ABERTURA
Louvor
8 a 10 - Auditório
6 e 7 - Sala 1
MINISTRAÇÃO - A Presença que me vê (Gênesis 18.3-16; Provérbios 15.3; Salmo 139 e Jeremias 29.11-13)
Ministrador:
Introdução:
Hoje vamos conversar sobre um objeto que está presente em praticamente todos os lugares, mas quase ninguém presta atenção nele. Esse objeto serve para a segurança das pessoas. (dê oportunidade para que as crianças digam em qual objeto estão pensando). Podemos encontrar esse objeto nas escolas, nos aeroportos, nas lojas, até mesmo nas salas de aula. E também nos semáforos. Algumas pessoas tem esses objetos em suas casas. De qual objeto estou falando? Da câmera de segurança. Converse com as crianças sobre a utilidade da câmera de segurança e dê oportunidade para que elas falem sobre
Deus, o nosso Pai, é muito poderoso. Ele tem o poder de ver todas as pessoas do mundo, onde elas estiverem, seja lá no fundo do mar ou até mesmo num foguete no céu. E é muito importante que vocês saibam que Deus vê todas as coisas. Até as que ninguém pode ver, Deus vê. Isso deve fazer com que a gente tenha muito cuidado com as coisas erradas que faz, seja me casa ou na escola. Porque existe um Deus que está olhando sempre para a sua vida. Mas por outro lado, isso deve nos fazer muito bem! Porque sabendo que Deus está vigiando cada um dos nossos passos, não para nos castigar, mas para nos ajudar, como acontece com as câmeras da cidade.
Desenvolvimento:
Hagar era empregada doméstica. E vocês sabem na casa de quem ela trabalhava? Na casa de Abraão e Sara. Hagar era tinha vindo do Egito para trabalhar ali. Naquela época, crianças, funcionava assim. Quando a patroa não podia ter filhos, ela fazia com que sua serva deitasse com seu marido, para ter filhos. Bem estranho, não é mesmo, mas assim funcionava a cultura da época.
Pois Hagar engravidou de Abraão. Ela ficou tão feliz! E começou a desprezar Sara, porque ela estava grávida e Sara, que ela velha, não podia ter filhos. Esse acontecimento fez com que as coisas complicassem. Sara começou a maltratar muito Hagar. Ela, mesmo grávida, precisava trabalhar muito mais do que antes. Com certeza, Sara a humilhava e tratava mal.
A situação ficou tão complicada que Hagar precisou fugir para bem longe. Ela não aguentava mais! Mas o que Hagar não sabia era que Deus, lá do céu, estava vendo tudo. Vocês acham que Deus estava concordando com aquilo que estava acontecendo? De jeito nenhum!
Hagar fugiu para o deserto. E como o próprio nome diz, deserto é deserto. É uma terra sem água, sem comida. O chão é de areia. Não há árvores. De dia, o sol é muito quente e de noite, a temperatura é congelante. Foi para lá que Hagar foi se esconder. Mas Deus, que via, tudo, foi atrás de Hagar.
Hagar estava chorando perto de uma fonte de águas. Foi lá que o Anjo do Senhor a encontrou. Ele disse: "Hagar, de onde você vem e para onde você está indo?". Hagar disse: "Estou fugindo a minha patroa, Sara". E sabem o que o Anjo disse para Hagar?
Você está grávida de um menino. Deus quer que o nome dele seja Ismael, (Deus te ouviu), porque Deus te socorreu no seu sofrimento. Ele será como um jumento selvagem, viverá em luta contra todos e todos guerrearão contra ele".
E o anjo disse mais."Volte para a sua patroa e aguente firme, pois logo as coisas vão mudar. Eu prometo a você que você que vou abençoar Ismael e todos os que nascerem depois dele. Sua descendência será tão grande, que não poderá se contar".
E o anjo disse mais. "Você está grávida e vai ter um menino. Deus quer que o nome dele seja Ismael, (Deus te ouviu), porque Deus te socorreu no seu sofrimento. Ele será como um jumento selvagem, viverá em luta contra todos e todos guerrearão contra ele".
Na mesma hora, aquele acontecimento trouxe um grande alívio para Hagar. Ela ficou admirada com o acontecido, pensando assim: "Teria eu visto Aquele que me vê?". Sim, Hagar teve o privilégio de ver com seus próprios olhos, o Deus que via tudo, inclusive ela.
Ali, naquele lugar, Hagar deu um nome para Deus. Ela disse: "O Senhor é El Roí, o Deus que me vê". Ela poderia voltar para casa e fazer tudo o que Deus tinha dito a ela, pois sabia que Deus, o El Roi, estava vendo tudo o que acontecia e a protegeria.
Aplicação: Crianças, algumas lições tiramos dessa história bíblica.
A primeira é sobre os olhos de Deus. Deus tem olhos sim. Ele vê tudo o que acontece. A Bíblia diz que os olhos de Deus estão por toda a parte, olhando atentamente os bons e os maus (Provérbios 15.3). Até dentro da barriga de uma mamãe ele consegue ver, como viu que o filho de Hagar seria um menino! Deus está vendo tudo o que você faz, isso você precisa saber. Mesmo que esconda as coisas erradas dos seus pais, mesmo que nenhuma pessoa esteja vendo o seu pecado, Deus está vendo você! Por isso, assim que pecar, sabendo que Deus vê, confesse para ele o seu pecado e peça perdão, em nome de Jesus.
Não importa onde eu estiver, Ele sempre me vigiará. Assim como as câmeras de segurança servem para nossa proteção, os olhos de Deus sempre estarão em nós para nos proteger, pois nós somos o Seu tesouro pessoal. Para sempre você precisa se lembrar: Deus está vendo tudo o que você está passando (Salmo 31.7-10). Se você está triste, se está sendo maltratado, como Hagar, se está passando por algum perigo, Deus está vendo. E enviará Anjos para te livrar do mal. Amém?
Eu preciso querer ver Deus. Quando Hagar viu o Anjo de Deus, qual foi a pergunta que ela fez? "Teria eu visto aquele que me vê?". Imaginem como o coração dela bateu forte, quando ela percebeu que tinha estado com Deus. Há tantas coisas legais nessa terra, mas elas nunca serão mais legais do que ver Deus. Isso mesmo! Vocês precisam querer ver Deus, sentir Sua Presença. E para isso precisam estar num lugar quieto, sem barulho, com o celular e televisão desligados. Lá no seu Cantinho da Oração. Simplesmente você pode chegar e dizer para Ele, Senhor eu quero te ver. Tenho certeza de que você verá Deus. Sim, você saberá que Ele está lá com você, no momento em que decidir tirar um tempo do seu dia, para estar com Ele, na Sua Presença (Jeremias 29.13). E que Deus te dê muitas experiências com Ele!
Vamos declarar a promessa preciosa de Deus para nós?
Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração, declara o Senhor. Jeremias 29.13
Conclusão: Salmo 139 ou Quero Te ver (trio R3).
Peça para que elas repitam a oração: Querido Deus, meu Pai. Eu quero agradecer ao Senhor porque os seus olhos nunca se fecham. O Senhor está sempre olhando para mim, preocupado comigo. Me perdoe, porque eu faço tantas coisas durante o dia e não dou muita atenção ao Senhor. Me ajude, a partir de agora, ter um tempo especial todos os dias, porque eu quero te ver, eu quero ver aquele que me vê. Me perdoe pelos pecados que eu cometi escondido, porque ninguém viu mas o Senhor viu. Me ajude a nunca esquecer de que o Senhor vê tudo. Obrigada por sua presença, que me vê. Em nome de Jesus eu oro, amém.
Agora, ore por elas. Querido Deus, nosso Pai. Eu oro para que a sua presença poderosa venha até aqui, neste lugar. Toca de forma especial em todas as crianças que estão aqui, para que elas saibam que o Senhor se importa com cada uma delas e vê, com detalhes tudo o que elas estão fazendo, tudo o que estão sentindo e tudo o que estão precisando. Que agora mesmo elas sintam uma grande segurança em saber que o Senhor as vigia para protegê-las. Em nome de Jesus, amém.
Figuras:













Nenhum comentário:
Postar um comentário