Check in - Receber as crianças com alegria e um abraço apertado.
Lanche
Abertura - Oração de cobertura
Música - O Céu é o Meu lugar - Casa Worship
MINISTRAÇÃO - O Espírito Santo é uma pessoa! (João 13.1,2, 31-33. 14. 1-3, 16-31; Atos 2.1-13)
Coloque a música: Os Livros da Bíblia (3 Palavrinhas)
Quem é a pessoa mais importante da sua vida? Como você fica quando a pessoa mais importante da sua vida está para chegar? (deixe que as crianças comentem sobre quem é a pessoa e o que elas sentem quando essa pessoa está para chegar - pode ser papai, quando chega do trabalho, mamãe quando fica alguns dias fora, vovô ou vovó, um primo que mora em outra cidade...ou até mesmo o irmãozinho que vai nascer).
Alguns dias antes da Páscoa, Jesus e seus discípulos tiveram um jantar muito especial. Durante o jantar, Jesus contou para eles sobre algo que estava muito próximo de acontecer: soldados o prenderiam, o espancariam e depois o crucificariam. E isso seria bem triste de se ver. Mas ele disse também que a morte não poderia vencê-lo. Três dias depois da crucificação, Jesus voltaria a viver, Ele ressuscitaria. E depois voltaria para o Céu, para junto de Deus Pai. Imaginem como os discípulos ficaram tristes?
Mas Jesus disse que não era para os discípulos se entristecerem. Pois Ele mesmo enviaria uma pessoa para ocupar o lugar que ele deixaria, ao subir para o céu. Jesus contou então a eles um pouco sobre o que essa maravilhosa pessoa faria:
a) Ele seria um Conselheiro - ajudaria as pessoas a tomarem as decisões certas e não caírem em armadilhas ou engano. Também ajudaria os discípulos de Jesus a se lembrarem de todas as Palavras que Jesus disse (Jo. 14.16, 26).
b) Ele seria Verdadeiro - não enganaria ninguém e também mostraria o que é verdade para todo mundo (Jo 14.17).
c) Ele seria um Advogado - defenderia todos os discípulos de Jesus de qualquer enganação do inimigo e até mesmo de qualquer perseguição de pessoas. (Jo 14.26).
d) Ele seria um Consolador - ajudaria todos os discípulos de Jesus a não ficarem desesperados nem desistidos, diante das tristezas e sofrimentos.
De que pessoa Jesus estava falando? Do Espírito Santo!
Os discípulos, quando ouviram falar no Espírito Santo, pensaram que ele fosse uma pessoa de carne e osso. Que nem o próprio Jesus. Mas depois eles entenderam que o Espírito Santo não era um ser humano, mas um ser divino, o próprio Deus. Por isso, não tinha a forma de pessoa, como Deus também não tem. Ele é um Espírito, um Espírito Santo de Deus.
Depois que ressuscitou, Jesus apareceu para os seus discípulos algumas vezes. Até o dia em que subiu definitivamente para o céu. E foi nesse dia, que o Senhor Jesus deu uma ordem para eles: "Não saiam de Jerusalém, até que o que eu prometi a vocês aconteça. Fiquem juntos, pois dentro de poucos dias, vocês serão batizados com o Espírito Santo! E vocês receberão poder quando Ele descer sobre vocês, para que sejam meus representantes (Atos 1.4, 5 e 8).
E como Jesus mandou, os discípulos ficaram esperando o Espírito Santo chegar. Eles se reuniam todos os dias, na mesma hora e no mesmo lugar, para orar ao Senhor e aguardar o que Jesus prometeu.
E cinquenta dias após a Páscoa, na Festa de Pentecoste, eles estavam lá, no mesmo lugar, orando e adorando a Deus. Mas, de repente, veio do céu um barulho como se fosse de um vento muito, muito forte. E esse som encheu a casa toda. Depois, um fogo, como se fosse uma forte chama, desceu do céu e se distribuiu entre a cabeça de todos os que estavam ali! Tudo isso aconteceu naquela sala onde eles estavam orando. E assim o Espírito Santo entrou neles, como Jesus havia dito!
Agora os discípulos já não eram mais as mesmas pessoas. Porque o Espírito Santo, a pessoa de quem Jesus tanto falou, agora estava morando dentro deles. Crianças, do jeito que Jesus prometeu, aconteceu com os discípulos. Eles estavam cheios de poderes que antes não tinham: agora eles podiam falar línguas que não haviam estudado. Eles podiam curar pessoas doentes. E também podiam ter muita coragem de pregar que Jesus Cristo era o Senhor. Eles estavam até mesmos dispostos a morrer por Jesus, caso alguém os ameaçasse de morte.
Mais do que isso. Eles se tornaram pessoas diferentes. Ficaram com nojo do pecado. Porque haviam crido em Jesus e agora uma pessoa tão importante quanto Jesus estava com Eles, dentro Deles. E como Jesus disse, o Espírito Santo seria a pessoa que ficaria com eles por todos os dias, ajudando-os a serem discípulos de Jesus.
Que dia feliz foi o dia de Pentecoste! Nesse dia, o Espírito Santo veio habitar em todos os discípulos de Jesus. E é um dia que nunca mais deve ser esquecido!
Encerramento:
Quando o Espírito Santo desceu no dia de Pentecoste, não foi só uma vez e nem foi só sobre aqueles discípulos. Hoje ainda, Ele ainda continua descendo na vida das pessoas que se entregam a Jesus Cristo. Sim, Ele entra em nós e passa a viver em nós no mesmo momento em que entregamos a nossa vida para Jesus!
Mas, há um segredo. O Espírito Santo quer que você reconheça Ele como a pessoa mais importante da sua vida! Deus, Jesus e o Espírito Santo, eles tem que estar no mesmo nível de importância na sua vida. Eles são os mais importantes! O Espírito Santo é Deus morando dentro de nós. Isso mesmo!
É o Espírito que mora dentro de nós quando entregamos a nossa vida para Jesus. E é pelo Espírito que nos tornamos cidadãos do céus. Sim, Ele é o selo, que nos faz sermos filhos de Deus. É Ele quem abre nossos ouvidos para ouvir a voz de Deus. Abre os nossos olhos para ver as coisas do Reino de Deus. E quando Ele fala através de nós, ah, coisas maravilhosas acontecem.
Vamos ver alguns textos da Bíblia que falam sobre isso? (Leia ou peça para alguma criança ler):
"Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito". João 14.26
"Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra". Atos 1.8
Ora, é Deus quem faz que nós permaneçamos firmes em Cristo. Ele nos ungiu, nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito no nosso coração como garantia do que está por vir". I Coríntios 1.22
Você nunca deve se esquecer que não está sozinho. Não. Você nunca mais estará sozinho. O Espírito Santo mora em você! E como pessoa, Ele quer que você converse com Ele, pergunte as coisas para Ele, peça ajuda para Ele, procure ser cheio Dele e...tome cuidado para não deixá-lo triste, com seus pecados. Porque se Ele se entristecer, você também ficará triste.
Ah, como o Espírito Santo é maravilhoso! E fazer dele a pessoa mais importante na nossa vida nos torna cheios de alegria, paz, amor, mansidão, domínio próprio, paciência, fé, bondade e poder (Gálatas 5.22)!
Temos aprendido que o Cidadão do Céu tem uma Cultura, que é a Cultura do Céu. E todo cidadão do Céu tem como seu melhor amigo o Espírito Santo. Sim, porque o Espírito Santo é a pessoa que vai nos ajudar, durante toda a nossa vida, a vivermos com a Cultura do Céu aqui na terra! Sem Ele, vai ser muito difícil fazer as coisas do jeito que Deus gosta.
E na cultura do mundo, o que eles dizem sobre o Espírito Santo? Que valor tem o Espírito Santo para eles? Eles não dizem nada, pois não o conhecem! Jesus disse bem claramente em João 14.17, que as pessoas do mundo jamais vão conhecer o Espírito Santo. Elas nem vão ter noção de quem Ele é, não poderão vê-lo e também nunca poderão recebê-lo. O Espírito Santo não faz parte da vida de quem não é filho de Deus.
Se seu melhor amigo não entregou a vida para Jesus, Ele nunca poderá conhecer o Espírito Santo, nem mesmo ter ele dentro da sua vida. Se seus vizinhos não entregaram a vida para Jesus, eles nunca poderão ser consolados e serão facilmente enganados. Isso é muito triste! Por isso, devemos contar para nossos amigos sobre Jesus e perguntar a eles se eles querem que Jesus governe a sua vida. Vamos fazer isso?
Estaremos juntos nessa Jornada! Nós e nosso maravilhoso Conselheiro, o Espírito Santo! Domingo que vem tem mais e vamos praticar a cultura do céu durante a semana!
Tempo de Oração (coloque uma música calma e peça para as crianças se sentarem confortavelmente). Vamos conversar com o Espírito Santo? Diga para as crianças conversarem com a pessoa mais importante da vida delas, que mora dentro delas. Ajude as crianças a pedirem perdão ao Espírito Santo por entristecê-lo. Agora, faça elas ficarem bem quietinhas e peça ao Espírito Santo de Deus para mostrar para cada criança que ele está dentro dela. (Não se preocupe, Ele vai falar com nossos pequenos). Por fim peça para Jesus batizar nossas crianças com o Espírito Santo como foi em Pentecoste, para que elas sejam cheias do poder para pregar o Evangelho!
Ofertório: Uma das coisas que mais alegra o Espírito Santo é quando separamos uma parte do nosso dinheiro para honrar a Deus. Sim, o Espírito Santo se alegra quando honramos a Deus com nossas ofertas!
Quebra gelo: Foi por você - Ato profético inauguração START KIDS
FAREMOS UM QUADRO PARA SER COLOCADO NO PRÉDIO.
Material necessário: 1 - Tela de pintura, 6 - cores diferentes, lencinho umedecido pra limpar o dedinho das crianças.
Organização: A Tela ficará em altura visível e ao alcance das crianças com um prato e 6 tintas em copinhos. A tela será preparada com um texto Foi por você e um molde de Cruz (o molde irá limitar a área onde será colocado a digital da criança)
Execução: A equipe irá conduzir uma criança por vez e supervisionar eles colocando o dedo na tinta e um a um preenchendo o espaço da Cruz!
Obs. A atividade é apenas para as crianças deixarem a marca delas e após as crianças fazerem o ato profético havendo espaço a equipe poderá também participar.
Imagens e figuras serão enviadas para os líderes.
Figuras:
Figura do Ato Profético:

















Nenhum comentário:
Postar um comentário