ABERTURA
Louvor
8 a 10 - Auditório
6 e 7 - Sala 1
MINISTRAÇÃO - A Presença que me Salva (Mateus 1.20-21; Lucas 1.26-31; João 19.1-37, Mateus 27.51)
Ministrador:
"O de Organização": Estamos trabalhando nesse ano, com 4 coisas que Deus se agrada. E uma delas é a Organização. Quando a casa, o material escolar, o nosso corpo, é limpo e organizado, então Deus, Jesus e o Espírito Santo conseguem habitar nesse lugar. Deus não gosta de sujeira e confusão. Ele gosta de organização! Então cuide para que seu quarto e seu material escolar esteja sempre em ordem e limpo.
Introdução:
Ministro, se possível, leve os elementos da crucificação de Jesus para a sua história (coroa de espinhos, grandes pregos, chicote, use sua criatividade).
Você sabe o significado do seu nome? (Pesquise alguns dos nomes das crianças e diga o significado do nome delas). Lá em Israel, até hoje, os pais tem muito cuidado em escolher o nome dos seus filhos. Sabem por quê? Porque o significado do nome tem muito a ver com a personalidade da criança!
Se você não sabe o significado do seu nome, não se preocupe. Estará na figurinha das tarefas você ir atrás do significado do seu nome. Mas hoje quero conversar com vocês sobre o significado do nome mais importante e poderoso do mundo. Alguém aqui quer dizer qual é o nome mais importante do mundo? Jesus! Sim, esse é o nome mais importante e poderoso do mundo. Aqui para nós, em Português é Jesus. Mas o nome dele em hebraico, no original é Yeshua.
Maria era uma menina, um pouco mais velha que vocês. Ela tinha 14 anos e estava noiva de José. Claro que ela não ia se casar tão já, mas Deus tinha outros planos para ela! Certo dia o anjo Gabriel apareceu para ela e disse: Maria, não tenha medo porque Deus te escolheu no meio de milhares de jovens. Ele te escolheu para trazer ao mundo o filho dele. Você será coberta pelo poder do Deus Altíssimo e milagrosamente ficará grávida de um menino. O nome dele já está escolhido por Deus Pai e será Yeshua, Jesus, porque Ele salvará o seu povo dos seus pecados".
Deus mesmo escolheu o nome de seu filho. Porque o significado desse nome tinha tudo a ver com aquilo que Jesus seria e faria por seu povo. Yeshua significa: Deus salva! Não é maravilhoso?
Desenvolvimento:
Jesus era muito amigo de Deus. Ele tinha o hábito de conversar com seu Pai, durante a madrugada, todos os dias. E foi nesses momentos de oração que o Pai contou ao filho qual era a sua missão - Ele deveria se entregar como um sacrifício, morrendo em lugar de todas as pessoas da terra.
Por isso Jesus não lutou quando os soldados vieram prendê-lo no Jardim onde estava orando. Ele deixou que os soldados o levassem até a casa do Sacerdote, o líder mais importante do templo de Deus. E lá fizeram várias perguntas para Jesus, mas Ele ficou em silêncio. Eles também usaram muitas partes das mensagens que Jesus havia pregado para acusá-los. E Ele nada falou. Isso não significava que Jesus era covarde. Significava que Ele estava em silêncio para obedecer a Deus Pai.
Então eles cuspiram em Jesus. Amarraram seus olhos e deram murros Nele. "Você não é profeta? Adivinhe quem te bateu! ". Eles torturaram Jesus durante toda a noite. Até que de manhã, decidiram crucificar Jesus, simplesmente por Ele dizer que era o Filho de Deus. Levaram Jesus até o governador de Israel, Pilatos. Mas Jesus também ficou em silêncio diante das perguntas do governador.
Era a festa da Páscoa e a cidade de Jerusalém estava muito cheia. Como acontecia todos os anos, Pilatos decidiu soltar um prisioneiro escolhido pelo povo. Ele colocou diante do povo Barrabás, um assassino violento e Jesus, para o povo escolher quem seria solto. Mas o povo disse: "Acaba com este Jesus, solta logo Barrabás!". "Crucifica-o, crucifica-o!". E a vontade do povo prevaleceu. Pilatos libertou Barrabás e condenou Jesus à morte.
A preparação do castigo de Jesus começou. Eles arrancaram suas roupas e deixaram suas costas sem proteção. Bateram em Jesus com um chicote com espinhos nas pontas. Depois, para zombar dele como rei, colocaram uma coroa de espinhos em sua cabeça, um pedaço de bambu em sua mão e um manto vermelho em suas costas.
Jesus foi passando pelo meio da multidão com uma pesada cruz. Ele foi levado até a entrada da cidade, num lugar alto chamado Gólgota. Os soldados fizeram uma placa para zombar de Jesus, com os escritos: Rei dos Judeus. Eles martelaram grossos pregos em suas mãos e pés, para que ele ficasse bem preso à cruz. E levantaram a cruz bem alto para que todos que passassem pela estrada vissem o espetáculo assustador. Tudo isso aconteceu às 9 horas da manhã da sexta feira santa. A sexta da Páscoa.
Jesus ficou pendurado na cruz até que meio dia, algo estranho aconteceu no céu. Tudo ficou escuro. O sol não brilhava mais. E lá da cruz, em sofrimento, Jesus gritou: "Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?" Mas Deus ficou em silêncio. E então, às três horas da tarde, Jesus disse bem alto: "Está consumado". Depois de dizer isso, deu seu último suspiro e morreu às três horas da tarde da sexta feira do dia 7 de abril do ano 30.
Que dia tão triste foi o dia da morte de Jesus! Mas era necessário que Jesus morresse assim. Era necessário que Ele se entregasse sem falar nada. Era necessário que Ele fosse crucificado e que saísse muito sangue Dele. Porque era assim que Deus queria fazer! Limpar com o sangue de Jesus os pecados das pessoas e salvá-las do inferno.
Aplicação: Crianças, algumas lições tiramos dessa história bíblica. Vamos aprendê-las?
Jesus foi um filho obediente. A desobediência de Adão e Eva separaram todas as pessoas de Deus. Sim, por causa deles o pecado entrou no mundo. E o diabo passou a ter direito de manter as pessoas longe de Deus, afundadas em dívidas, drogas, confusões, mentiras, depressão, adorando ídolos e duvidando da existência de Deus. As pessoas perderam o contato com o Senhor! Mas o Senhor tinha um plano. Com o sangue derramado de seu único filho, Jesus, o pecado seria removido da terra num só dia. (Zacarias 3.9). Sim! Se Adão e Eva desobedeceram a Deus Pai, o filho Jesus Cristo foi obediente, ao aceitar ser sacrificado na cruz, e tomar sobre Ele todos os pecados do mundo inteiro. (Filipenses 2.8).
O sacrifício de Jesus acalmou a ira de Deus. Naquele dia de tristeza para o céu e para a terra, Jesus fez a ira de Deus passar. E como foi que Deus ficou bravo? Pelos pecados horríveis de seus filhos, a começar com a desobediência. A questão é que por causa da desobediência, todos mereciam morrer. Isso mesmo, morrer e ir para o inferno, para viver para sempre longe de Deus. Jesus, quando se ofereceu como sacrifício na Cruz, assumiu o erro por todos nós. Isso é maravilhoso e especial. Ele morreu para que a gente não morresse. Como sabemos que Deus ficou calmo? Porque lá no templo havia uma sala onde só um homem entrava uma vez por ano, com sangue de um boi para pedir perdão por todos os pecados. Aquela sala tinha uma cortina muito grossa. Mas no momento em que Jesus morreu, a cortina se rasgou de cima para baixo. Deus fez aquilo acontecer porque, a partir daquele momento, aquela sala não era mais necessária. Agora todos os homens que crerem em Jesus podem entrar na Presença de Deus a qualquer hora, sem morrer. Aleluia!
Todas as pessoas do mundo podem ser salvas, mas somente pelo sangue de Jesus. Após sua morte, Jesus ressuscitou e voltou para o céu. E a história termina aí? Claro que não! Em breve, Jesus voltará. Ele vem para se sentar no trono e governar toda a terra, para sempre. Ele vai julgar e condenar o diabo e lançar ele no lago de fogo. Mas, também vai lançar no lago de fogo todos aqueles que preferiram viver como Adão e Eva, em desobediência a Deus. Ficarão de fora do Reino, aqueles que não aceitaram Jesus como Senhor e Salvador das suas vidas. Mas quem recebe Jesus em seu coração, como Senhor e Salvador, será recebido por Jesus em seu reino, para ficar com Ele para sempre.
Vamos declarar a promessa preciosa de Deus para nós?
Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito (único), para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3.16
Conclusão:
Peça para que elas repitam a oração: Hoje o Senhor Jesus quer salvar você. E com seu sangue, perdoar os seus pecados. Mas isso só vai acontecer se você abrir o seu coração para Jesus entrar e governar a sua vida até o fim. Quantos querem fazer isso hoje? (peça para as crianças saírem dos seus lugares e irem até perto do altar e peçam que elas repitam a oração). Querido Jesus. Eu creio que o Senhor é Filho de Deus que tira o pecado de quem crê no Senhor. Eu creio que o Senhor Jesus obedeceu a Deus até a morte e creio que o seu sangue me limpa de todo o pecado e quebra a maldição na minha vida. Nesse momento eu recebo o Senhor Jesus em minha vida como meu Senhor e meu Salvador. Eu entrego todos os meus dias nas suas mãos, eu quero ser obediente como o Senhor foi e ainda é. Perdoa todos os meus pecados e escreve o meu nome o livro da vida, pois quero reinar com o Senhor para sempre, em nome de Jesus amém.
Agora, ore por elas: Senhor Jesus, receba essas crianças como propriedade Sua, compradas com seu sangue. Elas te pertencem e o maligno não pode retirá-las das Suas mãos. Enche-as com Teu Espírito Santo e sele cada uma delas, guardando-as do mal, como seu tesouro precioso. Em nome de Jesus, amém.
Figuras:
Os tesouros da Bíblia:
Preciosas Promessas:
Caça ao Tesouro em Família:














Nenhum comentário:
Postar um comentário