Atenção: esse material é protegido por diretos autorais. Não utilizar sem autorização dos autores.
ABERTURA
Oração de cobertura
Louvor
Louvor
Oração
O de Obediência: Deus quer que nós aprendamos a depender Dele em todos os momentos. Mas o que significa isso? Que antes de fazer qualquer coisa, devemos orar perguntando ao Senhor se essa é a vontade Dele. Que devemos também confiar Nele e no Seu poder para resolver nossos problemas. Quem depende de Deus não age sozinho, nem faz as coisas por conta própria. Mas Deus quer que a gente dependa dele também nas questões que envolvem dinheiro. Em Salmos podemos encontrar isso. Deus diz assim: Abra bem a sua boca, pois vou enchê-la. Salmo 81.10. Isso é maravilhoso, pois Deus diz que ele tem poder para nos dar tudo o que precisamos. E não é só um pouquinho. É muita coisa, muita coisa, até que a gente tenha para dividir com outros. Isso não é maravilhoso? Por isso, quem depende de Deus, sempre oferta e dá o dízimo a Deus, por ser agradecido a Ele por ser tão bom e generoso.
Faça o Ofertório.
Intervalo para Lanche.
8 a 10 - Auditório
6 e 7 - Sala 1
MINISTRAÇÃO - Eu sou forte! (Atos 9.1-16; 27.13-44; 28.1-10)
Introdução:
Ministrador: Leve uma mola grande para a sala de aula (não o brinquedo mola, o objeto mola, leve também para mostrar às crianças, objetos do dia a dia que possuem molas, elas vão ficar admiradas). O que faz uma mola ser uma mola? O fato dela, quando pressionada para baixo, ela pode até mudar de forma, mas quando a força é retirada, ela volta ao seu formato normal. Talvez você não saiba, mas a mola é muito útil no dia a dia. Por exemplo, a cama elástica, como ela funciona? E o botão da campainha? As molas estão por toda a parte. No carro, no colchão que você dorme, no seu sofá, na porta, na caneta, eletrodomésticos e ratoeiras...sim elas são muito úteis!
A mola é um objeto que deve nos ensinar a sermos resilientes. Mas o que é resiliência? É você ser forte para passar por problemas e não se deixar abalar, nem mesmo desistir. É a capacidade que você tem de se recuperar se alguma coisa ruim acontecer com você.Por isso, a gente deve aprender sempre a ser forte e resiliente como a mola.
Desenvolvimento:
Paulo era um grande perseguidor dos cristãos. Ele estava indo a Damasco para prender os cristãos, quando Jesus apareceu para ele. Paulo ficou cego até que um profeta chamado Ananias fosse orar com ele. Ananias teve muito medo, pois achava que Paulo faria mal a ele. Mas o Senhor Jesus disse: Ananias, não tenha medo, esse homem é um instrumento que escolhi para falar de mim para os reis de muitos países e também para o povo de Israel. Eu vou mostrar o quanto ele vai sofrer por meu nome!
A partir daquele momento, Paulo se tornou um grande pregador de Jesus. Ele viajava por muitos lugares para falar sobre o poder de Jesus e sobre tudo o que tinha acontecido com ele. Mas naquela época não tinha avião, nem ônibus e nem mesmo carro. Então, como é que as pessoas faziam longas viagens? De navio. Mas os navios daquela época não eram como os navios de cruzeiros de hoje. Eles eram feitos de madeira e nem sempre suportavam as grandes tempestades.
Paulo estava preso, indo de navio para Roma. Ele precisava ser julgado diante do tribunal, simplesmente por ser um cristão. Mas de repente, no meio da viagem, um grande furacão se levantou. Ventos fortes começaram a soprar e as ondas ficaram muito altas. Elas batiam em todos os lados do navio e agora o navio estava fora de controle!
Aquele grande furacão não passou rapidamente. Ele durou 14 dias inteirinhos. E por 14 dias inteiros, o barco foi jogado para lá e para cá. Ninguém viu a cor do céu, nem o sol, nem a lua e nem as estrelas. Ninguém sabia onde estava! As pessoas não conseguiam comer nada de tão enjoadas que ficaram. Agora todos tinham perdido a esperança de viver, pois achavam que o navio ia afundar. Estavam tão arrependidos de terem feito aquela viagem!
Mas Paulo já sabia que nada de mal ia acontecer com eles. Ele disse: "Senhores, fiquem animados, não percam a esperança! O navio será destruído mas ninguém morrerá. Pois um anjo de Deus apareceu para mim e me disse para eu não ter medo, porque com certeza eu chegarei em Roma. Eu e todos os que estão nesse barco sobreviveremos!"
Então, depois de algum tempo, o navio bateu em algumas pedras e encalhou num banco de areia. O navio inteiro se despedaçou, mas Paulo e todas as 276 pessoas que estavam no navio conseguiram chegar a salvo numa ilha chamada Malta.
Ali, eles foram socorridos e acenderam uma fogueira para se esquentar. Enquanto Paulo ajuntava gravetos para colocar na fogueira, aconteceu mais uma coisa muito estranha. Uma cobra venenosa ficou grudada em sua mão! Todos acharam que Paulo ia começar a inchar e morrer ali mesmo, mas ele chacoalhou a cobra no fogo e nada aconteceu com ele. Isso fez com que as pessoas soubessem que Paulo não era uma pessoa normal e muitos creram em Jesus por causa da força de Paulo.
A força de Paulo nos ensina 3 lições.
1) Somos fortes, porque Deus é forte. No Salmo 24.8 encontramos uma linda definição da força de Deus. Deus é forte e poderoso, invencível nas batalhas. O que isso significa? Que ninguém pode derrubar Deus. Ele não se abala com pessoas que falam mal Dele e viram as costas para Ele. Ele não se abala com as más notícias do mundo. Nem mesmo com guerras que fazem contra Ele e seu povo. Deus é forte e nunca se abalará com nada. Mesmo que um exército inteiro, o exército mais forte do mundo lute contra Deus, nunca o vencerá porque Ele é forte e poderoso. Aleluia!
2) Deus nos fortalece com a sua força. A Bíblia ensina que nós somos muito frágeis. E o que é uma coisa frágil? Uma coisa que se quebra com facilidade. Basta alguma coisa dar errado e a gente pode morrer. Então como podemos ser fortes sabendo que somos tão frágeis? Vivendo na força de Deus. Deus tem toda a força e Ele tem poder para nos fazer fortes em todos os momentos da vida. Por isso é importante aprendemos a buscar a ajuda e a força do Senhor quando estivermos em apuros. Com certeza Paulo buscou ajuda do Senhor e Ele enviou a resposta e salvou a vida de todos. Paulo mesmo escreveu que passou por muitas coisas ruins, como apedrejamentos, naufrágios, frio e fome, 195 chicoteadas, e 3 naufrágios (2 Co 11.27,28) mas ele também disse: Eu aprendi a viver contente em todas as situações, porque posso passar por qualquer coisa, porque Deus me fortalecerá. (Fp 4.13)
3) No meio do sofrimento, Deus nos dará forças para vencer. Passar por situações de sofrimentos, de perigos, de medo e de bullying é muito difícil. O que mais nos vem à mente é vontade de sumir desse mundo. E muitos infelizmente não aguentam viver debaixo dessa pressão e acabam tirando a própria vida. É muito triste. Mas Deus nos fez como a mola. Quando passamos por uma luta, mesmo que ela nos esmague, devemos ficar firmes em Deus. Sempre buscando socorro Nele e confiando em Sua força, pois assim como a mola volta para a sua posição original, empurrando aquilo que está pressionando ela, Deus também nos dará forças para empurrarmos para bem longe tudo aquilo que nos faz sofrer. E seremos vencedores em todas as coisas.
Vamos declarar a promessa preciosa de Deus para nós?
"Clame a mim no dia da angústia; eu o livrarei e você me honrará". Salmo 50.15
Conclusão: Crianças, nem tudo na nossa vida será como um parque de diversões, ou como uma alegre noite de natal. Alguns momentos da nossa vida serão difíceis. Isso acontece com todo mundo! Chamamos isso de provação, ou seja, de momentos de tristeza e dificuldades dos quais nunca pensamos em passar, mas vamos ter que passar. Por isso vocês precisam aprender a ser fortes em Deus. E o que significa isso? Que não conseguiremos passar por essas situações sozinhos, não temos condições. Mas podemos passar por todas as lutas segurando nas mãos de Deus e confiando que Ele nos ajudará e dará alegria e esperança para seguirmos em frente, até passar a provação. Uma hora a tempestade passará e encontraremos terra firme.
Ministrador: Chame para a frente crianças que estão passando por alguma situação de medo, tristeza, problemas dentro de casa, perseguições na escola. Peça para elas irem até o altar. Ore por cada uma delas, peça que todas as crianças orem por elas e com elas. Peça ao Senhor para fortalecê-las e que elas sejam fortes para vencer todas as suas tempestades.
Figuras:
Os Tesouros da Bíblia:
Meu Tesouro Precioso é:

















Nenhum comentário:
Postar um comentário