terça-feira, 25 de outubro de 2022

31 - Quando Deus fala...dê importância!

31 - Quando Deus fala...dê importância! (Daniel 5)

Alguém aqui sabe quantos idiomas existem no mundo? Mais de sete mil. Mas apenas vinte e três cobrem metade da população mundial! Agora vamos ver quem é inteligente como Daniel: quais são os dez idiomas mais falados no mundo? (deixe que as crianças adivinhem e tentem falar alguma coisa nessas línguas). Resposta: 1) Inglês. 2) Chinês Mandarim. 3) Hindi (Índia). 4) Espanhol. 5) Francês. 6)  Árabe. 7) Bengali (Bangladesh). 8) Russo. 9) Português. 10) Indonésio.

Quando a Babilônia invadiu Jerusalém, o rei Nabucodonosor levou todos os moradores de lá como escravos. Além de levar todas as pessoas, Nabucodonosor também fez uma coisa horrível. Ele entrou no lindo templo de Salomão e levou embora todos os objetos de ouro que eram usados no culto ao Senhor. E depois colocou fogo no templo. Foi muito triste o que aconteceu! Se você quiser saber mais sobre isso, pode ler o último capítulo do livro do profeta Jeremias. 

Nabucodonosor escolheu para trabalhar em seu palácio os jovens mais inteligentes e importantes de Israel. E no meio desses jovens, estava Daniel. Lá na Babilônia tudo era diferente! O idioma falado não era o hebraico, e sim o acadio (nem existe mais). A cultura, as comidas e até o deus de lá era diferente. Mesmo assim Daniel continuou obediente a Deus. Ele não mudou seus costumes, nem se deixou influenciar pela cultura daquele lugar. E todos os dias, três vezes ao dia, Daniel subia ao seu quarto para orar e adorar ao nosso Deus, o Deus de Israel.

Daniel se tornou um grande profeta! Daniel escreveu nos últimos capítulos do seu livro, revelações sobre o fim do mundo; Deus contou para ele coisas que nem aconteceram ainda! Além disso, Daniel tinha uma capacidade especial: ele sabia dizer para as pessoas o que significavam os sonhos que elas tinham. Também sabia a resposta de enigmas, que nem o homem mais inteligente da Babilônia saberia! E tudo isso foi Deus quem deu para ele.

Depois que Nabucodonosor morreu, subiu ao trono o seu filho, que se chamava Belsazar.  No dia 5 de Outubro de 539 antes de Cristo, esse Belsazar deu uma grande festa para mais de mil pessoas que trabalhavam em seu palácio, com muita comida e vinho à vontade! Como vocês sabem, o vinho é uma bebida alcoólica e quando é bebido em excesso, faz as pessoas ficarem bêbadas.  

Foi exatamente isso o que aconteceu com Belsazar. Ele ficou muito bêbado, mas queria que a festa continuasse. Por isso, mandou seus empregados trazerem as taças de ouro que seu pai havia trazido do templo de Jerusalém para que eles se divertissem bebendo mais vinho. Ele sabia que essas taças eram consagradas a Deus, mas mesmo assim não deu importância para isso. Na verdade ele não estava nem aí para as coisas de Deus!

Então, no meio da festa aconteceu uma coisa assustadora. Enquanto Belsazar e seus convidados estavam cantando e adorando os seus ídolos, usando as taças do Senhor, de repente, surgiu uma imagem na parede, como se fosse a projeção de um filme no cinema. Na parte mais iluminada no palácio, grandes dedos de uma enorme mão humana começaram a escrever na parede. Quando o rei viu isso, ficou pálido e começou a tremer. Os seus joelhos batiam um no outro de tanto medo que ele estava. E os dedos escreveram na parede uma frase num idioma que ninguém conhecia.

Aos berros, o rei mandou chamar todos os sábios, adivinhos e mágicos da Babilônia. E deu uma ordem: "Quem conseguir ler essa frase e dizer o significado dela, receberá um manto real e ganhará uma corrente de ouro. Além disso, será a terceira pessoa mais importante em todo o meu reino!"

Logo vieram todos os sábios, adivinhos, astrólogos, bruxos, mas nenhum deles ler o que aquela enorme mão humana havia escrito. Por isso, Belsazar ficou muito perturbado. E na mesma hora a festa acabou, pois todos os convidados também ficaram apavorados!

Mas a rainha mãe se lembrou de Daniel! Ela se lembrou daquele dia em que Daniel interpretou o sonho de seu marido, Nabucodonosor, que ele viveria como louco por sete anos e disse que do jeito que Daniel havia profetizado, aconteceu! Por isso, Belsazar, mais do que rapidamente mandou chamar Daniel.

Assim que Daniel entrou na sala, o rei o encheu de elogios, sobre sua capacidade de resolver enigmas e interpretar sonhos. E disse a Daniel que se, ele lesse o que estava escrito na parede e falasse o que aquilo significava, então ele se tornaria a terceira pessoa mais importante em seu reino.

Mas o profeta Daniel disse assim: "Olha rei, pode guardar os seus presentes para você mesmo. Eu não quero nada disso. Mas, não se preocupe, eu vou ler sim o que está escrito na parede e ainda vou desvendar esse enigma. 

Antes, quero te dizer uma coisa. "O seu pai era muito poderoso e se tornou orgulhoso e arrogante. Por isso, Deus tirou-o de seu trono real e o fez morar como um animal na floresta por sete anos. Ele assim viveu, até reconhecer que Deus é o único Senhor. Ele está acima de tudo e de todos e coloca no poder quem ele quer.  O seu pai se tornou um homem humilde e temente a Deus, mas você, mesmo sabendo de tudo o que aconteceu com seu pai, não tem caminhado com humildade e nem mesmo reconhece Deus como o Senhor de toda a terra. Pior ainda, você se levantou contra Deus e o desrespeitou quando mandou buscar as taças sagradas para a sua festa. Você adorou a deuses falsos, que não podem ver, nem ouvir nem falar, mas não louvou a Deus, que sustenta a sua vida e controla todos os seus caminhos. Por isso, Deus mesmo enviou aquela mão que você viu, para escrever a sentença que Ele declarou contra você".

O que está escrito na parede está na língua aramaica (língua do povo judeu, junto com o hebraico) e as palavras formam a seguinte frase: "Menê, Menê, Tekel Uparsín". Este é o significado das palavras: Deus avaliou o seu reinado e você foi reprovado. Ele mesmo decretou o seu fim. Deus pesou tudo o que você fez numa balança e isso não atingiu o peso necessário! Seu reino acabou e já foi dividido entre dois povos diferentes".

Crianças, mal Daniel acabou de falar, naquela mesma noite, aconteceu o que Deus disse.  Dario, o imperador da Média Pérsia entrou na Babilônia, matou Belzasar e tomou o seu trono. E assim Deus cumpriu seu decreto contra o orgulhoso Belzasar e Daniel se tornou a terceira pessoa mais importante da Babilônia.

Encerramento:

Quantos livros você tem na sua casa? Com certeza, dezenas. Existem os livros escolares, os livros de leitura, os álbuns de figurinhas e também a Bíblia. Dentre todos os livros que você pode ter, a Bíblia é o livro mais sagrado de todos. Você precisa dar muita importância a ela!

Belsazar não deu importância aos objetos sagrados do templo do Senhor, por isso Deus ficou muito irado com a sua falta de respeito. Da mesma forma, você deve ter muito, muito respeito pelas coisas de Deus. Respeito por cada coisa que existe na Igreja. Cada coisa que pertence a Deus é sagrada e deve ser tratada com muita importância. Principalmente a Palavra de Deus, que é chamada de Bíblia Sagrada. A Bíblia é um livro precioso, por isso você deve guardá-la num lugar especial. Tome cuidado para não rasgar ou mesmo amassar suas folhas, nem rabiscar suas páginas, largar jogada por aí. Deus se agrada muito quando damos importância às coisas Dele. 

Mas o pior que Belsazar fez, foi não dar importância ao que o Senhor havia dito por intermédio de Daniel. Porque ele bem sabia que Deus havia falado para seu pai ser humilde e ele não foi, por isso veio aquele terrível castigo. Depois do castigo, Nabucodonosor deu importância ao Senhor e Sua palavra, mas Belsazar desprezou ao Senhor. Por isso, foi castigado e não teve uma segunda chance. Crianças, vocês precisam dar muita importância ao que Deus fala. Tudo o que Deus fala em Sua Palavra deve ser ordem e regra na vida de vocês. Leve as palavras de Deus a sério!

Da mesma forma, quando vocês fizerem qualquer coisa, ou tiverem que tomar qualquer decisão, precisam consultar a Palavra de Deus antes. Podem ter certeza de que, através da Sua Palavra, o Senhor mesmo dará toda a direção que vocês precisam. Isso se vocês derem a devida importância à Bíblia, amém? E leiam a Bíblia todos os dias, pois a Palavra de Deus é até mais importante do que a comida que comemos todos os dias.  Vamos dar a devida importância à Palavra de Deus?

Ministro: Peça perdão a Deus, junto com as crianças, por muitas vezes, darem mais ouvidos às palavras dos amigos, dos pais e até mesmo do tik tok, do que à Palavra de Deus. Peçam perdão por dedicarem mais tempo na internet ou na tv do que na leitura da Palavra de Deus. Ore com as crianças, declarando diante de Deus a decisão de dar importância à Palavra de Deus e que, a partir de agora, eles vão cuidar da Bíblia com muito carinho e vão se dedicar a estudar a Bíblia com muita dedicação.

Para conversar com as crianças:

Como deve ter sido a grande festa que o rei Belsazar fez? Será que Daniel foi convidado para essa festa? Qual foi o grande pecado de Belsazar, para que ele fosse morto? Qual rei jogou Daniel na cova dos leões?

Figuras:















Lição do dia:



Leitura Bíblica:




Tarefa da Semana:


Você sabia?



Versículo para decorar:




terça-feira, 11 de outubro de 2022

30 - Quando Deus fala...seja humilde!

 Quando Deus fala...seja humilde (Daniel 4)


Você já ouviu falar na palavra arrogante? Arrogante é aquele que se acha superior aos demais e por isso, humilha os outros. Se existe um lugar onde muita arrogância poder ser vista, é na escola. Sim, por a escola ser um lugar onde muitas crianças da mesma idade convivem diariamente por algumas horas, então esse é o lugar ideal para crianças arrogantes humilharem outras, não é mesmo? Bem, você talvez não conheça a palavra arrogante, mas conhece muito bem a palavra bullying. Pois é isso o que os arrogantes fazem, eles, por se acharem melhor e mais poderosos, acabam humilhando todas as outras pessoas. E quem é humilhado, se sente muito mal. Algumas crianças até mudam de escola ou mesmo desistem de estudar por causa dos bullyings que sofre. 

Todos aqui conhecem o Daniel da Bíblia. Me contem agora o que vocês sabem sobre ele. Deixe que as crianças contem o que sabem sobre Daniel, provavelmente vão falar sobre a cova dos leões.

Quando o exército da Babilônia invadiu Jerusalém, Nabucodonosor, o rei da Babilônia mandou que fossem trazidos para morar em seu palácio, alguns jovens que eram de famílias importantes de Jerusalém. Além do mais, esses jovens deveriam ser bonitos, sem problemas de saúde, inteligentes, bem estudados e que soubessem de vários assuntos ao mesmo tempo. Nabucodonosor era esperto! Ele não queria que trabalhasse no seu palácio gente simples de Jerusalém. Por isso selecionou os mais espertos, lindos e inteligentes. Afinal, ele era o grande rei da Babilônia e não queria que gente feia e doente trabalhasse para ele.

Daniel e seus três amigos, Hananias, Misael e Azarias, estavam entre esses jovens que foram trabalhar no palácio. Deus deu para eles uma inteligência muito acima da dos outros jovens. E para Daniel, Deus deu algo mais - Deus o tinha tornado um profeta! Vocês sabem o que Daniel sabia fazer de tão especial? Quando alguém tinha um sonho ou uma visão, Daniel sabia interpretar o que aquele sonho ou visão significava. Isso fazia dele um profeta realmente especial.

Pois um dia, o rei Nabucodonosor teve um sonho esquisito. Ele sonhou que estava descansando em sua cama e  de repente viu uma árvore muito alta no meio da terra. A árvore cresceu tanto, que a parte alta dela encostou nas nuvens do céu. Ela era tão grande que podia ser vista por quem estava muito longe. E era tão linda e cheia de frutos que todas as pessoas do mundo podiam se alimentar dela e embaixo de suas folhas os animais do campo podia se abrigar e descansar.

O sonho estava lindo, até que um anjo desceu do céu e gritou: "Derrubem a árvore alta! Cortem os seus ramos e sacudam todas as folhas dela. Espalhem todos os seus frutos e expulsem os animais e aves que ficam abrigados em seus galhos! Mas, deixem na terra o tronco com as raízes. E que esse tronco fique no chão. Esse tronco será regado pelo orvalho que cai do céu à noite e vai se alimentar de grama, como os animais. Aliás, esse tronco viverá como um animal, até que passem sete anos! Essa é a decisão de Deus, anunciada pelos anjos, a fim de que todos os que vivem saibam que Deus, o Altíssimo, domina sobre todos os reinos da terra e dá a quem quer, e quando deseja. Ele pode decidir colocar no poder o mais humilde dos homens!" (Daniel 4.14-17)

Nabucodonosor chamou todos os sábios da Babilônia, pois ele queria saber o significado daquele sonho. Mas todos os sábios que moravam na Babilônia não conseguiram explicar nada do que aquele estranho sonho significava. Até que se lembraram que Daniel tinha o dom de interpretar sonhos. Então, Daniel foi chamado à presença do rei.

Será que esse sonho tão estranho Daniel conseguiria esclarecer? Com certeza Daniel, que era um homem de oração (por isso mais tarde foi lançado na cova dos leões) teria uma resposta de Deus. E foi assim que aconteceu! Depois de orar, veio a resposta! Querem saber qual é o significado do sonho? 

Bem, não era uma coisa boa não. Por isso, Daniel disse ao rei que queria que o significado do sonho fosse algo que ia acontecer com os inimigos dele, mas infelizmente não era! A árvore grande e alta, com folhas e maravilhosos frutos, com galhos fortes e um lugar seguro para os animais e aves era...o próprio rei Nabucodonosor!  Sim, pois o rei Nabucodonosor era um rei muito poderoso, que havia conquistado muitos países, com seu poder e sua força.  Ele e seu país de fato eram muito fortes e poderosos!

Então o anjo de Deus mandou que a árvore fosse destruída e ficasse somente o tronco no chão. Isso significava que Nabucodonosor seria expulso do seu palácio e passaria a morar com os animais da floresta. Ele comeria capim e dormiria ao ar livre. E isso duraria sete anos. Mas depois disso, Nabucodonosor voltaria para o seu palácio e poderia ser rei novamente!

Depois de dar o significado do sonho para o rei,  Daniel ainda deu um conselho para ele: "O significado do sonho que o rei teve é muito sério. E também triste. Por isso, querido rei, aceita meu conselho: Reconhece que você tem pecado contra Deus, abandone a maldade e pratique o que é certo! Tenha amor e misericórdia dos pobres e necessitados. Se o rei mudar de vida, pode ser que o seu sonho não se torne realidade!". 

O rei até ouviu o significado do sonho, mas não colocou em prática o conselho do profeta. E então o sonho se cumpriu. Um ano depois, Nabucodonosor estava andando em seu palácio, quando disse para si mesmo: "Esta é a grande Babilônia, que eu mesmo construí para mim, para ser a sede do meu reino, e eu fiz tudo isso com o meu poder e a minha força, para a minha glória. Como eu sou bom e poderoso! Ninguém é melhor do que eu!".

Nabucodonosor ainda estava falando as palavras quando veio uma voz do céu, que disse: "A ordem que o anjo deu para você vai se cumprir agora mesmo! Você não terá mais poder para ser rei!" E na mesma hora, aconteceu uma coisa com Nabucodonosor. Ele ficou louco! Sim! Nabucodonosor endoidou! E como estava louco, já não podia mais ser o rei. Por isso, exatamente como Daniel disse, ele foi expulso do seu palácio e passou a viver na floresta, comendo capim e dormindo ao ar livre. Seus cabelos e sua barba cresceram e suas unhas ficaram grandes como as da águia.

E, ao final de sete anos, exatamente como Daniel profetizou, Nabucodonosor voltou a si mesmo. Na mesma hora, Nabucodonosor reconheceu que todo o poder e autoridade pertenciam a Deus, o Deus de Israel. Ele louvou e glorificou o nome do Senhor e passou a ser humilde. E só então, ele recebeu de volta a sua coroa e o seu reinado. E o seu poder e grandeza foram ainda maiores.

Crianças, todo esse acontecimento está escrito no livro de Daniel. Mas quem contou o que aconteceu foi o próprio rei Nabucodonosor. Sim, foi ele mesmo quem contou esses acontecimentos! E no final de tudo, disse assim: "Agora, pois eu, Nabucodonosor, louvo, exalto e glorifico o Rei dos céus, porque tudo o que ele faz é certo e todos os seus caminhos são justos e verdadeiros. Ele tem poder para jogar todos os arrogantes no pó!"

Encerramento: 

Se algum sábio da época, ou até mesmo Daniel fosse falar com o rei sobre seu orgulho e sua arrogância, com certeza Nabucodonosor mandaria matar essa pessoa, afinal, ele era o homem mais poderoso da Babilônia!

Foi por esse motivo que o próprio Deus falou com Nabucodonosor através de um sonho. E Deus falou para o profeta Daniel, o significado do sonho para que ele reconhecesse que era arrogante, abandonasse a maldade e parasse de humilhar as pessoas. Sim, Deus ainda deu uma chance para que o rei se arrependesse, mas como não se arrependeu, então viveu na própria pele as consequências de ser um arrogante. Crianças, Deus detesta a arrogância. Para quem é arrogante e se acha melhor do que os outros, que humilha os outros, Deus tem uma lição bem dura. 

Você tem sido uma criança arrogante? Você tem alimentado em seu coração sentimentos que te fazem pensar que é melhor do que os outros? Que sabe mais que seus amigos? Que tem mais força que seu irmãozinho? Será que é isso que você tem em seu coração? Como saber?

Se você, menino ou menina, costuma humilhar e maltratar as outras pessoas com as quais você convive - pai, mãe, avós, irmãos, amigos da escola, etc - então você é um arrogante. Se você pratica o bullying com outros, então você está na mesma lista que Nabucodonosor estava. E se não mudar, com certeza sofrerá consequências sérias, sabia?

Hoje o Senhor está falando para você ser humilde como Jesus era. Pense em Jesus: ele se achava melhor que os outros? Alguma vez você viu Jesus humilhando alguém por ser cego, leproso ou ser aleijado? Não. Pelo contrário! Jesus ia até essas pessoas e as curava. Jesus era humilde até diante de Deus, o seu pai. E ele o obedeceu em tudo, até quando sabia que entregar a sua vida para morrer na cruz era a vontade de seu pai. E por Jesus ter sido humilde, Deus deu para Ele todo o poder e toda a majestade que Ele mesmo tem (Filipenses 2.9). E por ter sido humilde, o Senhor o honrou e muito. 

Assim como Nabucodonosor fez depois de ter ficado louco por sete anos, você também precisa reconhecer diante do Senhor a sua arrogância e maldade. Porque se continuar assim, Deus vai humilhar você da mesma maneira como você humilha os outros e será bem ruim. Mas, se você for humilde diante de Deus e dos homens, basta esperar, e o próprio Deus fará você ser honrado e respeitado. Assim como Ele fez com Jesus. Amém?

Ministrador: Leve as crianças a olharem para dentro do seu coração e verem se nele há arrogância. Você pode usar situações nas quais as crianças mostram a sua arrogância (ex: quando empurram outra criança na fila da cantina ou merenda para tomar seu lugar...quando desprezam o amigo que tirou nota baixa na escola...quando maltratam seus avós ou pais). Leve as crianças a pedirem o perdão de Deus e pedirem para o Senhor arrancarem de seus corações toda arrogância. Ore para que elas se tornem humildes como Jesus era!

Para conversar com as crianças:  Que tipo de maldades Nabucodonosor fazia com as pessoas? Porque Nabucodonosor não mudou de vida, assim que ouviu as palavras de Daniel? Porque Deus devolveu o reino para Nabucodonosor, mesmo ele sendo inimigo do povo de Israel?

Figuras:




















Lição do Dia:



Leitura da Semana:






Leitura Extra (semana seguinte):



Tarefa da Semana:



Você sabia?



Versículo para decorar:






terça-feira, 4 de outubro de 2022

29 - Quando Deus fala....Ele dá vida!

29 - Quando Deus fala....Ele dá vida! (Ezequiel 37.1-14)

Vamos conversar sobre o nosso corpo, o corpo humano. Além dos órgãos, do que é feito o corpo humano? Pele, os músculos (que fazem o corpo se movimentar), os tendões (uma estrutura fibrosa que faz os músculos colarem nos ossos), e depois disso vem os ossos. Sim, são os ossos que são a estrutura mais dura que temos nos corpo e servem para nos dar sustentação, proteção e nos ajudam nos movimentos. Quantos ossos uma pessoa tem? 206 ossos, que em conjunto formam o nosso esqueleto. 

Foi assim que Deus nos criou, quando fez o mundo. E foi a Sua Palavra que deu forma a cada parte do nosso corpo, vocês sabiam? Bem, o que será que apareceu primeiro em nosso corpo? Penso que a primeira coisa que Deus criou foram nossos ossos. E depois ele foi cobrindo com todos os outros órgãos que temos. E por fim, Ele soprou do seu espírito sobre nós e nós criamos vida (Gênesis 2.7). Fomos criados de maneira maravilhosa pelo Senhor nosso Deus!

Porém, depois que Adão e Eva pecaram, a vida se tornou limitada. Deus nos criou para vivermos para sempre, mas pecado trouxe a morte. Todas as pessoas que nascem no mundo um dia vão morrer. E quando uma pessoa morre, acontece o inverso: primeiro o sopro de vida sai, e depois a pele, os órgãos e músculos vão se desfazendo até virar pó. E o que sobra de uma pessoa? Somente ossos, bem secos e sem vida. E isso acontece com qualquer ser vivente na terra. Como o frango que você come...com os peixes, com os animais e com os seres humanos. Quando você encontrar um osso, por exemplo de um dinossauro(já pensou? rs), você sabe que ali um dia houve vida.

Quando o exército da Babilônia entrou em Jerusalém, colocou fogo em todas as casas. E também no palácio. E por fim, eles desmontaram todo o lindo templo de Deus e colocaram fogo nele também. As coisas de ouro e prata que havia no templo foram levadas para a Babilônia. E as pessoas? O rei, os príncipes e todas as pessoas cheias de saúde e ricas foram levadas como escravas para a Babilônia. 

Imaginem como foi triste isso! A tristeza foi tanta, que mesmo vivos, eles pareciam mesmo um monte de ossos secos, de tão desesperados que estavam. Agora o povo de Israel não tinha mais casa, nem mesmo liberdade. Eles agora não podiam sair para viajar, nem fazer o que queriam. Nem mesmo voltar para as suas casas em Jerusalém. 

Mas mesmo na Babilônia Deus não havia se esquecido do seu amado povo escolhido. Por esse motivo, Deus escolheu um novo profeta para falar as Suas Palavras para o povo que estava preso ali. E esse novo profeta se chamava Ezequiel, cujo nome significa: Deus fortalece.

Sabem como foi que Deus chamou Ezequiel? Foi numa Visão. O que é uma visão? Nesse caso, não tem nada a ver com os seus olhos, os que estão no seu rosto. Sim, eles te dão a visão. Mas a Visão que é um presente do Espírito Santo, nos capacita a ver as coisas que estão acontecendo lá no Céu, onde Deus está nesse momento.  Chamamos isso de Visão das coisas do Reino de Deus, das coisas espirituais. E geralmente Deus fala muito com os profetas através de Visões, seja para mostrar o que está acontecendo no mundo espiritual ou seja para mostrar o futuro de alguma coisa.  Esse é um, digamos, equipamento que o profeta precisa muito, para saber o que falar e como agir.

E que visões o profeta Ezequiel teve? Em primeiro lugar, Deus mostrou o céu para Ezequiel, assim como mostrou o céu para Isaías. E também para João, como você aprenderá mais para frente. Ezequiel estava na margem de um rio, quando de repente, o céu se abriu e então ele viu também algumas criaturas bem diferentes, com asas,  mas com rostos que você conhece: de leão, de boi, de águia e homem. E depois Ezequiel viu um céu eito de cristal, muito claro e brilhante! Em seu livro, Ezequiel escreveu que a sua visão foi impressionante (Ezequiel 1.22). E Ezequiel então viu um trono bem alto feito de safira (uma pedra preciosa azul escura) e no trono, sentado estava alguém parecendo um ser humano, mas que brilhava muito, como um forte arco íris! Ezequiel viu Deus em todo o seu poder!  E quando viu, ele se ajoelhou e colocou o rosto na terra, em sinal de adoração. E foi assim que Deus o chamou! Impressionante, não é mesmo?

Depois disso, Ezequiel teve várias visões. E uma delas foi muito especial.  De repente, ele não estava mais na sua casa. Agora Ezequiel estava no meio de um vale (lugar baixo que fica entre duas montanhas). E esse vale estava coberto com ossos, muitos ossos. E provavelmente esses ossos estavam lá há muito tempo, porque estavam secos, esturricados.

Então Deus disse para Ezequiel: "Querido filho do homem, você acredita que esses ossos secos e mirrados poderão ter vida novamente? Então o profeta disse: Senhor, só o Senhor pode dizer isso! Para mim eles estão muito secos, e espalhados. Como isso poderia acontecer? Seria muito difícil juntar todos eles...quer dirá fazer eles virarem pessoas novamente!"

Mas Deus disse: "Profetiza, sobre esses ossos e dê uma ordem para eles: Ossos secos, ouçam a Palavra do Senhor! Assim declara o Eterno e Soberano Deus a esses ossos: Eu farei eles se juntarem e devolverei a vida para cada um deles! Eu mesmo vou juntar esses ossos, vou cobrir com músculos e depois colocarei a pele. E enfim, colocarei a respiração dentro de cada um deles e eles terão vida novamente! Assim vocês entenderão que Eu sou o Senhor Deus, todo poderoso!" (Ez. 37.4-6)

Que visão mais estranha Ezequiel teve! Mas como ele era um profeta de Deus, mesmo se o Senhor falasse para ele fazer ou dizer coisas muito estranhas, ele obedeceria. E foi o que fez:  Ezequiel, abriu a boca conforme o Senhor mandou e disse bem alto: "Ei, ossos secos, ouçam a Palavra do Senhor. Deus está dizendo que vai devolver vida a vocês...ele vai cobrir vocês com músculos e pele novamente, e vai fazer vocês voltarem a viver novamente".

E enquanto Ezequiel dizia essas palavras, o que aconteceu viu foi incrível! Ezequiel primeiro ouviu um barulho estranho, um som de chocalho, e ele viu os ossos secos, sem a ajuda de ninguém se juntando um a um. E sem ninguém colocar a mão, os ossos começaram a se encher de músculos e depois com pele. E viraram pessoas! Mas elas não se mexiam porque não havia vida nelas.

Então Deus mandou Ezequiel dizer bem alto: "Espírito Santo de Deus sopra sobre esses mortos para que eles vivam! E no mesmo momento, do nada, aquelas pessoas começaram a se mexer e se colocaram em pé. Era tanta gente que se tornou um grande exército!"

Ah, aquela visão de Ezequiel tinha um significado. Porque quando Deus dá  uma visão, Ele também dá o significado dela. Ela falava sobre o futuro do povo de Israel e o que ia acontecer lá na frente.  Deus disse para Ezequiel:  "Esses ossos representam todo o povo de Israel. Eles estão reclamando dizendo: "Nossos ossos se secaram e a nossa esperança acabou. Nós vamos morrer aqui nesse país estranho e nunca mais seremos um povo. Mas, é em Minha Palavra que eles devem acreditar. Eu estou dizendo que vou tirar vocês daqui, dessa sepultura e vou levar vocês de volta para Jerusalém! Então vocês entenderão que Eu Sou o Senhor. E sabem o que mais vou fazer? Eu vou derramar dentro de cada um de vocês o meu Espírito Santo e vocês ficarão mais vivos do que nunca. E vão viver felizes em sua própria terra. Porque eu o Senhor, prometi, e farei cumprir o que eu disse!" (Ez. 37.11-14).

Ah, quando o povo ouviu Ezequiel contar a visão que teve, como será que eles ficaram? Se antes se sentiam como um vale de ossos secos, e que nunca mais voltariam para Israel, agora, a Palavra de Deus tinha dado vida para eles novamente! Eles sabiam que um dia, Deus mesmo os tiraria de lá e os levaria de volta para Israel. E não é que, mais para a frente isso aconteceu mesmo crianças? Aleluia! Quando Deus fala, Ele dá a vida!

Encerramento: 

Crianças, a Palavra de Deus tem muito poder. E ela é mais forte e mais poderosa do que qualquer outra palavra que você ouviu ou ouvirá durante a sua vida. Foi com Sua Palavra que Deus criou todas as coisas que existem. E foi com Sua Palavra que Ele criou você.  Enquanto as palavras humanas grudam em nossos ouvidos e logo nos esquecemos delas, a Palavra de Deus desce até os nossos corações e lá ela fica grudada, como os tendões grudam os músculos nos ossos!

Você precisa acreditar em tudo o que a Palavra de Deus diz, porque Ela é a verdade.  E ela, tem que estar acima de todas as outras verdades na sua vida. Vocês tem aprendido na Escola muitas coisas. Porém, devem ficar bem espertos, pois muito daquilo que o professor ensina não "bate" com a palavra de Deus. Por exemplo, a Escola nunca vai te ensinar que foi Deus quem criou o mundo com sua Palavra. Eles te ensinarão que o mundo surgiu de uma explosão. E aí, em qual palavra você deve acreditar? Sempre, sempre acredite na Palavra de Deus. E a Bíblia diz que foi Deus quem criou o mundo usando a Sua Palavra.

Essas palavras que você aprende, um dia não farão mais sentido. A única Palavra que vai durar para sempre é a Palavra de Deus. As coisas mudam, as idéias mudam, novas descobertas surgem. Mas a Palavra de Deus é eterna. Ela nunca mudará. Ela é a verdade. E nunca, ninguém poderá negar isso!

Deus fez uma promessa incrível para o povo de Israel, naquele momento tão difícil, onde eles se sentiam mortos, como num vale de ossos secos. Deus prometeu que um dia, eles teriam vida novamente e seriam cheios do Espírito Santo e voltariam para a casa! E isso aconteceu mesmo, setenta anos depois, acabou o cativeiro na Babilônia e todo o povo de Israel voltou para a casa. 

E Ele também fez promessas incríveis para nós, você sabia? Ele, com Sua Palavra, já disse que sempre nos guardará, protegerá. Ele com Sua Palavra, já disse que também vamos vê-lo, naquele lugar maravilhoso que Ezequiel viu. E Ele estará conosco para sempre. Sim, quando tudo ficar difícil e você tiver que passar por uma situação parecida com o vale de ossos secos, lembre-se das promessas de Deus.  Ele nunca vai deixar que a gente fique naquele vale. Sua Palavra sempre nos dá a vida. Ele nos levantará e nos encherá do Espírito Santo de Deus, para que sejamos fortes e corajosos como um grande exército, amém?

Ministrador:

Ore com as crianças declarando que elas acreditam na Palavra de Deus. Que a Palavra de Deus é verdadeira e as promessas de Deus sempre se cumprirão. E ore por crianças que estejam tristes ou passando por alguma dificuldade. Use a sua voz profética, como a de Ezequiel, e declare vida sobre essas crianças, sobre suas famílias. Profetize para que o Espírito Santo sopre sobre elas e elas se tornem um grande exército do Senhor nessa terra.

Para conversar com as crianças: Porque o povo de Israel foi levado para a Babilônia como escravo? Porque, ao invés de Deus mesmo juntar os ossos, ele mandou Ezequiel dar uma ordem?  Ainda hoje as pessoas tem o Dom de Visão?  Como fazer para ter esse Dom?
 
Figuras:



















Lição do dia:




Leitura Bíblica:



Tarefa da Semana:



Você sabia?



Versículo para decorar:




Quebra gelo:

https://ensinandocomdiversao.blogspot.com/2022/10/um-exercito-de-dois.html

20 - Meu Tesouro Precioso: Deus fez um plano para mim

A BERTURA Oração de cobertura  Louvor  Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta:  Vocês sabiam que...