quarta-feira, 29 de junho de 2022

16 - Quando Deus fala...tenha temor!


16 - Quando Deus fala, tenha temor! (Êxodo 19 e 20.1-21)

Qual a diferença entre ter medo e ter temor?  Ter medo é ter uma perturbação muito grande, que vem da ideia de você estar correndo perigo. Dê para as crianças exemplos de coisas de que se tem medo, e o sentimento que vem quando acontecem essas situações. E ter temor? O que é? Temor não tem nada a ver com medo. Temor é um sentimento de profundo respeito e obediência. Você não precisa ter medo de Deus e de quem Ele é. Mas para com Deus, você precisa ter um profundo respeito e obediência. Porque Deus é muito poderoso, Ele é forte e santo. Ele é um fogo que consome tudo o que não lhe agrada.

Quando o povo de Israel era escravo no Egito, com certeza já tinha ouvido falar do Deus de Israel. Um Deus poderoso que chamou Abraão, depois Isaque e depois Jacó. Um Deus que prometeu dar a eles uma grande terra, para sempre, a terra de Canaã. Um Deus que se apresentou para Moisés com seu nome próprio, Yahweh.

Mas a verdade é que eles ainda não haviam tido uma experiência bem poderosa com Yahweh. Sim, até agora quem havia conversado com o povo, em nome de Deus, era Moisés. O que Deus mandava, Moisés falava. Mas agora havia chegado a hora deles conhecerem de fato quem era Yahweh, o Deus de Israel. 

Cinquenta dias depois da saída do Egito, o povo chegou a uma região com muitas montanhas, que fica entre o Egito e Israel. Eles ficaram acampados durante muitos dias, na frente de um monte chamado Sinai. E ali, na frente do Monte Sinai,  aconteceram várias coisas muito, muito importantes.

A primeira coisa importante que aconteceu é que Moisés subiu o Monte Sinai sozinho, para se encontrar com Deus. E lá em cima do Monte, Deus disse para Moisés: "Diga ao povo que eles viram com muita clareza o que eu fiz aos egípcios. E que até aqui eu tenho carregado vocês com asas de águia. Para vocês chegarem a Canaã? Não! Para vocês se aproximarem de mim. Se o povo ouvir a minha voz e obedecer aos mandamentos que eu estou dando, então Eu mesmo vou fazer do meu povo um tesouro pessoal. Eles serão pessoas selecionadas, protegidas e abençoadas, no meio de todas as nações da terra. Serão diferenciados. E serão um reino de sacerdotes e uma nação santa" Exodo 19.3-6

Moisés chamou todo o povo e disse o que Deus havia falado a ele. E o povo aceitou tudo o que Deus disse: "Tudo o que Yahweh mandou, nós faremos", foi o que eles disseram a Moisés! Logo Moisés subiu novamente ao Monte e disse para Deus que o povo estava disposto a obedecer. Ah, agora sim! Com aquela declaração do povo, agora Deus queria se apresentar como Ele era e falar diretamente com eles.

A segunda coisa importante que aconteceu foi que Deus decidiu descer até o Monte Sinai para que o povo o conhecesse. E isso seria um acontecimento muito importante. Tão importante que todos deveriam se preparar de forma especial. Eles deveriam fazer um jejum de dois dias e também deveriam lavar as suas roupas, para que aparecessem diante de Deus com roupas limpas. Ah, e havia outras instruções de Deus: haveria um limite em volta do monte, para que o povo não se aproximasse demais. Nem colocar a mão no monte eles poderiam, por causa do poder de Deus. Porque Deus é muito Santo. E ninguém pode se aproximar Dele sem autorização!

Então, aconteceu a terceira coisa, maravilhosa demais. Maravilhosa e assustadora. No terceiro dia da preparação, bem cedinho, uma nuvem muito grossa desceu no Monte Sinai. E de repente, começaram os relâmpagos e trovões muito fortes. E logo começou a tocar muito, muito alto, o som de um shofar (trombeta feita com chifre de animais). Então o Monte começou a queimar inteiro, sim, havia fogo em todo o monte, como num vulcão! E o monte começou a tremer violentamente. Então Moisés começou a conversar com Deus e o povo, todo o povo, viu Deus conversar com Moisés. Moisés falava e Deus respondia a Moisés pelo trovão!   

Naquele momento, a voz de Deus trovejou e Ele falou! Sabem o que Deus disse quando ele abriu a boca? Ele disse assim: 

"Eu Sou Yahweh, o Senhor teu Deus, que tirou vocês da terra da escravidão. Não tenham outros deuses além de mim". 

"Não façam para vocês nenhum ídolo, nenhuma imagem esculpida de coisas da criação. Não se ajoelhem diante desses deuses, nem façam nenhum serviço para eles ou em nome deles, porque Eu sou um Deus que tem ciúmes de vocês. Eu castigo o pecado dos pais sobre os filhos, netos, bisnetos e tataranetos. Mas eu cuido com amor e para todo o sempre da família de quem me ama e guarda os meus mandamentos". 

"Não usem o nome de Deus em vão, nem fiquem brincando com o Meu nome. Porque eu castigarei toda pessoa que brincar com o nome de Yahweh".

"Separem o dia de sábado, como um dia especial para mim. Vocês podem trabalhar e estudar durante seis dias da semana. Mas no sábado, no sétimo dia, vocês não farão nenhum trabalho. Vocês vão separar o sábado para descansar e para me prestar culto. Do mesmo jeito em que eu criei o mundo em seis dias e separei o sétimo para descansar".*

"Honre o seu pai e a sua mãe, a fim de que você venha a ter vida linga na terra que Yahweh, o teu Deus, te dá".

"Nunca tire a vida de ninguém, eu proíbo o assassinato".

"Nunca tire o marido ou a esposa de ninguém, eu proíbo o adultério".

"Nunca pegue dinheiro ou nenhuma coisa que pertença a outra pessoa, eu proíbo o roubo".

"Nunca conte uma mentira sobre nenhuma pessoa, nem fale mal dela. Eu proíbo o falso testemunho".

"Nunca queira ter as coisas que outras pessoas tem. Nem a casa delas, nem o seu dinheiro, nem qualquer coisa que elas tenham. Eu proíbo a cobiça".

Naquele dia tão especial, no meio dos trovões e do fogo, Deus deu para o povo os Dez Mandamentos. Já que o povo disse que obedeceria aos mandamentos de Deus, então o Senhor desceu e deu as leis que o povo deveria seguir, para que fosse um povo santo e separado entre todas as nações da terra. E depois dos Dez Mandamentos, vieram várias ordens de Deus que você pode encontrar no Livro de Levítico.

Quando o povo viu os trovões, o som da trombeta, a montanha pegando fogo, era tão assustador, que todos começaram a tremer de medo. Eles estavam apavorados com manifestação da presença de Deus! E então eles fizeram um pedido a Moisés: "Moisés, não queremos ouvir mais a voz de Deus, estamos com medo Dele. Fale você conosco, como você tem feito, pois se Deus falar conosco novamente, temos medo de morrer"! (Ex. 20.19). O povo estava tendo um sentimento muito errado por Deus naquele dia. Não era para ter medo e sim para ter temor, profundo respeito e obediência à Sua voz.

Mas Moisés deu coragem ao povo naquele dia. Ele disse: "Não tenham medo! Ele se apresentou da maneira que é não para matar vocês, mas para que vocês tenham Temor por Ele. E esse temor os impeça de cometer pecados". Ex. 20.20. Mesmo assim, o povo preferiu ficar bem longe de Deus. Mas Moisés não. Ele se aproximou da nuvem grossa, onde Deus estava.

Encerramento:

Queridas crianças, o encontro entre Deus e o povo no Sinai aconteceu há 3200 anos atrás. Já faz muito, muito tempo! E com todo esse tempo Deus mudou? Não! Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre. E a Sua Palavra? Também não mudou. A Palavra de Deus durará para sempre. As coisas podem mudar, as leis, as idéias e os tempos, as pessoas, seus comportamentos e mentalidades. Mas a Palavra de Deus é a mesma. E as ordens de Deus são as mesmas. Se eu e você quisermos ser o povo especial de Deus, o povo diferenciado, para quem Deus faz milagres, abre o mar e protege com uma nuvem de dia e uma coluna de fogo à noite, então devemos fazer a nossa parte nessa Aliança. Devemos TEMER a Deus e à sua Palavra.

Isso mesmo crianças. Hoje, Deus não vai mais aparecer como apareceu no Sinai. Hoje nós estamos no tempo da graça de Deus, ou seja, no tempo em que Deus está como nunca, aberto a nos receber e nos abençoar. E isso aconteceu por causa de Jesus. Ele, como filho, foi obediente, manso e humilde e aceitou morrer na cruz por nossos pecados. E é por causa de Jesus que podemos entrar na presença de Deus. Isso se já recebemos Jesus como Senhor e Salvador da nossa vida. Mas é importante que você saiba que as ordens de Deus continuam as mesmas. Por isso é bom que quando Deus fala, você tenha muito temor. E muito cuidado em obedecer. Isso é o que Deus exige dos filhos que tem aliança com Ele. 

Na época do Sinai, Moisés era o intermediário entre o povo e Deus. Mas algum tempo depois, Deus mandou o seu próprio filho, Jesus, para ser nosso intermediário. E Jesus, além de pregar a palavra de Deus, fez algo melhor. Ele morreu na cruz e seu sangue nos comprou para Deus. E Ele é o único caminho que pode nos levar até Deus.

Se você já entregou a sua vida a Jesus, agora também é povo de Deus. E agora, não há mais limites para você subir até a presença de Deus, como havia no monte. Agora você pode entrar na presença de Deus e falar diretamente com Ele.  Significa que você pode conversar com Deus e cuidar das coisas Dele, sem precisar de um Moisés. É isso que significa ser sacerdote. Mas também Deus quer que você seja uma Nação Santa. O que significa isso? Ser santo é ser separado daquilo que é sujo, impuro, de tudo o que vai contra a Palavra de Deus.

Se você é filho de Deus e tem uma aliança com Ele, então não tem jeito. Você será sempre diferente dos seus amigos que não são crentes. Suas palavras serão diferentes. Sua forma de pensar também. E suas atitudes também. Sempre serão santas, limpas, sem sujeira. E muitas vezes você será perseguido por causa disso. E você sofrerá preconceito. Mas, você é quem decide: Viverá uma vida de temor a Deus sendo santo, limpo e separado do mundo, ou vai se misturar àqueles que vivem em desobediência à Palavra de Deus?  

* Aqui no Brasil, o dia especial dos cristãos para descansar e adorar a Deus é o domingo. Independente do dia, todo filho de Deus deve obedecer a essa ordem. Trabalhar seis dias e descansar um, sendo o dia de descanso, um dia especial para se prestar culto ao Senhor.

Para conversar com as crianças:

A Bíblia diz que a voz de Deus é como um trovão. E foi exatamente assim que o povo ouviu a voz de Deus. Porque a voz de Deus é comparada a um trovão? Porque o povo teve medo de ouvir a voz de Deus? Porque Deus se mostrou para o povo de Israel com relâmpagos, trovões, fogo e terremoto? Porque Deus deu os Dez Mandamentos para o povo?

Ministrador: Em primeiro lugar, reforce a informação de que nós podemos sim entrar na presença de Deus, na nuvem, como Moisés entrou. E isso só pode acontecer com quem recebe Jesus como Senhor e Salvador da sua vida. Por isso, faça o apelo para as crianças e ore com quem aceitou a Jesus nesse dia. Depois, declare, para Deus, com as crianças: Senhor, nós queremos ser seus sacerdotes e sua nação santa. Por isso declaramos como o povo de Israel declarou: "Tudo o que o Senhor falou, nós faremos". Encha o nosso coração com temor pelo Senhor, com um profundo respeito e obediência que nos leve a fugir do pecado. Ajude-nos a sermos crianças diferentes, por obedecer às Suas Leis, mesmo se as pessoas nos perseguirem e tiverem preconceito conosco. Nós obedeceremos à Sua Palavra. Em nome de seu filho Jesus é que oramos, amém".

Figuras: 



















Lição do Dia: 


Tarefa da Semana: 




Leitura Bíblica:


Você sabia?:


Versículo para decorar:



 Quebra gelo:  https://ensinandocomdiversao.blogspot.com/2022/06/descubra-ordem-correta.html

quarta-feira, 22 de junho de 2022

15 - Quando Deus fala...Ele traz cura!

 14 - Quando Deus fala...Ele traz cura! (Êxodo 15.22-26; 17.1-16; Números 20.1-13 )

Ministrador: Converse com as crianças sobre coisas que elas podem comer, que faz muito mal. Comece conversando sobre coisas venenosas como plantas, comidas estragadas, etc. E depois fale com elas sobre comidas que podem fazer mal para a saúde delas: salgadinhos, muito açúcar, lanches, gorduras. Muitas coisas que colocamos para dentro podem nos fazer mal. Mas vocês sabiam que existem coisas que saem da nossa boca que podem fazer mal? Isso mesmo! Foi Jesus quem disse que nossas palavras tem poder para fazer mal para as pessoas. (Mateus 15.11). Quando é que podemos fazer o mal com nossas palavras? Quando fazemos bulliyng com crianças da escola ou da rua, zoando da cor da pele, do cabelo, do peso, dando apelidos...Ou quando respondemos mal educadamente para professores, pais, líderes, irmãos. E também quando dizemos qualquer coisa contra Deus e sua Palavra. Da sua boca, criança, só deve sair boas palavras, que abençoem e cure as pessoas. Boas palavras para as pessoas e também para o nosso maravilhoso Senhor e Pai.

O povo de Israel, agora estava andando pelo deserto, em direção à terra prometida. Não seria fácil, pois todo o caminho era pelo deserto. E o que é que menos encontramos no deserto, crianças? Água! Imaginem a quantidade de água necessária para saciar a sede daquela multidão? Muita, muita água. E onde Deus arranjaria tanta água? Bem, o criador da água sempre tem um milagre reservado para o Seu povo.

Quando eles saíram do Egito, com certeza levaram muita água fresca. Mas, à medida em que iam caminhando, com aquele calor do deserto, as reservas de água foram se esgotando! Será que encontrariam água em algum lugar do deserto?

Depois de alguns dias de caminhada o povo chegou a um lugar chamado Mara. E lá, ufa, havia sim alguns poços de água. Mas, que decepção! As águas eram amargas e não dava para o povo beber e nem ao menos cozinhar. Não prestavam para nada!

O povo de Israel começou a reclamar com Moisés: "E agora, o que vamos beber? Vamos morrer aqui no deserto!" Eles eram tão ingratos! Haviam esquecido do que Deus fez lá no Egito. Se Deus transformou o Nilo em sangue, não poderia transformar as águas de Mara em águas doces? Eles também se esqueceram de que Deus, com seu poder, abriu o Mar Vermelho para que eles passassem em segurança e fechou o Mar Vermelho para que os soldados egípcios morressem. Eles usaram a boca deles para falar mal de Deus e também de Moisés. 

Moisés imediatamente clamou ao Senhor, que disse: "Pegue essa arvorezinha que você está vendo. Jogue-a na água. E ela se tornará boa para beber". Moisés, na mesma hora obedeceu. E então aconteceu um grande milagre! Aquela água, que estava amarga somente há alguns minutos, se tornou doce e potável, muito boa para beber. E o povo pode saciar a sede e guardar água para os próximos dias de viagem.

Vocês sabiam que faltou água para o povo, por mais duas vezes, durante a viagem para a Canaã? E nas duas vezes, novamente o povo usou a boca para falar mal de Deus e de Moisés. Mais uma vez eles disseram que Deus os havia retirado do Egito para matá-los de sede, eles e seus animais. E então, por duas vezes, Deus fez sair água de uma grande rocha, para que o povo fosse saciado. Que paciência Deus tinha com o povo, não é mesmo? Bem, Ele foi paciente sim, mas todas as vezes que o povo falava contra Deus e contra Moisés, algum castigo vinha.

Ali em Mara, quando Deus transformou as águas amargas em doces, aconteceu algo muito, muito importante. O Senhor Deus entregou para o povo ordens e leis, que eles, como povo de Deus deveriam obedecer. Sim! Porque sem ordens e leis, cada um faria o que bem quisesse. E o acampamento dos israelitas ficaria uma bagunça. Se o povo quisesse ser abençoado por Deus e ter uma vida cheia de milagres, deveria cumprir essas ordens e leis.

Deus falou: "Se vocês ouvirem com atenção à minha voz e fizerem o que é correto diante de mim, se vocês derem ouvidos aos meus mandamentos e guardarem todas as minhas leis, nenhuma das enfermidades que vieram sobre  o Egito virão sobre vocês, porque Eu Sou Yahweh Rafá, aquele que te Cura!" (Ex. 15.26)

Ah, que Palavra mais linda saiu da boca de Deus! Enquanto da boca do povo só saía reclamação e palavras maldosas contra Deus e contra Moisés, da boca de Deus só saíram palavras de Cura! Ali, naquele dia, no dia em que o Senhor transformou as águas amargas em doce, Ele ensinou ao povo que se eles cuidassem em obedecer à Sua Palavra, seriam sempre curados e protegidos do mal.

Encerramento: Crianças, o desejo de Deus é nos curar. Para isso Ele enviou a Sua Palavra. Isso mesmo! A Palavra de Deus é como uma fonte de água limpa e fresca que cura os nossos corações. Tudo o que Deus fala é verdade e é bom. Não é somente isso! O que Deus disse é para o nosso bem. Se obedecermos ao que Deus disse e confiarmos em Sua Palavra, tudo dará certo conosco!

Vocês sabiam que, na primeira vez que Deus tirou água da rocha para o povo beber, inimigos entraram no acampamento para atacar os filhos de Israel? E olha que Moisés precisou ficar com as mãos levantadas em oração, enquanto os soldados de Israel lutavam e Deus deu a vitória. Sabem por que isso aconteceu? Porque antes do milagre, o povo reclamou de Deus. Eles chegaram até a dizer que gostariam de voltar a ser escravos no Egito. Foi por isso que o Senhor os castigou. Porque não guardaram a Palavra do Senhor e não crera Nele.

Pois é isso o que acontece sempre que você questiona ou duvida da Palavra do Senhor. O inimigo não entra em sua casa, mas entra em sua mente.  E você pode se tornar um enfermo. Se você observar, por todos os lugares onde vai, até mesmo na escola, ou lugares virtuais, como as redes sociais, os filmes e programas de televisão, há informações e leis que vão completamente contra o que o Senhor disse em Sua Palavra. Abra bem os seus olhos. Porque se você aceitar tudo o que eles dizem, até mesmo que seja para manter as amizades, isso fará muito mal para você. Será como a água amarga lá no poço de Mara. Nunca, crianças, aceitem essa "água" que o mundo oferece para vocês. Ela só trará confusão em suas cabecinhas. Creiam na Palavra de Deus. Ela sim, cura a nossa vida. Amém? Creiam no que Deus diz. 

Para conversar com as crianças:  O que Moisés e Deus sentiram quando o povo reclamou? Porque o Senhor colocou leis e regras para serem obedecidas? Que tipo de comportamentos, informações e leis contrárias à Bíblia, você tem visto no dia a dia? (rebeldia, desobediência, reclamação, relacionamentos com pessoas do mesmo sexo, sexo explícito, uso de drogas)....O que acontece com as pessoas que vivem em rebeldia contra Deus e suas leis? Que tipo de cura a Palavra de Deus traz em nossas vidas?

Ministrador: Ore com as crianças pedindo perdão por muitas vezes, deixarem sair de suas bocas palavras que fazem mal às pessoas. Dê um tempo para que elas digam a Deus, sozinhas, por si mesmas, que tipo de palavras elas tem falado para os seus pais, para crianças da rua ou da escola. Leve-as a pedirem perdão por todo bulliyng que fazem contra outras crianças. Leve-as a pedirem perdão por toda palavra que disseram contra Deus ou contra a Igreja.   Declare junto com as crianças: "Senhor Deus, eu não quero aceitar a água amarga que quem não é cristão me oferece. Eu me recuso a aceitar tudo o que assisto, leio, ou ouço, que vai contra a Sua Palavra. Eu creio em Ti e em Sua Palavra, Senhor. Espírito Santo de Deus, me ajude a obedecer à Palavra do Senhor, sem nunca duvidar. Me ajude a rejeitar todo comportamento e ensino que vai contra a Palavra de Deus. E que a minha boca, a partir de agora, seja como a boca de Deus, que dela só saiam palavras de Cura. Em nome de Jesus, amém!"

Figuras:
















Lição do dia:



Leitura Bíblica:



Tarefa da Semana:


Você sabia?




Versículo para decorar:



quarta-feira, 15 de junho de 2022

14 - Quando Deus fala...é bom amolecer o coração!

 

14 - Quando Deus fala...é bom amolecer o coração! (Êxodo 5-11, 12.29-42; 13.17-22 e 14)

Ministrador: leve uma pedra para mostrar para as crianças, de qualquer tamanho. Se quiser levar uma pedrinha para cada criança, pode!Quem aqui já ouviu a expressão coração de pedra? Como é a pessoa que tem um coração duro como a pedra? Bem para sabermos isso, precisamos olhar para a pedra. Ela é dura. É difícil de quebrar. E se tem uma pedra no seu sapato, queridas crianças, essa pedra incomoda e machuca. Por isso, a expressão coração de pedra, nós usamos para pessoas que são teimosas, desobedientes, duras e muito difíceis de se quebrar.

Quando o povo de Israel foi para o Egito, eles eram apenas 72 pessoas. Mas eles cresceram tanto, que se tornaram um grande povo. Do tamanho da cidade de Campinas! Naquela época, o Egito já era um grande país. Muito grande, rico e poderoso. E claro que o Faraó ficou com medo de perder o país para aquele povo estrangeiro que morava lá. Por isso, Faraó os transformou em seus escravos. Por muitos e muitos anos. Para ser mais exato, por 430 anos. Ah, mas quando chegou o tempo do povo sair e ir para Canaã, então Deus levantou um homem para libertá-los. Quem era esse homem? Moisés!

Depois de muito teimar com Deus, Moisés aceitou a missão para voltar para o Egito, com seu irmão Arão. E lá eles teriam um grande trabalho: trazer um recado bem claro de Deus para Faraó. Claro e simples, onde Deus dizia: "Deixa o meu povo ir para o deserto me adorar". Era claro, simples, mas um grande trabalho, pois Faraó jamais aceitaria perder aquele monte de escravos de uma vez só. O Egito estava indo muito bem com eles. Deixar eles irem para adorar um Deus que Faraó nem conhecia? De jeito nenhum!

Pois lá foram Moisés e Arão. Eles obedeceram ao que Deus disse e deram o recado para Faraó. Mas Deus já havia avisado que Faraó estava com o coração duro como pedra. E Deus já estava preparando uns milagres bem fortes para quebrar esse coração. E exatamente como Deus disse, aconteceu! Faraó fez pouco caso do que Deus disse. Ele falou: quem esse tal de Yahweh pensa que é? Eu não conheço esse deus, somente os meus deuses do Egito. E tem mais, nenhum Israelita está autorizado a sair do Egito. Eles são meus escravos e aqui ficarão! 

Moisés e Arão explicaram para Faraó: "O Deus dos Israelitas veio ao nosso encontro. Ele quer que você nos deixe sair para oferecer um sacrifício para Deus no deserto. Se você não deixar, o Senhor castigará todo o Egito com pragas! Mas Faraó estava com o coração bem duro. E ele ficou tão bravo com esse pedido que agora seria muito pior para os Israelitas: antes eles tinham a palha para fazer uma grande quantidade de tijolos. Mas agora, eles mesmos é que teriam que ir encontrar a palha. E ai se não conseguissem fazer todos os tijolos que Faraó queria. Eles apanhariam muito. E foi isso que aconteceu. O povo passou a sofrer muito mais. 

Então Deus falou a Moisés: "Agora você vai ver o que eu vou fazer com Faraó! Ele não quer deixar o meu povo ir de comum acordo, não é? Eu vou pesar a minha mão sobre o Egito. E Faraó, querendo ou não, vai deixar vocês irem. Porque eu apareci para Abraão, para Isaque e para Jacó e fiz uma aliança com eles, prometendo que a terra de Canaã seria deles. E agora eu vou agir, para que o meu povo saia do Egito em direção à Canaã, a terra da promessa". (Êxodo 6.1-5)

Moisés e Arão disseram para Faraó tudo o que Deus disse. E mais. Eles fizeram milagres na frente de Faraó. Fizeram a vara de Arão virar uma serpente. Mas Faraó chamou os seus feiticeiros e eles fizeram a mesma coisa. Só que a serpente de Arão comeu todas as  serpentes dos feiticeiros, porque o Deus de Israel é mais poderoso do que os outros deuses. Mesmo vendo tudo isso, o coração de Faraó se endureceu ainda mais. E então Deus fez o que disse que faria. Ele enviou terríveis pragas para castigar Faraó e todo o Egito. 

Certo dia,Faraó estava tomando banho no rio Nilo. Moisés foi até lá, e tocou no rio com o cajado que havia virado uma serpente. Na mesma hora a água se transformou em sangue, grosso e quente. E não foi só o rio Nilo não! Todos os lagos, as fontes de água, as caixas dágua, e até a água do filtro, tudo se transformou em sangue.  Foi um grande estrago, porque o rio Nilo era muito grande. Todos os peixes morreram e havia sangue por todo o Egito! Essa praga durou sete dias. E Deus mandou Moisés dizer para Faraó libertar o seu povo. Mas Faraó disse não.

Depois disso o Senhor mandou rãs. Muitas rãs. Milhares delas. Todas as casas, as panelas, os quartos, os fornos, ficaram cheios desses sapinhos nojentos. Não havia um lugar na casa dos egípcios, nem no palácio, onde não houvesse milhares de rãs. Nesse momento, Faraó ficou muito abalado. Ele chamou Moisés e Arão e disse que deixaria o povo ir, contanto que aquelas rãs nojentas sumissem dali. Moisés orou a Yahweh, e todas as rãs no Egito morreram! Mas, assim que as rãs morreram, Faraó endureceu o seu coração de novo! Ele disse não. Jamais o povo sairia do Egito.

E então veio a terceira praga. o Egito ficou cheio de piolhos. Vocês podem imaginar? Todas as cabeças das pessoas e até os animais ficaram cheios de piolhos, que picavam e faziam o corpo todo coçar. Até os feiticeiros do Egito disseram que tudo o que estava acontecendo era o dedo de Deus! Mas mesmo assim, mesmo Moisés dizendo que Deus queria que seu povo saísse, Faraó não deixou o povo ir.

A quarta praga foi horrível. Enxames de moscas enormes e nojentas entraram no Egito.  Elas picavam e traziam muita dor. E as suas picadas faziam com que vermes nascessem sob a pele das pessoas e animais. O Egito estava cheio de moscas. Mas esperem! Dessa vez, na terra de Gósen, onde morava o povo de Israel, não havia nenhuma mosca. Um grande milagre! Deus fez isso para que os egípcios soubessem o quanto Ele estava protegendo o Seu povo. E ninguém conseguiria derrubar o povo de Israel, nem o Deus de  Israel. No meio daquele monte de moscas, o coração de Faraó começou a se amolecer. Mas foi só Moisés orar e as moscas irem embora que Faraó esqueceu do que havia prometido. E novamente não  deixou o povo partir.

Depois disso, todos os animais do Egito morreram de repente.  Foi um susto enorme. Mas na terra de Gósen, todos os animais continuavam vivos. E Faraó ficou com o coração mais duro ainda. A sexta praga trouxe feridas enormes, cheias de pus no corpo dos egípcios. Mas Faraó não deu ouvidos a Moisés nem a Arão.

E mais uma praga veio, por causa da teimosia de Faraó.Uma pesada chuva de pedras de gelo caiu sobre o Egito. Pedras que destruíram toda a plantação. Pedras que acabaram com as árvores e mataram todos os que estavam ao ar livre. Mas na terra de Gósen, nenhuma pedra de granizo caiu. Depois dessa horrível tempestade, os conselheiros de Faraó insistiram para que Faraó deixasse o povo ir, para que o Egito não fosse completamente destruído. Mas Faraó não queria libertar o povo. Ele até deixaria o povo dar uma saidinha, mas ficariam no Egito as crianças, as mulheres e os animais. Mas não foi isso que Deus havia dito. Ele disse para Faraó: Deixa o meu povo ir!

Então vieram grandes, enormes gafanhotos sobre o Egito. Eram tantos, tantos que o céu se escureceu. Foi a oitava praga. Eles comeram tudo o que a chuva de granizo não destruiu. Agora, com essa praga, tudo o que era plantação, tudo o que era planta, o que era verde, não existia mais. O Egito estava devastado! Por isso Faraó chamou Moisés e Arão e reconheceu o seu erro! Ele reconheceu que havia pecado contra Deus e pediu para que Moisés orasse para Deus levar a praga embora. E mais uma vez Moisés orou, a praga foi embora e o coração de Faraó se endureceu novamente. Ele não deixou o povo de Israel partir. E o Senhor enviou então a nona praga. Não eram bichos, nem chuva, nem terremoto. Mas uma coisa mais medonha que isso, a escuridão. Tudo ficou tão escuro, que ninguém conseguia enxergar nem mesmo um palmo à sua frente. E todos precisaram ficar trancados em suas casas durante três dias, sem sair do lugar. E mesmo que tentassem acender velas, estas se apagavam. Mas, na terra dos Israelitas, havia a luz d da. Estranho, não é mesmo?

Agora Faraó queria deixar o povo ir. Mas que estes deixassem todos os seus animais e riquezas lá no Egito. Mas Moisés tinha uma missão. E ele disse para Faraó que nada ficaria no Egito. Nem homens, nem mulheres, nem crianças, nem animais, nem mesmo uma unha! (Ex. 10.26). Então, mais uma vez Faraó endureceu o coração como pedra. E dessa vez ele disse a Moisés: vai embora daqui e nunca mais apareça! Porque se você aparecer aqui, no mesmo momento será morto! (Ex. 10.28).

Moisés já sabia que nunca mais veria Faraó, como ele mesmo falou. E o Senhor Deus Yahweh disse: "Essa será a última praga que enviarei. Depois desta, de fato, Faraó mesmo expulsará vocês daqui, e para sempre!". Então, depois de alguns dias, meia noite, aconteceu a coisa mais triste que poderia acontecer no Egito. A última praga foi a mais forte de todas. Um anjo de Deus passou de casa em casa, no Egito. E por onde ele passou, todo filho que nasceu primeiro morreu. Até mesmo os primeiros filhotes de cada animal morreram. E também morreu o filho mais velho do Faraó. Naquela noite houve uma gritaria e um forte choro no Egito como nunca houve antes. Mas na terra de Gósen, as famílias de Israel estavam completas, com as malas prontas para partir, pois Deus havia ordenado que assim fosse. E nenhum filho primogênito morreu na terra de Gósen.

Na mesma noite, Faraó mandou dizer para Faraó e Arão saírem imediatamente com o povo e irem embora, prestar o culto a Deus no deserto, como eles haviam insistido. E mandou que levassem tudo. Todo o povo do Egito estava nas portas, mandando os israelitas  embora depressa, porque estavam com medo de morrer. E enquanto o povo de Israel passava pelas ruas, os egípcios davam a eles tudo o que eles pediam: ouro, roupas, comida, brinquedos. O povo de Israel saiu do Egito com muitas riquezas. Dessa forma, Deus mesmo pagou para eles tudo o que os egípcios fizeram durante aqueles 430 anos. 

Mas a história não acaba aí.  Você imagina o quanto de tempo leva para uma multidão de 2 milhões de pessoas se locomoverem? Eles estavam caminhando bem devagar. E agora saíram do Egito e estavam entrando no deserto. Deus estava guiando o povo com uma coluna de nuvem, que os protegia do sol e com uma coluna de fogo à noite, para que eles ficassem aquecidos.  Agora eles achavam que estavam seguros. Mas Faraó não havia desistido. O coração dele voltou a se endurecer. Ele se arrependeu de ter deixado o povo ir!  Por isso juntou todos os seus soldados e os mandou ir atrás do povo. Vocês podem imaginar o desespero dos Israelitas, quando viram, ao longe, os cavalos de Faraó em sua direção? 

E o povo teve grande medo e clamou a Yahweh! E também reclamaram com Moisés! Mas Moisés deu grande coragem para o povo, mandando eles ficarem firmes, pois Deus faria um grande milagre para salvá-los. E foi isso exatamente que aconteceu. Para livrar seu povo amado, o Senhor Deus fez um dos maiores milagres de toda a história do mundo. Ele abriu o mar vermelho e fez com que todo o povo o atravessasse, como se estivesse passando por um caminho seco.  E quando a última pessoa do povo de Israel tirou os pés da areia do mar, ele se fechou com toda a força, matando todos os soldados e cavalos do Faraó! E por fim, Faraó deixou o povo de Israel em paz. Ele viu que era impossível lutar contra o Deus de Israel. Ele aprendeu a lição. Quando se trata das coisas de Deus, e da palavra de Deus, endurecer o coração é a pior coisa para alguém fazer, porque o castigo vem! Quando Deus fala, é bom amadurecer o coração!

Encerramento: Faraó era malvado e maligno. Ele não queria de nenhum jeito obedecer à voz de Deus e libertar o povo de Israel. É claro que isso seria um prejuízo para ele, porque ele os israelitas trabalhavam de graça no Egito!  Da mesma forma você será tentado a não obedecer ao que o Senhor fala, porque isso vai ser prejuízo para você. Você pode pensar: Porque eu não posso mentir, todos os meus amigos mentem e se dão super bem? Eles colam na escola, namoram escondido e seus pais não sabem. E eu tenho que ficar falando a verdade e saio sempre perdendo! Não é justo! Ou você vê que as crianças usam o domingo para passear, ir à piscina, e fazer outras coisas legais, mas você tem que vir à Igreja. Muitas vezes você verá pessoas fazendo coisas erradas e se dando super bem. Mas aprenda: uma criança pode até fazer algo errado e se dar super bem, mas isso é só na hora. Porque todas as pessoas que fizerem o que é contrário à Palavra de Deus, uma hora ou outra se darão mal, como aconteceu com Faraó. Por isso, obedeça ao que Deus fala, mesmo que isso pareça ser um prejuízo para você, mesmo que seus amigos te abandonem, mesmo que você seja chamado de chato, de careta, faça as coisas direito. Do jeito que Deus fala. Assim, basta só um pouquinho de tempo e você verá que quem obedece a Deus, sempre se dará muito bem.

Faraó sabia muito bem como ele deveria agir. Porque Deus estava falando e falando e falando. Mas ele endureceu o coração. E de propósito, não obedeceu ao Senhor. Cada vez que o Senhor falava, ele se tornava mais duro, mais insensível, mais teimoso. Por isso, as pragas foram ficando cada vez piores. E os castigos de Deus mais duros, porque Deus queria quebrar o coração de Faraó. Da mesma forma, você não pode ter o coração duro. Quando você ouvir o Apóstolo, ou o pastor, ou o seu líder aqui no Start Kids, ou os seus pais dizendo que você deve abandonar o pecado, e fazer o que é certo, não seja duro como uma pedra! Obedeça e mude imediatamente de atitude. Sabem por que? Porque se você não amolecer o seu coração e obedecer ao que o Senhor diz, Ele mesmo vai castigar você. Como castigou Faraó. Até que você abandone o seu pecado e obedeça a Deus. Então, antes mesmo de acontecer o pior, é melhor você amolecer o seu coração e obedecer ao que Deus manda. Amém?

Para conversar com as crianças:

Quanto tempo passou entre a primeira e a décima praga? Porque Faraó não queria deixar o povo sair do Egito? Como você imagina que era o Egito? E como você imagina que aconteceu cada uma das pragas? Você sabia que cada praga que Deus enviou era relacionada com um deus que os egípcios adoravam? Quanto de prejuízo o Egito teve porque Faraó não quis obedecer à voz de Deus?

Encerramento: Converse com as crianças sobre como age as crianças que tem o  coração duro. Leve-as a refletir sobre as atitudes delas que mostram que o coração delas está endurecido como o de Faraó. Sobre o que elas estão teimando em fazer, que Deus já disse para não fazer. Sobre pecados que elas fazem escondidas. Leve-as a reconhecerem sua dureza de coração e pedir perdão pelos seus pecados. Ore para que o Senhor quebre a dureza de coração dessas crianças, para que elas passem a obedecer à Palavra de Deus,  mesmo se isso lhes causar prejuízo. 

Figuras:






























Lição do Dia:



Leitura Bíblica:



Tarefa da Semana:




Você Sabia?


Versículo:




Quebra gelo: https://ensinandocomdiversao.blogspot.com/2022/06/responda-ou-sofra-as-consequencias.html

20 - Meu Tesouro Precioso: Deus fez um plano para mim

A BERTURA Oração de cobertura  Louvor  Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta:  Vocês sabiam que...