ABERTURA
Louvor
Lanche
8 a 10 - Auditório
6 e 7 - Sala 1
Favor observar a pontuação no Álbum das Crianças!!!
Caminhada pelas estrelas
No meio do álbum, existe um jogo de bônus que deve ser jogado à risca, todo domingo. Para cada conquista, a criança ganha as estrelinhas (fique atento e ajude-as a colar, seja justo e imparcial, ok?):
Leitura Bíblica da semana: 2 ⭐⭐
Levar visitantes: 3 ⭐⭐⭐ (cada visitante)
Tarefa da Semana: 1 ⭐
Versículo decorado: 1 ⭐
Estar presente: 1 ⭐
Trouxer a Bíblia: 1 ⭐
Cantem a música: A Bíblia (Diante do trono) - repetindo essa música todos os domingos, estamos ensinando as crianças sobre a ordem dos livros da Bíblia e também estamos as ensinando a amar a Palavra de Deus. Não deixe de fazer isso!
Atenção: Usar a TV para vídeos, figuras, etc. Usar também figuras para auditório.
MINISTRAÇÃO - A oração modelo! (Mateus 6.5-13.;Lucas 9.28-36).
Introdução:
Hoje vocês aprenderão sobre uma disciplina muito importante. Mas, primeiro precisam saber o que é disciplina. (Dê oportunidade para que as crianças digam o que é disciplina). Disciplina é um conjunto de regras que você precisa cumprir para alcançar um objetivo. Então agora vamos fazer um quizz. Prepare o quizz no painel e uma recompensa para quem acertar.
O meu objetivo é emagrecer. Quais regras preciso cumprir?
b) Comer chocolate, refrigerante e doces todos os dias
O meu objetivo é ficar mais forte. Quais regras preciso cumprir?
b) Participar das atividades físicas da escola e sair para brincar ao ar livre
O meu objetivo é ser um bom aluno. Quais regras preciso cumprir?
b) Ficar brincando com os amigos na hora que a professora está passando matéria
O meu objetivo é ganhar presente de Natal. Quais regras preciso cumprir?
b) Fazer birra no mercado e ficar emburrado caso não façam o que eu quero
O meu objetivo é conhecer a Deus e aprender a ouvir a Sua voz. Quais regras preciso cumprir?
b) Todos os dias conversar com Deus no meu cantinho de oração
Quando Jesus conversou com a multidão sobre a Oração, os discípulos já sabiam orar. Eles haviam aprendido na sinagoga a fazer orações para Deus. Mas eles tinham regras bem certinhas e frases certas a se falar para que Deus ouvisse suas orações. Se eles fizessem de forma diferente do que as regras ditavam, Deus não os ouviria. Mas essas regras eram simplesmente regras feitas pelos fariseus e não eram necessariamente a oração que Deus gostaria que eles fizessem.
Foi por isso que Jesus ensinou o jeito certo que os cidadãos dos céus tinham que orar. E com certeza, era um jeito muito, muito melhor do que o que eles já sabiam. Jesus disse aos seus discípulos: "Quando vocês forem orar, não sejam como os hipócritas (hipócrita é uma pessoa fingida diante das pessoas). Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará. E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem".
Jesus queria que seus discípulos aprendessem que a Oração não era uma regra para se cumprir diante dos homens! Ele queria que seus discípulos aprendessem que a Oração era um tempo de intimidade a se ter diariamente com Deus, um tempo de conversa secreta com Deus. Mais do que ensinar, Jesus mostrou para eles como era importante ter um tempo diário de intimidade com Deus.
Um dia, Jesus chamou três de seus discípulos, Pedro, Tiago e João para ir com Ele num monte chamado Tabor, perto de Jerusalém. Era um lugar secreto, alto e afastado do movimento da cidade. E sabem por qual motivo Jesus chamou seus discípulos? Para orar.
Mas os discípulos não estavam acostumados muito com esse negócio de ter intimidade com Deus por muito tempo. Então, eles ficaram cansados e dormiram! Enquanto eles dormiam, Jesus orava e seu rosto começou a brilhar como o brilho de um relâmpago! E suas roupas ficaram bem brancas e começaram a brilhar também com muita força!
Pedro, Thiago e João, que estavam dormindo profundamente, acordaram com aquele brilho forte e viram Jesus cheio de glória e majestade. Ah, o ambiente era tão bom, que Pedro disse: "Senhor, como é bom estarmos aqui, vamos fazer uma cabana e ficar aqui para sempre!".
E enquanto Pedro ainda falava isso, uma voz bem forte veio do Céu e disse: "Este é o meu filho, o Escolhido. Ouçam a Ele!". Ah crianças que experiência forte foi aquela. Os discípulos ficaram cheios de um profundo respeito por Jesus e também por Deus e isso mudou para sempre a vida de oração deles. Agora eles aprenderam que na oração, falamos com Deus, Deus fala conosco e cada vez que entramos em intimidade com Ele, o nosso rosto brilha e a nossa vida muda.
O que Deus fala em Sua Palavra sobre a Oração?
"Clame a mim e eu te responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece". Jeremias 33.3
"Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês, declara o Senhor". Jeremias 29. 12-14
"Peçam, e será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta será aberta. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e àquele que bate, a porta será aberta". Mateus 7.7-8
Jesus ensinou aos discípulos um jeito tão diferente de se orar! Não era nada que os discípulos conheciam. Ele nem mesmo estabeleceu essa oração como uma regra, mas sim, como um modelo que os cidadãos dos céus deveriam seguir. Ele disse: Vocês, quando forem orar podem chamar Deus de Pai. Ele é Pai sim, e como Pai merece todo respeito. Vocês devem desejar que o Reino Dele venha logo, porque será um ótimo Reino. E peçam que a vontade de Deus seja feita sempre, assim como acontece no Céu. Não se esqueçam de pedir e contar para ele todas as coisas que vocês tem necessidade. E contem também sobre as pessoas que aborreceram vocês, aproveitem para perdoá-las, porque o Pai de vocês sempre os perdoa quando vocês contam o que fizeram de errado e pedem perdão. Peçam proteção para Ele, porque Ele sempre protegerá vocês de todo o mal, assim como o Pai protege seus filhos. Porque é Ele quem governa tudo e todos para sempre.
Essa oração modelo tão conhecida é a Oração do Pai Nosso: "Pai nosso que está no Céu, Santificado seja o Teu nome. Venha o Teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal. Porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém!
Que oração mais linda! Vamos repetir?
Infelizmente os cidadãos da terra transformaram essa oração numa reza. E o que é uma reza? É uma oração religiosa repetida, que sai da boca para fora e não é algo sincero. Só é algo repetido. Quando os cidadãos da terra rezam, eles estão fazendo exatamente como os hipócritas que Jesus mencionou. Estão achando que por seguirem essa regra, podem ter intimidade com Deus, mas não é bem assim. Rezar ou repetir orações só vai fazer as pessoas parecerem uma calopsita ou um cacto, aquele brinquedo que repete as coisas.
Porém os cidadãos dos céus, ah, eles sabem que são filhos de Deus. E como filhos amados, eles procuram se disciplinar para todos os dias, terem um tempo de qualidade com Deus lá no seu cantinho da oração, que é o seu lugar secreto. Para os cidadãos dos céus, não existe coisa melhor do que estar com seu Deus, conversando com Ele e ouvindo a Sua voz, como Jesus fez. E os cidadãos dos céus são cada vez mais parecidos com Deus, porque andam com ele.
Crianças, na jornada da vida, a Oração é vital. É como o oxigênio. Sem ela a sua vida espiritual e a sua vida inteira morre. Então, sigamos essa jornada disciplinados no nosso tempo secreto com Deus, amém?
Tempo de Oração: Peça para as crianças se ajoelharem. E deixe-as conversar com Deus. Contar para ele do que tem medo. Das coisas que deixam elas tristes. Do que acontece em suas famílias. E depois, deixe o espaço em silêncio (mesmo que seja difícil manter o silêncio no meio de crianças, confie, porque é Deus quem age). E peça ao Senhor para deixar as crianças ouvirem a Sua voz. E você, ministro, procure aprender a lição mais preciosa da vida, que é a prática diária da Intimidade com Deus. Você será transformado, cada vez que contemplar a glória de Deus.
Figuras:
Minha jornada com Deus:














Nenhum comentário:
Postar um comentário