quarta-feira, 22 de outubro de 2025

30 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou escondido!

Atenção: esse material é protegido por diretos autorais. Não utilizar sem autorização dos autores. 

ABERTURA

Oração de cobertura 
Louvor 
Oração

O de Obediência:   O Reino de Judá teve 20 reis. Mas todos foram bons reis? Não. Desses 20, somente 7 fizeram o que o Senhor aprova. É exatamente assim que está escrito no livro de Crônicas.  Por exemplo, em 2 Reis 22. 1,2, encontramos a história do Rei Josias. Ele começou a reinar com 8 anos de idade, e fez o que o Senhor aprova. Por isso, Josias foi muito abençoado por Deus e todo o seu reinado também. Fazer o que Deus aprova é o mesmo que ser obediente a tudo o que Deus mandou. É muito importante sabermos que Deus abençoa e muito, todos aqueles que fazem o que Ele aprova. Ele abençoa com riquezas, com saúde e com a realização de sonhos. Mas Deus não somente abençoa a pessoa, mas abençoa tudo o que ela faz e toda a sua família. Quer ser abençoado em tudo, em todas as coisas? Faça o que o Senhor aprova.

Faça o Ofertório.

Intervalo para Lanche. 

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1

MINISTRAÇÃO - Eu sou escondido (Êxodo 2.1-10; 2 Reis 11,12, 2 Crônicas 24

Introdução: 

Ministrador:  Prepare, se possível, coroas para colocar na cabeça das crianças. Você pode pegar no BK, e decorar para cobrir a marca! As crianças devem ouvir a história com a coroa na cabeça. Hoje vamos aprender sobre a história de duas crianças que foram escondidas. Foi Deus que as escondeu, para que elas pudessem ser uma bênção! São duas histórias tristes, mas que tiveram um final muito feliz.

Desenvolvimento: 

A primeira história aconteceu lá no Egito. O povo de Israel estava trabalhando como escravo lá, havia muito tempo. E entre eles havia um comentário de que logo nasceria um homem que os libertaria daquela vida terrível e os levaria para uma terra prometida. Aquele comentário chegou aos ouvidos do rei do Egito, Faraó. 

Faraó não queria que nenhum líder tomasse o seu lugar, nem mesmo libertasse o povo de Israel da escravidão. Por isso ele mandou que soldados fossem até onde o povo de Israel morava e matassem sem dó todos os meninos com menos de dois anos de idade. Vocês podem imaginar como foi terrível para as famílias verem seus bebês sendo assassinados na frente delas?

Anrão e Joquebede, haviam tido um bebê; Era um lindo menino. Diante dessa notícia horrível, eles resolveram esconder o menino. Eles o esconderam durante três meses. Mas o menino ia crescendo e logo eles não poderiam mais escondê-lo. Por isso fizeram um cestinho de papiro (uma planta que tem um caule muito forte, que nasce na beira de rios), preencheram com piche e colocaram dentro do cesto o menino. Depois, colocaram o cesto na beira do rio Nilo e ficaram acompanhando para ver o que ia acontecer.

Então, de repente, a princesa, filha do Faraó apareceu na beira do rio, para tomar banho! Ela viu o cestinho e ficou muito curiosa para saber o que havia dentro. Ao abrir o cesto, viu que lá havia um bebezinho, que chorava muito. Ah, a filha do Faraó, mesmo sabendo que o menino era do povo de Israel, mais do que depressa decidiu que o criaria. Ela o chamou de Moisés, que significa tirado das águas, e o criou no palácio, como príncipe do Egito. Mas Deus tinha planos maiores para Moisés. Alguém pode contar o que aconteceu com ele?

A outra história também tem a ver com um menino que foi escondido para não morrer.  E isso aconteceu muito tempo depois de Moisés, em Jerusalém. Acazias reinava em Jerusalém. Mas ele não foi um bom rei, fez coisas que Deus detesta! Construiu um grande templo para Baal, um ídolo e passou a adorá-lo. Ele também parou de cuidar do templo de Deus e  Por sua desobediência, as coisas ficaram muito ruins para ele. Acazias teve que lutar contra inimigos terríveis e numa dessas guerras ele foi morto. E agora, quem governaria em Jerusalém?

Atalia, a mãe de Acazias, queria o trono. Por isso, ela fez algo terrível. Mandou matar todos os seus netos, filhos de Acazias, para que eles não tomassem o seu lugar no palácio. Quando uma das filhas de Atalia viu o que estava acontecendo, mais do que depressa, escondeu um dos meninos, Joás, para que não fosse morto.

Joás tinha um aninho de vida e foi escondido no Templo de Deus por seus tios Joiada e Jeoseba. Ele ficou lá, escondido, até completar sete anos. Foi quando seus tios decidiram que era hora de Joás aparecer. Eles chamaram soldados leais para os protegerem e ali, no templo, coroaram Joás como rei de Judá, derramando óleo em sua cabeça. E todos os que estavam ali, fizeram uma grande festa, gritando: "Viva o rei, viva o rei!". A rainha Atalia ouviu lá do palácio aquela festa toda e ao chegar lá, se deparou com o menino que estava escondido, e agora iria para o trono. Na mesma hora ela foi presa e condenada à morte, por toda a maldade que havia feito!

Joás cresceu tendo o sacerdote Joiada como o seu conselheiro. Ele fez com que todo o povo pedisse perdão a Deus por terem adorado a Baal. Eles fizeram um acordo com Deus de amá-lo e obedecê-lo. Depois foram até o templo de Baal e o destruíram quebrando todos os falsos ídolos que estavam ali.  Depois disso, Joás decidiu reformar o templo de Deus que estava abandonado. Ele colocou uma caixa de ofertas na entrada do templo, para que todo o povo pudesse deixar ali uma quantia em dinheiro para ajudar na reforma.

O dinheiro arrecadado foi usado para pagar todos o homens que trabalharam na reforma do templo de Deus. E em pouco tempo, o Templo ficou lindo novamente e as pessoas puderam voltar a adorar ao Deus verdadeiro naquele lugar!

Duas histórias tão especiais, que nos ensinam três lições.

1) Satanás quer dar um fim nos escolhidos de Deus.  Moisés e Joás eram dois meninos para quem Deus tinha grandes planos. Deus escolheu Moisés para ser o libertador do povo de Israel e Deus escolheu Joás para ser um bom rei de Judá, no lugar da malvada Atalia. Assim também Deus escolheu cada um de nós para fazer algo importante em Seu Reino. Já aprendemos que antes de nascer, Deus nos chamou pelo nosso nome e escreveu todos os dias da nossa vida em Seu livro (Salmo 139.16). Deus escreveu a nossa história e nela, colocou uma missão para fazermos, missão que Ele mesmo nos mostra, na medida em que vamos crescendo. Satanás tem um faro incrível! Ele sente de longe o cheiro daqueles que vão fazer coisas grandes para Deus. Por isso, ele vai tentar de todas as formas tirar os escolhidos do caminho. Como? De várias formas: atraindo-nos para longe da presença de Deus com tentações, dizendo que é mentira tudo o que Deus disse a respeito de nós,  usando pessoas para nos humilhar e rejeitar, colocando problemas em nossas famílias. E muitos escolhidos correm até risco de morrer, como aconteceu com os meninos Moisés e Joás.

2) Deus sempre esconde os seus escolhidos. Mesmo o inimigo nos cercando como um leão, a verdade é que Deus sempre, em todos os momentos, esconderá os seus protegidos. Nós precisamos acreditar nisso com todas as nossas forças e guardarmos isso em nosso coração durante toda a nossa vida. Porque, quando nós começarmos a cumprir o nosso chamado, ele vai ficar muito bravo, vai espernear e vai nos atacar. E será a fé de que Deus sempre nos esconde do mal, que nos fará ficar firmes e cumprir a nossa missão, como Moisés e Joás fizeram. Muitas vezes nós veremos anjos de Deus enviados para nos proteger. Outras vezes Ele usará pessoas que vão nos proteger em momentos difíceis. 

3) Precisamos nos abrigar no esconderijo do Altíssimo. Onde ficam os ninhos dos pássaros? No chão, onde os bichos podem comer e os carros atropelar? Não, os pássaros fazem seus ninhos bem no alto! Lá no alto, eles conseguem manter seus filhotes bem protegidos e alimentados até estarem prontos para voar. O Salmo 91, escrito por Moisés, chama Deus de Altíssimo. Isso significa que Deus também está num lugar muito alto, de onde Ele pode ver todas as coisas e controlar tudo. Mas o Salmo 91 também fala que Deus tem um esconderijo. Se Deus  mora num lugar alto, o seu esconderijo deve ficar bem no alto também! E o Salmo 91 diz que aquele que habitar no esconderijo do Altíssimo, ficará seguro e protegido pelo próprio Deus, e Ele o livrará de todo o mal. Mas o que significa estar no esconderijo do Altíssimo? Significa que o Senhor, o Deus de Israel, deve ser a nossa segurança em todos os momentos da nossa vida. Devemos confiar Nele e colocar toda a nossa vida em Suas mãos. Assim vamos ficar protegidos para sempre!

Vamos declarar a promessa preciosa de Deus para nós?  

"Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor". Salmo 91.4

Conclusão:  Cada um de vocês tem um chamado especial da parte de Deus.Vocês foram escolhidos por ele, para fazerem coisas grandiosas em Seu nome, assim como Joás e Moisés. Então saibam que Deus, em primeiro lugar vai esconder vocês e os guardar de todo o mal, enquanto Ele os prepara para a sua missão. E depois, o Senhor mesmo enviará vocês para fazerem o que foram chamados, mas Ele estará com vocês, protegendo-os como um pássaro protege seus filhotinhos. Amém?

Ministrador:  Ore com as crianças: "Senhor, eu te agradeço porque o Senhor me escolheu para ser como Moisés e Joás, para fazer algo grande para Deus. Por isso, eu te peço que o Senhor me mostre qual é a minha missão nessa terra. Pode me dar uma missão bem grande, que eu serei corajoso e obediente. Eu peço que o Senhor me cubra com o Seu poderoso sangue, e me proteja debaixo das suas asas, em nome de Jesus. Eu repreendo toda a obra de Satanás, que quer me impedir de cumprir a missão que Deus tem para mim. Eu mando ele sair agora, da minha vida e da minha história, em nome de Jesus, amém!"

Figuras:














 









 




Os Tesouros da Bíblia:




Preciosas promessas:



Meu Tesouro Precioso é:




Caça ao Tesouro em Família:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...