Quebra Gelo (Bruno e Jéssica Bosso):
Tema: José, o escravo - Quando Deus nos abençoa, mesmo que pareça estar errado, tudo dá certo!
Material necessário
Folhas de papel (separar conforme a quantidade de crianças do seu dia), de preferência folhas usadas, para não desperdiçar papel.
Preparação
- Entregar uma folha de papel para cada criança e pedir para que façam uma única bolinha.
Execução
Orientações
O executor representará Deus e ajudará cada criança que precisar cumprir a atividade, inclusive se a bolinha cair no chão, o executor poderá pegar e colocar de volta nas mãos da criança.
Conclusão
Como nessa atividade, onde tudo parecia que ia dar errado, e com a ajuda do executor deu tudo certo no final. Em nossas vidas é assim! Quando Deus está ao nosso lado nos ajudando, não há nada que façamos que dê errado. Qualquer dificuldade que passamos, mesmo que pareça muito difícil, se resolverá ao final. Por isso, seja amigo de Deus para que Ele esteja sempre com você.
Ministração: Gênesis 37.12-36
Israel, Jacó teve doze filhos. Mas o seu filho predileto era o filho de Raquel, chamado José. Para esse moço, Israel, Jacó, fez uma linda túnica (uma veste especial, uma capa bem longa, com mangas). Isso era para mostrar o quanto o amava e o quanto ele era especial. Na verdade, essa túnica mostrava o quanto José era especial e que Deus tinha um grande plano para ele.
Para José, Deus também deu um presente. Deu a ele a capacidade de ter sonhos especiais, que chamamos de sonhos proféticos. Sim, sonhos nos quais Deus revelava quem José ia ser no futuro. Alguém se lembra dos sonhos que José teve? (deixe que as crianças respondam, você pode encontrá-nos em Gênesis 37.5-11). Mas, até que os sonhos se cumprissem na vida de José, muita coisa ainda deveria acontecer. Algumas coisas bem difíceis, outras bem estranhas e outras maravilhosas.
Os irmãos de José tinham muito ódio dele. Isso porque o pais deles amava muito mais José do que os outros. E quando José contava seus sonhos, eles tinham mais ódio ainda. Então eles planejaram acabar com a vida de José. Sim, assim conseguiriam tirar do caminho aquele sonhador, que era muito amado por seu pai.
Certo dia, Israel, Jacó, chamou José e mandou-o fazer uma pequena viagem até onde seus irmãos estavam com as ovelhas. José foi até lá para saber como eles estavam. Quando os seus irmãos o viram chegando, combinaram de fazer uma grande maldade para José. Vamos matá-lo e jogá-lo num poço bem fundo. Assim a gente diz para nosso pai que um animal selvagem o devorou. Aí vamos ver se os sonhos dele vão se cumprir!". (Gn. 37.20). Mas Rúben, o irmão mais velho de todos, não deixou que isso acontecesse. Ele fez uma proposta aos seus irmãos dizendo: "Não coloquem a mão nele! Vocês não podem tirar a vida dele, nem feri-lo. Melhor é jogá-lo com vida nesse poço aqui no deserto" (v.22). Ruben estava falando isso para impedir seus irmãos de matarem José. E logo que pudesse, ia retirá-lo de lá.
Então, quando José veio se aproximando com a sua linda túnica colorida, os seus irmãos o agarraram e arrancaram dele a túnica. E logo depois, sem dó nenhuma, jogaram o moço no poço. Ainda bem que era um poço sem água nenhuma, porque senão, José tinha morrido afogado. E depois, sabem o que eles fizeram? Se sentaram para comer, enquanto José estava ali no poço, chorando. Então, eles viram uma caravana (um grupo de viajantes, de pessoas, que se agrupam para andar por grandes distâncias, porque juntos, é mais seguro) de mercadores (pessoas que andam de um lugar para outro vendendo produtos) que atravessavam o deserto. E Judá teve uma idéia: "Esse moço é nosso irmão, é do mesmo sangue que o nosso. Não é bom matarmos ele! Vamos vendê-lo como escravo a esses mercadores!"
E foi exatamente o que fizeram. Assim que a caravana chegou perto, vocês acreditam que os irmãos de José o venderam sem dó nem piedade? Venderam José por vinte barras de prata. E José foi embora, junto com os mercadores. Agora ele não tinha mais seu pai querido, agora ele era um escravo e não sabia o que iria acontecer com ele! Imaginem como José estava agoniado e triste? Com certeza ele estava desesperado, chorava muito, e tudo de ruim estava passando pela cabeça dele: eles vão me matar, vou ser maltratado, vou passar fome, vou apanhar..e o pior de todos..nunca mais vou ver meu pai, meu querido pai!
Quando Rúben chegou e viu que José havia sido vendido ficou muito bravo. E ficou desesperado, porque não sabia o que falar para o seu pai. Então, eles resolveram enganar o ex enganador. Eles mataram um bode e ensoparam a túnica de José de sangue. E mandaram avisar Israel que seu filho José havia sido comido por um animal selvagem. Israel, Jacó, não sabia da trama e chorou e chorou a morte do seu filho que não havia morrido por muitos e muitos dias.
Encerramento: José foi levado para bem longe da casa de seu pai. Vocês podem imaginar que situação difícil ele estava passando? Ele só tinha dezessete anos! E ele tinha sonhado os planos de Deus para ele, mas agora tudo estava acabado. Seus sonhos se acabaram porque ele foi vendido como escravo e foi para o Egito. Até Jacó, quando chorou a morte de seu filho pensou que os sonhos de José não eram verdadeiros. Será mesmo? Será que os sonhos de José eram mentira? Será que Deus tinha se esquecido de José e alguma coisa deu errado nos planos de Deus? Não, não mesmo!
Crianças, nosso Deus, Yahweh, é muito, muito inteligente. E os planos de Deus jamais podem dar errado. Mesmo que parecia estar tudo dando errado, na verdade, era Deus permitindo que José fosse para o Egito mesmo. Pois lá, no Egito, Deus faria cumprir os sonhos que havia dado a ele. Isso nos ensina que, se andarmos perto de Deus, Ele cuidará de nosso caminho até o final da nossa vida. E tudo vai contribuir para o nosso bem, para que Deus nos faça chegar onde devemos chegar.
Mesmo quando você se sentir sozinho ou achar que as coisas não estão indo bem, você pode chorar e se desesperar. Mas, se acalme. O que parece ser o fim, é apenas o começo de um plano maravilhoso que Deus tem para a sua vida e para a sua família. Nos tempos de mudanças inesperadas, confie em Deus. Ele tem um lindo plano para você e no final, tudo vai dar certo. Amém?
Ministrador: Agradeça a Deus por cuidar de nós em todos os momentos. Dê a oportunidade para as crianças contarem alguma coisa que não está indo muito bem na vida delas, algo que as perturbe. Incentive-as a confiar em Deus. Que cada uma conte para Deus o que está acontecendo, e diga para Deus que confia que, assim como foi com José, Ele está cuidando para que tudo termine bem para elas e suas famílias.
Figuras:
Versículo:
Meditação:
Atividades 6 e 7:
Atividades 8 a 10: