ABERTURA
Louvor
8 a 10 - Auditório
6 e 7 - Sala 1
MINISTRAÇÃO - Deus me deu uma família (Gênesis 12.1-3; 15.1-6; 18.1-15; 21.1-7).
Introdução:
O que é uma família? É um grupo de pessoas que são unidas por laços de sangue. Como assim? Vamos dar um exemplo. Há muito tempo atrás, seu bisavô se casou com a sua bisavó. Eles tiveram alguns filhos. E formaram uma família. Depois, cada filho cresceu e se casou. Eles também tiveram filhos. Entre eles, seu papai. E seu papai conheceu a sua mamãe. Eles se casaram e nasceu você. E se você tiver irmãos, nasceram seus irmãos. Todas essas pessoas fazem parte da sua família.
Quem teve a ideia de criar a família? Foi o nosso Deus. Lá no começo da criação, Ele criou Adão, Eva. E depois nasceram os seus filhos Caim e Abel. Essa foi a primeira família do mundo. E depois nasceram muitas outras, até chegar a vez da sua família. Deus é tão maravilhoso que Ele fez com que todos os membros que nascerem de um mesmo pai e mãe tenham as mesmas características genéticas: como cor de olhos, cor de pele, tipo de cabelo e até o DNA que é uma molécula do corpo que carrega as informações familiares. Isso não é maravilhoso?
Você precisa ser agradecido a Deus por sua família. Você pode ter amigos da escola, da igreja, mas é a sua família que vai estar ligada a você até o final da sua vida. Papai, mamãe, irmãos. Sim, são eles que vão te proteger quando você precisar. São eles que vão te dar segurança. Sua família é o seu lugar seguro. E mais para a frente Deus vai dar oportunidade de você ter a sua própria família e continuar então o trabalho dos seus bisavós, avós e pais. Então, ame a sua família e cuide muito bem de cada pessoa dela! Obedeça às regras e faça tudo para que você tenha paz na sua casa.
O de Organização: E como você aprendeu na semana passada, seu sobrenome indica a família da qual você veio. Por isso é muito importante você conhecer quem são seus bisavós, de qual país eles vieram. Hoje vocês levarão uma atividade extra para fazer em casa, valendo carimbo!! Que é a construção da sua árvore genealógica. Com ela, você aprenderá um pouco mais sobre a organização da sua família.
Desenvolvimento:
Abraão e Sara eram casados há muito tempo. Já eram até velhinhos, mas faltava uma coisa para eles serem uma família, faltava um filho! Na verdade eles já nem sonhavam mais com isso, porque Sara era estéril, uma doença que impede a mulher de ser mãe.
Mas um dia, Deus apareceu para Abraão quando ele tinha 75 anos. Deus disse: 'Eu farei de você um grande povo. Seu nome será famoso e a sua história será uma bênção para muita gente! Por meio de você eu abençoarei todas as famílias da terra!". Que promessa maravilhosa Abraão estava recebendo! Mas havia um problema.
"Como essas coisas vão acontecer se eu não tenho filhos e toda a minha herança vai ficar para o filho de um empregado meu?" - perguntou Abraão ao Senhor. Mas Deus disse a Abraão: "Um filho gerado de você mesmo será seu herdeiro. Olhe para as estrelas do céu e conte-as, se é que pode contá-las. Assim serão todos os seus descendentes." Abraão, na hora, acreditou em Deus. E isso fez Deus se agradar muito dele.
Quando Abraão tinha cem anos, três homens foram até a tenda onde Abraão morava. Abraão, mais do que depressa, preparou um grande almoço para aqueles visitantes, pois ele sabia que não eram pessoas normais, eram anjos mensageiros, enviados por Deus. E a mensagem que eles tinham era: "Daqui a um ano, Sara, sua esposa, terá um filho".
Sara estava ouvindo toda a conversa na entrada da tenda. Ah, ela não acreditava que isso poderia acontecer com ela, que já estava bem velha e estéril, por isso riu, achando que aqueles homens estavam mentido. Mas Deus não gostou nenhum pouco. Ele disse: "Porque Sara está rindo, duvidando da Minha promessa? Acaso existe alguma coisa impossível para Yahweh? Daqui a um ano, eu voltarei para cá, e Sara terá um filho".
E um ano depois, o que Deus disse aconteceu. Sara, tinha noventa anos de idade quando engravidou e deu um filho à Abraão. E Abraão foi pai aos cem anos! Eles tiveram um lindo menino e colocaram nele o nome de Isaque, que significa "filho da alegria".
Essa é a linda história de uma das famílias mais importantes da terra. Porque hoje, todos os descendentes de Abraão viraram um povo, o povo judeu, que mora em Israel. Todos aqueles milhões de pessoas são descendentes de Abraão. Não só os que moram em Israel, mas os inúmeros judeus espalhados por todo o mundo.
Essa também é a linda história de uma das famílias mais importantes da Bíblia. Porque Deus queria ter um povo só Dele. E para isso, chamou dois velhinhos que não podiam ter filhos, para fazer deles, pais de uma grande nação. E a parte mais linda dessa história, é que o Salvador do mundo, Jesus Cristo, é descendente de Abraão.
Aplicação: Crianças, algumas lições tiramos dessa história bíblica. Vamos aprendê-las?
Deus quer fazer um pacto com a nossa família. Quando Deus chamou a Abraão e lhe prometeu um filho, Ele fez um pacto com Abraão. Ele abençoaria Abraão tanto, que ele teria filhos, netos, bisnetos e uma grande família. E ainda por cima o Senhor disse que daria para a família de Abraão um território grande - a terra de Canaã. Só que havia um detalhe: Abraão deveria fielmente ensinar todos os seus descendentes a amarem a Deus e obedecerem os seus mandamentos. E para nunca se esquecerem disso, os meninos deveriam fazer uma marca no corpo. E essa ordem foi passando de geração em geração, e até hoje, os descendentes de Abraão fazem essa marca no corpo, chamada circuncisão. (Gn 17.9-13). Assim como aconteceu na família de Abraão, acontece com a nossa. É na família onde as nossas crenças são estabelecidas. Deus quer que a nossa família tenha um pacto somente com Ele! Um pacto de amá-lo acima de todas as coisas e obedecer todas as suas ordens. O povo de Israel até hoje é abençoado por isso. E a nossa família também será abençoada se obedecermos a Deus.
Deus criou a nossa família para ser um ambiente seguro e feliz. Não para ser um lugar de briga, de tristeza e de insegurança. Sim, a família foi criada por Deus para ser o lugar mais feliz e mais legal da terra. Mas infelizmente, existem uma pessoa que odeia as famílias. É o diabo. Ele sempre está trabalhando para destruir a família, colocando uns contra os outros. Fazendo os familiares quebrarem as leis de Deus. Mudando o formato da família original, que é pai e mãe, por casais do mesmo sexo, que não podem gerar crianças. Fazendo um dos pais abandonarem os filhos, trazendo insegurança e problemas emocionais. Deus disse a Abraão, que através dele, todas as famílias da terra seriam abençoadas. Jesus Cristo é descendente de Abraão. E quando a gente entrega a nossa vida para Ele, passamos a ser também povo de Deus, Israel de Deus. E a mesma bênção de Abraão é nossa. Então, precisamos todos os dias, orar pedindo ao Senhor que cumpra essa promessa e abençoe nossa família com paz, saúde e segurança.
Precisamos orar por algumas causas muito importantes. A primeira causa importante que precisamos colocar diante de Deus é a sua futura família. Com toda certeza, Abraão e Sara oravam por Isaque, pela família que ele formaria. Assim também você também já precisa começar a orar por quem você vai se casar. Para que Deus escolha a pessoa certa, que seja uma bênção. Um homem e uma mulher que temam e obedeçam a Deus. Para que tudo dê certo e você também seja uma família abençoada. E a segunda causa importante que precisamos colocar diante de Deus casais da igreja que não podem ter filhos. Há algumas mulheres que como Sara, não podem ser mães, por algum problema de saúde. E a nesna coisa pode acontecer com os homens. Temos que orar para que eles sejam abençoadas, como Abraão e Sara foram. Amém?
Vamos declarar a promessa preciosa de Deus para nós?
"O Senhor fará de vocês o seu povo santo, conforme prometeu, se guardarem os mandamentos do Senhor, do seu Deus, e andarem nos caminhos Dele.". Deuteronômio 28.9
Conclusão:
Gostaríamos de orar hoje pelas crianças que passam por algum problema em casa. Papai e mamãe brigando muito. Você e seu irmão brigando muito. Confusão, tristeza. Se tem alguém da sua família que ainda não é cristão. Se sua família está cheia de doenças. Se seu pai ou mãe estão desempregados. Queremos orar por todas as crianças que estão passando por isso, por problemas na família. (Chame as crianças à frente e após a oração, se tiver oportunidade de conversar com elas, aproveite. As crianças tem uma confiança incrível nos líderes do Start Kids. Então que Deus use sua vida para curá-las). Peça para as crianças repetirem a oração.
"Senhor meu Deus. O Senhor prometeu para Abraão que através dele todas as famílias da terra seriam abençoadas. Então a minha família tem direito a essa promessa. Eu quero que essa promessa seja cumprida na minha família. Eu quero que minha família seja abençoada, feliz, rica, cheia de alegria e paz. Sem doenças nem confusões. Cobre minha família com o sangue de Jesus. E agora, na autoridade do nome de Jesus, eu repreendo toda a obra do diabo dentro da minha casa. E mando ele sair da minha família agora, levando embora toda confusão, medo, brigas e destruição. Saia agora em nome de Jesus! Saia e não volte nunca mais! A minha família e todos os descendentes são abençoados para sempre. Em nome de Jesus. Amém!".
Abençoe as crianças: "Senhor, eu quero agora abençoar cada criança presente aqui. Abençoe cada menino, cura esses meninos, para que sejam homens de Deus, fiéis ao Senhor, que cumpram e obedeçam ao pacto que o Senhor nos deu em sua Palavra. Que seja um homens de verdade, tementes a Deus e trabalhadores. E formem uma linda família com uma mulher abençoada e temente a Deus. Tira da vida desses meninos toda esterilidade e falta de fé. Abençoe cada menina, cure as meninas de todas as doenças. Que elas sejam mulheres de verdade, inteligentes e calmas, dê a elas sabedoria e livre-as de todo o mal, dos pecados que roubam a bênção. Que elas formem uma linda família, se casando com homens de Deus, fiéis e trabalhadores. Príncipes de Deus, que as amem. E que elas tenham lindos filhos, uma herança abençoada. Livra esses meninos e meninas do mal. Que eles caminhem na sua bênção. Em nome de Jesus, Amém.
Figuras:















Nenhum comentário:
Postar um comentário