Check in - Receber as crianças com alegria e um abraço apertado.
Abertura - Oração de cobertura e Louvor (2) - Ofertório.
Lanche
Volta para as salas de Aula.
8 a 10 - Auditório
6 e 7 - Sala 1
MINISTRAÇÃO - OS ANJOS SERVEM A DEUS Textos Bíblicos: Lucas 2.10,14, Gênesis 19.1-17; Atos 12.1-11
Cantem a música: Os Livros da Bíblia (3 Palavrinhas)
Crianças de 6 e 7 - Entregue uma folha em branco para cada criança. Agora peça para elas desenharem como elas imaginam que é um anjo. Prenda as folhas no quadro imantado.
Crianças de 6 a 10 - Converse com as crianças como elas imaginam um anjo. Qual o tamanho, cor da pele...se tem asas.
Os anjos são seres criados por Deus. E eles moram no Céu, junto com Deus. Em Apocalipse 5.11 lemos que eles são muitos, mais numerosos até mesmo que os homens. São milhares de milhares. E eles foram criados para servir a Deus em qualquer lugar e quando Deus precisar.
Lá no céu, os anjos servem guardando o trono de Deus e o adoram dia e noite, sem parar. Mas o trabalho que os anjos tem mesmo é aqui na terra! Pois eles foram criados por Deus para cuidar de nós e proteger a nós, Seus Filhos. Vamos aprender algumas coisas legais que a Bíblia nos conta sobre os anjos?
a) Os Anjos são mensageiros de Deus. Eles vem para a terra para avisar alguém de que alguma coisa vai acontecer.
Quando Jesus nasceu, aconteceu uma coisa incrível. Pastores estavam à noite, cuidando das suas ovelhas, quando de repente apareceu um anjo! Ele brilhava muito! Os pastores ficaram com muito, muito medo, mas o anjo disse: "Não tenham medo, eu trago uma notícia maravilhosa para vocês. Hoje, em Belém, nasceu o Messias, o Senhor"! (Lucas 2.10). O mais lindo é que depois disso, apareceu uma multidão de anjos e eles começaram a cantar uma música linda que dizia: "Glória a Deus nas maiores alturas, paz na terra e boa vontade para com os homens" (Lucas 2.14). Essa deve ter sido uma experiência maravilhosa, que os pastores nunca mais esqueceram!
b) Os Anjos protegem os filhos de Deus. Sim, sempre que estivermos passando por uma situação perigosa e difícil, Deus envia seus anjos para nos socorrer.
Ló, sobrinho de Abraão, morava numa cidade chamada Sodoma. As pessoas da cidade fizeram tanto mal ao Senhor, que Ele decidiu destruir a cidade, fazendo cair fogo do céu. Antes que isso acontecesse, Deus mandou que os seus anjos fossem até Sodoma, para retirar Ló e sua família de lá. Quando os anjos chegaram na cidade, os moradores os cercaram, pois queriam fazer maldades com eles. Ló puxou os anjos para dentro da sua casa e ficou na porta, tentando acalmar os moradores. Mas os anjos puxaram Ló para dentro e fizeram com que os moradores maus de Sodoma ficassem cegos, e eles não conseguiram encontrar mais a porta da casa! Bem cedinho, os anjos puxaram Ló e sua família e os empurraram para fora da cidade. Eles disseram para Ló e sua família não virarem, pois a destruição seria terrível. Mas enquanto fugiam, a esposa de Ló olhou para a cidade em chamas foi castigada por isso. Sodoma foi destruída pelo fogo de Deus e a mulher de Ló virou uma estátua de sal. (Gênesis 19.1-17)
c) Os Anjos livram os filhos de Deus. Os anjos de Deus também fazem coisas incríveis, como livrar os filhos de Deus de maneira milagrosa, de alguma armadilha que eles sozinhos não consigam sair.
Pedro, discípulo de Jesus, foi mandado para a prisão por pregar lá em Jerusalém que Jesus Cristo era o filho de Deus. Ele estava preso numa cela muito forte. Seus braços estavam presos com duas algemas. E essas algemas presas a duas correntes. Além de tudo isso, 16 soldados guardavam a porta da cela onde ele estava. Seria impossível Pedro fugir dali! Mas a igreja estava orando fervorosamente por ele. Então, numa noite, apareceu um anjo do Senhor e sua luz brilhou na prisão! O anjo acordou Pedro e disse: Levante-se depressa! Assim que Pedro ficou de pé, as algemas caíram dos seus punhos!E o anjo disse: "Vista-se agora mesmo! E venha atrás de mim!" Como o anjo disse Pedro fez. Ele até achava que era um sonho. E Pedro foi seguindo o anjo. Passaram por todos aqueles 16 soldados e chegaram até o portão da cadeia. E o portão se abriu sozinho! Assim que eles saíram da prisão, o anjo o deixou e Pedro caiu em si! Ele disse: "agora entendo que o Senhor enviou seu anjo para me libertar" (Atos 12.11). Que história extraordinária! Um anjo ajudou Pedro a sair milagrosamente da prisão. Não é incrível?
Minha mãe era professora. Ela precisava ir sozinha de carro até a beira do rio, pegar um barco e dar aula em algumas ilhas do rio Paraná. Certo dia, o pneu do seu carro furou. Não havia nenhuma pessoa naquela estrada e ela ficou muito preocupada. Como conseguiria trocar o pneu? De repente, veio pela estrada um soldado. Minha mãe disse que suas botas brilhavam muito, apesar da estrada ser de terra. O Soldado veio, trocou o pneu do carro da minha mãe e pelo mesmo caminho ele voltou. E quando minha mãe olhou para trás, onde estava o soldado? Havia sumido. Com certeza foi um anjo que Deus enviou para ajudar minha mãe. Uma experiência que nós, filhos lembramos até hoje. (Um entre muitos testemunhos da minha família, em relação aos anjos - Pra Raquel Giorgiani).
E como são os anjos? Na Bíblia encontramos que os anjos que estão no céu possuem muitas asas (Isaías 6). Mas aqui na terra, eles se parecem muito mais com homens, com rostos brilhantes e roupas brancas. E não são fraquinhos, eles são homens poderosos, fortes e inteligentes! E foi dessa forma que eles apareceram para esses homens que aprendemos hoje. Não é maravilhoso? Muito provavelmente você já deve ter visto um anjo ou até mesmo conversado com ele, sem mesmo saber que era um anjo. Mas você precisa entender que há milhares e milhares de anjos e todos eles, aqui na terra, obedecem às ordens de Deus.
Vamos ver alguns textos da Bíblia que falam sobre isso? (Leia ou peça para alguma criança ler):
"Os anjos não são, todos eles, espíritos ministradores enviados para servir àqueles que hão de herdar a salvação?" Hebreus 1.14
"O anjo do Senhor é sentinela ao redor daqueles que o temem, e os livra." Salmo 34.7
"Então olhei e ouvi a voz de muitos anjos, milhares de milhares e milhões de milhões. Eles rodeavam o trono
e cantavam em alta voz: "Digno é o Cordeiro que foi morto de receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor! " Apocalipse 5.11
E na cultura do mundo, o que eles dizem sobre os anjos? Quem faz parte da cultura do mundo acredita sim que anjos existem. Isso não tem problema nenhum. O problema é o poder que essas pessoas dão para os anjos. Elas acendem velas aos anjos, fazem orações aos anjos e até dão nome a diversos anjos, como se eles fossem santos. Elas colocam toda a fé nos anjos e colocam imagens de anjos em suas casas, sendo que Deus nunca mandou fazermos isso!
Um cidadão do céu jamais vai adorar aos anjos. E nem mesmo acender velas para eles. Um cidadão do céu sabe que estamos rodeados por milhares e milhares de anjos, mas nunca podemos adorar a eles, nem orar a eles. O cidadão do céu sabe que os anjos são servos de Deus, e vivem para cumprir as ordens de Deus, no céu e na terra.
Que bênção saber que nessa Jornada, estamos bem guardados por anjos de Deus. Por isso você não precisa ter medo. Sempre que estiver em perigo, Deus vai enviar um anjo para proteger você de todo o mal.
Tempo de Oração (coloque uma música calma e peça para as crianças se sentarem confortavelmente). Quem aqui já passou por uma situação que teve muito medo? Pois hoje Deus quer que você saiba que tem vários anjos, que Deus enviou para guardar você e sua família. Agora mesmo, há anjos aqui em nossa volta. E quando você voltar para casa, mais anjos voltarão com você pelo caminho. Agradeça ao Senhor por criar milhares de anjos para cuidar de nós. E agora, vamos terminar dizendo o que os anjos lá do céu estão dizendo agora mesmo? "Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória". Isaías 6.3
Quebra gelo (utilize o Espaço do Brinquedão):
Figuras:
Minha Jornada com Deus:
Versículo para decorar:
É Cultura do Céu:
Tarefa da Semana:
Start Desafio:
Material necessário: Bolinhas de ping pong ou papel (1 por dupla).
Organização: Orientar as crianças a se organizarem em duplas (definia 1 minuto) para eles procurarem sua dupla, se necessário o executor deve ajudar.
Execução: A dupla deverá segurar a bolinha usando apenas 1 dos dedos da mão, se a bolinha cair a dupla é eliminada, vence a dupla que ainda tiver a bolinha segura ao final do tempo. Obs: Como o objetivo é ficar apenas uma dupla,eles pode derrubar a bolinha dos outros e assim a brincadeira irá virar uma batalha.













Nenhum comentário:
Postar um comentário