ABERTURA
Louvor
8 a 10 - Auditório
6 e 7 - Sala 1
MINISTRAÇÃO - A Presença que me dá Segurança (Mateus 8.23-27; Mateus 14)
Introdução:
Passe o vídeo explicativo sobre o medo:
https://www.youtube.com/watch?v=RCy36aADVdw
Depois que passar o vídeo, chame algumas crianças para ir à frente. Pergunte cada uma delas: Do que você tem medo? E qual o tamanho dele? Deixe que todas as outras crianças do auditório ajudem essa criança, com dica de como elas podem vencer esse medo. (você verá que elas tem ótimas sugestões).
O de Organização: Você já aprendeu que o medo é muito importante para preservar a nossa vida. Mas que ele não pode ser maior do que Deus, nem do que você mesmo. Mas o que a organização tem a ver com o medo? Na verdade, o tamanho do seu medo vai depender se suas emoções tiverem organizadas e não bagunçadas. Uma criança com as emoções organizadas, pensará antes de tomar qualquer atitude em relação ao medo. Então como organizar nossas emoções em relação ao medo? Em primeiro lugar, veja se esse medo é real ou é imaginário, do mesmo jeito que você aprendeu no vídeo. Em segundo lugar, pense, que tipo de mal pode fazer a você aquilo que você tem medo. Em terceiro lugar, tome uma atitude! Se eu tenho medo de altura e estou perto de um lugar alto, devo me afastar para um lugar seguro. Se eu tenho medo de barata, chamo meus pais para matá-la ou dou uma chinelada nela! Assim, vamos aprender a colocar nossas emoções em ordem?
Ministrador: A presença que me dá segurança (Mateus 8. 23-27; 14.22-34)
Desenvolvimento:
Lá em Israel existe uma região chamada Galiléia. Essa região é cheia de cidades que ficam na beira do Mar da Galiléia. O Mar da Galiléia existe até hoje e não é um mar de água salgada, mas sim um lago de água doce bem grandão. (leve uma foto do Mar da Galiléia para mostrar às crianças).
Jesus e seus discípulos andaram muito pela região da Galiléia. Ali, Jesus fez milagres maravilhosos. Então, era muito comum que eles atravessassem o Mar da Galiléia de barco, para chegarem mais rápido às outras cidades. O Mar da Galiléia sempre vivia calmo, mas, de vez em quando aconteciam grandes tempestades e os ventos formavam ondas tão altas, que podiam afundar qualquer barco que estivesse no caminho dela! E foi isso o que aconteceu com os discípulos de Jesus. Mas não foi uma vez só, foram duas vezes crianças! E deve ter sido muito, muito assustador.
Na primeira vez, Jesus e seus discípulos entraram no barco após um dia de muito trabalho. Eles andaram por várias cidades pregando sobre o Reino de Deus, curando pessoas doentes e expulsando demônios. Estavam tão cansados e ainda precisavam atravessar para o outro lado do Mar. Jesus entrou no barco e logo achou um lugar para dormir. De repente, veio no mar uma violenta tempestade, com ondas muito altas, que estavam encobrindo o barco. E no meio de toda aquela agitação, onde estava Jesus? Ele estava dormindo!
Seus discípulos correram para acordá-lo! Eles disseram: "Socorro Senhor, salva-nos, nós vamos todos morrer!". Mas Jesus, estava muito calmo. Ele disse: "Porque vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé?". Jesus, então, ordenou que o vento e o mar se acalmassem. E a tempestade obedeceu! Tudo ficou quieto novamente e eles puderam chega em paz na outra margem. Ainda bem que Jesus estava no barco, não é mesmo?
Mas na segunda vez, crianças, Jesus não estava no barco. Ele e seus discípulos haviam distribuído os pães e peixes para mais de cinco mil pessoas. Após isso, Jesus os mandou que seus discípulos entrassem no barco e fossem para a outra margem, mas Ele não iria, ficaria no monte orando. E do mesmo modo como aconteceu da outra vez, uma violenta tempestade se levantou. Os ventos levantavam ondas altas, que chacoalhavam o barco para lá e para cá. Os discípulos gritavam desesperados: "Agora não tem jeito, vamos morrer mesmo! Jesus não está aqui conosco para nos ajudar!"
Mas Jesus, lá do monte viu o perigo que eles corriam. Ele tinha pressa em socorrê-los, por isso foi andando sobre as águas. Imaginem o pavor dos discípulos quando viram uma pessoa indo ao encontro deles, andando pelas águas? Eles gritaram de medo: "É um fantasma!" Porém, Jesus disse a eles: "Sou eu, tenham coragem, não tenham medo". Ufa, agora uma paz tão grande tomou conta deles, porque eles se sentiam seguros.
Tão seguros que Pedro pediu para andar sobre as águas. E Jesus deixou. Ele saiu do barco e foi andando até Jesus, no meio da tempestade. Porém, ele olhou para a força do vento, para o tamanho das ondas e teve muito medo. Na mesma hora ele começou a afundar. Mas Jesus estendeu a sua mão e o salvou. Assim que entraram no barco, a tempestade milagrosamente passou. E todos os discípulos viram que Jesus verdadeiramente era o filho de Deus.
Aplicação: Crianças, algumas lições tiramos dessa história bíblica. Vamos aprendê-las?
Jesus tem poder para dominar todas as tempestades. Ninguém gosta de estar em perigo, mas mesmo assim, em algumas situações vamos ter que enfrentar o perigo, mesmo com medo. Por isso, é bom a gente saber que Jesus tem todo o poder do céu e da terra. Ele pode, no mesmo instante, fazer com que a tempestade vá embora. Ele pode, no mesmo instante, nos livrar do perigo. Jesus dormia tão seguro no barco, pois sabia que bastava ordenar, e o vento e o mar obedeceriam à Sua voz. Nós precisamos ficar calmos diante de qualquer perigo e não ter medo nenhum. Precisamos confiar no poder de Jesus. É essa confiança no poder Dele que me fará sentir seguro, em qualquer lugar.
Jesus está conosco, mesmo que nos sintamos sozinhos. Ter o papai e a mamãe em casa nos faz sentir, segurança, não é mesmo? Mas basta eles viajarem sem a gente e já sentimos um grande medo. A nossa cabeça começa a pensar mil coisas: "E se entrar um ladrão aqui, o que vai acontecer comigo?" "E se aconteceu alguma coisa de mal com eles?" "Será que eles vão voltar?" "E se eles me abandonaram?" Pensar essas coisas nos faz muito, muito mal. Nos deixa ansiosos e nos faz ficar com medo. Faz a gente imaginar coisas que não aconteceram realmente.Os discípulos pensaram mil coisas ali no meio da tempestade, sem Jesus. E garanto para vocês que nenhum dos pensamentos foi bom ou de paz. Esses medos nos deixam tão mal, que, quando Jesus apareceu, eles acharam que Ele era um fantasma! Por isso crianças, como vocês dormem abraçados com seu ursinho ou travesseiro, vocês tem que abraçar bem forte essa verdade: Jesus está comigo. Sempre e para sempre. E não é uma frase que inventamos. Isso saiu da boca dele, Ele prometeu: "Eu estou com vocês para sempre" (Mateus 28.20). Aleluia! E porque Ele está conosco, não temeremos mal nenhum (Salmo 23.4).
Precisamos aprender a nos esconder em Deus. A primeira coisa que nós fazemos quando temos medo, é procurar nos esconder, não é verdade? O lugar preferido de esconderijo é em baixo da cama, dentro do armário, e nos braços do papai ou da mamãe. Alguém aqui, quando tem medo, se esconde em outro lugar? Lá no meio do Mar da Galiléia, não havia armário e nem mesmo cama, para eles se esconderem. E o que foi que eles fizeram? Pediram socorro para Jesus. É o que você precisa fazer quando se sentir com medo, sozinho. Peça socorro para Jesus. Clame a Ele, pois Ele está ao seu lado. Crianças, quando temos medo, devemos dobrar nosso joelho, fechar os olhos e pedir para o Senhor nos esconder. O Salmo 91 diz que Deus protege aquele que confia Nele e se esconde Nele. E a parte mais bonita deste Salmo está no versículo 4. "Deus o cobrirá com suas penas e sob suas asas você encontrará refúgio". Aleluia, debaixo das asas de Deus é o lugar mais seguro para você estar.
Vamos declarar a promessa preciosa de Deus para nós?
Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa. Isaías 41.10
Conclusão:
O grande milagre que aconteceu nessas duas histórias, foi o milagre de Jesus fazer ficar tudo em paz. Ele acalmou a tempestade lá no Mar da Galiléia, mas acalmou também a agitação e o medo do coração dos seus discípulos. Hoje Jesus está aqui, para acalmar você e fazer você se sentir seguro, mesmo que as coisas estejam bem difíceis. Saber que o Senhor está conosco deve nos trazer paz e segurança. Mesmo quando não podemos sentir nada, só medo, Ele estará sempre conosco e nos protegerá.
Faça um exercício com as crianças. Usando a imaginação delas diga: Feche os seus olhos. Você agora está entrando no barquinho de madeira, no mar da Galiléia. Você está bem cansado, pois serviu a Jesus curando pessoas. Você só quer chegar do outro lado. Mas, de repente, uma grande tempestade aparece diante de você. (use barulhos de vento e trovão e ondas grandes). Você está sozinho. E está com muito medo. "Acho que vamos morrer, você pensa". O barco está chacoalhando com força para lá e para cá (peça para elas chacoalharem o corpo). E você grita: Socorro, vou morrer. Mas calma, algo vem vindo andando no meio do mar. Você está com tanto medo que nem consegue ver quem é, só acha que é um fantasma. Mas Jesus vem andando com força na tempestade. Ele não tem medo dela. Ele sabe que pode controlar ela. Jesus está sorrindo porque sabe que logo tudo ficará bem. Jesus entra no barco e a tempestade passa. Agora tudo está calmo. E seu coração também se sente seguro e em paz, porque Jesus está presente no barco. Você segura bem forte na mão de Jesus e agradece por sua presença. Agradece porque Ele tem poder para acalmar a tempestade. E só Ele pode te trazer segurança!



















Nenhum comentário:
Postar um comentário