Abertura
Louvor
Lanche
Ministração
8 a 10 - Auditório
6 e 7 - Sala 1
Favor observar a pontuação no Álbum das Crianças!!!
Caminhada pelas estrelas
No meio do álbum, existe um jogo de bônus que deve ser jogado à risca, todo domingo. Para cada conquista, a criança ganha as estrelinhas (fique atento e ajude-as a colar, seja justo e imparcial, ok?):
Leitura Bíblica da semana: 2 ⭐⭐
Levar visitantes: 3 ⭐⭐⭐ (cada visitante)
Tarefa da Semana: 1 ⭐
Versículo decorado: 1 ⭐
Estar presente: 1 ⭐
Trouxer a Bíblia: 1 ⭐
MINISTRAÇÃO - Abençoados os pobres em espírito! (Mateus 5.3; Atos 9.1-21)
Cantem a música: A Bíblia (Diante do trono) - repetindo essa música todos os domingos, estamos ensinando as crianças sobre a ordem dos livros da Bíblia e também estamos as ensinando a amar a Palavra de Deus. Não deixe de fazer isso!
Atenção: Usar a TV para vídeos, figuras, etc. Usar também figuras para auditório.
Introdução:
Leve um pacote de bolachas com somente uma bolacha. Comece conversando com as crianças sobre a expressão "a última bolacha do pacote". O que ela significa, ela diz sobre qual tipo de pessoas. Converse com as crianças sobre o orgulho e arrogância. Se elas conhecem algumas crianças assim...que se acham melhores do que as outras e por isso fazem bullying, humilham e maltratam outras crianças. Pergunte a elas, que tipo de expressão se usa na escola delas ou na rua para falar dessas crianças orgulhosas.
Que tipo de crianças Jesus escolheria para fazer parte do seu Reino? Será que ele escolheria crianças orgulhosas, que se acham maior do que as outras?
Jesus começou seu ministério pregando um lindo sermão, o Sermão da Montanha. Naquela época existiam muitos líderes religiosos. Eles tinham títulos importantes como Sacerdotes, Fariseus e Saduceus. Eles também pregavam sobre Deus. Mas eles ensinavam as pessoas, que para que Deus as amasse e elas fizessem parte do seu Reino, elas teriam que praticar muitas coisas, inventadas por eles.
Que tipo de coisas eram essas? Por exemplo, se nos Dez Mandamentos Deus mandou guardar o sábado, eles acrescentaram muitas regras em cima desse mandamento. Por exemplo, as pessoas não podiam nem mesmo cuidar de um animal que estivesse doente, para morrer, se isso fosse no sábado. E as mulheres, elas não deveriam nem mesmo olhar no espelho, no dia de sábado. Esse tipo de regras faziam as pessoas ficarem orgulhosas. Elas se achavam as melhores diante de todos os homens e até mesmo diante de Deus e rejeitavam e até castigavam que não obedecia a essas regras.
Quando Jesus pregou o seu primeiro sermão, com certeza estavam lá, no meio da multidão esses religiosos. Eles esperavam que Jesus confirmasse as suas regras, mas Jesus pregou tudo ao contrário. Ele pregou a verdade sobre o Reino de Deus. Ele queria ensinar que não são as regras que agradam a Deus, mas o coração.
Jesus disse: "Abençoados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos Céus". Pobres em espírito? O que é que Jesus queria dizer com isso? Ele não estava falando das pessoas que tem pouco dinheiro e moram em favelas. Jesus estava falando sobre as pessoas humildes, ou seja, pessoas que não eram orgulhosas e se achavam melhores que as outras.
Enquanto os líderes daquela época eram orgulhosos, Jesus disse que para entrar em seu Reino, as pessoas deveriam é mesmo ser humildes ao ponto de entenderem que não poderiam fazer nada, nem ser nada sem Deus. Jesus era dependente de Deus em tudo. Ele queria que seus discípulos também fossem.
O que a Bíblia diz sobre os orgulhosos?
"Por isso diz a Escritura: "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes". Tiago 4.6
"Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar, será exaltado". Mateus 23.12
"O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra. Provérbios 29.23
Um dia, ele estava indo para Damasco com uma missão. Ia prender todos os discípulos de Jesus e trazê-los acorrentados para Jerusalém, para que eles fossem torturados e mortos. Saulo tinha raiva dos discípulos de Jesus, porque eles agiam exatamente como Jesus ensinou no Sermão da Montanha.
Então, no caminho de Damasco brilhou uma luz muito, muito forte. E Saulo caiu no chão, cego. Na mesma hora ele ouviu uma voz que dizia:"Saulo, Saulo, porque você está me perseguindo?". Saulo ouviu a voz que vinha do céu, mas não sabia quem estava falando. Ele falava tanto sobre Deus, queria tanto agradar a Deus, mas o básico do básico ele não sabia, reconhecer a voz do filho de Deus, Jesus.
"Quem é que está falando comigo?" Saulo disse. E ele ouviu: "Sou Jesus, a quem você está perseguindo". Vocês podem imaginar o quanto essa experiência mexeu com a vida de Saulo? Na verdade ele ficou bem confuso. Porque naquele mesmo momento Saulo, que se achava o melhor, viu que não sabia de nada. Aliás, nem isso ele pode fazer, porque ficou cego.
"Entra na cidade de Damasco. Lá alguém vai te procurar e te dizer o que fazer". Disse Jesus. E Saulo foi guiado pela mão até Damasco. Ele ficou cego por três dias. E o que aconteceu com ele foi tão forte, que ele ficou sem comer e sem beber, até chegar Ananias, um profeta de Deus que orou para que ele voltasse a enxergar e fosse cheio do Espírito Santo. Porque Saulo seria um grande pregador do Evangelho de Jesus, a quem ele estava perseguindo.
Que história forte não é mesmo? Mas é assim que Deus faz com as pessoas orgulhosas. Ele as derruba. E se elas aceitam o tratamento de Deus e o chamado de Jesus, então elas podem ser uma grande bênção para o Reino de Deus. Saulo, depois que passou por aquela situação tão difícil, ficou muito, muito humilde. Muito dependente de Deus. Ele entrou no Reino de Deus e se tornou um cidadão do céu.
Ainda hoje, existem muitas pessoas orgulhosas, que pisam em outras porque se acham melhores. Até mesmo dentro da igreja, existem pessoas como os fariseus, que se acham melhores só porque cumprem regras. Essas pessoas se acham salvas e acham que Deus gosta delas só porque elas cantam melhor, pregam melhor ou fazem mais coisas que as outras pessoas. E na escola, crianças orgulhosas sempre passam por cima das outras crianças. Crianças, pessoas assim serão cidadãos da terra para sempre. Jamais entrarão no Reino de Deus.
Mas Jesus quer que os cidadãos do céus ajam de forma diferente. Todo cidadão do céu deve ser pobre de espírito, ou seja, reconhecer que sem Deus não é nada e não pode fazer nada. Todo cidadão do Céu precisa ser humilde e respeitar as pessoas, mesmo que elas sejam diferentes de você ou pensem diferente de você. Você não é a última bolacha do pacote. Você, sem Deus, não é nada!
Então, cidadãos dos céus, precisamos seguir nossa jornada sempre dependentes de Deus. Amando o Senhor. Perguntando para ele sobre qualquer coisa da nossa vida e qualquer passo que vamos dar. Entendendo que por mais que as pessoas se achem boas e superiores às outras, só existe um que é bom. E esse é Deus. Aleluia.
Tempo de Oração: Peça que todas as crianças se ajoelhem e abaixem a cabeça. Ensine às crianças que essa é a posição do cidadão do céu. Ele se ajoelha para falar com Deus e com Jesus, em posição de humildade. Como um sinal de que ele é o menor e que Deus é o maior. Leve as crianças a pedirem perdão por seus atos de orgulho, se elas pisaram em alguém por terem mais dinheiro ou inteligência. Deixe que elas façam essa oração sozinhas. Depois ore quebrando toda a religiosidade na vida delas. Declare que elas são como Jesus, dependentes de Deus e humildes.
Figuras:
















Nenhum comentário:
Postar um comentário