Check in - Receber as crianças com alegria e um abraço apertado.
Lanche
Abertura - Oração de cobertura
Música - O Céu é o Meu lugar - Casa Worship
https://www.youtube.com/watch?v=iPgPnidwl30
Ministração - Deus é o criador de tudo (Gênesis 1.1-31)
Material: Figuras da Ministração, Figurinhas.
Com as crianças sentadas, antes da ministração, coloque a música as crianças (pode ser com o vídeo).
Livros da Bíbllia - 3 Palavrinhas. https://www.youtube.com/watch?v=C7gZw6Qr2sw&t=63s
Quem aqui já criou alguma coisa, por exemplo na feira de ciências da Escola? O que criou? Como foi o processo de criação e o que você usou? Deu certo? E como você ficou quando terminou? Mas você já tentou criar alguma coisa com apenas a sua voz? Bem, com sua voz você chama mamãe e ela vem. Chama o seu pet e ele vem. Mas chamar uma coisa que não existe e ela aparecer? Bem, isso é impossível para os homens. Mas para Deus não.
No começo do mundo nem havia mundo. Na verdade a terra não tinha formato nenhum, estava escura e cheia de água. Então, de repente, no Universo inteiro, se ouviu uma voz que dizia: Apareça a Luz! De quem era essa voz? Quem estava mandando aparecer a Luz? Deus. Sim, foi Deus quem criou todas as coisas. E no mundo inteiro tudo obedece à sua voz.
Antes de vir a ordem de Deus estava tudo escuro. Tudo quieto e sem movimento. Mas foi só Deus dar uma ordem e as coisas começaram a se mexer. Como foi? Bem, Moisés, o escritor do Gênesis não explicou como foi. Mas explicou que Deus disse e tudo apareceu.
Deus disse: Apareça a Luz! E tudo ficou claro. Então ele disse para a luz que ela brilharia por um período de tempo no céu. Ele chamou esse tempo de Dia. E depois que a luz fosse embora, viria a escuridão. A esse tempo Deus chamou Noite. Tudo isso aconteceu no primeiro dia.
Então Deus disse novamente: Apareça entre as águas um limite para separá-las em duas partes. E foi assim que apareceu a atmosfera. Água para baixo, espaço do ar e água para cima, em formato de nuvens. E Deus deu a essa água de cima o nome de Céu. Ele fez isso no segundo dia.
No terceiro dia Deus disse: Águas que estão em baixo, se reúnam em uma parte só, para que apareça a terra seca! E assim foi. As águas se acumularam num canto só e toda a parte seca ficou acumulada no meio. E Deus chamou a essa parte seca de Terra. E toda a parte das águas ele deu o nome de Mares. Ah, quando Deus viu o que estava acontecendo na terra, ficou tão feliz! Pois tudo obedecia à sua voz, ao Seu comando. E Deus viu que tudo era bom.
Deus disse: Que a parte seca fique cheia de plantas e árvores! E que elas produzam frutos e sementes, para poderem espalhar sobre a terra. E a terra se encheu de árvores, flores e plantas. Podem imaginar o cheiro daquelas árvores novinhas? Deus também gostou e viu que tudo era bom. E tudo isso ele criou no terceiro dia.
Agora veio a noite, e depois o dia. E então chegou o quarto dia. Deus continuou dizendo: Apareça uma estrela brilhante no céu, para iluminar o dia. E apareçam várias estrelas brilhantes para iluminar o céu à noite! Deus fez duas grandes estrelas: O Sol, para governar o dia e a Lua, para governar à noite. E Deus se admirou de como estava ficando lindo! Ele viu que era bom!
No outro dia, o quinto, o Senhor disse: Que o mar fique cheio de seres vivos e que aves voem no céu! Logo o mar começou a borbulhar com peixes e outras criaturas. E o céu agora tinha movimento. Aves de todos os tamanhos e cores começaram a voar ali. Mas agora Deus disse mais uma coisa para esses seres vivos: "Eu abençoo vocês. Que vocês tenham muitos filhotes e encham os mares. E que vocês, aves, se multipliquem na terra e encham os céus com cores"! E do jeito que Deus disse, aconteceu.
E Deus disse: Agora, que a terra se encha de todos os tipos de animais. Os selvagens e os mais calmos. Os que rastejam e os que galopam. Os que rugem e os que uivam. Os bem pequenos e gelados e os bem grandões. Assim a natureza obedeceu à voz de Deus. E a terra se encheu de animais. Vocês podem imaginar como foi espetacular ver a criação surgindo?
Era o sexto dia. A criação estava quase completa. Mas ainda havia algo a se criar. A parte mais linda e mais especial da criação. Sim, o Senhor deixou a melhor parte da criação para o final. Deus se levantou do trono e disse, não para o mundo. Nem para a natureza. Ele disse para Jesus e para o Espírito Santo: venham, vamos criar o ser humano. Ele será criado igual a nós, com conhecimento, entendimento, com voz e emoções. E a ele vamos dar o direito de controlar toda a terra que criamos. Eles vão dominar sobre os peixes, as aves e os animais!
E Deus criou os seres humanos à sua imagem, à imagem de Deus os criou: macho e fêmea os criou. Então Deus abriu a boca mais uma vez e disse: "Eu abençoo vocês! Que tenham muitos filhos. Encham a terra! E cuidem muito bem de tudo! E ainda por cima vocês podem comer de todas as frutas e vegetais que a terra dará a vocês. E vocês poderão comer também vários tipos de animais. Sim, não precisarão trabalhar, pois a terra dará alimento para vocês!" E exatamente como Deus disse, aconteceu!
Ah, que semana feliz foi a semana da criação! Deus criou tudo com muito gosto e uma riqueza de detalhes muito grande. E nos criou como obra prima da sua criação. E ficou tão feliz com tudo o que fez! Depois de ter criado tudo, o Senhor Deus descansou, no sétimo dia. Ele parou para descansar e contemplar a sua criação. Ficou tudo tão lindo!
Encerramento:
A palavra de Deus nos ensina que Deus é o Criador de todas as coisas. Tudo o que existe foi feito por Ele. E até hoje todas as coisas que existem, permanecem assim porque obedecem à Palavra de Deus.
Mas...o que a cultura do mundo ensina? Na cultura do mundo, Deus não é o criador de todas as coisas. Há uma teoria chamada Big Bang, que diz que o universo surgiu de uma grande explosão, que se esfriou gerou os planetas e que continua se espalhando e . E também tem a teoria da Evolução, de Charles Darwin, que diz que as espécies de plantas, animais e até o homem não eram assim no começo. Elas foram sofrendo mudanças até chegar onde estão e ainda vão mudar mais. Inclusive nessa teoria, que é ensinada nas escolas, o homem era a princípio um macaco que evoluiu. Ou seja, tudo o que conhecemos como criação está em constante mudança. Mas na cultura do Céu, as coisas são diferentes.
Vamos ver alguns textos da Bíblia que falam sobre isso? (Leia ou peça para alguma criança ler):
1 -Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela. João 1.3
2 - Pois assim diz o Senhor, que criou os céus, ele é Deus; que moldou a terra e a fez, ele a fundou; ele não a criou para estar vazia, mas a formou para ser habitada; ele diz: "Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro. Isaías 45.18
3 - Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas. Ap. 4.11
Sim, foi Deus quem criou todas as coisas. Ele mesmo disse isso em Sua Palavra. E o mundo inteiro tudo obedece à sua voz. Toda a natureza está exatamente no lugar onde Ele colocou. Desde a criação o sol continua no céu do dia e a lua no céu da noite. E o ser humano continua exatamente como é. Não feito do macaco, mas à imagem e semelhança de Deus. Deus é o único que pode criar as coisas do nada, conforme a sua vontade! Aleluia! Essa é a Cultura do Céu!
Você é um Cidadão do Céu. A Palavra de Deus é a verdade. Se Deus disse, dito está. Essa é a verdade que nós devemos seguir e pregar. Estaremos juntos nessa Jornada! Deus, Jesus, o Espírito Santo e nós! Domingo que vem tem mais e vamos praticar a cultura do céu durante a semana!
Ore com as crianças agradecendo ao Senhor por ter criado o mundo. Adorem a Deus porque Tudo o que Ele fez é muito bom. Agradeçam ao Senhor por ter criado as crianças, dê um tempo para que cada uma agradeça pela forma como Deus as fez. E declarem com elas: Eu sou um Cidadão do Céu. A minha cultura é a cultura do Céu!
Ofertório: Ressaltar a importância que trazemos nossas ofertas como gratidão a Deus e reconhecimento de que Ele é o rei da nossa vida. Recolher a oferta numa caixa bem linda.
Quebra gelo: A Criação
Material necessário: 12 palitos de sorvete por criança, Cola , Giz de cera ou lápis de cor.
Organização: As crianças deverão fazer um quadrado com 10 palitos e usar dois para fixar a moldura, após fixada a moldura deverão desenhar 1 dos dias da criação, orientar as crianças a escolher a sua etapa preferida.
Exemplos:
1º dia - A luz.
2º dia - O céu.
3º dia - Terra seca e vegetação.
4º dia - Corpos celestes (sol, lua, estrelas)
5º dia - Animais aquáticos e aves.
6º dia - Animais terrestres e o ser humano.
7° dia - Deus descansou
Check out: Despeça as crianças com alegria e um Deus te abençoe!
Figuras:
Memorizando a Palavra de Deus:
É Cultura do Céu:
Tarefa da Semana:
Figura Quebra Gelo:

















Nenhum comentário:
Postar um comentário