade. Orem para que o Senhor abra os olhos e os ouvidos dos moradores da cidade e eles reconheçam que Yahweh é o único Deus.


*Start Games:  

Material necessário: Copo plástico (1 para cada criança); Bolinha (1 para cada dupla) 

Organização: Formar 2 fileiras sendo uma de frente para a outra, entregar os copinhos e depois colocar uma bolinha nos copinhos da fileira A. 

Execução: A fileira A estará a 1 passo da fileira B. A fileira que esta com a bolinha irá lançar para a criança a sua frente que ao receber a bolinha dentro do copinho irá dar um passo para trás e assim sucessivamente até que reste apenas uma dupla vencedora da atividade.


Ministração  -   Exército Dividido, Exército banido! (2 Reis 15.17-22; 17:1-23 )

Vocês sabiam que um militar pode ser banido de um exército? Sim! E o que é ser banido? É ser expulso para nunca mais voltar! O que faz um soldado ser expulso de um exército? (deixe que as crianças contribuam, mas você precisa estar por dentro do assunto).Ser soldado não é para quem quer, mas sim para quem obedece ordens. Pessoas obedientes às regras do Comandante são consideradas dignas de permanecer no exército, mas os desobedientes...ah, eles são banidos.

Quando o povo de Israel se dividiu em dois reinos, as dez tribos do norte receberam o nome de Israel e as dez tribos do sul receberam o nome de Judá.  O reino de Israel teve  19 reis e uma rainha! O reino de Judá teve muitos reis que desobedeceram a Deus. Quem aqui pode se lembrar do pior pecado que os reis cometeram? (adorar aos ídolos no lugar de adorar a Deus). Mas também teve muitos reis que obedeceram a Deus e fizeram o que Ele aprova. Mas no reino de Israel, todos os reis, todos os reis foram maus e fizeram o que o Senhor reprova.

Deus avisou o povo, usando a vida dos profetas, que se eles não parassem de adorar aos ídolos e se voltasse de todo o coração para o Senhor, então eles seriam derrotados. Os exércitos inimigos os invadiriam, roubariam tudo o que eles tinham e os levaria como escravos para um país estranho. 

Por isso, quando Menaém era rei de Israel, aconteceu exatamente o que o Senhor prometeu. O rei da Assíria chamado Tiglate Pileser, com um enorme exército, cercou Israel para destruí-lo. Mas o rei Menaém deu ao rei uma quantia enorme de prata, por isso o exército da Assíria não invadiu Israel. Mas depois que Menaém morreu, o exército da Assíria voltou a cercar Israel e dessa vez fez um estrago! Os soldados invadiram muitas cidades de Israel e levaram o povo como escravos para a Assíria. 

E então, assumiu o trono de Israel o último rei, chamado Oséias. A situação em Israel estava muito, muito ruim. Todos estavam assustados e com medo. Será que Oséias, o último rei, se arrependeria e buscaria ao Senhor? Não, não mesmo. Ele continuou no mesmo erro dos outros reis - adorou muitas imagens e desobedeceu ao Senhor Deus.

Por esse motivo, aconteceu o pior. O exército assírio montou acampamento ao redor de Israel e ali ficou por três anos inteiros! Não entrava nada em Israel e as pessoas começaram a morrer de fome e de sede. Então, finalmente Oséias se entregou e entregou todo o Israel nas mãos do exército da Assíria. 

Todos os moradores de Israel, eles e tudo o que tinham, foram levados como prisioneiros! Sim, o reino de Israel, com todas as suas dez tribos deixou de existir completamente. Eles foram levados para a Assíria e por lá ficaram. E o rei da Assíria forçou o povo da Babilônia a ir morar nas terras do povo de Israel e assim terminou o Reino de Israel.

Encerramento:

Em II Reis 17.7 -23 lemos: Todas essas coisas tristes aconteceram porque os israelitas pecaram contra Yahweh. Eles construíram vários altares idólatras, ergueram colunas e postes para a adoração dos deuses dos povos de Canaã.  Deus chamou a atenção deles várias vezes, por meio dos profetas, chamando-os para o arrependimento, mas eles não deram ouvidos. Continuaram teimando em adorar outros deuses; até mesmo jogaram seus filhos no fogo como oferta para esses deuses. Foi muito terrível o que eles fizeram. Por esse motivo, Israel foi banido da sua própria terra e nunca mais voltou a habitá-la!

Cada um de vocês foi escolhido a dedo por Deus para fazer parte desse grande exército do Senhor, que vai derrotar o exército de Satanás e vai conquistar a cidade. Mas para que tudo dê certo e o Exército de Deus seja vitorioso, você precisa tomar muito cuidado para que um território muito especial não seja invadido pelo inimigo - o seu coração. Sim, é o seu coração que o inimigo está pensando em invadir! Porque ele quer roubar esse território do Senhor Deus.

A Bíblia nos ensina em Provérbios 4.23 que de tudo o que podemos vigiar, temos que vigiar e proteger o nosso coração, porque é dele que vem toda a nossa vida. Sim, você precisa vigiar para que seu coração não se torne dividido, como o coração de todos os reis de Israel. Todos eles foram alertados pelos profetas a não se desviarem de Deus nem da obediência a Ele. Mas, eles seguiram o exemplo dos países vizinhos e adoraram a ídolos.

Todos nós temos muitos amigos que não são cristãos.Seus amigos fazem coisas muito erradas e até mesmo convidam você para participar delas? Conte para nós, quais são os péssimos exemplos que você já viu seus amigos praticando ou convidando você para praticar.

É certo que, assim como os países vizinhos de Israel tinham muita influencia sobre o povo, seus amigos também terão muita influencia sobre você. E você precisa vigiar o seu coração para não seguir o exemplo deles.  Uma das ordens de Deus é que você o ame de todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças.

Não permita que o diabo entre em seu coração e o divida no meio. Era assim que o povo estava, dividido entre adorar a Deus e adorar aos ídolos. E foi exatamente isso, essa divisão que os fez serem derrotados pelo inimigo e banidos da sua terra.

E como bons soldados, precisamos amar a Deus com todo o nosso coração. Sim, porque, se amamos a Deus de todo o nosso coração, vamos obedecê-lo em tudo. Se amamos a Deus de todo o nosso coração, vamos dizer não a todo convite ou exemplo que possa nos fazer desobedecer ao Senhor. Se amamos a Deus, vamos vigiar para não deixar o inimigo invadir nosso coração. E se amamos a Deus, nunca perderemos um território, pelo contrário, vamos conquistar cada vez mais territórios para o Senhor.

Amém, soldados? Sigam o plano! Guardem bem o coração de vocês, não deixem que ele fique dividido entre Deus e seus amigos e...obedeçam ao Comandante em tudo. Vamos conquistar muitas vidas para Jesus!


Ministrador:   Como está o seu coração hoje? Ele é totalmente do Senhor? Coloque as crianças sentadas no chão. Peça ao Espírito Santo  que revele a elas que tipo de pecado o inimigo colocou em seu coração. Você pode usar exemplos: Se você desobedece seus pais, então seu coração está dividido. Se você fala palavrão, ele também está dividido. Se você é mentiroso...briguento, rebelde....então seu coração está dividido. Declarem: Senhor, eu peço perdão por não ter vigiado o meu coração. Me perdoa porque eu deixei o inimigo trazer para dentro dele....(o pecado da criança). Mas agora eu me arrependo e peço que o Senhor purifique meu coração com o sangue de Jesus. Eu expulso para fora todo o pecado. Eu não vou mais ter um coração dividido, pois não quero ser banido do seu exército. O meu coração é inteiramente seu, Senhor, em nome de Jesus. Amém.

Creia no poder do Espírito Santo para convencer as crianças e no poder do sangue de Jesus para purificá-las de toda a injustiça.


Salmo da Semana:





Figuras: (freebibleimages.org.br)














Manual do Bom Soldado:



Você sabia?





Usando a Espada do Espírito:



Tarefa para Pais e Filhos:




terça-feira, 7 de novembro de 2023

33 - Mais fortes que o inimigo!

 Check in - Identificação de Visitantes

*Lanche

*Start Desafio: 

Material necessário: 

*Oração de Abertura/Cobertura

*Música: Nada é impossível - Quatro por um

*Ofertório

*Tempo de Oração:  Há muitas crianças que estão em perigo no dia de hoje. E que tipo de perigo? Pais e mães que bebem ou usam drogas e largam seus filhos sozinhos. Crianças que estão sendo vítimas de bullying na escola. E crianças que são vítimas de abuso de todos os tipos. Vamos orar para o Senhor, Yahweh, libertar essas crianças?


*Start Games:  

Material necessário: 


Ministração  -   (2 Reis 6.8-23 )

Você sabe o que é um cerco militar? É um plano usado por um exército para derrotar o inimigo. Esse plano consiste em: cercar uma cidade com um grande exército, para que ninguém saia dela e para que ninguém entre. Quando uma cidade está debaixo de um cerco militar, os soldados impedem que a comida e a água chegue até os moradores. Na época dos reis de Israel, um cerco podia durar meses e até mesmo anos! Se o rei não se rendesse, seus habitantes morriam de fome e de sede! Triste não é mesmo?

Pois um dia, o rei Ben Hadade, da Síria, juntou seu poderoso exército e entrou em guerra contra Israel. Ele precisava de um lugar para que seus soldados ficassem acampados e pudessem guerrear com segurança, por isso, conversou com seus oficiais em  segredo e escolheu o lugar. Porém, quando o exército foi até esse lugar, os soldados de Israel estavam lá, impedindo que o inimigo acampasse ali!

Então, mais uma vez, o rei da Síria se reuniu secretamente para escolher um novo lugar. E mais uma vez, ao chegarem lá, encontraram os soldados de Israel acampados. E isso aconteceu muitas outras vezes, por isso, o rei Ben Hadade chamou seus oficiais para descobrir quem era o traidor, o soldado que estava contando seus planos para o exército de Israel! Ah ele iria pagar muito caro por isso!

Mas, o que Ben Hadade soube era que não havia traidor em seu exército! Quem estava contando para o rei de Israel sobre os locais de acampamento do exército da Síria era o profeta Eliseu. E quem estava contando para o profeta Eliseu? Com certeza era o Senhor, que nunca esconde nenhum segredo dos seus amados profetas, porque Ele ama Israel e queria protegê-lo. Aliás, Deus sempre protegerá Israel!

Agora o rei Ben Hadade estava com muita, muita raiva de Eliseu, porque Eliseu estava atrapalhando os seus planos. Por isso, chamou um batalhão de soldados, com cavalos e carros guerra, para  ir até a cidade onde Eliseu estava, para capturá-lo e levá-lo como escravo para a Síria! 

O grande batalhão chegou em silêncio, durante a noite, e cercou a cidade onde Eliseu morava. Pela manhã, bem cedinho, Eliseu e seu servo estavam saindo de casa, quando se depararam com o batalhão cercando a cidade, com seus carros e cavalos de guerra. O servo de Eliseu ficou desesperado! Ele disse para Eliseu: E agora, meu senhor, o que vamos fazer? O inimigo é mais forte do que nós e agora nós somos dois homens mortos!

Porém, Eliseu não estava com medo. Ele acalmou o seu servo dizendo: "Não tenha medo, meu servo! São mais numerosos os que estão conosco do que os que estão com eles"! (v. 16). Mas o servo não estava vendo o que o profeta dizia....ele simplesmente via aquele batalhão do exército inimigo, pronto para atacá-los, até que Eliseu orou: "Senhor, abre os olhos dele a fim de que ele consiga ver!"  Naquele momento, Deus abriu os olhos espirituais do servo de Eliseu e ele pôde ver! Sim, ele viu um exército muito maior do que o dos Sírios! Era um exército de cavalos e carros de fogo e estavam na montanha, ao redor de Eliseu.

Uau, que coisa maravilhosa! Enquanto Eliseu orou para Deus abrir os olhos do seu servo, ele também orou para que os soldados de Ben-Hadade não os enxergasse mais! E eles ficaram cegos!  Eliseu disse a eles: essa não é a cidade que vocês procuram, me sigam e eu vou levar vocês até lá! E Eliseu levou todos os soldados até Samaria, onde e os colocou bem de frente ao exército de Israel e orou para Deus abrir os seus olhos! E os soldados ficaram apavorados quando viram que estavam em Samaria!

Mas Deus disse para o rei e Israel que não era para matá-los, mas sim para dar comida e água e os enviarem de volta para casa! Uau! Por causa desse motivo, as tropas da Síria desistiram por algum tempo de tentar invadir o território de Israel.

Encerramento:  

Crianças, em I Pedro 5.8 encontramos a seguinte ordem de Deus para os seus soldados: Estejam alertas e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor de vocês, rugindo como um leão, procurando vos tragar. 

Essa é uma verdade que você deve guardar em seu coração. Assim como o rei da Síria estava rondando Israel, procurando um lugar para acampar e depois atacar, o diabo também fica nos rondando para nos atacar. Sim, ele tenta nos cercar de diversas formas e depois dá o seu rugido para que nós fiquemos com muito medo!

Quais as formas que o diabo procura nos atacar? Bem, ele procura atacar usando um sentido chamado VISÃO! Vejam o servo de Eliseu, ele teve muito, muito medo, não é mesmo? Isso porque ele estava vendo os muitos soldados da Assíria e seus cavalos, suas armas e seus carros de guerra, era isso que ele estava vendo!

Sim, e aquilo que a gente vê pode muito bem nos colocar medo e roubar a nossa confiança em Deus: as brigas dentro de casa, as guerras que acontecem no mundo, as mortes, os roubos, as agressões, são coisas que vemos todos os dias. E se vocês não tomarem cuidado, essas coisas vão enchendo vocês de medo, de forma que vocês percam a coragem de lutar pelo Senhor. Vocês devem evitar ver em excesso coisas desse tipo: filmes de terror, lutas sangrentas, brigas e até mesmo filmes de guerras violentas. Não encham a cabeça com essas coisas porque isso perturbará vocês. Evitem ver filmes e também jogar jogos violentos ou de terror.

Obedeçam à ordem do Senhor! Estejam alertas e vigiem muito! Para que vocês não fiquem presos no cerco que o inimigo tenta fazer para  nos intimidar! E que o Senhor Deus dê a vocês inteligência para não cair nessa cilada do inimigo, amém? Que o rugido de Satanás não coloque medo em vocês. Porque ele pode estar até ao redor, rugindo bem alto, mas há algo espiritual que vocês não estão vendo e é exatamente aquilo que o servo de Eliseu viu: há um exército de anjos muito grande ao nosso redor, e eles estão acampados, nos defendendo de todo plano do diabo! "O anjo do Senhor acampa-se ao redor daqueles que o temem e os livra" Salmo 34.7. Isso não é maravilhoso?

Crianças, a FÉ em Deus é uma das nossas armas de guerra mais poderosas. Ela se torna um escudo para proteger as nossas emoções. Nós precisamos confiar no Senhor e não importa o que vejamos, precisamos crer que Deus mesmo sempre enviará anjos para nos proteger e nos livrar de todo o mal amém? Sempre, sempre acredita que somos mais fortes do que o inimigo, por causa do poder do nosso General, Jesus Cristo.

É Ele quem nos dá poder para lutar em seu Exército e para vencer o inimigo, amém, Soldados? Sigam o plano. Com o Senhor nunca estaremos sozinhos. Somos mais fortes do que o inimigo e ele não vai roubar a nossa fé em Deus! Vamos resistir e vencer!


Ministrador:   Como foi que Eliseu venceu a batalha? Orando e orando. E uma das orações que ele fez foi para que o Senhor abrisse os olhos do seu servo, para que ele visse o batalhão de anjos que os protegia. Vamos orar para que Deus abra os nossos olhos para que vejamos os anjos de Deus que nos protegem? Vamos orar para que o Senhor abra os nossos olhos para vermos o quanto Ele ama e protege os seus soldados, principalmente quando eles estão em posição de combate, correndo perigo? Amém?


Salmo da Semana:





Figuras:
























Manual do Bom Soldado:


Você sabia?




Usando a Espada do Espírito:




Tarefa da Semana:



20 - Meu Tesouro Precioso: Deus fez um plano para mim

A BERTURA Oração de cobertura  Louvor  Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta:  Vocês sabiam que...