ABERTURA
Louvor
8 a 10 - Auditório
6 e 7 - Sala 1
O de Oferta: Relembre rapidamente o que foi ensinado na ministração passada! Ofertar significa oferecer algo para Deus. Lá no deserto, Deus mandou construir uma Tenda, que seria o lugar onde as pessoas levariam ofertas para ele. Foi Ele mesmo quem mandou que ofertas fossem levadas pelo seguinte motivo: Como reconhecimento da proteção e cuidado de Deus; também porque Deus é poderoso, está acima de todos os outros deuses e merece oferta; e para que a Sua casa tenha dinheiro para pagar tudo o que ela precisa para funcionar. Na época da Tenda no deserto, Deus mandou que a oferta fosse em cereais, trigo e farinha. Tudo isso ia para alimentar os Sacerdotes, que cuidavam da Tenda. Ele também pediu que para Ele fosse dado sempre um cordeirinho sem defeito. Essa parte, era queimada em oferta a Deus, num altar na entrada da tenda. Hoje Deus não precisa mais de cordeiro, pois Jesus, seu filho, morreu na cruz em lugar de todos eles. Mas ofertar ainda é regra na casa de Deus. Amém? Todas as vezes que você for à Igreja, deve levar uma oferta para Deus, pois ofertar é Adorar. Não seja mal agradecido. Oferte sempre a Deus!Deus recebe a oferta de quem dá com alegria. Deus ama a quem dá com alegria! (2 Coríntios 9.7).
Faça o momento do Ofertório. Ore com as crianças agradecendo a Deus por cuidar de nós e nos dar tudo o que precisamos.
MINISTRAÇÃO - Deu me defende! (2 Crônicas 20.1-30)
Introdução:
Hoje vamos conversar sobre a palavra Defesa. O que significa Defesa: Significa lutar para proteger alguém ou algo contra um ataque ou perigo. Praticamente todos os países do mundo tem um Departamento de Defesa, que é um exército com soldados muito bem treinados para lutar, defendendo o país e todos os moradores dele. Além do exército, cada país tem armamentos pesados para a sua própria defesa. Tanques de guerra, metralhadoras, caças (aviões de guerra), submarinos, helicópteros, navios, revólveres, drones e muitas outras coisas.
Qual é o exército da terra mais poderoso do mundo? É o Exército dos Estados Unidos da América. Depois vem a Rússia, a China e outros como Israel. Israel possui um sistema de defesa incrível, vocês sabiam? Como esse país tem muitos inimigos, eles precisam se proteger de todas as formas. Eles tem um sistema chamado Domo de Ferro. Ele funciona como um escudo nos céus de Israel, para proteger o país contra ataques de mísseis.
Há alguns dias, Israel foi duramente atacado pelo Irã. E sabem por quê? Porque o Irã estava quebrando uma regra válida para todos os países do mundo. Ele estava construindo uma bomba nuclear. Essa bomba é muito, muito poderosa. Ela tem poder para destruir um país em alguns segundos. Por isso essa bomba é proibida em todos os países do mundo. Então Israel descobriu o lugar onde eles estavam construindo essa bomba (muitos metros abaixo da terra, num deserto) e...bum...destruiu tudo. O exército do Irã, então atacou Israel com muitos, 380 mísseis, para destruir as casas, carros, prédios e matar muitas pessoas. Já pensou se todos esses mísseis caíssem em Israel? A destruição seria muito grande, mas...não caíram por causa desse escudo de defesa que Israel tem.
Na época do Rei Josafá, Israel também tinha muitos inimigos. Eles não tinham sossego. Cada hora era um povo querendo entrar no país, matar todas as pessoas e ficar com todo o território que Deus mesmo tinha dado para o povo Dele. E dessa vez, três fortes inimigos se juntaram para atacar Israel: os moabitas, os amonitas e os meunitas.
Mais do que depressa, foram avisar o rei, dizendo: "Três exércitos se reuniram e vem atacar o nosso país. Eles são uma grande multidão e estão bem pertinho!" Ah, como o rei Josafá teve medo! Esses inimigos eram fortes e podiam muito bem destruir toda a nação.
Então Josafá foi buscar o socorro de Deus. Ele mandou que todos do seu país fizesse um jejum e chamou tudo mundo para se reunir para buscar ao Senhor. Todos os moradores do reino se reuniram em Jerusalém, numa grande reunião. Então Josafá orou bem alto: Ó Senhor Deus, não é o Senhor que governa sobre todos os reinos da terra? Na sua mão há força e poder e não há quem possa te resistir. Não foi o Senhor quem nos deu essa terra? Agora esses inimigos estão se levantando contra nós e vão nos expulsar dessa terra. O Senhor não vai nos defender? Nós não temos força suficiente para para enfrentar esse exército que vem nos atacar. Nós não sabemos o que fazer, mas nossos olhos estão agora mesmo voltados para o Senhor, que tem poder para nos ajudar!".
Assim que eles pediram socorro, a resposta veio! Deus usou o profeta Jaaziel para trazer o seguinte recado: Não tenham medo, nem se assustem por causa desse grande exército que está vindo em direção a vocês. Porque essa luta não é de vocês, mas sim de Deus. Amanhã vocês vão, com o exército de vocês, ir se encontrar com os inimigos. Mas, vocês não vão lutar. Só ficarão parados! E vão ver a vitória que Deus vai dar para vocês. Não tenham medo nem se assustem. Vão encontrá-los porque o Senhor está com vocês!
Imaginem o alívio que aquela palavra trouxe para todo o povo! O Rei Josafá se ajoelhou e colocou o rosto no chão e todo o povo fez a mesma coisa. E depois começaram a louvar e a adorar a Deus. E no outro dia, pela manhã, fizeram o que Deus mandou. Josafá disse para o povo: Ouçam! Creiam em Yahweh, o nosso Deus e vocês estarão sempre protegidos. Creiam também nos profetas, e vocês serão sempre abençoados.
O rei Josafá chamou cantores para louvar a Deus, e eles saíram na frente do exército. Eles cantavam assim: Dêem graças ao Senhor pois o seu amor dura para sempre. Eles começaram a andar em direção ao inimigo e o exército foi atrás. Eles andavam e adoravam a Deus.
E sabem o que aconteceu? Os exércitos do inimigo começaram a lutar uns contra os outros. Do nada, houve uma confusão onde eles estavam acampados. Os três exércitos se enfrentaram e se mataram!. E o exército que sobrou, eles mesmos lutaram entre si até a morte!
Quando o exército de Josafá chegou perto do local da guerra, não encontraram nenhuma pessoa viva. Todos estavam mortos. E sabem o que mais? No acampamento do inimigo tinha tanta riqueza! Roupas, dinheiro, ouro, prata. Eles passaram três dias recolhendo tudo o que o inimigo havia deixado para trás. Então, depois dessa grande vitória dada por Deus, Josafá e seu exército se reuniram num lugar chamado Vale da Bênção para louvar a Yahweh.
Essas histórias nos ensinam três lições preciosas:
Nós estamos numa guerra e temos um inimigo. Talvez você não entenda agora, mas todos nós estamos numa grande guerra. Isso mesmo. Não é uma guerra entre países, mas uma guerra entre o bem e o mal. Nós, filhos de Deus, temos um inimigo e ele se chama Diabo. Ele e seus demônios trabalham sem parar para matar, roubar e destruir (João 10.10). Eles não se importam em atacar quem já faz parte do exército deles. Mas quem faz parte do exército de Deus, ah, é contra esses que as trevas travam batalhas. E quais armas o diabo usa? Ele usa o medo. A tristeza. A ansiedade. Os pesadelos. E infelizmente usa pessoas. Muitas vezes ele usa crianças da escola para te humilhar, fazer bullying, para te perturbar. E assim te atacar. Mas você precisa saber: Sua luta não é contra essas crianças. Sua luta é contra o Diabo que usa as crianças ou qualquer pessoa que ele puder usar, para nos oprimir e nos maltratar. Mas saibam, crianças que o poder do diabo não é nada, comparado ao poder de Deus. Quando Josafá orou a Deus, o que ele disse? Que Deus é quem controla todas as coisas. Que não mão Dele há poder e força. E não há ninguém que possa resistir ao poder de Deus! Esse é o nosso Deus. Ele é forte, poderoso, e já derrotou o Diabo. Então, nada de ter medo nem mesmo ficar assustado. Deus sempre se levantará para nos dar a vitória contra o nosso inimigo. E o que fazer quando somos atacados?
Precisamos aprender a clamar a Deus. O rei Josafá sabia que aqueles inimigos eram perigosos. E eles eram tão fortes que poderiam acabar com todo o povo de Israel. Ele estava com um grande medo e muito assustado. Então, o que ele fez? Entrou embaixo da cama com medo? Desistiu de ser rei? Fugiu durante a noite deixando o povo sozinho? Não! Josafá reconheceu que somente em Deus havia poder e força para dar a vitória e por isso foi buscar o socorro de Deus. Ele e o povo clamaram para que Deus os defendesse e os livrasse desses inimigos e Deus respondeu com grande poder. Assim, da mesma forma, quando estivermos com grande medo das ameaças do inimigo devemos buscar a Deus. Quando alguém se levantar para nos perseguir na Escola, devemos contar tudo para Deus. Quando estivermos assustados e nos sentido desprotegidos, devemos buscar o socorro de Deus. Deus nos ouvirá e sabem o que mais ele vai fazer? Ele vai lutar por nós!
Deus nos defende quando passamos por injustiças. Isso mesmo! Assim como nossos pais não gostam quando somos maltratados, Deus também não gosta quando alguém faz injustiças com seus filhos. E como nossos pais fazem, Deus também fica muito bravo com quem nos feriu. Mais do que depressa Ele se levanta do seu trono para defender os seus filhos. Por isso é sempre muito bom esperarmos pelo socorro de Deus ao invés de tentar nos defender sozinhos. Josafá aguardou pela resposta de Deus. E foi uma resposta maravilhosa. Deus disse que eles não precisariam lutar, somente ver o que Ele iria fazer. Quando aprendemos a esperar por Deus, Ele vai fazer tudo certo da maneira certa. Nem vamos precisar lutar. Mas, está aí o segredo. Não procure se vingar nem devolver na mesma moeda. Espere pelo socorro de Deus. Ele vai lutar por vocês e vai defender vocês. E tudo ficará bem!
Deus é tão maravilhoso. E uma das muitas qualidades que ele tem, é que Ele nos defende! Isso mesmo! Deus luta por nós para nos livrar do mal e nos defender dos ataques do inimigo. E Ele defende nossa vida e nos salva, porque nos ama muito. E porque seu nome é muito poderoso! Aleluia!
Vamos declarar a promessa preciosa de Jesus para nós?
Ele te cobrirá com as suas penas, e sob suas asas você encontrará refúgio. A fidelidade Dele será o seu escudo protetor. Salmo 91.4
Conclusão:
Vamos contar para Deus todos os nossos medos? Quem aqui tem medo do escuro, medo de demônios, medo da morte? Medo de alguma criança da escola, medo das brigas na família? Vamos pedir o socorro de Deus?(Convide todas as crianças que estão nessa condição para irem à frente). Peça que elas dêem as mãos. Peça que elas repitam a oração:
"Senhor Deus, Eu peço socorro ao Senhor, pois só o Senhor é forte, poderoso e governa todas as coisas. Basta uma palavra sua e o inimigo é derrotado. Por isso eu quero declarar a tua vitória, o teu poder sobre todo o medo que está sobre mim. Sobre esse inimigo que rouba meu sono e minha paz, eu ordeno que ele saia agora, em nome de Jesus. Que todo inimigo saia da minha família, solte as crianças que me perseguem, saia diabo, em nome de Jesus! Deus eu coloco a minha vida nas suas mãos e eu confio no Senhor. Tenho certeza de que o Senhor sempre me defenderá. Eu te amo. Em nome de Jesus, amém".
Agora ore por toda as crianças:
"Oh, Yahweh, Senhor Deus. Eu peço que o Senhor agora estenda as suas poderosas asas sobre cada criança aqui. Eles são seus filhinhos e te amam muito. Eles não tem muita força nem poder para se defender, mas o Senhor tem. E o Senhor é o pai de cada uma dessas crianças. Por isso eu peço agora, venha ser o defensor desses pequenos todos os dias da vida deles. Quando o inimigo se levantar para derrotá-los, que o Senhor se levante e dê o troco para Satanás, derrotando todo o seu exército. E que nossas crianças se sintam amadas e protegidas pelo Senhor, porque o Senhor sempre as defenderá do mal. Que elas se sintam amadas e cheias de coragem para ir para casa agora, em nome de Jesus, amém".
Figuras:
Os Tesouros da Bíblia:
Meu Tesouro Precioso é:
Preciosas Promessas:
















Nenhum comentário:
Postar um comentário