quarta-feira, 28 de junho de 2023

16 - Forças Especiais

Check in - Identificação de Visitantes

*Lanche

*Start Desafio:   Peca não peca!! 

Hoje no entrada vamos fazer uma amarelinha adaptada, colocar uma área de início escrito pecado na frente da  amarelinha comum e no final colocar o céu, porém dentro de cada número você deverá colocar uma atitude que nos leva ao céu. Exemplos de atitudes:  Ser obediente a Deus; Ler a Bíblia; Perdoar o próximo; Respeitar o pai e mãe; Amar a Deus. As crianças vão passar pela amarelinha e ao final, quando todos concluírem o percurso, recomendo usar o tema para explicar que nossas escolhas e atitudes nos tiram do pecado e levam ao céu.  Atenção: O executor deve montar a amarelinha com fita ou giz e limpar o local ao terminar

*Oração de Abertura/Cobertura

*Música: Estamos de Pé (Marcus Salles)

https://www.youtube.com/watch?v=NW6qrUr1ac8

*Ofertório 

*Tempo de Oração - Você sabia que existem muitos casais que não podem ter filhos? (explique alguns motivos). Vamos orar para que Deus os abençoe com um ou mais filhos? (pegue o nome de alguns casais da Igreja que você sabe que não podem gerar, escreva o nome do casal numa folha de sulfite e entregue para cada grupo de crianças).
 
*Start Games:   

Material necessário:  4 bolinhas (corres diferentes) 

Organização: Se acordo com o número de crianças, organizar em 4 equipes (se houver poucas crianças pode fazer uma equipe apenas). Colocar as equipes em fileira e definir uma marca a dois passos do primeiro. 

Execução:   Cada equipe vai receber uma bolinha, o primeiro da equipe vai se posicionar na marcação e lançar a bolinha da equipe para o integrante a sua frente e esse vai receber o arremesso e lançar de volta, quando o integrante recebe e joga de volta ele deve abaixar e ficar abaixado.  Assim o primeiro na marcação deve agora jogar para o próximo após o que esta abaixado e assim sucessivamente até chegar ao último e o último lançar de volta e abaixar.  Vence a equipe que concluir primeiro e se a bolinha da equipe cair ela volta e o integrante só pode abaixar até concluir o lance de ida e volta.

*Divisão das Turmas

Ministração  -  Forças Especiais (Juízes 13-15)

O que são as Forças Especiais de um Exército? São exatamente o que o nome diz: Soldados bem treinados, debaixo de sol e chuva, para que fiquem fortes fisicamente e emocionalmente... E eles também são desafiados a trabalhar muito com a mente para que sejam inteligentes e possam tomar decisões rápidas e precisas, mesmo que estejam debaixo de muita pressão. Esses soldados são de uma elite especial  e são destinados a trabalhar missões secretas muito perigosas e difíceis.  E essas missões sempre são um sucesso porque os Soldados das Forças Especiais foram treinados para vencer.

Desde quando entrou em Canaã, o povo de Israel brincou com Deus, uma brincadeira chamada "peca não peca".  Eles viviam assim: pecavam contra Deus, adorando outros ídolos e dando ofertas para eles. Deus ficava bravo com seu povo e tirava a proteção deles. Então logo os inimigos invadiam suas terras e roubavam tudo o que tinham. Eles se arrependiam e gritavam por socorro. Deus os perdoava e levantava um juiz para libertá-los. 

Esta é a história do juiz Sansão: havia um homem em Israel chamado Manoá. Sua esposa não podia ter filhos - era estéril. Mas um dia, o Anjo do Senhor apareceu e disse a ela que ela seria mãe de um menino! Porém, o Anjo deixou bem claro que o menino seria especial! Ele seria consagrado a Deus, separado para fazer algo bem importante na terra, por isso, não poderia fazer algumas coisas normais a qualquer pessoa.

Que coisas eram essas?  O menino nunca poderia cortar o cabelo, nem mesmo deixar alguém fazer isso. Ele jamais poderia tomar vinho ou qualquer outra bebida alcoólica. E ele  nunca poderia se aproximar de um cadáver, mesmo se fosse de um parente muito querido, nem mesmo de seu animal de estimação. O mesmo Anjo também apareceu para Manoá e disse as mesmas coisas que disse para a sua esposa: vocês devem educar o seu filho da maneira como eu disse, pois ele é propriedade de Deus.  (Jz 13.13,14).

Algum tempo depois, o menino prometido por Deus. Os pais colocaram o nome dele de Sansão e tomaram todo o cuidado para obedecer às regras que Deus havia dado a eles.  Eles também deixaram bem claro para Sansão de que ele fazia parte de uma elite especial, escolhida por Deus, por isso deveria obedecer às regras dadas pelo Senhor.

Sansão cresceu se tornou um homem conhecido e temido por todos. Sabem por quê?  Porque o Espírito Santo de Deus havia dado a ele uma força incomum. Sansão era mais forte que um tanque de guerra. Ele era mais forte que mil soldados juntos. Ele era mais forte do que uma manada de elefantes. Sansão era o homem mais forte de Israel!

Certo dia, um grande leão veio para cima dele, tentando matá-lo. Vocês acham que Sansão fugiu de medo? Não! Ele, sem arma nenhuma, somente com a força do seu braço, rasgou o leão pelo meio como se o leão fosse um cabrito! 

A força de Sansão chegou até os ouvidos dos inimigos filisteus, por isso, eles tentaram por algumas vezes fazê-lo cair em armadilhas! Mas Sansão sempre descobria e se saía muito bem. Uma vez, Sansão fez um plano para se vingar dos filisteus: ele caçou trezentas raposas e as amarrou duas a duas, por suas caudas. Então, prendeu uma tocha em cada par de raposas e as soltou no meio da plantação dos filisteus. As raposas causaram um incêndio que destruiu toda a plantação dos filisteus.

Ah, crianças, isso deixou os filisteus mais irritados ainda. Eles atacaram a cidade onde Sansão morava e queriam levá-lo preso! Então três mil soldados de Israel foram falar com Sansão para ele se render para o exército filisteu. Eles disseram a Sansão: "Nós não vamos matar você, somente vamos te entregar para o exército filisteu, para que eles nos deixem em paz" (Jz 15.13).  Sansão deixou que os líderes o amarrassem com duas cordas novinhas, bem fortes, mas ele era terrível! Já tinha planejado acabar com os filisteus!

E lá foi Sansão, todo amarrado, para ser entregue aos filisteus. Quando os filisteus o viram, gritaram de alegria, pois agora iam acabar com ele. Mas, nesse mesmo momento Espírito de Deus veio sobre Sansão e ele arrebentou as cordas novas como se fossem linhas de pipa queimadas o fogo. Imediatamente Sansão pegou a queixada de um jumento que havia morrido e com ela matou mil homens. Sansão era um soldado das Forças Especiais do céu! Com a força incrível que tinha, o Espírito Santo usou sua vida para causar terror nos filisteus! E o povo teve paz por vinte anos!

Encerramento:

Antes mesmo de Sansão nascer, Deus já o havia escolhido para que fosse um Soldado das Forças Especiais.  E para que o Espírito Santo pudesse enchê-lo de força, Sansão precisava entender que ele era CONSAGRADO A DEUS.

Quem aqui, quando nasceu, foi consagrado para Deus no altar? Quando seus pais levaram vocês, bebezinhos ainda, no altar da igreja, significa que eles estavam declarando que vocês pertencem ao Senhor, o Deus de Israel e que foram separados para cumprir uma missão especial nesse mundo, em nome do nosso Deus.

Assim como Sansão, vocês também são soldados das forças especiais. Vocês tem uma missão, como Sansão tinha! E qual é nossa Missão? Falar do que Jesus fez na cruz para todos as crianças. O que ele fez e porque ele fez! Porém, além da missão, existe a preparação.

Sansão, desde pequeno foi preparado para fazer parte das forças especiais. E como um menino consagrado a Deus, havia muitas coisas que ele não poderia fazer, como vocês já aprenderam. Por isso, assim como Sansão, existem muitas coisas que vocês também não poderão fazer, como crianças consagradas a Deus. Prestem atenção:

Como soldados das forças especiais, vocês não devem:

Com os olhos - Ver coisas indecentes na televisão ou celular. Espiar o que não é para ser espiado, ou bisbilhotar aquilo que não é da sua conta.

Com as mãos -  Pegar aquilo que não te pertence. Maltratar pessoas de qualquer tipo ou espécie ou ferir animais.

Com os pés - Andar com companhias que te levam por caminhos errados. Praticar a violência.  Ir sozinho praticar o mal contra alguém ou fazer algo errado.

Com a boca - Consumir bebidas alcoólicas. Consumir drogas, cigarros eletrônicos. Fazer brincadeiras que todos os amigos fazem com produtos tóxicos.

Como Soldados das Forças Especiais, não podemos fazer o que queremos. Temos que agir conforme as regras de Deus. Assim, o Espírito Santo de Deus nos dará a força de Sansão, para completarmos nossa Missão? Amém, Soldados das Forças Especiais? Nunca mais se esqueça disso.

Estão dispostos? Então, sigam o plano e a missão. Preparem-se!

Ministrador:  Agradeçam ao Senhor por Ele ter escolhido cada uma das crianças para fazerem parte das Suas Forças Especiais. No meio de tantas crianças do mundo, o Senhor escolheu  nossos pequenos Start Kids para acabarem com as obras do inimigo Satanás. Ore ao Senhor para que dê inteligência para que cada uma delas se consagre a Deus e faça o que Ele ordenou. E peça que o Senhor as livre de todo o mal, de cair nas armadilhas do inimigo. 


Versículo da Semana:



Figuras da Semana:



















Manual do Bom Soldado




Você sabia?



Usando a Espada do Espírito



Tarefa da Semana





Todas as imagens utilizadas nesse blog foram retiradas dos sites: Freepick e Freebibleimages.


terça-feira, 20 de junho de 2023

15 - Soldado rejeitado - soldado levantado!

 Check in - Identificação de Visitantes

*Lanche

*Start Desafio:   Hoje o tema será soldado rejeitado/soldado levantado então vamos fazer uma entrada diferente em sala de aula. 

Material necessário:  De acordo com o número se crianças em sua turma deixar pronto (impresso ou escrito) um número para cada criança. 

Exemplo: 0,1,2,3 sendo necessário cada criança receber um número ao chegar. 

*** orientar que eles não podem perder o número até a entrada na sala. 

Execução:  Deixar as crianças escolherem um parceiro para entrar junto e sentar junto (precisa que eles fiquem juntos).

Conclusão:  Após todos entrarem informar que a soma do número dos dois é o valor da dupla e a equipe com maior valor em sala é a vencedora. 

Obs. caso queira pode disponibilizar um presente para a equipe de tiver o maior número somado.


*Oração de Abertura/Cobertura

*Música: Estamos de Pé (Marcus Salles)

https://www.youtube.com/watch?v=NW6qrUr1ac8

*Ofertório 

*Tempo de Oração - use o Start Desafio para fazer as crianças orarem com suas duplas.
 
*Start Games:   Soldado escolhido 

Materiais necessários:  Cabos de vassoura ou cano (preferência para o cabo de vassoura) 

Organização: De acordo com o número de cabos disponíveis organizar as crianças em círculo e um cabo para cada criança. 

Execução:  Organizar em equipes de acordo com o número de material disponível para a execução, caso você tenha muitas crianças em sua sala, você irá precisar definir um tempo da execução e organizar a equipe vencedora pelo tempo sem deixar o cabo cair.

Conforme: https://www.youtube.com/watch?v=VOFKUclbbRU

*Divisão das Turmas

Ministração  - Soldado rejeitado, soldado levantado! (Juízes 11)

Alguém sabe o que é rejeição? Usamos essa palavra para definir uma pessoa que é desprezada, desvalorizada, deixada de lado. Mas é mais fácil explicarmos a rejeição com exemplos:

- Quando uma mamãe engravida mas não quer a criança. Ela abandona no hospital ou até mesmo dá para alguém cuidar. Essa criança, quando cresce, sofre muito, pois não entende porque a mãe dela fez isso.

- Quando alguém que era muito amigo nosso, de repente não olha mais em nossa cara nem conversa conosco. É horrível ser desprezado assim, ainda mais quando amamos essa pessoa e ela nos despreza sem nenhum motivo.

- Não ser convidado para a festa de aniversário, enquanto que todos os amiguinhos da escola ou da igreja foram.

- Ser motivo de piada entre os irmãos, só por ser menos inteligente ou mais feinho. 

- Ver todos os irmãos receberem elogio ou presentes, mas não receber nada dos papais ou familiares.

Geralmente quem rejeita não sofre nada. Mas que é alvo da rejeição fica com uma grande ferida na alma. Uma pessoa rejeitada não costuma se sentir nenhum pouquinho capaz. Ela se sente abandonada, tem a ideia de que nada do que faz dará certo e pior...quem é rejeitado costuma se afastar das outras pessoas, vivendo isolado.

Jefté foi rejeitado por seus irmãos desde pequenino. E sabem por qual motivo? Porque a esposa de seu pai não era a sua mãe. Jefté era filho de uma prostituta. Por isso seus irmãos o rejeitaram e o expulsaram de casa. Sim, eles até mesmo riscaram o nome de Jefté da herança de seu pai, porque ele era filho de outra mulher. 

Como todo rejeitado, Jefté sofreu muito. Ele fugiu para longe de seus irmãos e se ajuntou com um bando de pessoas rejeitadas. Porém, foi nesse tempo que ele tomou uma decisão: ele se esforçaria muito para ser alguém na vida, mesmo que ninguém desse valor para ele. E assim aconteceu: Jefté se tornou um soldado muito habilidoso. Não tinha luta que ele não conseguia vencer. E ainda por cima era muito corajoso!

Certo dia Jefté recebeu uma visita inesperada! Sabem quem foi visitá-lo? Os líderes mais importantes de Israel. Aqueles que viram seus irmãos o rejeitarem e não fizeram nada. Aqueles líderes foram correndo pedir ajuda a Jefté, pois os filisteus e amonitas haviam mais uma vez invadido Israel e tornado os Israelitas seus escravos - tudo isso por causa deles se afastarem de Deus e adorarem a outros ídolos. Eles sabiam que a rejeição tinha transformado Jefté num grande guerreiro e sabiam que ele tinha coragem o suficiente para ser um grande libertador.

Será que Jefté aceitou? Bem, num primeiro momento, o que Jefté queria saber é porque aqueles líderes, que haviam visto tudo o que Jefté passou sem fazerem nada, porque eles estavam ali, procurando exatamente ele. Mas depois que ficou sabendo da situação do seu povo, Jefté decidiu perdoá-los. E, sem pensar mais no passado, aceitou se tornar o Comandante dos soldados de Israel na missão de libertar o povo dos seus inimigos.

No mesmo momento em que Jefté perdoou os seus irmãos e aceitou a missão, o Espírito Santo de Yahweh veio sobre ele e o encheu de poder para guerrear contra os filisteus e os amonitas. E o próprio Deus deu uma grande vitória para Jefté, fazendo aquele soldado tão rejeitado se tornar levantado, ou seja, o importante chefe dos Exércitos de Israel.

Encerramento:  Crianças, ser rejeitado é muito difícil. E quem é rejeitado, faz como Jefté fez no início. Foge de tudo e de todos, se ajunta com pessoas que não prestam e acaba se tornando derrotado.  Mas quem quer ser levantado por Deus, precisa fazer como Jefté fez logo a seguir!

Ele não aceitou que a atitude das outras pessoas o fizessem um perdedor. Jefté sozinho, deu a volta por cima e se tornou o que devia ser: um guerreiro corajoso e eficiente. Tão corajoso e eficiente que foi procurado pelos mais importantes líderes de Israel para se tornar Comandante do Exército de Israel. Isso não é maravilhoso?

Outra atitude fez de Jefté esse grande comandante. Escolher perdoar todos os que o rejeitaram. Jefté bem que podia expulsar aqueles líderes da sua terra, como fizeram com ele. Ele podia se vingar, deixando os inimigos acabarem com o povo de Israel, inclusive com seus irmãos. Mas Jefté decidiu perdoá-los. Sim, crianças, perdoar é a atitude que mais nos faz parecidos com Deus. O povo de Israel escolheu dar as costas para o Senhor e adorar outros ídolos, mas Deus decidiu perdoá-los e enviar Jefté para libertá-los. E quando Jesus foi pregado com grandes pregos na Cruz? Ele mesmo, o filho de Deus, diante da rejeição de todo o povo disse: "Pai, perdoa-lhes porque eles não sabem o que fazem" (Lucas 23.34).

Assim também hoje muitos rejeitam a Deus, inclusive nós, quando preferimos dar nosso tempo, nosso dinheiro e até mesmo nosso coração para outra pessoa. Mesmo assim, Deus decidiu nos perdoar, por causa da atitude que seu filho Jesus teve na cruz. Isso não é maravilhoso?

Ah crianças, quando Deus, nosso Comandante, vir no coração de cada soldadinho seu, a decisão de seguir em frente e ser um soldado corajoso, ao invés de se esconder e isolar, então Ele mesmo levanta bem alto esse soldado e o torna muito famoso e importante. Um grande líder.  E quando Deus, nosso Comandante, vir no coração de cada soldadinho seu, a capacidade de perdoar todos os que o feriram, então envia o Espírito Santo sobre ele e o faz vencer o exército do inimigo! Aleluia.

Amém soldados? Façam como Jefté! Deixem o passado para trás e aceitem a importante missão que o Senhor dará para cada um de vocês.

Encerramento: Pergunte se há alguma criança que passa por rejeição (você pode repetir os exemplos dados no início ou até, guiado pelo Espírito Santo, dar Palavras de Conhecimento para as Crianças). Peça que essas crianças levantem a mão ou as chame para perto de si. Peça a elas que em seu coração, perdoem cada uma das pessoas que estão rejeitando-as. Depois peça ao Senhor que envie seu Espírito Santo e torne essas crianças grandes líderes da Sua Igreja! Líderes corajosos e vitoriosos contra nosso inimigo Satanás.


Versículo da Semana:




Figuras da Lição:










Manual do Bom Soldado:




Você sabia?



Usando a Espada do Espírito


Tarefa da Semana










terça-feira, 13 de junho de 2023

14 - Selecionados ou dispensados!

 Check in - Identificação de Visitantes

*Lanche

*Start Desafio:  Hoje o tema será sobre escolha! 

Para entrar na sala de aula, a criança deverá escolher um parceiro e quando entrar na sala de aula deverá declarar uma palavra de benção (elogio) para o parceiro escolhido. Obs. Caso tenha tempo disponível, ensine as crianças a orar pelo amigo escolhido.

*Oração de Abertura/Cobertura

*Música: Estamos de Pé (Marcus Salles)

https://www.youtube.com/watch?v=NW6qrUr1ac8

*Ofertório 

*Tempo de Oração - executado no Start Desafio.
 
*Start Games:  
 
Materiais necessários: - Dois dados grandes (ou de acordo com a quantidade de equipes)

Customizar os dados conforme abaixo:

+ 1 (Restitui ou mantém)
+ 2 (Restitui ou mantém)
+ 3 (Restitui ou mantém)
- 1 (Sacrifica 1)
- 2 (Sacrifica 2)
- 3 (Sacrifica 3)

Execução:   1. Organizar as crianças em equipes (de acordo com o número de dados, sendo um dado para cada equipe). 2. Cada equipe deve se organizar em um círculo. 3. Um representante de cada equipe deve jogar o dado e conforme o resultado irá eliminar, manter ou restituir membros da equipe.

Ex.01: ao jogar o dado e cair - 3 (deve eliminar 3 da equipe) ; Ex.02: ao jogar o dado e cair + 3 (se tiver integrantes eliminados restitui até 3, caso não possuir não faz nada) e assim sucessivamente.  5. O executor pode definir a quantidade de rodadas e define o tempo de execução da atividade. ⬆️ os dados estão prontos e na parte superior do armário da cozinha

*Divisão das Turmas / Verificação das atividades anteriores.

Ministração  - Selecionados ou Dispensados (Juízes 7)

Você já participou de alguma seleção? De futebol, de vôlei, de olimpíada de matemática, de natação! Quem são as pessoas que podem participar de uma seleção? São pessoas selecionadas, ou seja, escolhidas a dedo por ter alguma qualidade especial. Até para ser soldado de um exército é necessário passar por uma seleção. No exército aqui da terra, são selecionadas para ser soldados, pessoas altas, fortes, cheias de saúde e que são estudiosas - isso mesmo - tem conhecimento sobre vários assuntos e também pessoas que não vão ficar chorando de medo ou de fome! Mas quando se trata do exército de Deus, a seleção pode ser muito diferente. Vamos aprender como Deus seleciona os seus soldados?

Gideão não tinha nada do que se pode considerar numa seleção para o Exército aqui da terra. Ele era o mais simples da casa dele. E estava morrendo de medo dos midianitas. Mas, Deus via em Gideão o que ele mesmo não via. Gideão era um poderoso guerreiro e havia sido selecionado por Deus para libertar o povo dos midianitas.

Deus testou Gideão com duas tarefas, alguém lembra qual foram as tarefas? (estudamos na semana passada).  Gideão fez exatamente como Deus mandou, mesmo correndo risco de vida. E porque ele obedeceu, aconteceu uma coisa tão diferente! A Bíblia diz que o Espírito Santo de Deus tomou o controle de Gideão. 

Agora, crianças, Gideão estava cheio do  poder de Deus, da força de Deus, da coragem de Deus e ele estava cheio da braveza de Deus. Mais do que depressa, tocou o seu shofar (trombeta) e chamou todos os soldados de Israel para irem à luta! Sabem quantos soldados apareceram? Trinta e dois mil! Uau, com um número de soldados tão grande, Gideão seria levado a pensar que foram eles que venceram a guerra.

Mas Deus queria que Gideão confiasse Nele e em Seu poder, não em soldados fortes. Por isso, Deus disse a ele: "Mande embora para casa todos os soldados que estiverem tremendo de medo!" (Jz 7.3). Gideão então perguntou quem é que estava com medo! Vinte e dois mil soldados levantaram a mão e foram embora. Agora, só restavam dez mil soldados!

Mas dez mil ainda era muito para Deus. Ele queria dar a vitória para Gideão com menos, muito menos! Ele disse para Gideão: "Leve todos esses dez mil para a beira do rio. Lá eu vou mostrar a você quem são meus selecionados para essa luta. Quem eu selecionar, estará selecionado e quem eu dispensar, estará dispensado!". (Jz 7.4). Lá na beira do rio o teste era o seguinte: quem bebesse água lambendo o rio como se fosse um cachorro, seria dispensado. E quem bebesse água levando a água à boca com as duas mãos, seria selecionado. 

E quantos beberam a água do rio lambendo-a como um cachorro? Nove mil e setecentos soldados. Nove mil e setecentos soldados foram dispensados do exército! Somente trezentos beberam água levando as mãos à boca. E Deus disse que Gideão venceria os midianitas com somente esses trezentos soldados. Porque o número de soldados numa batalha não faz a diferença, quando Deus está à frente do Exército. 

Será que Gideão ficou com medo de lutar com esses trezentos? Não. Primeiro porque Deus deu o sinal da lã, confirmando que ele era o selecionado para derrotar os midianitas. Segundo, porque certo dia, Gideão desceu escondido até o acampamento dos midianitas e ouviu um soldado contando ao outro o que havia sonhado: que um pão vinha rolando para dentro do acampamento e esse pão vinha rolando com tanta força que derrubou uma das tendas do acampamento! O outro soldado disse então que aquele sonho só podia ser um sinal de que o pão era Gideão, que vinha com seu exército destruir os midianitas!".

E terceiro, porque Deus também deu a a Gideão todo o plano de guerra. Era tão inteligente, como nosso Deus é! E foi assim que aconteceu: depois da meia noite, Gideão e os trezentos foram silenciosamente até o acampamento dos soldados midianitas, onde todos dormiam. Eles não entraram no acampamento, somente se posicionaram ao redor dele. Gideão havia dado uma ordem a cada um deles: "do jeito que eu fizer, vocês farão exatamente igual"! 

Assim que Gideão deu a ordem, todos os trezentos soldados tocaram ao mesmo tempo os seus shofares. E assim que quebraram os jarros, o fogo das tochas apareceu com força na escuridão da noite. E todos gritaram: "por Yahweh e por Gideão!". E depois não fizeram mais nada. Nada mesmo! Ficaram paradinhos em seus lugares.

Então, Deus começou a agir. Todos os soldados de Midiã dormiam pesadamente. Quando ouviram a trombeta, o barulho, o grito, acordaram confusos e confundiram seus próprios soldados com os soldados de Israel. Eles estavam lutando contra seus próprios soldados! E no meio dessa confusão, os que não morreram, fugiram desesperados, mas foram capturados pelo exército de Israel. Enfim, os midianitas terríveis foram derrotados. E por causa da coragem de Gideão e dos trezentos corajosos, a terra teve paz por muitos anos.

Encerramento:

Não foi com trinta e dois mil soldados, nem mesmo com dez mil. Mas com somente trezentos homens Deus venceu a batalha. E porque Deus fez dessa maneira? Porque Ele quer nos ensinar que não é a força humana, nem a inteligência humana e nem mesmo a coragem humana que ele quer encontrar em seus soldados.

E o que Deus observa quando seleciona os seus soldados?

Deus observa o coração. O coração de uma criança que quer ser selecionada por Deus para lutar em seu grande exército deve ser um coração cheio de obediência. Não foi assim que Deus fez com Gideão? Primeiro ele precisou obedecer a Deus destruindo os altares idólatras de seu pai. Quase morreu, mas obedeceu. Assim você, para ser selecionado por Deus precisa fazer da sua vida uma vida cheia de amor e de obediência à Sua Palavra. Isso não tem negociação. Você precisa obedecer à Palavra de Deus em tudo, mesmo que isso faça seus amigos ficarem com raiva de você. Você precisa amar a Deus como Gideão amou, construindo um altar bem grande para Ele em seu coração e também onde você for. As pessoas precisam saber que você é um Soldado do Exército de Deus! Amém?

Deus observa a mente. Nossa mente é o local onde nossos pensamentos são formados. No começo, Gideão pensou que ele não era capaz. Mas depois, seus pensamentos foram substituídos por aquilo que Deus pensava. Gideão pensava ser um fraco. Deus pensava que ele era um poderoso guerreiro. E foi nisso que Gideão escolheu acreditar.  Você é aquilo que Deus diz que você é! E são esses pensamentos que devem estar em sua mente, amém? Nunca deixe entrar em sua mente dúvidas sobre quem Deus é. Dúvidas sobre a Palavra de Deus. Dúvidas se Deus existe ou se ele tem chamado você para algo especial. Escolha acreditar, como Gideão acreditou.

E os trezentos, porque eles foram selecionados? Porque neles havia uma disposição para acreditar em Gideão e obedecer aquilo que ele havia falado. Sim, isso também fará com que você seja selecionado: acreditar naquilo que os seus pastores falam e ajudá-los a cumprir a missão que o Senhor deu para a sua Igreja. A missão de Gideão era derrotar os midianitas. E a nossa missão? Anunciar a Palavra de Deus e o que Jesus fez na cruz para nossos amigos e em todos os lugares que formos. E fazer muitos discípulos para Jesus!

Amém soldados selecionados? Sigam o plano cuidando muito bem da mente e do coração.

Ministrador: Quem aqui quer ser selecionado por Deus para fazer parte do seu Exército? Peça para as crianças colocarem a mão na mente. Faça uma oração poderosa, repreendendo todo pensamento de dúvida, de tristeza e até de incredulidade em relação a Deus e à Sua Palavra. Peça ao Senhor que retire das crianças toda semente ruim plantada pelo diabo, e que seus ouvidos sejam fechados para toda palavra contrária à Palavra de Deus. Agora peça que as crianças coloquem a mão o no coração - peça ao Espírito Santo que, como possuiu Gideão, possua essas crianças, dando a elas um coração pleno de amor e obediência a Deus e à Sua Palavra.(pode ungir as crianças se quiser).


Versículo da Semana:


Figuras:













Manual do Bom Soldado:



Você sabia?




Usando a espada do Espírito:


Tarefa da Semana:



terça-feira, 6 de junho de 2023

13 - Sem desculpas, Soldado!

 Check in - Identificação de Visitantes

*Lanche

*Start Desafio:  Atenção ao seu chamado!

Materiais necessários:  Lista com os nomes das crianças / Um líder vestido de Militar 

Organização: O líder vestido de Militar fará a chamada, a criança deverá prestar a continência ao ser chamada e cantar um pedaço do hino nacional. 

Execução: Explicar para as crianças que deverão prestar a continência (exemplificar) ao ser chamados e que deverá cantar um pedacinho do hino nacional. (Pode ser uma opção, o líder separar várias frases do hino, e cantar uma parte para que as crianças completem....). Se possível faça com os integrantes da equipe primeiro para mostrar o exemplo.

*Oração de Abertura/Cobertura

*Música: Estamos de Pé (Marcus Salles)

https://www.youtube.com/watch?v=NW6qrUr1ac8

*Ofertório 

*Tempo de Oração: Orem juntos, pelo seguinte motivo: cada criança vai se juntar à outra e orar pelo motivo que foi apresentado. Peça para uma coloque a mão na cabeça da outra.

*Start Games:  
 
Materiais necessários: Duas bolinhas por criança (pode ser de papel) 

Organização: Colocar as crianças em círculo, o executor deverá ficar ao centro do círculo e ao executor bater uma palma, as crianças vão passar a bolinha da mão para o próximo ao seu lado no sentido horário (na primeira vez irá causar confusão) devido à falta de sincronismo assim faça algumas vezes como apenas um treino. 

Execução: Após os treinos, o executor tirará duas bolinhas do círculo e dará início a atividade batendo a palma para eles trocarem as bolinhas em sentido horário, quando o executor falar a palavra chave (Stop) quem estiver sem uma ou mais bolinha será eliminado (sempre que tirar uma criança precisa reduzir duas bolinhas, a ideia é sempre ter um número menor de bolinhas (duas) que o número de crianças).

*Divisão das Turmas / Verificação das atividades anteriores.

Ministração  - Sem desculpas, soldado! (Juízes 6.11-16; 25-32)

Você é uma criança acostumada a dar desculpas? Vamos ver alguns tipos mais comuns de desculpas esfarrapadas que as crianças dão?

"Estou cansado, mamãe" - quando a mamãe chama cedinho para ir à escola.
"Meu cachorrinho comeu a folha onde estava minha lição" - quando a professora pergunta porque não fez o dever de casa.
"A culpa foi dele, o irmãozinho" - quando papai pergunta porque você fez aquela arte!
"Mas eu não estou cansado" - quando os pais mandam ir dormir, porque já é tarde!
"Está muito quente" - quando você não quer comer a comida que está no prato!

Tem muita criança que é mestre em dar desculpas esfarrapadas. Se você é assim, saiba que isso é um hábito muito feio, pois mostra que você está sempre querendo escapar de responsabilidades! 

Quando Deus chamou Gideão de poderoso guerreiro, este estava escondido dentro de um tanque de amassar uvas. Ele jamais se achava poderoso, ainda mais guerreiro, por isso deu muitas desculpas para Deus. Mas Deus, quando chama alguém, não quer desculpas não. Ele disse claramente: "Com a força que você tem, vá libertar o povo de Israel. Sou Eu quem está enviando você! Eu estarei com você e você vencerá os midianitas como se eles fossem um homem bem fraquinho". (Jz 6.14,16). E sem dar chance de Gideão dar mais desculpas, o Senhor deu duas tarefas desafiadoras, para treiná-lo. Eram tarefas simples, mas não eram fáceis.

A primeira delas precisaria de muita coragem. Joás, pai de Gideão construiu um altar bem grande para um ídolo chamado Baal e do lado desse altar, ele ergueu um poste e lá no alto colocou uma deusa chamado Aserá. Vocês podem imaginar como aquilo ofendeu a Deus? Porque os Israelitas haviam feito exatamente aquilo que Deus havia dito para não fazer. Pois Deus disse: "Gideão, eu quero que você destrua o altar de Baal e corte o poste de madeira que foi feito para a deusa Aserá". (Jz. 6.25).  Seria uma tarefa bem difícil, já que toda a família de Gideão adorava a esses ídolos e se eles o vissem destruindo o altar, com certeza iam matá-lo!

Então veio a segunda tarefa. "Você construirá um altar novinho para mim  Yahweh, o Deus de Israel. Então você pegará o poste que cortou e vai colocar em cima do altar e então, oferecerá para mim, como oferta queimada, um bezerrinho de sete anos, que você pegará do rebanho de seu pai Joás". (Jz. 6.26).

Gideão com certeza tremeu na base! Mas agora, ele não tinha mais desculpas para dar para Deus. Tinha que obedecer. Ele esperou a noite cair para não ser visto e com a ajuda de dez empregados, fez exatamente como Deus mandou: derrubou o altar de Baal e despedaçou o ídolo que Deus odeia. E logo depois cortou o poste de madeira e também despedaçou a deusa Aserá. E construiu um altar novinho para Deus, sacrificando nele o bezerrinho.

De manhã, quando o sol nasceu, a cidade estava toda agitada. Quem havia destruído os altares? Quem fez isso? Procuraram e procuraram até descobrir que o culpado era Gideão. A multidão foi até a casa de Joás e mandou que Gideão saísse, pois ele deveria morrer rapidamente! Como será que Gideão estava se sentindo? Com muito medo! Será que ele seria morto por desobedecer a Deus?

Mais do que depressa, Joás entrou na frente da multidão que estava enfurecida e disse: "Por acaso são vocês que precisam defender Baal? Se Baal é um deus verdadeiro, então que ele mesmo que se defenda! Ele que castigue meu filho!". Jz. 6.31. O dia passou inteirinho e nada aconteceu com Gideão, porque Baal não passava de um ídolo de barro e não podia fazer nada.

A partir desse acontecimento, o povo passou a respeitar Gideão e até mudaram o nome dele para Jerubaal, que significa: "Ele briga com Baal"!  Agora Deus tinha certeza de que havia escolhido o homem certo, pois ele, apesar de não se sentir um guerreiro, corajosamente obedeceu, sem dar desculpas. Com certeza, Gideão, com a força de Deus, venceria os midianitas como se fossem um só homem!

Encerramento:

Quando Deus chamou Gideão, Ele o chamou pelo significado do seu nome, Poderoso Guerreiro. Mas Gideão não estava nem pensando nisso. Quando foi chamado para a missão de libertar o povo de Israel, Gideão estava é mesmo pensando em arranjar desculpas para que Deus escolhesse outra pessoa.

E porque Gideão estava dando desculpas? Ah, por vários motivos: por medo dos midianitas, por não acreditar na sua capacidade de ser um guerreiro e até mesmo, acreditem, por preguiça. Ele poderia não estar a fim de fazer isso!

Um dia Deus ficou muito irritado com um grande homem, que também foi libertador, Moisés. Deus o chamou para libertar os israelitas da escravidão do Egito e deu todas as instruções do que ele devia fazer, mas, Moisés não queria ir não! Ele também arranjou várias desculpas: disse que não tinha capacidade; disse que não conseguia falar direito; depois disse que não ia não, que era para Deus mandar outra pessoa.

Ah crianças, Deus se irritou com Moisés e pode ter ficado irritado com Gideão também! Porque Deus fica muito irritado com a pessoa que tem o hábito de dar desculpas. Pois quem quer ser um soldado do exército de Deus, precisa hoje mesmo se livrar desse mau hábito de dar desculpas. Se Deus der para você uma missão, você precisa imediatamente dizer: "Ok, general, eu estou disposto, estou preparado!". Basta você dizer isso, porque, mesmo se não tiver condições, o seu Poderoso General fará de você um Poderoso Guerreiro!

Crianças, vocês precisam sair daqui hoje com uma verdade. Deus já nos chamou e deu uma missão para cada um de nós. E essa é a missão na qual devemos nos esforçar para cumprir todos os dias! Ele disse por meio do seu filho Jesus: "Vão pelo mundo todo e preguem o Evangelho a todas as pessoas".  (Marcos 16.15). Sim, essa é a Missão que cada Soldado do Exército de Deus tem que se empenhar em cumprir: Falar sobre o que Jesus fez por nós para cada um dos seus amigos e até mesmo para quem não é amigo!

Mas, assim como aconteceu com Gideão e Moisés, muita gente está acostumada a dar desculpas esfarrapadas para não cumprir essa missão. "Ah, mas todas as pessoas já ouviram falar de Jesus", "E se meu amigo zoar de mim?" "E se eles não quiserem me ouvir?" "Mas eu não sei falar direito...". "Ah, eles que liguem a TV e assistam qualquer pastor pregar"..."Ah, já tem gente que faz isso.."  Crianças, essas desculpas Deus já conhece e não vai adiantar você dizer isso para Ele porque muitos outros já deram as mesmas desculpas! O que Ele deseja é que os soldados atendam o Seu chamado.

Assim como Deus disse para Gideão, Jesus nos diz hoje: Vão e façam discípulos de todas as pessoas do mundo, batize elas e ensine a Palavra para elas. E eu estarei com vocês, não deixarei vocês". Mateus 29.11.  Se cada criança e adulto que diz que é Soldado de Deus deixar as desculpas de lado e começar a pregar o Evangelho, então logo o mundo todo será salvo. E o plano de Satanás será arruinado!

Amém, soldados? Sigam o plano e deixem de dar desculpas para a sua missão de ganhar vidas para Jesus. Sejam corajosos e construam altares para Deus.

Ministrador: Faça um apelo diferente para as crianças. Quem aqui está cansado de dar desculpas para Deus? Peça que as crianças vão até a frente e ore com elas pedindo perdão e pedindo ajuda ao Espírito Santo para que tire delas esse mau hábito. Depois faça outro apelo, lembrando às crianças da nossa missão: ganhar vidas para Jesus. Quem é a criança que deseja cumprir a missão de fazer discípulos para Jesus? Chame as crianças para irem à frente e ore com elas, para que o Espírito Santo as encha com poder e sabedoria para que elas obedeçam ao Ide de Jesus.


Salmo da Semana: 



Figuras










Manual do Bom Soldado:



Você sabia?




Usando a espada do Espírito:


Tarefa da Semana:




20 - Meu Tesouro Precioso: Deus fez um plano para mim

A BERTURA Oração de cobertura  Louvor  Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta:  Vocês sabiam que...