quarta-feira, 11 de junho de 2025

13 - Meu Tesouro Precioso: Deus me deu a Igreja!

 ABERTURA

Oração de cobertura 
Louvor 
Oração
(palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias

Lanche 

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1

MINISTRAÇÃO - Deus me deu a Igreja (Atos 1.4-9; 2.1-47)

Introdução: 

Quem aqui gosta de vir para a Igreja? Por que?  (deixe que as crianças digam).  Vir à Igreja é tão legal! É aqui que a gente aprende mais de Deus, pode adorar a Deus num lugar só nosso. Aqui sempre tem alguma coisa nova ou diferente para a gente aprender. E, aqui a gente faz amigos para a vida toda. 

Assim como Deus criou a nossa família de sangue,  Ele também criou a nossa família espiritual. E essa família espiritual é a Igreja.  É importante que vocês saibam que a Igreja não é o prédio com portas e janelas, cadeiras e uma decoração bem linda. Isso é importante, mas isso não é a Igreja. A Igreja são as pessoas reunidas num só lugar. E é isso que a palavra Igreja significa: Reunião de pessoas que tem um interesse em comum.

Desenvolvimento:

Lá em Jerusalém, todo ano, acontecia a Festa de Pentecoste. Era uma festa muito legal, onde as pessoas agradeciam a Deus por ter dado uma boa colheita de trigo! Essa Festa acontecia exatamente cinquenta dias após a Páscoa e a cidade de Jerusalém ficava lotada de pessoas, vindos de vários países! E foi exatamente esse dia que Jesus escolheu para enviar o Espírito Santo e começar a sua Igreja!

Em Atos 2, encontramos exatamente o que aconteceu. Jesus, antes de subir aos céus disse para os seus discípulos: "Não saiam de Jerusalém. Esperem pela promessa de Deus. Em poucos dias, vocês serão batizados com o Espírito Santo. Ele dará poder para vocês serem minhas testemunhas em Jerusalém, na Judéia, Samaria e até os confins da terra". Os discípulos obedeceram a Jesus. E se reuniram para orar todos os dias, aguardando a chegada do maravilhoso Espírito Santo.

E na Festa de Pentecoste lá estavam eles, reunidos num lugar chamado Cenáculo. O Cenáculo era uma grande sala de reuniões, que ficava no segundo andar de algumas casas. Cento e vinte discípulos estavam lá orando e orando. Então, de repente, veio do céu um barulho como de um vento soprando muito forte. Esse barulho encheu todo o lugar onde eles estavam. Então, chamas de fogo desceram dos céus e elas pousaram na cabeça de cada um que estava ali. Todos os que estavam naquela sala ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em vários idiomas, que eles nunca haviam aprendido. 

Muita gente da rua ouviu aquele barulho! E quando chegaram perto para ver o que estava acontecendo, ouviram os discípulos de Jesus falando na sua própria linguagem. Eles ficaram admirados com o que estavam acontecendo, pois ouviam falar das grandes realizações de Deus em sua própria língua. Mas como podia isso estar acontecendo? Aqueles homens só falavam uma língua e agora estavam falando em vários idiomas? Isso aconteceu porque o Espírito Santo queria que todo mundo ouvisse falar sobre Jesus.

Pedro  ficou de pé no meio da multidão e disse bem alto: "Atenção todos que estão em Jerusalém! Eu vou explicar o que está acontecendo aqui. Hoje é o dia que a promessa de Deus está se cumprindo, de que Ele enviaria o Espírito Santo sobre todas as pessoas! Jesus, homem nascido na cidade de Nazaré era aprovado por Deus. Ele fez muitos milagres e sinais em nosso meio. Mas muitos não quiseram acreditar Nele, pelo contrário - mataram ele, pregando-o na cruz.  Mas um grande milagre aconteceu! Deus mesmo ressuscitou! Jesus está vivo e todos nós vimos isso acontecer. Que todos os que estão aqui, tenham plena certeza de que Jesus, a quem vocês crucificaram, Deus o tornou Senhor e Messias!" (Atos 2.32-36).

A multidão toda ouviu aquela palavra. E muitos aceitaram naquele dia que Jesus era o filho de Deus. Na mesma hora eles foram batizados. E naquele dia de Pentecoste, aconteceu o primeiro grande culto dos discípulos de Jesus. Ele aconteceu no meio da multidão que estava em Jerusalém. E naquele dia, três mil pessoas aceitaram a Jesus e se tornaram filhos de Deus.

Assim começou a Igreja de Jesus. Em um dia, de cento e vinte passou para três mil.  Milagres maravilhosos aconteciam todos os dias quando eles estavam reunidos. E eles repartiam o que tinham com as pessoas mais pobres. E naquela época, eles se reuniam todos os dias no patio do templo para adorar a Deus. E também se reuniam todos os dias nas casas, para estudar a Palavra de Deus e fazerem uma refeição juntos. E cada dia, mais pessoas se ajuntavam àquela grande família. E a Igreja de Jesus foi crescendo e crescendo, e se espalhando pelo mundo inteiro, até chegar em nós. Que maravilhoso aprender sobre o nascimento da Igreja de Jesus.

Aplicação: Crianças, algumas lições tiramos dessa história bíblica. Vamos aprendê-las?

Assim como na família, na Igreja também temos um Pai e irmãos. Assim como temos um Pai na nossa família, na Igreja também temos um Pai. E quem é esse Pai? É Deus. Se Deus é Pai de todos os que receberam Jesus como Senhor e Salvador, então, todos aqueles que fazem parte da Igreja são nossos irmãos.  Dentro da família deve haver amor, respeito e cuidado. Assim também acontece na Igreja. Devemos amar nossos irmãos em Cristo. Devemos respeitá-los e cuidar bem uns dos outros. Devemos aprender a conviver com eles e a amá-los como eles são. E vocês sabiam que na Igreja, é onde fazemos amizades que vão até o fim da vida e onde podemos encontrar a pessoa que vamos nos casar? A Igreja é uma família maravilhosa!

Assim como na família, a Igreja também nos dá uma identidade. E que identidade é essa? A identidade de Cristão, ou seja discípulo de Jesus. Existem milhões de discípulos de Jesus espalhados pelo mundo inteiro. Essa é a nossa família mundial, que Jesus virá buscar para morar com ele. Mas também fazemos parte da Igreja local. O que é isso? A igreja que vamos algumas vezes durante a semana, que fica numa rua da cidade em que moramos.  Todas as pessoas que fazem parte da família de Deus devem fazer parte de uma Igreja local, onde nos reunimos para adorar a Deus e para ter comunhão, ou seja, andarmos juntos e nos conhecermos. Assim, na Igreja nunca nos sentimos sozinhos, pois devemos formar uma comunidade, ou seja, temos a mesma fé, em Jesus, amamos a Deus e aprendemos a Sua Palavra.  Formamos uma comunidade, um grupo especial e podemos viajar juntos, passear com os amigos da Igreja e até sair para tomar um lanche depois do culto. Nunca devemos ter vergonha de dizer que somos cristãos e fazemos parte de uma Igreja, amém?

Assim como na família, a Igreja é um lugar de crescer.  Toda família começa com um homem e uma mulher, que se casam. Depois disso, a família começa a crescer. Nascem os filhos e eles crescem. E se casam com outras pessoas, que entram para a família, como você aprendeu na árvore genealógica da sua família. Assim, nossa família nunca deve parar de crescer. Assim também acontece com a Igreja. Um único homem, Jesus Cristo, morreu na cruz em nosso favor, para que a gente pudesse ser amigo de Deus novamente. Ele morreu naquela cruz sozinho, mas ele viu que o seu sacrifício traria muitas pessoas para a família de Deus (Isaías 58.11). Sim, vocês viram que na Festa de Pentecoste, três mil pessoas aceitaram Jesus como Salvador? Naquele mesmo momento elas passaram a ser parte da família de Deus. E a Igreja cresceu. Assim deve continuar acontecendo. Nós devemos continuar fazendo o que Pedro e os discípulos de Jesus fizeram no começo da Igreja. Precisamos continuar pregando para todos que Jesus é o filho de Deus. Se fizermos isso, nossa igreja crescerá todos os dias e Deus Pai ficará muito feliz, pois sua família crescerá com novos filhos!

Vamos declarar a promessa preciosa de Deus para nós?

"Eu te darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus". Mateus 16.19

Conclusão: 

Forme duplas com as criança, de preferência menino com menino e menina com menina. Apresente-os como irmãos em Cristo. Peça para que um ore pelo outro abençoando sua vida, seus estudos e sua família. Depois, todos juntos, vão repetir uma oração sua, agradecendo a Deus por nossa Igreja, por nossos apóstolos e pastores, pelos líderes do Start kids. E vão pedir ao Senhor que nos ajude a amar nossos irmãos em Cristo e zelar bem da nossa Igreja.

Atenção para a orientação abaixo:  O de Organização deve ser feito assim que entregar a figurinha Caça ao Tesouro em família.  Assim como acontece na família, na Igreja também devemos temos pessoas que exercem autoridade, para que a Igreja cresça cheia de saúde e organizada. Vamos descobrir quem são as pessoas que exercem autoridade na Igreja? Com a ajuda de seus pais, preencha na figurinha o nome de cada pessoa que exerce a autoridade escrita lá.

Figuras:











Os Tesouros da Bíblia:


Preciosas Promessas:



Meu Tesouro Precioso é:


Caça ao Tesouro em família:

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...