ABERTURA
Louvor
8 a 10 - Auditório
6 e 7 - Sala 1
MINISTRAÇÃO - Deu me deu uma herança (Lucas 15.1-32, Romanos 3.23,24)
Introdução:
O de Organização:
Hoje vamos conversar sobre Herança. Mas o que é uma herança? São coisas de valor como terra, carro, dinheiro, que alguém acumulou durante toda a vida, e que quando morrer, vai deixar para alguém da família. E quem recebe todas essas coisas de valor, chamamos de herdeiro. Herdeiro é aquele que pode aproveitar de algo que era de outra pessoa.
Vamos imaginar que seu pai e sua mãe tenham comprado uma grande casa. E também um carro. E logo depois, eles tenham comprado mais um terreno. Todas essas coisas, por direito, estão no nome dos dois. Mas quando eles ficarem bem velhos e estiverem perto de morrer, eles vão dizer quem é que vai ficar com tudo isso após sua morte. Muito provavelmente é você e seus irmãos, se você tiver. Receber uma herança é muito legal, pois é um bem de valor que nós não fizemos nada para receber. É um direito nosso.
Esse costume de deixar um herdeiro é muito, muito antigo. Desde a época da Bíblia, os pais deixavam sua herança para os filhos. Era um direito dos filhos, inclusive, receber a herança quando o pai ainda estivesse vivo. E os filhos podiam fazer o que quisessem com o dinheiro.
Desenvolvimento:
Certo dia, Jesus contou aos seus discípulos uma história sobre um filho que esbanjou a sua preciosa herança. Um homem tinha dois filhos. O mais novo foi conversar com o pai e disse: "Pai, me dê a minha herança agora mesmo, porque não quero mais morar na sua casa". O pai ficou muito surpreso com esse pedido e também ficou muito triste, mas mesmo assim, deu para os dois filhos a herança que eles tinham direito.
Ah, o mais novo, quando pegou o dinheiro do pai, se sentiu livre! Agora ele não precisava mais obedecer ao seu pai e nem mesmo às regras da casa. Podia fazer o que quisesse, comer o que quisesse e gastar como quisesse. Ele arrumou suas coisas e saiu de casa sem olhar para trás, levando tudo o que possuía.
E então começou a gastar, esbanjar a sua herança. Ele comprava roupas caras, pagava comida para os amigos e gastava seu dinheiro, sem pensar no futuro. Agora ele era livre e sabia muito bem o que fazer da sua vida, não precisava do seu pai. Era assim que aquele filho pensava.
Até que um dia, todo o dinheiro acabou. Os amigos que ele havia feito, o abandonaram um por um. E ele começou a passar muita necessidade. Então, o filho, foi procurar um emprego para poder pelo menos comer. O único emprego que ele consegui foi de trabalhar cuidando dos porcos. Lá era um lugar muito fedido e cheio de lama. E ele tinha tanta fome, que queria comer até mesmo as vagens que eram dadas aos porcos, mas ninguém dava nada para ele.
Então, lá na lama, o moço caiu em si. Ele disse: "Porque eu fui sair da casa do meu pai? Lá, até mesmo os empregados tem comida à vontade. E eu aqui, estou morrendo de fome. Sabe o que eu vou fazer? Vou sair desse lugar, e voltar para a casa do meu pai, o mais depressa possível. Quando eu chegar lá, vou pedir perdão por ter sido tão orgulhoso e irresponsável. E vou pedir para ele me tratar como um de seus empregados, porque é isso que eu mereço, por causa da minha desobediência.
E o moço pegou o caminho de volta para a sua casa. Quando ele estava chegando perto, quem estava lá na porta esperando? O seu pai. Ele não sabia, mas seu pai, com certeza ia esperá-lo todos os dias, pois sabia que um dia seu filho voltaria. O pai chorando, correu ao seu encontro e o abraçou bem forte e o beijou. Aquele moço forte e desobediente, agora estava magro, doente, com as roupas rasgadas, cheirando a porcos e bem diferente da forma como ele saiu. Ele estava arrependido.
Se ajoelhou diante do pai e disse: "Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho!" Mas, para a surpresa do filho, o pai disse aos seus servos: "Tragam depressa a melhor roupa, vistam ele com roupas novas. Dêem a ele uma sandália e coloquem novamente o anel da família em seu dedo. Tragam agora um boi bem gordo, porque hoje é um dia de festa e muita alegria. Porque meu filho estava morto e voltou à vida. Estava perdido e foi encontrado. Vamos festejar a sua volta!
Aplicação: Jesus, quando contou essa história, queria que as pessoas aprendessem algumas lições.
O pecado nos fez perder a herança de Deus. Quando Deus criou Adão e Eva, deu a eles uma grande herança. "Vocês agora serão donos de todas as coisas, vão governar a terra". Mas Adão e Eva ouviram a voz da serpente, o diabo. E pecaram contra Deus ao desobedecer às suas leis. Vocês se lembram do que aconteceu após isso? Eles foram expulsos do Jardim e perderam todo contato com a presença de Deus. Agora, o Senhor estava irado com os seres humanos. E os seres humanos, cada vez mais longes de Deus e das suas leis. "Porque todos pecaram e perderam a glória de Deus", diz Romanos 3.23. E o que significa isso? Que antes do pecado, Adão e Eva podiam ver a Deus, ouvir sua voz. Eles sentiam muita paz e alegria. E não tinha dor nenhuma no jardim. Outra coisa que não tinha era morte. Mas o pecado fez com que eles perdessem o direito de ter todas essas coisas.
Jesus nos fez herdeiros novamente. Deus nos amou tanto, que preparou um plano para nós pudéssemos estar com Deus novamente. Ele enviou seu único filho Jesus para a terra, para pagar o nosso resgate, pois estávamos presos por Satanás e nossa herança seria morrer para sempre longe de Deus. Vocês sabem qual foi o preço que Jesus teve que pagar para o nosso resgate? Foi o seu próprio sangue. Foi a morte de Jesus na cruz, derramando seu precioso sangue, que fez Deus nos aceitar de novo. E sabem de uma coisa? Todo aquele que reconhece que Jesus é o Salvador de todas as pessoas e aceita receber Jesus como Senhor da sua vida, volta a ser herdeiro de todas as bênçãos de Deus. Sim, quem tem Jesus como o Senhor e Salvador, tem alegria, paz, proteção, não tem falta de coisa alguma e além de tudo, é herdeiro da bênção mais importante que existe, que é a Vida Eterna. "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo". Efésios 1.3
Não devemos desprezar nossa herança espiritual! O pai do filho pródigo, ficou muito triste quando este veio pedir a herança. Sabem por que? Porque o pai sabia que o filho não daria valor naquilo que ele conquistou com grande trabalho. Logo ele esbanjaria tudo. E não foi isso o que aconteceu? Infelizmente, muitos filhos de Deus estão desprezando toda a herança que Jesus conquistou com tanto sacrifício. Até o inferno sabe quem são os filhos de Deus, mas os próprios filhos não valorizam essa herança, não respeitam Deus como pai e não obedecem às suas ordens. Não conversam com Ele. Preferem dar ouvidos aos amigos e fazer coisas erradas junto com eles. E muitos tem vergonha de ser cristão e dizer que é discípulo de Jesus. Eles desprezam a cruz de Cristo, o alto preço que Jesus pagou pelo nosso resgate. O que aconteceu com o filho esbanjador? Ele simplesmente foi parar na lama com os porcos. É exatamente isso que Satanás planeja para todos os que desprezam a Deus, fazê-los comer a comida dos porcos ou seja, fazer com que eles se pareçam mais com bichos imundos do que com filhos de Deus. Crianças, nós não seremos assim amém? Não vamos sair da casa do pai nem mesmo desprezar a nossa herança. Somos herdeiros de muitas bênçãos por causa do que Jesus fez e jamais podemos desprezar isso, pois é a coisa mais importante da nossa vida.
Vamos declarar a promessa preciosa de Deus para nós?
"O Senhor cuida da vida dos íntegros, e a herança deles permanecerá para sempre". Salmos 37.18
Conclusão:
Foi exatamente na pior fase da vida, que o filho se lembrou que tinha um Pai que tinha tudo. E ele voltou para casa, arrependido. Vocês sabiam que existem muitos filhos de Deus que aceitaram a Jesus, se batizaram, experimentaram das bênçãos de Deus e hoje vivem na lama do pecado? Agora mesmo vamos orar por esses filhos teimosos que se afastaram da casa de Deus, para que eles voltem para casa?
Ministrador, peça para as crianças estenderem as mãos para qualquer lugar da cidade. E peça que eles repitam após você:
"Querido Deus pai, oramos agora por todos os filhos que rejeitaram a sua herança. Eles agora estão na lama do pecado, e desprezam todas as bênçãos que o Senhor deu para eles através do Seu filho Jesus. Perdoe a cada um deles, Senhor. E agora mesmo, onde eles estiverem, que eles se lembrem da Casa do Pai, de tudo o que tem na Sua Casa e na Sua Presença. E eles saiam do chiqueiro onde estão e voltem para a Igreja, Senhor. Coloca arrependimento em suas vidas. E que logo eles estejam de volta na igreja, em nome de Jesus".
Ore com as crianças: Senhor, somos teus filhos. E sabemos o quanto custou para o Senhor resgatar a nossa vida. Queremos aqui declarar que nunca seremos como o filho esbanjador. Nunca vamos desprezar nossa herança. Obrigado por que o Senhor nos fez herdeiros com Jesus, de muitas bênçãos, obrigada pela herança da paz, da alegria, da saúde, da provisão e pelo bem mais precioso que o Senhor deixou para gente, a Vida Eterna. Obrigado de todo o coração. Em nome de Jesus, amém.
Figuras:
As Tesouros da Bíblia:
Preciosas Promessas:
Caça ao tesouro em família:
















Nenhum comentário:
Postar um comentário