Quebra gelo (Jéssica e Bruno):
DECIFRE O CÓDIGO
Hoje vamos desvendar o código para abrir o baú do tesouro!
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- Figuras cortadas ao meio ou em mais partes, como preferir.
Obs: a quantidade deve ser de acordo com as crianças de seu período, sendo que cada criança receberá apenas um pedaço de qualquer uma das figuras.
EXECUÇÃO:
2) Estipular um tempo de um minuto para que procurem as partes que faltam para completar o desenho;
3) Após todos formarem seu desenho, o código estará desvendado e o baú será aberto.
CONCLUSÃO: As cartas de Paulo compõem a Bíblia, e também são como guias para a nossa vida. Quando elas são lidas (desvendadas), nos auxilia a viver uma vida preciosa. Assim como todos os demais livros das Sagradas Escrituras, é como se tivéssemos encontrado um tesouro.
Ministração: Igreja de Tessalônica, carta pra você!
Quando você quer mandar uma mensagem para alguém nos dias de hoje, como você faz? Imaginem que você esteja bem longe e queira mandar um recado. Hoje você abre seu whatsapp e envia uma mensagem, que chega imediatamente para o seu amigo ou amiga. Ou ainda assim, pode enviar um e-mail, que é uma carta pela internet.
Mas você sabia que, há alguns anos atrás, quando não existia whatsapp, nem e-mail, nem internet, as pessoas se comunicavam usando cartas? Isso mesmo! Alguém aqui sabe como funcionava esse negócio de mandar cartas? (deixe que alguma criança fale).
Primeiro você pegava uma folha de papel (dessas de caderno, ou sulfite). Escrevia a mensagem, colocava uma foto, etc. Depois colocava dentro de um envelope. Alguns deles já vinham até com lugar para colocar o selo. Depois, você comprava um selo, sim, um selo, na papelaria, bancas ou correios. E colava esse selo no envelope. E por fim, colocava em várias caixinhas do correio que ficavam espalhadas na cidade. Depois de um tempo, alguns dias, sua carta chegaria nas mãos do destinatário, que é a pessoa para a qual você enviaria a carta. Receber cartas de quem amamos é muito legal! Ainda mais se for pelo correio, com a letra da pessoa.
Hoje os correios ainda existem? Sim! Muitas cartas ainda vem pelo correio. Mas ultimamente, recebemos mais mercadorias que compramos pela internet do que cartas das pessoas.
Na época do Apóstolo Paulo, existia sim correios, pessoas que levavam as cartas e as mensagens de um lugar para o outro. Se hoje eles trazem as encomendas com carro ou moto, na época de Paulo, era por cavalo, por navio, carruagem ou mesmo a pé. E essas cartas eram levadas para seus destinos por mensageiros. Paulo utilizou muito esse método. Ele precisava se comunicar e mandar recados para as igrejas que havia fundado em suas três viagens missionárias. Por isso ele escreveu 13 cartas, que vamos conhecer a partir de hoje e nos próximos domingos.
Em sua segunda viagem missionária, Paulo esteve com Silas e Timóteo em Tessalônica, uma rica cidade da Grécia que tinha um grande porto. E ali surgiu uma linda Igreja. Mas, como vocês sabem, os judeus da cidade não gostaram nenhum pouquinho da pregação de Paulo e expulsaram a ele e seus companheiros da cidade. Por isso, Paulo seguiu viagem para Atenas, para continuar seu trabalho.
Mas Paulo precisava saber, de todo o jeito, como estavam os novos discípulos de Jesus naquela cidade. Por isso, enviou Timóteo de volta para Tessalônica, para que Timóteo animasse os cristãos e também fosse o mensageiro das notícias para Paulo. Assim que Timóteo voltou de Tessalônica, contou para Paulo tudo o que estava acontecendo.
Paulo não podia mais estar naquela cidade, e por esse motivo, escreveu duas importantes cartas para a Igreja de Tessalônica. Duas cartas aos Tessalonicenses, que estão muito bem guardadas e preservadas. Elas existem até hoje. Onde estão? Na sua Bíblia! Então, quem trouxe a Bíblia, pode encontrar a primeira e a segunda carta aos Tessalonicenses (mostre para as crianças).
Então hoje vocês terão a maravilhosa oportunidade de aprender um pouco mais sobre as duas maravilhosas cartas que Paulo escreveu para a Igreja de Tessalônica. Vamos aprender?
O que Timóteo contou? Timóteo contou para Paulo que os discípulos ficaram meio perdidos quando ele precisou sair rapidamente da cidade. E que precisavam de uma palavra de ânimo.
O que Paulo escreveu? Paulo, em primeiro lugar, louvou a Deus e elogiou o amor, a fé deles em Jesus e o trabalho deles na Igreja. E disse que aqueles discípulos eram um exemplo de discípulos fiéis de Jesus e que o testemunho deles estava sendo conhecido por muita gente em muitas cidades. Que lindo isso, não é mesmo? ( I Ts 1.3-8).
Timóteo contou também que os discípulos de lá tinham muita dúvida sobre o que acontecia com as pessoas quando elas morriam.
Paulo ensinou aos discípulos que todas as pessoas que morriam, agora estavam descansando um pouco. Mas que, um dia, uma trombeta maravilhosa iria soprar e Jesus desceria dos céus com os seus anjos. E então, todas as pessoas que já morreram voltariam a viver! Quem estiver vivo na hora que ele voltar e todos os que ressuscitarem, vão subir para o céu e viver para sempre com Jesus! (I Tessalonicenses 4.13-18). Essa palavra não é maravilhosa? Imaginem como isso consolou o coração dos discípulos e deve consolar o nosso também!
Timóteo disse que os discípulos estavam com muito medo da volta de Jesus. Eles estavam apavorados com o final do mundo!
Paulo então escreveu, na segunda carta, que os discípulos não deveriam ficar com medo do dia da volta de Jesus. Pois antes, muita coisa iria acontecer. Antes de Jesus voltar, Paulo disse que surgiria um homem no mundo, que seria contrário a Jesus e a Deus, o anti cristo, e que, ele pegaria o lugar de Deus, e não deixaria ninguém adorar a Deus! Esse homem seria possuído por Satanás, mas que Jesus, quando voltasse o destruiria com o seu poder! Aleluia! (2 Ts 2.1-4).
Enfim, Timóteo disse que os discípulos estavam passando por muitas perseguições, pelo fato deles aceitarem que Jesus Cristo era o filho de Deus.
Então Paulo os ensinou que eles deveriam ficar firmes, e agir como filhos da luz e não como filhos das trevas. Que eles continuassem a crer em Jesus e continuassem a trabalhar com amor, porque logo Jesus voltaria! Paulo também disse que eles deveriam se alegrar ao invés de se entristecer. E isso aconteceria quando eles não deixassem o fogo do Espírito Santo se apagar no coração deles! (I Ts 5.12-22).
Paulo declarou aos discípulos que os amava muito. E que queria muito olhar para o rosto deles. Mas que Satanás havia impedido eles de voltarem para Tessalônica (I Tessalonicenses 2.18). Mas que ele continuaria cuidando deles. Então, ele termina a segunda carta assim:
"Ora, o Senhor da paz, ele pessoalmente, vos dê continuamente a paz em todas as circunstâncias. O Senhor seja com todos vocês!". 2 Ts 3.16
Uau, crianças, quantos ensinamentos preciosos encontramos para nós e para a Igreja, nessas duas cartas de Paulo. Que cartas maravilhosas!
Elas não ensinaram somente aos irmãos da Igreja de Tessalônica, mas nos ensinam até hoje. Muitos pastores e pregadores usam essas cartas para ensinar e encorajar os seus discípulos. Eu tenho certeza de que se você ler com calma I e II Tessalonicenses, encontrará muitas lições preciosas para a sua vida. Que tal fazer isso essa semana? São duas cartas bem curtinhas. E que Deus abençoe o querido ap. Paulo! Penso que ele nem imaginaria que os seus escritos seriam tão preciosos para a Igreja de Jesus daquela época, de hoje e de todas as Igrejas da terra, até quando Jesus voltar.
Encerramento.
E o que podemos aprender de especial na carta que Paulo escreveu aos Tessalonicenses? Vamos tirar duas lições importantes.
A sua fé tem que ser exemplar. Naquela cidade, ser cristão era muito perigoso. Porque os judeus achavam que os cristãos tinham vindo estragar a religião deles. E eles perseguiam sem dó os cristãos. Bem, eles faziam a mesma coisa que Saulo, antes de ser Paulo fazia. E eles não tinham dó não. Eram perigosos e agressivos. Mesmo diante dessas perseguições e dificuldades, os discípulos daquela igreja não desistiram de ser cristãos. Nem abandonaram a fé. Isso fez com que muita gente visse o testemunho deles e quisesse ser discípulo de Jesus também. Assim também você deve ser criança. Que todos, da sua família, da sua escola, da sua rua, saibam que você é cristão, que você é um discípulo de Jesus. Amém? Que eles saibam que você acredita em Deus e obedece à Sua Palavra. Que eles saibam, pelo que você diz, mas pelo que você faz, que você é cristão.
Jesus vai voltar em breve. Crianças, naquela época, os discípulos já estavam muito ansiosos, imaginando que Jesus ia voltar imediatamente. Paulo os ensinou a não ficarem ansiosos, porque aconteceria muita coisa antes. E vocês sabiam que tem muita coisa que Paulo escreveu nessas cartas que ainda não aconteceram? Sim, por exemplo, o anti cristo, aquele que vai ser contra Deus e pegar o lugar de Deus. Ele não apareceu ainda. Nem sabemos se ele vai aparecer em nossa época. Pode ser que nem mais estejamos vivos. Mas, se cremos em Jesus, mesmo que estivermos mortos, Jesus mesmo vai nos acordar. E ficaremos vivos para sempre, para morar com ele. Bem, muita gente tem medo da volta de Jesus. Mas quem não deve, não teme não é? Por isso Paulo disse para os discípulos de Tessalônica que eles deveriam estar preparados o tempo todo, agindo como filhos da luz, obedecendo e não praticando o pecado. Assim devemos ser também. Se formos filhos obedientes e agirmos conforme a Palavra de Deus, nunca, jamais deveremos ter medo da volta de Jesus, nem do anti cristo, nem de nada. Pois em Jesus, estamos guardados e protegidos.
Ministrador: agradeça a Deus pelas preciosas cartas que Paulo escreveu para a Igreja de Tessalônica. Ore com as crianças, declarando que querem ser como os discípulos de lá: firmes na fé, exemplares e trabalhadores para o Reino de Deus. E ore com as crianças, pedindo para que Jesus volte logo. E que enquanto ele não vem, elas sejam filhos da luz aqui na terra. Aleluia!
Figuras:
Versículo/Tarefa:
Atividades 6 e 7:
Atividades 8 a 10: