ABERTURA
Louvor
8 a 10 - Auditório
6 e 7 - Sala 1
MINISTRAÇÃO - A Presença que me Ouve (I Samuel 1,2:1-11; Gênesis 1.26; Malaquias 3.13-17 e Isaías 59.1,2)
Ministrador:
"O de Organização": Pergunte para as crianças qual é o órgão do corpo com o qual podemos ouvir. Conversem sobre a importância de cuidarmos bem do nosso ouvido, enxugando bem, usando cotonete. Conversem também sobre o cuidado com aquilo que ouvimos. Como as crianças se sentem quando ouvem palavras boas. E como se sentem quando ouvem palavras ruins (que tipo de palavras elas estão ouvindo dentro de casa...na escola...dê oportunidade para que elas compartilhem).
Introdução:
Poder ouvir é um grande presente de Deus. E por que Deus nos deu esse presente? Porque Ele queria que a gente fosse como Ele. Ele queria falar conosco e queria nos ouvir falar. Assim como acontece no céu, com Deus, o Pai, Jesus, o Filho e o Espírito Santo. Eles conversam entre si, sabiam? Eles falam e ouvem. Antes de nos criar, no Jardim do Éden, Deus disse: façamos o homem à nossa imagem e semelhança. O que significa isso? Significa que temos em nós muitas coisas de Deus.
Deus disse. Então ele pode falar. Isso é maravilhoso. Nós falamos porque Deus fala. Somos os únicos seres da criação que falam. Mas Deus também ouve! E nós só ouvimos porque Deus ouve. Ele pode ouvir todas as pessoas do mundo ao mesmo tempo. Ele sabe muito bem ouvir a voz dos seus filhos. E a sua voz, Ele conhece perfeitamente.
Vou contar até três e no três, cada um de vocês vai gritar o nome de vocês. Vocês acham que no meio dessa gritaria, Deus ouviu a voz de cada um? Claro que sim! Com perfeição. Agora vou contar até três e no três cada um de vocês vai falar bem baixinho o nome de vocês. Será que por falarem bem baixinho, Deus não consegue ouvir vocês? Claro que Ele ouve. Ouve quando falamos baixinho e ouve quando falamos bem alto. Ouve até mesmo o que não falamos, o que pensamos.
Desenvolvimento:
Ana queria muito ser mãe mas ela não engravidava. Isso era motivo de muita tristeza, como ainda é para todas as mulheres que não podem ser mães porque alguma parte do corpo não funciona bem. Por causa disso, a cultura da época permitia que um homem tivesse uma segunda esposa, que poderia lhe dar filhos.
Elcana, o marido de Ana, se casou com outra mulher, Penina. E logo Penina engravidou. Isso foi motivo de muita, muita tristeza para Ana. Para piorar, Ana ainda precisa ouvir coisas horríveis de Penina. "Elcana me ama mais do que você. Porque você não deu para ele a coisa mais importante, um filho". "Ana, você é uma inválida. Logo Elcana vai te largar". "Olha que lindo meu bebê...você nunca poderá ter um bebê em seu colo". "Deus de rejeitou, Ele não te ama! Não te deu um filho...." Era o que Ana tinha que ouvir constantemente. Ana estava tão triste que não conseguia mais comer, só conseguia chorar.
Então, certo dia, ela e seu marido foram a Silo, onde ficava o Templo de Deus. Ana foi até o altar e se ajoelhou. Ela chorou muito e orou ao Senhor Deus, contando o que estava acontecendo com ela. Contou toda a dor e humilhação que estava passando. Será que Deus a ouviria?
Então Ana fez uma promessa para Deus. Ela disse: "Senhor, se o Senhor puder me dar atenção e ver toda a humilhação que estou passando, se o Senhor se lembrar de mim e me dar um filho homem, então prometo que eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias da sua vida. Ele servirá ao Senhor aqui no Templo".
Lá no Templo, o sacerdote Eli estava observando Ana. Ele deu uma grande bronca em Ana pois achou que ela estivesse bêbada. "Ei mulher, você não tem vergonha de entrar na Casa de Deus bêbada? Que Deus te liberte para que você não beba mais". Porém Ana disse: "O senhor está enganado, Sacerdote Eli. Eu não estou bêbada, eu estou desesperada! Por isso estava derramando a minha alma diante do Senhor".
Eli disse então para ela: "Deus te abençoe para que você vá embora em paz. Sem tristeza nem desespero. E que o Deus de Israel dê a você o pedido que você fez!". Ah, que tempo bom Ana passou com Deus e que palavras boas ela recebeu de Eli. Aquilo fez tão bem para ela, que ela voltou a comer e não voltou a chorar!
Mas lá no Templo não havia somente o Sacerdote Eli. Deus também estava lá e ouviu a oração de Ana. Pouco tempo depois, ela ficou milagrosamente grávida e teve um menino, como tinha pedido. Ela o chamou de Samuel, que significa: Deus ouve, para que nunca se esquecesse de Deus sempre ouve o nosso clamor!
A vida de Ana mudou para sempre. Agora ela estava tão feliz, tão feliz, que escreveu uma oração bem linda para agradecer a Deus, que vamos ler agora (se quiser, leia com as crianças 2 Samuel 2.1-11). Depois que Samuel parou de mamar no peito, Ana fez o que prometeu. Como Ela separou uma oferta especial para Deus: um bezerrinho, farinha e vinho. E também ofertou seu filho Samuel para morar em Siló, na Casa de Deus.
Aplicação: Crianças, algumas lições tiramos dessa história bíblica. Vamos aprendê-las?
Deus ouve nossas orações, mas nem sempre responde. Como você já aprendeu, Deus tem ouvidos, Ele ouve tudo o que se passa na terra. E ouve todas as orações que são feitas a Ele. Mas, Ele não responde a todas elas, vocês sabiam? E quais orações Deus não responde? As orações de quem está com o coração cheio de pecado. O profeta Isaías disse que o ouvido de Deus não está tampado, de forma que não possa ouvir. Mas o que acontece, é que os pecados fazem separação entre Deus e os homens, de forma que Ele não lhes dará ouvido. (Isaías 58.1,2). Por isso, antes de pedir qualquer coisa para Deus, precisamos confessar os nossos pecados para Deus. Pedir perdão por tudo o que fizemos de errado naquele dia. Ah...provavelmente a gente vai esquecer de tudo. Por isso, o ideal é pedir perdão no mesmo momento em que pecou. Se fizermos assim, Deus sempre nos ouvirá e responderá.
Algumas vezes Deus demora para responder. Por isso é bom a gente aprender a esperar desde já. Deus não liga para as birras, como de vez em quando você faz, quando quer muito uma coisa e não quer esperar. Essa atitude é muito feia, não serve para uma criança cristã! Deus sabe exatamente o tempo de enviar a resposta. E o tempo dele é sempre o perfeito, porque Deus é inteligente. Ana foi para casa feliz porque confiou que Deus daria Samuel. A Bíblia não diz quanto tempo ela precisou esperar. Mas sabemos que Samuel nasceu para ocupar o lugar de Eli que já estava bem velho e surdo para as palavras de Deus. Ou seja, Deus já tinha feito o plano de colocar Samuel no lugar de Eli.
Deus ouve palavras boas e também as palavras ruins. Deus presta muita atenção nas palavras que seus filhos dizem. Lá no livro do Profeta Malaquias, Deus disse que estava ouvindo os sacerdotes falarem mal Dele. Eles diziam que era inútil servir a Deus, que orar não dava em nada e que não adiantava obedecer, já que Deus não fazia nada para ajudá-los. Ah, esses sacerdotes estavam sendo muito injustos com Deus, como podiam dizer isso contra Ele? Mas o Senhor disse que ouvia a conversa daqueles que o temiam e O respeitavam. E sabem qual foi a bênção que o Senhor deu para eles? "Deus ouviu as suas orações com atenção. Escreveu seus nomes num livro especial para nunca mais se esquecer Deles. E os tratou como seu tesouro pessoal. (Malaquias 3.13-17).
Vamos declarar a promessa preciosa de Deus para nós?
"Se o meu povo se humilhar e orar, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra. " 2 Crônicas 7.14
Conclusão:
Peça para que elas repitam a oração: Querido Pai, que bom saber que o Senhor me ouve. E conhece a minha voz. Eu aprendi que meus pecados, minhas atitudes más formaram uma barreira entre nós, de forma que o Senhor não responderá minhas orações. Eu te peço perdão, em nome de Jesus. Eu te peço perdão, se em algum momento, eu ofendi o Senhor com as palavras ruins que falei para o Senhor e para os outros. Que o Teu Espírito me ajude a ter uma vida correta e santa, e boas palavras para abençoar os outros. Que eu nunca me esqueça de que o Senhor está ouvindo tudo o que eu falo. Em nome de Jesus, amém.
Agora, deixe que elas orem sozinhas. Diga para elas fazerem como Ana, contarem para Deus os seus sonhos e os seus desejos. Ensine-as a fazerem isso sempre, para sempre. E confiarem que o Deus que ouve, também responderá para elas, no tempo certo.
Figuras:















Nenhum comentário:
Postar um comentário