quinta-feira, 21 de outubro de 2021

As Fantásticas Aventuras de Paulo: Igreja de Tessalônica, carta pra você!

Quebra gelo (Jéssica e Bruno):

DECIFRE O CÓDIGO

Hoje vamos desvendar o código para abrir o baú do tesouro!

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

- Uma caixa com uma bíblia dentro e mimos para eles (opcional), representando um baú do tesouro.
- Figuras cortadas ao meio ou em mais partes, como preferir.
Obs: a quantidade deve ser de acordo com as crianças de seu período, sendo que cada criança receberá apenas um pedaço de qualquer uma das figuras.

EXECUÇÃO:

1) Entregar uma parte de algum desenho a cada criança;
2) Estipular um tempo de um minuto para que procurem as partes que faltam para completar o desenho;
3) Após todos formarem seu desenho, o código estará desvendado e o baú será aberto.  

CONCLUSÃO:  As cartas de Paulo compõem a Bíblia, e também são como guias para a nossa vida. Quando elas são lidas (desvendadas), nos auxilia a viver uma vida preciosa. Assim como todos os demais livros das Sagradas Escrituras, é como se tivéssemos encontrado um tesouro.

Ministração: Igreja de Tessalônica, carta pra você! 

Quando você quer mandar uma mensagem para alguém nos dias de hoje, como você faz? Imaginem que você esteja bem longe e queira mandar um recado.  Hoje você abre seu whatsapp e envia uma mensagem, que chega imediatamente para o seu amigo ou amiga. Ou ainda assim, pode enviar um e-mail, que é uma carta pela internet.

Mas você sabia que, há alguns anos atrás, quando não existia whatsapp, nem e-mail, nem internet, as pessoas se comunicavam usando cartas? Isso mesmo! Alguém aqui sabe como funcionava esse negócio de mandar cartas? (deixe que alguma criança fale).

Primeiro você pegava uma folha de papel (dessas de caderno, ou sulfite). Escrevia a mensagem, colocava uma foto, etc. Depois colocava dentro de um envelope. Alguns deles já vinham até com lugar para colocar o selo. Depois, você comprava um selo, sim, um selo, na papelaria, bancas ou correios. E colava esse selo no envelope. E por fim, colocava em várias caixinhas do correio que ficavam espalhadas na cidade. Depois de um tempo, alguns dias, sua carta chegaria nas mãos do destinatário, que é a pessoa para a qual você enviaria a carta. Receber cartas de quem amamos é muito legal! Ainda mais se for pelo correio, com a letra da pessoa.

Hoje os correios ainda existem? Sim! Muitas cartas ainda vem pelo correio. Mas ultimamente, recebemos mais mercadorias que compramos pela internet do que cartas das pessoas.

Na época do Apóstolo Paulo, existia sim correios, pessoas que levavam as cartas e as mensagens de um lugar para o outro. Se hoje eles trazem as encomendas com carro ou moto, na época de Paulo, era por cavalo, por navio, carruagem ou mesmo a pé. E essas cartas eram levadas para seus destinos por mensageiros. Paulo utilizou muito esse método. Ele precisava se comunicar e mandar recados para as igrejas que havia fundado em suas três viagens missionárias. Por isso ele escreveu 13 cartas, que vamos conhecer a partir de hoje e nos próximos domingos.

Em sua segunda viagem missionária, Paulo esteve com Silas e Timóteo em Tessalônica, uma rica cidade da Grécia que tinha um grande porto.  E ali surgiu uma linda Igreja. Mas, como vocês sabem, os judeus da cidade não gostaram nenhum pouquinho da pregação de Paulo e expulsaram a ele e seus companheiros da cidade. Por isso, Paulo seguiu viagem para Atenas, para continuar seu trabalho. 

Mas Paulo precisava saber, de todo o jeito, como estavam os novos discípulos de Jesus naquela cidade. Por isso, enviou Timóteo de volta para Tessalônica, para que Timóteo animasse os cristãos e também fosse o mensageiro das notícias para Paulo.  Assim que Timóteo voltou de Tessalônica, contou para Paulo tudo o que estava acontecendo. 

Paulo não podia mais estar naquela cidade, e por esse motivo, escreveu duas importantes cartas para a Igreja de Tessalônica. Duas cartas aos Tessalonicenses, que estão muito bem guardadas e preservadas. Elas existem até hoje. Onde estão? Na sua Bíblia! Então, quem trouxe a Bíblia, pode encontrar a primeira e a segunda carta aos Tessalonicenses (mostre para as crianças). 

Então hoje vocês terão a maravilhosa oportunidade de aprender um pouco mais sobre as duas maravilhosas cartas que Paulo escreveu para a Igreja de Tessalônica. Vamos aprender?

O que Timóteo contou? Timóteo contou para Paulo que os discípulos ficaram meio perdidos quando ele precisou sair rapidamente da cidade. E que precisavam de uma palavra de ânimo. 

O que Paulo escreveu?  Paulo, em primeiro lugar, louvou a Deus e elogiou o amor, a fé deles em Jesus e o trabalho deles na Igreja.  E disse que aqueles discípulos eram um exemplo de discípulos fiéis de Jesus e que o testemunho deles estava sendo conhecido por muita gente em muitas cidades. Que lindo isso, não é mesmo? ( I Ts 1.3-8).

Timóteo contou também que os discípulos de lá tinham muita dúvida sobre o que acontecia com as pessoas quando elas morriam.

Paulo ensinou aos discípulos que todas as pessoas que morriam, agora estavam descansando um pouco. Mas que, um dia, uma trombeta maravilhosa iria soprar e Jesus desceria dos céus com os seus anjos. E então, todas as pessoas que já morreram voltariam a viver! Quem estiver vivo na hora que ele voltar e todos os que ressuscitarem, vão subir para o céu e viver para sempre com Jesus! (I Tessalonicenses 4.13-18). Essa palavra não é maravilhosa? Imaginem como isso consolou o coração dos discípulos e deve consolar o nosso também!

Timóteo disse que os discípulos estavam com muito medo da volta de Jesus. Eles estavam apavorados com o final do mundo!

Paulo então escreveu, na segunda carta, que os discípulos não deveriam ficar com medo do dia da volta de Jesus. Pois antes, muita coisa iria acontecer. Antes de Jesus voltar, Paulo disse que surgiria um homem no mundo, que seria contrário a Jesus e a Deus, o anti cristo, e que, ele pegaria o lugar de Deus, e não deixaria ninguém adorar a Deus! Esse homem seria possuído por Satanás, mas que Jesus, quando voltasse o destruiria com o seu poder! Aleluia! (2 Ts 2.1-4).

Enfim, Timóteo disse que os discípulos estavam passando por muitas perseguições, pelo fato deles aceitarem que Jesus Cristo era o filho de Deus.

Então Paulo os ensinou que eles deveriam ficar firmes, e agir como filhos da luz e não como filhos das trevas. Que eles continuassem a crer em Jesus e continuassem a trabalhar com amor, porque logo Jesus voltaria! Paulo também disse que eles deveriam se alegrar ao invés de se entristecer. E isso aconteceria quando eles não deixassem o fogo do Espírito Santo se apagar no coração deles! (I Ts 5.12-22).

Paulo declarou aos discípulos que os amava muito. E que queria muito olhar para o rosto deles. Mas que Satanás havia impedido eles de voltarem para Tessalônica (I Tessalonicenses 2.18). Mas que ele continuaria cuidando deles. Então, ele termina a segunda carta assim:

"Ora, o Senhor da paz, ele pessoalmente, vos dê continuamente a paz em todas as circunstâncias. O Senhor seja com todos vocês!". 2 Ts 3.16

Uau, crianças, quantos ensinamentos preciosos encontramos para nós e para a Igreja, nessas duas cartas de Paulo. Que cartas maravilhosas!

Elas não ensinaram somente aos irmãos da Igreja de Tessalônica, mas nos ensinam até hoje. Muitos pastores e pregadores usam essas cartas para ensinar e encorajar os seus discípulos. Eu tenho certeza de que se você ler com calma I e II Tessalonicenses, encontrará muitas lições preciosas para a sua vida. Que tal fazer isso essa semana? São duas cartas bem curtinhas. E que Deus abençoe o querido ap. Paulo! Penso que ele nem imaginaria que os seus escritos seriam tão preciosos para a Igreja de Jesus daquela época, de hoje e de todas as Igrejas da terra, até quando Jesus voltar.

Encerramento.

E o que podemos aprender de especial na carta que Paulo escreveu aos Tessalonicenses? Vamos tirar duas lições importantes.

A sua fé tem que ser exemplar. Naquela cidade, ser cristão era muito perigoso. Porque os judeus achavam que os cristãos tinham vindo estragar a religião deles. E eles perseguiam sem dó os cristãos. Bem, eles faziam a mesma coisa que Saulo, antes de ser Paulo fazia. E eles não tinham dó não. Eram perigosos e agressivos. Mesmo diante dessas perseguições e dificuldades, os discípulos daquela igreja não desistiram de ser cristãos. Nem abandonaram a fé. Isso fez com que muita gente visse o testemunho deles e quisesse ser discípulo de Jesus também. Assim também você deve ser criança. Que todos, da sua família, da sua escola, da sua rua, saibam que você é cristão, que você é um discípulo de Jesus. Amém? Que eles saibam que você acredita em Deus e obedece à Sua Palavra. Que eles saibam, pelo que você diz, mas pelo que você faz, que você é cristão.

Jesus vai voltar em breve. Crianças, naquela época, os discípulos já estavam muito ansiosos, imaginando que Jesus ia voltar imediatamente. Paulo os ensinou a não ficarem ansiosos, porque aconteceria muita coisa antes. E vocês sabiam que tem muita coisa que Paulo escreveu nessas cartas que ainda não aconteceram? Sim, por exemplo, o anti cristo, aquele que vai ser contra Deus e pegar o lugar de Deus. Ele não apareceu ainda. Nem sabemos se ele vai aparecer em nossa época. Pode ser que nem mais estejamos vivos. Mas, se cremos em Jesus, mesmo que estivermos mortos, Jesus mesmo vai nos acordar. E ficaremos vivos para sempre, para morar com ele.  Bem, muita gente tem medo da volta de Jesus. Mas quem não deve, não teme não é? Por isso Paulo disse para os discípulos de Tessalônica que eles deveriam estar preparados o tempo todo, agindo como filhos da luz, obedecendo e não praticando o pecado. Assim devemos ser também. Se formos filhos obedientes e agirmos conforme a Palavra de Deus, nunca, jamais deveremos ter medo da volta de Jesus, nem do anti cristo, nem de nada. Pois em Jesus, estamos guardados e protegidos.

Ministrador: agradeça a Deus pelas preciosas cartas que Paulo escreveu para a Igreja de Tessalônica. Ore com as crianças, declarando que querem ser como os discípulos de lá: firmes na fé, exemplares e trabalhadores para o Reino de Deus. E ore com as crianças, pedindo para que Jesus volte logo. E que enquanto ele não vem, elas sejam filhos da luz aqui na terra. Aleluia!

Figuras:
























Versículo/Tarefa:



Atividades 6 e 7: 


Atividades  8 a 10:




sexta-feira, 15 de outubro de 2021

As Fantásticas Aventuras de Paulo: Roma à vista!

 Quebra Gelo (Bruno e Jéssica):

Cada um tem o seu propósito:

Material necessário: Números escritos em papel igual ao número de crianças da sua turma 
Obs. Deixe preparado os números em numa quantidade boa e caso precise de mais basta fazer novos. 

Execução: Cada criança vai receber um papel com um número (não tem repetido) e eles não podem mostrar os números que receberam e nem falar o número ainda.  Após todos receberem o seu número, o executor vai dar um tempo (de acordo com a quantidade de crianças) e eles precisam procurar quem tem um número igual ao dele e formar uma equipe. Depois das crianças procurarem números iguais (que não existe) o executor vai falar a conclusão. 

Conclusão: Hoje vamos aprender que as promessas de Deus estão se cumprindo a todo momento em nossas vidas e nos temos a nossa participação no cumprimento das promessas, hoje na brincadeira não tinha nenhum número igual e esse é o propósito todos nós somos diferentes e cada um tem o propósito entregue por Deus para continuar a pregar o Evangelho.

Ministração: Roma à Vista! (Atos 28.11-31)

Quem aqui sabe o que é promessa? Promessa é uma afirmação de alguém, dizendo que dará ou fará alguma coisa.  Por exemplo, alguém aqui recebeu a promessa de que, se for bem na escola, vai ganhar um presente ou um passeio no final do ano? Sim, quando alguém faz uma promessa, essa pessoa está dando a palavra dela de que ela vai fazer. E claro, que, se seus pais prometeram algo, você espera que eles cumpram, não é verdade?

Deus sempre cumpre o que promete. Se Ele disse que vai acontecer uma coisa, com certeza vai acontecer. Jesus, antes de subir aos céus, disse para os seus discípulos: "Esperem aqui em Jerusalém até vir o poder do alto. E vocês receberão esse poder do alto, quando descer sobre vocês o Espírito Santo. E vocês serão minhas testemunhas em Jerusalém, na Judéia, em Samaria e aos lugares mais distantes da terra". Atos 1.8

Pois os discípulos ficaram em Jerusalém. E quarenta dias depois dessa palavra, a promessa foi cumprida. O Espírito Santo veio com muito poder sobre eles. E eles começaram o trabalho de ser testemunhas de Jesus. Primeiro eles pregaram em Jerusalém. E depois, se espalharam por toda a região, ajudando o Espírito Santo no cumprimento da promessa.

Até que um dia, o próprio Jesus apareceu para Saulo e o chamou para ser testemunha dele.
E Jesus disse a Saulo, que ele seria um grande pregador do Evangelho aos gentios, isto é, pessoas que não pertenciam aos judeus. E a promessa se cumpriu ou não? Sim! O Espírito Santo enviou Saulo, agora Paulo, para ser um apóstolo, um enviado para pregar sobre Jesus fora de Jerusalém. E foi isso que Paulo fez em suas três viagens missionárias. Ele pregou e pregou sobre Jesus. Fez muitos discípulos e plantou muitas igrejas. Escreveu muitas cartas - vamos aprender sobre elas a partir da semana que vem. E mais uma vez, a promessa de Jesus estava se cumprindo. 

Paulo foi preso pelos judeus, e pediu para ser julgado por César, em Roma. Então, junto com outros prisioneiros, lá se foram eles para Roma. Mas, no meio da viagem, um grande furacão os pegou. Vocês lembram sobre o desespero de todos os que estavam no barco? Todos pensaram que iam morrer. Mas no meio da tempestade, Deus também fez outra promessa para Paulo. Apareceu um anjo para Paulo que disse: "Paulo, não tenha medo. Você vai comparecer diante de César, em Roma e porque Deus quer que isso aconteça, ninguém nesse navio vai morrer". (Atos 27.24).

E não foi assim que aconteceu?  O navio foi jogado de um lado para outro nas ondas e, depois de 14 dias, ele bateu num banco de areia e se quebrou todinho. Mas, conforme Deus havia falado para Paulo, ninguém morreu. E essa foi a primeira parte do cumprimento da promessa do Senhor. Mas, havia a segunda parte. Paulo com certeza chegaria a Roma.

Então, crianças, Paulo e todos os passageiros do navio foram parar na Ilha de Malta. Vocês se lembram do que aprenderam na semana passada? Lá em Malta, Paulo foi picado por uma víbora e nada aconteceu.  Porque Paulo não ia morrer. Ele tinha que ir para Roma, ficar diante de César. E essa foi uma das suas últimas viagens missionárias. A viagem para Roma.

E enfim, depois que o inverno passou, Paulo e os prisioneiros puderam embarcar num navio para o seu destino final. E dessa vez, nada perigoso aconteceu. Enfim, Roma à vista! Paulo conseguiu chegar ao seu destino sem que nada de mal lhe acontecesse. Lá em Roma, Paulo não ficou preso numa cela, mas sim numa casa, na companhia de um soldado. Ele podia entrar e sair da casa, fazer o que quisesse. Sempre vigiado por um soldado.

E por isso, Paulo fez o que sempre fazia. O que ele fazia? Aproveitava todas as oportunidades para pregar que Jesus Cristo era o filho de Deus. Paulo chamou todos os líderes judeus que moravam na cidade para tentar explicar porque ele havia chegado ali, preso. Mas acreditem, nenhum dos líderes de lá sabia que Paulo estava sendo perseguido pelos judeus. Mas os líderes de lá sabiam de uma coisa: eles sabiam que muita gente estava acreditando que Jesus Cristo, era o Messias, ou seja, o homem que Deus e os profetas haviam prometido, que traria libertação para o povo.

E eles estavam muito curiosos, querendo saber o que Paulo tinha a dizer. E Paulo estava com muita vontade de pregar o Evangelho para esses líderes religiosos. E os chamou para visitarem a sua casa. No dia da visita, apareceu muita gente e Paulo pregou sobre Jesus de manhã até o final da tarde. Imaginem como foi?

Quando terminou de pregar, como sempre acontecia, alguns creram. Mas a maioria deles foi embora sem entregar a vida para Jesus. Porque os seus corações estavam duros, eles não conseguiam crer que Jesus Cristo é o filho que prometido de Deus.  E muitos ainda não acreditam até hoje!

Mesmo assim, Paulo, nos dois anos que ficou preso em Roma, pregou o Evangelho incansavelmente a todos quanto podia. E com certeza, compareceu diante de César, para fazer a sua defesa, e aproveitou também a oportunidade para pregar para César sobre Jesus Cristo. Pena que o escritor de Atos, Lucas, não registrou isso. Mas se Deus disse que Paulo iria comparecer diante de César, com certeza isso aconteceu. E aconteceu porque Deus sempre cumpre as suas promessas.

Paulo foi uma testemunha de Jesus em Jerusalém, na Judéia, em Samaria e agora, o Evangelho de Jesus estava chegando em Roma, na Itália. Sim, não foi o que Jesus disse? Que todos os seus discípulos seriam testemunhas Dele, até os lugares mais distantes da terra? E do jeito que Jesus disse, Paulo fez. Ele foi um instrumento poderoso de Jesus, levando o Evangelho até lugares muito distantes.

Encerramento:  Crianças, Deus é um Deus de promessas. E tudo o que Ele prometeu ele vai cumprir. Vocês precisam acreditar de todo o coração na Palavra de Deus. E precisam confiar de que, mesmo que passe muito tempo, mesmo que demore e que pareça impossível, as promessas de Deus sempre vão se cumprir. Sempre vai acontecer o que Ele disse.  Jesus disse que estaria conosco para sempre (Mateus 28.19). Que promessa maravilhosa, não é mesmo? Isso nos dá força e coragem para cumprir nossa Missão. E nos enche de alegria, porque nunca estaremos sozinhos.

Além de acreditar nas promessas do Senhor, vocês também precisam entender que precisam COLABORAR para que essas promessas se cumpram. Isso mesmo! Deus fará a parte dele. E a gente, faz a nossa parte. Assim, ambos trabalham no cumprimento da promessa. Aleluia!

Quando receberam as promessas, os discípulos obedeceram e, cheios do Espírito Santo, foram testemunhas em Jerusalém, na Judéia, Samaria e até os lugares mais distantes da terra. Quanto tempo se passou desde então? Já faz muito tempo. Quase dois mil anos. É muita coisa não é? 

Mas o que Jesus prometeu ainda está se cumprindo. Vocês acham que os discípulos imaginaram o que aconteceria no mundo hoje por causa da promessa de Jesus? Eles mal podiam imaginar como é que Jesus faria deles testemunhas até os lugares mais distantes da terra. E sem internet, sem televisão, sem carro, sem moto, sem avião, Jesus cumpriu o que disse. E hoje o Cristianismo é a maior religião do mundo. Por causa do trabalho desses corajosos.

Os primeiros discípulos, depois Paulo, pregaram, naquela época o Evangelho e fizeram o nome de Jesus se espalhar por muitas cidades e países. E o Evangelho, de Roma, começou a se espalhar pelos países da Europa: Espanha, Portugal, França, Inglaterra. E depois muitos discípulos fizeram ele chegar aqui. E desde aquela época, 60 depois de Cristo, até agora, 2021, existe muita gente fazendo cumprir a promessa de Jesus. 

Se eu e você não entendermos que somos partes dessa promessa, então o Evangelho de Jesus não continuará se espalhando. Ele vai morrer. Mas eu tenho certeza de que eu e você, cheios do Espírito Santo, seremos como Paulo e todos os outros discípulos de Jesus que trabalharam para que o Evangelho se espalhasse.  Vamos continuar pregando o Evangelho e aproveitar todas as oportunidades?

Ministrador: Ore com as crianças, declarando que vão continuar o trabalho dos discípulos de Jesus e de Paulo. Que vão contribuir com o cumprimento da promessa de Jesus, e que seremos suas testemunhas até os lugares mais distantes da terra. Declare isso em voz alta e orem para que o Espírito Santo encha todas as nossas crianças do poder do alto, para que elas sejam capazes de fazer isso! Aleluia!

Figuras:


















Tarefa/ Versículo:




Atividades 6 e 7:

Atividades 8 a 10:




quinta-feira, 7 de outubro de 2021

As Fantásticas Aventuras de Paulo: Milagres em Malta!

Quebra Gelo:

https://ensinandocomdiversao.blogspot.com/2021/10/mimica-do-que-eu-fui-curado.html

Ministração: Milagres em Malta (Atos 28.1-10)

Você já viu de perto uma ilha? Quem aqui já esteve numa ilha? (deixe que as crianças respondam).

Uma ilha é um pedaço de terra cercado de água por todos os lados. Nos mares existem milhares de ilhas. E claro, ninguém consegue chegar até elas a não ser de navio! Você sabe qual é a maior ilha do mundo?  É a Groenlândia, e ela fica pertinho da América do Norte. E a menor ilha do mundo? Ela fica na Inglaterra e é tão pequena, que é do tamanho de uma casa!

Depois de muitas semanas no meio de um furacão, enfim o navio onde Paulo estava bateu num banco de areia e ali ficou! As ondas começaram a quebrar toda a madeira do barco. Por isso, todos precisaram pular no mar. Vocês podem imaginar como foi difícil? Com certeza a água estava muito gelada, pois o inverno estava chegando. Mas exatamente como Deus disse a Paulo, nenhuma pessoa que estava no barco morreu. Uns pularam na água, pois sabiam nadar. Outros se agarraram a pedaços do barco.

Pois Paulo, os passageiros e todos os tripulantes do navio, chegaram são e salvos à Ilha de Malta.  Vocês sabiam que essa ilha existe ainda hoje? Ela fica perto da Itália e é um lugar muito lindo para se viajar de férias.

Bem, na época de Paulo, o lugar provavelmente já era muito bonito. E lá também morava bastante gente. Assim que os moradores da ilha souberam do naufrágio, correram para a praia para ajudar os passageiros do barco. Estava chovendo e fazia muito frio. Todos os passageiros estavam ensopados! Então, os moradores foram muito bondosos. Acenderam uma fogueira para que todos se aquecessem.

E Paulo, como será que Paulo estava? Bem, ele devia estar com frio e ensopado. Devia estar desgastado da viagem terrível. Mas, ele não parava. O Espírito Santo agia com poder dentro dele. E não deixaria nem Paulo morrer, nem desistir, até que ele cumprisse a sua Missão.

Paulo começou a ajuntar gravetos para alimentar a fogueira. E enquanto ele alimentava o fogo com os gravetos, sabem o que aconteceu? Uma cobra bem venenosa, chamada víbora, fugindo do calor, mordeu a mão de Paulo e ficou agarrada em sua mão.

Assim que os moradores viram a víbora presa na mão de Paulo, começaram a comentar uns com os outros: "Com toda a certeza, esse Paulo é um assassino e a justiça de Deus não vai deixar ele viver. Pois ele se livrou do naufrágio, mas vai morrer picado por uma cobra!".  E ficaram esperando Paulo começar a inchar,  passar mal e cair morto de um momento para o outro. E vocês, o que acham que aconteceu?

Nada vezes nada. Paulo chacoalhou a cobra no fogo e ela soltou-se de sua mão. E ele continuou fazendo o seu trabalho. Na verdade, não é que a cobra não era venenosa. A verdade é que o poder de Deus não deixou o veneno se espalhar.  A verdade é que um grande milagre aconteceu. E os moradores, depois de verem que nada de anormal aconteceu com Paulo, começaram a dizer que Paulo era um deus. 

Logo esse grande milagre chegou aos ouvidos de Públio, o governador da ilha. Então Públio chamou Paulo e seus companheiros para ficarem em sua casa.  Paulo ficou ali por três dias. E o que vocês acham que Paulo fez?

Paulo aproveitou mais uma vez a oportunidade para falar de Jesus e para fazer milagres em Seu nome. O pai do governador estava muito doente, com febre e diarréia. Paulo colocou as mão sobre a sua cabeça e orou com ele. Imediatamente o pai de Públio foi curado. Mas não foi só isso não! Todos os doentes da ilha, ao saberem da cura do pai de Públio, também correram até Paulo e todos eles foram curados em nome de Jesus. 

Paulo e todos os passageiros do navio ficaram em Malta por três dias. E assim que outro navio chegou, embarcaram em direção à Roma, pois Paulo deveria pregar o Evangelho para César. Essa era a vontade do Senhor Jesus. E os moradores de Malta se despediram honrando todos os passageiros com muita comida e tudo o que eles precisariam para chegar até Roma.

Paulo podia estar estressado e traumatizado por causa do furacão e do naufrágio. Ele podia estar doente por causa da água gelada e do frio que passou. E podia estar inchando e prestes a morrer por causa da picada da serpente. Mas não! Paulo estava cheio do poder de Deus. E por causa disso ele foi tremendamente usado por Deus para curar, em nome de Jesus, todos os doentes da Ilha. Malta nunca mais foi a mesma depois da chegada daquele homem. 

Encerramento: Crianças aprendam isso: uma criança cheia do Espírito Santo, muda completamente o lugar onde está. Sim, isso mesmo. Malta era uma ilha cheia de pessoas doentes e sem Jesus. Até Paulo chegar lá. Depois que Paulo passou por lá, com certeza, muitas pessoas se converteram a Jesus e todos foram curados das suas doenças. Isso é maravilhoso!

Assim, você precisa aprender. Se você crê em Jesus Cristo, você pode sim fazer as mesmas coisas que o Ap. Paulo fez! Você pode orar pelos enfermos e eles serão curados. Você pode transformar um lugar com o poder de Deus. Você pode sim ser um canal do poder de Deus, como Paulo foi. E foi isso que Jesus disse em Marcos 16.17,18: "Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes e se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum. Imporão as mãos sobre os doentes e estes ficarão curados".

Isso significa que enquanto você estiver cumprindo a sua missão, se acontecer algum acidente como aconteceu com Paulo e a cobra, ou se alguém tentar te matar, nada vai acontecer com você, pois Deus o protegerá (explique o versículo para a criança, pois elas podem entender de forma errada, que não há perigo algum em pegar em serpentes ou beber veneno, não é isso que Jesus disse nesse texto).

Agora é hora de você pensar:

O que acontece com os lugares para onde você vai? 
O que você tem levado para esses lugares? 
Será que a sua casa é um lugar de paz e alegria por sua causa? 
Ou você é uma criança briguenta, bagunçada, que faz confusão? 
E como é a sua sala de aula? O que você tem feito de bom lá? 
Lá existem muitos amigos que passam por problemas dentro de casa. Será que eles podem contar com a sua ajuda? 
Será que você é conhecido como um seguidor de Jesus? 
Ou um causador de confusão?
Você orar por alguns amigos seus que precisam de ajuda? 
Ou você, sendo discípulo de Jesus, não faz nada do que Ele mandou fazer?

Ministrador: Com essas perguntas, leve as crianças a pedirem perdão para Deus por não se comportarem como um verdadeiro discípulo de Jesus. Por não usarem do poder do Espírito Santo para fazer milagres e assim glorificarem o nome de Jesus. Por fazerem do lugar onde estão um lugar de confusão e não um lugar de milagres. Peça ao Espírito Santo que encha as crianças de poder e ousadia. E que como aconteceu com Paulo, o lugar onde elas estão se torne um lugar de milagres e maravilhas feitas por elas, em nome de Jesus!

Figuras:







Tarefa/Versículo:



Atividades 6 e 7:




Atividades 8 a 10:



20 - Meu Tesouro Precioso: Deus fez um plano para mim

A BERTURA Oração de cobertura  Louvor  Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta:  Vocês sabiam que...