Check in - Identificação de Visitantes
*Lanche
*Start Desafio: Atenção ao seu chamado!
Materiais necessários: Lista com os nomes das crianças / Um líder vestido de Militar
Organização: O líder vestido de Militar fará a chamada, a criança deverá prestar a continência ao ser chamada e cantar um pedaço do hino nacional.
Execução: Explicar para as crianças que deverão prestar a continência (exemplificar) ao ser chamados e que deverá cantar um pedacinho do hino nacional. (Pode ser uma opção, o líder separar várias frases do hino, e cantar uma parte para que as crianças completem....). Se possível faça com os integrantes da equipe primeiro para mostrar o exemplo.
*Oração de Abertura/Cobertura
*Música: Estamos de Pé (Marcus Salles)
https://www.youtube.com/watch?v=NW6qrUr1ac8
*Ofertório
*Tempo de Oração: Orem juntos, pelo seguinte motivo: cada criança vai se juntar à outra e orar pelo motivo que foi apresentado. Peça para uma coloque a mão na cabeça da outra.
*Start Games:
Materiais necessários: Duas bolinhas por criança (pode ser de papel)
Organização: Colocar as crianças em círculo, o executor deverá ficar ao centro do círculo e ao executor bater uma palma, as crianças vão passar a bolinha da mão para o próximo ao seu lado no sentido horário (na primeira vez irá causar confusão) devido à falta de sincronismo assim faça algumas vezes como apenas um treino.
Execução: Após os treinos, o executor tirará duas bolinhas do círculo e dará início a atividade batendo a palma para eles trocarem as bolinhas em sentido horário, quando o executor falar a palavra chave (Stop) quem estiver sem uma ou mais bolinha será eliminado (sempre que tirar uma criança precisa reduzir duas bolinhas, a ideia é sempre ter um número menor de bolinhas (duas) que o número de crianças).
*Divisão das Turmas / Verificação das atividades anteriores.
Ministração - Sem desculpas, soldado! (Juízes 6.11-16; 25-32)
Você é uma criança acostumada a dar desculpas? Vamos ver alguns tipos mais comuns de desculpas esfarrapadas que as crianças dão?
"Estou cansado, mamãe" - quando a mamãe chama cedinho para ir à escola.
"Meu cachorrinho comeu a folha onde estava minha lição" - quando a professora pergunta porque não fez o dever de casa.
"A culpa foi dele, o irmãozinho" - quando papai pergunta porque você fez aquela arte!
"Mas eu não estou cansado" - quando os pais mandam ir dormir, porque já é tarde!
"Está muito quente" - quando você não quer comer a comida que está no prato!
Tem muita criança que é mestre em dar desculpas esfarrapadas. Se você é assim, saiba que isso é um hábito muito feio, pois mostra que você está sempre querendo escapar de responsabilidades!
Quando Deus chamou Gideão de poderoso guerreiro, este estava escondido dentro de um tanque de amassar uvas. Ele jamais se achava poderoso, ainda mais guerreiro, por isso deu muitas desculpas para Deus. Mas Deus, quando chama alguém, não quer desculpas não. Ele disse claramente: "Com a força que você tem, vá libertar o povo de Israel. Sou Eu quem está enviando você! Eu estarei com você e você vencerá os midianitas como se eles fossem um homem bem fraquinho". (Jz 6.14,16). E sem dar chance de Gideão dar mais desculpas, o Senhor deu duas tarefas desafiadoras, para treiná-lo. Eram tarefas simples, mas não eram fáceis.
A primeira delas precisaria de muita coragem. Joás, pai de Gideão construiu um altar bem grande para um ídolo chamado Baal e do lado desse altar, ele ergueu um poste e lá no alto colocou uma deusa chamado Aserá. Vocês podem imaginar como aquilo ofendeu a Deus? Porque os Israelitas haviam feito exatamente aquilo que Deus havia dito para não fazer. Pois Deus disse: "Gideão, eu quero que você destrua o altar de Baal e corte o poste de madeira que foi feito para a deusa Aserá". (Jz. 6.25). Seria uma tarefa bem difícil, já que toda a família de Gideão adorava a esses ídolos e se eles o vissem destruindo o altar, com certeza iam matá-lo!
Então veio a segunda tarefa. "Você construirá um altar novinho para mim Yahweh, o Deus de Israel. Então você pegará o poste que cortou e vai colocar em cima do altar e então, oferecerá para mim, como oferta queimada, um bezerrinho de sete anos, que você pegará do rebanho de seu pai Joás". (Jz. 6.26).
Gideão com certeza tremeu na base! Mas agora, ele não tinha mais desculpas para dar para Deus. Tinha que obedecer. Ele esperou a noite cair para não ser visto e com a ajuda de dez empregados, fez exatamente como Deus mandou: derrubou o altar de Baal e despedaçou o ídolo que Deus odeia. E logo depois cortou o poste de madeira e também despedaçou a deusa Aserá. E construiu um altar novinho para Deus, sacrificando nele o bezerrinho.
De manhã, quando o sol nasceu, a cidade estava toda agitada. Quem havia destruído os altares? Quem fez isso? Procuraram e procuraram até descobrir que o culpado era Gideão. A multidão foi até a casa de Joás e mandou que Gideão saísse, pois ele deveria morrer rapidamente! Como será que Gideão estava se sentindo? Com muito medo! Será que ele seria morto por desobedecer a Deus?
Mais do que depressa, Joás entrou na frente da multidão que estava enfurecida e disse: "Por acaso são vocês que precisam defender Baal? Se Baal é um deus verdadeiro, então que ele mesmo que se defenda! Ele que castigue meu filho!". Jz. 6.31. O dia passou inteirinho e nada aconteceu com Gideão, porque Baal não passava de um ídolo de barro e não podia fazer nada.
A partir desse acontecimento, o povo passou a respeitar Gideão e até mudaram o nome dele para Jerubaal, que significa: "Ele briga com Baal"! Agora Deus tinha certeza de que havia escolhido o homem certo, pois ele, apesar de não se sentir um guerreiro, corajosamente obedeceu, sem dar desculpas. Com certeza, Gideão, com a força de Deus, venceria os midianitas como se fossem um só homem!
Encerramento:
Quando Deus chamou Gideão, Ele o chamou pelo significado do seu nome, Poderoso Guerreiro. Mas Gideão não estava nem pensando nisso. Quando foi chamado para a missão de libertar o povo de Israel, Gideão estava é mesmo pensando em arranjar desculpas para que Deus escolhesse outra pessoa.
E porque Gideão estava dando desculpas? Ah, por vários motivos: por medo dos midianitas, por não acreditar na sua capacidade de ser um guerreiro e até mesmo, acreditem, por preguiça. Ele poderia não estar a fim de fazer isso!
Um dia Deus ficou muito irritado com um grande homem, que também foi libertador, Moisés. Deus o chamou para libertar os israelitas da escravidão do Egito e deu todas as instruções do que ele devia fazer, mas, Moisés não queria ir não! Ele também arranjou várias desculpas: disse que não tinha capacidade; disse que não conseguia falar direito; depois disse que não ia não, que era para Deus mandar outra pessoa.
Ah crianças, Deus se irritou com Moisés e pode ter ficado irritado com Gideão também! Porque Deus fica muito irritado com a pessoa que tem o hábito de dar desculpas. Pois quem quer ser um soldado do exército de Deus, precisa hoje mesmo se livrar desse mau hábito de dar desculpas. Se Deus der para você uma missão, você precisa imediatamente dizer: "Ok, general, eu estou disposto, estou preparado!". Basta você dizer isso, porque, mesmo se não tiver condições, o seu Poderoso General fará de você um Poderoso Guerreiro!
Crianças, vocês precisam sair daqui hoje com uma verdade. Deus já nos chamou e deu uma missão para cada um de nós. E essa é a missão na qual devemos nos esforçar para cumprir todos os dias! Ele disse por meio do seu filho Jesus: "Vão pelo mundo todo e preguem o Evangelho a todas as pessoas". (Marcos 16.15). Sim, essa é a Missão que cada Soldado do Exército de Deus tem que se empenhar em cumprir: Falar sobre o que Jesus fez por nós para cada um dos seus amigos e até mesmo para quem não é amigo!
Mas, assim como aconteceu com Gideão e Moisés, muita gente está acostumada a dar desculpas esfarrapadas para não cumprir essa missão. "Ah, mas todas as pessoas já ouviram falar de Jesus", "E se meu amigo zoar de mim?" "E se eles não quiserem me ouvir?" "Mas eu não sei falar direito...". "Ah, eles que liguem a TV e assistam qualquer pastor pregar"..."Ah, já tem gente que faz isso.." Crianças, essas desculpas Deus já conhece e não vai adiantar você dizer isso para Ele porque muitos outros já deram as mesmas desculpas! O que Ele deseja é que os soldados atendam o Seu chamado.
Assim como Deus disse para Gideão, Jesus nos diz hoje: Vão e façam discípulos de todas as pessoas do mundo, batize elas e ensine a Palavra para elas. E eu estarei com vocês, não deixarei vocês". Mateus 29.11. Se cada criança e adulto que diz que é Soldado de Deus deixar as desculpas de lado e começar a pregar o Evangelho, então logo o mundo todo será salvo. E o plano de Satanás será arruinado!
Amém, soldados? Sigam o plano e deixem de dar desculpas para a sua missão de ganhar vidas para Jesus. Sejam corajosos e construam altares para Deus.
Ministrador: Faça um apelo diferente para as crianças. Quem aqui está cansado de dar desculpas para Deus? Peça que as crianças vão até a frente e ore com elas pedindo perdão e pedindo ajuda ao Espírito Santo para que tire delas esse mau hábito. Depois faça outro apelo, lembrando às crianças da nossa missão: ganhar vidas para Jesus. Quem é a criança que deseja cumprir a missão de fazer discípulos para Jesus? Chame as crianças para irem à frente e ore com elas, para que o Espírito Santo as encha com poder e sabedoria para que elas obedeçam ao Ide de Jesus.
Salmo da Semana:
Figuras:
Manual do Bom Soldado:
Você sabia?
Usando a espada do Espírito:
Tarefa da Semana: