ABERTURA
Louvor
8 a 10 - Auditório
6 e 7 - Sala 1
O de Oferta: Hoje começaremos a aprender sobre OFERTA. Uma palavra que tem o mesmo significado é a palavra OFERECER. Então, ofertar é oferecer alguma coisa em adoração a Deus. Aqui na Igreja, em todos os cultos, de adultos, crianças, idosos, jovens, temos o momento de ofertar para Deus. É nesse momento que damos para Deus uma parte do nosso dinheiro, como um sinal de que reconhecemos que Ele nos ama e tem cuidado de nós.
E quem começou com esse negócio de Oferta na Igreja? De quem foi a idéia? Bem, a ideia foi do próprio Deus, lá na Tenda do Deserto. Ele mandou que Moisés fizesse uma tenda, que seria exatamente para que as pessoas entendessem que ali era um lugar de adoração a Deus. E Deus mesmo disse para os israelitas levarem o quê para adorá-lo? Ofertas! Sim! Eles deveriam levar ofertas para oferecer a Deus! (Êxodo 25.1-9)
E porque eles deveriam ofertar a Deus? Deus é rico? Ele precisa de ofertas? Não precisa não. Mas quando eles ofertavam a Deus, mostravam a Ele que ele era a pessoa mais importante na vida Deles. A oferta era um ato de respeito e agradecimento a Deus. E também de reconhecimento de que Deus era o protetor, o que dava sustento, de que Deus era o Deus deles. A oferta também era um ato de adoração.
A regra de ofertar ainda hoje está valendo. Sabem por quê? Porque Deus não mudou. Ele nunca mudará. Ele continua sendo bom, sendo protetor, e continua cuidando da gente. Então, nós, filhos de Deus continuaremos oferecer a ele as nossas ofertas, todas as vezes que viermos na sua casa. Era assim lá no Tabernáculo. E continua assim hoje.Na época do deserto, eles não tinham dinheiro. Então a oferta era em grãos, frutas e animais. Hoje a oferta é em dinheiro, porque é com o dinheiro que compramos as coisas para a casa de Deus.
Para que serve a minha oferta? A nossa oferta serve para manter a casa de Deus em funcionamento. Pagar a luz, a água, o lanche que você toma, deixar a Igreja muito linda, nosso Start Kids não é lindo? Tudo isso aqui dentro foi feito com o dinheiro das ofertas e dízimos dos irmãos. E se você não ofertar? Então a igreja terá que fechar as portas, porque ela depende disso. Mas graças a Deus, há muitas pessoas que entendem o pedido de Deus e trazem ofertas para ele. Assim Sua casa fica sempre linda e cheia de coisas boas.
Quem não oferta a Deus é um mal agradecido. E os mal agradecidos não são abençoados de jeito nenhum. Não tem as bênçãos de Deus para fazer nada. As coisas quebram com facilidade, a pessoa fica doente com frequência, e o inimigo tem liberdade para entrar na casa da pessoa para roubar o pouco que ela tem. Mas quando ofertamos, Deus mesmo impede que o inimigo, o devorador, roube o que temos. Ele nos abençoe e abre os céus para que caiam chuvas de bênçãos sobre a nossa vida. Malaquias 3.10. Amém?
A partir de hoje você vai trazer sua oferta para Deus. E não pode ser qualquer nota, amassada, de baixo valor. Se Deus é grande e faz coisas maravilhosas, ele não é qualquer pessoa, não é seu amiguinho. Ele é grande, é poderoso, Ele é Deus, o nosso Yahweh. Então sua oferta tem que ser grande, caprichada e maravilhosa. E tudo isso é para alegrar o coração de Deus.
Faça o momento do Ofertório. E incentive as crianças a todos os domingos, trazerem uma oferta especial para Deus.
MINISTRAÇÃO - Deu me deu a Vida Eterna! (João 3.1-16, João 11.1-44; João 19.28-42; 20.1-18)
Introdução:
Alguém aqui já foi em um cemitério? Para quê existe um cemitério? (deixe que as crianças contem, inclusive compartilhem como foi estar em um velório). O cemitério não é um lugar muito legal de se ir, porque lá é o lugar onde enterramos as pessoas que morrem. E todas as vezes que entramos num cemitério, vemos muitos, muitos túmulos onde pessoas de todas as idades morreram e foram enterradas lá. A morte é o inimigo mais terrível que existe! Porque ela leva embora as pessoas que amamos. E a gente nunca mais consegue ouvir, nem ver essa pessoa. E também não sabemos o que acontece com ela depois que ela morre. Mas aqui, sofremos e choramos muito, de saudades.
A morte não foi criada por Deus! Ela é um mal que entrou no mundo por causa da desobediência de Adão e Eva. Depois deles terem comido o fruto da desobediência, eles e todas as pessoas do mundo passaram a morrer. Sabem quantas pessoas já morreram desde que o mundo existe? 117 bilhões. É muita, muita gente que foi morrendo ao longo da história.
Mas existe algo muito importante que você deve aprender. Deus não nos criou para morrer. E mesmo que a morte um dia venha nos buscar, é importante que você saiba que Deus fez um plano para que as pessoas que morrerem voltem a viver para sempre. Foi por isso que Jesus, em todos os seus ensinamentos falou sobre a Vida Eterna. E o que é ter Vida Eterna? Ter Vida Eterna é nunca ficar velho e nunca morrer. É viver uma vida que nunca vai acabar. Viver uma vida para sempre de paz, alegria e saúde. Sim!!! Jesus pregou muito sobre a Vida Eterna quando andou aqui!
Um dia, um homem chamado Nicodemos foi visitar Jesus. Ele foi escondido, à noite, porque era um líder da Sinagoga muito importante, e os outros líderes não acreditavam em Jesus. Mas Nicodemos, acreditava. Ele havia ouvido Jesus pregar sobre o Reino de Deus e agora queria entrar no Reino de Deus. Então ele foi até Jesus para perguntar o que deveria fazer!
Jesus disse a Nicodemos, que para entrar no Reino de Deus, ele deveria nascer de novo. Não era um nascimento como o de um bebê, que sai da barriga da sua mãe. O novo nascimento que Nicodemos deveria ter seria em seu coração. Ele nasceria de novo se cresse em Jesus como o Filho de Deus e obedecesse aos seus mandamentos. Foi aí que Jesus falou sobre a Vida Eterna. Jesus disse para Nicodemos que Deus amava tanto as pessoas do mundo, que ele havia enviado seu filho único para morrer na cruz e todo aquele que cresse Nele receberia então de presente, a Vida Eterna (João 3.16). Naquele dia, Nicodemos recebeu Jesus em seu coração. Ele passou a ser discípulo de Jesus e recebeu de presente, a Vida Eterna.
Jesus também pregou sobre a Vida Eterna para Maria e Marta. Elas eram irmãs de Lázaro. E Lázaro tinha morrido há quatro dias. Ele até estava enterrado dentro de um buraco, numa pedra. Quando ele estava doente, as irmãs mandaram chamar Jesus, mas ele não tinha aparecido. Agora que Lázaro estava morto, elas estavam desesperadas, pois não tinha dado tempo. "Ah, Jesus, se o Senhor estivesse aqui, meu irmão não teria morrido", disseram as irmãs.
Mas Jesus não estava preocupado, nem desesperado. Sabem o que Ele disse para as irmãs? "Seu irmão vai voltar a viver hoje mesmo". Ah, mas elas não acreditaram. Então Jesus repetiu: "Eu sou a Ressurreição e a Vida. Aquele que crê em mim, mesmo que morra, viverá. Todo o que crê em mim, viverá para sempre". Aquelas palavras encheram o coração de Marta e Maria de fé. E vocês conhecem o final da história? Para mostrar para todas as pessoas que estavam ali, que ele tinha poder para trazer pessoas de volta da morte, Jesus ressuscitou Lázaro, bem na frente deles.
E então, chegou a vez do próprio Jesus passar pela morte. Os soldados romanos bateram muito em Jesus. Depois colocaram uma coroa de espinhos em sua cabeça e apertaram bem forte. E então pregaram as mãos e os pés de Jesus em duas madeiras com o formato de cruz. Com os dois braços abertos, pendurado na cruz, Jesus não teria mais força para respirar. E foi o que aconteceu. Ele parou de respirar e morreu. Sim, a morte também levou a vida de Jesus! Jesus também foi enterrado dentro de um buraco na pedra. E a coisa mais maravilhosa que aconteceu, é que, três dias depois, ele venceu a morte e voltou a viver. E voltou a viver para sempre! Jesus foi o primeiro homem que morreu e voltou a viver para sempre. Ele precisou passar por isso, para que todos aqueles que cressem Nele, também tivesse a Vida Eterna!
Essas três histórias nos ensinam três lições preciosas:
Só tem a Vida Eterna quem crê em Jesus. A Vida Eterna é um presente que Deus dá, mas não para todas as pessoas. Ter a Vida Eterna é um presente que Deus dá somente para aqueles que crêem em Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Não foi isso que ele disse para Nicodemos? Deus amou tanto o mundo que enviou o seu único filho, para que todo aquele que Nele crer não morra, mas tenha a Vida Eterna. (João 3.16)
Os discípulos de Jesus nunca devem ter medo da morte! Jesus prometeu para Marta e Maria, que aquele que cresse Nele, ainda que morresse, voltaria a viver. Mas o que isso significa? Que todos nós teremos que passar pela morte, por causa do pecado de Adão e Eva. Sim, todas as pessoas que nascem aqui na terra, um dia vão morrer. Isso é uma certeza, para mim, para você, para o papai e para a mamãe e até para nossos animais que amamos tanto. Alguns vão morrer bem velhinhos e outros nem conseguirão viver a vida toda! Mas a morte infelizmente um dia ou outro chegará na vida de todos. Mas e depois? O que vai acontecer depois que morrermos? Nós ficaremos dormindo até Jesus voltar do Céu. Então ele mandará seus anjos tocarem bem alto uma trombeta para acordar os filhos de Deus! Nós voltaremos a viver e teremos uma vida que nunca acabará, lá no Céu, com Deus e com o Senhor Jesus! (I Tessalonicenses 4.13-17). Por isso, os discípulos de Jesus nunca devem ter medo da morte, porque Ele mesmo disse que não ficaremos mortos para sempre.
Onde vamos passar a Vida Eterna? Quando a trombeta tocar e Jesus voltar, todos os seus filhos serão levantados da morte! Todos os que receberam Jesus com Senhor e Salvador receberão um novo corpo, que nunca fica doente e nem envelhece. Depois, receberemos também roupas novas e um novo nome. E todos nós vamos viver para sempre no Céu, numa vida de muita alegria, paz, do lado de Deus e de Jesus. Vai ser uma vida bem melhor do que essa. Vai ser uma vida tão, tão legal. E o mais legal é que ela nunca vai se acabar. E nunca, nunca mais a morte vai ter poder sobre as pessoas, porque Jesus vencerá o Diabo, a Morte e jogará os dois num lago cheio de fogo, que queima para sempre (Apocalipse 20.14).
Vamos declarar a promessa preciosa de Jesus para nós?
"Eu Sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá". João 11.25
Conclusão:
Hoje o Senhor Jesus vai tirar o seu medo da morte. Porque quem crê Nele não tem medo de morrer, pois sabe que a morte é somente um sono e seremos acordados por Jesus. Mas para isso, você precisa fazer como Nicodemos, Marta e Maria. Você precisa crer que Jesus Cristo é o filho de Deus, que morreu na cruz para que nós tivéssemos o perdão de Deus e a Vida Eterna. Quantos aqui desejam receber Jesus como Senhor e Salvador? (ministrador, deixe as crianças se manifestarem). Agora, repitam a oração de Salvação.
"Senhor Jesus, eu creio que o Senhor é o Filho de Deus, que morreu na cruz em meu lugar, por meus pecados e no terceiro dia, voltou a viver. Eu quero confessar com a minha boca que recebo o Senhor como meu Salvador, recebo o Senhor para governar a minha vida. Eu quero receber o Senhor em meu coração. Eu agora me torno Filho de Deus, eu tenho um novo nascimento na minha vida espiritual. Eu recebo também o perdão dos meus pecados. E eu sei que agora mesmo estou recebendo também como presente do Senhor, a Vida Eterna. Em nome de Jesus eu oro, amém".
Agora ore por eles.
Senhor Jesus querido, obrigado pela maravilhosa salvação que o Senhor nos deu na cruz. Obrigado porque o Senhor foi corajoso, aceitou morrer em nosso lugar e com o seu poder derrotou a morte! Agora escreve o nome de cada criança que te recebeu no livro da vida. E eu repreendo na vida delas todo o medo da morte, em nome de Jesus! Que elas saibam que ao crerem no Senhor estarão seguras para sempre. E mesmo que fiquem bem velhinhas e venham a morrer, que elas confiem que da mesma forma que o Senhor voltou a viver, elas voltarão a viver para sempre. Agradecemos pelo maravilhoso presente que é a Vida Eterna. Em teu nome oramos, amém!
Figuras:
Os Tesouros da Bíblia:
Preciosas Promessas:
Meu Tesouro Precioso é:
Caça ao Tesouro em Família:















Nenhum comentário:
Postar um comentário