terça-feira, 26 de novembro de 2024

35 - Cultura do Céu: Jejuar é adorar a Deus

 ABERTURA

Oração de cobertura 
Louvor
Oração por: 
Ofertório

Lanche 

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1

Favor observar a pontuação no Álbum das Crianças!!!

Caminhada pelas estrelas

No meio do álbum, existe um jogo de bônus que deve ser jogado à risca, todo domingo. Para cada conquista, a criança ganha as estrelinhas (fique atento e ajude-as a colar, seja justo e imparcial, ok?):

Leitura Bíblica da semana: 2 ⭐⭐

Levar visitantes: 3 ⭐⭐⭐ (cada visitante) 

Tarefa da Semana: 1 ⭐

Versículo decorado: 1 ⭐

Estar presente: 1 ⭐

Trouxer a Bíblia: 1 ⭐

Cantem a música: A Bíblia (Diante do trono) - repetindo essa música todos os domingos, estamos ensinando as crianças sobre a ordem dos livros da Bíblia e também estamos as ensinando a amar a Palavra de Deus. Não deixe de fazer isso!

Atenção: Usar a TV para vídeos, figuras, etc. Usar também figuras para auditório.

MINISTRAÇÃO - Jejuar é adorar a Deus (Mateus 6. 16-18.;Lucas 9.28-36).

Introdução: 

Quem aqui já precisou tirar sangue? Deixe que as crianças contem a experiência de tirar sangue para qualquer exame. Com certeza uma das coisas que as crianças não lembrarão é que, para tirar sangue elas precisam fazer jejum. Usamos a palavra Jejum para dizer que ficaremos sem comer nenhum tipo de alimento durante um certo período de tempo. É o que acontece quando você vai fazer algum exame de sangue. Eles pedem para ficar sem comer por um período de tempo, ou seja, fazer um jejum.

Além desse jejum, também existe o jejum bíblico, e é sobre ele que vamos aprender hoje. Na época de Jesus, todos os judeus já estavam acostumados fazer jejum e não era para tirar sangue. Era sim, uma disciplina espiritual. Eles tinham o hábito de ficar sem comer para poder e dedicar à oração e assim poder ouvir a voz de Deus com mais clareza.

No Sermão da Montanha, Jesus disse para os seus discípulos: "Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os homens vejam que eles estão jejuando. Eu lhes digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa. Ao jejuar, ponha óleo sobre a cabeça e lave o rosto, para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas ao seu Pai, que vê no secreto. E seu Pai, que vê no secreto, o recompensará". 

Após ser batizado por João Batista, Jesus foi até o deserto para ter um tempo de comunhão com Deus. Ele ficou lá por quarenta dias, e durante os quarenta dias Jesus não comeu nada, fez um longo jejum espiritual.  Quando terminou o seu jejum, estava com muita, muita fome.

Então o Diabo apareceu no deserto e disse para Jesus: "Se você é mesmo o filho de Deus, pode dar ordem para que estas pedras virem pães quentinhos e você poderá quebrar o seu jejum". Mas Jesus disse para ele com firmeza: "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus" (Dt 8.3).

Mas o Diabo não desistiu de tentar Jesus. Ele o levou até o templo de Jerusalém. E o colocou na parte  mais alta do templo. Era tão alta que quem caísse de lá morria na hora. O Diabo disse para Jesus: "Se você é mesmo o filho de Deus, e jogue-se daqui de cima! Porque está escrito na Bíblia, lá no Salmo 91, que Deus vai dar ordem para que os anjos te protejam e você não tropece em nenhuma pedra!". Jesus disse para o Tentador: "Mas também está escrito lá em Deuteronômio 16; não tentarás o Senhor, o teu Deus".

Vocês pensam que o Diabo desistiu? Não! Ele queria que Jesus, deixasse de ser obediente ao Seu Pai e passasse na frente Dele. Ele levou Jesus para um monte muito alto. E lá, mostrou todo o planeta terra para Jesus, com suas riquezas, com eu poder e todas as pessoas que aqui moram. E disse: "Eu te darei tudo isso, e você se ajoelhar e me adorar".

Era uma tentação muito grande, não é mesmo? Ganhar o mundo inteiro, com suas riquezas, o poder e as pessoas? Mas Jesus estava fortalecido pelo jejum. Ele deu uma ordem para o diabo dizendo: "Vá embora Satanás, saia daqui, porque está escrito, por meu Pai, "ao Senhor, teu Deus você deve adorar, e só a Ele você deve servir" (Dt 6.13). O Diabo viu que não poderia vencer Jesus. Ele foi embora mais que depressa, e logo vieram os anjos de Deus e fizeram um grande banquete para Jesus.

Jesus estava tão forte, mais forte do que se ele tivesse comido todos aqueles dias. E foi essa força vinda do jejum que fez Jesus vencer as tentações do diabo.  Vamos ver o que a Bíblia diz sobre o jejum?

"Agora, porém, declara o Senhor, voltem-se para mim de todo o coração, com jejum, lamento e pranto". Joel 2.12

"Por isso jejuamos e suplicamos essa bênção ao nosso Deus, e Ele no atendeu". Esdras 8.23

Depois de Jesus ter entrado em casa, seus discípulos lhe perguntaram em particular: "Porque não conseguimos expulsar o demônio desse menino?". Ele respondeu: "Essa espécie só sai pela oração e pelo jejum". Marcos 9.28,29

Os cidadãos dos céus precisam fazer do jejum uma disciplina espiritual, até o fim da vida. Eles entendem que jejuar é um ato de adoração a Deus e mostra que quem manda em sua vida não é o seu corpo nem a sua vontade, mas sim o Senhor.  Os cidadãos dos céus devem tirar um alimento ou até mesmo uma refeição por um período de tempo, para se dedicar à oração. Os cidadãos dos céus que jejuam, ouvem a voz de Deus com muito mais clareza. Eles se tornam muito fortes espiritualmente e podem ter vitória sobre todas as tentações do diabo. 

Mas preste muita atenção: quando você jejuar, faça como Jesus disse. Não fique com cara de tristeza, nem mesmo reclame. Não conte para ninguém. Adore ao Senhor e continue sua vida normalmente. E você receberá grandes recompensas de Deus.

Mas os cidadãos da terra, eles são como os hipócritas que Jesus disse no Sermão do Monte. Eles não gostam muito de jejuar não. Sabem por quê? Porque jejuar é um desafio difícil. É muito difícil abrir mão das coisas que gostamos, até mesmo da comida do dia a dia, para se dedicar a Deus. Os cidadãos da terra preferem comer e encher a barriga ao invés de tirar uma refeição para se dedicar a Deus. Eles preferem engordar fisicamente do que crescer espiritualmente.

Crianças, o Diabo é inimigo de todo aquele que é Cidadão do Céu. E ele vai colocar no nosso caminho todo tipo de tentação para que a gente se afaste dos caminhos de Deus e do plano que Ele tem para nós. É por esse motivo que você, que é cidadão do céu, deve fazer do jejum e da oração uma disciplina a ser praticada sempre, amém.  Sigamos a jornada com Deus, sabendo que o jejum nos torna fortes para vencer o diabo, que vem se encontrar conosco no caminho.

Tempo de Oração: Peça para as crianças fecharem os olhos agora. Você agora as levará para o deserto, onde Jesus estava. Ele estava orando e falando com seu Pai, mas sua barriga estava doendo de fome. Ele tinha sim o poder de transformar as pedras em pães na hora que quisesse, mas ainda não tinha a autorização de Deus para usar o seu poder. E para piorar o inimigo veio tentá-lo. O que você faria? Será que sua vontade de comer seria mais forte do que a obediência a Deus? Será que, para alimentar sua barriga, você desrespeitaria Deus? Agradeçam a Jesus por não ter caído na tentação do inimigo. Agradeçam a Jesus por ele ser um grande exemplo de jejum e oração. E orem pedindo ao Senhor, que nos ajude a termos a disciplina do jejum durante toda a nossa vida. Que o Senhor nosso Deus nos dê força para vencermos o Diabo, em nome de Jesus, que venceu o diabo. Aleluia!

Figuras: 
















Minha jornada com Deus: 



Versículo para Decorar:



É cultura do Céu:



Tarefa da Semana:




 

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

34 - Cultura do Céu: A oração modelo!

 ABERTURA

Oração de cobertura 
Louvor
Oração por: 
Ofertório

Lanche 

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1

Favor observar a pontuação no Álbum das Crianças!!!

Caminhada pelas estrelas

No meio do álbum, existe um jogo de bônus que deve ser jogado à risca, todo domingo. Para cada conquista, a criança ganha as estrelinhas (fique atento e ajude-as a colar, seja justo e imparcial, ok?):

Leitura Bíblica da semana: 2 ⭐⭐

Levar visitantes: 3 ⭐⭐⭐ (cada visitante) 

Tarefa da Semana: 1 ⭐

Versículo decorado: 1 ⭐

Estar presente: 1 ⭐

Trouxer a Bíblia: 1 ⭐

Cantem a música: A Bíblia (Diante do trono) - repetindo essa música todos os domingos, estamos ensinando as crianças sobre a ordem dos livros da Bíblia e também estamos as ensinando a amar a Palavra de Deus. Não deixe de fazer isso!

Atenção: Usar a TV para vídeos, figuras, etc. Usar também figuras para auditório.

MINISTRAÇÃO - A oração modelo! (Mateus 6.5-13.;Lucas 9.28-36).

Introdução: 

Hoje vocês aprenderão sobre uma disciplina muito importante. Mas, primeiro precisam saber o que é disciplina. (Dê oportunidade para que as crianças digam o que é disciplina). Disciplina é um conjunto de regras que você precisa cumprir para alcançar um objetivo. Então agora vamos fazer um quizz. Prepare o quizz no painel e uma recompensa para quem acertar.

O meu objetivo é emagrecer. Quais regras preciso cumprir?

a) Ir toda a semana no Mac Donalds
b) Comer chocolate, refrigerante e doces todos os dias
c) Comer legumes, frutas e verduras. Deixar as guloseimas para o final de semana.

O meu objetivo é ficar mais forte. Quais regras preciso cumprir?

a) Ficar na frente do celular, ou sentado na frente da televisão
b) Participar das atividades físicas da escola e sair para brincar ao ar livre
c) Empurrar meus irmãos e brigar com eles

O meu objetivo é ser um bom aluno. Quais regras preciso cumprir?

a) Jogar games de inteligência de guerra
b) Ficar brincando com os amigos na hora que a professora está passando matéria
c) Na escola, levar a sério os estudos e fazer as tarefas de casa

O meu objetivo é ganhar presente de Natal. Quais regras preciso cumprir?

a) Ser obediente aos meus pais e ajudar em casa nas tarefas diárias
b) Fazer birra no mercado e ficar emburrado caso não façam o que eu quero
c) Tirar nota vermelha na prova e criar confusão na escola

O meu objetivo é conhecer a Deus e aprender a ouvir a Sua voz. Quais regras preciso cumprir?

a) Lembrar que Deus existe somente na hora de ir pra Igreja
b) Todos os dias conversar com Deus no meu cantinho de oração
c) Ler a Bíblia e fazer as tarefas do Álbum.

Quando Jesus conversou com a multidão sobre a Oração, os discípulos já sabiam orar. Eles haviam aprendido na sinagoga a fazer orações para Deus. Mas eles tinham regras bem certinhas e frases certas a se falar para que  Deus ouvisse suas orações. Se eles fizessem de forma diferente do que as regras ditavam, Deus não os ouviria. Mas essas regras eram simplesmente regras feitas pelos fariseus e não eram necessariamente a oração que Deus gostaria que eles fizessem. 

Foi por isso que Jesus ensinou o jeito certo que os cidadãos dos céus tinham que orar. E com certeza, era um jeito muito, muito melhor do que o que eles já sabiam. Jesus disse aos seus discípulos: "Quando vocês forem orar, não sejam como os hipócritas (hipócrita é uma pessoa fingida diante das pessoas). Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa.  Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.  E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem".

Jesus queria que seus discípulos aprendessem que a Oração não era uma regra para se cumprir diante dos homens! Ele queria que seus discípulos aprendessem que a Oração era um tempo de intimidade a se ter diariamente com Deus, um tempo de conversa secreta com Deus. Mais do que ensinar, Jesus mostrou para eles como era importante ter um tempo diário de intimidade com Deus.

Um dia, Jesus chamou três de seus discípulos, Pedro, Tiago e João para ir com Ele num monte chamado Tabor, perto de Jerusalém. Era um lugar secreto, alto e afastado do movimento da cidade. E sabem por qual motivo Jesus chamou seus discípulos? Para orar.

Mas os discípulos não estavam acostumados muito com esse negócio de ter intimidade com Deus por muito tempo. Então, eles ficaram cansados e dormiram! Enquanto eles dormiam, Jesus orava e seu rosto começou a brilhar como o brilho de um relâmpago!  E suas roupas ficaram bem brancas e começaram a brilhar também com muita força!

Pedro, Thiago e João, que estavam dormindo profundamente, acordaram com aquele brilho forte e viram Jesus cheio de glória e majestade. Ah, o ambiente era tão bom, que Pedro disse: "Senhor, como é bom estarmos aqui, vamos fazer uma cabana e ficar aqui para sempre!". 

E enquanto Pedro ainda falava isso, uma voz bem forte veio do Céu e disse: "Este é o meu filho, o Escolhido. Ouçam a Ele!". Ah crianças que experiência forte foi aquela. Os discípulos ficaram cheios de um profundo respeito por Jesus e também por Deus e isso mudou para sempre a vida de oração deles. Agora eles aprenderam que na oração, falamos com Deus, Deus fala conosco e cada vez que entramos em intimidade com Ele, o nosso rosto brilha e a nossa vida muda.

O que Deus fala em Sua Palavra sobre a Oração?

"Clame a mim e eu te responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece". Jeremias 33.3

"Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês, declara o Senhor". Jeremias 29. 12-14

"Peçam, e será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta será aberta. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e àquele que bate, a porta será aberta". Mateus 7.7-8

Jesus ensinou aos discípulos um jeito tão diferente de se orar! Não era nada que os discípulos conheciam. Ele nem mesmo estabeleceu essa oração como uma regra,  mas sim, como um modelo que os cidadãos dos céus deveriam seguir. Ele disse:  Vocês, quando forem orar podem chamar Deus de Pai. Ele é Pai sim, e como Pai merece todo respeito. Vocês devem desejar que o Reino Dele venha logo, porque será um ótimo Reino. E peçam que a vontade de Deus seja feita sempre, assim como acontece no Céu. Não se esqueçam de pedir e contar para ele todas as coisas que vocês tem necessidade. E contem também sobre as pessoas que aborreceram vocês, aproveitem para perdoá-las, porque o Pai de vocês sempre os perdoa quando vocês contam o que fizeram de errado e pedem perdão. Peçam proteção para Ele, porque Ele sempre protegerá vocês de todo o mal, assim como o Pai protege seus filhos. Porque é Ele quem governa tudo e todos para sempre.

Essa oração modelo tão conhecida é a Oração do Pai Nosso:  "Pai nosso que está no Céu,  Santificado seja o Teu nome. Venha o Teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.  E não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal. Porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém!

Que oração mais linda! Vamos repetir? 

Infelizmente os cidadãos da terra transformaram essa oração numa reza. E o que é uma reza? É uma oração religiosa repetida, que sai da boca para fora e não é algo sincero. Só é algo repetido. Quando os cidadãos da terra rezam, eles estão fazendo exatamente como os hipócritas que Jesus mencionou. Estão achando que por seguirem essa regra, podem ter intimidade com Deus, mas não é bem assim. Rezar ou repetir orações só vai fazer as pessoas parecerem uma calopsita ou um cacto, aquele brinquedo que repete as coisas.

Porém os cidadãos dos céus, ah, eles sabem que são filhos de Deus. E como filhos amados, eles procuram se disciplinar para todos os dias, terem um tempo de qualidade com Deus lá no seu cantinho da oração, que é o seu lugar secreto. Para os cidadãos dos céus, não existe coisa melhor do que estar com seu Deus, conversando com Ele e ouvindo a Sua voz, como Jesus fez. E os cidadãos dos céus são cada vez mais parecidos com Deus, porque andam com ele.

Crianças, na jornada da vida, a Oração é vital. É como o oxigênio. Sem ela a sua vida espiritual e a sua vida inteira morre. Então, sigamos essa jornada disciplinados no nosso tempo secreto com Deus, amém?

Tempo de Oração: Peça para as crianças se ajoelharem. E deixe-as conversar com Deus. Contar para ele do que tem medo. Das coisas que deixam elas tristes. Do que acontece em suas famílias. E depois, deixe o espaço em silêncio (mesmo que seja difícil manter o silêncio no meio de crianças, confie, porque é Deus quem age). E peça ao Senhor para deixar as crianças ouvirem a Sua voz. E você, ministro, procure aprender a lição mais preciosa da vida, que é a prática diária da Intimidade com Deus. Você será transformado, cada vez que contemplar a glória de Deus.

Figuras: 








 




Minha jornada com Deus:

 

Versículo para decorar:

É cultura do Céu:


Tarefa da Semana:





quarta-feira, 13 de novembro de 2024

33 - Cultura do Céu: Deus recompensa a Caridade!

ABERTURA

Oração de cobertura 
Louvor
Oração por: 
Ofertório

Lanche 


8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1

Favor observar a pontuação no Álbum das Crianças!!!

Caminhada pelas estrelas

No meio do álbum, existe um jogo de bônus que deve ser jogado à risca, todo domingo. Para cada conquista, a criança ganha as estrelinhas (fique atento e ajude-as a colar, seja justo e imparcial, ok?):

Leitura Bíblica da semana: 2 ⭐⭐

Levar visitantes: 3 ⭐⭐⭐ (cada visitante) 

Tarefa da Semana: 1 ⭐

Versículo decorado: 1 ⭐

Estar presente: 1 ⭐

Trouxer a Bíblia: 1 ⭐

Cantem a música: A Bíblia (Diante do trono) - repetindo essa música todos os domingos, estamos ensinando as crianças sobre a ordem dos livros da Bíblia e também estamos as ensinando a amar a Palavra de Deus. Não deixe de fazer isso!

Atenção: Usar a TV para vídeos, figuras, etc. Usar também figuras para auditório.

MINISTRAÇÃO - Deus recompensa a caridade!  (Mateus 6.1-4; Rute 2-4).

Introdução: 

Alguém sabe já ouviu falar sobre Condição Social? O que significa isso?

Condição social é a condição de vida de uma pessoa. Por exemplo, o salário que ela ganha, até qual série ela estudou, qual bairro mora.  Infelizmente aqui no Brasil, existem muitas classes sociais, de acordo com a renda da família. Existe a classe A, que são os milionários do Brasil. Existe a classe B, que são as pessoas que possuem uma renda boa e levam uma vida confortável. Existe a classe C, que são as pessoas que tem um padrão de vida razoável. Na Classe D, estão as pessoas que tem limitações financeiras. Mas também existe a classe E, que são as pessoas que vivem em extrema pobreza.   (utilize um gráfico ao seu critério para expor essa situação, há vários na internet).

Jesus ensinou aos seus discípulos um valor muito, muito importante. Que vale para Deus mais do que qualquer carro, viagem, ou coisa boa dessa terra. Um valor chamado Caridade. O que é Caridade? É ter a sensibilidade de olhar para as pessoas que tem uma condição social limitada e ajudar essas pessoas. Fazer alguma coisa para ajudá-las.  

Jesus disse: "Tenham o cuidado de não praticarem suas obras de justiça diante dos outros para serem visto por eles. Se fizerem isso, não terão nenhuma recompensa do seu Pai, que está nos céus. Portanto, quando você cuidar dos necessitados, não anuncie isso tocando trombeta, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Em verdade lhes digo que eles já receberam a sua plena recompensa. Entretanto, quando você cuidar dos necessitados, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a mão direita, de forma que você preste ajuda em secreto. E o seu Pai, que vê o que é feito em secreto, o recompensará". Mateus 6.1-4

Ajudar os pobres era uma lei muito importante lá em Israel. Deus mesmo disse isso em Sua Palavra, em vários versículos:

"Distribuiu, deu os seus bens aos necessitados; a sua justiça dura para sempre". 2 Coríntios 9.9

"Como é feliz aquele que se interessa pelo pobre! O Senhor o livra em tempos de adversidade".  Salmo 41.1

"Quando fizerem a colheita da sua terra, não colham até às extremidades da sua lavoura, nem ajuntem as espigas caídas da sua colheita. Deixem-nas para o necessitado e para o estrangeiro. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês". Levítico 23.22

A Caridade tem tanto valor para Deus, que ele chama de Obras de Justiça, obras corretas! Ajudar quem necessita agrada tanto a Deus, que Ele mesmo se levanta para recompensar quem ajuda o pobre!

Boaz era um homem rico. Ele era dono de uma grande plantação de trigo. Ele morava em Belém e não era casado. Mas como diz o nome, ele era um homem muito bom, justo e generoso. Ele cumpria a lei de Deus sobre ajudar os pobres, na época da colheita. Ele deixava as pontinhas da colheita da cevada para os pobres, e seus funcionários não podiam pegar de volta os grãos que caíam no chão.

Até que um dia, chegou em Belém uma viúva. Seu nome era Rute e ela estava acompanhando Noemi, sua sogra, pois Noemi não tinha quem cuidasse dela. Rute e Noemi eram pobres e necessitadas. Por esse motivo, Rute foi até a colheita de Boaz para colher o grão que era deixado para os pobres.

Boaz viu Rute colhendo as suas espigas. Então ele perguntou aos seus funcionários quem era aquela jovem. Mais do que depressa eles responderam que Rute estava cuidando da sua sogra Noemi e por isso recolhia as espigas que caíam no chão, desde muito cedinho. 

Boaz ficou admirado com a atitude de bondade e generosidade de Rute. Por isso, chamou Rute para ficar recolhendo as espigas ali na sua lavoura. Boaz também a protegeu e deu comida e água para ela. Além disso, disse para os seus funcionários: "Deixem cair de propósito algumas espigas para ela, para que ela colha com facilidade"!

Rute chegou em casa com uma grande quantidade de grãos, além do restante do almoço que Boaz deu para ela. Noemi ficou muito admirada com a bondade de Boaz. Ela disse: "Que Deus abençoe esse homem que te tratou com muita bondade. Porque ele é uma pessoa que não pára de praticar atos de justiça e misericórdia". Rute 2.19,20

Mas a história não termina por aí crianças, porque Deus abençoe todo aquele que é generoso! Quando Noemi soube onde Rute estava, contou para ela que Boaz era um parente! E na lei, os parentes mais ricos deveriam cuidar dos parentes mais pobres. E sabem qual o plano de Noemi? Que Rute se casasse com Boaz!

Noemi disse para Rute ficar bem bonita e cheirosa. e ir até a lavoura de Boaz, onde ele estava descansando. Rute deveria deitar-se nos pés dele e Boaz iria entender que esse era um sinal de que ela precisava de algo.

Assim que Boaz acordou, e viu Rute aos seus pés,  perguntou o que ela queria. Rute pediu que ele resgatasse ela e Noemi daquela situação ruim em que estavam. A crianças, Boaz era muito justo. Ele, mais uma vez, ficou admirado com o gesto de generosidade de Rute, pois ela sendo jovem, foi procurar um homem jovem como ela para se casar, mas um homem justo.

Então, mais do que depressa, Boaz anunciou a toda a cidade o casamento! E todos se alegraram muito! Eles disseram: Que Deus torne sua esposa semelhante à Raquel e Léia, as mulheres exemplares da família de Abraão. E que Deus dê filhos muito fortes e poderosos na terra!

Vejam que recompensa maravilhosa Boaz recebeu por ser generoso. Ele ganhou uma linda e especial esposa. E vejam que recompensa maravilhosa Rute recebeu por ser tão generosa com sua sogra. Um marido bom e justo. Deus ama tanto quem faz obras de justiça, que deu para Boaz e Rute uma linda família. Seu filho se chamou Obede. E seu neto se chamou Jessé. E seu bisneto foi o Rei Davi, que matou o gigante Golias e foi rei de Israel.

Não é maravilhosa essa história? Os cidadãos dos céus, cumprem a justiça de Deus. Eles são generosos e repartem o que tem com aqueles que são de condição social menos favorecida. E isso é como um bulmerangue. O que você dá, Deus faz voltar para você em dobro.

Quando Jesus ensinou sobre caridade, ele fez uma observação sobre os cidadãos da terra. Esses, quando fazem obras de caridade, querem que todos vejam e elogiem eles. Querem mostrar nas Redes Sociais o quanto eles são bons e generosos. E eles fazem para aparecer, porque não ligam para o que Deus pensa e sim para o que os homens pensam. Bem, a estes Deus diz que não há recompensa nenhuma, a não ser as curtidas dos homens.

Mas para os cidadãos dos céus, fazer obras de justiça faz parte do dia a dia, da vida inteira,  mesmo se ninguém estiver vendo ou curtindo.  O mais importante é que Jesus disse que Deus curte e recompensa quem faz obras de caridade sem precisar mostrar para ninguém!

Sigamos nossa jornada, cidadãos dos céus, sempre com os olhos bem abertos para ver as necessidades das pessoas que nos cercam e também mãos estendidas, para ajudar a quem precisa, mesmo que ninguém veja o elogie!

Tempo de oração. Ore com as crianças para que o Senhor abra os olhos para que elas vejam as necessidades das pessoas ao redor delas (peça que elas toquem em seus olhos). (Peça para elas estenderem as mãos) E ore para que o Senhor encha as mãos das nossas crianças de bênçãos e recursos materiais para que elas possam também estender a mão para ajudar aqueles que mais precisam.

Figuras: 



















Minha jornada com Deus:
 


Versículo para decorar:




É cultura do Céu:


Tarefa da Semana:



terça-feira, 5 de novembro de 2024

32 - Cultura do Céu: Vocês são a luz do mundo!

 ABERTURA

Oração de cobertura 
Louvor
Oração por: 
Ofertório

Lanche 


8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1

Favor observar a pontuação no Álbum das Crianças!!!

Caminhada pelas estrelas

No meio do álbum, existe um jogo de bônus que deve ser jogado à risca, todo domingo. Para cada conquista, a criança ganha as estrelinhas (fique atento e ajude-as a colar, seja justo e imparcial, ok?):

Leitura Bíblica da semana: 2 ⭐⭐

Levar visitantes: 3 ⭐⭐⭐ (cada visitante) 

Tarefa da Semana: 1 ⭐

Versículo decorado: 1 ⭐

Estar presente: 1 ⭐

Trouxer a Bíblia: 1 ⭐

Cantem a música: A Bíblia (Diante do trono) - repetindo essa música todos os domingos, estamos ensinando as crianças sobre a ordem dos livros da Bíblia e também estamos as ensinando a amar a Palavra de Deus. Não deixe de fazer isso!

Atenção: Usar a TV para vídeos, figuras, etc. Usar também figuras para auditório.

MINISTRAÇÃO - Vocês são a luz do mundo!  (Mateus 5.14-16; Atos 9.32-43).

Introdução: 

Ministrador: 

Comece passando o vídeo para as crianças sobre o que é a Luz.

https://www.youtube.com/watch?v=tZMDOociHBY

Quem aqui gosta de escuridão? Ninguém não é mesmo? Porque na escuridão a gente sente medo, se sente inseguro e parece que alguma coisa ruim vai acontecer conosco! Dê oportunidade para que as crianças contem uma ocasião em que acabou a energia da casa delas e como elas se sentiram).

Pois como vocês aprenderam nos vídeos, a luz é essencial para todos os seres vivos. Sim, sem a luz não podemos nos desenvolver, nos locomover, sem a luz as plantas morrem, sem a luz a escuridão toma conta!  A Bíblia diz em Gênesis 1, que quando Deus criou a terra, ela era sem forma e vazia. E além disso, nela havia escuridão. Então, a primeira coisa que Deus criou na terra foi a Luz! Ele disse: "Haja luz!" e mais do que depressa uma claridade, entrou na terra, e a escuridão foi embora (Gn 1.3). Deus viu que a luz era boa e separou a luz das trevas.

Jesus disse aos seus discípulos: "Vocês são a luz do mundo. Ninguém acende uma candeia (lamparina) e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus". 

Naquela época não existia energia elétrica. Como vocês acham que as pessoas se comportavam sem energia, quando chegava a noite? Eles acendiam lamparinas feitas com óleo de azeitona. Por isso Jesus usou a lamparina para dizer que seus discípulos deviam brilhar bem forte, com as suas atitudes!

Dorcas era uma discípula de Jesus. Ela morava em Jope, perto de Jerusalém. Ela era uma mulher muito amada pela Igreja, sabem por quê? Porque ela era costureira e fazia roupas para as pessoas que não tinham como comprá-las. Ela também cuidava com muito carinho das viúvas da igreja, fazendo vestidos lindos para presenteá-las! Dorcas era uma bênção e sua luz estava brilhando bem forte na Igreja.

Mas um dia, aconteceu uma coisa bem triste. Dorcas ficou muito doente e nenhum médico resolveu seu problema. Então Dorcas morreu! Ah como todos os discípulos da Igreja ficaram tristes. Ela era tão jovem. Ela era tão trabalhadora!

Mais do que depressa mandaram chamar Pedro! Dorcas não podia ficar morta, ela era muito útil para Deus. Pedro rapidamente foi até Jope. Assim que chegou, as viúvas da Igreja e muitas outras pessoas, chorando, mostraram para Pedro os vestidos e as outras roupas que Dorcas havia feito quando estava viva. 

Então Pedro subiu até o quarto da casa e pediu que todos o deixassem sozinho. Pedro ajoelhou-se e orou a Deus. Então ele se levantou e disse à mulher morta: "Dorcas, levante-se"! Crianças, não demorou muito e Dorcas abriu os olhos, voltando à vida! Que coisa maravilhosa aconteceu naquele quarto! Pedro ajudou-a a se levantar e chamou todos os irmãos da Igreja, principalmente as viúvas que a amavam tanto para que vissem que Dorcas havia ressuscitado!

Vocês podem imaginar a alegria daquela Igreja por receber esse milagre tão grande, ter de volta a querida Dorcas? Ah, a notícia se espalhou por toda a cidade e muitos moradores de Jope passaram a crer em Jesus!

O que a Bíblia diz sobre os cidadãos do céus serem Luz do Mundo?

"Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz". I Pedro 2.9

"Vocês todos são filhos da luz, filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas".  I Tessalonicenses 5.5

"A noite está quase acabando; o dia logo vem. Portanto , deixemos de lado as obras das trevas e revistamo-nos da armadura da luz". Romanos 13.12

Crianças, Dorcas era uma filha da luz, uma discípula de Jesus que brilhava e muito na Igreja, por isso ela foi recompensada recebendo a sua vida de volta.  Jesus disse que ninguém pega um lamparina e esconde em baixo de uma vasilha. Isso mesmo, porque se está brilhando deve ser colocada num lugar bem alto para que todos vejam e para que brilhe ainda mais forte. 

E não foi isso que aconteceu com Dorcas? Ela brilhava com suas boas obras, ajudava os pobres e as viúvas. Isso tinha muito valor para Deus! E foi por isso que Pedro trouxe Dorcas à vida, em nome de Jesus. Ela foi recompensada por brilhar! E mais do que isso! Muitas pessoas da cidade de Jope se tornaram discípulos de Jesus por causa desse grande milagre.

Queridos cidadãos dos céus, vocês foram chamados para para brilhar bem forte por Jesus. E como brilhar bem forte para Jesus?

Tendo um comportamento exemplar dentro de casa como filho, como irmão. Respeitando seus pais, ajudando-os em casa, sendo obediente em tudo. Ajudando seus irmãos nas tarefas e cuidando deles, não maltratando eles.

Tendo um comportamento exemplar como aluno, na sua escola.  Sim, você precisa ser o melhor aluno da sua turma. Precisa ser estudioso, pontual, estar no grupo das crianças que ajudam as outras em tudo. Você precisa ganhar prêmios na escola! De aluno exemplar, obediente, educado e estudioso.

Tendo um comportamento exemplar como discípulo de Jesus. As pessoas precisam olhar para a sua vida e ver Jesus em você e não o diabo. Você, como discípulo de Jesus, precisa ser exatamente como Jesus foi. E mais do que isso, precisa pregar Jesus para as crianças. Precisa falar do que Jesus fez na cruz e como ele perdoa os nossos pecados se crermos nele. Isso sim é ser Luz do Mundo! 

Vocês foram chamados por Jesus para fazer boas obras. E o que são boas obras? É ajudar a quem precisa com aquilo que precisa. Existem pessoas que precisam de alimentos. Outros precisam de roupas. Crianças que não tem brinquedo no natal. E muitos precisam de oração. Isso é fazer boas obras.

Infelizmente existem muitos que dizem ser cidadãos dos céus, mas no fundo não são! São falsos cristãos, filhos das trevas. E como sabemos disso? É só observar o comportamento delas quando não estão na igreja.  Esses falsos cidadãos dos céus são mentirosos, briguentos, desobedientes, fazem escândalo, vêem na televisão e celular coisas proibidas por Deus, ouvem músicas que não são cristãs...Jesus está vendo tudo isso e sabe muito bem quem são esses falsos cidadãos dos céus.

Sabem o que é pior? É o mal testemunho que essas pessoas dão. E o que é um mal testemunho? É quando uma pessoa que se diz cristã tem um comportamento tão, mas tão terrível, que quem vê, ao invés de glorificar a Deus, diz que nunca vai servir a Deus nem ir à Igreja dessa pessoa.

Ser cidadão do céu é ser luz do mundo. É brilhar com as atitudes e com as boas obras. É trazer vida e clareza onde estiver. Sigamos nossa jornada, brilhando cada vez mais forte, expulsando as trevas da cidade e ganhando vidas para Jesus. Amém?

Tempo de oração. Qual o contrário de luz? Trevas. Em Deus há luz e nunca trevas.  Pergunte para as crianças se elas tem agido como filhos da luz ou como filhas das trevas.  Se as pessoas estão reclamando muito delas e de seus comportamentos ou se as pessoas estão dando graças a Deus por suas vidas.  Mostre a elas que agir como filhos das trevas entristece ao Espírito Santo de Deus. Leve-as a pedir perdão por suas atitudes, se arrependerem dos seus pecados e decidirem mudar para sempre. Peça ao Espírito Santo de Deus para convencer nossas crianças, só Ele pode fazer isso.  E profetize que nossas crianças serão uma luz muito forte levando a luz de Jesus para muitas pessoas que andam na escuridão.

Figuras: 














Minha Jornada com Deus: 


Versículo para Decorar:


 
É cultura do Céu:


 Tarefa da Semana:


20 - Meu Tesouro Precioso: Deus fez um plano para mim

A BERTURA Oração de cobertura  Louvor  Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta:  Vocês sabiam que...