ABERTURA
Louvor
8 a 10 - Auditório
6 e 7 - Sala 1
MINISTRAÇÃO - A Presença que me Acompanha (João 20,21; Lucas 24.50-53; Mateus 28. 19,20. Atos 1.1-5).
Ministrador:
"O de Organização": O Espírito Santo, como diz o nome, é Santo. Ele é um espírito, ou seja, não tem corpo. Porque vou enviado para morar dentro de nós. Mas Ele é Deus. E como diz seu nome, é Santo. A palavra Santo significa separado do que é sujo. Por isso, toda pessoa, que tiver o Espírito Santo em sua vida, precisa ficar separada da sujeira. Isso mesmo. Da sujeira do corpo, da sujeira da casa, do quarto. E da sujeira do pecado. Amém? Que o Espírito Santo te torne limpo em todas as áreas!
Introdução:
Quem aqui já se perdeu dos pais no supermercado ou no estacionamento? Deixe que as crianças contem. Peça para que elas digam como se sentiram. E o que pensaram quando se viram sozinhas. Ninguém gosta de se sentir sozinho, abandonado. É horrível! Todos nós precisamos ter nossos pais e irmãos ou alguém que gostamos muito por perto, para nos sentirmos protegidos e seguros. Até mesmo dentro de casa, quem nunca teve medo de ficar sozinho? Por mais que você tenha ficado sozinho por um instante, logo seus pais chegaram e o susto passou.
Mas existem pessoas que estão sozinhas desde que nasceram. Pessoas que foram abandonadas por seus pais assim que nasceram. Quem nunca viu uma história de criança que tenha sido deixada no lixo? Outras crianças cresceram sozinhas, pois seus pais trabalhavam o dia todo e só chegavam bem tarde. Tem alguns que ficaram sozinhos porque o pai e a mãe morreram, essas são chamados de órfãos. E quando os casais brigam e se separam? Só quem já passou por isso sabe o quanto é terrível. Pessoas que foram abandonadas carregam muitos problemas de saúde. Elas tem tristeza dentro do coração e se sentem desprotegidas.
Eu e você não fomos criados para ser abandonados. Deus não nos criou para vivermos sós. Ele disse, lá no Jardim do Éden: "Não é bom que o homem esteja só". Por isso providenciou uma companhia para Adão. Assim também, Deus providenciou um jeito de não estarmos nunca, nunca sozinhos.
Desenvolvimento:
Depois que Jesus morreu na cruz, a tristeza dos seus discípulos era imensa. Eles se sentiam sozinhos, pois o mestre querido, que havia estado com eles todos os dias, havia morrido. E também estavam com muito medo, eles se sentiam desprotegidos, pois logo os romanos também mandariam matar a todos os seguidores de Jesus.
Na madrugada do domingo, Maria Madalena foi até o sepulcro para visitar o corpo de Jesus. Mas ao chegar perto, ela viu que a pedra que tampava a entrada do sepulcro não estava no lugar, ela havia sido removida para o lado! Ela correu para chamar Pedro e João. Eles entraram no sepulcro e viram a faixas de linho e o lenço com o qual haviam enrolado o corpo de Jesus, mas o corpo de Jesus não estava lá!
Maria Madalena chorava muito, porque ela tinha certeza de que haviam roubado o corpo de Jesus. Então, quando olhou para dentro, viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde o corpo de Jesus estivera. Eles perguntaram para ela: "Mulher, porque você está chorando?" Ela disse a eles o que pensava que havia acontecido.
Ela olhou para trás e viu um homem. Ele perguntou para ela: "Mulher, porque você está chorando? Quem você está procurando?" Maria pensou que aquele homem era o jardineiro, que trabalhava no jardim onde estava o sepulcro. "Se o senhor tirou o corpo do meu mestre daqui, por favor, diga-me onde o colocou, que eu providenciarei um novo lugar para ele ficar".
Então o homem a chamou mais uma vez. Ele disse: "Maria!". Ela quase caiu para trás de susto! Aquele homem, que a chamava, não era o jardineiro. Era Jesus!!! Sim, Jesus estava vivo, exatamente como Ele disse! Jesus disse que era para Maria avisar os doze que ele estava indo para o céu, mas que antes, iria encontrá-los lá na Galiléia! Isso tudo aconteceu na manhã do domingo! Vocês podem imaginar a alegria de Maria Madalena?
Mais tarde, no mesmo dia, alguns discípulos estavam reunidos dentro de uma casa, com as portas fechadas. Eles estavam com muito medo dos judeus, do que eles iriam fazer com os seguidores de Jesus. Mas, de repente, Jesus apareceu no meio deles! Vocês podem imaginar como foi aquilo? Eles assustaram muito! Mas Jesus mostrou as mãos, furadas com os pregos e o lado dele, que foi furado com a espada, na hora da crucificação. E naquele encontro, Jesus fez duas coisas. Ele disse para os discípulos ficarem em paz, calmos, tranquilos. E depois Jesus sobrou sobre eles e disse: "Recebam o Espírito Santo".
Jesus ficou na terra por mais 40 dias. Nesses 40 dias ele apareceu diversas vezes para os seus discípulos e ensinou a eles muitas coisas. Então chegou a hora de Jesus subir definitivamente para o céu. Jesus lhes disse: "Não saiam de Jerusalém. Esperem pela promessa de Deus, pois Ele enviará o Espírito Santo para dar forças, consolo e poder para vocês pregarem o Evangelho a todas as pessoas. Vocês nunca, jamais estarão sozinhos. Vão e continuem o meu trabalho. Façam discípulos de todos os países da terra. Batizem-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinem eles a obedecerem a tudo o quanto eu ordenei a vocês. E não tenham medo. Eu estarei com vocês todos os dias, até quando eu voltar pessoalmente para a terra". Aleluia!
Assim que disse essas palavras, Jesus ergueu as mãos e os abençoou. E enquanto os abençoava, foi subindo até o céu até que uma nuvem o escondeu. Então, no mesmo momento eles adoraram a Jesus e voltaram para Jerusalém, cheios de felicidade. E dias depois, Jesus enviou para eles o Espírito Santo! Ah, agora eles não mais precisavam ter medo!, eles não estavam sozinhos, a presença do Espírito Santo os acompanharia durante toda a vida deles!
Aplicação: Crianças, algumas lições tiramos dessa história bíblica. Vamos aprendê-las?
O Espírito Santo é enviado por Deus para nos fazer companhia. Na última ceia (João 14.16-16-18), Jesus disse aos seus discípulos que voltaria para a Casa do seu Pai, lá no céu, mas que seu lugar não ficaria vazio. Jesus prometeu a chegada do Espírito Santo, para que ninguém se sentisse sozinho. Ele disse que Deus mesmo enviaria o Seu Espírito, para nos consolar, ensinar a verdade e nos dar coragem. Isso mesmo! Crianças, Jesus está preparado para voltar. Mas não sabemos quando será. O que temos que saber é que até Ele voltar, o Espírito Santo estará conosco, nos ajudando, consolando, alegrando, enchendo de fé e coragem para dizermos não para o pecado e para ganharmos muitas vidas para Jesus. Jamais se esqueça disso. O Espírito Santo é enviado por Deus para nos fazer companhia.
O pecado entristece o Espírito Santo. Deus enviou do seu Espírito Santo para nos fazer companhia. E onde o Espírito Santo mora? Dentro de nós, mais precisamente numa parte do nosso corpo que se chama espírito. Por isso é importante que nós sempre nos lembremos que Ele está aqui. Uma das tarefas do Espírito Santo em nós é nos manter afastados do pecado. Sabem quando você está para cometer uma coisa muito errada? Pois aquele sentimento de o que você está fazendo é pecado, é o Espírito Santo que gera. Muitas vezes, o Espírito Santo grita nos seus ouvidos. Ele diz: "não faça isso!". Mas infelizmente existem muitas crianças, que mesmo ouvindo o Espírito Santo gritar, insistem em fazer o que é pecado. Isso entristece demais o Espírito Santo. E por causa disso ele pára de conversar conosco.
O Espírito Santo é um presente de Deus, para quem crê em Jesus. Todas as pessoas da terra tem o Espírito Santo? Não. Quando o Espírito Santo veio, ele veio somente para um grupo de pessoas que estavam orando numa sala. Essas pessoas eram discípulos de Jesus. Elas criam de todo o coração que Jesus Cristo era o filho de Deus. Elas criam que o sacrifício de Jesus na cruz as libertou do pecado. Elas tornaram Jesus Senhor e Salvador das suas vidas. Lá em Jerusalém havia milhões de pessoas. Mas o Espírito Santo desceu somente para aqueles que criam em Jesus. E isso ainda acontece hoje. O Espírito Santo só é enviado para fazer companhia para quem reconhece Jesus como seu Senhor e Salvador.
Vamos declarar a promessa preciosa de Deus para nós?
Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas. João 14.26
Conclusão:
Hoje Deus quer enviar o seu Espírito Santo para cada um de vocês aqui e mais do que isso. Ele fazer cada um de vocês sentir a Sua Presença. Às vezes não percebemos que o Espírito Santo está em nós porque ele é um Espírito que mora no nosso espírito e não podemos vê-lo. Mas nunca, jamais devemos duvidar da Sua presença em nós. Ele está em nós. E vai fazer cada um de vocês sentir essa presença poderosa. Vamos pedir isso agora?
Peça para que elas repitam a oração:
Hoje o Senhor Jesus também quer curar todas as crianças que se sentem sozinhas e abandonadas. Quero convidar quem se sente sozinho e abandonado para vir aqui à frente.
Agora, peça que algumas crianças toquem nessas crianças e ore por elas: Senhor Jesus, cada uma dessas crianças está precisando ser curada de toda a solidão e abandono. O Senhor morreu na cruz para que essas crianças fossem salvas e curadas. Elas são seu tesouro precioso. Por isso, vem abraçá-las agora e preencher cada uma delas com a sua presença. Que elas voltem embora felizes, sabendo que a Sua presença cura e acompanhará cada uma delas, para sempre. Em nome de Jesus amém.
Termine a ministração dizendo que a Igreja é um lugar que nos cura de toda a solidão. A igreja existe para que ninguém se sinta sozinho, para que a gente entenda que fazemos parte de uma grande família. Onde podemos nos encorajar e nos ajudar. Peça que as crianças abracem cada criança que foi até à frente para pedir oração.
Figuras:












Nenhum comentário:
Postar um comentário