ABERTURA
Louvor
Lanche
8 a 10 - Auditório
6 e 7 - Sala 1
Favor observar a pontuação no Álbum das Crianças!!!
Caminhada pelas estrelas
No meio do álbum, existe um jogo de bônus que deve ser jogado à risca, todo domingo. Para cada conquista, a criança ganha as estrelinhas (fique atento e ajude-as a colar, seja justo e imparcial, ok?):
Leitura Bíblica da semana: 2 ⭐⭐
Levar visitantes: 3 ⭐⭐⭐ (cada visitante)
Tarefa da Semana: 1 ⭐
Versículo decorado: 1 ⭐
Estar presente: 1 ⭐
Trouxer a Bíblia: 1 ⭐
Cantem a música: A Bíblia (Diante do trono) - repetindo essa música todos os domingos, estamos ensinando as crianças sobre a ordem dos livros da Bíblia e também estamos as ensinando a amar a Palavra de Deus. Não deixe de fazer isso!
Atenção: Usar a TV para vídeos, figuras, etc. Usar também figuras para auditório.
MINISTRAÇÃO - A porta estreita e a porta larga! (Mateus 7.13,14; Marcos 10.17-22).
Introdução:
Jerusalém é uma cidade muito sagrada, desde a época de Davi e até hoje. Ela era uma cidade tão importante que todos os impérios queriam conquistá-la. Então, para proteger o povo, eles construíram grandes muralha. E como as pessoas faziam para entrar em Jerusalém? Pelas portas. As muralhas de Jerusalém tinham e ainda tem 8 grandes portas! Vejam que interessante: cada uma das portas servia para uma coisa. Por exemplo, há a Porta do Lixo, que é por onde saía todo o lixo produzido na cidade. Há também a Porta das Ovelhas, que é a menor porta, a mais estreita de todas, que é por onde as ovelhas entravam e saíam de Jerusalém. E há a maravilhosa Porta Dourada, que atualmente está fechada. Ela é a porta que levava direto ao templo de Jerusalém e Jesus entrou por ela, quando entrou em Jerusalém para ser crucificado!
Então, Jesus disse à multidão que estava sentada no Monte, ouvindo seus ensinamentos: "Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela. Porque estreita é a porta, e estreito o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram".
Aquela multidão com certeza pensou nas portas de Jerusalém. Várias delas eram muito largas. Nelas dava para se entrar na cidade com animais, com carroças e muita mercadoria. Mas havia as mais estreitas. Com certeza não era muito confortável passar pela porta estreita, porque era apertada e não dava para levar muita coisa com ela. Mas Jesus queria que seus discípulos entendessem, que a porta que leva para o Reino de Deus é estreita, muito estreita e a porta que conduz à perdição é muito larga e muito fácil de se passar. E o que significa isso?
Um dia, um jovem, muito rico, foi procurar Jesus. Ele queria que Jesus respondesse a uma pergunta que ele tinha para fazer. "Mestre, o que eu posso fazer de bom para conseguir a vida eterna?". Jesus disse a ele: "Se você quer ganhar a vida eterna, obedeça aos mandamentos".
Quais? O jovem perguntou. Jesus disse: "Não mate, não adultere, não roube, não darás falso testemunho, honra o teu pai e a tua mãe e ame o seu próximo como você se ama." Ah, aquele jovem era obediente. Ele praticava tudo aquilo desde que era pequeno, como você!
"Eu tenho feito tudo isso, Mestre. Então, o que me falta fazer?". Jesus olhou com amor para ele e disse: "Mas te falta fazer uma coisa mais importante do que tudo isso. Se você quiser ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá o dinheiro aos pobres e você terá um tesouro no céu. Depois disso, vem ser meu discípulo. Siga-me!".
Uau, o que Jesus estava pedindo? Que ele vendesse suas roupas, seus terrenos, seus carros, seus perfumes, suas casas, tudo o que ele tinha e desse todo esse dinheiro que ele conseguiu com tanto esforço para os pobres? Ah não!!! Isso seria pedir demais. Para aquele jovem, seguir a Jesus era fácil. Mas seguir sem nada no bolso?
Será que ele aceitou fazer o que Jesus estava mandando? Infelizmente não. Aquele jovem se afastou de Jesus com muita tristeza. Ele não queria deixar suas riquezas, pois tinha muitas. E ele nunca mais procurou a Jesus. Jesus deu à ele a chance de escolher a porta estreita, mas ele escolheu a porta larga, o caminho da Perdição.
Caminho da perdição? E que caminho é esse que Jesus disse que a porta larga leva? O caminho da perdição é o caminho para o Inferno. E vocês já sabem que o Inferno é o lugar onde todas as pessoas que não são cidadãos dos céus ficarão para sempre. É um lugar muito quente. De muito sofrimento. Onde Satanás e seus demônios perturbarão as pessoas para sempre.
Pois Jesus disse que a porta que está na entrada do caminho para o inferno é bem larga. E bem fácil de entrar se não vigiarmos. Porque entram por essa porta todos os que preferem viver em desobediência à Deus: quem ama a mentira, quem gosta de falar palavrão, criar problema, desobedecer aos pais, roubar o que não lhe pertence, colar na prova, quem é "maria vai com as outras", quem aceita mais o conselho dos amigos do que os conselhos dos Pais e da Palavra de Deus, quem gosta do que é pecado. Esses com certeza já entraram pela porta larga e estão no caminho da perdição.
Mas porque a porta que leva à Vida Eterna é estreita? Porque não podemos entrar no por ela amando as coisas desse mundo. Temos que deixar tudo para trás, como Jesus pediu para aquele homem deixar as riquezas da terra para ter um tesouro no céu. A porta que leva para a Vida Eterna é estreita, porque sim, temos que viver uma vida de obediência aos mandamentos de Deus e de recusar algo que gostamos muito, mas Deus não gosta de jeito nenhum.
Jesus disse na Bíblia:
"Pois quem quiser salvar a vida, a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, a encontrará. Pois que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma?" Mateus 16.25-26
"Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo". Lucas 14.33
"Aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo, a conservará para a vida eterna". João 12.25
Crianças! O caminho estreito que leva para a Vida Eterna, que Jesus falou é um caminho estreito porque precisamos renunciar ou seja, recusar as coisas deste mundo, mesmo que elas sejam muito legais, mesmo que a gente queira muito!
Essa vida que temos aqui na terra, é muito curta e for comparada com a vida eterna. É como se os anos de vida que você vive aqui na terra fossem um grão de areia e a Vida Eterna, a praia inteira. É muita diferença, não é mesmo? Eu, você e todas as pessoas do mundo precisam saber que a forma como vivemos aqui na terra nos levará para o Caminho da Vida Eterna ou o Caminho da Perdição.
Como cidadãos dos céus, precisaremos amar muito mais a Deus do que à nossa própria vida. Foi exatamente isso que Jesus fez, não é mesmo? Vocês acham que Ele queria sofrer o que sofreu e ser crucificado? Pela vontade Dele não. Mas ele abriu mão de sua vontade para fazer a vontade de Deus. E hoje, por causa do que Jesus fez, ninguém pode entrar pelo Caminho da Vida Eterna sem receber Jesus como Senhor e Salvador da sua vida. Jesus mesmo disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim". João 14.6. Por isso, para entrar pelo Caminho da Vida Eterna não basta abrir mão de todas as coisas desse mundo. É preciso seguir a Jesus, coisa que aquele jovem não quis fazer!
Os cidadãos deste mundo estão no caminho da perdição. É uma triste verdade, mas é. Eles amam a porta larga e praticam sem vergonha tudo o que é pecado! É por esse motivo que a Igreja e cada discípulo de Jesus trabalha bastante para pregar o Evangelho. Para falar que Jesus é Senhor e Salvador, e que sua morte na cruz dá a Vida Eterna para quem crê Nele. E todos os que crerem em Jesus, saem do caminho da perdição e entram no caminho da vida Eterna! Isso é maravilhoso!
Sigamos essa jornada pela terra, aprendendo a abrir mão de tudo o que nos leva para a perdição. E agindo como Jesus, que foi obediente em tudo, inclusive a morte na Cruz, por amor a nós e para a nossa Salvação.
Tempo de Oração: Relembre às crianças quais são as coisas que fazem com elas entrem pela porta larga e estejam no caminho da perdição. Será que alguma delas tem agido dessa forma? Ajude-as a identificar os seus comportamentos errados e entender que isso é pecado e as afasta de Deus. Peça a elas que peçam perdão ao Senhor por seus pecados e orem para que o sangue de Jesus as purifique. Faça o mesmo apelo que Jesus fez para o Jovem rico. Você quer a vida eterna? Então siga-me! Faça 2 apelos: para quem ainda não recebeu Jesus como Senhor e Salvador. Ore com as crianças e depois declare que elas receberam a vida eterna. O segundo apelo é para as crianças que querem seguir Jesus e ser como Ele, durante toda a sua vida.
Figuras:
Minha jornada com Deus:
É cultura do Céu:
Tarefa da Semana:














Nenhum comentário:
Postar um comentário