Check in
Abertura
Louvor
Lanche
Ministração
8 a 10 - Auditório
6 e 7 - Sala 1
Favor observar a pontuação no Álbum das Crianças!!!
Caminhada pelas estrelas
No meio do álbum, existe um jogo de bônus que deve ser jogado à risca, todo domingo. Para cada conquista, a criança ganha as estrelinhas (fique atento e ajude-as a colar, seja justo e imparcial, ok?):
Leitura Bíblica da semana: 2 ⭐⭐
Levar visitantes: 3 ⭐⭐⭐ (cada visitante)
Tarefa da Semana: 1 ⭐
Versículo decorado: 1 ⭐
Estar presente: 1 ⭐
Trouxer a Bíblia: 1 ⭐
MINISTRAÇÃO - Não matarás! (Êxodo 20.13) (Gênesis 3; 4.1-16).
Cantem a música: A Bíblia (Diante do trono) - repetindo essa música todos os domingos, estamos ensinando as crianças sobre a ordem dos livros da Bíblia e também estamos as ensinando a amar a Palavra de Deus. Não deixe de fazer isso!
Atenção: Usar a TV para vídeos, figuras, etc. Usar também figuras para auditório.
Introdução:
Vamos ver se você sabe: o que é um assassino? É alguém que tira a vida de um outro ser humano. Agora me falem sobre jogos de games, séries ou filmes que tiram a vida das pessoas. Ou até mesmo de uma notícia que você viu sobre um serial killer ou a notícia das guerras. Como vocês se sentem ao assistirem isso? É normal matar um ser humano? (conversem sobre isso, o quanto o tempo permitir. Vocês vão perceber que, por causa dos games, séries, o assassinato acaba se tornando algo normal para as pessoas e sua gravidade imperceptível).
Lá no Monte Sinai, o Senhor escreveu com seus dedos os mandamentos que Seu povo deveria obedecer? 1-Não tenha outros deuses diante de mim! 2-Não façam para vocês imagens de escultura! 3-Não pronunciem o nome do Senhor Deus em vão! 4- Separem o sábado para descansar e adorar a Deus! Todos esses mandamentos se referiam ao relacionamento do povo de Israel com Yahweh, o Senhor.
Mas então, o Senhor deu outros seis mandamentos! Agora estes eram sobre o relacionamento que seu povo deveria ter com as outras pessoas. O Senhor fez isso porque queria houvesse paz entre eles, lá no meio do deserto. O quinto era sobre o relacionamento dentro de casa: "Vocês devem honrar o seu pai e a sua mãe. Eu quero que vocês os respeitem e cuidem deles. Se fizerem isso terão vida longa e muito boa, na terra que Deus vai dar para vocês".
E no sexto mandamento, Deus escreveu: Não matarás! E este foi um dos mandamentos mais curtos e diretos do Senhor. Deus somente disse: Vocês jamais devem matar alguém!
A primeira família do mundo, formada por Adão e Eva, era muito feliz e viviam em paz com Deus. Mas lá no Éden, o Senhor também deu um mandamento. "Não comerás" ele disse! "Esse lugar tem árvores com frutos deliciosos por todo o lado. Comam de todas elas, menos da árvore que está no centro do Jardim. Dessa vocês não podem nem chegar perto, porque o dia em que comerem, os olhos de vocês serão abertos e nada mais será como antes!".
"Foi isso mesmo que ele disse?" perguntou a serpente, Satanás, para Eva. "Ele sempre fica dando regras e mais regras! E fez isso porque sabe que o dia em que vocês comerem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, vocês serão poderosos como Ele é." Ah, crianças, como desobedecer aos mandamentos de Deus nos traz desgraças. Eva ouviu o que a serpente disse. Ela comeu do fruto e deu ao seu marido.
Imediatamente eles começaram a se sentir mal. E perceberam que alguma coisa errada havia acontecido. Se sentiram sujos e pelados. E se esconderam de Deus. Daquele momento em diante Adão e Eva não poderiam mais estar perto de Deus. Nem poderiam mais morar no jardim! No dia que Adão e Eva desobedeceram a Deus, o pecado entrou no mundo. E outra coisa horrível aconteceu naquele dia: a Morte, ela entrou no mundo. Agora, todas as pessoas que nasceriam no mundo iriam morrer, ou por doenças ou por acidentes, ou mesmo após viverem muitos anos e se tornarem velhas.
Vamos ver o que a Bíblia diz sobre a morte?
"Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor". Romanos 5.12
"Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor". Romanos 6.23
"O último inimigo a ser destruído é a morte". I Coríntios 15.26
Adão e Eva tiveram dois filhos: Caim e Abel. E logo a morte trataria de fazer o seu trabalho. Abel era um pastor de ovelhas e ele amava muito a Deus. Um dia Abel separou uma linda ovelha e deu de presente ao Senhor, num sacrifício queimado. Caim viu o que Abel fez e quis copiar. Ele, que era um agricultor (explique o que é um agricultor) separou suas frutas e legumes e também deu ao Senhor.
Porém, Deus gostou mais da oferta de Abel, porque Abel tinha um coração obediente. E a oferta de Caim, Ele rejeitou porque Caim tinha um coração maligno. Quando Caim viu que Deus aceitou a oferta de Abel e não quis receber a sua, ele ficou furioso! Deus então fez a seguinte pergunta a Caim: "Porque você está tão furioso com o que Eu fiz? Se você agir de maneira correta e obediente, com certeza eu aceitarei sua oferta. Mas se continuar fazendo o que é errado, saiba que o pecado está querendo dominar a sua vida e ele vai acabar te destruindo. Você precisa dominar esse desejo maligno que está no seu coração!"
Que desejo maligno Caim tinha em seu coração? Matar o seu irmão Abel. O Senhor disse que Caim deveria dominar esse desejo, mesmo se ele fosse muito forte. Mas Caim não quis ouvir o Senhor. Alguns dias depois, ele matou seu irmão Abel. Essa foi a primeira vez que alguém matou alguém no mundo! Pode imaginar como Deus ficou triste?
Como poderia um homem, que Deus criou com tanto amor, tirar a vida de outro homem? Que coisa horrível estava acontecendo naquele momento! O primeiro assassinato trouxe muitas desgraças para o mundo, a terra ficou suja por causa do sangue que saiu do corpo de Abel. E também trouxe muitas desgraças para Caim. Sabem por quê? Porque a maldição do homicídio entrou na sua descendência. Seu tataraneto, muito tempo depois, também se tornou um assassino: "Matei um homem por causa de ferimentos que me causou e uma criança porque me ofendeu!" disse ele com muito orgulho para as suas duas esposas. Gênesis 4.23
Desde a entrada do pecado no mundo, a humanidade se tornou violenta e passou a matar seus inimigos, parentes e amigos. Enquanto os povos matam uns aos outros, o povo de Deus deve obedecer com muito temor à ordem de não matar ninguém.E se Deus disse não, é porque o pecado trouxe para dentro dos homens a vontade de matar as pessoas. Isso é muito forte, não é mesmo?
Nesse exato momento muitos assassinatos acontecem no mundo todo. Sim, pessoas que não temem a Deus, os cidadãos da terra matam sem dó. Matam por causa de drogas. Matam por causa de guerras, matam por causa de ciúmes, matam por briga, por inveja. Por causa de carro, celular. Jovens entram em escolas e matam crianças inocentes porque ficaram com raiva de alguém que fez bullying. Aqui no Brasil, mais de 100 pessoas são assassinadas por dia! Cem vezes o sangue de uma vida cai na terra e traz maldição para ela!
A vida é mais importante do que qualquer outra coisa. A sua vida e a vida de qualquer outra pessoa criada por Deus. O cidadão do Céu jamais vai derramar sangue na terra, matando outra pessoa. Mesmo que essa pessoa seja má e tenha feito coisas erradas. Todo cidadão do céu deve ser conhecido como alguém que vive em paz com o outro e jamais pegará numa arma para matar. O cidadão do céu nem mesmo assiste filmes violentos ou joga games onde uns matam os outros. Aliás, um cidadão do céu, nem armas de brinquedo tem em casa. Amém?
Eu e você fomos chamados a ter um bom relacionamento com os outros. Assim devemos seguir nossa jornada. Em paz e com as mãos limpas, amém?
Tempo de oração: Vamos ter um tempo para pedir perdão ao Senhor por tanto sangue derramado em nossa cidade? Se ajoelhe com as crianças e peçam perdão por todo assassinato cometido em Campinas, desde que ela foi fundada, há 250 anos atrás, inclusive os abortos! Sim! Peçam para o Senhor misericórdia sobre a cidade, que ele recolha todo sangue derramado e que Ele limpe o chão da cidade com o precioso sangue de Jesus. Consagre as mãos das crianças ao Senhor, para que elas nunca cometam nenhum assassinato!














Nenhum comentário:
Postar um comentário