quinta-feira, 25 de novembro de 2021

As Fantásticas Aventuras de Paulo: Da prisão para os Efésios!

 Quebra-gelo:

https://ensinandocomdiversao.blogspot.com/2021/11/a-verdade-me-libertara.html?fbclid=IwAR1txkYv601JKrWRCkxxnQFQ3R6T-LQxaakvs4BSt2V0yj4NyEX1AsMMug4

Ministração: Da prisão para os Efésios! (Baseado na carta de Paulo aos Efésios e em Atos 19.9-11; 28)


De todas as fantásticas aventuras de Paulo que estudamos, está entre as mais fantásticas a viagem que  Paulo fez de navio até Roma. Vamos relembrar?

Paulo foi preso em Jerusalém, acusado pelos judeus de perturbar a ordem da cidade. E ele estava causando confusão? Claro que não! Paulo estava pregando o Evangelho, contando para as pessoas que Jesus Cristo era o filho de Deus. De Jerusalém, Paulo foi mandando para Cesaréia. E lá, aproveitou para falar sobre Jesus Cristo para dois Governadores muito importantes. Depois de ficar preso em Cesaréia, Paulo foi enviado de navio para ser julgado em Roma, mas no meio do caminho, quem lembra o que aconteceu? Eles foram pegos por um furacão, ficaram por 14 dias no mar, perdidos, até que um anjo do Senhor disse para Paulo que ninguém ia morrer, pois ele deveria chegar até Roma. E o navio não afundou - bateu num banco de areia e todos se salvaram! Depois de um tempo na Ilha de Malta, onde ganhou muitas vidas para Jesus,  então Paulo enfim foi para Roma e lá ficou preso por dois anos.

Mesmo preso em Roma, sem poder continuar suas viagens missionárias, Paulo nunca se esqueceu dos discípulos que fez, nem deixou de orar por eles. Mais do que isso - escreveu cartas muito especiais para os discípulos de Colossos, Filipos e para os queridos discípulos de Éfeso. Essas cartas são conhecidas como Cartas da Prisão, ou seja, cartas que Paulo escreveu quando estava preso em Roma.

Ah, a Igreja de Éfeso era tão, tão especial! E os discípulos tão amados! Lembram quando Paulo foi para Éfeso, em sua terceira viagem missionária? Ali, numa escola, ele ensinou a Palavra de Deus aos discípulos, todos os dias, das 11 às 16 horas. E aquele foi um lugar de acontecerem grandes milagres! Sim, na escola, muita gente era curada de doenças. Porque o ensino de Paulo não era um ensino comum - era um ensino do Espírito Santo, cheio de poder. Esse investimento de Paulo fez com que nascesse ali uma grande e forte Igreja, com discípulos muito inteligentes.

Na prisão em Roma, Paulo teve muito tempo para escrever algumas coisas bem importantes para a Igreja de Éfeso, lá no ano 60 depois de Cristo, e para a Igreja que fazemos parte, nesse tempo atual! Vamos aprender um pouco da Carta de Paulo aos Efésios?

Paulo ensinou para os discípulos que: 

1 - Em Cristo, somos abençoados! (Efésios 1.3-14; 2.1,6,19)

Saulo era um perseguidor dos cristãos. Ele não tinha nenhuma experiência com Jesus. Pelo contrário, ele odiava Jesus e os cristãos! Até Jesus aparecer para ele na estrada de Damasco. Depois daquele encontro, Paulo ficou cego dos olhos físicos, mas os olhos espirituais dele foram abertos. Antes, ele não sabia quem era Jesus nem conhecia do seu poder. Mas depois daquele encontro, ah, como Paulo mudou. Agora ele enxergava que Jesus era o filho de Deus. Agora ele sabia tudo o que Jesus havia feito pelas pessoas e sabia das bênçãos que as pessoas tem quando entregam suas vidas para Jesus.

Paulo então lembrou os discípulos de várias bênçãos que Jesus trouxe para a vida deles. Cristo nos trouxe a redenção. A palavra redenção vem da palavra Redentor. Quem aqui conhece o Cristo Redentor? Pois essa é uma coisa que Jesus fez para todos nós. Ele foi nosso Redentor. Na época de Moisés, um redentor era aquele que comprava a liberdade de um escravo, para deixá-lo livre. Uau! Jesus, com seu sangue, nos comprou das mãos de Satanás. Ele nos comprou com seu sangue e agora pertencemos a Deus. (Ef. 1.7).  

Cristo nos trouxe o perdão dos nossos pecados, ou seja, Deus perdoa todo aquele que crê em Jesus Cristo. Cristo nos batizou com o Espírito Santo - Ele é o selo que garante que somos propriedade de Deus (Efésios 1.13). Cristo também nos deu de presente a vida eterna. Sim, aquele que recebe Jesus como Senhor e Salvador da sua vida viverá para sempre! (Efésios 2.1). E ele nos colocou assentados em lugares de honra e nos deu autoridade sobre o diabo!  Você tem poder, no nome de Jesus, para curar pessoas enfermas e também para expulsar pessoas cheias de demônios(Ef. 2.6).  Ele nos colocou dentro de sua família (somos a família de Deus), por isso, eu e você podemos chamar Deus de pai. (Ef. 2.19).

Quantas bênçãos maravilhosas o Senhor Jesus traz para a vida de todos aqueles que acreditam Nele. Porém, parece que os discípulos de Éfeso não estavam vendo isso! Por isso Paulo disse que ele estava orando para que os olhos espirituais deles fossem abertos e eles vissem quantas bênçãos Jesus conquistou para eles! (Efésios 1.18)

2 - Andem como discípulos de Jesus! (Efésios 4.21 a 32; 6.1-4)

Ah, não há como uma pessoa que tem os olhos espirituais abertos continuar fazendo coisas erradas, porque agora ela sabe em seu coração o que Deus gosta e o que Deus não gosta. Paulo quando era Saulo, fazia coisas horríveis e pecava contra Deus. Mas quando ele se converteu, então começou a andar como um verdadeiro discípulo de Jesus.  Ele disse para os discípulos:

"Queridos discípulos, vocês aprenderam muito sobre Jesus na Escola que eu ministrei aí. Eu ensinei que vocês devem abandonar os comportamentos e atitudes horríveis que tinham quando ainda não eram cristãos.  Então por favor, andem em santidade, sejam diferentes! Que todos vejam, por suas atitudes, que vocês são membros da família de Deus! Parem por favor de mentir, abandonem a mentira! Falem somente a verdade! Quando vocês ficarem bravos, não façam ou digam nada que possa prejudicar seus irmãos.  Não deixem o diabo colocar pensamentos e sentimentos ruins no coração de vocês. Se antes de ser cristão vocês roubavam, agora não roubem mais. Não falem palavrão nem besteira. Abençoem outras pessoas com as suas palavras. Sejam bondosos com os outros. Que toda gritaria e descontrole saiam da vida de vocês. Filhos, obedeçam e respeitem aos seus pais para que vocês tenham uma vida longa e abençoada na terra. E cuidado para não entristecerem o Espírito Santo, que é o selo de propriedade em vocês!

Uau, quantas orientações Paulo deu! Isso para que os discípulos de Éfeso mostrassem, por suas atitudes que eram verdadeiros cristãos. Mas, havia uma coisa importante que Paulo deixou para o final da carta.

3-  Nós estamos numa guerra!(Efésios 6.10-20)

Paulo, ao escrever a carta aos Efésios, estava preso numa casa, em Roma. E perto dele ficava o tempo todo um soldado romano. Então, inspirado na armadura daquele soldado que vivia perto dele o tempo todo, Paulo escreveu a última instrução para os discípulos de Éfeso: 

"Queridos discípulos, vocês não podem viver nessa terra como se estivessem passeando num parque de diversões ou curtindo férias numa praia. O mundo está cheio de espíritos malignos, que agora mesmo estão fazendo maldades contra as pessoas. O alvo deles, além de destruir a vida dos seres humanos, é atacar os discípulos de Jesus. E eles não vão medir esforços para atacar vocês. Então, vocês precisam usar uma armadura especial, diariamente, para ficarem firmes e vencerem a guerra. Não é uma roupa visível e sim invisível. É uma proteção espiritual. Usem o capacete da salvação, para proteger a mente dos pensamentos horríveis que o diabo vai jogar na mente de vocês. Que vocês nunca passem vergonha por serem mentirosos, por isso, usem o cinto da verdade. Coloquem a couraça da justiça, que vai proteger o coração de vocês de todo sentimento de que não são amados por Deus. Vocês precisam proteger os pés com sapatos da paz, que irão guiar seus passos enquanto vocês caminham pregando o Evangelho. Segurem firme com a mão esquerda o escudo da fé, porque as setas que o diabo vai lançar contra vocês é para que vocês duvidem de que Deus está cuidando de vocês e que Ele controla suas vidas. Usem também a espada! Sim, a espada é a Palavra de Deus, que é uma arma para atacar o inimigo. E orem, orem e orem. Vigiem e orem."

Uau, esse último assunto deve ter deixado os discípulos bem espertos e com olhos bem abertos para todo tipo de ataque!

Paulo termina a carta pedindo que os discípulos de Éfeso orassem por ele. Para que Deus o soltasse da prisão? Para que Deus o fizesse parar de sofrer? Não! Paulo pediu que os discípulos orassem para que Deus desse poder para ele pregar o Evangelho com muita coragem e valentia, com a armadura de Deus, sem ter medo de nada!

Encerramento:

Para uma Igreja muito especial, Paulo enviou uma carta muito especial. Quantos aqui acham que IBVN é uma Igreja muito especial? Sim! Amamos nossa Igreja e Deus ama também! Então essa carta também é importante para nós e devemos colocá-la em prática em nossas vidas. Crianças, vocês devem aprender que crendo em Jesus, são diferentes nessa terra. Vocês são filhos de Deus. Satanás sabe que vocês são filhos de Deus, escolhidos e abençoados por ele. 

Então, se comportem como filhos de Deus, amém? Como discípulos de Jesus, vocês têm aprendido aqui na Igreja todos os domingos sobre como ser cristão. Você tem roubado? Tem mentido? Tem desrespeitado seus pais? Tem falado palavrão? Tem feito escândalo e se joga no chão quando seus pais não te dão o que você quer? Você é malvado com seus irmãos, pessoas da escola que não gosta ou com os animais de estimação? Você está entristecendo o Espírito Santo com essas atitudes.  Então, hoje é dia de mudança. Para que o diabo não vença a guerra que está travando contra você. Amém?

Ministrador: Peça que as crianças coloquem as mãos nos seus olhos. E ore para que seus olhos espirituais sejam abertos, para que eles vejam quantas bênçãos eles tem, ao serem discípulos de Jesus.  Ore agora para que seus olhos sejam abertos para que eles vejam os seus pecados, que os tornam tão diferentes de Jesus.  Peça perdão com as crianças por não terem atitudes que mostram que são discípulas de Jesus. Agora, ore para que o Senhor Jesus coloque a armadura de Deus na vida dos pequenos, para que eles fiquem firmes e possam pregar o Evangelho como Paulo, com coragem e ousadia.

Figuras:
Créditos: freebibleimages;  ilustrações de Fano.
















Versículo e Tarefa da Semana:






Atividades 6 e 7:




Atividades 8 a 10:




quinta-feira, 18 de novembro de 2021

As Fantásticas Aventuras de Paulo: Aos queridos Romanos!

Quebra gelo: 

https://ensinandocomdiversao.blogspot.com/2021/11/nao-perca-sua-mensagem.html

Ministração: Queridos Romanos (Baseado em Romanos 4 a 8) 

Quem aqui já viu um carro, caminhão o agência dos Correios? Para quê servem os Correios? Os Correios são uma empresa brasileira responsável por fazer com que uma carta ou encomenda chegue do Remetente (que é quem manda) até o Destinatário (que é quem recebe).   E quem faz a entrega das cartas? O Carteiro!

Você sabia que essa forma de enviar cartas é muito, muito antiga? Ainda mais que, poucas décadas atrás ainda não existia telefone, nem internet, nem zap, instagram. Então, a melhor forma de se comunicar com as pessoas era mandando cartas. Como você já aprendeu, as cartas eram feitas de pele de animal e escritas com pena de ganso!

Na época do Apóstolo Paulo, quem comandava Israel e uma grande parte do mundo era o Império Romano. E uma das coisas boas que os governadores Romanos fizeram foi melhorar e muito os Correios daquela época! Isso mesmo! Um pouquinho antes de Cristo, a melhor forma de você enviar um recado, uma carta para alguém era através dos navios, porque as estradas eram muito ruins, ninguém conseguia passar por elas a cavalo! Mas os romanos fizeram ótimas estradas de pedras. Então, agora as cartas e encomendas eram levadas para as cidades por mensageiros que seguiam a pé ou a cavalo!

Em sua terceira viagem missionária, Paulo viajou para Corinto e lá ficou por três meses ensinando e fazendo milagres! Muita, muita gente creu no Senhor Jesus e foi batizada. Foi lá em Corinto que o Senhor apareceu para Paulo à noite e disse: Não tenha medo, Continue pregando e não fique calado. Pois eu estou com você e nenhuma pessoa vai te fazer mal nem ferir você (Atos 18.9,10). Paulo ainda não tinha ido para Roma, naquela famosa viagem onde aconteceu o naufrágio. Ele queria muito conhecer os discípulos dessa cidade. Mas naquela época ele achava que não conseguiria chegar até lá. Foi por isso que, lá de Corinto Paulo escreveu essa carta, no ano 57 d.C. Crianças, que carta especial é essa!

Vamos encontrar a Carta aos Romanos na sua Bíblia?

Lá em Roma acontecia uma coisa muito interessante. Não havia uma prédio de igreja onde os irmãos podiam ir e participar do culto, como temos hoje. Então os discípulos de Jesus faziam as reuniões nas casas. Cada família convidava os vizinhos e semanalmente se reuniam para cultuar a Deus e aprender mais da Palavra. Então, a Igreja funcionava em várias casas-igreja, que hoje chamamos de...alguém sabe o nome dessas reuniões nas casas? Células!

O que Paulo queria que os discípulos de Roma aprendessem? (Romanos 4.18-25)

1) Que nenhuma religião pode salvar.  Mesmo sem ter estado em Roma, Paulo sabia que o Evangelho de Jesus havia chegado até lá. E muitos judeus deixaram o judaísmo para virar cristãos. Além disso, muitos seguidores de outras religiões e adoradores de outros deuses também deixaram seus deuses para seguir a Jesus. As pessoas daquela época achavam que fazer parte de uma religião as aproximaria de Deus. Eles achavam que quanto mais trabalhassem para Deus e fizessem os rituais da religião, mais Deus os aceitaria. Então Paulo contou uma verdade para os discípulos. Ele escreveu:

"Vocês precisam entender que todas as pessoas pecaram e perderam a oportunidade de chegar até Deus" (Romanos 3.23).  E nenhuma religião, nenhum ritual, nenhuma oferta, fará com que vocês se aproximem de Deus. Nenhuma dessas coisas poderá salvar ou aproximar vocês de Deus. Só há um meio de vocês serem salvos e esse caminho não é fazer parte de uma igreja ou religião". 

2) O único meio de ser salvo e se aproximar de Deus é  tendo fé em seu filho, Jesus Cristo.

Não é maravilhoso isso? Naquela época, fazer parte de uma religião era muito importante.  As pessoas mais importantes eram aquelas que iam religiosamente para o templo. Que faziam jejum. Que faziam todos os rituais que os livros sagrados mandavam. Que acendiam velas e faziam oferendas para seus ídolos. Isso era muito, muito forte. Mas ao mesmo tempo isso também fazia com que as pessoas ficassem presas numa ideia de que precisavam fazer cada vez mais para agradar a Deus. Isso chamamos de religiosidade.  Paulo disse assim:

"Queridos discípulos. Vocês não precisam praticar nada para agradar a Deus. A única coisa que vocês precisam é ter fé Nele. Vocês se lembram de Abraão? Quando Deus chamou Abraão, não havia nenhum livro religioso, ou nenhuma religião. Abraão nem sabia o que devia fazer para agradar a Deus. Na verdade, não havia nenhuma lei! O que Deus queria encontrar no coração de Abraão? Fé. Foi por isso que Deus chamou aquele homem bem velho, que era casado com uma mulher bem velha, que não podia ter filhos. E Ele disse para Abraão que ele seria pai de muitas nações. Deus fez uma promessa para alguém que ser pai seria impossível. Sabem o que Abraão fez quando Deus disse isso para ele? Ao invés de duvidar e colocar um monte de empecilhos, Abraão creu em Deus. Abraão creu no que Deus disse. Ele creu que Deus era poderoso para lhe dar um filho. Mesmo sendo ele muito velho e sua esposa estéril (mulher que não pode ter filhos). Abraão creu. E na mesma hora ele foi aceito por Deus. Não por praticar rituais ou por fazer parte de uma religião. Mas por crer em Deus.Da mesma maneira, queridos discípulos romanos, fazer parte de uma religião não garante que vocês serão aceitos por Deus. A única coisa que pode fazer Deus aceitar vocês e tornar vocês perdoados é se vocês crerem que Jesus Cristo é o filho de Deus e o sangue que ele derramou lá na cruz é a única coisa que pode perdoar os nossos pecados."

Por isso entendam mais uma coisa:

3) Nada poderá separar vocês do Amor de Deus!

Oh, que capítulo maravilhoso Paulo escreveu aos Romanos, o capítulo 8. Paulo ensinou aos discípulos que nada do que eles fizessem ou deixassem de fazer poderia separá-los do amor de Deus. 

"Eu estou seguro de que nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem demônios, nem o presente, nem o futuro, nem altura, nem profundidade, nada nem ninguém poderá nos afastar do amor de Deus, que está em Jesus Cristo, nosso Senhor". Romanos 8.38-39

E que a maior manifestação do amor de Deus foi ter enviado seu filho para morrer por nós. 

Encerramento: A mensageira que levou a carta aos Romanos foi uma líder da Igreja de Corinto chamada Febe. Com certeza, quando os discípulos receberam aquela carta, começaram a estudá-la dia após dia nas células. Tenho certeza de que aquela carta mudou a vida dos discípulos de Roma. E ainda continua mudando a vida de muitos discípulos, até hoje.

O que a carta de Paulo para os Romanos nos ensina hoje?

Que aqui na cidade existe muita gente religiosa. Sim, tem gente que ainda acredita que o fato de ir à Igreja, ou dar ofertas, será salvo. Não é bem assim que as coisas de Deus funcionam. Você precisa entender que fazer parte de uma religião é garantia de que você irá para o céu. Isso mesmo! A única maneira de você se achegar até Deus é crer em seu Filho Jesus Cristo. E quando você crê em Jesus Cristo, você se torna livre de toda a necessidade de agradar a Deus com boas obras. 

Outra coisa importante para você aprender: Não existe nada impossível para Deus. Ele pode fazer qualquer coisa nesse mundo. Mesmo as coisas que os homens não conseguem fazer, Deus pode. E quando Ele promete alguma coisa, Ele vai cumprir. Se existe uma coisa que Deus detesta, é encontrar nessa terra gente que não acredita Nele. Gente que não acredita em Suas promessas. Mas o que Deus ama.

Nesse mundo passaremos por coisas bem difíceis. Algumas coisas até mexerão com nossa fé e vão querer nos fazer duvidar de que Deus nos ama. Mas eu e você precisamos entender que o fato de passarmos por situações difíceis, não muda o amor de Deus por nós. Amém? Ele continua nos amando e fará com que tudo o que acontecer na nossa vida termine em bênção (Romanos 8.28)

Ministrador: Faça o apelo  para que todas as crianças tenham a oportunidade de entregar suas vidas para Jesus. Ore para que toda a religiosidade seja quebrada na vida das nossas crianças. E por fim, peça para que o Senhor se manifeste com todo o seu maravilhoso amor para nossas crianças.

Figuras: 













Tarefas/Versículo:


Atividades 6 e 7:



Atividades 8 a 10:




quinta-feira, 11 de novembro de 2021

As Fantásticas Aventuras de Paulo: Para Corinto? Duas cartas!

 Quebra gelo:


Ministração: Para Corinto? Duas Cartas! (Baseado em I e II Coríntios)

Alguém aqui sabe como surgiu a caneta?  (tente levar uma pena de ganso para que as crianças conheçam como era a escrita antigamente)

Mil anos antes de Cristo, os chineses usavam pequenos pincéis para desenhar as letras. Um pouco antes de Cristo, no Egito, eles utilizavam varetas com uma pontinha de ferro. Mas na época de Jesus, a campeã das campeãs era a pena de ganso. Você sabia que a pena de ganso foi usada até o ano de 1800? Depois disso, surgiram as canetas tinteiro, como essa que você está vendo na figura. E no ano de 1938, depois de seis anos de estudos, um homem nascido na Hungria, Lazlo Biro,  inventou a caneta esferográfica. Isso mesmo, essa caneta bic que faz sucesso no seu estojinho escolar. Nessa época, uma caneta custava cerca de 700 reais!

Então, na época de Paulo, para se escrever uma carta, era necessário comprar várias penas de ganso. Vocês podem imaginar como era o estojinho das crianças? Além da pena, era necessário ter também um potinho onde havia uma mistura de cola, óleo e alguma coisa para dar cor: frutas, plantas e até a tinta do polvo e da lula! A pessoa que queria escrever uma carta, abria o papiro (você já aprendeu sobre o papiro)...molhava a pena do ganso na tintura, esperava secar por um tempo e então enrolava o papiro para ser enviado.

Mas, hoje você vai aprender uma coisa muito interessante sobre as cartas que Paulo escrevia. Na verdade, Paulo não era quem pegava a pena, molhava na tinta e escrevia no papiro. Pois ele tinha um sério problema de vista, que o impedia de escrever. Quem o ajudava nessa tarefa era um querido discípulo chamado Tércio. Mas, a saudação final, era Paulo quem fazia, sempre escrevendo em letras bem grandes.

Em sua segunda viagem missionária, Paulo foi para Corinto, uma cidade da Grécia onde as pessoas adoravam a uma deusa chamada Afrodite. E foi nessa cidade que Paulo conheceu seus grandes amigo, Priscila e Áquila. Em Corinto, Paulo, Priscila e Áquila trabalharam juntos pregando o Evangelho e ganharam muitas vidas para Jesus. E ali surgiu a linda igreja de Corinto. 

Mas Paulo, como vocês sabem, Paulo queria ganhar o máximo de pessoas para Jesus. Ele tinha muita pressa! E por esse motivo, viajava de cidade em cidade pregando que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Mas enquanto ele viajava, recebeu um recado de uma irmã da igreja de Corinto pedindo socorro. Porque algumas coisas esquisitas estavam acontecendo ali na Igreja.

Que problemas estavam acontecendo na Igreja de Corinto?

1- Competição.  Quando acontece uma competição de jogos esportivos é bem legal! Quem não gosta de competir para ver quem é mais forte, ou canta melhor ou joga melhor? Quando uma competição é uma forma de diversão, não tem problema nenhum! O problema é quando a competição deixa de ser diversão e passa a ser uma briga. Briga para quem canta melhor, briga para ver quem tem a Geração maior. Briga para ver quem é mais amigo do pastor ou do Apóstolo. E isso estava acontecendo em Corinto! Uma competição entre os discípulos! E aquela igreja antes tão unida, agora estava dividida em duas Gerações que competiam entre si: A Geração do Ap. Paulo e a Geração de Apolo, líder que ficou na Igreja de Corinto quando Paulo prosseguiu em sua viagem. 

Mas também tinha outro tipo de competição ali. Era a competição para ver quem tinha os dons mais importantes. Naquela Igreja, havia muitos discípulos cheios de Dons Espirituais. Uns oravam pelas pessoas e elas eram curadas, outros tinham a capacidade de fazer muita coisa sem se cansar. Outros discípulos oravam em línguas espirituais.  E outros conseguiam entender e traduzir a oração em línguas. Corinto era uma Igreja cheia de pessoas talentosas!

Mas estava acontecendo uma coisa triste. Ao invés de todos trabalharem unidos para ganhar vidas para Jesus, eles estavam é competindo. Quem tinha o dom de línguas se achava melhor do que aquele que tinha o dom de cura. Quem tinha o dom de servir, se achava menor do que aquele que sabia profetizar. E então, essa competição estava fazendo com que a Igreja ficasse muito doente. Com certeza Paulo deve ter ficado muito triste com essa situação.

Além desses problemas havia muitos outros como fofocas, mentiras, pecados na área sexual e muitas outras coisas. Infelizmente a Igreja em Corinto estava doente.

Quando Paulo ficou sabendo desses problemas, vocês acham que ele ficou em paz? Claro que não! Ele era um Apóstolo e tinha um amor e cuidado muito grande pela Igreja de Jesus. Então,  mais do que depressa tratou de escrever uma carta para Corinto. E depois escreveu outra. E mais outra e mais outra. Ensinando aos novos discípulos a se comportarem direitinho, como discípulos de Jesus. Duas cartas se perderam, mas as outras duas estão aí, bem grudadinhas na sua Bíblia. Vamos encontrá-las? (procure com as crianças as cartas de 1 e 2 Coríntios).

Em I Coríntios 3.1-9 - Paulo deu uma bronca nos irmãos da competição! Ele disse: Vocês parecem criancinhas! Enquanto não crescerem e se comportarem como adultos, Deus não dará nada para vocês. E vocês se comportam como crianças que mamam mamadeira quando ficam competindo, uma Geração querendo ser melhor que a outra, dizendo que a Geração de Paulo é melhor e a outra dizendo que a Geração de Apolo é a melhor! Saibam de uma coisa: eu e Apolo somos somente servos de Deus! Deus é quem é tudo e merece todo o louvor, porque é Ele quem dá o crescimento. Entenderam? Então, que acabe essa competição agora mesmo!

Em 1 Coríntios 12.12-20, Paulo ensinou aos irmãos que a Igreja é parecida com o nosso corpo. O nosso corpo tem vários membros e vários órgãos, que juntos, trabalham para que a gente fique vivo. Paulo ensinou que a Igreja é o Corpo de Cristo. Cada discípulo tem a sua função e independente do que faça e seja, todos tem muito valor e são preciosos para que a Igreja se mantenha viva.  Ah, que conselho importante para a Igreja!

E em 1 Coríntios 13.1-8, Paulo deixou registrado um dos capítulos mais lindos da Bíblia. Ele ensinou aos discípulos que eles deviam, ao invés de buscar ser melhor do que os outros, eles deveriam o Dom mais importante que existe. E quem Dom vocês acham que era o mais importante? O Dom de Línguas? O Dom de Curar? De Profetizar? Não! O Dom mais importante, que os discípulos de Corinto deviam se esforçar e buscar, o melhor Dom é o AMOR!  Uau!

Paulo escreveu aos discípulos de Corinto:

"Eu poderia falar todas as línguas que são faladas na terra e até no céu, mas, se não tivesse amor, as minhas palavras seriam como o som de um gongo ou como o barulho de um sino. Poderia ter o dom de anunciar mensagens de Deus, ter todo o conhecimento, entender todos os segredos e ter tanta fé, que até poderia tirar as montanhas do seu lugar, mas, se não tivesse amor, eu não seria nada. Poderia dar tudo o que tenho e até mesmo entregar o meu corpo para ser queimado, mas, se eu não tivesse amor, isso não me adiantaria nada. Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas.  Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência.  O amor é eterno."

Como vocês acham que os discípulos receberam aquelas cartas? Com certeza eles a leram, pediram perdão uns para os outros e deixaram as competições para trabalharem juntos, com amor, para ganhar muitas vidas para Jesus. E a Igreja de Corinto só cresceu com isso. O Ap. Paulo ficou muito satisfeito. Imaginem então Deus, o dono da Igreja?

Encerramento:  Crianças, no mundo existem cerca de trinta e oito mil grandes cidades iguais Corinto era. E com certeza, em todas essas cidades existem várias Igrejas.  E infelizmente, em todas as Igrejas de todas as cidades ainda acontecem esses mesmos problemas: gente competindo, gente querendo ser melhor do que o outro, gente pecando, gente fofocando. Esse é o problema de muitas Igrejas. 

Vocês acham que o Senhor fica contente com essas Igrejas? Vocês acham que Deus gosta de participar do culto de uma Igreja onde as Gerações vivem competindo umas com as outras para ver qual é a maior e a melhor? Não! O Senhor não fica contente. O Senhor nem entra numa Igreja assim. Por isso, é bom vocês desde agora colocarem em prática o conselho que Paulo deu para Corinto. Aprendam as seguintes lições:

1 - Quem é o maior ou melhor na Igreja? Deus. Somente Ele é o maior e tudo é feito por Ele e para Ele. É Ele quem abençoa a Igreja, dá os dons e também o crescimento.

2 - Na Igreja há lugar para todos trabalharem. E o Deus deu capacidades diferentes para os discípulos, para que na Igreja tudo funcione bem. Amém? Você já tem capacidade para servir ao Senhor na Igreja e logo, quando crescer vai descobrir qual é a função que Deus escolheu especificamente para você. Não precisa competir, nem puxar o tapete do outro, nem querer ser melhor. Deus tem um lugar para você, e você vai ser um membro do corpo muito útil.

3 - Na Igreja, as Gerações não são times de competição.  Assim como no Corpo existem membros grandes ou pequenos, assim também existem as Gerações grandes e as pequenas. As Gerações são uma maneira da Igreja crescer de forma organizada e cada discípulo ser bem cuidado Então, se sua Geração for maior ou menor, isso não significa nada. O mais importante é se a Geração está cumprindo o seu papel na Igreja, que é ganhar muitas vidas para Jesus. E se lembre que a Igreja Batista Vida Nova não é somente uma Geração. Mas todos os discípulos de todas as gerações unidos, com a missão de ganhar vidas para Jesus.

4 - Por fim, tudo o que você for fazer na Igreja tem que ser feito com Amor. Senão, para Deus, não tem valor nenhum, amém? O Amor por Deus, pela Igreja e pelos discípulos é a coisa mais importante que existe.

Ministro: Ore com as Igrejas, de joelhos, pela Igreja da Cidade. Ore para que todo o espírito de competição vá embora das Igrejas. Ore pedindo perdão a Deus por toda a competição que já aconteceu na IBVN. E que em nome de Jesus, o Senhor Jesus liberte a Igreja Batista Vida Nova de toda a competição e de todo o orgulho. Ore para que o orgulho e a competição saia do coração das crianças. E que unidos, independente da Geração que façam parte, eles conquistem muitas vidas para o Senhor. Encerre, pedindo que seja derramado, do alto, o Dom mais importante: O Amor.

Figuras:













Atividades 6 e 7:



Atividades 8 a 10:






quarta-feira, 3 de novembro de 2021

As Fantásticas Aventuras de Paulo: Carta aos discípulos da Galácia!

Quebra gelo: Bruno e Jéssica Bosso

https://ensinandocomdiversao.blogspot.com/2021/11/siga-me-apenas-se-eu-estiver-correto.html

Ministrador: Carta aos Discípulos da Galácia (baseado na carta de Paulo aos Gálatas)

Vamos viajar para o passado? Imagine que você está no ano 50 depois de Cristo. E precisa muito escrever uma carta para alguém.  Onde é que as pessoas escreviam suas cartas? Como era o papel de antigamente? Bem, na época de Paulo, não existiam papéis branquinhos como o nosso. Na verdade, tudo o que as pessoas tinham que escrever não se escrevia em papéis pois eles não existiam. Onde é então que Paulo escreveu as suas cartas?   Paulo escreveu suas cartas em algo chamado Pergaminho.  O pergaminho era um tipo de papel feito com pele de ovelha. Depois de se tirar a pele da ovelha, eles deixavam ela de molho em um produto até que saísse todo o cheio e a cor. Então, esticavam bem e deixavam ela secar. Assim, a pele de ovelha se tornava o pergaminho e era o material que as pessoas usavam para escrever na época de Paulo. Depois que a carta era escrita, então eles enrolavam a pele e ela podia ser levada pelos mensageiros para onde a pessoa queria. Muito interessante não é mesmo? 

Paulo, quando era Saulo, era um judeu muito religioso.  O judaísmo ensinava que, para as pessoas serem aceitas por Deus e serem salvas, elas precisavam praticar vários rituais. Dar esmolas para os pobres, rezar as orações dos livros religiosos, estudar e estudar as leis dos judeus, e nunca, nunca trabalhar no sábado! Outro ritual se chamava circuncisão. Era uma coisa assim: aos oito dias de idade, o menino era levado para líder judeu e ele, com uma lâmina muito fina cortava a pele que fica na pontinha  do órgão sexual dos bebês meninos. Se os judeus não fizessem isso, Deus não os aceitaria. Pior, os castigaria e eles seriam infelizes para sempre. Já imaginaram como era a vida de Paulo? Ele vivia com medo de ir para o inferno. Por isso, enquanto era Saulo, vivia uma vida muito disciplinada. Praticava os rituais direitinho, para que Deus gostasse dele.

Mas o dia que Jesus apareceu para ele, lá na estrada de Damasco, Paulo entendeu que não precisava de ritual nenhum e nem ficar estudando os livros judeus, para ser salvo. Ele entendeu que não precisava mais guardar o sábado. Nem tentar, por esforço próprio, agradar a Deus. Ele entendeu que para agradar a Deus, precisava somente crer que Jesus Cristo é o Filho de Deus e receber Ele como Senhor e Salvador da sua vida. E foi exatamente isso que fez.  Depois que aceitou Jesus, Paulo não vivia mais preso nos rituais, agora ele era um homem livre. E como ele queria contar isso para todos os judeus! Ele queria que todos eles fossem libertos dessa religiosidade!

Por isso, quando Paulo chegava numa cidade, a primeira coisa que ele fazia era ir para uma Sinagoga. E foi exatamente isso que fez em sua primeira viagem missionária! Paulo visitou  as cidades de Antioquia da Psídia, Icônio, Listra e Derbe. Naquela época, esse conjunto de cidades era conhecido como Galácia. E lá, nas Sinagogas, pregou a todos os judeus que Jesus Cristo era o Filho de Deus. E que Jesus Cristo não exigia nenhum ritual para levar as pessoas para o céu. Somente que as pessoas cressem Nele. O que vocês acham que aconteceu? Muitos acreditaram em Jesus Cristo e se tornaram cristãos. Mas a maioria dos judeus não queriam entender não. E foi por esse motivo, que Paulo foi expulso de todas as cidades da Galácia. E numa delas, em Listra, os judeus quiseram matar Paulo apedrejado. De fato, ele quase morreu. E precisou ir embora.

Ah, quando Paulo foi embora, algumas pessoas começaram a fazer a cabeça dos discípulos que ficaram na Galácia. Eles disseram que Paulo não era um verdadeiro Apóstolo de Jesus. Era um mentiroso! E disseram que os discípulos deveriam voltar a praticar os antigos rituais para serem aceitos por Deus. Eles tentaram estragar todo o trabalho do Apóstolo, vocês sabiam? Ah, que raiva! Pior que os discípulos estavam acreditando e estavam se desviando da fé em Jesus. Foi por isso que Paulo precisou, mais do que depressa escrever a carta aos discípulos da Galácia. 

Então ele escreveu a carta aos Gálatas, que está bem na sua Bíblia. Vamos encontrar?

Sabem o que ele escreveu?

Paulo escreveu que estava chocado com os discípulos. Porque eles estavam se desviando tão depressa do verdadeiro Evangelho de Jesus e estavam voltando a acreditar que os rituais é que salvavam. Paulo ficou tão bravo, que chamou os Gálatas de insensatos! O que é uma pessoa insensata? Que não consegue entender a verdade. Isso mesmo!

Então Paulo ensinou aos discípulos da Galácia algumas coisas muito importantes.

- Vocês não são mais escravos! Paulo ensinou os discípulos da Galácia que agora eles não precisavam ficar mais presos aos rituais diários para agradar a Deus. E que Jesus Cristo, ao morrer na cruz, havia libertado todos eles dessa escravidão às regras e às leis.? E que agora eles não tinham mais necessidade de viver presos aos rituais para agradar a Deus. Bastava crer em Jesus!  Isso não é maravilhoso? (Gálatas 4.1; 5.1)

- Vocês são filhos! (Gálatas 4.6, 7). Paulo também ensinou uma verdade maravilhosa aos cristãos da Galácia. Quando eles creram em Jesus, agora eles não eram mais escravos e sim filhos de Deus! Isso mesmo!  Na época de Paulo ainda havia escravos. E os escravos não podiam ir para onde queriam, tinham que viver presos dentro de uma casa, trabalhando para o seu senhor até morrer. E nem ganhavam dinheiro. Paulo disse aos Gálatas que se eles ficassem presos aos rituais seriam para sempre escravos. Mas que em Cristo Jesus, agora eles receberam a liberdade e podiam, em qualquer momento falar com Deus, sem usar os rituais. Agora, pela fé em Jesus, eles não eram mais escravos, mas sim filhos! E podiam chamar Deus de ABBA. E sabem o que significa ABBA? Papai!

Que maravilhoso isso foi para os discípulos da Galácia! Os judeus mentirosos ensinaram a eles que Deus não tinha filhos. Que Deus era bravo. E que eles eram escravos de Deus. Mas Paulo ensinou que pela fé em Jesus eles eram filhos de Deus. E que Deus, para provar isso, tinha enviado o Espírito Santo, como um selo, marcando que eles eram filhos de Deus. 

E para encerrar, Paulo disse o seguinte. Agora vocês já aprenderam que não precisam fazer rituais para agradar a Deus. Precisam somente crer em Jesus. Mas isso não significa que vocês devem fazer o que bem querem. Agora vocês precisam aprender a ter as atitudes dos filhos de Deus. E isso é o Espírito Santo quem vai produzir dentro de vocês, se vocês deixarem. Então Paulo escreveu aos discípulos o versículo que vocês conhecem muito, muito bem:

"Mas o fruto do Espírito é Amor, Alegria, Paz, Paciência, Amabilidade, Bondade, Fidelidade, Mansidão e Domínio próprio". Os que pertencem a Cristo Jesus, crucificaram a carne, com suas paixões e desejos". Gálatas 5.22,24

Crianças, como vocês imaginam que os discípulos receberam essa carta? Com certeza ficaram muito envergonhados e arrependidos por terem se desviado tão rapidamente da verdade que Paulo ensinou.  E com certeza leram e leram aquela carta muitas e muitas vezes nos cultos, para nunca se esquecerem. E entenderam que, como filhos, agora deviam viver para agradar o seu pai tão querido, que enviou Jesus Cristo para nos salvar.

Encerramento: Ainda hoje a carta de Gálatas é lida em muitos dos nossos cultos. E isso porque tudo o que os cristãos da Galácia aprenderam, muitos cristãos de hoje precisam aprender. Vocês sabem o que acontece nos dias de hoje?

Muitos cristãos se desviaram do verdadeiro Evangelho. E agora acreditam que precisam praticar rituais para se aproximarem de Deus. Eles não mais acreditam que crer em Jesus é suficiente para ir ao céu. Muita gente foi ensinada que precisa acender velas, rezar terços, orar a imagens, fazer o sinal da cruz para agradar a Deus.  Ao invés de se tornarem livres em Cristo, são escravas da religião. É muito triste isso, não é mesmo? Precisamos orar para que eles, como aconteceu com Paulo, sejam libertos de toda a escravidão e se tornem filhos de Deus.

Muitos cristãos são escravos do pecado. Isso mesmo! Existe muita gente que, mesmo dizendo que é cristã, ainda não se libertou. Dos rituais? Não! Do pecado. Isso mesmo! Paulo disse aos Gálatas que quem é filho, deve ser conduzido pelo Espírito e não deve ceder aos desejos do nosso coração, que ele chama de obras da carne.Abra a Bíblia e leia com eles Gálatas 5.19-21. Muita gente mesmo sendo cristão e vindo à igreja, ainda faz coisas erradas, muito feias e entristecem o Espírito de Deus. Em Jesus, como Paulo ensinou, temos o direito de sermos livres. Amém? Você precisa abandonar o pecado e viver livre, como um filho de Deus, cheio do fruto do Espírito! Amém?

Ministrador: Tenha um tempo de oração com as crianças, por todas as pessoas que são escravas dos rituais e dos ídolos. Deixem que elas digam o nome de parentes que ainda estão presos a essas coisas, e orem juntos, para que eles recebam a revelação de Jesus, como Paulo recebeu. Agora ore para que as crianças sejam livres de toda a prisão do pecado. Deixe o Espírito Santo te conduzir e mostrar para você que tipo de pecado tem prendido nossas crianças. Declare que elas são livres de toda a religiosidade e de todo o tipo de pecado. Que em Cristo, elas são filhas de Deus, nunca mais escravas!  Aleluia!

Figuras:











Versículo:




Atividades 6 e 7:



Atividades 8 a 10:




20 - Meu Tesouro Precioso: Deus fez um plano para mim

A BERTURA Oração de cobertura  Louvor  Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta:  Vocês sabiam que...