terça-feira, 13 de maio de 2025

9 - Meu Tesouro Precioso: A Presença que me Disciplina

 ABERTURA

Oração de cobertura 
Louvor 
Oração
(palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias

Lanche 

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1


MINISTRAÇÃO - A Presença que me Disciplina (Atos 8.1-3; 9.1-20; Hebreus 12.5-11)

Introdução:  Vamos conversar hoje sobre Disciplina. O que é uma criança disciplinada? Uma criança disciplinada é uma criança que obedecer à regras e normas estabelecidas em casa, na Igreja, na Escola ou em qualquer lugar que ela estiver. Por exemplo, quais são as regras de casa? (deixe que as crianças participem). E as regras na Escola? E quais são as regras, por exemplo, quando você vai ao cinema? Ou viajar de avião? 

Quando uma criança não obedece às regras estabelecidas, ela precisa ser disciplinada. E o que envolve a disciplina?  Castigos com correção com vara ou chinelo, como não ganhar o presente esperado ou não participar de um passeio onde todos vão. E sabem de uma coisa? Seus pais tem razão quando colocam você de castigo, pois a Bíblia ensina que a criança só aprende a ser disciplinada quando é castigada. Quem aqui já apanhou do papai ou da mamãe? Mas com certeza não apanhou de graça, não é mesmo? E o resultado da disciplina deve ter sido que você corrigiu o seu comportamento errado.

O de Organização:  Vocês, crianças, pertencem a Jesus. E por isso precisam aprender a dar um bom testemunho, ou seja, agir de forma exemplar em todos os lugares, principalmente na Escola. Não é porque você é um tesouro pessoal de Deus que você vai fazer o que bem entende. Você precisa aprender a obedecer as regras que existem na Escola; todas as regras e também as pessoas que foram colocadas como autoridade sobre sua vida na Escola. Isso também é ser uma criança organizada! Em nome de Jesus, que você nunca seja chamado para a sala do diretor ou do coordenador, por ser indisciplinado. E que seus pais nunca precisem ser chamados pela coordenação para ouvir reclamações suas, amém?

Ministrador: 

Desenvolvimento:

Saulo era muito estudioso. Ele estudou tanto as Leis da Bíbllia, que se tornou um líder muito importante em Jerusalém, um Fariseu. Saulo era muito disciplinado; estudava todos os dias as Leis de Deus e também ensinava essas leis para outras pessoas. Mas havia um grupo de pessoas que estava perturbando Saulo. Quem era? Os cristãos!

Saulo estava com raiva dos cristãos porque eles seguiam um tal de Jesus e diziam que Jesus havia voltado da morte para a vida e depois tinha subido aos céus. Esses cristãos se reuniam nas casas para orar e estavam atraindo muita gente para as suas reuniões. Para Saulo, Jesus era um falso Messias, que estava atrapalhando a religião que ele fazia parte, o judaísmo. Ah, Saulo então começou a entrar nas casas onde os cristãos estavam reunidos e arrastar todos para a prisão. Todos os cristãos tinham medo de Saulo, pois ele era muito violento.

Certo dia, Saulo foi viajar para Damasco, exatamente para prender os cristãos que estavam lá. Mas de repente, na estrada, uma luz muito, muito forte, brilhou em volta dele. Essa luz foi tão poderosa que o jogou ao chão. E na mesma hora, uma voz disse: "Saulo, Saulo, porque você está me perseguindo?".

Saulo, aquele homem violento, agora estava muito assustado com o que estava acontecendo. Ele gritou:  "De onde vem essa voz? Quem está falando comigo?" A voz disse: "Eu Sou Jesus, a quem você está perseguindo". Saulo estava tremendo de medo. Ele ficou de pé, mas quando abriu os olhos, não podia ver mais nada, estava cego. "Entre na cidade, e lá uma pessoa deverá te encontrar, para dizer o que você precisa fazer".

Saulo, não tinha mais saída, precisava obedecer. Ele não enxergava mais um palmo à sua frente e precisou ser levado pela mão até Damasco. Ele estava tão abalado com tudo o que havia acontecido que ficou três dias sem comer e sem beber nada.

Lá em Damasco morava um discípulo de Jesus chamado Ananias. Jesus apareceu para Ananias e disse:"Ananias, eu quero que você vá até a Rua Direita e procure por um homem chamado Saulo. Ele está orando agora mesmo e eu também falei para ele que você vai até lá ". 

Ananias ficou com tanto medo de ir até onde Saulo estava! Ele sabia muito bem quão terrível Saulo era, mas obedeceu ao Senhor Jesus.  Ele foi até a casa onde Saulo estava, colocou as mãos em seus olhos e disse: "Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho para cá, me mandou aqui, para que você volte a enxergar e receba o Espírito Santo!"

Imediatamente caíram dos olhos de Saulo duas grandes escamas e ele passou a ver novamente. Saulo foi batizado e começou a pregar em todos os lugares que Jesus Cristo era o filho de Deus. Aquela experiência difícil mudou a sua vida para sempre. De perseguidor dos cristãos ele se tornou um discípulo. Na verdade, após essa correção de Jesus, Saulo se tornou um dos discípulos de Jesus mais incríveis de todos os tempos.

Aplicação: Crianças, algumas lições tiramos dessa história bíblica. Vamos aprendê-las?

A disciplina serve para nos tirar do caminho errado.  Vocês terão muitas oportunidades de fazer coisas erradas. Poderão se ajuntar aos piores amigos da escola ou da rua e fazer coisas horríveis. Mas nunca se esqueçam: toda atitude de indisciplina tem consequências bem sérias, que podem mudar o rumo da sua vida para sempre.  Por exemplo: existe um grupinho de meninas namoram escondidos, nessa idade de vocês. Isso não é normal,de forma alguma.  É um caminho errado, que pode atrapalhar você completamente nos seus estudos e pode até mesmo acontecer coisas que mudem sua vida para sempre.  Aprendam: tudo o que você faz que seus pais não podem saber, é totalmente errado!!! Meninos, cuidado com as más companhias. Andem bem longe de quem rouba,não estuda e se envolve em confusão. Porque o futuro desses é a cadeia. E a cadeia serve para disciplinar quem não obedece às regras. É isso que vocês desejam? 

Nem é isso que Jesus deseja para vocês.  Saulo estava num caminho muito errado, ao perseguir os cristãos. Para muitos judeus ele era até um herói, mas para Jesus, se ele continuasse assim iria para o inferno. Foi corrigir o caminho de Saulo que Jesus apareceu para ele e o deixou cego. E essa experiência colocou Saulo no caminho certo. Assim também, vocês precisam saber que se estiverem fazendo o que é errado, logo serão disciplinados. Se não for por seus pais, será por Jesus. Até que saiam do caminho errado e entrem no caminho certo.

Não devemos desprezar a disciplina. Alguém aqui conhece uma criança que faz o que é errado, é castigada pelos pais ou pela escola, chora muito, mas no outro dia está fazendo tudo errado de novo? O que acontecerá com essa criança? Ela receberá castigos cada vez mais duros. E cada vez mais as coisas vão dar errado para ela, até ela se alinhar. Para o teimoso, as consequências são terríveis. Que você não seja essa criança, amém? Pois para você, a disciplina precisa ser uma vez só. Errou, apanhou? Nunca mais cometa o mesmo erro, para que tudo vá bem com você. Somente quem é muito tolo, despreza a disciplina. Por isso, obedeça ao que o Senhor diz em Sua Palavra: "Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor!  (Provérbios 3.11). Saulo poderia muito bem ser desobediente a tudo o que aconteceu com ele lá na estrada de Damasco, desprezando a disciplina de Jesus. Mas não, ele obedeceu. Muito tempo depois, quando falava de Jesus para um rei, ele contou o que aconteceu lá na estrada em Damasco. E ele disse: "Assim, rei Agripa, eu não fui desobediente à visão celestial". Atos 26.19

Deus disciplina aquele a quem Ele ama.  Em Hebreus 11.5-11 encontramos um ensinamento muito importante do Senhor: "Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem desanime quando fore por Ele disciplinado. Pois o Senhor disciplina a quem ama e educa todos os que são seus filhos. Nossos pais nos disciplinavam por um curto espaço de tempo, mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua Santidade. Toda disciplina traz dor e desânimo, mais tarde  produz um fruto de justiça e paz para todos os que passaram por ela".  Aqui Deus está dizendo que precisa nos disciplinar, porque Ele tem planos maravilhosos para a gente. Se não formos disciplinados, não seremos preparados para viver a bênção de Deus. Vejam Saulo. Ele era inteligente? Sim. Era estudioso? Sim. Mas estava usando todo aquele estudo para fazer o que Deus não aprovava. Foi por isso que Deus precisou discipliná-lo. Porque o amava e porque tinha grandes planos para ele. Saulo mudou seu nome para Paulo e se tornou um dos cristãos mais importantes de toda a história, até aqui. Até hoje, agora mesmo, o exemplo dele e seus ensinamentos estão abençoando pessoas do mundo todo. Quer ser uma bênção? Suporte a disciplina de Deus. É para o seu bem, para te corrigir. Para te fazer igual ao Senhor. Para te levar a propósitos maiores no Reino de Deus.

Vamos declarar a promessa preciosa de Deus para nós?

Saibam, em seu coração que, assim como um homem disciplina o seu filho, da mesma forma o Senhor, o seu Deus, os disciplina. Deuteronômio 8.5

Conclusão: 

O Senhor tem grandes planos para nós. Ele vê tudo o que fazemos e os caminhos errados por onde estamos caminhando. Ele sabe que isso pode trazer grandes consequências para nossa vida, por isso, Ele nos disciplina para o nosso bem. Ele usa nossos pais, nossos pastores, professores e até mesmo as dificuldades que passamos para nos colocar no caminho da obediência. E ele faz isso porque somos seu tesouro precioso. Amém? A melhor coisa que temos que fazer é aceitar a disciplina e obedecer. 

Peça para que elas repitam a oração:  Senhor Jesus, eu quero ser uma grande bênção em minha casa, na minha escola e também na Igreja. Quero viver todos os planos que o Senhor tem para mim. Por isso eu te peço perdão por ser uma criança indisciplinada. Me perdoe por muitas vezes envergonhar teu nome, agindo conforme a minha própria vontade. Eu quero te pedir humildemente: veja se em mim existe algum caminho mal, por favor me corrija e me guia, para que eu ande pelo caminho da vida eterna. Eu te prometo que serei uma criança disciplinada onde eu estiver. Em nome de Jesus eu oro, amém.

Agora, ore pelas crianças. Senhor, o Senhor conhece cada criança que está aqui. O Senhor as ama muito. Todos aqui são seus filhinhos. Por favor, oro para que o Senhor interfira no caminho de cada criança aqui e discipline-os para que eles participem da Sua santidade. Eu profetizo em nome de Jesus, que eles serão com o Paulo, farão coisas maiores do que ele e serão usados para pregar seu Evangelho para muita gente. Que eles nunca desprezem a sua disciplina. E que eles sejam cada dia mais parecidos com o Senhor. Em teu nome eu oro. Amém.

Figuras: 












Os Tesouros da Bíblia:



Preciosas Promessas:


Meu Tesouro Precioso é:

Caça ao Tesouro em Família:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...