terça-feira, 28 de outubro de 2025

31 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou original!

 Atenção: esse material é protegido por diretos autorais. Não utilizar sem autorização dos autores. 

ABERTURA

Oração de cobertura 
Louvor 
Oração

O de Obediência:   Moisés, quando recebeu a ordem de Deus para ir até o Faraó, no começo, teve muita má vontade. Isso porque ele estava com medo de encontrar o Faraó, pois havia morado muito tempo em seu palácio. Mesmo assim, Deus não deixou Moisés dar desculpas. Para cada desculpa que Moisés deu, ele disse várias verdades. Então, não teve jeito, Moisés precisou obedecer. Assim acontece com a nossa vida. Deus nos deu ordens que precisam ser obedecidas. Você não pode ter má vontade em obedecer a Deus. Não pode ficar inventando desculpas, pois Deus conhece o que é verdade. Muitas pessoas dão desculpas para não trazer seus dízimos e ofertas para a casa de Deus. Eles dizem que a igreja não precisa, que Deus é rico, que vão precisar do dinheiro para outra coisa...e com essas desculpas nunca obedecem ao mandamento de Deus de dar dízimos e ofertas.  Deus se agrada e se alegra de filhos obedientes que não vivem dando desculpas. É para esses filhos que Ele envia todas as Suas bênçãos.

Faça o Ofertório.

Intervalo para Lanche. 

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1

MINISTRAÇÃO - Eu sou original (Êxodo 3, 4.1-9; 5.1-8; 7.8-13; 22;8.7, 18-19 )

Introdução:

Ministrador:  Faça uma brincadeira com as crianças. Elas precisarão adivinhar qual objeto é verdadeiro e qual objeto é falsificado. Leve por exemplo, tênis...mochilas, relógios, brinquedos, copo stanley.  Após eles darem a opinião, mostre os detalhes que fazem o produto ser original ou o produto ser falsificado.  Qual é a diferença entre ser original e ser falsificado?

Um produto original, ele é único. Pode ter outros parecidos, mas somente ele tem aquela característica.  Um produto original é feito com os melhores produtos que existe, com uma alta qualidade. Um produto original tem um alto valor. Um produto original tem o selo de autenticidade, que comprova que ele é original. Um produto falso, foi feito sem a autorização do seu criador, é uma cópia não autorizada.  Um produto falsificado, ele é feito com materiais de baixa qualidade e quebra mais rápido. Um produto falsificado é mais barato que o produto original! 

Como chamamos os produtos falsificados? De produtos piratas. E os verdadeiros? De produtos originais. Como cristãos, desde pequenos devemos aprender. Deus não se agrada de usarmos nada que seja falsificado, mesmo que seja bem barato. Camisetas de marca, da seleção brasileira, tênis, relógio, brinquedos, jogos de video game e até mesmo aqueles aparelhos de tv que dão 50 canais, mas que você paga bem barato

Desenvolvimento: 

Moisés precisou fugir do Egito. Ele matou um soldado egípcio que maltratava o seu povo, o povo de Israel. Agora ele não podia mais voltar para o palácio de Faraó, onde foi criado. Então ele foi para bem longe, para Midiã e lá se tornou um pastor de ovelhas por muito tempo.

Até que um dia, Moisés viu algo diferente do que estava acostumado a ver. Ele viu uma sarça (pequena árvore do deserto) pegando fogo, mas a sarça não queimava. Verdadeiramente era algo muito esquisito. Ele chegou bem perto para ver e de repente, ouviu uma voz dizendo: " Tira as sandálias dos seus pés porque o lugar que você está é santo!".  Deus se apresentou a Moisés dizendo quem ele era. Ele era Yahweh, o Deus dos antepassados de Moisés, Deus de Abraão, Deus de Isaque e Deus de Jacó!

Deus então disse para Moisés: "Você vai voltar para o Egito para libertar o meu povo. Diga ao Faraó que Eu estou enviando você para fazer o meu povo sair do Egito para me adorar no deserto". Ah crianças, Moisés teve muito medo. Ele não queria voltar para o Egito de maneira nenhuma, pois tinha medo que Faraó o matasse.

Mas Deus disse a Moisés que ele era o escolhido para essa missão. Por isso deu algumas capacidades especiais para Moisés! "Se as pessoas não acreditarem em você, pegue o cajado que você tem na mão e jogue no chão. Quando Moisés o jogou, o cajado se tornou uma cobra! E Deus mandou Moisés pegar a cobra pela cauda. Assim que Moisés pegou, ela se tornou um cajado novamente!

E lá foi Moisés com seu irmão Arão ao Egito para falar com Faraó! Ele disse exatamente o que Deus havia mandado falar. Mas, Faraó não quis saber de deixar o povo sair. "Vocês são muito numerosos e são meus escravos, tem muito serviço para fazer aqui. Nem pensem em querer sair daqui!"  E que Deus é esse que fica inventando moda? Quero que façam um milagre para eu acreditar que esse Deus é verdadeiro!

Arão jogou o seu cajado no chão. E na mesma hora ele virou uma serpente. E vocês acham que Faraó acreditou? Ele mandou chamar os seus feiticeiros e eles fizeram acontecer a mesma coisa, mas por meio de bruxaria.  Todos os cajados que eles jogaram no chão se transformaram em cobras. Mas o que eles não esperavam era que a serpente que era o cajado de Arão, comeria todas as outras serpentes. Faraó então percebeu que ele não estava lidando com um dos falsos deuses do Egito. Mesmo assim ele não deixou o povo sair.

Por esse motivo, Deus mandou a primeira praga. Todas as águas que haviam no Egito se transformaram em sangue.  Porém, os feiticeiros do Egito fizeram a mesma coisa. Eles conseguiram transformar a água em sangue. E Faraó endureceu o coração. Depois vieram as rãs, o Egito encheu-se de sapos. E os feiticeiros do Egito também fizeram aparecer sapos por toda a terra. 

Só que depois vieram os piolhos. Então os feiticeiros do Faraó tentaram produzir os piolhos sobre as pessoas. Mas agora eles não conseguiram. E não conseguiram imitar nenhuma das outras pragas que vieram. As moscas, a morte dos animais, as feridas no corpo das pessoas, a chuva de pedras de gelo, os gafanhotos e a escuridão total. Nenhuma delas os feiticeiros conseguiram reproduzir.

Eles chamaram o Faraó e disseram a ele: Faraó, fique esperto! Tudo isso que está acontecendo aqui no Egito é o dedo do verdadeiro Deus. Não podemos vencê-lo. Mesmo assim, Faraó endureceu o seu coração, e em todas as pragas, ele não deixou o povo sair do Egito.

Até que veio a última e a mais difícil.
Deus mandou um anjo passar pelo Egito, e quando ele passou, todos os primeiros filhos dos moradores do Egito morreram. Até mesmo os primeiros filhotinhos de todos os animais. Não sobrou nenhum primogênito vivo no Egito. Somente os primogênitos que eram do povo de Israel.  
Depois da décima praga, enfim Faraó decidiu deixar o povo de Israel ir. Eles foram embora para nunca mais voltar, e o Egito ficou arruinado para sempre!

Uau, que história! Ela nos ensina 3 lições importantes

1) Deus é original. O Egito era uma terra de muitos deuses. Eles tinham deuses em vários formatos: sol, boi, serpente, o touro, o falcão, o crocodilo. Da mesma forma, no mundo inteiro, pessoas adoram a vários deuses, que não podem ver, nem ouvir, nem falar (Salmo 115). As pessoas dedicam o coração a esses deuses, acendem velas, colocam sua segurança nesses deuses. Esses deuses são falsos e enganam as pessoas. Mas Yahweh, o nosso Deus, é o único e verdadeiro Deus. Nenhum deus pode ser mais forte, mais poderoso ou fazer as coisas que Ele faz. Por ser único, Deus não pode de maneira nenhuma ser reproduzido em imagens, não tem formato nenhum nesse mundo que pode imitar o que Ele é.

2)  Os filhos de Deus são diferentes da outras pessoas. Nem todas as pessoas do mundo são filhos de Deus. Quem então é filho de Deus? Aquele que creu em Jesus, o Filho de Deus, como Senhor e Salvador da sua vida. Esse é filho. E as outras pessoas? Elas são simplesmente criaturas de Deus. Foram criadas por Ele, mas não se relacionam com Ele. Vivem suas vidas na escravidão do pecado. Mas, os filhos de Deus são muito conhecidos por Satanás. Ele e os demônios sabem quem são os filhos de Deus e vivem tentando destrui-los. Mas de forma nenhuma o maligno pode tocar nos filhos de Deus, porque eles são protegidos. Lá no Egito, o povo de Israel morava num bairro afastado, chamado Terra de Gósen, e quando as pragas vieram, a terra de Gósen não foi afetada por elas. Deus mesmo disse que isso não aconteceria, porque ele faria diferença entre os que são seus filhos e os que não são.  Enquanto o Egito sofria com as dez pragas e com a morte dos primogênitos, na casa de quem tinha o sangue nas portas, tudo ia bem.

3) O Espírito Santo nos torna originais. Quando recebemos Jesus como Senhor e Salvador, algo maravilhoso acontece dentro de nós. Nos tornamos morada do Espírito Santo de Deus. Assim como o selo de autenticidade, diz que algo é original, o Espírito Santo é o selo que diz que somos filhos de Deus e esse selo é muito importante, porque inclusive é ele quem nos fará entrar no céu. O Espírito Santo vem morar em nós para nos ajudar a sermos obedientes e puros. Mas Ele também nos dá capacidades especiais, para fazermos muitos milagres em nome de Jesus, assim como Moisés e Arão fizeram aqueles milagres incríveis na frente de Faraó.

Vamos declarar a promessa preciosa de Deus para nós?  

"No dia em que eu agir eles serão o meu tesouro pessoal. Então vocês verão a diferença entre o justo e o ímpio, entre os que servem a Deus e os que não o servem". Malaquias 3.17,18

Conclusão:  Saber que somos originais, nos leva a tomar algumas atitudes. Em primeiro lugar, jamais devemos tentar nos parecer com outros. Isso mesmo! Você deve se amar da maneira como Deus te fez e nunca procurar imitar os seus amigos, nem o que vestem, o que comem, quem seguem nas redes sociais ou o que fazem. Outra atitude que você precisa tomar, é nunca mais ter nada falso na sua casa e na sua vida, nem pirataria, nem outros deuses. E por fim, procure usar os dons que o Espírito Santo te deu. Se perguntar para ele, ele vai te mostrar quais são.

Ministrador:  Ore com as crianças: Senhor, eu quero agora te adorar pois o Senhor é o único Deus verdadeiro. Eu não posso ver seu rosto agora, mas eu sei que o Senhor escolheu não ser reproduzido em imagens e eu respeito isso. Quero sempre manter uma amizade com o Senhor.  Eu rejeito toda pirataria e falsidade na minha vida. Não quero mais ter nada falso em meu corpo, eu nunca vou adorar ídolos em minha vida, somente Yahweh, o único Deus. Eu quero também agradecer ao Espírito Santo por me selar, como uma pessoa que pertence a Deus. Espírito Santo, me ajude a obedecer ao Senhor em todas as coisas. Eu quero ser obediente e puro! Me usa assim como o Senhor usou Moisés, de uma forma muito diferente, para libertar pessoas presas por Satanás. E use as minhas mãos para fazer milagres e maravilhas, como Moisés e Arão fizeram, em nome de Jesus, amém.

Figuras:













Os Tesouros da Bíblia:



Preciosas promessas:


Meu Tesouro Precioso é:



Caça ao Tesouro em Família:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...