terça-feira, 8 de outubro de 2024

28 - Cultura do Céu: Abençoados os pacificadores!

 Abertura

Oração de cobertura 
Louvor
Oração por: 
Ofertório

Lanche 

Ministração: Abençoados os pacificadores! (Mateus 5.9; Mateus 26.47-56)

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1

Favor observar a pontuação no Álbum das Crianças!!!

Caminhada pelas estrelas

No meio do álbum, existe um jogo de bônus que deve ser jogado à risca, todo domingo. Para cada conquista, a criança ganha as estrelinhas (fique atento e ajude-as a colar, seja justo e imparcial, ok?):

Leitura Bíblica da semana: 2 ⭐⭐

Levar visitantes: 3 ⭐⭐⭐ (cada visitante) 

Tarefa da Semana: 1 ⭐

Versículo decorado: 1 ⭐

Estar presente: 1 ⭐

Trouxer a Bíblia: 1 ⭐


MINISTRAÇÃO - Abençoados os puros de coração (Mateus 5.9)

Cantem a música: A Bíblia (Diante do trono) - repetindo essa música todos os domingos, estamos ensinando as crianças sobre a ordem dos livros da Bíblia e também estamos as ensinando a amar a Palavra de Deus. Não deixe de fazer isso!

Atenção: Usar a TV para vídeos, figuras, etc. Usar também figuras para auditório.

Introdução: 

Você conhece alguma criança briguenta na escola? Como que as crianças briguentas se comportam? Você já se envolveu em alguma briga na escola? Conte um pouquinho como foi.

Bem, para quem é briguento, brigar é uma forma de mostrar força e poder. E uma forma de impor a sua vontade e mostrar que você não leva desaforo para casa. Mas é verdadeiramente isso que ser briguento mostra? Não mesmo. A imagem da pessoa briguenta é muito ruim diante das outras pessoas, pois o briguento é conhecido como uma pessoa sem controle, agressiva, de quem muitos tem medo, pessoa que as pessoas querem ficar longe!

Estamos nesse momento passando por uma guerra muito grande entre Israel e os terroristas (pessoas que usam de violência para espalhar medo entre as pessoas e alcançar seus objetivos) que estão lá na Faixa de Gaza e no Líbano. Sim, os terroristas são terríveis, eles matam pessoas para impor a vontade deles. Por isso Israel precisa sim se defender, pois Israel tem muitos inimigos há muito tempo. Eles precisam atacar seus inimigos para que isso não aconteça mais. Mas, infelizmente ser briguento traz muito, muito prejuízo. Para as duas partes envolvidas. Muitas pessoas morreram dois dois lados dessa guerra.

Jesus precisou tocar nesse assunto com seus discípulos, lá no Sermão da Montanha.  Porque aquele povo tinha uma história cercada recheada de guerras. Sim, muitas guerras, desde quando Davi matou Golias. E até pouco tempo antes de Jesus aparecer, havia guerras ali em Jerusalém. Então para aquele povo, brigar e fazer guerra era algo muito comum e necessário. Porém Jesus ensinou: "abençoados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus"Ele queria ensinar aos seus discípulos, cidadãos dos céus, que o Reino de Deus não deveria ser trazido por meio das guerras nem violência, mas por meio da paz.

Alguns anos depois dessa palavra, Jesus estava no Jardim de Oração, o Getsêmani, com seus discípulos. Ele estava muito, muito angustiado, com o coração bem apertado, pois sabia que a hora dele ser preso e crucificado estava chegando. Jesus sabia que esta seria uma tarefa muito, muito difícil e dolorosa. Por isso Ele estava clamando para o Seu Pai, Yahweh, dar forças a Ele.

"Pai, se for possível, não me deixe sofrer isso, afasta de mim esse cálice. Mas eu não quero fazer a minha vontade. Quero fazer a Sua vontade". (Lc 22.42) Enquanto falava isso, grandes gotas de sangue saíam do seu corpo. Isso mostrava o quanto Jesus estava sofrendo por nossos pecados, antes mesmo de morrer na cruz.

Então de repente, uma multidão veio vindo em direção a Jesus. Eles estavam armados com espadas e grandes pedaços de paus. Junto com eles estava Judas, o traidor. Assim que Judas beijou Jesus, a multidão avançou sobre ele e o prendeu. 

Mais do que depressa, os discípulos que estavam com Jesus se levantaram para defendê-lo. E retiraram as suas espadas para lutar! Pedro, com sua espada, avançou sobre um dos homens e cortou a sua orelha!. Ele estava preparado para matar todos eles e defender Jesus!

Mas, Jesus interferiu na mesma hora e mandou que todos os seus discípulos guardassem as armas. Ele disse a Pedro: "Guarde agora mesmo a sua espada, pois todos os que usam a espada para lutar, morrerão pela espada".  "Eu, se quisesse, poderia orar ao meu Pai e Ele mandaria anjos poderosos para me defender! Mas as coisas devem acontecer desse jeito, para que o que Deus disse se cumpra".  E então, tocando na orelha do homem, o curou completamente. 

Jesus, no momento mais difícil da sua vida, mostrou com sua atitude,  o que havia ensinado no Sermão da Montanha: "Bem aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus".  Jesus era o filho de Deus, e Ele sabia bem disso. Foi por esse motivo, que, ao invés de agir com violência com aquelas pessoas que vieram prendê-lo, ele preferiu ser um pacificador, agir com paz e bondade.

O que a Bíblia diz sobre os pacificadores?

"E todos aqueles que são pacificadores plantarão sementes de paz e colherão o fruto da justiça". Tiago 3.18

"Vivam em paz uns com os outros". I Tessalonicenses 5.13

"Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança". I Pedro 3.11

Enquanto os cidadãos da terra gostam de uma boa briga e por qualquer motivo partem para a confusão, os filhos de Deus amam a paz e buscam a todo custo não se meter em nenhuma confusão. Os cidadãos do céu, além de não serem briguentos, em todos os momentos procuram ser como Jesus, levando a paz para onde forem, mesmo que o lugar seja repleto de brigas. 

Entenderam cidadãos dos céus? Você jamais será chamado filho de Deus se gostar de briga e violência. Se você preferir viver assim, então não terá lugar no Reino de Deus. Sabem por que? Porque logo Jesus voltará para nos levar para o Seu Reino.  E o Reino de Jesus é um reino de paz, porque Ele é chamado de príncipe da paz. Então, para quem é filho de Deus, ser pacificador não é uma opção e sim uma obrigação.  Sigamos essa jornada levando paz onde estivermos, a começar por nossa casa.

Tempo de Oração: Faça algumas perguntas importantes para as crianças. Como você tem agido quando alguém te provoca? Como você age quando alguém não faz o que você quer? Será que seu coração está cheio de raiva das pessoas, a ponto de atacar as crianças da escola, da rua, agindo com violência? Se você age de maneira violenta, ainda não é filho de Deus. Hoje você tem a oportunidade de receber Jesus, o príncipe da paz, para morar em seu coração. Ele se tornará seu Senhor e Salvador. Ele levará para dentro de você uma paz tão maravilhosa, que você, por ser cheio de paz, vai espalhar a paz onde estiver. Faça o apelo para as crianças. E ore com todas declarando para Deus que nunca mais serão crianças briguentas, mas sim pacificadoras.

Figuras: 









Minha jornada com Deus:



Versículo para Decorar: 



É cultura do céu: 


Tarefa da Semana: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...