quinta-feira, 19 de agosto de 2021

As Fantásticas Aventuras de Paulo: Pregando diretamente da Prisão!

Quebra Gelo (Bruno e Jéssica Bosso):

NÃO DESANIME, MESMO APRISIONADO!

Materiais necessários:

- Fita crepe ou barbante. 
- Bolinhas (disponível na casa). 
- Baldes ou sacolas grandes de acordo com o número de equipes do seu período.

Execução 

1 - Organizar as crianças em duplas, uma ao lado da outra e prendê-las com fita crepe ou barbante: uma perna e um braço de cada. 
OBS: Caso tenha número ímpar, juntar três crianças ou alguém da equipe fica com a criança sobrante. 
2 – As duplas deverão coletar o máximo de bolinhas que serão jogadas no chão em um tempo de 2 minutos (ou de acordo com o tempo estipulado pelo executor).
3 - A equipe que juntar mais bolinhas dentro do balde será a vencedora. 


ORIENTAÇÕES

1 - Recomendamos colocar uma música agitada; 
2 - Utilizar um cronômetro para incentivar as crianças;
3 - Após organizar e prender uma criança a outra, virar o saco de bolinhas no chão e soltar o tempo. 


Conclusão: Mesmo presos, precisamos continuar trabalhando. Mesmo quando um amigo está preso continuemos o trabalho juntos! Assim como o apóstolo Paulo, quando estava preso, continuou a escrever para as igrejas, e por onde sua mensagem passou pregou o Evangelho da salvação, incentivando seus irmãos em Cristo a não desanimar, mesmo com o risco de irem para a prisão como ele.  Deus é quem nos fortalece! Ele cuida dos Seus! Apenas confie e não desanime.


Ministrador: Pregando diretamente da Prisão! (Atos 21.30-40. 22.1-24).

Comece a ministração conversando sobre o assunto: O que é uma cadeia? Para quê ela serve? Quem é que vai para a cadeia? Aqui no Brasil, vão para a cadeia os criminosos que quebram as leis do país, que cometem algum crime ou delito. Mas em alguns países do mundo a religião é tão forte, que qualquer pessoa que quebrar uma lei da religião também pode ser presa. Nessa semana, no mundo, está acontecendo uma coisa muito triste num país chamado Afeganistão. Alguém de vocês viu isso? O Afeganistão é um país que é governado por leis religiosas de uma religião chamada Islã. Mas agora, assumiu o governo do país os homens de um grupo religioso mais duro ainda chamado Taleban. 

Esses homens são muito radicais. Eles não aceitam que as mulheres estudem nem trabalhem. Elas não podem usar roupas como nós. Elas tem que usar um vestido chamado burca, que cobre toda a cabeça até os pés. Os homens não podem usar qualquer roupa e tem que deixar a barba crescer.  E sabem o que acontece com quem abandona a fé? Comete um crime. Muitos são jogados na cadeia e muitos mesmo são mortos sem dó nem piedade. E eles fazem tudo isso em nome de Alá, o deus deles e da religião. Muita gente que pôde fugiu dentro dos aviões e pessoas que se penduraram nas asas e nas rodas do avião morreram. Porque naquele lugar, quem não concordar com as leis deles, morre. Então o povo preferiu fugir do país. Vamos orar agora por aquele país, para Jesus ter misericórdia e libertá-los?

(Ore com as crianças pelo Afeganistão, pelos cristãos que moram lá e pregam a Jesus, pelas crianças e mulheres, e pelos missionários que estão lá).

Lá no Afeganistão tem muitos missionários como o Apóstolo Paulo, que estão com uma tarefa: contar para quantos afegãos eles puderem que Jesus Cristo é o Senhor, filho de um Deus amoroso, que ama as pessoas e não as maltrata. Muitos deles estão corajosamente lá, correndo perigo, mas obedecendo ao chamado do Senhor Jesus. 

Paulo, antes de ser um cristão, era um religioso radical, que prendia e mandava matar as pessoas que viravam cristãs. Vocês lembram do antigo nome dele? Saulo. Saulo, que antes era um perseguidor radical dos cristãos, agora havia se tornado um cristão. E também um apóstolo, um homem enviado por Deus para pregar o Evangelho em muitos países e fundar novas Igrejas.  

Só que agora, Paulo estava em Jerusalém. Ele sabia que lá era um lugar perigoso para ele, que havia deixado de ser um radical religioso para ser um pregador de Jesus. Lá era onde os fariseus, o seu antigo grupo religioso se reunia. E os fariseus sabiam que, uma hora ou outra, Paulo apareceria por lá. Eles montaram um esquema para matar Paulo e acabar com a sua pregação.

Paulo já sabia que isso ia acontecer porque o Espírito Santo o avisou. Mas mesmo os irmãos pedindo e implorando que Paulo não fosse, para ele, mais importante era obedecer ao Senhor. Então, assim que chegou em Jerusalém, depois de uns dias, Paulo foi exatamente para onde todos os judeus estavam. O templo! 

Assim que chegou se formou uma grande confusão. Uma multidão o agarrou e começaram a agredir Paulo pois queriam matá-lo. E para não cometer um assassinato dentro do templo, arrastaram ele para fora. O comandante dos soldados que mantinham a ordem na cidade, ao ver a confusão, livrou Paulo do espancamento sabem como? Prendendo ele! Mandando-o acorrentado para uma prisão.

Vocês podem imaginar a situação e quão difícil estava? Será que Paulo chorou de medo? Será que ele pensou em largar tudo e deixar de seguidor de Jesus? Não, não mesmo! O chamado de Jesus para a sua vida era muito, muito mais forte. E o fogo do Espírito Santo estava queimando em seu coração. Ele não desistiria de falar de Jesus Cristo e aproveitar todas a oportunidades para falar do que havia acontecido em sua vida.

Então, mesmo machucado, Paulo pediu para falar com a multidão que estava lá fora querendo matá-lo. Ele ficou em pé numa escadaria e então começou a falar para as pessoas, da Missão que havia recebido de Jesus:

Irmãos e pais! Eu sou judeu, nascido em Tarso e criado aqui em Jerusalém. Fui educado como vocês, na Lei dos nossos antepassados, a começar de Moisés. Eu estudei na escola mais importante que tem aqui, a Escola de Gamaliel. Eu fui zeloso pelas leis de Deus como vocês são. Eu fui um perseguidor dos cristãos, como vocês estão me perseguindo agora. Eu algemava os cristãos e os jogava para apodrecerem na cadeia. E, quando estava indo para Damasco, com a finalidade de prender e punir até a morte os cristãos, aconteceu algo comigo. Por volta do meio dia, de repente, uma luz muito forte vinda do céu brilhou ao meu redor. E eu caí por terra. Então uma voz me disse: Saulo, Saulo, porque me persegues? Diante disso, eu perguntei: Quem és tu, Senhor? Ao que ele me disse: Eu Sou Jesus, o nazareno, a quem você está perseguindo. Então eu perguntei para o Senhor o que devia fazer e ele me mandou ir até Damasco. 

Por causa da poderosa luz que brilhou ao meu redor, eu fiquei cego. Mas Ananias, um servo de Deus ali em Damasco orou por mim e escamas caíram dos meus olhos. No mesmo instante eu voltei a enxergar. E Ananias me disse que Deus havia me escolhido para ser testemunha do Senhor, para pregar a boa notícia que por causa do que Jesus Cristo fez na cruz, agora podemos ter o perdão dos nossos pecados. Então eu fui batizado e fui perdoado de todo o pecado que cometi contra Jesus e contra o povo de Deus. E vim para Jerusalém. Eu estava orando no templo quando Jesus me mandou sair de Jerusalém porque as pessoas daqui não aceitariam o meu testemunho sobre o que Jesus fez por mim.  Eu queria ficar aqui em Jerusalém para corrigir todas as coisas erradas que fiz quando era um religioso radical. Mas o Senhor Jesus me disse que eu deveria viajar, levando o Evangelho de Jesus para muitas nações. E é o que eu estava fazendo até agora.

Ah, crianças, quando ele disse isso, o povo não quis mais ouvir. Eles começaram a gritar e gritar, pedindo a morte de Paulo. A confusão foi tanta que Paulo foi levado para dentro da prisão de novo.  E lá apanhou muito mesmo, foi torturado como Jesus, com chicotes, porque os romanos queriam saber por qual motivo ele era tão odiado pelo povo. Simplesmente porque Paulo pregava que Jesus Cristo era o filho de Deus e aceitava a todos os que cressem Nele como seus filhos.

Paulo aproveitou toda a oportunidade que tinha para falar ao seu povo sobre Jesus. E mais uma vez, da mesma maneira que os judeus rejeitaram a Jesus, rejeitaram Paulo também. Mas Paulo, mesmo sendo preso, apanhando muito e correndo o risco de morrer não desistiu. E Jesus ficou muito, muito orgulhoso dele, porque ele não era um covarde.  Assim como está orgulhoso dos missionários que estão no Afeganistão sofrendo por causa do Nome Dele. E está orgulhoso com tantos outros missionários que estão firmes, mesmo sofrendo, firmes na pregação do Evangelho. E ficará orgulhoso com você, quando você cumprir também a missão de falar de Jesus para todas as crianças que puder.

Encerramento:

Nosso país é uma bênção. Aqui ninguém vai prender você por você pregar que Jesus Cristo é o filho de Deus, como acontece no Afeganistão e como aconteceu em Jerusalém, com o Ap. Paulo.  Mas vai chegar um dia que um governo muito mau vai governar todos os povos da terra. E ele será contra Jesus e contra todos os que servem a Jesus. Ninguém ainda sabe o seu nome mas ele tem um título: Anticristo. Mas os profetas da Bíblia já disseram que ele virá (Ap. 13.16,17). Por isso, enquanto ele não vem, é urgente que você conte para todas as crianças que Jesus Cristo é o filho de Deus e que elas precisam aceitá-lo como Senhor e Salvador.  Você não será preso, mas muitas crianças e adultos não vão querer ouvir a sua mensagem. E até o diabo vai tentar tirar você do caminho. Mesmo assim, não abra mão da sua missão, do chamado que Jesus Cristo fez para você. 

Fale para quantas crianças você puder sobre o que Jesus Cristo fez na cruz para termos o perdão dos nossos pecados e sermos amigos de Deus.  E mais para frente, Jesus mesmo vai te mostrar o Dom que Ele te deu, o chamado que você tem dentro da Igreja. Paulo foi chamado para ser Apóstolo e você será chamado para ser ou um Apóstolo, ou um profeta, ou um pastor, evangelista ou mestre.

E quando cuidamos das coisas de Deus seremos muito perseguidos. Muitos dirão não para a gente. Mas, o Espírito Santo está dentro de nós queimando como um fogo para que a gente não desista e seja um missionário, ou seja, cumpra a missão que Ele nos deu, amém, crianças?

Diga comigo: Eu serei como o Apóstolo Paulo. Não desistirei de cumprir a minha missão, mesmo que isso seja muito difícil. O Espírito Santo está em mim e eu serei um Apóstolo, Profeta, Pastor, Evangelista, um Mestre, um instrumento usado por Deus para pregar o Evangelho de Jesus.


Figuras:













Versículo/ Tarefas:



Atividades 6 e 7:


Atividades 8 a 10:




sexta-feira, 13 de agosto de 2021

As Fantásticas Aventuras de Paulo: Jerusalém: Um destino perigoso!

 Quebra gelo: Bruno e Jéssica Bosso

Pegue também no Blog do Bruno: https://ensinandocomdiversao.blogspot.com/2021/08/faco-ou-repasso.html)

FAÇO OU REPASSO?

Material necessário:

- Tiras de papéis com algumas atividades “difíceis” para cada criança ou para cada dupla de crianças. 

 Ficar em um pé só por 2 minutos!

Pular 30 vezes de olhos fechados!

Pular 30 vezes em um pé só!

Levantar a cadeira 10 vezes sem fazer barulho ao colocar no chão!

Girar 20 vezes e tentar caminhar em linha reta por 5 metros!

Abrir os braços e girar 15 vezes para a direita e 15 vezes para a esquerda!

Correr até o portão e voltar por 2 vezes!

Correr em volta da cadeira por 15 vezes!

Ficar o maior tempo possível sem piscar os olhos!

Agachar e levantar por 20 vezes bem rápido de olhos fechados!


Execução:

1 – Colocar as tiras com as atividades num recipiente dobradas para que as crianças peguem sem saber o que é;

2 – Organizar as crianças caso sejam separadas em duplas ou trios, conforme o executor achar melhor;
3 – Pedir para que uma da equipe retire uma tira de papel;
4 – Quando a equipe souber da atividade, eles terão a opção de solicitar a troca com outra equipe, caso alguma queira trocar. 
5 – Se ninguém quiser trocar, as crianças deverão executar a atividade como está descrita. 

Conclusão: Sabia que Paulo teve uma missão muito arriscada a fazer? Ele teve que fazer uma viagem na qual corria muitos riscos. Mas, por que ele foi? Porque ele decidiu obedecer ao Espírito Santo! Quando Deus nos pede alguma coisa, precisamos obedecer para que os propósitos Dele através de nós e para nós sejam cumpridos. Caso você decida desobedecer, Ele enviará outro em seu lugar. (Caso haja alguma troca entre as equipes, usar como exemplo). O importante é que Deus cumpre todos os Seus planos, Ele não falha!


Ministração: Jerusalém, um destino perigoso! (Atos 21.1-15; 27 a 30)

Quem aqui já viu propagandas de viagens na internet ou na televisão? O que essas propagandas mostram? Lugares gostosos, com lindas praias, comida boa e parques de diversões! Alguém aqui já viu uma propaganda de viagem para uma tribo de índios canibais? Claro que não? Ninguém viajaria para um lugar onde vão comer você como um churrasquinho. Ou para um lugar perigoso, como uma praia de areia movediça ou o topo de um vulcão!

Mas Deus tinha um plano para Paulo: o Senhor o enviaria para um lugar muito perigoso. Às vezes Deus fará isso conosco, nos mandará obedecer, mesmo que seja muito difícil. Mas acredite, Ele sempre nos protegerá e nos usará para pregar o Evangelho.

Sabem qual era o lugar perigoso que Deus queria enviar Paulo? Um vulcão em ação? No fundo mais profundo do mar? Não! O lugar perigoso que Deus queria enviar Paulo se chamava Jerusalém. Sim! Jerusalém, aquela cidade linda que amamos e que para a qual você deve querer viajar, mais do que ir para a Disney!

Sabem porque Jerusalém era um destino perigoso para Paulo? Porque lá, os judeus estavam esperando ansiosamente que ele chegasse para o matarem. Vocês se lembram de quando Paulo era o antigo Saulo? Ele era um judeu religioso e matava os cristãos. Mas ele se tornou um seguidor de Jesus e começou a pregar Jesus para todos quanto podia. E isso, para os judeus, foi uma traição. Paulo agora era um traidor e devia morrer. Então Jerusalém estava muito perigosa para Paulo, porque os judeus estavam aguardando ele chegar para acabar com a vida dele!

Quando Paulo se reuniu com os líderes da Igreja de Éfeso, ele disse com muita clareza: "É a última vez que vou ver o rosto de vocês, porque o Espírito Santo está me dizendo que devo ir para Jerusalém e que lá, existem prisões e sofrimentos me esperando" (Atos 20.23). E mesmo diante das lágrimas dos irmãos e dos pedidos para que Paulo não fosse, ele obedeceu à vontade do Senhor! 

Antes de chegar em Jerusalém, ao trocar de navio, Paulo se encontrou com alguns cristãos numa cidade chamada Tiro. E lá aconteceu a mesma coisa! Os irmãos pediram para ele não ir para Jerusalém. Mas Paulo estava decidido a obedecer, mesmo que fosse muito difícil. 

E na próxima cidade, chamada Cesaréia, muito perto de Jerusalém, aconteceu a mesma coisa. Um profeta, mensageiro do Senhor, pegou o cinto de Paulo e amarrou os seus próprios pés e mãos. E disse assim: "Do mesmo jeito que eu estou me amarrando, os judeus amarrarão o homem a quem pertence esse cinto e o entregarão nas mãos do governo romano" (Atos 21.11).  Ah, quando os irmãos de Cesaréia ouviram isso, insistiram para Paulo não ir para Jerusalém. Mas ele estava decidido. Sabem o que havia no coração de Paulo? Somente a vontade de obedecer ao Senhor e fazer o que Ele queria, mesmo que isso fosse perigoso e muito difícil.

Paulo foi um homem muito corajoso. Ele disse para os seus discípulos duas coisas muito importantes:

"Eu não considero a minha vida preciosa, a não ser que eu possa cumprir a missão que recebi de Jesus, de testemunhar do Evangelho!" (Atos 20.24) (texto que as crianças decoraram na semana passada).

E ele também disse para os discípulos que estavam chorando, temendo que Paulo fosse morto:

"Não chorem, meus discípulos. Vocês estão partindo meu coração! Eu estou pronto, não somente para ser amarrado, mas também para morrer em Jerusalém pelo Nome do Senhor Jesus Cristo!" Atos 21.13

Ah, Deus sabia que Paulo não desistiria. Ele sabia porque havia escolhido Paulo e para quê o havia escolhido. Paulo era um pregador do Evangelho de Jesus. Deus deu uma missão para ele e ele a estava cumprindo com muita coragem e poder do Espírito Santo. Apesar de Paulo ser avisado por Deus de que Jerusalém era um lugar muito perigoso, Paulo sabia que Deus usaria toda essa situação difícil para que o Nome de Jesus fosse pregado e levantado num lugar muito alto. Então, isso,  a pregação do Evangelho, era muito mais importante para ele do que qualquer coisa.

Ele sabia que seus sofrimentos trariam muita gente para Jesus. Por isso, montou em seu cavalo e junto com alguns discípulos, foram a Jerusalém. Paulo ficou alguns dias hospedado na casa de um dos seus primeiros discípulos, e se encontrou com o Apóstolo Tiago, irmão de Jesus. Mas, assim que foi ao templo, caiu nas mãos dos judeus. Foi agarrado, agredido e preso. Isso não era surpresa para Paulo, porque Deus já havia avisado ele.

Você consegue se lembrar de outro homem, que mesmo sabendo que ia ser morto, entrou em Jerusalém montado num jumentinho? Ele também sabia que seria preso, sofreria muito na mão dos mesmos judeus? Antes disso tudo acontecer, ele orou no jardim do Getsêmani. Seria um trabalho tão difícil que ele suou gotas de sangue. Mas a oração que ele fez foi: "Pai, se for possível, afasta de mim esse cálice. Contudo eu quero a Sua vontade e não a minha" (Mateus 26.39). E a vontade do Pai foi que Ele fosse crucificado pelos judeus, derramando o seu precioso sangue para nos salvar. Maravilhoso Jesus Cristo, Senhor e Salvador de Paulo, nosso Senhor e Salvador. Aleluia!

Paulo era discípulo desse homem. E se Jesus fez a vontade de Deus, ele também aceitou fazer. E da mesma forma que Deus esteve com Jesus na cruz, durante seu sofrimento,  Jesus esteve com Paulo, dando forças para ele continuar firme na sua missão. Mesmo que Jerusalém fosse perigosa. Mesmo que Ele morresse. Jesus nunca ia deixá-lo, pois Paulo estava cumprindo a sua Missão.

Encerramento: 

Querida criança. Ser discípulo de Jesus e cumprir a missão que Ele nos deu é uma tarefa maravilhosa. Porém, muitas vezes será difícil. Porque Jesus tem inimigos. E os inimigos de Jesus também são seus inimigos. Mais precisamente, seu inimigo principal é o diabo. E ele tentará tirar você da jogada. Como tentou tirar Paulo. Vai usar pessoas que se passam por seus amigos para te fazer mal.

Muitas vezes Deus permitirá que você passe por dificuldades. Muitas vezes você será perseguido. Muitas vezes você irá a lugares perigosos pregar o Evangelho. Então, desde já, aprenda a ser como o próprio Jesus e como Paulo: fazer a vontade de Deus é a coisa mais importante na sua vida, mesmo que seja difícil. Obedecer a Jesus é a melhor escolha que você tem a fazer.

Saiba que, todas as vezes que você estiver passando por problemas ao fazer a vontade de Deus, Ele vai usar os problemas e as dificuldades para fazer um grande milagre. As pessoas vão ver que Ele fez o milagre e vão aceitar a Jesus como Senhor e Salvador.

E aprenda: independente do destino que Deus tiver para você, seja ele mais tranquilo ou mais perigoso, Jesus estará sempre com você. E vai mostrar que o nome Dele é muito poderoso! Amém?

Ministrador: Ore com as crianças, afirmando que elas vão fazer a vontade de Deus mesmo que seja muito difícil. Que não existe nada melhor nessa vida do que obedecer ao Senhor. Que a vida delas não tem sentido, a não ser que cumpram a vontade do Senhor e cumpram a missão que Jesus nos deu: pregar o Evangelho a todas as pessoas. Ore pelas crianças, abençoando-as e pedindo ao Espírito Santo que venham com poder sobre elas, dando coragem e valentia para pregar o Evangelho a todas as pessoas. Amém? 

Figuras:












Tarefas:



Atividades 6 e 7:



Atividades 8 a 10:



quinta-feira, 5 de agosto de 2021

As Fantásticas Aventuras de Paulo: Uma triste despedida em Mileto

Quebra Gelo: Bruno e Jéssica 

MISSÃO APRENDIDA, MISSÃO REPASSADA

Materiais necessários: 

- 1 folha para cada criança. 
- 1 lápis ou caneta para cada criança. 
- Um desenho simples feito pelo executor com traços fáceis de reproduzir: árvore, casa, carro, etc.

Preparação:

1 - Separar as crianças em 2 equipes. 
2 - Colocar as crianças em fila, uma atrás da outra.
3 - Entregar uma folha e um lápis para cada. 

Execução:

1 – As crianças vão desenhar no papel que deve ser apoiado nas costas do colega da frente de modo que ele reproduza o desenho que está sendo feito, em sua folha, que está nas costas do colega da frente.
2 – O executor deve mostrar o desenho modelo para a última criança da fila, a fim de que as demais não vejam o modelo, apenas reproduzam como acham que está correto. Outra ideia é que o próprio executor desenhe nas costas da última criança da fila e ela inicie a reprodução do desenho em sua folha, assim sucessivamente.  
3 - Avisar as crianças que não precisam ter pressa, que o tempo será o suficiente para execução, não é uma competição, e sim quem consegue repassar a informação completa. 
4 - Ao final mostrar às crianças o desenho original e deixar elas compararem com o que cada uma desenhou e como a informação chegou até o primeiro da fila. 


Conclusão: Hoje em nossa história vamos ouvir sobre a passagem do apóstolo Paulo por Mileto, onde ele enviou os bispos de Éfeso para cuidar e ensinar a igreja. Os bispos tinham a missão de repassar para a igreja o que aprenderam.  Perceba que em nossa atividade tínhamos a missão de repassar um desenho para o próximo da forma mais correta possível. Contudo, cada um compreendeu da sua maneira e repassou a informação. Quão desafiador é ensinar sobre Deus às pessoas e fazer com que elas absorvam de maneira correta para reproduzirem apenas a verdade.


Ministrador: Uma triste despedida em Mileto (Atos 20.17-38)


Comece a ministração perguntando se alguma criança já teve que se despedir de um familiar ou amigo que mudou de cidade, ou de bairro. Deixe que elas contem como se sentiram.

Quem lembra o que aconteceu de fantástico em Trôade, a cidade que Paulo visitou em sua terceira viagem missionária? Paulo pregou e pregou e Eutico, que estava sentado na janela dormiu, caiu lá do terceiro andar e morreu. Mas Paulo, desceu, orou pelo jovem e ele voltou a viver! Logo depois disso, Paulo pregou até cedinho e logo pegou o navio para visitar uma cidade chamada Mileto. Na verdade, Paulo estava voltando para Jerusalém, mas antes, passou em Mileto para ter uma reunião muito importante.

A Igreja de Éfeso era muito especial, não é mesmo? Foi lá que Paulo ficou dois anos e três meses, trabalhando com os discípulos dessa Igreja, até que eles se tornassem líderes fortes. A igreja de Éfeso cresceu tanto que precisava de muitos pastores. E esses pastores precisavam de um líderes que tomassem conta deles. Esses homens eram chamados de Bispos. 

Paulo então chamou os Bispos de Éfeso para irem até Mileto, para passar informações muito importantes e ensinar mais uma vez, como eles deveriam cuidar da Igreja de Jesus.

Naquela reunião, Paulo disse que, durante o tempo que ficou com eles serviu ao Senhor com muita humildade e também com muitas lágrimas, porque foi duramente perseguido pelos judeus. Mas mesmo diante das dificuldades, ele não parou de pregar o Evangelho e ganhar vidas para Jesus. Nem mesmo parou de pregar e ensinar a Palavra de Deus aos cristãos. Já ensinamos aqui que Paulo era forte e corajoso, não é mesmo?

Paulo deixou um recado muito importante a esses líderes. Ele disse:

Cuidem com carinho e com muita responsabilidade do rebanho sobre o qual o Espírito Santo estabeleceu vocês como Bispos (supervisores). Pastoreiem com cuidado, porque esse rebanho, Deus comprou com o sangue do seu Filho único. 

Eu sei que depois que eu partir, lobos malvados entrarão no meio da Igreja e não terão dó do rebanho. Eles vão tentar roubar as ovelhas e ensinar coisas erradas, diferentes do que está na Palavra de Deus. Por isso, vigiem! Durante todo o tempo em que eu estive com vocês eu os alertei, com lágrimas, sobre isso. Então, cuidem do rebanho de Jesus! E não queiram ficar ricos ou famosos às custas do rebanho. É mais importante dar do que receber.  

Essa foi uma reunião muito triste. Porque foi uma reunião de despedida. Não porque Paulo ia viajar para outras cidades ou fazer a sua quarta viagem missionária. Foi uma reunião muito triste porque o Espírito Santo havia mostrado para ele Paulo que essa seria a última vez que ele veria esses discípulos queridos. Nenhum daqueles líderes de Éfeso veria mais o rosto de Paulo, porque ao ir para Jerusalém ele seria preso. E lá passaria por mais sofrimentos. E logo seria morto. 

Ele disse uma coisa tão especial, que mostrava o quanto ele confiava em Deus:

"Apesar das dificuldades que virão, eu não dou valor à minha própria vida. O importante é que eu complete a minha missão e termine o trabalho que Jesus me deu para fazer. E a missão é esta: anunciar a boa notícia da graça de Deus!" (At 20.24)

Assim que terminou essa palavra, Paulo se ajoelhou com eles e orou. Quando Paulo acabou de orar, todos ficaram muito tristes. E abraçaram e beijaram Paulo, porque ele era muito, muito querido. E o acompanharam até o navio que o levaria para Jerusalém. E eles não queriam que Paulo morresse. Mas se o Espírito Santo havia contado isso para ele, então seria isso o que aconteceria. E Paulo queria muito fazer a vontade de Deus, não importa o quanto a vontade de Deus fosse difícil.  

Encerramento: Uau, que história triste a de hoje! Porque ninguém gosta de despedidas não é mesmo? Se as despedidas já são tristes, imaginem quando você tem que se despedir de alguém que você sabe que nunca mais verá? Os Bispos de Éfeso ficaram muito tristes com o que ouviram. Se eles ficaram tristes, imaginem Paulo?

Essa história nos ensina duas coisas muito importantes:

1) Você precisa amar a Igreja de Jesus. Isso mesmo. Ame as pessoas da Igreja. Cuide dos seus amigos da Igreja. Trate bem seus líderes e pastores. Sempre respeite e honre aqueles que cuidam de vocês. E quando tiverem discípulos, cuidem bem deles. Ensine a Palavra de Deus e faça que eles sejam fortes. Porque eles não são nossos. São do Senhor Jesus. Foram comprados com seu precioso sangue. Aleluia.

2) Você precisa descobrir a missão que Jesus tem para você e ir até o fim, mesmo que o final não seja tão feliz. Paulo disse duas vezes para os Bispos que havia trabalhado muito e com lágrimas. Na maioria das vezes choramos quando as coisas estão muito difíceis.  Paulo chorou e muito com as dificuldades e perseguições. Ele também chorou por amor aos discípulos. Mas Paulo não desistiu. Ele trabalhou bastante e ensinou os discípulos a permanecerem firmes na Palavra de Deus. Ele fez isso porque a a coisa mais importante em sua vida era cumprir a missão que Jesus havia dado para ele, até o fim. Isso era mais importante até mesmo que a sua própria vida. Siga o exemplo do Apóstolo Paulo! Pergunte para Jesus qual é a sua missão. Ele vai te responder. E vai te dar poder e coragem para você ficar firme até o fim. Amém?

Ministro: Ore com as crianças, agradecendo pela Igreja Batista Vida Nova. Declarando amor pela Igreja e pelo rebanho que Jesus comprou com seu sangue. Peça às crianças que perguntem para Jesus qual a missão que Ele tem para cada uma delas. E declarem que, mesmo que seja difícil, elas vão ficar firmes até o fim.


Figuras: 









Tarefa/Versículo:



Atividades 6 e 7:



Atividades 8 a 10:



20 - Meu Tesouro Precioso: Deus fez um plano para mim

A BERTURA Oração de cobertura  Louvor  Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta:  Vocês sabiam que...