quarta-feira, 30 de outubro de 2024

31 - Cultura do Céu: Vocês são o sal da terra!

ABERTURA

Oração de cobertura 
Louvor
Oração por: 
Ofertório

Lanche 

MINISTRAÇÃO - Vocês são o sal da terra (Mateus 5.13; Ester  2. 1-8, 17; 3.7-15; 4; 5.1-5; 7-9)

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1

Favor observar a pontuação no Álbum das Crianças!!!

Caminhada pelas estrelas

No meio do álbum, existe um jogo de bônus que deve ser jogado à risca, todo domingo. Para cada conquista, a criança ganha as estrelinhas (fique atento e ajude-as a colar, seja justo e imparcial, ok?):

Leitura Bíblica da semana: 2 ⭐⭐

Levar visitantes: 3 ⭐⭐⭐ (cada visitante) 

Tarefa da Semana: 1 ⭐

Versículo decorado: 1 ⭐

Estar presente: 1 ⭐

Trouxer a Bíblia: 1 ⭐

Cantem a música: A Bíblia (Diante do trono) - repetindo essa música todos os domingos, estamos ensinando as crianças sobre a ordem dos livros da Bíblia e também estamos as ensinando a amar a Palavra de Deus. Não deixe de fazer isso!

Atenção: Usar a TV para vídeos, figuras, etc. Usar também figuras para auditório.

Introdução: 

Ministrador: Se quiser ressaltar a função do sal, pode levar um alimento para as crianças com sal e um sem sal...

Quem aqui já bebeu água do mar? Como ela é? Qual é o elemento que faz a água do mar ficar salgada? O sal! Com isso vocês podem perceber o quanto o sal faz diferença na água do mar.

Crianças, o sal é tão importante! Vamos aprender algumas curiosidades sobre o sal? Bem, o sal é um elemento muito antigo. Ele existe na terra desde que ela foi criada.Há muito, muito tempo atrás, o sal era usado no Egito, na Babilônia e na China, como moeda de pagamento! Sim! Porque naquela época, era tão difícil achar o sal em pó, que ele valia ouro. E hoje, é tão baratinho um pacote de sal, não é mesmo? E barato e dura muito tempo!

E qual a função do sal? O sal não serve somente para salgar comidas. Ele tem uma grande importância para o nosso corpo humano, o sal está envolvido nas contrações musculares, como os batimentos cardíacos, nos impulsos nervosos e também ajuda na ingestão dos alimentos. E claro, na parte dos alimentos, o sal serve para preservar alguns alimentos impedindo que bactérias cresçam e estraguem os alimentos. Na época de Jesus o sal era muito importante para preservar os alimentos de se estragarem. Alguém sabe por quê? Porque naquela época não tinha geladeira para preservar os alimentos, quem preservava era o sal!

Uma multidão estava sentada ouvindo Jesus ensinar como os Cidadãos dos Céus deviam se comportar. Jesus era muito inteligente, por isso, ele usou o sal, um elemento tão comum, que havia em todas as casas, para ensinar uma grande lição: "Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, para que servirá? Não servirá para mais nada, a não ser para ser jogado no chão e pisado pelos homens." 

Essa história que vamos ouvir hoje aconteceu na Pérsia. Esse foi o país para onde milhares de israelitas foram levados como escravos, inclusive Mardoqueu e sua sobrinha Ester. Aconteceu que um dia, o Rei Xerxes ficou sem a sua rainha. Então ele precisava se casar novamente, por isso seus oficiais foram de cidade em cidade do país procurando lindas mulheres para o palácio, para o rei pudesse escolher uma delas como sua esposa.

A judia Ester era muito linda, por isso foi levada ao palácio também para conhecer o rei. E foi ela, Ester, foi escolhida para ser a rainha da Pérsia, esposa do Rei Xerxes. Mas uma coisa ela escondeu do rei - ela escondeu que era uma mulher israelita, uma judia, que havia sido trazida de Israel para a Pérsia, pois temia que alguém fizesse alguma coisa contra ela e contra sua família.

Mas lá no palácio havia sim gente que odiava os judeus. O nome dele era Hamã. Ele era o segundo governador mais importante da Pérsia. E ele tinha um ódio muito grande dos judeus, porque o tio de Ester, Mardoqueu, não se ajoelhava diante dele, nem se curvava quando ele passava. Porque ele dizia que era judeu, e que um judeu não se ajoelhava diante de humanos.

Hamã ficou com tanta raiva de Mardoqueu que fez um plano. Ele não queria matar somente aquele homem, mas todos os judeus que moravam na Pérsia, para se vingar deles. Hamã foi até o Rei Xerxes e contou uma grande mentira sobre os judeus. Ele disse que os judeus não obedeciam às regras da Pérsia nem ao rei, por isso deveriam ser eliminados, mortos. O rei aceitou o plano de Hamã, e carimbou o decreto com seu anel de selar.

Quando a notícia chegou nas casas dos judeus da Pérsia, todos eles entraram em desespero. Estavam aterrorizados pois a ordem era para matar todos os judeus, inclusive crianças, mulheres, jovens,velhos. E roubar todos os seus bens. E isso estava marcado para acontecer em apenas uma data marcada por Hamã!

Mardoqueu ficou tão desesperado, que rasgou suas roupas e colocou uma roupa feita de pano de chão. Cobriu-se de cinza e sentou-se na porta do palácio, chorando muito alto. Pois essa notícia chegou até Ester! Mais do que depressa, ela mandou seus empregados descobrirem o que é que estava acontecendo com seu tio!

Então seus empregados voltaram com a seguinte mensagem: "Minha sobrinha, há um decreto assinado pelo seu marido para nos matar, nós judeus, completamente. Com certeza ele está enganado sobre nós! Por isso, você precisa imediatamente falar com seu marido para que ele não mate nosso povo!".

Será que seria fácil para Ester falar com seu marido? Não seria crianças. Porque lá na Pérsia, ninguém poderia entrar na presença do rei sem ser chamado por ele. Se alguém entrasse sem ser convidado, deveria ser morto na mesma hora e isso valia para todos! Ela deu essa desculpa para Mardoqueu, mas ele não aceitou. Ele disse: "Olha Ester, não fique pensando que você, por morar no palácio real, vai escapar da matança dos judeus. Se você ficar calada nesse momento, Deus vai levantar outra pessoa para nos salvar, mas você e sua família não escaparão. Quem sabe não foi para essa situação que você foi nomeada como rainha da Pérsia?".

Ester então chamou todos os judeus e suas servas para jejuarem por três dias. Ninguém comeu nem bebeu nada durante os três dias. E então Ester, cheia de coragem, foi falar com o rei. Ela sabia que podia morrer, mas não teve nenhum medo, pois era uma questão de vida e morte. Quando o rei viu Ester ali no pátio, teve misericórdia dela e estendeu o cetro para ela e ela entrou. Então o rei perguntou para Ester o que é que ela queria. Naquele momento Ester não pediu nada, a não ser que o rei e Hamã fossem num banquete que ela ia preparar.

E no banquete, Ester contou ao rei que ela era judia e sobre o plano que Hamã tinha feito para matar o seu povo. Ah crianças, quando Xerxes ficou sabendo que Hamã havia feito um plano tão terrível, mandou Hamã ser enforcado. E o rei mudou completamente o decreto que havia estabelecido, agora se alguém tentasse matar os judeus, eles poderiam se defender e acabar com seus inimigos.

O dia que seria de morte para os judeus, se tornou um grande dia de festa, que é comemorada até hoje em Israel, chamada festa do Purim. O dia em que uma rainha, cheia de coragem, fez a diferença no palácio e salvou todo o seu povo!

Quando Jesus disse sobre ser sal da terra, era isso que Ele queria ensinar para os seus discípulos! Quem quem quiser ser cidadão do céu, deve ser muito corajoso e com coragem fazer a diferença onde estiver, assim como o sal, que onde está, faz toda a diferença. 

O que a Bíblia diz sobre fazer a diferença?

"O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar o seu sabor? Tenham sal em vocês mesmos e vivam em paz uns com os outros". Marcos 9.50

"Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medida dia e noite". Salmo 1.1,2

"O que é nascido de Deus vence o mundo; e está é a vitória que vence o mundo: a nossa fé". I João 5.4

Os cidadãos da terra ah esses, não tem sabor. Eles pegam é o gosto de tudo, sabia? Se tem gente mentido, eles mentem também. Se tem gente bebendo, eles também bebem. Se tem gente colando na escola, eles colam também. Se tem gente sendo rebelde, eles também são rebeldes. Se tem gente falando mal de Deus, também falam mal de Deus. Cidadãos da terra não tem responsabilidade com Deus.

Mas os cidadãos dos céus, precisam ser o sal, que dá o sabor. Jesus disse que o sal não pode perder o sabor, senão ele não serve mais para nada! E o que seria o sal perder o sabor?  Seria o cidadão do céu, que foi chamado por Deus para fazer diferença, perder a sua fé em Deus. Não acreditar mais em Jesus como Senhor e Salvador. Passar a duvidar da Bíblia, como Palavra de Deus. E, parar de frequentar a Igreja.

Satanás ainda quer acabar com o povo de Deus. Mas agora não é somente com os judeus e sim com todo aquele que crê em Jesus como Senhor e Salvador. Ele agora está trabalhando com seus demônios para que as pessoas não acreditem mais em Deus e em Sua Palavra. Ele está investindo pesado para que os cristãos troquem a sua fé pelas coisas do mundo. Pela liberdade de fazer o que quiser.

Eu e você, como cidadãos dos céus, precisamos fazer essa jornada da vida, sendo sal com sabor, praticando a fé em Jesus onde estivermos, pois é nossa obrigação sermos diferentes e fazermos diferença no lugar onde estivermos, amém?

Tempo de oração. Faça as crianças refletirem se elas tem perdido o sabor na escola, em casa. Como saber disso? Observando os maus comportamentos. Elas precisam reconhecer as práticas que são diferentes dos princípios da palavra de Deus, precisam pedir perdão e decidir mudar. (crianças são muito pecadoras, como nós). Ore com as crianças declarando a fé em Jesus e clamando a Ele que não as deixe perder o sabor. Que a fé delas aumente a cada dia, e que elas façam toda a diferença no lugar onde estiverem, como Ester fez.

Figuras: 

















                   


Minha jornada com Deus:  

         

 Versículo para decorar:  


É cultura do céu:  


Tarefa da Semana:  



quarta-feira, 23 de outubro de 2024

30 - Cultura do Céu: Abençoados os perseguidos por serem cristãos!

 Abertura

Oração de cobertura 
Louvor
Oração por: 
Ofertório

Lanche 

MINISTRAÇÃO - Abençoados os que sofrem perseguição (Mateus 5.11-12; Atos 12.1-19; Mateus 24.3-14)

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1

Favor observar a pontuação no Álbum das Crianças!!!

Caminhada pelas estrelas

No meio do álbum, existe um jogo de bônus que deve ser jogado à risca, todo domingo. Para cada conquista, a criança ganha as estrelinhas (fique atento e ajude-as a colar, seja justo e imparcial, ok?):

Leitura Bíblica da semana: 2 ⭐⭐

Levar visitantes: 3 ⭐⭐⭐ (cada visitante) 

Tarefa da Semana: 1 ⭐

Versículo decorado: 1 ⭐

Estar presente: 1 ⭐

Trouxer a Bíblia: 1 ⭐

Cantem a música: A Bíblia (Diante do trono) - repetindo essa música todos os domingos, estamos ensinando as crianças sobre a ordem dos livros da Bíblia e também estamos as ensinando a amar a Palavra de Deus. Não deixe de fazer isso!

Atenção: Usar a TV para vídeos, figuras, etc. Usar também figuras para auditório.

Introdução: 

Ministrador: No site portas abertas (https://portasabertas.org.br/) escolha um país de sua preferência onde ser cristão é muito perigoso. Selecione algumas fotos e mostre para as crianças como são os cristãos desse país e como eles são perseguidos. Será uma experiência enriquecedora para você e para as crianças. Selecione também a foto da bandeira do país que você escolheu e a foto de alguma igreja desse país

Comece a ministração perguntando para as crianças "O que é ser cristão"? A palavra cristão foi inventada pelos imperadores romanos depois que Jesus foi para os céus. Eles queriam diferenciar os judeus dos seguidores de Jesus, por isso, os seguidores de Jesus foram chamados de cristãos que significa "pequenos cristos", ou seja, pessoas que se comportam como Jesus, seguidores de Jesus.

Aqui no Brasil é muito fácil ser cristão. Podemos ir à Igreja quando quisermos e ela estará de portas abertas para nós. Podemos cantar bem alto nos cultos, podemos colocar louvor no carro, em casa...podemos andar com a Bíblia na mão, andar com camiseta com dizeres sobre a Bíblia e sobre Jesus. Mas...existem vários países do mundo onde ser cristão é muito perigoso.  (fale sobre o país que você escolheu, o que eles fazem com os cristãos e como é a Igreja nesse lugar).


Bem no começo do seu ministério, Jesus viajava de cidade em cidade pregando o Evangelho do Reino! Ele ensinava as pessoas sobre um Deus que elas não conheciam, um Deus de amor, que tinha um reino de amor. E que queria que todos entrassem nesse Reino. Mas eles só poderiam entrar se cressem que Jesus fosse o filho de Deus. Como sinal disso, Jesus fez muitos milagres e sinais. Um grande número de pessoas creu em Jesus e passou a segui-lo.

No Sermão da Montanha, Jesus disse: "Vocês serão abençoados quando forem perseguidos, maltratados e caluniados por serem meus seguidores. Fiquem muito contentes com isso, porque uma grandiosa recompensa espera por vocês lá no céu. Porque da mesma maneira perseguiram os profetas que viveram antes de vocês!". 

E do meio dessas pessoas, Jesus chamou doze homens para ser seus discípulos.  Para eles, Jesus ensinou muitas coisas especiais. Eles viram Jesus fazer milagres e também puderam fazer milagres e expulsar demônios. Eles foram os escolhidos para continuar o trabalho de Jesus, quando ele voltasse para o céu.

Certo dia, em seu discipulado, Jesus disse aos seus Doze:"Vocês serão presos, perseguidos e mortos. Por minha causa serão odiados em todo o mundo". Mateus 24.9. Jesus não escondeu nada deles. Ele disse que os seus seguidores não seriam nem amados e nem valorizados no mundo, ao contrário, seriam perseguidos, maltratados, mortos, seriam odiados, simplesmente pelo fato de serem cristãos! 

E o que Jesus disse aconteceu bem depressa. Assim que Jesus subiu aos céus, o rei Herodes começou uma dura perseguição contra todos os discípulos de Jesus. Eles precisaram se reunir nas casas, escondidos do rei. Perderam suas casas e corriam risco de morrer. 

Sabem o Herodes fez? Primeiro matou Tiago, irmão de João. Ele cortou a sua cabeça com a espada. E como isso agradou aos judeus, então Herodes foi atrás de Pedro e o prendeu! Pedro foi jogado numa cela escura e úmida. Seus braços foram presos com algemas e soldados passaram a vigiá-lo, como se ele fosse um criminoso. Sabem o que Herodes ia fazer? Ia levá-lo para ser julgado publicamente como Jesus foi. E claro, como as pessoas condenaram Jesus à morte, Pedro também seria condenado. 

Pedro estava ali preso, mas a igreja orava com muita força em favor dele, para que Deus o livrasse da morte.  Então algo assombroso aconteceu! Pedro estava dormindo entre os guardas, quando apareceu na cela um anjo do Senhor! Ele disse para Pedro: "Levante-se depressa!". Imediatamente as algemas caíram das suas mãos. Então o anjo disse: "Coloca a sua roupa e calce suas sandálias". "E agora, siga-me"!

Pedro fez tudo o que o anjo mandou, se bem que ele achava que aquilo era um sonho. E lá se foram os dois, caminhando pela prisão! Passaram pelo primeiro e segundo guarda e ninguém viu nada, é como se eles fossem invisíveis! E depois disso chegaram até o portão Os dois caminharam por uma rua inteira, quando o anjo se afastou dele!

Foi então que Pedro se deu conta! Sim, Deus enviou o seu anjo que libertou Pedro das mãos de Herodes e da morte! Mais do que depressa ele foi até a casa da mãe de João, onde muitas pessoas estavam orando por Pedro naquele exato momento.

Ele bateu na porta e uma menina chamada Rode foi atender.  Assim que ela reconheceu a voz de Pedro, voltou correndo para dentro e com grande alegria disse para os cristãos que ele estava na porta, querendo entrar! Mas eles acharam que a menina não estava falando sério. Somente depois de ela muito insistir é que eles foram conferir quem é que estava na porta!  E grande foi o susto que eles tiveram quando viram que era Pedro mesmo e que Deus o havia liberto milagrosamente da prisão.

A Bíblia nos lembra que seremos perseguidos, mas que Deus sempre estará nos protegendo, aconteça o que acontecer.

"Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?". Romanos 8.35

"Por isso, por amor de Cristo, alegro-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte". 2 Coríntios 12.10.

"Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês". I Pedro 4.14


Depois que Jesus foi para os céus, várias perseguições aos cristãos aconteceram. Eles foram jogados aos leões, queimados em fogueiras, tiveram suas casas queimadas. E acontecem até hoje. E o que acontece com os cristãos verdadeiros, eles desistem de ser cristãos? Eles abandonam a fé e largam tudo? Não, crianças. Eles ficam firmes na fé e fazem como Pedro, depois que foi liberto da prisão. Continuam pregando sobre o Evangelho com coragem, eles não tem medo da morte.

E quando a volta de Jesus estiver bem próxima, então terá um tempo de grande perseguição aos cristãos, como nunca houve antes. E essa perseguição será feita por um líder mundial chamado Anticristo. Ele matará os cristãos e mandará fechar a porta de todas as igrejas, pois como o nome diz, ele é Anticristo, ou seja, odeia Jesus Cristo e tudo o que se refere a ele.  

Mas a Bíblia diz que também será um tempo onde o Evangelho de Jesus será mais pregado do que nunca. Todas as pessoas da terra terão oportunidade de receber Jesus como Senhor e Salvador das suas vidas e isso acontecerá por causa dos cidadãos dos céus corajosos, que não tem medo da perseguição nem da morte!

Os cidadãos da terra estão entre as pessoas que perseguem os cristãos. Vocês já viram a quantidade de pessoas que falam mal dos cristãos nas escolas, nos prédios e nas redes sociais? Mas quando Jesus chegar, eles vão ficar envergonhados, pois Jesus trará uma grande recompensa para os seus discípulos.

Os cidadãos dos céus são corajosos e não tem medo de mostrar para quem quer que seja que são cristãos. Sim, os cidadãos dos céus vestem a camisa de Jesus Cristo! Eles não tem vergonha de andar com a Bíblia na mão e nem mesmo de dizer que são cristãos. Eles não tem medo de serem perseguidos e maltratados, pois sabem que aqui na terra podem até sofrer, mas lá no céu, terão uma grande recompensa, dada pelo próprio Jesus, amém?

Devemos seguir a nossa jornada, pregando o Evangelho com coragem, sem medo da perseguição. Enquanto podemos, vamos falar de Jesus para todo mundo. Amém?

Tempo de oração. Ore com as crianças agradecendo por termos liberdade de sermos cristãos no Brasil. Peça que o Espírito Santo que encha nossas crianças de poder e ousadia para pregarem o Evangelho enquanto podemos. E então, tenha um tempo de oração pela  Igreja Perseguida. Coloque a foto do país e dos cristãos que você escolheu. Ore por eles, para que eles sejam cheios de coragem e força nas perseguições, que eles sejam protegidos de todo o mal e que eles vivam grandes milagres de Deus!

Figuras: 













Minha Jornada com Deus: 


Versículo para decorar:



É cultura do Céu:



Tarefa da Semana:



quarta-feira, 16 de outubro de 2024

29 - Cultura do Céu: Abençoados os que sofrem perseguição!

Abertura

Oração de cobertura 
Louvor
Oração por: 
Ofertório

Lanche 

Ministração: Abençoados os pacificadores! (Mateus 5.10;

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1

Favor observar a pontuação no Álbum das Crianças!!!

Caminhada pelas estrelas

No meio do álbum, existe um jogo de bônus que deve ser jogado à risca, todo domingo. Para cada conquista, a criança ganha as estrelinhas (fique atento e ajude-as a colar, seja justo e imparcial, ok?):

Leitura Bíblica da semana: 2 ⭐⭐

Levar visitantes: 3 ⭐⭐⭐ (cada visitante) 

Tarefa da Semana: 1 ⭐

Versículo decorado: 1 ⭐

Estar presente: 1 ⭐

Trouxer a Bíblia: 1 ⭐


MINISTRAÇÃO - Abençoados os que sofrem perseguição (Mateus 5.10; Daniel 6)

Cantem a música: A Bíblia (Diante do trono) - repetindo essa música todos os domingos, estamos ensinando as crianças sobre a ordem dos livros da Bíblia e também estamos as ensinando a amar a Palavra de Deus. Não deixe de fazer isso!

Atenção: Usar a TV para vídeos, figuras, etc. Usar também figuras para auditório.

Introdução: 

Passar o seguinte vídeo para as crianças (escolha um deles ou algum de sua preferência).

https://www.youtube.com/watch?v=v0KguzIyXwc

https://www.youtube.com/watch?v=cl4e8vaebzw

Acabamos de assistir um vídeo sobre perseguição policial. Alguém já viu uma ao vivo? Quem já viu pela televisão? Como vocês se sentiram? Mas me digam, porque a polícia está perseguindo o ladrão? Porque o ladrão roubou e precisa pagar por essa atitude. Para não ser preso, o ladrão foge. Mas a polícia o persegue para prendê-lo.

Assim como existe a perseguição policial, também existem outros tipos de perseguição:

- Existe a perseguição religiosa. Sim, existe. Aqui no Brasil temos liberdade para adorar a Deus, para ir à Igreja. Podemos colocar música cristã alta em casa. Você pode andar com a sua Bíblia na mão tranquilamente. Mas há muitos outros países, principalmente no continente asiático, que falar o nome de Jesus é proibido e dá até morte. Sim, muitos cristãos são perseguidos, torturados, perdem as suas casas, seus empregos e até uma vaga no cemitério, por simplesmente crerem em Jesus.

- Existe uma perseguição chamada Stalking. Onde uma pessoa observa constantemente a vida de alguém, o que ela faz, onde anda, monitora suas redes sociais, sem o consentimento da pessoa perseguida.

- Existe a perseguição preconceituosa, que chamamos de Bullying. O bullying é quando uma pessoa ou um grupo, persegue alguém e repetidamente comete agressões físicas ou até mesmo verbais, que humilham e adoecem a pessoa que é vítima.

Lá no Sermão do Monte, Jesus ensinou aos seus discípulos: "Abençoados são aqueles que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus". Mas, o que Jesus estava querendo dizer com aquilo? Jesus ensinou aos seus discípulos que Ele se agrada e abençoa as pessoas que decidem fazer o que é certo, mesmo se forem perseguidas! Puxa, isso não é uma bênção?

Daniel foi levado para a Babilônia como prisioneiro. Como ele era muito inteligente, foi contratado para trabalhar no palácio real. A Babilônia era um país cheio de ídolos estranhos e até mesmo o rei era um ídolo e deveria ser adorado!

Mas em Jerusalém, desde muito pequenino, Daniel aprendeu que ele deveria adorar somente a Yahweh, o verdadeiro e único Deus. E que Deus  havia dado a ordem nos Dez Mandamentos, que ninguém deveria adorar a nenhuma imagem seja ela de animais, do céu e da terra e de homens! E agora, o que Daniel devia fazer?

Daniel se manteve fiel ao seu Deus. Naquela terra cheia de ídolos esquisitos, Daniel continuou orando ao Deus de Israel. Três vezes por dia, ele subia até o seu quarto e orava ao seu Deus. Vocês acham que alguém se importou com Daniel orando na Babilônia a um Deus que não era um deus da Babilônia?

Sim!!! Os funcionários do palácio, colegas de trabalho de Daniel começaram a perseguir Daniel porque ele era justo, honesto e tudo o que fazia era muito melhor do que eles. Ele era tão bom que o rei queria fazer dele o segundo homem mais importante na Babilônia.

Então esses funcionários foram até o rei e fizeram o rei assinar um decreto, ou seja, uma lei que valeria imediatamente no país. Um decreto real era tão forte, que nem mesmo o rei poderia cancelá-lo. E qual era o decreto? Que durante 30 dias, qualquer pessoa que orasse a um Deus que não fosse o rei, seria jogada na cova dos leões.

E agora, o que Daniel faria?  Orar a um deus que não fosse o Senhor, seria cometer um grande pecado, o pecado da Idolatria. Mas se ele não adorasse ao rei, perderia a vida. E agora, o que fazer? 

Daniel preferiu fazer o que é certo, o que é justo. Ele ignorou o decreto do rei e continuou orando três vezes por dia a Deus. E era isso mesmo que os seus inimigos queriam! Que ele fosse jogado na cova dos leões e morresse dilacerado por eles! Mais do que depressa, os funcionários do rei foram contar que Daniel estava quebrando a lei do rei da Babilônia. E o rei nada pôde fazer, a não ser cumprir a sua lei. 

Mais do que depressa soldados foram até onde Daniel estava e o prenderam. E jogaram Daniel num buraco cheio de leões muito, muito famintos. E ainda taparam o buraco com uma pedra para que ele não tivesse a oportunidade de escapar. E Daniel passou a noite inteirinha na cova dos leões.

No dia seguinte, o rei foi depressa até a entrada da cova dos leões. Ele estava muito angustiado, com medo de Daniel ter sido devorado. Mas quando chamou Daniel, ele ouviu uma voz lá do fundo da cova, dizendo: "Oh rei, que o senhor tenha vida longa! Eis que o meu Deus enviou o seu Anjo. Ele fechou a boca dos leões para que eles não me ferissem!". Aleluia, que alívio foi para o Rei e que experiência maravilhosa de fé, para Daniel. Quando ele foi retirado da cova, não havia nenhum arranhão, nem mesmo nenhuma ferida em seu corpo pois ele confiou no Deus de Israel, Yahweh.


A Bíblia fala que quem quiser fazer o que é correto será perseguido:

"De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos". 2 Timóteo 3.12

"Lembrem-se das palavras que eu disse: Se me perseguiram, também perseguirão vocês". João 15.20

"Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem-nos, não os amaldiçoem". Romanos 12.14

Daniel, mesmo correndo o risco de morrer decidiu fazer o que era certo. E ele foi muito, muito abençoado! Deus fechou a boca dos leões para ele! Seus inimigos foram jogados lá pelo rei e todos eles foram comidos sem sobrar nenhum. Além disso, Deus fez de Daniel um profeta. Ele sabia interpretar todo tipo de sonho. E mais do que isso!

Lembram que Jesus falou que os perseguidos receberiam o Reino dos Céus? Pois Deus mesmo contou para Daniel sobre coisas que aconteceriam quando Jesus voltasse para reinar, coisas que nem aconteceram ainda! Isso não é maravilhoso? (ministrador, vale a pena ler Daniel 12 mesmo que você não ministre para as crianças. As revelações que estão ali são incríveis e nem aconteceram ainda!)

Os cidadãos da terra, quando precisam fazer uma decisão como a de Daniel, preferem mil vezes se dobrar diante de um ídolo do que correr o risco de morrer. Ah eles não aguentam ser perseguidos e cedem muito facilmente quando são pressionados. Preferem fazer o que é errado, seguindo a maioria, do que ser honestos e aguentar as consequências.

Mas os cidadãos dos céus, eles aguentam firme a perseguição, os maus tratos, as ofensas que as pessoas fazem, por eles fazerem o que é correto diante de Deus. Querida criança, lá na escola, você com certeza já teve oportunidade escolher se acompanhava as coisas erradas que os amigos faziam, ou escolhia fazer o que é justo diante de Deus. Por exemplo, todos aqui já tiveram a oportunidade de se juntar para estragar alguma coisa na escola ou de fugir da aula, ou até mesmo de fazer bullying com alguém.

Espero que vocês tenham escolhido fazer o correto, mesmo que lá na escola tenham dito que você é um bobão, um careta, um burro. Ou mesmo que eles tenham se afastado de você. Quando você escolhe agir assim, com certeza será abençoado por Jesus e receberá muitas, muitas recompensas, até mesmo como as de Daniel. Amém?

Nessa jornada, você tem que ser muito, muito firme e decidido, como Daniel e não abrir mão da sua fé em Deus, e nem de obedecer aos seus mandamentos, mesmo que você sofra consequências, amém? Lembrando que nessa jornada muitos cristãos do mundo todo também estão sendo perseguidos, mas permanecem firmes em Deus, confiando Nele até mesmo diante da morte!

Tempo de oração:  Alguma vez você já cedeu à pressão das crianças da escola e fez o que era errado?  Agora é o momento de você contar para Deus o que fez, se arrepender e pedir perdão ao Senhor.  Declare com as crianças que eles querem ser como Daniel, escolherem obedecer ao Senhor mesmo que eles sofram perseguições. Peça ao Senhor que abençoe as nossas crianças, fazendo elas serem firmes diante das pressões dos cidadãos do mundo! E ore para que o Senhor as abençoe e mostre a elas que vale a pena ser perseguido por fazer justiça!
 
Figuras: 













Minha Jornada com Deus: 



Versículo para decorar:

 


É cultura do Céu:



Tarefa da Semana:







20 - Meu Tesouro Precioso: Deus fez um plano para mim

A BERTURA Oração de cobertura  Louvor  Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta:  Vocês sabiam que...