Abertura
Oração de cobertura
Louvor
Oração por:
Ofertório
Lanche
Ministração: Abençoados os pacificadores! (Mateus 5.10;
8 a 10 - Auditório
6 e 7 - Sala 1
Favor observar a pontuação no Álbum das Crianças!!!
Caminhada pelas estrelas
No meio do álbum, existe um jogo de bônus que deve ser jogado à risca, todo domingo. Para cada conquista, a criança ganha as estrelinhas (fique atento e ajude-as a colar, seja justo e imparcial, ok?):
Leitura Bíblica da semana: 2 ⭐⭐
Levar visitantes: 3 ⭐⭐⭐ (cada visitante)
Tarefa da Semana: 1 ⭐
Versículo decorado: 1 ⭐
Estar presente: 1 ⭐
Trouxer a Bíblia: 1 ⭐
MINISTRAÇÃO - Abençoados os que sofrem perseguição (Mateus 5.10; Daniel 6)
Cantem a música: A Bíblia (Diante do trono) - repetindo essa música todos os domingos, estamos ensinando as crianças sobre a ordem dos livros da Bíblia e também estamos as ensinando a amar a Palavra de Deus. Não deixe de fazer isso!
Atenção: Usar a TV para vídeos, figuras, etc. Usar também figuras para auditório.
Introdução:
Passar o seguinte vídeo para as crianças (escolha um deles ou algum de sua preferência).
https://www.youtube.com/watch?v=v0KguzIyXwc
https://www.youtube.com/watch?v=cl4e8vaebzw
Acabamos de assistir um vídeo sobre perseguição policial. Alguém já viu uma ao vivo? Quem já viu pela televisão? Como vocês se sentiram? Mas me digam, porque a polícia está perseguindo o ladrão? Porque o ladrão roubou e precisa pagar por essa atitude. Para não ser preso, o ladrão foge. Mas a polícia o persegue para prendê-lo.
Assim como existe a perseguição policial, também existem outros tipos de perseguição:
- Existe a perseguição religiosa. Sim, existe. Aqui no Brasil temos liberdade para adorar a Deus, para ir à Igreja. Podemos colocar música cristã alta em casa. Você pode andar com a sua Bíblia na mão tranquilamente. Mas há muitos outros países, principalmente no continente asiático, que falar o nome de Jesus é proibido e dá até morte. Sim, muitos cristãos são perseguidos, torturados, perdem as suas casas, seus empregos e até uma vaga no cemitério, por simplesmente crerem em Jesus.
- Existe uma perseguição chamada Stalking. Onde uma pessoa observa constantemente a vida de alguém, o que ela faz, onde anda, monitora suas redes sociais, sem o consentimento da pessoa perseguida.
- Existe a perseguição preconceituosa, que chamamos de Bullying. O bullying é quando uma pessoa ou um grupo, persegue alguém e repetidamente comete agressões físicas ou até mesmo verbais, que humilham e adoecem a pessoa que é vítima.
Lá no Sermão do Monte, Jesus ensinou aos seus discípulos: "Abençoados são aqueles que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus". Mas, o que Jesus estava querendo dizer com aquilo? Jesus ensinou aos seus discípulos que Ele se agrada e abençoa as pessoas que decidem fazer o que é certo, mesmo se forem perseguidas! Puxa, isso não é uma bênção?
Daniel foi levado para a Babilônia como prisioneiro. Como ele era muito inteligente, foi contratado para trabalhar no palácio real. A Babilônia era um país cheio de ídolos estranhos e até mesmo o rei era um ídolo e deveria ser adorado!
Mas em Jerusalém, desde muito pequenino, Daniel aprendeu que ele deveria adorar somente a Yahweh, o verdadeiro e único Deus. E que Deus havia dado a ordem nos Dez Mandamentos, que ninguém deveria adorar a nenhuma imagem seja ela de animais, do céu e da terra e de homens! E agora, o que Daniel devia fazer?
Daniel se manteve fiel ao seu Deus. Naquela terra cheia de ídolos esquisitos, Daniel continuou orando ao Deus de Israel. Três vezes por dia, ele subia até o seu quarto e orava ao seu Deus. Vocês acham que alguém se importou com Daniel orando na Babilônia a um Deus que não era um deus da Babilônia?
Sim!!! Os funcionários do palácio, colegas de trabalho de Daniel começaram a perseguir Daniel porque ele era justo, honesto e tudo o que fazia era muito melhor do que eles. Ele era tão bom que o rei queria fazer dele o segundo homem mais importante na Babilônia.
Então esses funcionários foram até o rei e fizeram o rei assinar um decreto, ou seja, uma lei que valeria imediatamente no país. Um decreto real era tão forte, que nem mesmo o rei poderia cancelá-lo. E qual era o decreto? Que durante 30 dias, qualquer pessoa que orasse a um Deus que não fosse o rei, seria jogada na cova dos leões.
E agora, o que Daniel faria? Orar a um deus que não fosse o Senhor, seria cometer um grande pecado, o pecado da Idolatria. Mas se ele não adorasse ao rei, perderia a vida. E agora, o que fazer?
Daniel preferiu fazer o que é certo, o que é justo. Ele ignorou o decreto do rei e continuou orando três vezes por dia a Deus. E era isso mesmo que os seus inimigos queriam! Que ele fosse jogado na cova dos leões e morresse dilacerado por eles! Mais do que depressa, os funcionários do rei foram contar que Daniel estava quebrando a lei do rei da Babilônia. E o rei nada pôde fazer, a não ser cumprir a sua lei.
Mais do que depressa soldados foram até onde Daniel estava e o prenderam. E jogaram Daniel num buraco cheio de leões muito, muito famintos. E ainda taparam o buraco com uma pedra para que ele não tivesse a oportunidade de escapar. E Daniel passou a noite inteirinha na cova dos leões.
No dia seguinte, o rei foi depressa até a entrada da cova dos leões. Ele estava muito angustiado, com medo de Daniel ter sido devorado. Mas quando chamou Daniel, ele ouviu uma voz lá do fundo da cova, dizendo: "Oh rei, que o senhor tenha vida longa! Eis que o meu Deus enviou o seu Anjo. Ele fechou a boca dos leões para que eles não me ferissem!". Aleluia, que alívio foi para o Rei e que experiência maravilhosa de fé, para Daniel. Quando ele foi retirado da cova, não havia nenhum arranhão, nem mesmo nenhuma ferida em seu corpo pois ele confiou no Deus de Israel, Yahweh.
A Bíblia fala que quem quiser fazer o que é correto será perseguido:
"De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos". 2 Timóteo 3.12
"Lembrem-se das palavras que eu disse: Se me perseguiram, também perseguirão vocês". João 15.20
"Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem-nos, não os amaldiçoem". Romanos 12.14
Daniel, mesmo correndo o risco de morrer decidiu fazer o que era certo. E ele foi muito, muito abençoado! Deus fechou a boca dos leões para ele! Seus inimigos foram jogados lá pelo rei e todos eles foram comidos sem sobrar nenhum. Além disso, Deus fez de Daniel um profeta. Ele sabia interpretar todo tipo de sonho. E mais do que isso!
Lembram que Jesus falou que os perseguidos receberiam o Reino dos Céus? Pois Deus mesmo contou para Daniel sobre coisas que aconteceriam quando Jesus voltasse para reinar, coisas que nem aconteceram ainda! Isso não é maravilhoso? (ministrador, vale a pena ler Daniel 12 mesmo que você não ministre para as crianças. As revelações que estão ali são incríveis e nem aconteceram ainda!)
Os cidadãos da terra, quando precisam fazer uma decisão como a de Daniel, preferem mil vezes se dobrar diante de um ídolo do que correr o risco de morrer. Ah eles não aguentam ser perseguidos e cedem muito facilmente quando são pressionados. Preferem fazer o que é errado, seguindo a maioria, do que ser honestos e aguentar as consequências.
Mas os cidadãos dos céus, eles aguentam firme a perseguição, os maus tratos, as ofensas que as pessoas fazem, por eles fazerem o que é correto diante de Deus. Querida criança, lá na escola, você com certeza já teve oportunidade escolher se acompanhava as coisas erradas que os amigos faziam, ou escolhia fazer o que é justo diante de Deus. Por exemplo, todos aqui já tiveram a oportunidade de se juntar para estragar alguma coisa na escola ou de fugir da aula, ou até mesmo de fazer bullying com alguém.
Espero que vocês tenham escolhido fazer o correto, mesmo que lá na escola tenham dito que você é um bobão, um careta, um burro. Ou mesmo que eles tenham se afastado de você. Quando você escolhe agir assim, com certeza será abençoado por Jesus e receberá muitas, muitas recompensas, até mesmo como as de Daniel. Amém?
Nessa jornada, você tem que ser muito, muito firme e decidido, como Daniel e não abrir mão da sua fé em Deus, e nem de obedecer aos seus mandamentos, mesmo que você sofra consequências, amém? Lembrando que nessa jornada muitos cristãos do mundo todo também estão sendo perseguidos, mas permanecem firmes em Deus, confiando Nele até mesmo diante da morte!
Tempo de oração: Alguma vez você já cedeu à pressão das crianças da escola e fez o que era errado? Agora é o momento de você contar para Deus o que fez, se arrepender e pedir perdão ao Senhor. Declare com as crianças que eles querem ser como Daniel, escolherem obedecer ao Senhor mesmo que eles sofram perseguições. Peça ao Senhor que abençoe as nossas crianças, fazendo elas serem firmes diante das pressões dos cidadãos do mundo! E ore para que o Senhor as abençoe e mostre a elas que vale a pena ser perseguido por fazer justiça!
Figuras:
Minha Jornada com Deus:
Nenhum comentário:
Postar um comentário