ABERTURA
Louvor
Lanche
8 a 10 - Auditório
6 e 7 - Sala 1
Favor observar a pontuação no Álbum das Crianças!!!
Caminhada pelas estrelas
No meio do álbum, existe um jogo de bônus que deve ser jogado à risca, todo domingo. Para cada conquista, a criança ganha as estrelinhas (fique atento e ajude-as a colar, seja justo e imparcial, ok?):
Leitura Bíblica da semana: 2 ⭐⭐
Levar visitantes: 3 ⭐⭐⭐ (cada visitante)
Tarefa da Semana: 1 ⭐
Versículo decorado: 1 ⭐
Estar presente: 1 ⭐
Trouxer a Bíblia: 1 ⭐
Cantem a música: A Bíblia (Diante do trono) - repetindo essa música todos os domingos, estamos ensinando as crianças sobre a ordem dos livros da Bíblia e também estamos as ensinando a amar a Palavra de Deus. Não deixe de fazer isso!
Atenção: Usar a TV para vídeos, figuras, etc. Usar também figuras para auditório.
MINISTRAÇÃO - Jejuar é adorar a Deus (Mateus 6. 16-18.;Lucas 9.28-36).
Introdução:
Quem aqui já precisou tirar sangue? Deixe que as crianças contem a experiência de tirar sangue para qualquer exame. Com certeza uma das coisas que as crianças não lembrarão é que, para tirar sangue elas precisam fazer jejum. Usamos a palavra Jejum para dizer que ficaremos sem comer nenhum tipo de alimento durante um certo período de tempo. É o que acontece quando você vai fazer algum exame de sangue. Eles pedem para ficar sem comer por um período de tempo, ou seja, fazer um jejum.
Além desse jejum, também existe o jejum bíblico, e é sobre ele que vamos aprender hoje. Na época de Jesus, todos os judeus já estavam acostumados fazer jejum e não era para tirar sangue. Era sim, uma disciplina espiritual. Eles tinham o hábito de ficar sem comer para poder e dedicar à oração e assim poder ouvir a voz de Deus com mais clareza.
No Sermão da Montanha, Jesus disse para os seus discípulos: "Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os homens vejam que eles estão jejuando. Eu lhes digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa. Ao jejuar, ponha óleo sobre a cabeça e lave o rosto, para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas ao seu Pai, que vê no secreto. E seu Pai, que vê no secreto, o recompensará".
Após ser batizado por João Batista, Jesus foi até o deserto para ter um tempo de comunhão com Deus. Ele ficou lá por quarenta dias, e durante os quarenta dias Jesus não comeu nada, fez um longo jejum espiritual. Quando terminou o seu jejum, estava com muita, muita fome.
Então o Diabo apareceu no deserto e disse para Jesus: "Se você é mesmo o filho de Deus, pode dar ordem para que estas pedras virem pães quentinhos e você poderá quebrar o seu jejum". Mas Jesus disse para ele com firmeza: "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus" (Dt 8.3).
Mas o Diabo não desistiu de tentar Jesus. Ele o levou até o templo de Jerusalém. E o colocou na parte mais alta do templo. Era tão alta que quem caísse de lá morria na hora. O Diabo disse para Jesus: "Se você é mesmo o filho de Deus, e jogue-se daqui de cima! Porque está escrito na Bíblia, lá no Salmo 91, que Deus vai dar ordem para que os anjos te protejam e você não tropece em nenhuma pedra!". Jesus disse para o Tentador: "Mas também está escrito lá em Deuteronômio 16; não tentarás o Senhor, o teu Deus".
Vocês pensam que o Diabo desistiu? Não! Ele queria que Jesus, deixasse de ser obediente ao Seu Pai e passasse na frente Dele. Ele levou Jesus para um monte muito alto. E lá, mostrou todo o planeta terra para Jesus, com suas riquezas, com eu poder e todas as pessoas que aqui moram. E disse: "Eu te darei tudo isso, e você se ajoelhar e me adorar".
Era uma tentação muito grande, não é mesmo? Ganhar o mundo inteiro, com suas riquezas, o poder e as pessoas? Mas Jesus estava fortalecido pelo jejum. Ele deu uma ordem para o diabo dizendo: "Vá embora Satanás, saia daqui, porque está escrito, por meu Pai, "ao Senhor, teu Deus você deve adorar, e só a Ele você deve servir" (Dt 6.13). O Diabo viu que não poderia vencer Jesus. Ele foi embora mais que depressa, e logo vieram os anjos de Deus e fizeram um grande banquete para Jesus.
Jesus estava tão forte, mais forte do que se ele tivesse comido todos aqueles dias. E foi essa força vinda do jejum que fez Jesus vencer as tentações do diabo. Vamos ver o que a Bíblia diz sobre o jejum?
"Agora, porém, declara o Senhor, voltem-se para mim de todo o coração, com jejum, lamento e pranto". Joel 2.12
"Por isso jejuamos e suplicamos essa bênção ao nosso Deus, e Ele no atendeu". Esdras 8.23Os cidadãos dos céus precisam fazer do jejum uma disciplina espiritual, até o fim da vida. Eles entendem que jejuar é um ato de adoração a Deus e mostra que quem manda em sua vida não é o seu corpo nem a sua vontade, mas sim o Senhor. Os cidadãos dos céus devem tirar um alimento ou até mesmo uma refeição por um período de tempo, para se dedicar à oração. Os cidadãos dos céus que jejuam, ouvem a voz de Deus com muito mais clareza. Eles se tornam muito fortes espiritualmente e podem ter vitória sobre todas as tentações do diabo.
Mas preste muita atenção: quando você jejuar, faça como Jesus disse. Não fique com cara de tristeza, nem mesmo reclame. Não conte para ninguém. Adore ao Senhor e continue sua vida normalmente. E você receberá grandes recompensas de Deus.
Mas os cidadãos da terra, eles são como os hipócritas que Jesus disse no Sermão do Monte. Eles não gostam muito de jejuar não. Sabem por quê? Porque jejuar é um desafio difícil. É muito difícil abrir mão das coisas que gostamos, até mesmo da comida do dia a dia, para se dedicar a Deus. Os cidadãos da terra preferem comer e encher a barriga ao invés de tirar uma refeição para se dedicar a Deus. Eles preferem engordar fisicamente do que crescer espiritualmente.
Crianças, o Diabo é inimigo de todo aquele que é Cidadão do Céu. E ele vai colocar no nosso caminho todo tipo de tentação para que a gente se afaste dos caminhos de Deus e do plano que Ele tem para nós. É por esse motivo que você, que é cidadão do céu, deve fazer do jejum e da oração uma disciplina a ser praticada sempre, amém. Sigamos a jornada com Deus, sabendo que o jejum nos torna fortes para vencer o diabo, que vem se encontrar conosco no caminho.
Tempo de Oração: Peça para as crianças fecharem os olhos agora. Você agora as levará para o deserto, onde Jesus estava. Ele estava orando e falando com seu Pai, mas sua barriga estava doendo de fome. Ele tinha sim o poder de transformar as pedras em pães na hora que quisesse, mas ainda não tinha a autorização de Deus para usar o seu poder. E para piorar o inimigo veio tentá-lo. O que você faria? Será que sua vontade de comer seria mais forte do que a obediência a Deus? Será que, para alimentar sua barriga, você desrespeitaria Deus? Agradeçam a Jesus por não ter caído na tentação do inimigo. Agradeçam a Jesus por ele ser um grande exemplo de jejum e oração. E orem pedindo ao Senhor, que nos ajude a termos a disciplina do jejum durante toda a nossa vida. Que o Senhor nosso Deus nos dê força para vencermos o Diabo, em nome de Jesus, que venceu o diabo. Aleluia!
Figuras: