Check in - Identificação de Visitantes
*Lanche
*Start Desafio:
*Oração de Abertura/Cobertura
*Música: Israel Soares (O Exército de Cristo)
Você já ficou em apuros por ter feito uma coisa que seus pais disseram que não deveria fazer? Ou por não aguentar esperar por algo que era para esperar? (deixe que as crianças compartilhem e até você mesmo pode compartilhar com elas alguma situação na qual você fez algo errado e ficou em apuros). Ex: jogar pedra num ninho de abelhas que estão bem quietinhas, na delas...
Lá em Canaã, o povo de Israel tinha muitos vizinhos. Quem eram os povos vizinhos de Israel? Os filisteus, os moabitas, os egípcios, os babilônios e a maioria desses povos tinham reis. Mas Israel não tinha um rei. Deus mesmo era o Rei deles e era assim que o Senhor queria. Mas o povo de Israel viu que todos os países vizinhos tinham um rei para sentar num trono, usar coroa, governar o povo e ir numa carruagem na frente das guerras!
Por isso pessoas muito importantes em Israel foram falar com Samuel, que nessa época já era velho. Eles disseram que queriam um rei, exatamente como acontecia como em todos os países vizinhos (I Samuel 8.5). Quando ficou sabendo disso, Deus ficou muito triste, mas atendeu ao desejo do povo.
Ele escolheu um jovem chamado Saul, que era da tribo de Benjamim. Ele era um jovem muito bonito e forte, e também muito alto. Então Samuel ungiu Saul e deu a ele algumas instruções importantes: "Você irá até um lugar onde tem uma grande árvore chamada Carvalho de Tabor. Lá encontrará três homens que estão indo para Betel adorar a Deus. Eles te oferecerão dois pães e você deve aceitar. Depois disso encontrará com alguns profetas de Deus, que vem descendo cantando louvores e pregando a Palavra de Deus. Nesse momento, o Espírito Santo de Deus tomará o controle da sua vida e você será transformado num novo homem. Depois disso, você deve governar sobre o povo. Mas antes de guerrear contra qualquer exército, você deve ir para Gilgal e me esperar. Ali, nós vamos fazer uma oferta totalmente queimada ao Senhor e vamos que Ele nos abençoe e nos dê paz. Me espere lá, porque eu, como Sacerdote, vou te encontrar para oferecer ao Senhor ofertas de paz e comunhão. Você deve esperar 7 dias até que eu chegue" (I Sm 10.3-8).
Pois tudo aquilo que Samuel disse para Saul aconteceu naquele dia. O encontro com os dois homens, com os profetas e o enchimento do poder do Espírito Santo. Então Saul começou a governar. Pois mal fazia 1 ano que ele era rei, e já fez uma grande besteira. Os filisteus estavam na deles, sem fazer guerra contra Israel. Mas Saul queria mostrar para o povo que era um rei forte e valente e podia muito bem destruir os filisteus.
Então, Saul chamou 3 mil soldados para se reunir em Gilgal com o profeta Samuel. Só que Jônatas, o filho de Saul, se juntou com alguns soldados e foi até o posto onde ficava o comandante filisteu e o matou. Ah, crianças, como se mexe em um ninho de abelhas, os filisteus, quando souberam do acontecido, ficaram com muito ódio de Saul. Eles juntaram 30 mil soldados e entraram em guerra imediatamente contra os israelitas.
Agora os soldados israelitas estavam em grandes apuros! Os que atacaram os filisteus ficaram com tanto medo, que se esconderam nas cavernas e buracos que encontraram. E os que estavam em Gilgal com Saul, ficaram apavorados e fugiram. E lá estava Saul, esperando há 7 dias o profeta Samuel. Mas nada do profeta chegar!
Foi então que Saul, cansado de esperar, fez as coisas do jeito que achava que deveria fazer. Saul pegou alguns animais e ele mesmo os ofereceu como um sacrifício queimado para Deus. Ele mesmo fez o trabalho de Samuel, oferecendo ofertas de paz e comunhão com Deus. Ele fez errado, desobedecendo à ordem do profeta.
E quando a oferta estava queimando, Samuel chegou. Ah, ele estava muito bravo: "O que você fez, Saul?". Mas Saul deu a desculpa dizendo que Samuel estava atrasado. E ainda disse que estava com medo do ataque dos filisteus. Por isso ofereceu o sacrifício no lugar de Samuel. Porém, Samuel não aceitou as desculpas.
Samuel disse a Saul: "Você é um teimoso! Faz as coisas do seu jeito, sem pensar nas consequências! Como você desobedeceu ao que o Senhor, o Deus de Israel disse, quem garante que você vai obedecê-lo em outras coisas? Fazer as coisas do seu jeito vai trazer consequências terríveis! Se você tivesse obedecido ao que Deus disse, então você e sua família teriam o trono de Israel para sempre. Mas como você não obedeceu ao Senhor, o único rei na sua família será você mesmo! E o seu reinado logo acabará!!
Encerramento:
Deve ter sido muito difícil para Saul ouvir as duras consequências que sua desobediência trouxe para si mesmo! E assim acontece com quem prefere fazer o que está na cabeça, ao invés de obedecer às autoridades que Deus coloca em sua vida.
Quem são as autoridades que governam sobre a sua vida? Bem, são várias. Em primeiro lugar, PAI e MÃE. Depois vem os avós. E os professores da Escola, também os diretores e supervisores. Aqui na Igreja, os apóstolos, pastores e os mestres da Equipe que ensinam vocês todas as semanas. Na cidade, temos várias autoridades: O prefeito, os policiais, os vereadores, enfim, cada território que você vai tem uma autoridade. Mas existe uma autoridade SUPREMA, ou seja, autoridade que está acima de todas as autoridades. Essa autoridade é o nosso Deus, o Deus de Israel. Ele deve ser obedecido sem questionamentos.
Obedecer às autoridades que Deus coloca em nossa vida é uma ordem, mas também um teste, para saber se você é um soldado capaz de obedecer ao Comandante, o Senhor nosso Deus. Porque existem momentos em que o Senhor nos fará esperar e esperar, até que as coisas aconteçam. E você terá que obedecer.
Outros momentos o Senhor mandará você levantar e prosseguir, correndo pelo campo de batalha, como muitos soldados fazem. Então assim você terá que fazer, obedecendo à voz do Comandante, sem pensar duas vezes. Obedecer ao comandante é fundamental numa batalha. Porque o comandante sabe exatamente o caminho certo a seguir.
Quem desobedece à ordem das autoridades recebe um nome dado por Deus: rebelde. Isso mesmo! Saul foi tão rebelde com Deus! Ele fez muitas outras coisas terríveis enquanto era rei. Então Deus disse a Saul uma coisa muito chocante: "A rebeldia é um pecado tão grave quanto a feitiçaria, e persistir no erro é um mal tão grave quanto adorar ídolos. Assim como você rejeitou a ordem do Senhor, ele o rejeitou como rei”. I Samuel 15.23
Que você seja um soldado bem obediente às autoridades e ao Comandante. E que você nunca seja como Saul, que fez as coisas do seu jeito e se deu muito mal.
Amém, Soldados? Sigam o Comandante e a missão será um sucesso.
Versículo da Semana:
Figuras: