Check in
Abertura
Louvor
Lanche
Ministração
8 a 10 - Auditório
6 e 7 - Sala 1
Favor observar a pontuação no Álbum das Crianças!!!
Caminhada pelas estrelas
No meio do álbum, existe um jogo de bônus que deve ser jogado à risca, todo domingo. Para cada conquista, a criança ganha as estrelinhas (fique atento e ajude-as a colar, seja justo e imparcial, ok?):
Leitura Bíblica da semana: 2 ⭐⭐
Levar visitantes: 3 ⭐⭐⭐ (cada visitante)
Tarefa da Semana: 1 ⭐
Versículo decorado: 1 ⭐
Estar presente: 1 ⭐
Trouxer a Bíblia: 1 ⭐
MINISTRAÇÃO - Não adulterarás (Êxodo 20.14); (2 Samuel 11)
Cantem a música: A Bíblia (Diante do trono) - repetindo essa música todos os domingos, estamos ensinando as crianças sobre a ordem dos livros da Bíblia e também estamos as ensinando a amar a Palavra de Deus. Não deixe de fazer isso!
Atenção: Usar a TV para vídeos, figuras, etc. Usar também figuras para auditório.
Introdução:
Quem aqui já viu o álbum de casamento do papai e da mamãe? Com certeza alguns de vocês, quando viram as fotos perguntaram aos seus pais: porque vocês não me levaram no casamento de vocês? Se seus pais fizeram direitinho como Deus ordena, então com certeza você não estava no casamento. Isso porque você só nasceu depois deles estarem casados! O casamento é um plano de Deus. Foi ele quem celebrou o primeiro casamento lá no Jardim do Éden entre Adão e Eva. E o casamento é tão importante diante de Deus, sabem por quê? Porque é a partir do casamento que nasce uma família. E Deus quer que todas as famílias sejam muito abençoadas!
*Ministrador: se você for casado, leve algumas fotos do seu casamento para as crianças verem e conte a história de como foi. Conte com detalhes como foi o voto, o juramento que um fez para o outro diante de Deus e dos homens. E fale sobre como é sério esse juramento para Deus!
E porque estamos conversando sobre isso? Porque o sétimo mandamento que Deus deu no Sinai foi para todos os casados. Ele disse: "Não adulterarás". Mas o que é o adultério e o que ele tem a ver com o casamento? A palavra Adultério significa quebra da aliança de casamento, traição.
Deus queria que seu povo entendesse que o casamento é uma aliança feita entre duas pessoas diante Dele. E que homem e mulher, deveriam tomar cuidado para não trair um ao outro com outra pessoa, pois isso traria sérias consequências! Isso aconteceu na vida do rei Davi, vocês sabiam?
Mas antes vamos ver o que a Bíblia diz sobre o Adultério - quando tiver no versículo a palavra homem, vocês podem entender como homem e mulher:
"Mas o homem que comete adultério não tem juízo; todo aquele que assim procede a si mesmo se destrói". Provérbios 6.32
"O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros". Hebreus 13.4
"Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus". I Coríntios 6.9,10
Davi, o jovenzinho que matou o gigante Golias se tornou rei de Israel. E logo ele se casou com a filha de Saul, numa linda festa. Davi agora era rei e era um homem casado diante de Deus e dos homens. Ele era um escolhido de Deus e sua tarefa era ser fiel à sua esposa. Davi jamais poderia, pela lei de Deus, se relacionar com nenhuma outra mulher, a não ser sua esposa.
Certa vez, quando todos os reis estavam na guerra, Davi preferiu ficar em casa. E num dia, depois do almoço, Davi começou a passear pela varanda do seu palácio. Foi quando ele notou, numa casa perto do palácio, que uma mulher estava tomando banho no quintal. Ele viu que era uma mulher muito bonita.
Davi gostou muito do que viu e na mesma hora desejou aquela mulher para ele. Só que aquela mulher se chamava Bate Seba e era casada com o general mais importante do Exército de Davi, Urias. Então, por causa da lei de Deus, Davi deveria espantar aquele mau desejo do seu pensamento e do seu coração.
Mas ele não espantou. Davi pensou assim: "Eu sou o rei, sou eu quem manda nesse país. Eu posso fazer o que eu quiser. E o marido dela está na guerra, nem vai perceber. Eu vou chamar aquela mulher bonita para dormir aqui comigo. E depois eu mando ela de volta para casa". E como pensou ele fez. Chamou a Bate Seba para o seu palácio e adulterou com ela. Além de Davi cometer adultério, pois era casado, também fez Bate Seba cometer adultério, pois ela também era casada!
Na hora Davi só pensou em seu desejo. Mas não pensou nas sérias consequências que sua desobediência traria. E elas chegaram. Algum tempo depois, Bate Seba mandou um recado para Davi, dizendo que ela havia engravidado. Agora o pecado de Davi apareceria bem depressa e as notícias se espalhariam: "O rei trai seu general de confiança, tendo relações com a esposa dele, enquanto ele estava na guerra". Uma vergonha!
Davi então mais uma vez resolveu seguir o mau desejo do seu coração. Ao invés de pedir perdão ao Senhor e assumir o erro, ele foi é tentar resolver o assunto da sua maneira. E a maneira de Davi foi matar o marido da Bate Seba, Urias! Ele mandou buscar Urias na guerra e deu uns dias de férias para que ele dormisse com sua esposa, assim, todos pensariam que o filho seria de Urias. Mas Urias era muito fiel a Davi e não quis ir para casa. Preferiu ficar dormindo na guarda do palácio para proteger o seu rei. Então Davi usou o seu segundo plano: mandou Urias de volta para a guerra, para a linha de frente, bem perto do inimigo, onde facilmente morreria.
E foi o que aconteceu. Na linha de frente da guerra, Urias rapidamente morreu. Agora Davi estava livre para se casar com Bate-Seba. Que atitude horrível ele teve! Ele quebrou de uma vez dois mandamentos da Lei de Deus: "Não matarás" e "Não adulterarás"!
E essa horrível atitude de Davi entristeceu muito o Senhor. Por isso Deus mandou um recado para Davi, através do profeta Natã. Ele disse para Davi: "Davi, Deus me mandou te dizer: Eu te ungi rei sobre Israel, Eu te livrei das mãos de Saul. Eu te dei um lindo palácio e uma linda família. Porque você desprezou a Palavra do Senhor, fazendo o que Eu reprovo? Você matou com espada o teu servo Urias, e pegou a esposa dele. Por causa disso, sua família será amaldiçoada! A espada jamais se apartará da sua família - sempre terá alguém sendo morto por ela! E um dos teus filhos vai trazer desgraça sobre você*. Ele roubar sua esposa e vai dormir com ela. E para finalizar, você não morrerá, mas o filho que Bate-Seba está esperando de você, ele sim vai morrer". (2 Samuel 12.7-18).
*(relembre com as crianças a história de Absalão, que eles aprenderam na Lição 15 - Honra Teu Pai e Tua Mãe. Absalão cumpriu essa profecia, matando seu meio irmão e dormindo com as várias esposas de Davi).
Quando recebeu essa notícia, Davi chorou muito. Foi só então que ele reconheceu que havia pecado contra Yahweh. Mas agora era tarde demais. Se Davi tivesse pensado nas consequências terríveis que o adultério traria, ele jamais teria quebrado esse mandamento tão importante!
Para quem não é cidadão do céu, cometer adultério não é pecado. Essas pessoas vivem dando desculpas, dizendo que o casamento não está bem, que a pessoa do seu trabalho é mais legal, mais carinhosa, foi por isso que traíram. Mas essas desculpas não servem para Deus. Assim como Davi, consequências terríveis já estão acontecendo sobre essas famílias. Que triste, não é mesmo? Hoje é comum ver adultério até mesmo em filmes que você assiste. Homens e mulheres casados traindo uns aos outros sem sentir culpa! Isso é horrível!
Mas os cidadãos dos céus seguem exatamente o plano de Yahweh, nosso Deus. E o plano dele é que cada um de vocês aqui se case diante de Deus (na Igreja) e dos homens (no cartório) e forme uma família. E que a família de vocês seja um testemunho para os cidadãos do mundo, do que Deus é. E Deus é fiel. Ele não trai ninguém! O plano de Deus também é que vocês tenham filhos abençoados que temam a Deus e obedeçam seus mandamentos. Assim a família de vocês será bendita! (Malaquias 2.15)
Crianças, todos os mandamentos do Senhor são para o nosso bem. Mas também são para o bem dos seus futuros filhos. É bom que você saiba que quebrar qualquer um deles, fará com que terríveis maldições entrem na sua família, como entraram na família de Davi. Que Deus ajude cada um de vocês a vigiar e não pecar, mesmo que o pecado pareça a coisa mais gostosa do mundo. Amém? Sigamos nossa jornada com os olhos bem abertos, para não seguirmos os desejos maus do nosso coração e não cairmos em armadilhas como o adultério.
Tempo de oração: Crianças, nossos corações estão sempre cheios de maus desejos. E se nós não o entregarmos ao Senhor e pedirmos ajuda todos os dias, vamos pecar contra o Senhor, desobedecendo aos Seus mandamentos. Vamos agora entregar nossos corações ao Senhor? Se tiver alguma sujeira dentro dele, algum mau desejo, é hora de você contar para o Senhor Deus e pedir que ele limpe seu coração. Peça perdão por seus maus desejos e peça ajuda ao Espírito Santo para que ele abra os seus olhos para que você veja as armadilhas do pecado e desvie delas o mais rápido possível!
Figuras:



















Nenhum comentário:
Postar um comentário