ABERTURA
Louvor
Lanche
8 a 10 - Auditório
6 e 7 - Sala 1
Favor observar a pontuação no Álbum das Crianças!!!
Caminhada pelas estrelas
No meio do álbum, existe um jogo de bônus que deve ser jogado à risca, todo domingo. Para cada conquista, a criança ganha as estrelinhas (fique atento e ajude-as a colar, seja justo e imparcial, ok?):
Leitura Bíblica da semana: 2 ⭐⭐
Levar visitantes: 3 ⭐⭐⭐ (cada visitante)
Tarefa da Semana: 1 ⭐
Versículo decorado: 1 ⭐
Estar presente: 1 ⭐
Trouxer a Bíblia: 1 ⭐
Cantem a música: A Bíblia (Diante do trono) - repetindo essa música todos os domingos, estamos ensinando as crianças sobre a ordem dos livros da Bíblia e também estamos as ensinando a amar a Palavra de Deus. Não deixe de fazer isso!
Atenção: Usar a TV para vídeos, figuras, etc. Usar também figuras para auditório.
MINISTRAÇÃO - Deus recompensa a caridade! (Mateus 6.1-4; Rute 2-4).
Introdução:
Alguém sabe já ouviu falar sobre Condição Social? O que significa isso?
Condição social é a condição de vida de uma pessoa. Por exemplo, o salário que ela ganha, até qual série ela estudou, qual bairro mora. Infelizmente aqui no Brasil, existem muitas classes sociais, de acordo com a renda da família. Existe a classe A, que são os milionários do Brasil. Existe a classe B, que são as pessoas que possuem uma renda boa e levam uma vida confortável. Existe a classe C, que são as pessoas que tem um padrão de vida razoável. Na Classe D, estão as pessoas que tem limitações financeiras. Mas também existe a classe E, que são as pessoas que vivem em extrema pobreza. (utilize um gráfico ao seu critério para expor essa situação, há vários na internet).
Jesus ensinou aos seus discípulos um valor muito, muito importante. Que vale para Deus mais do que qualquer carro, viagem, ou coisa boa dessa terra. Um valor chamado Caridade. O que é Caridade? É ter a sensibilidade de olhar para as pessoas que tem uma condição social limitada e ajudar essas pessoas. Fazer alguma coisa para ajudá-las.
Jesus disse: "Tenham o cuidado de não praticarem suas obras de justiça diante dos outros para serem visto por eles. Se fizerem isso, não terão nenhuma recompensa do seu Pai, que está nos céus. Portanto, quando você cuidar dos necessitados, não anuncie isso tocando trombeta, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Em verdade lhes digo que eles já receberam a sua plena recompensa. Entretanto, quando você cuidar dos necessitados, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a mão direita, de forma que você preste ajuda em secreto. E o seu Pai, que vê o que é feito em secreto, o recompensará". Mateus 6.1-4
Ajudar os pobres era uma lei muito importante lá em Israel. Deus mesmo disse isso em Sua Palavra, em vários versículos:
"Distribuiu, deu os seus bens aos necessitados; a sua justiça dura para sempre". 2 Coríntios 9.9
"Como é feliz aquele que se interessa pelo pobre! O Senhor o livra em tempos de adversidade". Salmo 41.1
"Quando fizerem a colheita da sua terra, não colham até às extremidades da sua lavoura, nem ajuntem as espigas caídas da sua colheita. Deixem-nas para o necessitado e para o estrangeiro. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês". Levítico 23.22
A Caridade tem tanto valor para Deus, que ele chama de Obras de Justiça, obras corretas! Ajudar quem necessita agrada tanto a Deus, que Ele mesmo se levanta para recompensar quem ajuda o pobre!
Boaz era um homem rico. Ele era dono de uma grande plantação de trigo. Ele morava em Belém e não era casado. Mas como diz o nome, ele era um homem muito bom, justo e generoso. Ele cumpria a lei de Deus sobre ajudar os pobres, na época da colheita. Ele deixava as pontinhas da colheita da cevada para os pobres, e seus funcionários não podiam pegar de volta os grãos que caíam no chão.
Até que um dia, chegou em Belém uma viúva. Seu nome era Rute e ela estava acompanhando Noemi, sua sogra, pois Noemi não tinha quem cuidasse dela. Rute e Noemi eram pobres e necessitadas. Por esse motivo, Rute foi até a colheita de Boaz para colher o grão que era deixado para os pobres.
Boaz viu Rute colhendo as suas espigas. Então ele perguntou aos seus funcionários quem era aquela jovem. Mais do que depressa eles responderam que Rute estava cuidando da sua sogra Noemi e por isso recolhia as espigas que caíam no chão, desde muito cedinho.
Boaz ficou admirado com a atitude de bondade e generosidade de Rute. Por isso, chamou Rute para ficar recolhendo as espigas ali na sua lavoura. Boaz também a protegeu e deu comida e água para ela. Além disso, disse para os seus funcionários: "Deixem cair de propósito algumas espigas para ela, para que ela colha com facilidade"!
Rute chegou em casa com uma grande quantidade de grãos, além do restante do almoço que Boaz deu para ela. Noemi ficou muito admirada com a bondade de Boaz. Ela disse: "Que Deus abençoe esse homem que te tratou com muita bondade. Porque ele é uma pessoa que não pára de praticar atos de justiça e misericórdia". Rute 2.19,20
Mas a história não termina por aí crianças, porque Deus abençoe todo aquele que é generoso! Quando Noemi soube onde Rute estava, contou para ela que Boaz era um parente! E na lei, os parentes mais ricos deveriam cuidar dos parentes mais pobres. E sabem qual o plano de Noemi? Que Rute se casasse com Boaz!
Noemi disse para Rute ficar bem bonita e cheirosa. e ir até a lavoura de Boaz, onde ele estava descansando. Rute deveria deitar-se nos pés dele e Boaz iria entender que esse era um sinal de que ela precisava de algo.
Assim que Boaz acordou, e viu Rute aos seus pés, perguntou o que ela queria. Rute pediu que ele resgatasse ela e Noemi daquela situação ruim em que estavam. A crianças, Boaz era muito justo. Ele, mais uma vez, ficou admirado com o gesto de generosidade de Rute, pois ela sendo jovem, foi procurar um homem jovem como ela para se casar, mas um homem justo.
Então, mais do que depressa, Boaz anunciou a toda a cidade o casamento! E todos se alegraram muito! Eles disseram: Que Deus torne sua esposa semelhante à Raquel e Léia, as mulheres exemplares da família de Abraão. E que Deus dê filhos muito fortes e poderosos na terra!
Vejam que recompensa maravilhosa Boaz recebeu por ser generoso. Ele ganhou uma linda e especial esposa. E vejam que recompensa maravilhosa Rute recebeu por ser tão generosa com sua sogra. Um marido bom e justo. Deus ama tanto quem faz obras de justiça, que deu para Boaz e Rute uma linda família. Seu filho se chamou Obede. E seu neto se chamou Jessé. E seu bisneto foi o Rei Davi, que matou o gigante Golias e foi rei de Israel.
Não é maravilhosa essa história? Os cidadãos dos céus, cumprem a justiça de Deus. Eles são generosos e repartem o que tem com aqueles que são de condição social menos favorecida. E isso é como um bulmerangue. O que você dá, Deus faz voltar para você em dobro.
Quando Jesus ensinou sobre caridade, ele fez uma observação sobre os cidadãos da terra. Esses, quando fazem obras de caridade, querem que todos vejam e elogiem eles. Querem mostrar nas Redes Sociais o quanto eles são bons e generosos. E eles fazem para aparecer, porque não ligam para o que Deus pensa e sim para o que os homens pensam. Bem, a estes Deus diz que não há recompensa nenhuma, a não ser as curtidas dos homens.
Mas para os cidadãos dos céus, fazer obras de justiça faz parte do dia a dia, da vida inteira, mesmo se ninguém estiver vendo ou curtindo. O mais importante é que Jesus disse que Deus curte e recompensa quem faz obras de caridade sem precisar mostrar para ninguém!
Sigamos nossa jornada, cidadãos dos céus, sempre com os olhos bem abertos para ver as necessidades das pessoas que nos cercam e também mãos estendidas, para ajudar a quem precisa, mesmo que ninguém veja o elogie!
Tempo de oração. Ore com as crianças para que o Senhor abra os olhos para que elas vejam as necessidades das pessoas ao redor delas (peça que elas toquem em seus olhos). (Peça para elas estenderem as mãos) E ore para que o Senhor encha as mãos das nossas crianças de bênçãos e recursos materiais para que elas possam também estender a mão para ajudar aqueles que mais precisam.
Figuras:
Nenhum comentário:
Postar um comentário