16 - Quando Deus fala, tenha temor! (Êxodo 19 e 20.1-21)
Qual a diferença entre ter medo e ter temor? Ter medo é ter uma perturbação muito grande, que vem da ideia de você estar correndo perigo. Dê para as crianças exemplos de coisas de que se tem medo, e o sentimento que vem quando acontecem essas situações. E ter temor? O que é? Temor não tem nada a ver com medo. Temor é um sentimento de profundo respeito e obediência. Você não precisa ter medo de Deus e de quem Ele é. Mas para com Deus, você precisa ter um profundo respeito e obediência. Porque Deus é muito poderoso, Ele é forte e santo. Ele é um fogo que consome tudo o que não lhe agrada.
Quando o povo de Israel era escravo no Egito, com certeza já tinha ouvido falar do Deus de Israel. Um Deus poderoso que chamou Abraão, depois Isaque e depois Jacó. Um Deus que prometeu dar a eles uma grande terra, para sempre, a terra de Canaã. Um Deus que se apresentou para Moisés com seu nome próprio, Yahweh.
Mas a verdade é que eles ainda não haviam tido uma experiência bem poderosa com Yahweh. Sim, até agora quem havia conversado com o povo, em nome de Deus, era Moisés. O que Deus mandava, Moisés falava. Mas agora havia chegado a hora deles conhecerem de fato quem era Yahweh, o Deus de Israel.
Cinquenta dias depois da saída do Egito, o povo chegou a uma região com muitas montanhas, que fica entre o Egito e Israel. Eles ficaram acampados durante muitos dias, na frente de um monte chamado Sinai. E ali, na frente do Monte Sinai, aconteceram várias coisas muito, muito importantes.
A primeira coisa importante que aconteceu é que Moisés subiu o Monte Sinai sozinho, para se encontrar com Deus. E lá em cima do Monte, Deus disse para Moisés: "Diga ao povo que eles viram com muita clareza o que eu fiz aos egípcios. E que até aqui eu tenho carregado vocês com asas de águia. Para vocês chegarem a Canaã? Não! Para vocês se aproximarem de mim. Se o povo ouvir a minha voz e obedecer aos mandamentos que eu estou dando, então Eu mesmo vou fazer do meu povo um tesouro pessoal. Eles serão pessoas selecionadas, protegidas e abençoadas, no meio de todas as nações da terra. Serão diferenciados. E serão um reino de sacerdotes e uma nação santa" Exodo 19.3-6
Moisés chamou todo o povo e disse o que Deus havia falado a ele. E o povo aceitou tudo o que Deus disse: "Tudo o que Yahweh mandou, nós faremos", foi o que eles disseram a Moisés! Logo Moisés subiu novamente ao Monte e disse para Deus que o povo estava disposto a obedecer. Ah, agora sim! Com aquela declaração do povo, agora Deus queria se apresentar como Ele era e falar diretamente com eles.
A segunda coisa importante que aconteceu foi que Deus decidiu descer até o Monte Sinai para que o povo o conhecesse. E isso seria um acontecimento muito importante. Tão importante que todos deveriam se preparar de forma especial. Eles deveriam fazer um jejum de dois dias e também deveriam lavar as suas roupas, para que aparecessem diante de Deus com roupas limpas. Ah, e havia outras instruções de Deus: haveria um limite em volta do monte, para que o povo não se aproximasse demais. Nem colocar a mão no monte eles poderiam, por causa do poder de Deus. Porque Deus é muito Santo. E ninguém pode se aproximar Dele sem autorização!
Então, aconteceu a terceira coisa, maravilhosa demais. Maravilhosa e assustadora. No terceiro dia da preparação, bem cedinho, uma nuvem muito grossa desceu no Monte Sinai. E de repente, começaram os relâmpagos e trovões muito fortes. E logo começou a tocar muito, muito alto, o som de um shofar (trombeta feita com chifre de animais). Então o Monte começou a queimar inteiro, sim, havia fogo em todo o monte, como num vulcão! E o monte começou a tremer violentamente. Então Moisés começou a conversar com Deus e o povo, todo o povo, viu Deus conversar com Moisés. Moisés falava e Deus respondia a Moisés pelo trovão!
Naquele momento, a voz de Deus trovejou e Ele falou! Sabem o que Deus disse quando ele abriu a boca? Ele disse assim:
"Eu Sou Yahweh, o Senhor teu Deus, que tirou vocês da terra da escravidão. Não tenham outros deuses além de mim".
"Não façam para vocês nenhum ídolo, nenhuma imagem esculpida de coisas da criação. Não se ajoelhem diante desses deuses, nem façam nenhum serviço para eles ou em nome deles, porque Eu sou um Deus que tem ciúmes de vocês. Eu castigo o pecado dos pais sobre os filhos, netos, bisnetos e tataranetos. Mas eu cuido com amor e para todo o sempre da família de quem me ama e guarda os meus mandamentos".
"Não usem o nome de Deus em vão, nem fiquem brincando com o Meu nome. Porque eu castigarei toda pessoa que brincar com o nome de Yahweh".
"Separem o dia de sábado, como um dia especial para mim. Vocês podem trabalhar e estudar durante seis dias da semana. Mas no sábado, no sétimo dia, vocês não farão nenhum trabalho. Vocês vão separar o sábado para descansar e para me prestar culto. Do mesmo jeito em que eu criei o mundo em seis dias e separei o sétimo para descansar".*
"Honre o seu pai e a sua mãe, a fim de que você venha a ter vida linga na terra que Yahweh, o teu Deus, te dá".
"Nunca tire a vida de ninguém, eu proíbo o assassinato".
"Nunca tire o marido ou a esposa de ninguém, eu proíbo o adultério".
"Nunca pegue dinheiro ou nenhuma coisa que pertença a outra pessoa, eu proíbo o roubo".
"Nunca conte uma mentira sobre nenhuma pessoa, nem fale mal dela. Eu proíbo o falso testemunho".
"Nunca queira ter as coisas que outras pessoas tem. Nem a casa delas, nem o seu dinheiro, nem qualquer coisa que elas tenham. Eu proíbo a cobiça".
Naquele dia tão especial, no meio dos trovões e do fogo, Deus deu para o povo os Dez Mandamentos. Já que o povo disse que obedeceria aos mandamentos de Deus, então o Senhor desceu e deu as leis que o povo deveria seguir, para que fosse um povo santo e separado entre todas as nações da terra. E depois dos Dez Mandamentos, vieram várias ordens de Deus que você pode encontrar no Livro de Levítico.
Quando o povo viu os trovões, o som da trombeta, a montanha pegando fogo, era tão assustador, que todos começaram a tremer de medo. Eles estavam apavorados com manifestação da presença de Deus! E então eles fizeram um pedido a Moisés: "Moisés, não queremos ouvir mais a voz de Deus, estamos com medo Dele. Fale você conosco, como você tem feito, pois se Deus falar conosco novamente, temos medo de morrer"! (Ex. 20.19). O povo estava tendo um sentimento muito errado por Deus naquele dia. Não era para ter medo e sim para ter temor, profundo respeito e obediência à Sua voz.
Mas Moisés deu coragem ao povo naquele dia. Ele disse: "Não tenham medo! Ele se apresentou da maneira que é não para matar vocês, mas para que vocês tenham Temor por Ele. E esse temor os impeça de cometer pecados". Ex. 20.20. Mesmo assim, o povo preferiu ficar bem longe de Deus. Mas Moisés não. Ele se aproximou da nuvem grossa, onde Deus estava.
Encerramento:
Queridas crianças, o encontro entre Deus e o povo no Sinai aconteceu há 3200 anos atrás. Já faz muito, muito tempo! E com todo esse tempo Deus mudou? Não! Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre. E a Sua Palavra? Também não mudou. A Palavra de Deus durará para sempre. As coisas podem mudar, as leis, as idéias e os tempos, as pessoas, seus comportamentos e mentalidades. Mas a Palavra de Deus é a mesma. E as ordens de Deus são as mesmas. Se eu e você quisermos ser o povo especial de Deus, o povo diferenciado, para quem Deus faz milagres, abre o mar e protege com uma nuvem de dia e uma coluna de fogo à noite, então devemos fazer a nossa parte nessa Aliança. Devemos TEMER a Deus e à sua Palavra.
Isso mesmo crianças. Hoje, Deus não vai mais aparecer como apareceu no Sinai. Hoje nós estamos no tempo da graça de Deus, ou seja, no tempo em que Deus está como nunca, aberto a nos receber e nos abençoar. E isso aconteceu por causa de Jesus. Ele, como filho, foi obediente, manso e humilde e aceitou morrer na cruz por nossos pecados. E é por causa de Jesus que podemos entrar na presença de Deus. Isso se já recebemos Jesus como Senhor e Salvador da nossa vida. Mas é importante que você saiba que as ordens de Deus continuam as mesmas. Por isso é bom que quando Deus fala, você tenha muito temor. E muito cuidado em obedecer. Isso é o que Deus exige dos filhos que tem aliança com Ele.
Na época do Sinai, Moisés era o intermediário entre o povo e Deus. Mas algum tempo depois, Deus mandou o seu próprio filho, Jesus, para ser nosso intermediário. E Jesus, além de pregar a palavra de Deus, fez algo melhor. Ele morreu na cruz e seu sangue nos comprou para Deus. E Ele é o único caminho que pode nos levar até Deus.
Se você já entregou a sua vida a Jesus, agora também é povo de Deus. E agora, não há mais limites para você subir até a presença de Deus, como havia no monte. Agora você pode entrar na presença de Deus e falar diretamente com Ele. Significa que você pode conversar com Deus e cuidar das coisas Dele, sem precisar de um Moisés. É isso que significa ser sacerdote. Mas também Deus quer que você seja uma Nação Santa. O que significa isso? Ser santo é ser separado daquilo que é sujo, impuro, de tudo o que vai contra a Palavra de Deus.
Se você é filho de Deus e tem uma aliança com Ele, então não tem jeito. Você será sempre diferente dos seus amigos que não são crentes. Suas palavras serão diferentes. Sua forma de pensar também. E suas atitudes também. Sempre serão santas, limpas, sem sujeira. E muitas vezes você será perseguido por causa disso. E você sofrerá preconceito. Mas, você é quem decide: Viverá uma vida de temor a Deus sendo santo, limpo e separado do mundo, ou vai se misturar àqueles que vivem em desobediência à Palavra de Deus?
* Aqui no Brasil, o dia especial dos cristãos para descansar e adorar a Deus é o domingo. Independente do dia, todo filho de Deus deve obedecer a essa ordem. Trabalhar seis dias e descansar um, sendo o dia de descanso, um dia especial para se prestar culto ao Senhor.
Para conversar com as crianças:
A Bíblia diz que a voz de Deus é como um trovão. E foi exatamente assim que o povo ouviu a voz de Deus. Porque a voz de Deus é comparada a um trovão? Porque o povo teve medo de ouvir a voz de Deus? Porque Deus se mostrou para o povo de Israel com relâmpagos, trovões, fogo e terremoto? Porque Deus deu os Dez Mandamentos para o povo?
Ministrador: Em primeiro lugar, reforce a informação de que nós podemos sim entrar na presença de Deus, na nuvem, como Moisés entrou. E isso só pode acontecer com quem recebe Jesus como Senhor e Salvador da sua vida. Por isso, faça o apelo para as crianças e ore com quem aceitou a Jesus nesse dia. Depois, declare, para Deus, com as crianças: Senhor, nós queremos ser seus sacerdotes e sua nação santa. Por isso declaramos como o povo de Israel declarou: "Tudo o que o Senhor falou, nós faremos". Encha o nosso coração com temor pelo Senhor, com um profundo respeito e obediência que nos leve a fugir do pecado. Ajude-nos a sermos crianças diferentes, por obedecer às Suas Leis, mesmo se as pessoas nos perseguirem e tiverem preconceito conosco. Nós obedeceremos à Sua Palavra. Em nome de seu filho Jesus é que oramos, amém".
Figuras: