Quebra gelo:
Ministração: Para Corinto? Duas Cartas! (Baseado em I e II Coríntios)
Alguém aqui sabe como surgiu a caneta? (tente levar uma pena de ganso para que as crianças conheçam como era a escrita antigamente)
Mil anos antes de Cristo, os chineses usavam pequenos pincéis para desenhar as letras. Um pouco antes de Cristo, no Egito, eles utilizavam varetas com uma pontinha de ferro. Mas na época de Jesus, a campeã das campeãs era a pena de ganso. Você sabia que a pena de ganso foi usada até o ano de 1800? Depois disso, surgiram as canetas tinteiro, como essa que você está vendo na figura. E no ano de 1938, depois de seis anos de estudos, um homem nascido na Hungria, Lazlo Biro, inventou a caneta esferográfica. Isso mesmo, essa caneta bic que faz sucesso no seu estojinho escolar. Nessa época, uma caneta custava cerca de 700 reais!
Então, na época de Paulo, para se escrever uma carta, era necessário comprar várias penas de ganso. Vocês podem imaginar como era o estojinho das crianças? Além da pena, era necessário ter também um potinho onde havia uma mistura de cola, óleo e alguma coisa para dar cor: frutas, plantas e até a tinta do polvo e da lula! A pessoa que queria escrever uma carta, abria o papiro (você já aprendeu sobre o papiro)...molhava a pena do ganso na tintura, esperava secar por um tempo e então enrolava o papiro para ser enviado.
Mas, hoje você vai aprender uma coisa muito interessante sobre as cartas que Paulo escrevia. Na verdade, Paulo não era quem pegava a pena, molhava na tinta e escrevia no papiro. Pois ele tinha um sério problema de vista, que o impedia de escrever. Quem o ajudava nessa tarefa era um querido discípulo chamado Tércio. Mas, a saudação final, era Paulo quem fazia, sempre escrevendo em letras bem grandes.
Em sua segunda viagem missionária, Paulo foi para Corinto, uma cidade da Grécia onde as pessoas adoravam a uma deusa chamada Afrodite. E foi nessa cidade que Paulo conheceu seus grandes amigo, Priscila e Áquila. Em Corinto, Paulo, Priscila e Áquila trabalharam juntos pregando o Evangelho e ganharam muitas vidas para Jesus. E ali surgiu a linda igreja de Corinto.
Mas Paulo, como vocês sabem, Paulo queria ganhar o máximo de pessoas para Jesus. Ele tinha muita pressa! E por esse motivo, viajava de cidade em cidade pregando que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Mas enquanto ele viajava, recebeu um recado de uma irmã da igreja de Corinto pedindo socorro. Porque algumas coisas esquisitas estavam acontecendo ali na Igreja.
Que problemas estavam acontecendo na Igreja de Corinto?
1- Competição. Quando acontece uma competição de jogos esportivos é bem legal! Quem não gosta de competir para ver quem é mais forte, ou canta melhor ou joga melhor? Quando uma competição é uma forma de diversão, não tem problema nenhum! O problema é quando a competição deixa de ser diversão e passa a ser uma briga. Briga para quem canta melhor, briga para ver quem tem a Geração maior. Briga para ver quem é mais amigo do pastor ou do Apóstolo. E isso estava acontecendo em Corinto! Uma competição entre os discípulos! E aquela igreja antes tão unida, agora estava dividida em duas Gerações que competiam entre si: A Geração do Ap. Paulo e a Geração de Apolo, líder que ficou na Igreja de Corinto quando Paulo prosseguiu em sua viagem.
Mas também tinha outro tipo de competição ali. Era a competição para ver quem tinha os dons mais importantes. Naquela Igreja, havia muitos discípulos cheios de Dons Espirituais. Uns oravam pelas pessoas e elas eram curadas, outros tinham a capacidade de fazer muita coisa sem se cansar. Outros discípulos oravam em línguas espirituais. E outros conseguiam entender e traduzir a oração em línguas. Corinto era uma Igreja cheia de pessoas talentosas!
Mas estava acontecendo uma coisa triste. Ao invés de todos trabalharem unidos para ganhar vidas para Jesus, eles estavam é competindo. Quem tinha o dom de línguas se achava melhor do que aquele que tinha o dom de cura. Quem tinha o dom de servir, se achava menor do que aquele que sabia profetizar. E então, essa competição estava fazendo com que a Igreja ficasse muito doente. Com certeza Paulo deve ter ficado muito triste com essa situação.
Além desses problemas havia muitos outros como fofocas, mentiras, pecados na área sexual e muitas outras coisas. Infelizmente a Igreja em Corinto estava doente.
Quando Paulo ficou sabendo desses problemas, vocês acham que ele ficou em paz? Claro que não! Ele era um Apóstolo e tinha um amor e cuidado muito grande pela Igreja de Jesus. Então, mais do que depressa tratou de escrever uma carta para Corinto. E depois escreveu outra. E mais outra e mais outra. Ensinando aos novos discípulos a se comportarem direitinho, como discípulos de Jesus. Duas cartas se perderam, mas as outras duas estão aí, bem grudadinhas na sua Bíblia. Vamos encontrá-las? (procure com as crianças as cartas de 1 e 2 Coríntios).
Em I Coríntios 3.1-9 - Paulo deu uma bronca nos irmãos da competição! Ele disse: Vocês parecem criancinhas! Enquanto não crescerem e se comportarem como adultos, Deus não dará nada para vocês. E vocês se comportam como crianças que mamam mamadeira quando ficam competindo, uma Geração querendo ser melhor que a outra, dizendo que a Geração de Paulo é melhor e a outra dizendo que a Geração de Apolo é a melhor! Saibam de uma coisa: eu e Apolo somos somente servos de Deus! Deus é quem é tudo e merece todo o louvor, porque é Ele quem dá o crescimento. Entenderam? Então, que acabe essa competição agora mesmo!
Em 1 Coríntios 12.12-20, Paulo ensinou aos irmãos que a Igreja é parecida com o nosso corpo. O nosso corpo tem vários membros e vários órgãos, que juntos, trabalham para que a gente fique vivo. Paulo ensinou que a Igreja é o Corpo de Cristo. Cada discípulo tem a sua função e independente do que faça e seja, todos tem muito valor e são preciosos para que a Igreja se mantenha viva. Ah, que conselho importante para a Igreja!
E em 1 Coríntios 13.1-8, Paulo deixou registrado um dos capítulos mais lindos da Bíblia. Ele ensinou aos discípulos que eles deviam, ao invés de buscar ser melhor do que os outros, eles deveriam o Dom mais importante que existe. E quem Dom vocês acham que era o mais importante? O Dom de Línguas? O Dom de Curar? De Profetizar? Não! O Dom mais importante, que os discípulos de Corinto deviam se esforçar e buscar, o melhor Dom é o AMOR! Uau!
Paulo escreveu aos discípulos de Corinto:
"Eu poderia falar todas as línguas que são faladas na terra e até no céu, mas, se não tivesse amor, as minhas palavras seriam como o som de um gongo ou como o barulho de um sino. Poderia ter o dom de anunciar mensagens de Deus, ter todo o conhecimento, entender todos os segredos e ter tanta fé, que até poderia tirar as montanhas do seu lugar, mas, se não tivesse amor, eu não seria nada. Poderia dar tudo o que tenho e até mesmo entregar o meu corpo para ser queimado, mas, se eu não tivesse amor, isso não me adiantaria nada. Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência. O amor é eterno."
Como vocês acham que os discípulos receberam aquelas cartas? Com certeza eles a leram, pediram perdão uns para os outros e deixaram as competições para trabalharem juntos, com amor, para ganhar muitas vidas para Jesus. E a Igreja de Corinto só cresceu com isso. O Ap. Paulo ficou muito satisfeito. Imaginem então Deus, o dono da Igreja?
Encerramento: Crianças, no mundo existem cerca de trinta e oito mil grandes cidades iguais Corinto era. E com certeza, em todas essas cidades existem várias Igrejas. E infelizmente, em todas as Igrejas de todas as cidades ainda acontecem esses mesmos problemas: gente competindo, gente querendo ser melhor do que o outro, gente pecando, gente fofocando. Esse é o problema de muitas Igrejas.
Vocês acham que o Senhor fica contente com essas Igrejas? Vocês acham que Deus gosta de participar do culto de uma Igreja onde as Gerações vivem competindo umas com as outras para ver qual é a maior e a melhor? Não! O Senhor não fica contente. O Senhor nem entra numa Igreja assim. Por isso, é bom vocês desde agora colocarem em prática o conselho que Paulo deu para Corinto. Aprendam as seguintes lições:
1 - Quem é o maior ou melhor na Igreja? Deus. Somente Ele é o maior e tudo é feito por Ele e para Ele. É Ele quem abençoa a Igreja, dá os dons e também o crescimento.
2 - Na Igreja há lugar para todos trabalharem. E o Deus deu capacidades diferentes para os discípulos, para que na Igreja tudo funcione bem. Amém? Você já tem capacidade para servir ao Senhor na Igreja e logo, quando crescer vai descobrir qual é a função que Deus escolheu especificamente para você. Não precisa competir, nem puxar o tapete do outro, nem querer ser melhor. Deus tem um lugar para você, e você vai ser um membro do corpo muito útil.
3 - Na Igreja, as Gerações não são times de competição. Assim como no Corpo existem membros grandes ou pequenos, assim também existem as Gerações grandes e as pequenas. As Gerações são uma maneira da Igreja crescer de forma organizada e cada discípulo ser bem cuidado Então, se sua Geração for maior ou menor, isso não significa nada. O mais importante é se a Geração está cumprindo o seu papel na Igreja, que é ganhar muitas vidas para Jesus. E se lembre que a Igreja Batista Vida Nova não é somente uma Geração. Mas todos os discípulos de todas as gerações unidos, com a missão de ganhar vidas para Jesus.
4 - Por fim, tudo o que você for fazer na Igreja tem que ser feito com Amor. Senão, para Deus, não tem valor nenhum, amém? O Amor por Deus, pela Igreja e pelos discípulos é a coisa mais importante que existe.
Ministro: Ore com as Igrejas, de joelhos, pela Igreja da Cidade. Ore para que todo o espírito de competição vá embora das Igrejas. Ore pedindo perdão a Deus por toda a competição que já aconteceu na IBVN. E que em nome de Jesus, o Senhor Jesus liberte a Igreja Batista Vida Nova de toda a competição e de todo o orgulho. Ore para que o orgulho e a competição saia do coração das crianças. E que unidos, independente da Geração que façam parte, eles conquistem muitas vidas para o Senhor. Encerre, pedindo que seja derramado, do alto, o Dom mais importante: O Amor.
Figuras:
Atividades 6 e 7:Atividades 8 a 10: