Check in - Identificação de Visitantes
*Lanche
*Start Desafio:
*Música: Nada é impossível - Quatro por um
*Ofertório
Shalom, Ministros de Crianças! Esse blog foi criado para enriquecer a sua Rede de Crianças. Com estudos organizados por temas anuais, você poderá ensinar às Crianças sobre o Senhor nosso Deus e seus princípios, tão claramente ensinados em Sua Palavra. Fique à vontade para usá-los. Deus abençoe vocês e cada criança do seu lindo ministério. Qualquer dúvida, é só entrar em contato.
Check in - Identificação de Visitantes
*Lanche
*Start Desafio:
*Música: Nada é impossível - Quatro por um
*Ofertório
Check in - Identificação de Visitantes
*Lanche
*Start Desafio:
*Música: Nada é impossível - Quatro por um
*Ofertório
Quem aqui gosta de música? Para que serve a música? Quais sensações a música traz? Ministrador, se quiser, coloque trechos de músicas (gospel) como: funk, samba, worship, música clássica...Você se lembra de um rei que era adorador? Qual o nome dele? E o que a música que ele tocava fazia? (Davi tocava harpa para o rei Saul e o espírito maligno que o atormentava ia embora; as crianças já aprenderam isso na Ministração 24).
Josafá foi um dos reis do Reino do Sul, conhecido como Reino de Judá. É importante que vocês saibam, que todos os reis do Reino de Judá foram descendentes do rei Davi, enquanto que no reino do Norte, os reis eram de famílias e tribos diferentes.
Nos dias do seu reinado, dois povos, os moabitas e amonitas decidiram atacar o reino de Josafá. E isso chegou aos ouvidos do rei. Vocês podem imaginar como ele se sentiu? A Bíblia diz que ele sentiu muito, muito medo, pois o povo de Judá não tinha um exército tão grande para lutar contra esses dois povos.
Então o rei Josafá, mais do que depressa, foi buscar ajuda de quem poderia ajudá-lo - o Senhor Deus de Israel, Yahweh! Ele chamou todas as pessoas do seu reino parar jejuar. Todos deveriam ficar um período sem comer comida alguma, para se dedicarem a orar e pedir perdão ao Senhor por todos os seus pecados.
Josafá, diante de todos os homens, mulheres e até os bebês de colo, orou assim: Oh Yahweh, o Senhor é o Deus dos nossos pais, mas também é o Senhor de toda a terra. Somente nas tuas mãos há poder e força e nenhum inimigo consegue te vencer. Por isso estamos aqui Senhor, para pedir socorro contra esses inimigos que querem nos expulsar da terra que o Senhor mesmo nos deu. Por favor, Senhor, lute por nós, porque não temos poder suficiente para enfrentar esse exército imenso que vem nos atacar! Nós não sabemos o que fazer, porém, nós olhamos agora para o alto, para o Senhor!
Então, de repente, um profeta chamado Jaaziel, ficou cheio do Espírito Santo e se levantou no meio do povo para dar a resposta que todos buscavam. Sabem o que ele disse? "Prestem atenção, todo povo, assim diz o Senhor: Não tenham medo nem se assustem por causa desse grande exército que está vindo contra vocês, porque essa luta quem vai lutar não são vocês, mas sou Eu, o Senhor! Amanhã mesmo vocês vão descer para lutar contra esse exército, são que vocês não lutarão. Vocês ficarão parados, não precisarão lutar. Só vão observar o livramento que Deus vai dar para vocês, povo de Judá e para Jerusalém. Não tenham medo nem fiquem assustados. Amanhã vão encontrá-los, porque o Senhor está com vocês".
Ah, que resposta maravilhosa para o povo que estava com tanto medo! O rei Josafá se ajoelhou e colocou o rosto no chão se humilhando diante de Deus, agradecendo por sua resposta. E os moradores de Judá fizeram como o rei fez. Se ajoelharam perante Deus e começaram a louvar e a adorar ao Senhor. Todos os levitas, pessoas responsáveis pela adoração do povo, começaram a cantar em adoração ao senhor.
E no outro dia, bem cedinho, obedeceram ao que Deus mandou. Josafá juntou todo o seu exército para descer para o campo de batalha. Mas na linha de frente, ele não colocou soldados! Ele colocou os levitas, que cuidavam da adoração do templo. Enquanto todo o exército ia marchando, os levitas iam cantando ao Senhor. Eles cantavam assim: "Vamos agradecer ao Senhor, porque a sua misericórdia dura para sempre".
Assim que eles começaram a cantar e dar louvores a Deus, o Senhor fez com que uma coisa muito esquisita acontecesse! Os moabitas e amonitas começaram a brigar uns com os outros, sim, o exército que estava unido para invadir Judá começou a lutar entre si e eles lutaram até morrerem todos.
Assim que os soldados de Judá chegaram perto, ao invés de virem um grande exército pronto para lutar, viram somente os corpos dos inimigos espalhados pelo campo. Josafá e seus soldados foram até lá e encontraram muitos objetos de ouro e de prata. Tanta coisa de valor, que demorou três dias para que eles recolhessem tudo. De fato, como disse o Senhor, não precisaram lutar, somente adorar. E Deus deu a eles uma grande vitória.
Josafá deu àquele lugar o nome de Vale de Berakah, que quer dizer, Vale da Bênção. E lá eles se reuniram para mais uma vez louvar ao Senhor porque Ele lhes deu uma grande vitória sobre os seus inimigos.
Encerramento:
Crianças, a Bíblia nos ensina sobre as armas de guerra que um Soldado do Exército de Deus usa. Que tipo de armas são essas? Fuzil? Metralhadora? Bombas? Mísseis?
Não! As nossas armas de guerra são bem diferentes das armas de guerra do mundo. E até os soldados que lutam no exército aqui da terra, zombariam de vocês caso vocês dissessem que usam essas armas. Mas são exatamente essas armas que destroem os inimigos de Deus, a quem Satanás usa para acabar com o povo de Deus e tomar seu território.
Que armas são essas?
1) A primeira arma se chama Oração. Sim, muitas vitórias são conseguidas quando dobramos os nossos joelhos e clamamos ao Senhor. E não foi o que Josafá fez? Ele juntou todo o povo para orar, buscando o socorro de Deus.
2) A segunda arma se chama Jejum, que é tirar algum alimento, ou todo alimento por um período de tempo. O jejum é uma forma de mostramos para Deus que estamos mais preocupados em ouvir a sua voz do que comer comida. Ele é praticado por todos aqueles que querem ter mais poder do Espírito Santo para vencer as guerras e para fazer o que Deus deseja. Ele é também usado como uma forma de mostrar para Deus que estamos arrependidos de nossos pecados e mostrar que precisamos do seu socorro. Josafá estabeleceu um jejum nacional, ou seja, todos os moradores de Judá, desde os mais velhos até os mais novos, ficaram um período de tempo sem comer, porque eles precisavam da atenção do Senhor Deus. E Deus respondeu, amém, porque Ele sempre atende a oração de quem é humilde.
3) A terceira arma se chama Palavra Profética. Vejam que interessante: Depois que o povo orou e jejuou, Deus levantou um profeta, um homem para trazer a resposta. E o que ele disse? Que eles deveriam descer para o campo de batalha, mas não deveriam ter medo. Eles deveriam só ficar parados, observando, porque o Senhor lutaria por eles. O rei Josafá disse ao seu exército: "Creiam sem sombra de dúvidas que Yahweh está conosco. Mas acreditem nos profetas de Deus, porque se acreditarmos no que eles dizem, vamos ter a vitória". (2 Cr 20.20). Eles poderiam ter ido lutar com seu pequeno exército, sem acreditar na palavra do profeta. Com certeza teriam sido derrotados. Mas preferiram fazer como o profeta disse. E deu tudo certo!
4) E a última arma, é uma arma muito, muito poderosa. Vários soldados de Deus já descobriram o poder dela e a usam sempre. Essa arma se chama Adoração. Sim, crianças, há momentos que não precisamos brigar, nem fazer guerra, mas somente adorar a Deus. Cantar que Deus é bom e misericordioso, cantar que confiamos em Deus, isso irrita tanto o inimigo. Porque as notas e as letras das músicas de adoração a Deus colocam o exército de Satanás em confusão. A verdade é que eles não suportam ouvir que Deus é bom, que Ele não falha, eles ficam irritados e perdem o poder. Como foi com Josafá! Aleluia!!
Soldados de Cristo, sigam o plano. Orem, jejuem, acreditem nos profetas e adorem a Deus sempre. Nada de usar sua boca para cantar músicas compostas pelo exército inimigo. Assim vocês colocarão o exército de Satanás em confusão e conquistarão muito território para Jesus.
Ministrador: Ore com nossas crianças, pedindo perdão ao Senhor, por eles não usarem as armas corretas na batalha espiritual. Peça que o Senhor abra os ouvidos e olhos espirituais das crianças para que elas vejam as coisas de Deus e possam ouvi-lo sempre. Peçam perdão a Deus, pelas vezes que nossas igrejas não acreditaram nos profetas. Peçam perdão por usarem a boca para cantar músicas que não são de louvor a Deus. E profetize sobre nossos pequenos, peça que o Espírito Santo dê o dom de profecia para todos eles. Aleluia!
Salmo da Semana:
Figuras:
Manual do Bom Soldado:
Você sabia?
Usando a Espada do Espírito:
Tarefa da Semana:
Check in - Identificação de Visitantes
*Lanche
*Start Desafio:
Material necessário: 10 copos plásticos; 1 rolo de fita adesiva; Bolinhas de ping pong.
Organização: A atividade pode ser executada em equipes ou separando de 10 em 10 para tentar o arremeço e conforme os que acertarem irem progredindo até ficar 1 vencedor. Colar fita adesiva no fundo do copo deixando um pedaço para fora que deverá ser fixado ao chão e assim o copo ficará deitado com a boca para frente.
Fazer uma linha de lançamento de 2 passos, a criança deverá lançar a bolinha pelo chão em direção ao copo e quando a bolinha entrar no copo ela irá virar o copo para cima que devido a fita colada em baixa irá levantar.
*Música: Nada é impossível - Quatro por um
*Ofertório
Salmo da Semana:
Check in - Identificação de Visitantes
*Lanche
*Start Desafio:
Material necessário:
*Música: Nada é impossível - Quatro por um
*Ofertório
A BERTURA Oração de cobertura Louvor Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta: Vocês sabiam que...