terça-feira, 3 de dezembro de 2024

36 - Cultura do Céu: Ninguém pode servir a dois senhores!

 ABERTURA

Oração de cobertura 
Louvor
Oração por: 
Ofertório

Lanche 

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1

Favor observar a pontuação no Álbum das Crianças!!!

Caminhada pelas estrelas

No meio do álbum, existe um jogo de bônus que deve ser jogado à risca, todo domingo. Para cada conquista, a criança ganha as estrelinhas (fique atento e ajude-as a colar, seja justo e imparcial, ok?):

Leitura Bíblica da semana: 2 ⭐⭐

Levar visitantes: 3 ⭐⭐⭐ (cada visitante) 

Tarefa da Semana: 1 ⭐

Versículo decorado: 1 ⭐

Estar presente: 1 ⭐

Trouxer a Bíblia: 1 ⭐

Cantem a música: A Bíblia (Diante do trono) - repetindo essa música todos os domingos, estamos ensinando as crianças sobre a ordem dos livros da Bíblia e também estamos as ensinando a amar a Palavra de Deus. Não deixe de fazer isso!

Atenção: Usar a TV para vídeos, figuras, etc. Usar também figuras para auditório.

MINISTRAÇÃO - Ninguém pode servir a dois senhores! (Mateus 6. 24-34).

Introdução: 

Estamos nos aproximando do Natal. Ah o Natal é uma data tão linda, quando a cidade e as nossas casas ficam todas enfeitadas. O que você mais gosta no Natal? (deixe que as crianças respondam, com certeza a maioria responderá que é o momento de abrir os presentes e o momento de comer. Poucos vão lembrar que o Natal é o nascimento de Jesus).  Os cidadãos da terra, agora mesmo estão preocupados com o Natal, mas com aquilo que vão comprar, com o amigo secreto da família, com a roupa que vão usar e com a comida que vão comer. Quem vai no Shopping nesses dias vai ver que ele está lotado de gente, preocupada em comer, beber e com o que vestir e gastando muito dinheiro para isso.

E as pessoas da época de Jesus? Bem, elas também tinham essas preocupações. Não havia natal naquela época, mas com certeza havia festas, celebrações, casamentos e as pessoas também se preocupavam em ter dinheiro para comer, beber e se vestir. Por isso Jesus ensinou aos cidadãos dos céus, que se eles quisessem agradar a Deus, não deveriam colocar em primeiro lugar essas coisas! 

Ele disse: "Ninguém pode servir a dois senhores, pois odiará um e amará o outro. Vocês não podem servir a Deus e a Mamom". Jesus usou a palavra Mamom para se referir ao dinheiro, pois Mamom, na linguagem da época, significava "Amor às riquezas e dedicação aos interesses do mundo". Jesus deixou bem claro: não existe como amar e se dedicar a Deus e amar e se dedicar ao dinheiro ao mesmo tempo. Não há como servir aos dois! ao mesmo tempo! Sabem por quê?  Jesus mesmo explicou: "...pois vocês odiarão um e amarão o outro. Serão leais a um e desprezarão o outro". Sim! Agora mesmo há muitas pessoas amando o dinheiro ao invés de amar a Deus. E como sabemos? No domingo, dia do Senhor, elas não estão na Igreja, oferecendo Culto ao Senhor. Elas estão em qualquer outro lugar, menos na Casa de Deus.

Jesus continuou: "Diante dessa verdade, de que vocês não podem servir a dois senhores, eu digo a vocês que não se preocupem com as suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber, nem com os seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante que a roupa?" Jesus queria ensinar que todos os cidadãos dos céus devem colocar em primeiro lugar, a vida espiritual, como orar, ler a Bíblia, obedecer a Deus e amar aos irmãos. E não a vida material, como muitos fazem. Jesus disse: "Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas Deus mesmo dará de presente para vocês!". 

E então crianças, Jesus convidou seus discípulos para que eles admirassem a criação de Deus. "Observem as aves do céu: não semeiam, nem colhem, nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta". Quem aqui, ao ouvir o canto dos pássaros de manhã já pensou sobre o que os passarinhos comem e quem os alimenta? Jesus disse que os passarinhos não passam o dia inteiro plantando sementes para ter o que comer, nem precisam se preocupar em guardar sementes num celeiro. Eles vivem cinco anos inteirinhos com o Senhor Deus os alimentando! É maravilhoso saber que, se Deus cuida dos passarinhos que são tão pequeninos e só vivem cinco anos, da mesma forma cuidará a vida toda de nós, que somos seus filhos!

Era isso que Jesus queria que seus discípulos aprendessem. Que eles não deveriam andar preocupados com as coisas desta terra, como gastar dinheiro comprando coisas caras, que logo quebram e perdem o valor. Mas que a preocupação deles deveria ser amar a Deus e obedecê-lo. Fazer assim seria um sinal de grande fé e o próprio Deus daria tudo o que eles precisassem!

Por fim, Jesus mandou os seus discípulos observarem outra coisa que é simplesmente linda, porém bem frágil: as flores! "Porque vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem o Rei Salomão, em todo o seu esplendor, se vestiu como um deles. Se Deus veste assim as flores do campo que hoje estão vivas e amanhã murcham, Ele não vestirá vocês com o melhor, pessoas de pouca fé?"   

Naquela época e ainda hoje, é mais fácil as pessoas se preocuparem com o tanto de dinheiro que tem no banco do que em confiar em Deus. Elas dão o seu tempo, a sua vida, e tudo o que tem, para ganhar mais dinheiro, para poder comprar mais. E onde Deus fica? Em segundo, terceiro ou até mesmo em último lugar. E tem pessoas onde Deus não está em nenhum lugar das suas vidas. Como você acha que é a vida dessas pessoas? Elas podem ter todo o tipo de coisas boas e cara, mas a vida delas é bem vazia.

 A Bíblia nos ensina a confiar no Senhor Deus, porque Ele cuida de nós:

"O Senhor cuida da vida dos íntegros, e a herança deles permanecerá para sempre. Em tempos de adversidade não ficarão decepcionados; em dias de forme desfrutarão fartura". Salmo 37.18,19

"Não se vendem cinco pardais por duas moedinhas? Contudo, nenhum deles é esquecido por Deus. Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Não tenham medo; vocês valem muito mais do que muitos pardais". Lucas 12.6,7

"Os olhos de todos estão voltados para Ti, e tu lhes dás o alimento no devido tempo. Abres a tua mão e satisfazes os desejos de todos os seres vivos". Salmo 145. 15,16

Existem muitos outros versículos na Bíblia que nos ensinam sobre o amor e cuidado de Deus conosco. E isso acontece porque Deus quer que a gente saiba que temos muito, muito valor para Ele. Eu e você valemos para Deus muito mais do que qualquer quantidade de dinheiro que possa existir na terra! E que Deus não deixará nós termos falta de nada. E até mesmo daquilo que papai e mamãe não podem comprar, Deus sempre dá um jeito de nos dar!

Todo cidadão do céu precisa entender isso e aprender uma coisa. Nós seremos muito tentados a ser como os cidadãos da terra: andar preocupados com o que comer, beber e vestir. Nós seremos tentados a colocar a nossa confiança no dinheiro e no poder de compra que ele tem. Mas são os cidadãos da terra que correm atrás dessas coisas, disse Jesus (Mt. 6.32). 

Os cidadãos dos céus se preocupam em buscar em primeiro lugar as coisas do Reino de Deus, pois eles sabem, que tudo o que precisam, será dado pelo Pai Celestial, na hora certa. E um detalhe importante: para os cidadãos dos céus, o Natal não tem nada a ver com compras, nem comida, nem bebida, e nem mesmo Papai Noel. O Natal é o nascimento de Jesus Cristo, o nosso Salvador. 

Por isso crianças, sigamos nossa jornada jornada rumo ao Céu, em qualquer época, sempre colocando Deus e seu Filho Jesus na frente de todas as coisas da nossa vida, e tudo, tudo o que precisamos nos será dado. Amém? 

Tempo de Oração: Jesus disse para não andarmos preocupados com nada. O que tem deixado você preocupado? É alguém da sua casa que está doente? É papai e mamãe que estão brigando muito? É o medo de que alguma coisa aconteça com alguém que você ama? Ou você pode estar preocupado em não ganhar o presente de Natal que quer. O Pai Celestial sabe de tudo o que você precisa. Mas essa preocupação só sairá do seu coração se você contar para Ele o que te preocupa. Dê um tempo para as crianças contarem para Deus sobre as suas preocupações. Depois juntos, agradeçam ao Senhor por cuidar dos passarinhos, dos lírios do campo, e de nós.

Figuras: 











Minha Jornada com Deus:





Versículo para decorar:


É cultura do Céu:

Tarefa da Semana: * a tarefa para pais e filhos é alusiva ao natal. Caso esteja usando esse material num outro período do ano, use a segunda opção de figurinha.

Para o natal



Fora do natal




Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...