quinta-feira, 27 de julho de 2023

20 - Obedeça ao Comandante!

Check in - Identificação de Visitantes

*Lanche

*Start Desafio:  


*Oração de Abertura/Cobertura

*Música: Israel Soares (O Exército de Cristo)

https://www.youtube.com/watch?v=ZjsDwazy8Og

*Ofertório

*Tempo de Oração Vamos orar por todas as autoridades da Cidade? Prefeito, Vereadores, Policiais!


*Start Games:   


*Divisão das Turmas 

Ministração  - Obedeça ao Comandante! ( I Samuel  10.1-8; 13 )

Você já ficou em apuros por ter feito uma coisa que seus pais disseram que não deveria fazer? Ou por não aguentar esperar por algo que era para esperar? (deixe que as crianças compartilhem e até você mesmo pode compartilhar com elas alguma situação na qual você fez algo errado e ficou em apuros). Ex: jogar pedra num ninho de abelhas que estão bem quietinhas, na delas...

Lá em Canaã, o povo de Israel tinha muitos vizinhos. Quem eram os povos vizinhos de Israel? Os filisteus, os moabitas, os egípcios, os babilônios e a maioria desses povos tinham reis. Mas Israel não tinha um rei. Deus mesmo era o Rei deles e era assim que o Senhor queria. Mas o povo de Israel viu que todos os países vizinhos tinham um rei para sentar num trono, usar coroa, governar o povo e ir numa carruagem na frente das guerras! 

Por isso pessoas muito importantes em Israel foram falar com Samuel, que nessa época já era velho. Eles disseram que queriam um rei, exatamente como acontecia como em todos os países vizinhos (I Samuel 8.5). Quando ficou sabendo disso, Deus ficou muito triste, mas atendeu ao desejo do povo. 

Ele escolheu um jovem chamado Saul, que era da tribo de Benjamim. Ele era um jovem muito bonito e forte, e também muito alto. Então Samuel ungiu Saul e deu a ele algumas instruções importantes: "Você irá até um lugar onde tem uma grande árvore chamada Carvalho de Tabor. Lá encontrará três homens que estão indo para Betel adorar a Deus. Eles te oferecerão dois pães e você deve aceitar. Depois disso encontrará com alguns profetas de Deus, que vem descendo cantando louvores e pregando a Palavra de Deus. Nesse momento, o Espírito Santo de Deus tomará o controle da sua vida e você será transformado num novo homem. Depois disso, você deve  governar sobre o povo. Mas antes de guerrear contra qualquer exército, você deve ir para Gilgal e me esperar. Ali, nós vamos fazer uma oferta totalmente queimada ao Senhor e vamos que Ele nos abençoe e nos dê paz.  Me espere lá, porque eu, como Sacerdote,  vou te encontrar para oferecer ao Senhor ofertas de paz e comunhão. Você deve esperar 7 dias até que eu chegue" (I Sm 10.3-8). 

Pois tudo aquilo que Samuel disse para Saul aconteceu naquele dia. O encontro com os dois homens, com os profetas e o enchimento do poder do Espírito Santo. Então Saul começou a governar.  Pois mal fazia 1 ano que ele era rei, e já fez uma grande besteira. Os filisteus estavam na deles, sem fazer guerra contra Israel. Mas Saul queria mostrar para o povo que era um rei forte e valente e podia muito bem destruir os filisteus. 

Então, Saul chamou 3 mil soldados para se reunir em Gilgal com o profeta Samuel. Só que Jônatas, o filho de Saul, se juntou com alguns soldados e foi até o posto onde ficava o comandante filisteu e o matou. Ah, crianças, como se mexe em um ninho de abelhas, os filisteus, quando souberam do acontecido, ficaram com muito ódio de Saul. Eles juntaram 30 mil soldados e entraram em guerra imediatamente contra os israelitas.

Agora os soldados israelitas estavam em grandes apuros! Os que atacaram os filisteus ficaram com tanto medo, que se esconderam nas cavernas e buracos que encontraram. E os que estavam em Gilgal com Saul, ficaram apavorados e fugiram. E lá estava Saul, esperando há 7 dias o profeta Samuel. Mas nada do profeta chegar!

Foi então que Saul, cansado de esperar, fez as coisas do jeito que achava que deveria fazer. Saul pegou alguns animais e ele mesmo os ofereceu como um sacrifício queimado para Deus. Ele mesmo fez o trabalho de Samuel, oferecendo ofertas de paz e comunhão com Deus. Ele fez errado, desobedecendo à ordem do profeta.

E quando a oferta estava queimando, Samuel chegou. Ah, ele estava muito bravo: "O que você fez, Saul?". Mas Saul deu a desculpa dizendo que Samuel estava atrasado. E ainda disse que estava com medo do ataque dos filisteus. Por isso ofereceu o sacrifício no lugar de Samuel. Porém, Samuel não aceitou as desculpas. 

Samuel disse a Saul: "Você é um teimoso! Faz as coisas do seu jeito, sem pensar nas consequências! Como você desobedeceu ao que o Senhor, o Deus de Israel disse, quem garante que você vai obedecê-lo em outras coisas? Fazer as coisas do seu jeito vai trazer consequências terríveis! Se você tivesse obedecido ao que Deus disse, então você e sua família teriam o trono de Israel para sempre. Mas como você não obedeceu ao Senhor, o único rei na sua família será você mesmo! E o seu reinado logo acabará!!

Encerramento:

Deve ter sido muito difícil para Saul ouvir as duras consequências que sua desobediência trouxe para si mesmo! E assim acontece com quem prefere fazer o que está na cabeça, ao invés de obedecer às autoridades que Deus coloca em sua vida.

Quem são as autoridades que governam sobre a sua vida? Bem, são várias. Em primeiro lugar, PAI e MÃE. Depois vem os avós. E os professores da Escola, também os diretores e supervisores. Aqui na Igreja, os apóstolos, pastores e os mestres da Equipe que ensinam vocês todas as semanas. Na cidade, temos várias autoridades: O prefeito, os policiais, os vereadores, enfim, cada território que você vai tem uma autoridade. Mas existe uma autoridade SUPREMA, ou seja, autoridade que está acima de todas as autoridades. Essa autoridade é o nosso Deus, o Deus de Israel. Ele deve ser obedecido sem questionamentos.

Obedecer às autoridades que Deus coloca em nossa vida é uma ordem, mas também um teste, para saber se você é um soldado capaz de obedecer ao Comandante, o Senhor nosso Deus. Porque existem momentos em que o Senhor nos fará esperar e esperar, até que as coisas aconteçam. E você terá que obedecer. 

Outros momentos o Senhor mandará você levantar e prosseguir, correndo pelo campo de batalha, como muitos soldados fazem. Então assim você terá que fazer, obedecendo à voz do Comandante, sem pensar duas vezes. Obedecer ao comandante é fundamental numa batalha. Porque o comandante sabe exatamente o caminho certo a seguir.

Quem desobedece à ordem das autoridades recebe um nome dado por Deus: rebelde. Isso mesmo! Saul foi tão rebelde com Deus! Ele fez muitas outras coisas terríveis enquanto era rei. Então Deus disse a Saul uma coisa muito chocante:   "A rebeldia é um pecado tão grave quanto a feitiçaria, e persistir no erro é um mal tão grave quanto adorar ídolos. Assim como você rejeitou a ordem do Senhorele o rejeitou como rei”. I Samuel 15.23

Que você seja um soldado bem obediente às autoridades e ao Comandante. E que você nunca seja como Saul, que fez as coisas do seu jeito e se deu muito mal. 

Amém, Soldados? Sigam o Comandante e a missão será um sucesso.

Ministrador: Ore por todas as crianças, repreendendo na vida delas toda desobediência e rebeldia a qualquer autoridade que esteja sobre a vida delas. Depois, peça para as crianças repetirem o  Salmo 119.56: O meu dever nesta vida é este: obedecer aos teus mandamentos. Tu, ó SENHOR Deus, és tudo o que eu tenho; prometo obedecer às tuas leis. De todo o coração, eu te peço: tem misericórdia de mim, como prometeste. Tenho pensado na minha maneira de agir e prometo seguir os teus ensinamentos.


Versículo da Semana:



Figuras:











Manual do Bom Soldado:



Você sabia?



Usando a Espada do Espírito:


Tarefa da Semana:






quarta-feira, 26 de julho de 2023

19 - Com Deus ninguém pode!

 Check in - Identificação de Visitantes

*Lanche

*Start Desafio:  

Material necessário:  8 - frutas/verduras (sendo 4 pares diferentes). 1 caixa. 

Organização: Cortar a caixa pela metade igual a figura ao final*, colocar as três frutas na parte de baixo e deixar três frutas disponíveis.  

Execução:  A criança receberá 10 segundos para montar a sequência de frutas sem ver a sequência correta que estará visível apenas na parte de trás, quando for acertado a sequência o executor deverá mudar para a continuidade da atividade.

*as figuras estão no final da ministração

*Oração de Abertura/Cobertura

*Música: Israel Soares - O Exército de Cristo

https://www.youtube.com/watch?v=ZjsDwazy8Og


*Ofertório 

*Tempo de Oração - Você sabe quem são as pessoas que moram ao lado da sua casa? Mesmo que não saiba o nome deles, hoje é dia de orarmos por nossos vizinhos, para que Deus abençoe suas famílias e eles conheçam Jesus como Senhor e Salvador.
 
*Start Games:   

Material necessário:  1 - Folha de sulfite por criança/ 1 - Cartolina 

Organização: Desenhar e cortar 3 círculos grandes na cartolina, sendo o de maior ponto menor que os outros. (Identificar os círculos com cores e o valor de cada) 10,20 e 50. Organizar em duas equipes iguais, entregar as folhas de sulfite para as equipes, sendo uma folha por criança, as crianças receberão um tempo de 3 minutos para criar o seu avião. Colocar uma linha de partida e o alvo a uma distância razoável. 

Execução: De maneira intercalada cada equipe irá lançar o seu avião e quando atravessar o círculo o ponto deverá ser somado para a sua equipe. Vence a equipe que somar mais pontos dentro do tempo estipulado pelo executor.  Obs. Conservar os aviões e guardar para não gerar uma bagunça durante a aula e caso tenha sobra de tempo pode repetir a brincadeira.


*Divisão das Turmas 

Ministração  - Com Deus ninguém pode! ( I Samuel  5,6)

Deus ama muito o seu povo. Ele tem ciúmes de nós e fará de tudo para nos proteger. É por isso que cada soldado de Deus deve lutar sem medo! Porque temos um Deus que é chamado de Altíssimo, ou seja, Ele é mais poderoso do que qualquer pessoa, ou até mesmo demônio. Ele é mais poderoso do que qualquer situação ou poder da natureza. Nosso Deus é conhecido como El Shaddai, que significa o Deus Poderoso. Por mais que o inimigo me amendronte, Deus é maior, muito maior. Ele é mais poderoso do que qualquer pessoa, no céu, na terra ou embaixo da terra!

Israel teve por muito tempo um inimigo terrível. Era o povo filisteu. De tempos em tempos os filisteus reuniam seus soldados e atacavam alguma cidade de Israel. Às vezes os Israelitas venciam. Outras vezes, quem vencia era os filisteus, principalmente quando o povo de Israel desobedecia às ordens de Deus.

Numa das guerras, o exército de Israel caiu na besteira de levar a Arca da Aliança, o objeto mais sagrado do povo de Israel, para o meio do Acampamento. Quando os filisteus viram isso, ficaram com muito medo! Pois sabiam toda a história de como Deus livrou o seu povo do Egito, com as dez pragas e abrindo o mar vermelho. Eles lutaram com todas as forças e venceram!

E para se vingar, sabe o que fizeram? Levaram embora a Arca da Aliança, a Presença de Deus. Enquanto o povo de Israel ficou lá chorando, por causa da Arca da Aliança, os filisteus ficaram orgulhosos do seu feito. Eles agora tinham o Deus de Israel com eles. Então levaram a Arca da Aliança para Asdode, cidade onde estava o templo do deus dos filisteus, o deus Dagom. 

Mas coisas estranhas começaram a acontecer em Asdode. No primeiro dia, o deus Dagom caiu de cara no chão, bem na frente da  Arca da Aliança. E no segundo dia, quando eles se levantaram pela amanhã, aconteceu a mesma coisa. Mas no terceiro dia, aconteceu algo pior. Quando os filisteus se levantaram para adorar ao Dagom, a estátua dele estava no lugar, mas a cabeça e as mãos estavam cortadas e caídas no chão. O povo filisteu já devia desconfiar de que com Deus ninguém pode!

Mas, outras coisas estranhas começaram a acontecer na cidade. Várias feridas começaram aparecer no corpo das pessoas! Eram feridas que coçavam muito e cheiravam muito mal. Feridas de vários tamanhos e em todos os lugares do corpo, até mesmo no bumbum. Então os moradores de Asdode perceberam o que estava acontecendo: Deus estava castigando-os, por terem roubado a Arca da Aliança do seu lugar, que é com o povo de Israel.

Mais do que depressa eles foram chamar o comandante do exército dos filisteus que decidiram mandar a Arca do Deus de Israel para outra cidade dos filisteus, Gate! E lá se foi a Arca para Gate. Mas lá em Gate, as coisas complicaram. Além das feridas que apareceram em todos os moradores, apareceram também ratos, muitos ratos. A cidade ficou cheia deles! Além disso, as pessoas começaram a morrer, do nada. E os moradores foram chamar com comandante do exército, pois não queriam a arca lá. E depois de Gate levaram para Ecrom. Mas quando ela chegou em Ecrom, os moradores estavam desesperados. Nem pensar em deixar a Arca lá!

Foi aí que os filisteus decidiram devolver a Arca para o lugar dela, o templo de Deus, em Israel. Eles sabiam que Deus estava castigando-os por terem roubado a Arca, por isso, resolveram enviar junto com ela, uma oferta meio estranha...mas enviaram: 5 imagens de ouro das feridas que castigaram o povo e 5 imagens de ouro dos ratos que invadiram as cidades.

Depois, mandaram fazer uma carroça novinha em folha, e ela seria puxada por duas vacas com seus bezerrinhos. Nela colocaram a arca e um cofre com as ofertas. Eles disseram: Se as vacas forem sozinhas, em direção ao território de Israel, saberemos que esse castigo foi enviado pelo Deus de Israel. E assim as vacas fizeram, foram sozinhas até a primeira cidade do povo de Deus, sem se desviar para qualquer outro caminho.

Vocês podem imaginar a alegria do povo de Israel quando viu a presença de Deus voltando para casa? Deus também deve ter ficado muito feliz, pois agora estava com Seu Povo. Mais do que depressa, os sacerdotes desceram a Arca do Senhor e viram os objetos de ouro. Eles desmontaram a carroça, e fizeram uma grande fogueira. Nela, eles ofereceram as vacas como oferta queimada para Deus, como era costume naquela época. E assim, a Arca voltou para o seu lugar. E os filisteus aprenderam uma grande lição: Não mexam com Deus, nem com seus escolhidos!

Encerramento:

Você já aprendeu que somos Soldados do Exército de Deus. Já aprendeu que lutamos contra Satanás. Mas hoje você deve aprender e sair daqui com a seguinte verdade: Deus, o nosso Deus, que também é o Deus de Israel, tem mais poder que o diabo. Aliás, Ele é o Todo Poderoso Deus.  Ele é chamado de Yahweh Sebaoth, que significa, o Senhor dos Exércitos. 

Por isso, nunca dêem ao diabo mais poder do que ele tem. Nunca tenham medo dele nem do exército de demônios que lutam contra os cristãos. Eles tentam, mas não podem fazer nada contra Deus nem contra o povo Dele. O que aconteceu no templo de Dagom foi um sinal para os filisteus e para nós. Com Deus e com Seu povo, ninguém pode mexer. 

Outra coisa que você deve aprender é que essa guerra que lutamos já tem um vencedor, ou seja, já está vencida. E quem venceu a guerra que nem acabou ainda? O Senhor Jesus! Ele comprou a vitória sendo obediente até a morte na Cruz. Ele se entregou porque sabia que o seu sangue, o sangue do Filho Obediente, o sangue precioso, derrotaria os poderes do inferno ali mesmo na cruz. Então Satanás já está derrotado, pelo sangue de Jesus. Ele só continua agindo porque o próprio Deus permite que ele continue. Mas quando chegar a hora, Satanás e seus demônios serão derrotados de uma vez por todas.

Então, porque precisamos continuar lutando se a batalha já tem um vencedor? Por causa das pessoas que ainda não receberam Jesus como Senhor e Salvador das suas vidas. Sim, essas pessoas estão presas sem saber que estão presas. E cegas sem saber que estão cegas. Mas elas estão caminhando direto para o inferno. Se Jesus não for apresentado a elas, elas viverão para sempre uma vida longe de Deus. É por isso que os Soldados do Senhor Jesus devem continuar lutando e sem medo, devem apresentar o plano da Salvação através de Jesus para todos os que puderem.  Para salvar essas pessoas das mãos de Satanás.  

Amém, Soldado? Deus está conosco! Ninguém pode nos impedir de vencer. Sigam o plano e continuem apresentando Jesus para as pessoas!

Ministrador:  Hoje vocês vão somente agradecer e adorar a Deus por suas qualidades. Porque Ele é poderoso, porque é invencível, porque é o Senhor dos Exércitos, deixe que as crianças ajudem a dizer as qualidades de Deus. (escreva na lousa, se quiser). Faça o apelo para as crianças que ainda não receberam Jesus como Senhor e Salvador das suas vidas.

Versículo da Semana: 



Figuras Start Desafio/Start Games: 

  


Figuras:












Manual do Bom Soldado:



Você Sabia?



Usando a Espada do Espírito:



Tarefa da Semana:



terça-feira, 18 de julho de 2023

18 - Soldados bem vigilantes!

 Check in - Identificação de Visitantes

*Lanche

*Start Desafio:  Soldado vigilante

Material necessário:  Bolinhas (podem ser de papel ou plástico) 

Organização: Para essa atividade vamos precisar de dois ou mais executores. Vamos simular um corredor colocando os executores em posição de fileira um de frente para o outro ou alternado, formando assim um corredor.

Execução:  A criança deverá entrar na sala passando por esse corredor e quando chegar na mira dos executores, eles vão atirar a bolinha nela. Os executores/ atiradores poderão fazer apenas um disparo e a criança pode passar correndo ou pulando como ela desejar tentar se livrar do disparo!


*Oração de Abertura/Cobertura

*Música:Que Ruja o Leão  (remix)

https://www.youtube.com/watch?v=8flNvWRWN9Q


*Ofertório 

*Tempo de Oração - Orem para que haja paz nas famílias da igreja.
 
*Start Games:   

Start Games:  Soldado vigilante

Material necessário: 10 bolinhas verdes / 10 bolinhas amarelas / 10 bolinhas vermelhas 
Obs. Pode ser improvisado com bolinha de papel, mas precisa pintar e identificar as cores. 

Organização: Organizar as crianças em equipes de acordo com as cores. Esconder as bolinhas em locais difíceis dentro da sala de aula (antes da aula começar ou levar as crianças para fora da sala e avisar que vai esconder as bolinhas). 

Execução: As equipes deveram encontrar as 10 bolinhas de sua cor e levar até a área do seu exército. O soldado que encontrar a bolinha, deve ficar retido no posto de entrega, incentivando os outros a continuar procurando, sem sair do seu posto. Assim mais integrantes terão oportunidade de encontrar a bolinha.


*Divisão das Turmas (I Samuel 2.27-36; 3; 4.1-18)

Ministração  - Soldados bem vigilantes!

Ser vigilante é uma qualidade indispensável para quem deseja ser um soldado do exército de Deus. Feche os seus olhos agora. Não abra. Agora imagine que você está num campo de batalha. (coloque sons de bomba, de flechas). Você conseguiria sair vivo de um lugar assim? Consegue dizer de onde vem as bombas? Conseguem enxergar de onde vem o inimigo? Não, não mesmo. Porque um soldado cego, que não está alerta, vigilante, será um alvo muito fácil para o inimigo eliminar! E ninguém aqui quer ser eliminado, não é mesmo?Nem Deus mesmo deseja que você deixe de fazer parte do seu maravilhoso Exército.

Eli era juiz de Israel e morava em Siló. E ele também era um sacerdote, ou seja, ele e seus filhos eram responsáveis por cuidar do Templo de Deus que ficava naquela cidade. Dentro do templo estava o objeto mais sagrado que Israel tinha - a Arca da Aliança. Essa arca era feita de ouro puro e ela o sinal do pacto que havia entre Deus e o povo de Israel. A Arca era a própria presença de Deus no meio do povo e devia ser bem guardada!

Porém, ali no templo estava acontecendo um problema. Eli era bem velho e ele estava cego dos olhos, mas esse não era o problema maior. Ele também estava cego do coração. Seus filhos Hofni e Fineias estavam cometendo um terrível pecado contra Deus. Naquela época, as pessoas levavam um cordeirinho como oferta para o Senhor. Hofni e Fineias deviam queimar a gordura do cordeiro em oferta para Deus. Mas nem isso eles estavam fazendo. Eles estavam é pegando a carne da oferta para eles mesmos comerem. Eles estavam roubando o que era de Deus! Eli sabia desse comportamento terrível e não fazia nada.

Nessa época, Samuel, bem pequenino, já trabalhava no templo do Senhor, dormindo perto da arca. Foi quando Deus chamou Samuel! (relembrem rapidamente a história de quando Samuel ouviu a voz de Deus). Deus acordou Samuel para dizer o que Ele estava cansado de dizer para Eli que ele deveria corrigir os seus filhos, mas este não obedeceu à voz de Deus. Deus disse para Samuel que estava chegando a hora dele trazer castigo para Hofni e Fineias e também para o próprio Eli, que tinha consciência do que seus filhos faziam e nunca fazia nada para corrigi-los. Sim, foi isso que Deus disse para Samuel quando o chamou, naquela noite.

E então, aconteceu uma guerra! Uma grande guerra entre os Israelitas e os Filisteus. A Bíblia diz que essa batalha foi muito violenta e o exército de Israel perdeu a batalha. Ah, eles ficaram tão desesperados que foram correndo buscar a Arca da Aliança, no templo de Deus, para levá-la ao acampamento. Assim, eles acreditavam que venceriam a próxima batalha.

Quem levou a Arca para o acampamento dos filisteus foram Hofni e Fineias, filhos de Eli. E quando lá chegaram, os soldados começaram a gritar tão alto, que o chão ao redor deles tremeu! Os filisteus ouviram os gritos e ficaram curiosos para saber o que estava acontecendo! Quando eles viram que a presença de Deus estava lá no acampamento, ficaram com muito, muito medo! Eles sabiam do que Deus havia feito por Seu povo lá no Egito! Por isso, se juntaram para lutar com todas as forças contra o exército de Israel.

E a batalha foi horrível! Os filisteus, mais uma vez derrotaram os soldados de Israel. Eles mataram 30 mil soldados israelitas, mataram os dois filhos de Eli e ainda por cima levaram embora com eles  a Arca da Aliança. Quanta coisa horrível aconteceu num dia só! E logo essas notícias tristes chegaram até Siló.

Eli estava sentado na porta do templo aguardando por notícias da guerra e também da Arca da Aliança. Foi quando um homem veio correndo dar as más notícias: "Israel teve que fugir dos filisteus e houve muito derramamento de sangue! Fomos derrotados e seus dois filhos Hofni e Fineias morreram. Além de tudo, os filisteus tomaram a Arca de Deus!

Assim que Eli ficou sabendo dessas coisas, caiu da cadeira que estava sentado, quebrou o pescoço e morreu na hora, pois ele era muito pesado. Naquele dia, toda a família de Eli morreu, infelizmente. Essa triste tragédia aconteceu porque Eli, preferiu ficar cego em relação ao comportamento dos seus filhos. Essa cegueira de Eli não somente destruiu toda a sua família, mas fez com que o exército de Israel fosse, mais uma vez, derrotado pelos filisteus.

Encerramento:

Crianças, nós estamos num campo de batalha, vocês sabiam? Diariamente somos atacados com bombas, flechas e armas, enviadas por Satanás e seus demônios, porque eles não querem ter ninguém contra eles. Satanás faz exatamente como os filisteus fizeram quando ouviram o grito de alegria dos soldados de Israel: quando ele vê alguém decidido a vencer a guerra, confiando em Deus e cheio do Espírito Santo, então ele reúne todas as suas forças para lutar contra essa pessoa. É bem assim que acontece! E, se você for cego no coração, como Eli era, então pode ter certeza de que sofrerá uma grande derrota.

Foi Deus que permitiu que aquela triste derrota acontecesse. Sabem por quê? Por causa da cegueira de Eli. É importante que você saiba que Deus nunca dará a vitória para quem é cego como Eli foi. Que tipo de cegos perderão a batalha?

Quem é cego para o pecado. Dentro de nós existem duas forças, uma é a força do pecado. E ela sempre nos puxará para baixo, ou seja, essa força sempre nos fará pensar em coisas erradas, sempre nos fará desobedecer ao invés de obedecer. Sempre nos fará dar desculpas ao invés de reconhecer nossos erros. Eli via que os seus filhos tinham a inclinação para fazer coisas erradas desde pequenos, mas ele não os corrigiu! A mesma inclinação que havia nos filhos de Eli também há em você. É por isso que seus pais devem ou deviam disciplinar você.  Além disso, é sua responsabilidade reconhecer essa força do pecado dentro de seu coração, e quando ela te puxar para baixo, dizer não! Amém? Prossiga fazendo o que é certo e correto diante de Deus. Para isso, você também tem uma força, aliás uma pessoa, que te ajuda a ser santo e essa pessoa mora dentro de você. Ele é o Espírito Santo de Deus! É ele quem abre os nossos olhos e nos convence do pecado e também do juízo de Deus, ou seja, do castigo que Deus traz para quem continua pecando! (João 16.8-11)

Quem é Cego para Deus. A Bíblia diz que Deus existe e que Ele faz questão de mostrar isso em cada parte da criação. (Romanos 1). Sim, em cada parte da criação o Senhor está mostrando que existe e que os homens devem obedecê-lo. Porém, ao invés de obedecerem a Deus e dar glória a ele, os homens preferem obedecer ao que está em suas mentes. Eles não querem fazer o que está na Bíblia, mas o que está na cabecinha deles. Assim Hofni e Finéias faziam. Eles conheciam a lei de Deus e até trabalhavam no templo de Deus, mas seguiam o que estava em suas mentes. Eles é queriam encher suas barrigas com a oferta que era para Deus. Quem é cego para Deus, não quer obedecê-lo nem reconhecê-lo como Senhor de sua vida. Quem é cego para Deus não ora nem lê a Bíblia. Quem é cego para Deus jamais pode fazer parte de seu exército.

Essas duas coisas trouxeram uma grande derrota para o exército de Israel, mas também acabaram com a família de Eli. Crianças, isso é muito sério! Deus não brinca com seus soldados, mas ele também não aceita que brinquemos com ele, nem com suas coisas, entendem? Fazer parte do exército de Deus é uma grande responsabilidade.

Deus hoje quer levantar aqui soldados que tenham uma visão bem aberta, amém? Soldados vigilantes.  Jesus, várias vezes disse para seus discípulos: Vigiai. Ou seja, fiquem com os olhos bem abertos! Fiquem atentos! Sim! Você deve estar vigilante para que em seu coração não habite o pecado. Você deve estar vigilante para não seguir o que está em sua mente, mas obedecer completamente ao Senhor.

Amém, Soldado? Seja vigilante, estejam com os olhos bem abertos. Senão, não conseguirão seguir o Plano! Serão derrotados na guerra.

Ministrador:  Peça ao Espírito Santo de Deus que nesse momento, convença as crianças de seus pecados. E ore para que o Espírito Santo te mostre quais pecados nossas crianças estão enfrentando. Ore para que o Espírito Santo abra os olhos espirituais das crianças para que elas vejam o seu pecado, se arrependam e o abandonem. Logo após, peça que as crianças coloquem as mãos na cabeça e ore para que os pensamentos maus, que são opostos à vontade de Deus sejam removidos de suas cabeças. Que a mente das nossas crianças seja iluminada com a verdade da Palavra de Deus. E peça para que toda cegueira espiritual seja removida, em nome de Jesus, das nossas crianças. Que seus olhos sejam abertos e estejam abertos por toda a vida delas. Em nome de Jesus.

Versículo da Semana: 



Figuras:














Manual do Bom Soldado:



Você sabia?



Usando a Espada do Espírito:


Tarefa da Semana:






quinta-feira, 13 de julho de 2023

17 - Vitorioso ou Derrotado?

 Check in - Identificação de Visitantes

*Lanche

*Start Desafio:  

Material necessário: 5 tipos de alimentos (diferentes/exóticos). Uma garrafa pet pequena ou uma seta para girar. 

Organização: Colocar os cinco alimentos em uma mesa e a garrafa/seta no meio. 

Execução: A criança deverá girar a garrafa, e comer um pouco do alimento exótico que sair na roleta.  (Antes da execução precisa perguntar se tem algo que a criança é alérgica) 

Sugestão de alimentos (custo baixo e fácil): Sementes de girassol, Limão (já levar fatiado e descascado), Pipoca (fazer uma quantidade para ir repondo), Pimentão picado (fazer um suspense e falar que é pimenta), Boldo (o mesmo usado nas Santa ceia). Use sua criatividade.


*Oração de Abertura/Cobertura

*Música:Que Ruja o Leão  (remix)

https://www.youtube.com/watch?v=8flNvWRWN9Q


*Ofertório 

*Tempo de Oração - Orem pelos pastores de Campinas, especialmente nossos Apóstolos.
 
*Start Games:   

Material necessário:  Bolinhas, sendo uma para cada criança, pode ser bolinha de papel. 
1 bambolê. Fita adesiva transparente 

Organização: Fechar o buraco do bambolê com fita adesiva transparente deixando a parte que gruda sempre para o mesmo lado. Escrever a palavra pecado ou desobediência na parte de trás (assim vai ficar visível a palavra) e do outro lado a parte que gruda. Colocar no quadro ao fundo o nome de Deus escrito. 

Execução:  As crianças deverão receber uma bolinha cada e o objetivo da criança é arremessar a bolinha (pode dizer que a bolinha é uma oração ou um pedido) no fundo da sala e acertar a palavra Deus. O executor, com o bambolê com fita e escrito pecado irá interceptar o arremesso da bolinha, assim demonstrando que o pecado faz com que nossos pedidos não cheguem a Deus. 

Obs. As crianças são espertas e gostam de um desafio, coloque uma linha de arremesso, coloque obstáculos se quiser: lançar de olhos fechados ou pulando em um pé só. O objetivo é elas não conseguirem acertar o alvo, para que entendam que o pecado atrapalha mesmo.

*Divisão das Turmas

Ministração  -  Vitorioso ou Derrotado? (Juízes 16)

Numa guerra existem vencedores e perdedores. O que leva alguém a vencer uma guerra? Deixe que as crianças digam. Todos os que lutam uma batalha, claro que lutam para vencer. Ninguém luta para perder ou sair derrotado.  Mas como acontece em toda a guerra, tem os que saem vitoriosos e aqueles que saem perdendo, os derrotados. O que leva um exército à derrota? Ser derrotado é humilhante, não é mesmo?

Sansão nasceu para ser vitorioso. Antes mesmo dele nascer, foi escolhido pelo próprio Deus para ser um juiz de Israel, um libertador do povo das mãos dos terríveis filisteus. Sansão era um Nazireu, ou seja, tinha um voto com Deus de não beber bebida alcoólica e nunca se aproximar de um cadáver, de animal ou mesmo de gente. E o principal, não cortar o seu cabelo. E desse compromisso que tinha com Deus, de não cortar o cabelo, veio, pelo Espírito Santo, uma força incrível.

Sansão era um homem absurdamente forte. E com essa força, ele estava causando terror no acampamento dos filisteus. Por isso os Filisteus tentaram e tentaram descobrir qual a origem de sua força, mas não conseguiram. Então viram que Sansão tinha uma fraqueza. Sabem qual era a fraqueza de Sansão? Mulheres! Sim.  Sansão andava por aí com várias mulheres. Chegou até a se casar com uma delas, mas os filisteus mataram essa mulher.

Mas agora Sansão se apaixonou por uma mulher chamada Dalila. Por isso os filisteus foram procurar Dalila e fizeram uma proposta: "Dalila, você vai ficar bem linda e cheirosa para Sansão. Vai oferecer um lindo jantar para ele. E então, você perguntará para ele de onde vem a sua grande força. Assim você poderá amarrá-lo e entregar para nós. Se você fizer isso, te daremos tanto dinheiro, que você poderá comprar uma casa para você e sua família, além de roupas e perfumes. O que você acha? (Jz 16.5).

Dalila aceitou no mesmo momento. E naquela noite, fez como os filisteus disseram. E após o jantar, ela perguntou para Sansão de onde vinha a sua extraordinária força. Sansão estava desconfiado, por isso enganou Dalila. Ele disse que se o amarrassem com sete tiras de couro novinhas, então ele ficaria fraco, como as pessoas normais. No outro dia, lá estava Dalila amarrando Sansão com as sete tiras de couro. Logo ela gritou para Sansão: Sansão, os filisteus estão chegando para te prender! Na mesma hora Sansão arrebentou as tiras de couro como se fossem fios de barbante! 

Dalila não ficou muito feliz por ser enganada. E mais uma vez perguntou a Sansão de onde vinha a sua maravilhosa força. Sansão disse: "Se você me amarrar bem forte com cordas novinhas, que nunca foram usadas, eu seria tão fraco como uma pessoa normal". Pois Dalila logo arrumou um jeito de amarrar Sansão com cordas novinhas. E novamente ela chamou os filisteus. E quando eles apareceram, Sansão rompeu as cordas como se fossem linha de costura.

Mas Dalila não ia desistir. Ela reclamou com Sansão dizendo que ele não a amava, porque não estava dizendo a verdade para ele. E ela ficou insistindo com ele todos os dias e hora, até que Sansão se cansou. E contou para Dalila aquilo que não deveria ter contado. "Dalila, eu sou um Nazireu. Desde que nasci, nunca ninguém cortou o meu cabelo. Essa é a origem da minha força. Se o meu cabelo for rapado da minha cabeça, então eu ficarei fraco e indefeso como qualquer outro homem.

Ah, agora Dalila sabia a verdade. Ela mandou chamar todo o exército dos filisteus para que ficassem de prontidão. Dalila fez Sansão dormir e enquanto ele dormia, cortou todo o seu cabelo, deixando-o careca! Dalila viu a força de Sansão indo embora. E então, chamou os filisteus. Logo, Sansão acordou e pensou que ia se livrar deles, porém a sua força, a força do Espírito de Deus havia saído dele. Então os filisteus o prenderam. Furaram seus olhos. O amarraram com duas algemas de bronze. E o transformaram em seu escravo, fazendo-o girar uma roda de moinho. Porém, o cabelo da cabeça de Sansão começou a crescer rapidamente. E sua força começou a voltar. Mas os filisteus não se deram conta disso.

Eles fizeram uma grande festa para o ídolo que adoravam, o deus Dagom, para comemorar a captura de Sansão. E levaram Sansão para a festa, para caçoar dele e se divertirem com ele. Colocaram-no em pé, bem no meio das duas colunas do templo. Então Sansão pediu ao jovem que o guiava: "Coloque a minha mão nas colunas do templo, porque eu preciso me apoiar nelas". (Jz 16.26)

Crianças, o templo de Dagom estava lotado! Todos os líderes filisteus estavam ali. Os príncipes, o exército, o general, três mil pessoas. Todos se divertiam às custas de Sansão, agora fraco e cego. E então Sansão ergueu um clamor a Deus e orou: "Senhor, Eterno Deus! Eu te invoco te suplico, me dá forças só mais esta vez, para que eu cumpra a minha missão, que é me vingar dos filisteus, pelo que eles fizeram comigo". E Deus ouviu sua oração. Imediatamente Sansão forçou as duas colunas centrais do templo e as empurrou com toda a força. As colunas caíram e o templo desabou de uma só vez sobre todas as pessoas que ali estavam. Todos os filisteus morreram e também Sansão, que matou mais filisteus no momento da sua morte do que nos 20 anos que foi juiz.

  
Encerramento:

A história de Sansão é impressionante, não é mesmo? Um homem que, desde a barriga da sua mãe foi consagrado ao Senhor, morrendo dessa forma, humilhado e cego. Ele foi derrotado por causa de sua fraqueza. Apesar dele ter uma força extraordinária, sua atração por mulheres o fez cair numa armadilha. E foi exatamente com esse ponto fraco que os filisteus conseguiram roubar a sua unção e acabar com a sua vida. 

Se Sansão tivesse buscado ajuda em Deus para se livrar do seu pecado e de fato ser consagrado, santo, no meio dos filisteus e do povo de Israel, então a sua história de fato teria sido bem diferente. Com a sua extraordinária força ele teria derrotado todos os filisteus, tirando-os da face da terra. Cumprindo com vitória a sua missão. Mas foi derrotado por seu pecado.

A Bíblia diz, crianças, que o diabo não está de brincadeira. Ele age exatamente como os inimigos filisteus agiam com o povo de Israel. Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. (I Pedro 5.8). O ladrão veio somente para matar, roubar e destruir. (João 10.10)

Satanás está andando ao redor de vocês, procurando somente uma fraqueza, para devorar vocês. Qual é o seu ponto fraco, ou seja, o pecado que você esconde, que pode abrir uma brecha para o diabo entrar para matar, roubar e destruir sua vida? 

É a mentira, o seu ponto fraco? Você é desobediente aos seus pais e autoridades que estão sobre sua vida? É a preguiça, seu ponto fraco? A sujeira, a desorganização? A ira? A inveja, ciúmes, rebeldia? É o que você vê no celular ou Tv que é proibido? Qual o seu ponto fraco?

Saiba que o Espírito Santo de Deus é quem te dá e te dará força para vencer todas as batalhas que você tiver que passar. Porém, vejam o nome Dele: Espírito Santo. Sim, ele está dentro de nós e é muito, muito santo. Quando a gente deixa o pecado morar em nosso coração e governar a nossa vida, como Sansão deixou, então a verdade é que o Espírito Santo não fica conosco, crianças. Ele sai da nossa vida, como saiu da vida de Sansão, deixando-nos fracos e vulneráveis ao nosso inimigo, Satanás.

Amém, Soldado? Seja santo e siga o plano! Nada de ser derrotado por sua fraqueza!

Ministrador:  Dê um tempo para que as crianças pensem no ponto fraco delas. Leve-as ao arrependimento, porque elas tem pecado contra Deus e contra o Seu Espírito que habita em nós. Declare com elas que vocês não querem perder a unção, nem a batalha, por causa dos seus pecados.  Leve-as a pedirem perdão a Deus. Peça que Jesus purifique o coração de cada criança com o seu sangue e que o Espírito Santo dê forças para que cada um fique forte e santa, por toda a vida.

Versículo da Semana:


Figuras:






















Manual do Bom Soldado:



Você sabia?



Usando a Espada do Espírito:



Tarefa da Semana:



20 - Meu Tesouro Precioso: Deus fez um plano para mim

A BERTURA Oração de cobertura  Louvor  Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta:  Vocês sabiam que...