quarta-feira, 30 de novembro de 2022

36 - Quando Deus se cala...

 36 - Quando Deus se cala... (Mateus 26 e 27) 

Pense agora num amigo seu que fala muito! Ele é conversador, fala pelos cotovelos. A professora tem até que pedir pra ele ficar quieto um pouco. Talvez você não tenha um amigo assim, porque você é o amigo que fala muito...rs. Agora imagine que esse amigo chegue na escola calado, sem dizer uma palavra. E passe várias horas assim. O que você pensaria que aconteceu com ele? Porque ele se calou?

Durante toda a história do mundo, Deus sempre falou e ainda fala até hoje. Porque Deus é o criador da Palavra, Ele é a palavra. Deus se comunica conosco o tempo todo, de diversas maneiras. Mas houve um dia, um único dia quando Deus se calou. E é sobre esse dia que vamos aprender hoje.

Jesus orava no Jardim do Getsêmani junto com seus discípulos, pois sabia que o tempo dele morrer estava chegando.  Jesus estava tão nervoso, que suava gotas de sangue. Mesmo assim, sua oração foi: "Pai, se for possível, me livre de passar por esse sofrimento que está preparado para mim. Mas como seu filho, eu quero a sua vontade e não a minha". (Mateus 26.39).

Enquanto Jesus orava, chegaram os soldados que, junto com Judas, o discípulo traidor, levaram Jesus como prisioneiro.  Jesus podia pedir para que os anjos viessem livrá-lo, ele podia fugir, mas não fez isso. Ele não se defendeu, nem lutou, nem gritou. Ele simplesmente se entregou, porque sabia que essa era a vontade do seu Pai. Era necessário que Jesus passasse por isso, porque ele nasceu exatamente para salvar o mundo dos seus pecados. E a maneira dele salvar o mundo seria pela morte na cruz.

Os soldados levaram Jesus preso até a casa de um dos líderes religiosos da época. E lá, ele foi acusado de coisas que nunca disse. Cuspiram em seu rosto, deram murros e tapas em nele, mas Ele permaneceu calado. Então Jesus foi declarado culpado e merecedor da morte.  Logo foi levado a Pilatos, o Governador de Jerusalém. E lá foi acusado mais uma vez de coisas que não fez. E mais uma vez permaneceu em silêncio absoluto. 

Essas coisas estavam acontecendo na época da Festa da Páscoa. E todos os anos, por causa da Páscoa, Pilatos soltava um homem do povo de Israel que estava preso. Então Pilatos pegou Jesus e mais um prisioneiro chamado Barrabás, e os levou para que povo decidisse quem deveria ser solto naquele dia. Mas nesse momento o povo não se lembrou dos milagres maravilhosos de Jesus, nem de que Ele era o filho de Deus. O povo quis que Barrabás fosse solto e Jesus fosse crucificado. "Crucifica-o, coloque esse homem na cruz, nós queremos Jesus morto!". E como o povo escolheu, Pilatos fez.

Jesus foi entregue para os soldados mais fortes do exército romano. E sabem o que esses soldados fizeram? Arrancaram as roupas de Jesus e colocaram nele um manto vermelho, para fingir que ele era um rei. Então chicoteavam sem dó as suas costas - as bolinhas de ferro que estavam na ponta do chicote rasgaram a pele de Jesus. Ele deve ter sentido muita, muita dor.  Depois fizeram uma coroa de espinhos grandes e pontiagudos e a  espetaram com violência em sua cabeça. Os espinhos entraram em sua carne e saiu muito sangue. Enquanto batiam em Jesus, os soldados zombavam dele dizendo: "Viva o rei dos judeus!". 

Cuspiram em seu rosto, bateram em sua cabeça com uma vara. E depois deixaram ele pelado. Era assim que Jesus deveria andar pelas ruas de Jerusalém. Pelado, com uma pesada cruz nas costas. E assim foi Jesus andando até o Gólgota, lugar conhecido como Lugar da Caveira, por ser o local pessoas criminosas eram crucificadas. Lá, deitaram Jesus sobre a cruz de madeira e pregaram pregos grandes em suas mãos e seus pés. Suspenderam a cruz, para que ela ficasse entre a terra e o céu.  E Jesus sentia muita, muita dor. Mas mesmo assim não disse nada.

Acima da cabeça dele pregaram uma plaquinha onde estava escrito: "Rei dos Judeus". E as pessoas que passavam pela estrada o viam ali pendurado, sofrendo, mas não tinham dó. Elas xingavam Jesus e mandavam-no descer dali sozinho. Diziam que ele tinha salvado muitas pessoas, mas ele mesmo não conseguia se salvar. Que Ele havia pregado a todos que confiava em Deus, seu Pai. Então porque Deus não salvava naquele momento o seu Filho?

Então, de repente, aconteceu um sinal no céu. Houve um eclipse e a terra ficou escura do meio dia até às três da tarde. E às três horas em ponto, Jesus clamou em alta voz, dizendo:"Meu Deus, meu Deus, porque o Senhor me abandonou?". Mas não houve trovão, nem pomba, nem uma voz dizendo do céu o porquê daquilo estar acontecendo. Naquele dia, no momento em que o filho mais precisava, o Pai ficou calado. Não disse nenhuma palavra. Então, Jesus clamou mais uma vez em alta voz dizendo: "Está consumado" (João 9.30). E então morreu.

No mesmo instante, o véu que estava no templo se partiu de cima para baixo e houve um terremoto.  As pessoas, quando viram esse acontecimento, enfim acreditaram que Jesus era o filho de Deus. José de Arimatéia, um discípulo de Jesus, retirou o corpo de Jesus na cruz, e o envolveu com um lençol feito de linho, um tecido muito fino para a época. E então, ele enterrou Jesus num sepulcro que havia mandado cavar na rocha, e mandou fechar a entrada com uma pedra. E foi assim que aconteceu no dia mais triste da terra. O dia em que Jesus morreu. E Deus se calou.

Encerramento:

Crianças, tudo o que aconteceu com Jesus naquele dia, já havia sido escrito há muito tempo atrás pelo profeta Isaías. Lá no seu capítulo 53, Isaías escreveu sobre Jesus sem nem mesmo conhecê-lo (você deve ler essa parte):

Quem creu no que pregamos, no que ouvimos e vimos? Quem poderia ter imaginado que o poder libertador do Eterno seria assim? O servo cresceu diante de Deus — uma muda mirrada, uma planta atrofiada num campo ressecado. Não havia nada de atraente nele, nada que nos levasse a olhá-lo com atenção. Ele foi desprezado e ignorado, um homem que sofreu, que conheceu a dor por experiência própria. Bastava olhar para ele, e as pessoas se afastavam. 


Nós olhamos para ele com desprezo, pensamos que era escória. Mas o fato é que ele levou nossas doenças, nossas deformidades, tudo que há de errado em nós. Pensamos que ele era culpado de tudo isso, que Deus o estava castigando por sua culpa. Mas foram nossos pecados que caíram sobre ele, que o feriram, dilaceraram e esmagaram — nossos pecados! Ele recebeu o castigo, e isso nos restaurou. Por meio das feridas dele, somos curados. Somos como ovelhas que se desviaram e se perderam. 


Cada um de nós fez o que quis, cada um escolheu um caminho próprio. E sobre ele o Eterno descarregou todos os nossos pecados, tudo que fizemos de errado. Ele foi afligido e torturado, mas não disse uma única palavra. Como a ovelha que é levada ao matadouro ou o cordeiro para ser tosquiado, ele aceitou tudo em silêncio. A justiça falhou, e ele foi levado — alguém de fato sabia o que estava acontecendo? Morreu sem pensar no próprio bem-estar, golpeado e sangrando pelos pecados do meu povo. Eles o sepultaram com os maus, e o jogaram num túmulo com os ricos, Embora nunca tivesse feito mal a ninguém ou dito uma palavra que não fosse verdadeira.Mas era o que o Eterno tinha em mente desde o início: esmagá-lo com sofrimento. 


O plano era que ele se entregasse como oferta pelo pecado, para que assim visse o fruto disso: vida, vida e mais vida. E por causa dele o plano do Eterno se realizará.Daquela terrível angústia da alma, ele verá que valeu a pena e ficará feliz por tudo que fez. Por meio do que ele experimentou, esse justo, meu servo, produzirá muitos “justos”, visto que ele mesmo carregou o peso dos pecados deles. Por isso, eu o recompensarei generosamente, com o melhor de tudo, a mais alta honra, Porque ele encarou a morte e não recuou; porque ele se ajuntou à companhia dos marginalizados. Ele tomou sobre os ombros os pecados de muitos e assumiu a causa de todos os culpados. Isaías 53 - Bíblia A Mensagem 


Desde a fundação do mundo, Deus já tinha um plano para nos livrar dos nossos pecados. Jogar todos eles nas costas de um homem só, que aguentaria carregar todo o peso de todos os pecados de todas as pessoas do mundo inteiro. Sim, quando estava na cruz, Jesus estava carregando todos os pecados do mundo inteiro em suas costas. Deus mesmo fez cair sobre o seu Filho todos os nossos pecados. Nossos pecados são muito, muito feios diante de Deus. Eu acredito que são feios e tem um mal cheiro insuportável. Agora imaginem Deus, ali, no momento em que seu amado filho estava na cruz tão machucado, cuspido, chicoteado, furado e ainda com todos os pecados imundos do mundo em suas costas. Quando você visse isso você conseguiria falar alguma coisa? Conseguiria dizer algo?  Creio que naquele momento, Deus se calou porque estava chorando. Penso que até virou as costas para não ver o quanto seu filho estava sofrendo e chorando. 


Jesus carregou em suas costas todos os nossos pecados. Só isso já é suficiente para você entender que, como filho de Deus também, não tem motivos para viver uma vida suja, de pecados. O nosso pecado sempre nos afastará de Deus. Sempre fará Deus ficar calado e não responder nossas orações. Por isso, Deus enviou o seu filho Jesus para levar sobre ele na cruz nossos pecados, então vocês não precisam carregar eles em seus corações. Livrem-se deles! Peça perdão todos os dias ao Senhor pelas coisas erradas que faz. Peça para que o sangue de Jesus purifique você da sujeira e do mal cheiro que o seu pecado causa diante de Deus. E viva a sua vida cuidando para não se sujar novamente. Amém?


Ministrador: Pergunte para as crianças: que tipo de pecado que você tem cometido, que fez Deus se calar para você? Faça com que as crianças peçam perdão. Ore com elas confessando os pecados e pedindo para o sangue de Jesus purificar cada uma delas. E termine esse tempo com um tempo de adoração a Jesus Cristo, o filho obediente, que suportou na cruz todo o peso dos nossos pecados!


Figuras:
























Lição do Dia:




Leitura Bíblica:





Tarefa da Semana:




Você sabia?




Versículo para decorar: 





quinta-feira, 24 de novembro de 2022

35 - Quando Deus fala...Ele quer intimidade

Quando Deus fala...Ele quer intimidade! (Mateus 17.1-8)

Hoje vamos conversar sobre a palavra INTIMIDADE. Quem sabe com o que tem a ver a palavra Intimidade?  Intimidade tem a ver com um relacionamento entre duas pessoas. Ter intimidade com alguém significa ter uma relação muito próxima, de maneira que você conheça bem aquela pessoa e aquela pessoa conheça muito bem você. Por exemplo, você tem intimidade com as pessoas da sua família. Sim, papai e mamãe conhecem você muito bem! Descabelado quando acorda, mal humorado, fedidinho....eles te conhecem bem e te amam como você é. 

Você também pode ter intimidade com alguns amigos da escola ou da igreja. Para esses amigos você conta segredos, sai para passear e até dorme na casa deles. Alguns até te emprestam alguma coisa e você devolve, é claro. Você sabia que o melhor lugar para ter amigos íntimos, que não deixam de ser amigos mesmo quando você crescer, é na Igreja? Sim! Isso é verdade. Por isso, procure fazer amigos bem íntimos na Igreja. 

Jesus, depois que foi tentado, começou a viajar de cidade em cidade falando para as pessoas que Deus era Pai delas. As pessoas sofriam tanto naqueles dias, que até haviam se esquecido de que Deus cuidava delas. Mas Jesus estava lá, para dizer para elas que Deus Pai queria que elas confiassem Nele e tivessem uma amizade de filhos com seu Pai.

Jesus também escolheu doze moços para que estivessem junto Dele e o acompanhassem por onde ele fosse. Aos Doze discípulos, Jesus também deu autoridade para fazer o que Ele fazia: curar pessoas das suas doenças e libertar todos os que estavam presos por demônios. Uau, nos Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) e também no Livro de Atos, você pode ler e conhecer o tanto de coisas que os Doze de Jesus viram e fizeram.

Mas crianças, desses Doze, três discípulos especiais escolheram andar mais perto de Jesus. Eles se tornaram os mais chegados dele. Quem eram? Pedro, Tiago e João. Eles viram Jesus fazer muitos milagres, coisas maravilhosas. Por exemplo, alguns aqui conhecem uma música chamada: Pedro, Tiago, João no Barquinho... Sim, Pedro, Tiago e João estavam num barquinho, quando veio uma grande tempestade. Eles começaram a gritar de medo e quem veio andando sobre as águas? Jesus! Foi nessa ocasião que Pedro andou com Jesus sobre as águas (Mateus 14.22-27). Pedro, Tiago e João conheceram Jesus bem de perto. Sim, eles comiam juntos, dormiam no mesmo lugar quando viajavam. Deram muita risada. Com certeza tomaram banhos no Rio Jordão. Lavaram as roupas de Jesus, cozinharam para ele. E ajudavam a cuidar das multidões. Eles viraram amigos íntimos.

Certo dia, Jesus convidou Pedro, Tiago e João para irem até o alto de um monte. E lá se foram os quatro! O que será que Jesus ia fazer? Bem, Jesus queria mostrar a sua intimidade para eles. Ele queria mostrar como eram seu rosto e o seu corpo realmente. Foi então que, naquele momento, o rosto de Jesus começou a brilhar muito, como o brilho do sol no horário mais quente do dia. E as suas roupas ficaram tão brancas e brilhantes, que se tornaram parecidas com o clarão de um relâmpago.

De repente, apareceram no monte duas pessoas muito importantes, que há muito tempo atrás, haviam sido amigos íntimos de Deus. Moisés e Elias. Como isso é possível? Ah, crianças, quando Deus revela as coisas do céu para nós, o impossível dessa terra se torna possível. Quando Deus reina, não existe o impossível. Elias, Moisés e Jesus estavam conversando como amigos, bem ali na frente de Pedro, Tiago e João.

Os discípulos nunca tinham visto nada igual. Até então eles sabiam que Jesus era o filho de Deus, mas o viam como alguém que tinha as mesmas características físicas que eles tinham. Um homem simples. Mas agora, seus olhos humanos viam Jesus, como ele verdadeiramente É. Cheio de poder e um brilho que só poderia vir do céu.

Pedro, que era o mais afobado, disse, de repente: "Senhor, é tão bom estarmos aqui em intimidade com o Senhor, com Moisés e com Elias. Vamos ficar mais tempo por aqui. Eu até estou pensando em fazer três barracas, uma para o Senhor, outra para Moisés e outra para Elias, para ficarmos juntos por mais tempo. E, enquanto Pedro ainda estava falando isso, veio uma voz muito forte do céu, como um trovão. Era Deus quem estava falando! E Ele disse bem alto: "Esse é o meu Filho amado em quem eu me alegro muito. Ouçam tudo o que Ele diz"! (Mateus 17.6).

Quando ouviram aquela poderosa voz de Deus, Pedro, Tiago e João imediatamente se ajoelharam e colocaram o rosto na terra, em sinal de respeito. Como nunca tinham visto aquilo, ficaram também com bastante medo! Mas Jesus não estava com medo não. Ele estava é feliz, porque enfim encontrou homens especiais para quem Ele pôde mostrar a Sua intimidade. Ele disse a eles que não tivessem medo de nada! Quando os discípulos ficaram de pé, não viram mais Elias nem Moisés. Só Jesus estava ali com eles. Uau, muito legal tudo o que aconteceu, não é mesmo?

Encerramento:  

Como vocês acham que aqueles discípulos se sentiram depois dessa experiência? Com certeza agora eles tinham mais certeza ainda de que Jesus era o Filho de Deus que havia chegado do céu para salvar as pessoas. E agora, eles com certeza se tornaram muito mais íntimos de Jesus, o seu amigo, Senhor e Salvador.

Crianças, tudo na natureza comunica que Deus existe e que ama você. Deus fala, de um modo ou de outro, Ele sempre está falando. E o que Ele deseja? Ele deseja ser seu amigo e ter intimidade com você. Por isso, Ele já fez e ainda faz a parte Dele para que essa amizade seja íntima e dure para sempre.

E o que Deus fez? Ele enviou o seu Filho, Jesus Cristo, para abrir o caminho para você se aproximar muito de Deus. Jesus, quando morreu na cruz, criou novamente um caminho para você chegar  até Deus, caminho ficou muito tempo destruído por causa do pecado das pessoas. Mas o sangue de Jesus fez com que Deus nos perdoasse e o caminho fosse reconstruído.  Deus também deixou um livro com as suas Palavras a respeito de nós, do nosso futuro, dos Seus planos para as nossas vidas e para o mundo. Esse livro é a Bíblia. A Bíblia é a Palavra de Deus. E ela é também um sinal de que Deus quer que o conheçamos, que conheçamos Seu Filho como Ele é e tenhamos intimidade com Ele. Além disso, se você se esforçar, você também vai ver a glória de Deus como Pedro, Tiago e João viram. Porque Deus revela os seus segredos mais especiais para aqueles que o temem. Sim, a intimidade de Deus só é revelada para quem o teme e o obedece.

E você, o que deve fazer? Se Jesus já deixou o caminho aberto para você ser amigo íntimo de Deus, você tem a obrigação de entrar por esse caminho, recebendo Jesus como seu Senhor e Salvador agora mesmo. E além disso, tem que manter essa amizade, assim como você mantém a amizade com seus amigos da escola, da rua e com seus pais. Converse com Deus, cante para Ele, dê presentes para Ele, leve outras crianças a conhecerem Ele e seu Filho Jesus. Abra seu coração e conte para Ele seus medos, seus sonhos. Não esconda nada de Deus. E tenha um tempo no lugar secreto, um tempo diário, entre Deus e você. E claro, leia a Bíblia todos os dias, porque ali Deus falará com você. Outra coisa que você deve fazer sempre é estar na Igreja, junto com outros irmãos, prestando culto ao Senhor. 

Ministrador: Faça a oração de decisão com as crianças. Ore com elas declarando que estão recebendo Jesus como o Senhor e Salvador das suas vidas. Que acreditam que Ele é o Filho de Deus. Que acreditam que o sangue de Jesus nos limpa de todo o pecado. Que elas vão ouvir a voz de Jesus todos os dias e vão obedecê-lo.

Agora faça um exercício: Peça para as crianças fecharem os olhos e ficarem calmas. Agora leia para elas, (com uma música instrumental ao fundo).  Imaginem um lindo caminho, cheio de flores, cheiroso, cheio de paz. Esse caminho está bem na sua frente e você está parado na entrada dele. Jesus está bem na porta, com o rosto brilhando e os braços estendidos, porque Ele quer levar você para um lugar especial. Peça, para Jesus levar você por esse caminho.  Agora imagine Jesus pegando você pela mão e te levando por esse caminho. Você está ansioso para saber onde vão, mas se é Jesus quem está levando você, então você fica em paz e tranquilo. Mais um pouco de caminhada, e então você começa a andar por uma rua feita de ouro. Você toma cuidado para não escorregar, mas não consegue parar de olhar para ela, pois ela brilha muito. E então, de repente, a rua de ouro se acaba e você entra num lugar que nunca imaginou ver. Um grande lago feito somente com um diamante está adiante de você. E no meio do lago há um grande trono cheio de pedras preciosas. No trono está sentado uma pessoa, que você não consegue ver o rosto pois ele brilha mais que todas as luzes do mundo inteiro juntas. Mas, você sente que algo está puxando você para perto: um amor muito, muito forte. Você pára um pouco, com medo de prosseguir. Mas Jesus, sorrindo,  continua puxando você pela sua mão, te incentivando a chegar mais perto. Então você caminha, com muito respeito para perto do trono. E tudo o que você consegue fazer é sentir alegria, paz e segurança. E um grande amor. Mais do que depressa, Jesus com as duas mãos, te suspende para o trono. Deus estende os braços e pega você no colo. Ele te abraça e você pode sentir o calor que te faz se sentir bem. E um perfume muito gostoso você sente ao abraçar Deus. Seus braços são fortes, mas não machucam. E a sua vontade é ficar lá para sempre. Então, ouça agora Deus Pai dizendo: Minha querida criança. Eu amo você mais do que tudo nesse mundo. Nunca duvide que você é muito amada e eu me alegro muito em você. Tudo o que eu desejo nesse mundo é que você nunca se afaste da minha presença, viva o tempo todo comigo, converse comigo todas as horas. E em alguns momentos do dia, entre no seu lugar secreto para estarmos juntos, só eu e você. Em breve você poderá ver o meu rosto. Mas enquanto isso, se dedique a ler a minha Palavra todos os dias. Não só leia, mas procure entender e obedecer o que está escrito Nela. Ouvindo a minha palavra, você nunca se perderá nem ficará confuso. Ouvindo a minha Palavra, você sempre saberá que eu estou perto de você para sempre. Ouvindo a minha Palavra, você nunca duvidará que Eu te amo.

Para conversar com as  crianças: Como vocês acham que foi a reação de cada um dos discípulos de Jesus? Porque Elias e Moisés apareceram também no monte? Porque Deus precisou confirmar aos seus discípulos que Jesus era o seu Filho Amado?

Figuras:
















Lição do dia:


Leitura Bíblica:


Tarefa da Semana:


Você sabia?


Versículo para decorar:



quinta-feira, 17 de novembro de 2022

34 - Quando Deus fala...está falado!

 34 - Quando Deus fala...está falado! (Mateus 2.13-17; 4.1-11)

Vamos conversar um pouco sobre a voz humana. A voz humana é aquilo que usamos para falar, gritar, cantar, dar gargalhadas, bocejar, soluçar e chorar. E como a voz humana é produzida? Bem, a voz humana é produzida na laringe, tubo que fica em nosso pescoço. O ar produzido pelos pulmões passa pela laringe. Na laringe, há pequenos músculos chamados cordas vocais e quando o ar passa, elas vibram, produzindo a voz. Não é interessante? A voz é o instrumento de comunicação mais importante que existe. Por isso, cuide bem da sua voz, evitando tomar alimentos muito gelados, não gritando muito...tem crianças aqui que ficam roucas de tanto gritar. Por favor, preserve a sua voz, porque com ela você vai adorar muito a Deus amém? 

João Batista foi um profeta muito especial. Por causa de sua pregação, muitas pessoas pensaram que ele era o Messias, o ungido que vinha libertar o povo de seus problemas. Mas João sabia que ele não era o Messias. Ele sabia que era apenas o profeta que ia preparar o caminho para a chegada do Messias. E sabem do que mais? Deus havia contado para João que ele saberia quem é o Messias, porque o Espírito Santo ia pousar sobre essa pessoa. Deus conta muitos segredos aos seus servos, os profetas!

João era conhecido como João Batista , exatamente por um hábito que ele tinha, que acontece até hoje nas Igrejas, inclusive aqui na nossa. Todas as pessoas que se arrependiam dos seus pecados e reconheciam que tinham que se voltar para Deus, passavam por um ritual feito por João chamado batismo. João mergulhava em água todos aqueles que queriam mudar de vida, simbolizando uma limpeza, não só no corpo, mas também no coração. 

Certo dia, João estava batizando pessoas, quando um homem muito especial veio vindo ao seu encontro. Quando João viu esse homem, imediatamente ficou cheio de respeito.  Sabem quem era esse homem que veio até João? Jesus, o Messias, o Filho de Deus e...primo de João. Jesus foi até João e pediu para que João também o batizasse. Mas João não aceitou de jeito nenhum. João disse assim: "Eu é que tenho que ser batizado por você e você me pede para eu te batizar?" Mas Jesus disse para João que era assim que tinha que acontecer, porque era assim que Deus queria que acontecesse.

Então João concordou. Crianças, quando Jesus desceu às águas, foi muito especial. Afinal de contas, o dia do seu batismo é um dos dias mais especiais da sua vida. E também foi para a vida de Jesus. Porque ali, naquele dia, ele estava declarando que sua vida era separada para servir a Deus e cuidar das Suas coisas.  Você pode imaginar como foi esse momento para Jesus? 

Jesus foi descendo devagarzinho até a água do rio Jordão chegar à sua cintura. E então, João o tomou pelas mãos e o mergulhou nas águas.  Assim que Jesus foi batizado, uma coisa maravilhosa aconteceu. Naquele mesmo momento, os céus se abriram e uma pomba desceu sobre Jesus. Mas não era uma pomba comum, como essas que vocês vêem por aí, nas praças. Quem estava no formato da pomba era o Espírito Santo de Deus. Pois ele desceu sobre Jesus. E logo depois disso, todos os que estavam ali ouviram uma voz que veio dos céus, que dizia: "Este é o meu Filho Amado, que me dá grande alegria!" De quem era essa voz? Talvez muitos ali não soubessem de quem era a voz que vinha dos céus, mas Jesus sabia. Ele sabia que essa era a voz de Seu Pai, Deus.

Ah, crianças o batismo de Jesus também foi muito importante para Deus. Porque o batismo foi um ato de obediência do filho ao Pai. E quando obedecemos a Deus, ele se agrada muito. Deus se agradou tanto do seu filho Jesus que declarou o seu amor e alegria por Seu filho querido.  Você pode imaginar como as Palavras de Deus Pai fizeram Jesus se sentir? Jesus se sentiu especial. Ele se sentiu amado. Ele se sentiu protegido. E Ele se sentiu muito feliz porque sabia que seu Pai estava feliz com sua obediência! E as palavras de Deus deram muita segurança para Jesus. Não importa o que acontecesse ou o que viesse pela frente, Jesus sabia que Deus o amava e sempre estaria com Ele.

Pois logo depois do Batismo, Jesus foi ter um tempo especial com Deus no deserto. Ali ele ficou por quarenta dias sem comer nada e sem beber nada. Jesus ficou 960 horas sem comer nada, só para ficar com Deus. E tem gente aqui que não consegue nem tirar o chocolate, ou o refrigerante, ou deixar de usar o celular para ficar mais tempo com Deus. Mas Jesus, como filho amado, ficou todo esse tempo no deserto, com Deus. Sozinho? Não. Jesus não estava sozinho.

Alguém foi até o deserto fazer companhia para Jesus? Isso mesmo. Sabem quem era? Alguém que você não ia nunca gostar de ter em sua companhia. Era Satanás. Durante os quarenta dias que Jesus ficou lá, Satanás apareceu para tentar Jesus. E sabem como ele tentou fazer Jesus desistir? Usando a mesma coisa que ele usou lá no Jardim do Éden. O diálogo. Usando a sua voz, as suas palavras.

Satanás apareceu para Jesus e tentou fazê-lo desobedecer a Deus por três vezes. E o diabo foi muito cruel. Porque ele tentou lançar dúvida no coração de Jesus, dizendo: "Se você é filho de Deus...faça com que essas pedras se transformem em pães, para você comer. Se você é filho de Deus, joga-te daqui para baixo...Se você é filho de Deus....".

Ah, Satanás tentou, com sua voz, cobrir a voz de Deus, tentando levar Jesus a duvidar exatamente das palavras que Deus havia dito sobre ele. Enquanto Deus disse para Jesus "Eu te amo meu filho. Você me dá muita alegria", Satanás disse: "Prova para mim que você é filho de Deus! Será que você não está louco? Será que Deus te ama mesmo? Será? Será?"

Mas Jesus sabia muito bem quando Deus fala, está falado. A voz de Deus era muito mais forte que a voz de Satanás. E Jesus deixou essa voz poderosa do seu Pai ser muito mais forte do que todas as outras vozes que gritavam em seus ouvidos, inclusive a voz de Satanás. Jesus estava tão cheio da Palavra de Deus em seu coração, que foi com a Palavra de Deus que ele mandou o diabo sair, com seu rabo entre as pernas: "Satanás, está escrito na Palavra de Deus que o pão serve para alimentar o estômago das pessoas, mas, mais importante do que o pão é a Palavra de Deus. Pois é ela quem vai sustentar os homens em todos os momentos da sua vida" (parafraseando "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus). E nas outras duas tentações, Jesus também respondeu a Satanás, começando com: "Está escrito na Palavra de Deus!"

Encerramento: Jesus foi tentado com palavras de dúvida e provocação. Mas, a voz de Deus ecoava forte em seus ouvidos. Voz que dizia que ele era filho de Deus e era muito amado. Porque Jesus escolheu ouvir a voz de Deus ao invés de ouvir a voz do diabo, saiu mais do que vencedor. E logo depois da aprovação, Deus mesmo enviou anjos para cuidar de Jesus e preparar uma bela refeição para ele.

Desde que você nasceu, aprendeu a ouvir várias vozes. Algumas delas você conhece há muito tempo, como a voz da mamãe, do papai, do irmãozinho, do vovô e da vovó. E são vozes que, se você ouvir de longe, mesmo sem vê-los, você saberá quem é que está falando. E dependendo da maneira como estiver falando, você saberá se papai ou mamãe estão pedindo um favor, estão bravos ou estão querendo elogiar você por um bom comportamento.

Mas existe uma voz que você precisa aprender a conhecer o quanto antes, o mais depressa possível. Essa é a voz de Deus. Porque mesmo que você não possa ver Deus, Ele fala e fala o tempo todo. Você só conhecerá a voz de Deus quando se relacionar com Ele. Assim como  convive com seu papai e com sua mamãe todos os dias e praticamente muitas horas do dia, você precisa conviver com Deus. Converse com Ele todos os dias, leia a Sua Palavra todos os dias, abra seu coração, conte seus segredos e problemas para Deus. Sabe por que?

Porque Satanás tem usado muitas vozes para gritar bem alto em nossos ouvidos e nos fazer duvidar de Deus. Que tipo de vozes o diabo usa? Muitas vezes, para a sua admiração, ele vai usar vozes de amigos, de pessoas que andam bem perto de você. Como acontece isso?

Quando você ouvir de seus amigos um discurso que vai totalmente contra o que está escrito na Bíblia, infelizmente é a voz do diabo. Deus havia dito para Jesus que ele era um filho muito amado. E se Deus havia dito, Jesus sabia que essa era a Palavra mais importante, a voz que devia ficar em seus ouvidos e coração. E quando o diabo veio para fazer Jesus duvidar do amor de Deus, Jesus mandou o diabo embora usando as Palavras de Deus.

Sempre Satanás vai usar vozes para questionar Deus e sua Palavra. Ele não vai aparecer como é para você. Mas vai se disfarçar de amigos, de influencers das Redes Sociais, de uma música do tik tok, de um personagem que você gosta muito de desenhos animados, games ou séries. E assim, ele tentará "desconstruir a Palavra de Deus em você".  Ele fará você duvidar de coisas que estão na Palavra de Deus há muito tempo e que são uma verdade que nunca vai acabar. Inclusive a verdade de que você é um filho muito amado de Deus e nada, nem ninguém poderá separar você do amor de Deus, que foi revelado em Jesus Cristo, quando Ele morreu na cruz por nós (Romanos 8.38,39). 

Como saber então qual é a voz de Deus e qual é a voz do diabo, que voz fala comigo? Como já disse, você aprenderá a ouvir a voz de Deus quando se relacionar com Ele. Mesmo assim, Deus, para garantir, deixou a sua voz registrada no livro mais importante da sua vida, a Bíblia. Sim. A Bíblia é a Palavra de Deus. Nela está registrada toda a vontade de Deus para nós, seus filhos e também para todos os seres humanos. Na Bíblia está registrada toda a vontade de Deus para o mundo, e para depois que esse mundo for substituído por um mundo melhor. A Bíblia é a verdade e você precisa ler a Bíblia  todos os dias. Daqui a alguns domingos nós vamos premiar de forma especial as crianças que leram todo o Novo Testamento nesse ano. Parabéns para quem alcançou essa meta, porque com certeza, vai saber com certeza quando é o diabo falando e quando é Deus falando.

Vocês acham que a tentação de Jesus foi só naqueles dias do deserto? Não, não mesmo. Foi o tempo todo, até Ele ir para a Cruz. Mas Jesus sabia reconhecer a voz de Deus e escolheu obedecê-la, mesmo que fosse muito difícil. Assim deve ser com você, por toda a sua vida. Quando ouvir a voz de Deus e escolher obedecê-la em meio a outras vozes, com certeza, vai ouvir Deus ouvindo de forma clara: Você é meu filho amado, que me dá muita alegria!

Ministrador:  Ore com as crianças, pedindo ao Espírito Santo de Deus para ajudá-las a saber quando é Deus quem está falando e quando é o diabo quem fala. Clame com as crianças, implore ao Senhor para que não deixe as crianças caírem em tentação ou engano, que hoje é tão claro. Peçam ao Espírito Santo que gritem em seus ouvidos quando vozes estranhas tentarem fazer elas desviarem da verdade que há na Palavra de Deus. Unja os ouvidos das crianças e declare que elas são filhas muito amadas de Deus, que vão dar muita alegria a Ele.

Para conversar com as crianças: Porque Deus disse que Jesus era um filho muito amado, que dava alegria para Ele? Porque João não queria batizar Jesus? Porque Deus permitiu que Jesus fosse levado ao deserto para ser tentado pelo diabo? Como saber qual é a voz de Deus e qual é a voz do diabo?

Figuras:













Lição do dia:



Leitura Bíblica:



Tarefa da Semana:



Você sabia?





Versículo para decorar:




20 - Meu Tesouro Precioso: Deus fez um plano para mim

A BERTURA Oração de cobertura  Louvor  Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta:  Vocês sabiam que...