sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

LONGE OU PERTO? José, escravo no Egito

 Quebra Gelo (Bruno e Jéssica Bosso):

Tema: José, o escravo - Quando Deus nos abençoa, mesmo que pareça estar errado, tudo dá certo!

Material necessário 

Folhas de papel (separar conforme a quantidade de crianças do seu dia), de preferência folhas usadas, para não desperdiçar papel. 

Preparação

- Organizar as crianças em fileiras, ombro a ombro, em torno de 12 cada fileira.  
- Entregar uma folha de papel para cada criança e pedir para que façam uma única bolinha. 

Execução

- Cada criança passará sua bolinha para o colega ao lado, uma de cada vez, de forma que as bolinhas se acumulem, cada vez que passarem. 
- O objetivo é que todas as bolinhas cheguem juntas até a última criança da fileira. 
- Após finalizar essa etapa, pedir para que todas as bolinhas, agora juntas, retorne a primeira criança passando de mão em mão novamente.
Regra: só pode usar mãos e braços (para ser difícil mesmo e precisar da ajuda do executor, conforme orientações abaixo)

Orientações

O executor representará Deus e ajudará cada criança que precisar cumprir a atividade, inclusive se a bolinha cair no chão, o executor poderá pegar e colocar de volta nas mãos da criança.

Conclusão 

Como nessa atividade, onde tudo parecia que ia dar errado, e com a ajuda do executor deu tudo certo no final. Em nossas vidas é assim! Quando Deus está ao nosso lado nos ajudando, não há nada que façamos que dê errado. Qualquer dificuldade que passamos, mesmo que pareça muito difícil, se resolverá ao final. Por isso, seja amigo de Deus para que Ele esteja sempre com você.


Ministração: Gênesis 37.12-36

Israel, Jacó teve doze filhos. Mas o seu filho predileto era o filho de Raquel, chamado José. Para esse moço, Israel, Jacó, fez uma linda túnica (uma veste especial, uma capa bem longa, com mangas). Isso era para mostrar o quanto o amava e o quanto ele era especial. Na verdade, essa túnica mostrava o quanto José era especial e que Deus tinha um grande plano para ele.

Para José, Deus também deu um presente. Deu a ele a capacidade de ter sonhos especiais, que chamamos de sonhos proféticos. Sim, sonhos nos quais Deus revelava quem José ia ser no futuro. Alguém se lembra dos sonhos que José teve? (deixe que as crianças respondam, você pode encontrá-nos em Gênesis 37.5-11). Mas, até que os sonhos se cumprissem na vida de José, muita coisa ainda deveria acontecer. Algumas coisas bem difíceis, outras bem estranhas e outras maravilhosas. 

Os irmãos de José tinham muito ódio dele. Isso porque o pais deles amava muito mais José do que os outros. E quando José contava seus sonhos, eles tinham mais ódio ainda. Então eles planejaram acabar com a vida de José. Sim, assim conseguiriam tirar do caminho aquele sonhador, que era muito amado por seu pai. 

Certo dia, Israel, Jacó, chamou José e mandou-o fazer uma pequena viagem até onde seus irmãos estavam com as ovelhas. José foi até lá para saber como eles estavam. Quando os seus irmãos o viram chegando, combinaram de fazer uma grande maldade para José.  Vamos matá-lo e jogá-lo num poço bem fundo. Assim a gente diz para nosso pai que um animal selvagem o devorou. Aí vamos ver se os sonhos dele vão se cumprir!".  (Gn. 37.20). Mas Rúben, o irmão mais velho de todos, não deixou que isso acontecesse. Ele fez uma proposta aos seus irmãos dizendo: "Não coloquem a mão nele! Vocês não podem tirar a vida dele, nem feri-lo. Melhor é jogá-lo com vida nesse poço aqui no deserto" (v.22). Ruben estava falando isso para impedir seus irmãos de matarem José. E logo que pudesse, ia retirá-lo de lá.

Então, quando José veio se aproximando com a sua linda túnica colorida, os seus irmãos o agarraram e arrancaram dele a túnica. E logo depois, sem dó nenhuma, jogaram o moço no poço. Ainda bem que era um poço sem água nenhuma, porque senão, José tinha morrido afogado.  E depois, sabem o que eles fizeram? Se sentaram para comer, enquanto José estava ali no poço, chorando. Então, eles viram uma caravana (um grupo de viajantes, de pessoas, que se agrupam para andar por grandes distâncias, porque juntos, é mais seguro) de mercadores (pessoas que andam de um lugar para outro vendendo produtos) que atravessavam o deserto. E Judá teve uma idéia: "Esse moço é nosso irmão, é do mesmo sangue que o nosso. Não é bom matarmos ele! Vamos vendê-lo como escravo a esses mercadores!" 

E foi exatamente o que fizeram. Assim que a caravana chegou perto, vocês acreditam que os irmãos de José o venderam sem dó nem piedade? Venderam José por vinte barras de prata. E José foi embora, junto com os mercadores. Agora ele não tinha mais seu pai querido, agora ele era um escravo e não sabia o que iria acontecer com ele! Imaginem como José estava agoniado e triste? Com certeza ele estava desesperado, chorava muito, e tudo de ruim estava passando pela cabeça dele: eles vão me matar, vou ser maltratado, vou passar fome, vou apanhar..e o pior de todos..nunca mais vou ver meu pai, meu querido pai!

Quando Rúben chegou e viu que José havia sido vendido ficou muito bravo. E ficou desesperado, porque não sabia o que falar para o seu pai. Então, eles resolveram enganar o ex enganador. Eles mataram um bode e ensoparam a túnica de José de sangue. E mandaram avisar Israel que seu filho José havia sido comido por um animal selvagem. Israel, Jacó, não sabia da trama e chorou e chorou a morte do seu filho que não havia morrido por muitos e muitos dias.

Encerramento: José foi levado para bem longe da casa de seu pai. Vocês podem imaginar que situação difícil ele estava passando? Ele só tinha dezessete anos! E ele tinha sonhado os planos de Deus para ele, mas agora tudo estava acabado. Seus sonhos se acabaram porque ele foi vendido como escravo e foi para o Egito. Até Jacó, quando chorou a morte de seu  filho pensou que os sonhos de José não eram verdadeiros. Será mesmo? Será que os sonhos de José eram mentira? Será que Deus tinha se esquecido de José e alguma coisa deu errado nos planos de Deus? Não, não mesmo! 

Crianças, nosso Deus, Yahweh, é muito, muito inteligente. E os planos de Deus jamais podem dar errado. Mesmo que parecia estar tudo dando errado, na verdade, era Deus permitindo que José fosse para o Egito mesmo. Pois lá, no Egito, Deus faria cumprir os sonhos que havia dado a ele. Isso nos ensina que, se andarmos perto de Deus, Ele cuidará de nosso caminho até o final da nossa vida. E tudo vai contribuir para o nosso bem, para que Deus nos faça chegar onde devemos chegar.

Mesmo quando você se sentir sozinho ou achar que as coisas não estão indo bem, você pode chorar e se desesperar. Mas, se acalme. O que parece ser o fim, é apenas o começo de um plano maravilhoso que Deus tem para a sua vida e para a sua família. Nos tempos de mudanças inesperadas, confie em Deus. Ele tem um lindo plano para você e no final, tudo vai dar certo. Amém?

Ministrador: Agradeça a Deus por cuidar de nós em todos os momentos. Dê a oportunidade para as crianças contarem alguma coisa que não está indo muito bem na vida delas, algo que as perturbe. Incentive-as a confiar em Deus. Que cada uma conte para Deus o que está acontecendo, e diga para Deus que confia que, assim como foi com José, Ele está cuidando para que tudo termine bem para elas e suas famílias.

Figuras:






Versículo:




Meditação:


Atividades 6 e 7:


Atividades 8 a 10:


LONGE OU PERTO? José na casa de Potifar

 Quebra Gelo (Bruno e Jéssica Bosso)


Tema: José o prisioneiro - Ser benção na vida das pessoas - amar as vidas

Temos um desafio hoje: precisamos aprender a amar as vidas perdidas!  Hoje nossa atividade é em dupla: 

Itens necessários 

- Copos descartáveis 
- Folhas de papel (pegar as sobras de aula na casa ou no armário no auditório) 

Preparação

- Entregar 1 copo descartável para cada criança e uma folha de papel. 
- Solicitar que dividam a folha em pequenos pedaços e façam bolinhas.
- O copinho vai representar a igreja e a folha as muitas pessoas que precisamos amar. 

Execução 

Colocar o máximo de pessoas dentro da igreja. 

Conclusão

José foi usado por Deus por onde ele passou. Mesmo na prisão, sendo traído, ele se deixou ser usado para salvar tantas pessoas e se tornou um grande homem. Uma das maneiras de sermos usados por Deus é ganhar vidas para Jesus, tirá-las do império das trevas, da escravidão deste mundo, para serem amadas e cuidadas por Deus.  Deixe-se ser usado pelo Senhor, ainda que as circunstâncias sejam difíceis!


Ministração: Gênesis 39


José foi vendido sem dó nem piedade por seus irmãos para uma caravana de mercadores. Ele foi vendido como escravo e nem teve chance de se despedir do seu pai, Israel, Jacó. Como seus irmãos foram malvados com ele não é mesmo? Tudo porque José sonhava os sonhos de Deus.

José fez uma longa viagem com os viajantes. Mas não como um homem livre. E sim como um escravo. Até chegarem no Egito. Lá no Egito, ele foi vendido a um homem muito importante chamado Potifar. Ele era uma autoridade muito importante no Egito, ele era capitão da guarda do Faraó!

E vocês pensam que Deus se esqueceu de José? Claro que não! Deus cuidou de José em tudo. E tudo o que José fazia, dava certo, mesmo sendo um escravo, porque Deus o abençoou. Deus também sustentou José, para que ele não ficasse com ódio no coração, nem pensando na maldade que seus irmãos fizeram. E ajudou José a aguentar firme a saudade que tinha do seu pai. Claro que os sonhos que Deus deu para José iam, com certeza, se cumprir! Mas agora José precisava passar por alguns momentos difíceis!

Potifar viu que José era especial. E que não tinha preguiça de trabalhar. Então Potifar convidou José para morar numa casa próxima à sua. Agora José não era mais um escravo de Potifar. José era ajudante pessoal dele. E sabem o que Potifar fez? Promoveu José para administrador da sua casa e de todos os seus bens! Tudo o que Potifar tinha, agora era administrado por José, porque ele era de muita confiança.

E sabem o que aconteceu? Deus abençoou muito José. E porque José era abençoado, quando ele começou a cuidar das coisas de Potifar, Deus também abençoou Potifar! A bênção de Deus estava sobre tudo o que Potifar tinha, porque ele cuidou bem de José.

Então, a esposa de Potifar se apaixonou por José. Era só o que faltava não é mesmo? Ela não era fiel ao seu marido e queria porque queria ter relações sexuais com José. Mas José tinha muito respeito por Deus e também por Potifar. Ele disse para aquela sem vergonha: "Seu marido me deu um cargo de confiança e me colocou para cuidar de tudo, tudo o que ele tem. Como poderia eu cometer esse pecado tão grande contra meu patrão e contra Deus?".  (Gn. 39.9). Mas ela não deu o braço a torcer não. Ela insistia todos os dias para que José fosse para a cama com ela. E José ficava longe dela o quanto podia.

Um dia, quando José estava trabalhando dentro de casa, a mulher de Potifar agarrou o manto dele, e queria forçá-lo a ter relações sexuais com ela! Mas José fugiu tão depressa da casa, que deixou o manto na mão da mulher! Por causa disso, a mulher de Potifar resolveu se vingar. Ela começou a gritar desesperadamente e chamou todos os empregados da casa dizendo que José havia tentado abusar sexualmente dela. E mentiu dizendo que José havia fugido e deixado seu manto na mão dela, como prova.

Ah, quando Potifar chegou e ouviu a história da sua esposa, o que vocês acham que ele fez? Acreditou nem deu chance de José se explicar. Agora, não importava se José era bom, se era trabalhador, nem de confiança. Não importava nada! O que importava para Potifar era que José havia tentado abusar da sua esposa, mesmo que fosse mentira. E Potifar, sem dó nenhuma, arrancou José de sua casa e o jogou na prisão!  

Agora José não morava mais naquela casa bonita de Potifar. Agora ele estava preso numa cela escura, junto com outros prisioneiros. Seus pés estavam amarrados com correntes e colocaram uma coleira em seu pescoço. Será que Deus acompanhou José na prisão? Sim, até na prisão Deus estava com ele. E da mesma forma que Deus abençoou José na casa de Potifar, abençoou também na prisão. De forma que José passou a ajudar o carcereiro (homem responsável por cuidar dos presos) e ali, na prisão, aconteceu exatamente o que aconteceu na casa de Potifar. O carcereiro chefe passou a não se preocupar com mais nada, pois tudo corria bem sob a administração excelente de José; isso aconteceu porque o Senhor estava com José e o abençoava com sucesso em tudo o que ele fazia.

Encerramento: José estava sozinho num país estranho, com pessoas diferentes, casas e comida diferente, que falava uma língua diferente. Estava longe da casa de seu pai querido. Como você ficaria se acontecesse isso com você? Será que você ficaria chorando para o resto da vida? Ou ficaria trancado num quarto, com tristeza profunda?  José podia ter feito tudo isso. Ele podia ter até mesmo ser como seus irmãos - viver uma vida bebendo e fazendo sexo com todas as mulheres que aparecessem, inclusive a de Potifar.

Mas, José tinha uma certeza. De que Deus estava com Ele em todos os momentos. Ele estando na casa do seu pai, sendo escravo no Egito ou sendo lançado na prisão. José sabia que Deus estava perto Dele. Isso dava força e ânimo para José. E isso fazia com que José tivesse sucesso em tudo o que colocava a mão.  Tudo o que José fazia dava muito certo. Isso porque Deus estava com Ele e o abençoava. E sabem de uma coisa? Deus gostava de José porque ele era certo e fazia coisas certas. José fugiu da mulher de Potifar porque respeitava o Senhor. E isso fez com o que o Senhor o abençoasse ainda mais e até na prisão, ele fosse promovido para cuidar de todos os presos.

Você precisa guardar a história da vida de José para sempre no seu coração. E hoje você deve aprender que, não deve, de jeito nenhum, abandonar a Deus e fazer coisas erradas, mesmo que tudo esteja dando errado, amém? Não importa o que estiver acontecendo em sua vida, fique perto de Deus e fuja do mal. E saiba que Deus ficará perto de você também e vai fazer com que tudo o que você fizer dê muito, muito certo. Até o que for para te fazer mal, vai ser bênção na sua vida, porque Deus estará com você para sempre! Amém? Nunca deixe de fazer as coisas com alegria e fazer um trabalho excelente e honesto, como José fazia. Faça tudo direitinho e excelente. E Deus te abençoará.

Ministrador: Peça que cada criança diga uma qualidade que José tinha. Diga para as crianças pedirem para Deus essa qualidade. E ore junto com as crianças, para que elas sempre andem bem perto de Deus e Deus bem perto delas, para que elas sejam abençoadas em tudo o que fizerem.


Figuras:










Versículo:


Meditação:



Atividades 6 e 7:



Atividades 8 a 10:



quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

LONGE OU PERTO? Jacó e José

Quebra Gelo (Bruno e Jéssica Bosso):  O meu sonho é?

Tema: José o sonhador

Material necessário

- Cartões ou folhas escrito sonhos esquisitos (exemplos abaixo).

- Uma caixa ou sacola para armazenar os cartões de forma que as crianças não vejam antes de sortear. 

OBS: a caixa deve estar identificada como SONHOS DE DEUS PARA VOCÊ.

Exemplos de sonhos: um leão com chifre, um galo com 4 patas, cachorro com rabo de peixe, uma piscina cheia de penas, um carro voador etc.  (Criar até 10 sonhos) 

Execução 

- Para não estender muito o tempo, selecione em torno de 10 crianças (de acordo com o número de cartões) que aceitem fazer mímica.

- A criança vai sortear um sonho vindo da caixa de Deus

- Terá um tempo estipulado pelo executor, para realizar a mímica de acordo com o sonho que recebeu de Deus com o objetivo que todos entendam.

OBS: Por serem sonhos esquisitos, alguns talvez não conseguirão concluir a mímica de forma clara. Não tem problema! Ao final explique a conclusão que isso fará sentido. 

Conclusão: Nem sempre os sonhos que Deus nos dá são compreensíveis para os de fora. Existem promessas que são particulares e mesmo que você tente explicar, muitos não entenderão e poderão até o criticar.  Creia no que Deus te entregar, mesmo que pareça estranho ou confuso, apenas creia!  Assim como José que recebeu estranhos sonhos de Deus, e ninguém de sua casa entendeu ou acreditou, sobretudo viu um a um se cumprir, pois creu e viveu aquilo que o Senhor tinha para sua vida.

Seja como José!


Ministração: Gênesis 35.22-26; 37.1-11

Depois da luta com Deus no vale do rio Jaboque, Jacó fez as pazes com seu irmão Esaú e voltou à terra de Canaã, terra que Deus prometeu que daria para Abraão, Isaque, Jacó e todos os seus filhos, por milhares de anos. 

Jacó, que saiu fugido de Canaã, somente com uma pequena malinha, agora voltava rico, e com uma grande família. E com um novo nome, Israel. Jacó voltou casado com duas esposas, Lia e Raquel. Sim, naquela época, os homens podiam ter mais do que uma mulher. Várias, se quisesse. E se a mulher não pudesse ter filhos, ela poderia pegar emprestado a barriga de uma empregada da casa para ter filhos, como aconteceu com Hagar, empregada de Sara (Gn 21). Então, a família que Jacó formou lá em Hará, terra de Labão, ficou assim.  Jacó se casou com Lia e teve:Ruben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulom. Jacó se casou com Raquel e teve dois filhos: José e Benjamim. Com a empregada de Lia, chamada Zilpa, Jacó teve Gade e Aser. E com a empregada de Raquel, chamada Bila, Jacó teve Dã e Naftali. No total Jacó teve 12 filhos homens. E foi morar com essa grande família em Canaã. Mas infelizmente, logo que chegaram em Canaã, Raquel morreu no parto do Benjamim. Naquela época, ele morava em tendas, como seu avô Abraão. 

Israel, Jacó,  amava a sua família. Mas ele tinha um amor muito especial por um dos filhos de Raquel, José. Israel amava mais a José do que a todos os outros filhos, porque José havia nascido quando Israel já era velho. E como Israel amava muito José, mandou fazer para ele uma túnica colorida e toda cheia de brilhos. Ah, muitas vezes nossos pais não tem sabedoria não é mesmo? Eles não sabem repartir o amor com todos os filhos que tem e isso acaba deixando os outros irmãos doentes e cheios de ódio e inveja.

E foi exatamente isso que aconteceu com José. Os seus onze irmãos perceberam isso e ficaram com muita raiva dele. Eles tinham muita inveja de José e por causa disso não conseguiam mais ser amigos dele. José tinha dezessete anos e era o preferidinho do papai! E sabem porque os irmãos de José o odiavam? Primeiro, porque José contava tudo o que os irmãos faziam de errado. Esses irmãos aprontavam e muito! E José contava tudo. Era errado o que ele fazia? Não, não mesmo! Quando você vir algum irmão seu fazendo uma coisa errada, deve sim contar para seus pais! E se alguém fizer alguma coisa errada com você dentro de casa e ameaçar fazer mal para você, mesmo que você seja ameaçado, conte para quem pode resolver seu problema. Conte para seus pais!

Mas os irmãos de José o odiavam mais porque José tinha sonhos especiais da parte de Deus. Sim, os sonhos de José eram um dom, um presente de Deus. Ele deu sonhos para José, que contavam o que aconteceria no futuro. José era muito novo e ainda não entendia bem o que iria acontecer com ele. Nem sabia que eram sonhos do futuro. 

Então,cada vez que tinha um sonho, José chamava seus irmãos e dizia: "Venham ouvir o sonho que tive! Todos nós estávamos trabalhando no campo, juntando grandes feixes de trigo (feixe é uma grande quantidade de trigo unida por um cordão), cada um tinha o seu feixe. Mas de repente, meu feixe se levantou e ficou em pé e os feixes de vocês rodearam o meu feixe e se ajoelharam diante dele!" Também tive outro sonho, disse José: "Dessa vez, o sol, a lua e onze estrelas se curvavam diante de mim". (Gn 37.9).

Ah, como os irmãos de José começaram a odiá-lo ainda mais por causa desses sonhos. Talvez José não entendesse muito bem o que iria acontecer. Mas seus irmãos, que eram mais velhos, parece que entendiam. Eles diziam: " Por acaso você acha que vai governar a gente e nós seremos seus empregados? Você acha que nós nos ajoelharemos diante de você, com o rosto em terra, como o Sol, a lua e as estrelas?" (Gn. 37.8,10).

Mas Israel, Jacó, apesar de achar os sonhos de José muito esquisitos, começou a pensar muito nos sonhos de José. Ele era amigo de Deus e sabia que aqueles sonhos significavam que alguma coisa muito especial aconteceria com José. Talvez José fosse o escolhido de Deus para fazer alguma coisa muito importante.

José era um adolescente, nem podia imaginar o que estava preparado para ele. Mas Deus já havia feito planos para José. Muito maiores do que José imaginava. Talvez José imaginasse que seria pastor de ovelhas, como o seu pai, Jacó. E seria rico como ele, cuidando de ovelhas. Mas Deus não queria isso. Deus queria usar José para fazer uma coisa muito, muito grande e melhor do que cuidar de ovelhas. Deus usaria José para proteger a sua família, e todos os descendentes de Abraão, muitos anos depois.

Encerramento: Deus tem um plano especial para cada um de vocês, sabiam? Sim! Quando vocês estavam na barriga da mamãe de vocês, antes mesmo de vocês terem o nome que tem, Deus fez um plano para vocês. E Ele vai sim, de alguma forma, contar para vocês a vontade Dele para a sua vida. E uma das maneiras de Deus contar a vontade Dele para vocês será por sonhos! Nem todos os sonhos que temos são sonhos que contam o plano de Deus para nós. Mas se você andar bem perto de Deus, e for amigo Dele, com certeza saberá ouvir a voz de Deus e saberá com muita certeza quando sonhar os sonhos de Deus. Uma coisa é certa. Mesmo que seus irmãos te odeiem, mesmo que demore, aquilo que Deus fez você sonhar se cumprirá, com toda a certeza. 

Mas o que fazer se você tiver sonhos como José? Em primeiro lugar, não conte para todo mundo, ok? Conte somente para pessoas que vão acreditar em você e vão te ajudar a cumprir os sonhos de Deus. Em segundo lugar, escreva esse sonho em algum lugar, de preferência num diário e coloque data, deixe anotado, assim como os sonhos de José ficaram anotados no livro de Gênesis. Terceiro, Deus te deu esse sonho, porque lá na frente, ele será a direção certa de Deus, quando você tiver que tomar uma decisão muito, muito importante. E assim você poderá cooperar com Deus, tomando a decisão certa - assim Ele cumprirá a Sua vontade em sua vida. Amém?

Ministrador: Ore com as crianças pedindo para Deus plantar no coração e na mente de cada uma delas os sonhos de Deus. Peça ao Espírito Santo que dê a elas o dom de sonhar com os planos e futuros do Senhor, para que elas colaborem com o Senhor na realização da Sua vontade.


Figuras:










Versículo:




Meditação:



Atividades 6 e 7:



Atividades 8 a 10:





quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

LONGE OU PERTO? Jacó em Peniel

Quebra Gelo (Bruno Bosso)

Um encontro que muda tudo 

Materiais necessários

Celular ou caixinha de som
Louvores animados 
Dois executores 

Função dos executores 

Executor 1:  é o mestre. Estará a frente das crianças criando movimentos enquanto toca a música, para que as crianças o imite.  

Executor 2: representa Deus. Aleatoriamente, escolherá uma criança de cada vez, e irá a  incentivar a fazer uma nova dança animada. Assim, essa criança deixará de seguir ao mestre. 

Execução 

- Posicionar as crianças de maneira espalhada;
- Iniciar a música;

- Executor 1: estará de frente para as crianças e deverá fazer movimentos chatos e repetitivos orientando  a todos para que repita os movimentos, estilo a brincadeira "o mestre mandou" 

(recomendo fazer movimentos simples para não ficar cansativo) 

- Enquanto isso, o executor 2 escolherá crianças aleatoriamente (uma de cada vez), e se posicionará à sua frente a incentivando fazer seus movimentos, se esquecendo do mestre (executor 1) que está lá na frente. 

Conclusão: Quando temos um encontro com Deus , o nosso comportamento é transformado e tudo muda em nossas vidas, Deus muda a maneira como pensamos, agimos e falamos! Hoje,  na atividade, a presença de Deus mudou nosso comportamento (dança) e tem que ser assim! Ao nos encontrarmos com Deus, Ele nos transforma em alguém diferente e muito melhor.


Ministração: Gênesis 31 a 33

Quem lembra porque Jacó precisou fugir da casa dos seus pais? Porque o seu irmão Esaú estava com muita raiva dele. Esaú queria mesmo é matar Jacó. E porque Esaú queria matar Jacó? Porque Jacó era um enganador. Jacó o enganou duas vezes, roubando a bênção principal do seu pai Isaque e roubando também os direitos de filho mais velho. Que terrível era esse Jacó, não é mesmo? Mas Deus queria fazer Jacó deixar de ser terrível. Porque Deus tinha um plano para Jacó. Deus escolheu Jacó mesmo para ser o pai de 12 filhos que mais tarde formariam 12 tribos, que mais tarde formariam o país que você conhece até hoje chamado Israel. Por causa desse plano maravilhoso, Deus precisaria dar uma liçãozinha em Jacó. Porque Deus não vai fazer planos para gente que tem um péssimo comportamento. Jacó era um enganador de mão cheia e esse comportamento ruim tinha que sair e depressa da sua vida, por isso Deus iria limpá-lo.

Jacó precisou trabalhar e muito na casa do seu tio Labão. Ele trabalhou por 20 anos inteirinhos. E claro,foi muito enganado por Labão, desde que deu a filha errada para casar, até trocando as suas ovelhas pelas dele várias vezes. Mas Deus fez uma promessa para Jacó. De que cuidaria dele, dando comida e roupa e que o protegeria. E foi exatamente isso que Deus fez com Jacó. Quando morou em Harã, com Labão, Jacó teve duas esposas e doze filhos! Jacó também ficou muito, muito rico. E naquela época ser rico era ter muita prata, ouro e muitas ovelhas. Jacó ficou muito rico, mais rico do que Labão. E tudo isso aconteceu por causa da mão de Deus, que estava abençoando e muito Jacó!

Mas, então, chegou o dia de Jacó voltar para a sua casa, para a casa dos seus pais. Deus apareceu para Jacó e disse: "Eu sou o Deus que te apareceu em Betel, onde você dedicou uma coluna de pedra em meu louvor e me fez uma promessa. Agora, levante-se, saia desta terra e volta para a terra onde você nasceu" (Gn. 31.13). E Jacó prontamente obedeceu ao Senhor Deus. Ele juntou seus filhos, suas esposas, suas escravas, seu rebanho e todas as suas riquezas e saiu da casa do seu sogro. Ele saiu sem avisar ninguém, vocês acreditam? Pois Jacó enganou seu sogro Labão mais uma vez. Ele foi embora sem avisar Labão, nem mesmo sem ter deixado ele se despedir dos seus netos e filhas. Mas Labão descobriu e foi atrás de Jacó, então eles fizeram as pazes e Jacó pode seguir viagem de volta à sua terra natal.

Mas, além de Labão havia uma outra pessoa que Jacó teria que encontrar no meio do caminho. Quem era? Seu irmão Esaú! Jacó tinha muito medo de que seu irmão ainda estivesse com ódio dele e ainda quisesse matá-lo. Então Jacó mandou mensageiros avisar em Esaú de que ele estava chegando e queria que seu irmão o perdoasse. E os mensageiros voltaram dizendo: "Nós encontramos seu irmão Esaú. Mas ele vem ao seu encontro com mais quatrocentos homens" (Gn. 32.6). Ah, como você se sentiria se recebesse uma notícia dessa? Com certeza, você ficaria como Jacó ficou. Ele ficou com muito, muito, muito medo! Esaú estava chegando para matar toda a sua família. Jacó ficou com tanto medo que repartiu sua família e seus rebanhos em duas partes. Porque se Esaú atacasse a primeira parte, pelo menos sobraria a segunda. E depois disso Jacó, tão perturbado que estava, orou e orou pedindo para o Senhor ter misericórdia dele e protegê-lo do seu irmão Esaú. Jacó chorou na presença de Deus e pediu que o Senhor salvasse toda a sua família. 

E na noite seguinte, Jacó com toda a sua família chegaram na divisa de Canaã, terra de seus pais, na beira de um rio chamado Jaboque. Jacó atravessou toda a sua família para o outro lado. E tudo o que tinha, seus bens e seus rebanhos. E então Jacó ficou sozinho, não atravessou o rio não. E foi exatamente nesse momento que Jacó precisou tomar uma decisão. Ou ele seria um enganador para sempre e perderia toda a sua família, ou ele aceitaria mudar de comportamento e receberia a bênção prometida por Deus.

E de repente, do nada, apareceu um homem que começou a lutar com ele! Jacó levou um susto e pensou que fosse um dos homens de Esaú, enviado para matá-lo! Mas no decorrer da luta, Jacó viu que não estava lutando com uma pessoa normal. Ele estava lutando com Deus, que naquele momento estava com o formato de um homem. E a luta foi muito forte. Deus queria que Jacó não resistisse mais à Sua vontade! Deus queria que Jacó não fosse mais um enganador. Deus queria que Jacó se entregasse completamente e desistisse de querer fazer as coisas ao seu modo. Mas Jacó era teimoso. Ele queria a bênção de Deus para a sua vida, para o seu futuro e para a sua família. Então Deus tocou na coxa de Jacó! Como doeu, pois em nossa coxa há um nervo que, se for tocado com força, dói muito. Agora com a coxa deslocada ele não podia mais lutar.  Mas Jacó mesmo assim não desistiu! Ele não deixou Deus ir enquanto Deus não o abençoou. E como a luta já durava muito tempo, Deus disse duas coisas para Jacó: "Qual o seu nome?" E Jacó disse: "Eu sou Jacó, um enganador". E o anjo disse: "A partir de hoje você não mais será Jacó. Hoje eu mudo seu nome para Israel, porque você lutou como um príncipe pela sua bênção e você conseguiu o que queria". E ali mesmo o anjo de Deus abençoou Jacó. E Jacó deu ao lugar da luta o nome de Peniel, que significa "Face de Deus". Pois ali naquele lugar Jacó  lutou com os Céus pela sua bênção e conseguiu.

Aquele encontro de Jacó com Deus mudou a sua vida. Agora ele entendeu que não podia mais fazer as coisas do seu jeito nem agir conforme a sua esperteza. Jacó aprendeu em Peniel que Deus é quem manda e que Jacó precisaria abaixar a cabeça e obedecê-lo. Dessa luta Jacó saiu mancando por causa do golpe que levou no joelho. Mas ele saiu vencedor, porque logo depois que amanheceu, Jacó viu que seu irmão Esaú vinha vindo, com os 400 homens. 

Jacó então, tomado de medo, se ajoelhou diante de Esaú antes de chegar perto dele, em humildade. E Esaú, saiu correndo em direção a Jacó e...o abraçou e o beijou. E ambos choraram muito e se perdoaram, ali mesmo em Peniel. Ufa, que final emocionante e feliz!

E quem saiu vencedor da luta no rio Jaboque? Deus! Ele sempre vence. Porque ali, Ele mudou a vida de Jacó para sempre. Agora Jacó, o enganador, não seria mais Jacó. Mas a partir de Peniel, surgiu um novo homem. Humilde, obediente e honesto: Israel, que significa "Vencedor com Deus". Isso mesmo. Jacó só seria vencedor, se andasse obediente, se andasse perto de Deus.

Encerramento: Crianças, essa lição deve ser uma das mais importantes da sua vida. Deus tem um plano de vitória e sucesso para vocês, assim como planejou para a vida de Jacó. Vocês sabiam que serão pessoas muito importantes no Reino de Deus? Sim, Deus quer que vocês sejam pessoas importantes, ricas e inteligentes, mas que andem bem perto Dele e longe do pecado. Porque Deus quer que vocês sejam líderes de grandes gerações de pessoas que amam e servem a Deus. E como um líder de geração pode ser desonesto, desobediente, enganador, roubador, mentiroso, rebelde? Não tem como né? Por isso, quem diz que ama a Deus e quer servir a Deus precisa mudar de comportamento. Precisa deixar de fazer as coisas que Deus não gosta. Precisa mesmo. Assim como você tira uma roupa muito suja, você precisa tirar esse comportamento ruim, que o Senhor não aprova. Assim Deus pode fazer de você, um vencedor com Deus, como fez com Jacó.

Ministrador: Porque Deus perguntou para Jacó qual era o seu nome? Deus não sabia o nome de Jacó? Claro que ele sabia! Mas Deus queria que Jacó reconhecesse que ele era um enganador. E Jacó fez exatamente isso. Reconheceu diante de Deus que era um enganador. Foi logo depois disso que Deus mudou o nome dele e o abençoou. Enquanto você não reconhecer diante de Deus quem é, e o que precisa mudar, Deus não pode fazer nada por você. Mas se você confessar o seu pecado, Deus é fiel e justo para te perdoar e limpar você, para que você seja um vencedor. Vamos fazer isso agora? Não tenha vergonha de dizer para Deus quem você é. (Após esse tempo de confissão, abençoe profeticamente as crianças, chamando-as por nomes de quem elas serão: obediente, organizado, honesto, amigo, pacífica, etc).


Figuras: (freebibleimages.org)












Versículo:



Meditação:


Atividades 6 e 7:




Atividades 8 a 10



20 - Meu Tesouro Precioso: Deus fez um plano para mim

A BERTURA Oração de cobertura  Louvor  Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta:  Vocês sabiam que...