Cultura do Céu - Abertura
Shalom queridos! Começamos a partir de agora, uma nova jornada para nossas crianças. Nesse Album vamos ensiná-las todos os princípios existentes na Palavra de Deus, para um filho de Deus. Vamos incutir em seus corações a Cultura do Céu e como vivê-la nesse mundo onde tudo é contra o Céu, contra Cristo e contra os Cristãos. Eu tenho certeza que o Espírito Santo de Deus vai agir em seus corações e selar com muito poder esses princípios na vida dos nossos pequenos, para que eles façam diferença aqui na terra.
E que Deus use poderosamente sua vida nessa jornada. Que você também seja impactado e faça diferença na vida das nossas crianças e na sua Cultura. E que flua a cultura que vem do Céu! Deus nos abençoe e nos use no poder do Espírito Santo.
Pra. Raquel Giorgiani
Check in - Receber as crianças com alegria e um abraço apertado.
Lanche
Abertura - Oração de cobertura
Música - O Céu é o Meu lugar - Casa Worship
https://www.youtube.com/watch?v=iPgPnidwl30
Ministração - Um Novo Nascimento (João 3. 1-5; 14-17)
Material: Figuras da Ministração, Livro da Vida e Uma Certidão de Novo Nascimento para Cada criança.
Com as crianças sentadas, antes da ministração, coloque a música as crianças (pode ser com o vídeo).
Livros da Bíbllia - 3 Palavrinhas. https://www.youtube.com/watch?v=C7gZw6Qr2sw&t=63s
Hoje começamos nossa jornada, que durará até o final de 2024! Nessa jornada vamos aprender exatamente como se comportar aqui na terra, sendo um cidadão do céu. Entre comigo nesse foguete, querido Start Kids e vamos começar!
Você lembra do dia do seu nascimento? Com certeza não. Mas mamãe e papai com certeza mostraram fotos do dia em que você nasceu. Quem aqui já viu fotos suas quando bebê ou até mesmo na maternidade?
Pois no mesmo dia em que você nasceu, seus papais foram até um lugar chamado Cartório para fazer o registro do seu nascimento. Lá no Cartório, seus pais escreveram o seu nome completo, pelo qual você deveria ser chamado. Também escreveram que eles eram seus pais. Escreveram o dia e a hora em que você nasceu. E também escreveram a cidade e o país. E o cartório entregou para seus pais um documento muito importante, chamado Certidão de Nascimento.
A Certidão de Nascimento é um documento mais importante que uma pessoa pode ter, pois ela é a prova de que ela existe. Você só pode tirar outros documentos importantes como RG, CPF se estiver com a Certidão de Nascimento. E só pode se casar da mesma forma, levando a Certidão de Nascimento para o Cartório onde irá se casar!
Ter uma certidão de nascimento te dá um direito especial, o de ser um Cidadão. Por exemplo, se você nasceu em Campinas, é um Cidadão Campineiro! Ou seja, você tem direito a tudo o que a cidade oferece. Tem direito a votar, tem direito a usar o sistema de saúde, tem direito de comprar casa, carro. E a cidade de Campinas é uma cidade do Brasil. Então, você é um cidadão brasileiro. Tem todos os direitos que um morador do Brasil tem. Mas não só direitos, você tem muitas obrigações também, como pagar impostos, obedecer às leis. Ninguém pode tirar de você a cidadania brasileira nem da cidade em que você nasceu. Sim, você é um cidadão desde que nasceu até quando morrer!
Um dia, um homem chamado Nicodemos foi até Jesus. Ele foi à noite, escondido, pois era um líder religioso muito conhecido na sua cidade e os seus amigos religiosos não gostavam nenhum pouco de Jesus. Mas Nicodemos cria que Jesus era o filho de Deus.
Nicodemos então disse para Jesus: "Mestre, eu tenho certeza de que o Senhor é um líder muito importante, que foi enviado por Deus. Porque ninguém pode curar pessoas como o Senhor está curando, se Deus não estiver com ele!".
Jesus não disse nem que sim nem que não, para Nicodemos. Na verdade, ele disse outra coisa:"Nicodemos, quem não nascer de novo, não pode entrar no Reino de Deus". O que Jesus disse deixou Nicodemos muito confuso.
"Eu não estou entendendo o que o Senhor quer dizer. Como um homem, adulto como eu, pode nascer de novo? Eu não conseguiria entrar de novo na barriga da minha mãe. E nem poderia ir ao cartório novamente tirar minha certidão, pois se nasce uma vez só".
Mas Jesus disse a ele: "Querido Nicodemos, não estou falando sobre você nascer novamente aqui na terra. Mas estou dizendo que, para entrar no Reino de Deus, você precisa de um novo nascimento. Para entrar no Reino de Deus, você precisa nascer da água do Espírito. Ou seja, precisa ser limpo por dentro e receber o Espírito Santo em Sua vida".
Agora Nicodemos não estava entendo mais nada. O que é que Jesus estava falando? Jesus estava falando que Nicodemos, sendo um líder religioso muito importante, sabia muito sobre as coisas da terra, nos livros que havia estudado. Mas isso não podia fazê-lo entrar no Reino de Deus.
Para entrar no Reino de Deus, Nicodemos deveria em primeiro lugar, não somente acreditar que Jesus era um Mestre importante. Mas Nicodemos deveria acreditar que Jesus era o Filho de Deus, que entregou seu precioso sangue na Cruz, para nos limpar dos nossos pecados. Então Jesus disse a Ele talvez o texto mais importante da Bíblia:
"Nicodemos, um dia, o Filho do Homem (era assim que Jesus era conhecido) será levantado, para que todo aquele que Nele crer tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Único, para que todo aquele que Nele crê não morra, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, para salvar o mundo. Quem crê no Filho Único de Deus nunca será condenado ". João 3.14-18
Ah crianças, Nicodemos queria saber se Jesus era um Mestre importante. Mas Jesus queria muito mais de Nicodemos - Jesus queria que Nicodemos nascesse de novo, crendo que Jesus Cristo era o Filho de Deus, que seria levantado na Cruz para nos Salvar. Jesus queria salvar Nicodemos. Limpar seus pecados com o Seu Sangue e enviar o Espírito Santo para habitar nele.
Nicodemos entendeu tudo o que Jesus disse. E naquela mesma noite ele creu que Jesus Cristo era o filho de Deus. E ele confessou com a sua boa que Jesus Cristo era o Filho de Deus. Naquela noite, o nome de Nicodemos foi registrado num livro muito especial, que fica no Cartório do Céu - o Livro da Vida. Nicodemos nasceu de novo e se tornou um Cidadão do Céu.
Encerramento: Assim como aconteceu com Nicodemos, Jesus quer que aconteça com você hoje. Sabe por quê? Porque existe um Reino muito melhor e mais importante que esse país em que vivemos. Esse é um lugar maravilhoso, cheio de Paz e alegria. É um lugar seguro, onde somente os filhos de Deus podem habitar. Esse lugar é Reino de Deus.
E como você faz para entrar nesse lugar? Você precisa nascer de novo, como Nicodemos. Você precisa reconhecer que Jesus Cristo não é só um homem legal, que fazia e faz milagres. Ou que tinha super poderes e curava pessoas. Ou sabia ensinar muito bem. Jesus quer que você reconheça que Ele é o Filho de Deus. Que foi levantando na Cruz do Calvário, para derramar o seu sangue precioso, para que eu e você não fôssemos castigados nem condenados.
Sim, você precisa receber Jesus como Senhor e Salvador da sua vida e dizer isso bem alto, com a sua boca. Quantos aqui querem nascer de novo no Reino de Deus? Vamos orar?
Repita com as Crianças: Senhor Jesus, nesse momento eu abro o meu coração para o Senhor entrar, não como um professor, nem mesmo como um homem milagroso. Mas eu abro o meu coração para o Senhor entrar como o FILHO DE DEUS, o meu Salvador e agora Dono da Minha Vida. Perdoa e limpa todos os meus pecados. Eu quero nascer de novo, quero entrar no Reino de Deus, como Seu Filho. Me batiza com o Espírito Santo.Eu quero me tornar um cidadão do Céu. Em nome de Jesus. Amém.
Crianças, como aconteceu com Nicodemos naquela noite, agora também acontece com você. Um anjo, lá no céu, registrou numa folha do Livro da Vida que você nasceu de Novo. Sim você tem uma Certidão de Novo Nascimento lá no Céu. Por isso agora você se tornou filho de Deus. Amém. E agora que seu nome está no livro da vida, ele nunca mais poderá ser apagado. Aleluia!!
Você é um Cidadão do Céu. Você hoje ganhou um direito maravilhoso, o de ter a Vida Eterna! Isso! Você vai viver para sempre, sabia? E vai morar na Cidade Santa com o Senhor Jesus. Hoje, você levará para casa uma Cópia da Sua Certidão de Novo Nascimento, e isso é para você lembrar que não poderá mais viver uma vida fazendo o que bem quer, do jeito que todo mundo faz. Você agora vai viver, todos os dias, a Cultura do Céu, o seja, seu comportamento será, nessa jornada, um comportamento de Filho de Deus, de quem nasceu de novo. Estaremos juntos nessa Jornada! Deus, Jesus, o Espírito Santo e nós! Domingo que vem tem mais.
Ofertório: Ressaltar a importância que trazemos nossas ofertas como gratidão a Deus e reconhecimento de que Ele é o rei da nossa vida. Recolher a oferta numa caixa bem linda.
Atividade: Entregar a certidão de Novo Nascimento para as crianças. Colar o selo de autenticidade (fazer de EVA com gliter, de acordo com o exemplo).
Quebra gelo: Guarde sua salvação
Material necessário: Chaves (uma para cada criança) pode ser desenhado, impresso ou até mesmo chave. Um cadeado. Uma corrente ou corda.
Organização: Utilizar a corda ou corrente para fechar uma passagem, você pode colocar 2 cadeiras e fechar a passagem com corda e colocar o cadeado nela. (Na hora da saída colocar o mesmo obstáculo) quando o pai vir buscar a criança ela deverá fazer a atividade para sair da sala de aula (exemplificando que devemos manter a nossa chave "salvação" e guardar.
Colocar uma caixa com as chaves. Colocar uma caixa com (atividades):
Atividades:
Pular 30 vezes
Girar com os braços abertos 15 vezes
Fazer 1 flexão
Correr no lugar sem sair por 15 segundos
Abraçar 5 amigos
Dizer eu te amo para 3 pessoas na sala
Fazer uma dança maluca
Fazer 10 polichinelos
Dar um grito de glória a Deus.
As crianças deverão cumprir a atividade para receber a chave na primeira etapa da brincadeira, ela deverá guardar a chave e a atividade com ela até o término da história e no final deverá ter mantido a chave e a atividade inteira durante a história para depois usar a chave.
Check out: Despeça as crianças com alegria e um Deus te abençoe!
Figuras:
![]() |
Atividade - Certidão de Novo Nascimento:













Nenhum comentário:
Postar um comentário