Check in
Abertura
Louvor
Lanche
Ministração
8 a 10 - Auditório
6 e 7 - Sala 1
Favor observar a pontuação no Álbum das Crianças!!!
Caminhada pelas estrelas
No meio do álbum, existe um jogo de bônus que deve ser jogado à risca, todo domingo. Para cada conquista, a criança ganha as estrelinhas (fique atento e ajude-as a colar, seja justo e imparcial, ok?):
Leitura Bíblica da semana: 2 ⭐⭐
Levar visitantes: 3 ⭐⭐⭐ (cada visitante)
Tarefa da Semana: 1 ⭐
Versículo decorado: 1 ⭐
Estar presente: 1 ⭐
Trouxer a Bíblia: 1 ⭐
MINISTRAÇÃO - Honre seu pai e sua mãe! (Êxodo 20.12); (Efésios 6.2,3); (2 Samuel 13 a 15.1-23; 18.1-15)
Cantem a música: A Bíblia (Diante do trono) - repetindo essa música todos os domingos, estamos ensinando as crianças sobre a ordem dos livros da Bíblia e também estamos as ensinando a amar a Palavra de Deus. Não deixe de fazer isso!
Atenção: Usar a TV para vídeos, figuras, etc. Usar também figuras para auditório.
Introdução:
Quais são as pessoas mais importantes na sua vida? Você não precisa de tempo para pensar. Papai e Mamãe. Sim! Papai e Mamãe nos trazem muitas coisas boas. Em primeiro lugar, eles trouxeram você à vida, não é mesmo? Em segundo lugar, papai e mamãe tem um papel muito importante dentro de casa. Papai traz o sustento, proteção e a ordem dentro de casa. Quando papai está em casa, ele é o homem forte e nos sentimos bem protegidos. E a mamãe? A mamãe é o nosso colo! Ela nos traz conforto e amor e cuida de nós bem de pertinho.
No começo de tudo Deus criou primeiro o homem, Adão. E depois a mulher, Eva. Eles vivam tão felizes no Jardim do Éden com Deus, que era o Pai deles. Deus dava tudo o que um pai deve dar. Proteção, amor, e também tudo o que eles precisavam para viver e para comer. Mas além de tudo isso, Deus também dava da Sua presença. Sim, Ele estava com seus filhos todos os dias no Éden. Essa foi a primeira família da terra. Deus estava tão feliz por ter criado a família! Ela foi criada para ser abençoada e feliz, mas para que tudo desse certo, eles deveriam fazer cada um o seu papel!
Deus escreveu para Moisés no Sinai todos os mandamentos que o Seu povo deveria obedecer. E o quinto mandamento Deus escreveu para todos os filhos de Israel.
"Vocês devem honrar o seu pai e a sua mãe. Eu quero que vocês os respeitem e cuidem deles. Se fizerem isso terão vida longa na boa terra que Deus dará para vocês". (Êxodo 20.12). Deus disse bem claramente que a Sua vontade era que o papel dos filhos fosse respeitar, obedecer e cuidar de seus pais e suas mães, não importa como eles fossem. Se eles fossem bravos, chatos, agitados ou calmos, todos os filhos deveriam honrar seus pais.
E se isso não acontecesse? Se isso não acontecesse, eles seriam castigados com uma vinda infeliz e curta. Sim, essa era uma condição de Deus: "Honrem aos seus pais, obedeçam a eles, porque se não fizerem isso, vocês vão ter uma vida abençoada e feliz. Além disso vão morrer muito cedo!"
O que a Bíblia nos ensina sobre a Honra aos Pais?
"Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe. Eles serão um enfeite para a sua cabeça, um adorno para o seu pescoço". Provérbios 1.8,9
Filhos, obedeçam a seu pais no Senhor, pois isso é justo. Honra teu pai e tua mãe, este é o primeiro mandamento com promessa: para que tudo de corra bem e tenhas longa vida sobre a terra. Efésios 6.1,2
"Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente". I Timóteo 5.8
Em I Reis encontramos a triste história de um príncipe. Ele era o filho de um rei muito famoso e amado, o rei Davi. E o nome do príncipe? Absalão. Absalão era muito bonito, ele tinha cabelos longos e cacheados. E era muito amado por seu pai. Mas quando Absalão se tornou jovem, seguiu o caminho de muitos jovens de hoje. Ele desprezou o mandamento de Deus e começou a desonrar o seu pai.
A primeira coisa errada que Absalão fez foi com seu irmão, Amnon. Ele queria se vingar de Amnon, pois este havia feito uma coisa muito terrível com a sua também irmã Tamar. Então ele foi até o seu pai Davi e disse que ia fazer uma festa no campo! E que seu irmão Anmon era um convidado muito especial. E lá, no meio da festa, se vingou de Amnon e o matou! Imaginem como ficou o coração de Davi? Pelo que Absalão fez e pela morte de seu outro filho. (2 Samuel 13.23-39)
Absalão então causou mais uma tristeza para o seu pai. Ele fugiu para bem longe e ficou três anos por lá. Ele se casou e nem convidou sua família, também teve filhos e nem os levou para seus pais conhecerem. Que atitude horrível! Nem queria saber como seu pai estava. E Davi chorava todos os dias, de saudade de Absalão. Até o chamou de volta para Jerusalém e decidiu perdoar a sua atitude horrível. (2 Samuel 14.25-33)
Depois desses acontecimentos, será que o coração de Absalão mudou? Não. O coração de Absalão continuou bem mau, mesmo depois de ter voltado para Jerusalém e ter sido perdoado por seu pai. Sabem o que ele fez dessa vez? Ele criou uma revolta no Reino! Reuniu muitos seguidores e se declarou rei no lugar de seu pai Davi. O exército que ele reuniu era tão grande, que Davi precisou abandonar o palácio e fugir de Jerusalém. Absalão também teve relações sexuais com todas as esposas* de Davi, para piorar a situação. (2 Samuel 15.10-23; 16.20-23) *naquela época, os reis podiam ter várias esposas ao mesmo tempo.
Tamanha foi a desonra de Absalão, que Deus não ia deixar que as coisas continuassem bem para ele. Absalão juntou seu exército e agora foi perseguir seu próprio pai, para matá-lo, para ser rei de uma vez por todas! Então ele sentou num jumento para atravessar, com seu exército, uma floresta. E Deus cumpriu a Sua palavra. Absalão, ao passar por baixo de uma grande árvore, ficou com seus lindos cabelos enganchados nos galhos da árvore, balançando para lá e para cá. O jumento seguiu em frente, mas Absalão ficou pendurado entre o céu e a terra.
Então um soldado do exército de Davi o encontrou. Ele pegou três lanças e as cravou no peito de Absalão, matando-o na hora. Depois, atirou o seu corpo foi atirado num buracoe o cobriu com pedras. E assim acabou a vida e a rebeldia de Absalão. (2 Samuel 18.9-14).
Que triste fim para um príncipe, não é mesmo? O que aconteceu com Absalão deve ensinar a cada um de vocês como é importante honrar aos pais. Não importa como seus pais sejam, eles devem ser obedecidos e respeitados. Porque foi assim que Deus mandou. Além disso, existem coisas que são obrigação de todos os filhos fazerem. Que obrigações são essas?
Vocês precisam ajudar seus pais nas tarefas de casa. Sim, isso também é honra. Ajudar no que eles precisam. Eles não são seus empregados, que tem que fazer tudo para vocês. Sem essa de fazer birra quando eles não dão aquilo que vocês não querem. Enquanto vocês morarem na casa dos seus pais, vocês precisam obedecê-los e acatar suas ordens. E ajudá-los em tudo, inclusive quando arranjarem um emprego, precisam ajudá-los a pagar as contas!
Vocês devem aceitar a disciplina de seus pais. Eles te disciplinam para o seu bem, para arrumar o que o pecado entortou em você.
Vocês precisam entender que um dia, seus pais ficarão bem velhos. E quem vai cuidar deles? Geralmente são os filhos. Então nunca se esqueçam que hoje seus pais cuidam de vocês, mas futuramente, vocês é quem vão cuidar deles. É a obrigação de todos os filhos cuidar de seus pais, quando eles precisarem, principalmente na velhice!
Seus pais vão morrer um dia. Sim, mesmo que isso seja assustador, eles vão ficar bem velhinhos e morrer. Por esse motivo honre e respeite eles todos os dias, façam o melhor que puderem por eles, amém? Da mesma forma vocês devem honrar também seus avós. Eles são os pais dos seus pais!
Deus deixou bem claro que quem não honra aos pais atrai desgraça em sua vida. Mais do que isso, morre jovem e de forma muito triste. Por outro lado quem honra aos pais recebe tantas bênçãos! Vida longa com muitas riquezas e saúde é a principal bênção, garantida por Deus.
Um cidadão da terra traz muita tristeza aos seus pais, maltratando, desrespeitando e até os agredindo fisicamente. Cidadãos assim não completam a jornada, caem no meio do caminho. Porém, um cidadão do Céu completa sua jornada até o fim, pois ama aos seus pais e cuida muito bem deles, respeitando e obedecendo às suas ordens.
Tempo de Oração: Leve as crianças a refletirem sobre todas as vezes que desonram seus pais. Você pode usar alguns exemplos de palavras e atitudes! Agora leve-os e pedir perdão por cada desonra que fizeram aos seus pais. Leve-os a se comprometerem em obedecer a esse tão precioso mandamento e no final profetize vida longa e próspera sobre eles!
Figuras:


















Nenhum comentário:
Postar um comentário