terça-feira, 26 de setembro de 2023

28 - Conquistando uma cidade para Deus!

 Check in - Identificação de Visitantes

*Lanche

*Start Desafio: 

Material necessário:  Copos descartáveis. Mesa.
Organização: Cada criança deverá receber 1 copo e posicionar seu copo sobre a mesa. 
Objetivo: Formar uma torre de copos alta, incentivar o trabalho em equipe, mostrar que quando você executa um bom trabalho facilita o trabalho do seu amigo. Em uma guerra o seu despenho ajuda ou atrapalha o desempenho da tropa.

*Oração de Abertura/Cobertura

*Música: Meu amigo Espírito Santo

https://www.youtube.com/watch?v=5oLsa8ctJV4&list=RD5oLsa8ctJV4&start_radio=1


*Ofertório

*Tempo de Oração:  Vamos abençoar nossa rua hoje? Você sabe o nome da rua que mora ou o seu bairro? Estenda a mão para o céu e clame que a presença do Senhor venha em sua rua e que o Senhor envie anjos para guardar a casa de cada morador.

*Start Games:  

Material necessário:  Copos descartáveis (1 copo por equipe). Lápis de cor (1 lápis por criança).

Organização:  Separar em 2 equipes, organizar em círculo cada equipe.  Entregar 1 lápis para cada criança. 

Execução:  Segurando o copo por dentro com o lápis, a criança deverá passar o copo para a próxima ao seu lado. Quando concluir a rodada inicial deverá executar uma segunda rodada porém, deverá lançar o copo para o próximo (na segunda rodada não poderá ter mais de 1 lápis dentro do copo ao mesmo tempo)


Ministração  -  Conquistando uma cidade para Deus. (I Cr 11.1-9; 15 e 16)

Quem aqui conhece Jerusalém? Jerusalém é uma das cidades mais famosas do mundo! É a capital de Israel e é uma das cidades mais antigas do mundo. Jerusalém é considerada uma cidade sagrada para os judeus, os cristãos e os muçulmanos, porque ali muitas coisas importantes da história do mundo aconteceram. Que tipo de coisas importantes? Ali, em Jerusalém, Abraão ofereceu Isaque como oferta para Deus. Também Jerusalém é o lugar onde Jesus Cristo se ofereceu como oferta ao Senhor, morrendo na Cruz. E Jerusalém é o lugar onde ele ressuscitou e subiu aos céus. 

Hoje Jerusalém pertence, uma parte aos judeus e outra parte aos árabes, mas as guerras pela propriedade da cidade continuam até hoje, você sabia? Jerusalém já foi Durante a sua longa história, Jerusalém foi destruída pelo menos duas vezes, cercada 23 vezes, atacada 52 vezes e capturada e recapturada outras 44 vezes. Jerusalém foi o lugar onde Salomão construiu um lindo templo para Deus, mas infelizmente, hoje, no lugar do templo, há uma mesquita, que o local de oração dos adoradores do deus Alá. Esse templo tem um telhado de ouro, que pode ser visto em qualquer foto famosa de Jerusalém.

Jerusalém é uma cidade que vale muito a pena conhecer, muito mais do que a Disney! Que você ore e peça ao Senhor para te levar a Jerusalém! Jerusalém é muito, muito amada por Deus!

Quando o povo de Israel conquistou Canaã, expulsou várias tribos que moravam lá, por meio de muitas guerras. Quem aqui lembra qual foi a primeira cidade que o povo de Israel conquistou? Ela tinha grandes muralhas, que caíram pelo poder de Deus. Foi Jericó! E assim o povo foi conquistando cidade por cidade, conforme Deus prometeu a Abraão.

Mas houve uma cidade que o povo de Israel não conseguiu conquistar. O  nome dessa cidade era Jerusalém. Era uma cidade fortificada, como Jericó. E suas muralhas eram tão fortes que ela ficou conhecida como Fortaleza de Sião. E Jerusalém era uma cidade tão protegida, que tinha uma fama entre todos os povos daquela época - Cidade inconquistável! Isso mesmo! Porque além da muralha, lá em Jerusalém moravam os jebuseus, povo com soldados fortes e treinados.

Mas Davi queria que essa cidade fosse a capital do seu reinado. Por isso, Davi juntou todos os seus soldados para entrarem em Jerusalém e expulsarem de lá os jebuseus. Os jebuseus, quando souberam disso, mandaram um recado para Davi que dizia:  Você e seu exército jamais conseguirão entrar aqui, pois nossa cidade é inconquistável! Até os cegos e aleijados daqui são capazes de te impedir de entrar aqui! (2 Samuel 5.6-7).

Mas adivinhem? Lembra que o Senhor estava com Davi e dava a ele sucesso em todas as suas batalhas? Pois assim Deus também fez com Jerusalém. Davi e seus soldados entraram em Jerusalém e expulsaram de lá os jebuseus.  Davi passou a morar em Jerusalém e ela passou a ser chamada de cidade de Davi. E ali, Davi construiu seu maravilhoso palácio. Mas, assim que terminou de fazer tudo, Davi sentiu que estava faltando algo! Estava faltando a Arca da Aliança, a presença de Deus naquele lugar.

Não adiantava nada Jerusalém ser fortificada. Nem mesmo adiantava o grande e famoso Davi ser rei dali se Deus não estivesse ali. E naquela época, Deus era representado pela Arca da Aliança. Era em frente à Arca da Aliança que as pessoas invocavam o nome de Deus, Yahweh.  A Arca da Aliança estava guardada em outra cidade, Quiriate-Jearim há tempos, pois quando Saul era rei, ele não havia dado bola para a presença de Deus, só queria fazer o que havia em sua mente. Mas agora as coisas dariam muito certo. Porque Davi tinha um coração voltado para obedecer a Yahweh.

Mais do que depressa, Davi reuniu os melhores soldados de Israel, cerca de 30 mil homens, e também chamou os levitas e sacerdotes para buscarem a Arca da Aliança. Ele preparou tudo para que a Arca da Aliança fosse trazida com muito respeito, porque ele sabia que Deus precisa ser respeitado e tratado com muita honra. Além de fazer todos os preparativos para trazer a Arca da Aliança, Davi também mandou fazer para Deus uma Tenda, local onde a Arca seria colocada. 

Davi fez com que os levitas trouxessem a Arca em seus ombros e a cada seis passos que eles davam, um boi era oferecido como oferta ao Senhor. Davi também ordenou que os músicos fossem tocando e cantando melodias alegres, em louvor a Deus.  Dessa forma, com grande celebração Davi trouxe a Arca da Aliança para Israel. E ele mesmo amava tanto a Deus que estava vestido com uma roupa especial e diante do Senhor, dançava com todas as suas forças.

Vocês podem imaginar a alegria de todo o povo de Israel quando a Arca da Aliança entrou em Jerusalém? Logo ela foi colocada na Tenda que Davi havia preparado e muitas ofertas foram dadas ao Senhor.  E Davi fez mais uma coisa. Ele ordenou que fosse oferecido ao Senhor, naquela tenda, cultos diários, com muita música de adoração e também orações ao Senhor. Todos os dias, de manhã e à tarde, sacrifícios eram oferecidos a Deus. 

Agora não faltava mais nada! Jerusalém estava completa, tomada da presença de Deus.  Mais tarde, Davi planejou fazer um templo bem lindo para Deus em Jerusalém e isso fez o Senhor ficar muito, muito feliz. Ele disse para Davi assim: "Eu tirei você das pastagens, onde cuidava das ovelhas, para que fosse o rei de minha nação, Israel. Eu andei com você por todos os lugares por onde você andou e destruí todos os seus inimigos. Agora você será tão conhecido e famoso como todos os homens mais importantes da história do mundo. E também o meu povo viverá seguro e em paz, nunca mais serão incomodados por seus inimigos. E quando sua vida chegar ao fim, Davi, eu vou escolher um dos seus filhos, eu mesmo estabelecerei o Reino Dele. Ele cuidará da minha casa e eu firmarei o trono dele para sempre!" (I Cr 17.7-14). Com essa promessa Deus não estava falando somente de Salomão, filho de Davi. Mas sim de Jesus, descendente de Davi, que reina para todo o sempre, amém!


Encerramento: 

Quantos soldados do exército de Deus temos aqui? Como soldado de Deus, sua missão principal,  é fazer exatamente como Davi: conquistar cidades para Deus. Isso mesmo! A cidade em que moramos, não está ocupada por inimigos como os filisteus, os jebuseus. Mas sim está ocupada por inimigos invisíveis, os demônios.

Se os seus olhos espirituais fossem abertos, você veria que em cada casa, em cada rua, bairro, cidade, nação e continente existem muitos demônios, muito bem organizados num exército do mal. Esse exército é invisível a nós, porém eles causam tantos problemas!

Dentro das famílias, eles fazem com que haja brigas, confusões e até morte. Fazem com quem pessoas cometam crimes como roubos e morte. Eles trabalham para manter as pessoas presas aos vícios como bebidas e drogas. Eles prendem as pessoas das cidades na adoração a deuses, que o Senhor tanto proibiu, chamada idolatria. Dia após dia o exército do mal trabalha contra Jesus e sua Igreja, usando pessoas para ensinar coisas que são contrárias à palavra de Deus.

É nossa missão, como soldados de Jesus, fazer como Davi fez: expulsar todos esses demônios que ocupam nossas cidades, usando uma arma muito poderosa, o nome de Jesus. Sim, Jesus mesmo deu o nome dele para usarmos como uma arma. Ele disse: "Em meu nome vocês expulsarão demônios". Marcos 16.17. Isso mesmo, todo soldado de Jesus pode usar o nome de Jesus para expulsar da sua casa, da sua escola, das ruas e das pessoas, os demônios que estão morando ali faz tempo.  É só mandar sair, em nome de Jesus. Amém?

E logo depois que os demônios forem expulsos, então é hora do soldado de Deus trazer a presença do Senhor para esses lugares. E como se faz isso se hoje não temos a Arca da Aliança? Ah, crianças, a Arca da Aliança somos nós. Hoje nós temos a presença do Espírito Santo dentro de nós e assim como a Arca da Aliança representava a presença de Deus em um lugar, hoje, onde formos e o lugar onde estivermos, levamos a presença de Deus.

Isso é muito sério. Você precisa saber que onde vai, você representa ao Senhor, Yahweh e a sua presença, amém? Todos os lugares que você frequenta precisam ser abençoados e transformados com a presença de Deus que está na sua vida, assim como a cidade de Jerusalém foi abençoada com a presença de Deus e de Davi. E como você faz para abençoar um lugar? Fazendo como Davi fez. Celebrando todos os dias em sua casa um culto ao Senhor. Ouvindo músicas de adoração e louvor a Deus, como Davi fez. Orando todos os dias e se afastando de todo o tipo de mal.

Amém, soldados? Sigam o plano! Sejam como Davi!  Vamos expulsar os invasores da nossa cidade e trazer a Sua poderosa presença para cá!


Ministrador:  

Crianças, nossa luta não é contra pessoas, mas contra demônios.  Vamos fazer uma oração de guerra hoje. Levante as suas mãos para qualquer lugar da cidade e vamos mandar os demônios de confusão, ódio, roubo, brigas e idolatria saírem da nossa vida e da nossa casa!  Você vê algum problema na sua casa? Mande embora o espírito maligno que está causando esse problema. Orem assim:  Demônios que causam perturbação na minha vida, na minha família e na minha casa, saiam agora em nome de Jesus! Em nome de Jesus eu ordeno que vocês saiam de perto e nunca mais voltem. Em nome de Jesus. Eu declaro que a bênção de Deus está sobre minha vida, família e minha casa.  Agora vamos orar clamando pela presença de Deus em nossa casa?  Senhor, eu peço que a tua presença poderosa entre na minha vida, casa e família, por favor, se a tua presença estiver lá, tudo ficará bem. Então em te clamo, vem Senhor. Me ajude a trazer a tua presença todos os dias com louvores, com oração e obediência, em nome de Jesus! Amém!


Versículo da Semana:  




Figuras:
















Manual do Bom Soldado:



Você sabia?



Usando a espada do Espírito



Tarefa para Pais e Filhos



terça-feira, 19 de setembro de 2023

27 - Soldado rebelde!

 Check in - Identificação de Visitantes

*Lanche

*Start Desafio: 

Hoje vamos fala sobre os soldados rebeldes!  Todo soldado é treinado para seguir ordens e a apresentação do soldado é um exemplo do treinamento que eles recebem. Hoje a atividade de DESAFIO é as crianças mostrarem como é o comportamento de um soldado rebelde em sua apresentação. 

Execução: criar um tipo de passarela para as crianças desfilarem e mostrarem como é uma apresentação de um soldado rebelde.   Exemplo: o soldado obediente entraria marchando e um soldado rebelde entraria dançando ou até andando de costas ou pulando.

*Oração de Abertura/Cobertura

*Música: Armadura do Cristão

https://www.youtube.com/watch?v=aemn-9ne7zo

*Ofertório

*Tempo de Oração:  Há muitas pessoas na cidade que são rebeldes contra Deus. Deus disse para não adorar ídolos e elas adoram. Vamos orar pedindo perdão por toda a adoração a ídolos que acontece em nossa cidade?

*Start Games:  

Soldado rebelde
Material necessário: Uma bola 

Organização: Fazer um círculo com as crianças, a bola deverá ser jogada de uma para outra 

Execução: Quando a criança receber a bola obrigatoriamente as duas ao seu lado deverá agachar dentro de 3 segundos, quem não cumprir (não agachar) deverá sair e assim repetir até sobrar dois ou uma criança.


Ministração  -  Soldado Rebelde! (I Samuel 14.24-35; 47. 15:1-28; 31.1-6)

O que são regras?  São formas de agir em determinados lugares, estabelecidas por quem é autoridade naquele lugar.  Quais regras você tem em casa? (deixe que as crianças participem). E na escola? Agora converse com as crianças sobre as regras de trânsito, para exemplificar que existem vários tipos de regras. Fale também sobre as regras que Deus estabeleceu em Sua Palavra.  Regras existem para ser obedecidas! 

Saul era um guerreiro experiente. E foi por isso que Deus o escolheu para ser o primeiro rei de Israel. A  Bíblia diz que ele lutou contra seus inimigos e teve vitória em todas as suas batalhas. E assim seria até o fim, se Saul andasse pelo caminho da obediência e obedecesse às regras de Deus.  Mas Saul não quis assim. Ele quis andar de acordo com a sua maneira de pensar, sem orar ou nem mesmo perguntar ao profeta Samuel sobre suas decisões.

Certo dia, Saul deu uma ordem para seus soldados. Ele disse assim: "Que seja amaldiçoado todo o homem que comer alguma coisa antes de terminar o dia!" (I Samuel 14.24). Crianças, todos os soldados estavam com fome e muito fracos, pois tinham lutado o dia todo. Por isso, no final da batalha, quando eles foram pegar os pertences dos filisteus, eles nem esperaram a carne das ovelhas ficar assada, eles comeram a carne crua, por causa da maldição boba de Saul. Isso foi um pecado muito grande diante de Deus, porque Deus havia ordenado que nenhum Israelita comesse carne com sangue (Levítico 17.14). Com isso Deus já estava ficando cansado das atitudes de Saul!

Então veio uma outra guerra, agora contra os amalequitas. Deus disse claramente para Saul queimar tudo o que os amalequitas haviam deixado para trás, pois eram coisas amaldiçoadas! Sabem o que Saul fez? Simplesmente ele pegou os melhores bois e as melhores ovelhas e as levou para seu rebanho! Ah, esse ato de rebeldia foi a gota dágua para Saul. 

Deus mandou o profeta Samuel levar um duro recado para ele: "Assim diz o Senhor: Não fui Eu quem ungiu você como rei de Israel? Então porque você me desobedeceu? ". Mas Saul não achava que tinha feito nada de errado. Ele disse: "Mas eu obedeci, eu destruí tudo, só fiquei com algumas ovelhas e bois para oferecer como oferta para Deus".

Mas o profeta e também Deus sabiam muito bem que Saul estava mentindo. E o Senhor disse: "O que agrada mais ao Senhorholocaustos e sacrifícios ou obediência à voz dele? Ouça! A obediência é melhor que o sacrifício, e a submissão é melhor que ofertas de gordura de carneiros. A rebeldia é um pecado tão grave quanto a feitiçaria, e persistir no erro é um mal tão grave  quanto adorar ídolos. Assim como você rejeitou a ordem do Senhorele o rejeitou como rei”. (I Samuel 15.22)

A partir daquele momento, a vida de Saul não foi mais a mesma. Ainda que ele chorasse e pedisse perdão a Deus muitas vezes, Deus não se arrependeu da sua decisão. Ele abandonou de vez Saul! E ele já tinha escolhido outra pessoa no lugar de Saul, o jovem Davi, alguém que não seria rebelde e iria obedecê-lo. A partir daquele momento, Saul também foi tomado de grande inveja de Davi, a ponto de persegui-lo e para que ele morresse bem logo. Mas a rebeldia de Saul havia passado do limite. Agora não tinha mais jeito. Saul sofreria as consequências mais cedo ou mais tarde.

Então chegou a hora do acerto de contas entre Deus e Saul. E isso aconteceu numa batalha entre o povo de Israel e os filisteus. Dessa vez o exército de Israel perdeu e perdeu feio. Os soldados filisteus mataram muitos soldados. E mataram também Jônatas, filho de Saul. E logo depois alcançaram Saul e o feriram gravemente com uma flechada. Saul pediu ao seu escudeiro que acabasse de matá-lo, mas o escudeiro não quis. Então, ele mesmo puxou sua espada e se jogou em cima dela, se matando!  

Os soldados de Israel viram aquilo e fugiram apavorados, largando os corpos para trás. Então os soldados filisteus foram até onde havia acontecido a guerra e encontraram o corpo de Saul e seus filhos. Eles pegaram os corpos deles e penduraram num muro de sua cidade, para quem passasse visse o triste fim de Saul e de sua casa.



Encerramento:

Naquele triste dia, na batalha dos filisteus, morreram Saul e seus três filhos. E o reinado de Saul acabou, exatamente como Deus falou. Simplesmente porque ele não quis ser um soldado obediente. Ele quis ser rebelde.

O que um rebelde faz? Ele age exatamente como Saul agiu! Fazendo as coisas da própria cabeça sem depender de ninguém. Fazendo o que bem dá na telha. Uma criança rebelde, faz questão de desobedecer as regras estabelecidas pelos pais. E também pelos professores. A criança rebelde não dorme na hora que os pais mandam, não desliga o celular, não estuda na hora que é para estudar. E quando recebe castigo por desobedecer faz um escândalo, quebra coisas, chuta a porta, machuca o cachorro ou o irmão mais novo. O problema é que uma criança rebelde se tornará com certeza um adulto pior ainda. É isso que você quer ser? 

Para ser um soldado do exército de Deus e ter vitória em todas as batalhas, você precisa aprender a ser extremamente obediente. É isso mesmo. E isso se chama submissão. Ser submisso é aceitar com calma e humildemente as ordens de pessoas que são autoridade sobre nós, agindo exatamente conforme as regras estabelecidas, sem fazer ou dizer o que dá na telha. 

Jesus foi submisso a Deus em tudo. Ele não fazia nada sem antes consultar o Pai. (João 5.19). Até se entregar na cruz foi um ato de submissão à Deus e à sua vontade. Foi por isso que Deus deu para Ele toda a autoridade que existe no céu e na terra. E é por isso que Jesus é quem governa sobre tudo e sobre todos! E é por isso que eu e você devemos olhar para Jesus sempre. Ele é nosso maior modelo de obediência ao Senhor!

Como aconteceu com Saul, assim também acontece com quem é rebelde. Deus rejeita e risca do seu exército todo aquele que é rebelde. Isso mesmo! Para Deus o rebelde e o feiticeiro é a mesma coisa. Então o castigo é igual para os dois.  A rebeldia terá duras consequências vindas direto da parte de Deus. Mas para quem é submisso, Deus dá muitas bênçãos e faz dele um soldado vencedor, como Davi.

Amém, Soldado? Entendeu? Então aprenda: Submissão a Deus é uma das marcas do Soldado de Cristo.

Ministrador: Chegou a hora de confrontar as crianças, com amor e mansidão, perguntando: você é uma criança rebelde? Tem sido desobediente às ordens de quem é autoridade sobre você? Você faz o que dá na telha? Você faz escândalo quando as coisas não acontecem como você quer? Vamos pedir perdão ao Senhor por toda a rebeldia? (Ministrador, ajude as crianças e se lembrarem dos atos de rebeldia delas, usando exemplos práticos, direcionados pelo Espírito Santo. Lembra quando você não foi dormir na hora que seus pais disseram? Isso é rebeldia. E quando você não acatou a ordem da professora de ficar quieto? É rebeldia. E assim por diante). Declare com as crianças que elas serão não são rebeldes, nem idólatras, nem mesmo feiticeiras. Que elas são exatamente como Jesus, submissas e obedientes em tudo. E que o Senhor faça das nossas crianças soldados como Jesus, submissos em tudo.

Versículo da semana: 




Figuras: 










Manual do Bom Soldado: 



Você sabia?






Usando a espada do Espírito:


 
Tarefa da Semana:




terça-feira, 12 de setembro de 2023

26 - Um guerreiro leal

Check in - Identificação de Visitantes

*Lanche

*Start Desafio: 

Material necessário: Lápis de cor (1 lápis por criança). Uma garrafa pet (garrafa de refrigerante).

Organização:Colocar a garrafa a 1 metro de distância e fazer uma linha de lançamento. 

Execução: A criança deverá ir até a linha de lançamento e antes de lançar o lápis para acertar dentro da garrafa, deverá falar uma verdade.  A brincadeira é que, se ele acertar dentro da garrafa o lápis o que ele disse é verdade e se errar é mentira:  reforçar que é uma brincadeira.

*Oração de Abertura/Cobertura

*Música: Armadura do Cristão

https://www.youtube.com/watch?v=aemn-9ne7zo

*Ofertório

*Tempo de Oração: Vamos orar pelo Brasil? Ore pelo presidente do Brasil e sua família. Ore também pelo prefeito da sua cidade e sua família. Que eles recebam Jesus como Senhor e Salvador das suas vidas.

*Start Games:  

Material necessário: Copos descartáveis (1 para cada criança). Uma música agitada. 

Organização:  Remover todas as cadeiras da área da atividade. Todas as crianças vão receber um copo e colocar o copo na cabeça com a boca do copo virada para baixo. 

Execução: O executor colocará a música e dentro do tempo, as crianças deverão andar pela sala de aula livremente.  Vence a atividade a criança que tiver o copo na cabeça ao final da música. Para derrubar o copo a criança deverá dar um tapa no copo, ou soprar e quando o o copo sair ela sai do jogo.  Obs. Orientar a tomarem cuidado para não bater forte e não pode tocar na outra criança, só vale toque no copo.  Para melhor execução é recomendado usar copo descartável grande

Ministração  -  Um guerreiro leal (I Samuel 24.1-22; 26.1-25; 27.1)

Você sabe que tipo de comportamento tem uma pessoa Leal? Não é Legal, é Leal! O Leal é honesto. Ele nunca passará ninguém para trás, nem se vingará de uma pessoa. Ele cumpre os seus compromissos. Se ele pega emprestado, devolve. Se diz que vai pagar, paga.  O Leal é fiel. Ou seja, cumpre tudo o que promete e nunca vai abandonar os seus amigos, mesmo que eles estejam em apuros! O leal respeita os princípios, as leis de Deus e não as quebra, mesmo estando debaixo de grande perseguição.

Davi estava em apuros! Desde que fugiu do palácio, ele não tinha mais sossego pois Saul estava em seu encalço. Ele foi morar na Caverna de Adulão e lá 400 homens foram apoiá-lo! Mas nem ali Davi teve sossego. Saul juntou o seu grande exército lá foi atrás de Davi. Porém, Deus nunca deixou Saul pegá-lo, porque Davi era seu escolhido e Deus sempre o protegeria. Além do mais, Davi tinha um coração enorme. O que qualquer pessoa faria com um homem que o persegue? Com certeza se vingaria e procuraria matar essa pessoa. Mas Davi não, ele era um homem leal. Jamais tocaria num escolhido de Deus.

Dessa vez Davi se escondeu nas montanhas do deserto. E lá estava ele escondido bem no fundo da caverna quando, Saul entrou lá para fazer suas necessidades! Será que Davi pensou: "Chegou a minha hora, vou me vingar desse rei que me persegue e logo tomar seu lugar"? Será que Davi pensou isso? Até mesmo os seus próprios soldados disseram: "Davi, hoje é o dia sobre o qual o Senhor te prometeu: Entregarei o seu inimigo nas suas mãos, e faça o que você quiser com ele!" (I Sm 24.4).

Davi se levantou, pegou a sua espada e em silêncio foi até onde Saul estava. E então ele fez algo surpreendente! Cortou uma pontinha do manto real de Saul e logo voltou para o fundo da caverna. Ele disse aos seus guerreiros: "Que Yahweh me livre de me vingar do meu rei! Eu não vou levantar minha mão contra ele, afinal de contas, ele é o rei ungido pelo Senhor!".

Ali Davi mostrou o seu coração. Ele jamais faria qualquer coisa contra Saul. Assim que o rei deixou a caverna, Davi também saiu. E ele gritou bem alto e se ajoelhou diante de Saul dizendo: "Senhor, meu rei! Porque o senhor acredita no que as pessoas falam, que eu quero te fazer mal? O senhor acabou de ver que eu tive uma oportunidade de matá-lo, quando entrou na caverna que estava escondido, mas eu disse aos meus soldados que jamais tocaria naquele que é ungido do Senhor. Veja a prova disso: tenho aqui um pedaço do seu manto em minha mão. Então, veja que não há maldade nem crime em mim e eu não farei nada contra o senhor, mesmo que me persiga e queira me matar!"

Naquela hora, Saul começou a chorar. Ele disse para Davi: "De fato você é mais justo do que eu, porque retribuiu o mal que eu tenho feito a você com bondade. Ninguém pouparia o seu inimigo se estivesse perto dele, mas você me poupou. Que Deus te recompense por todo o bem que me fez. Agora eu tenho certeza de que você será o novo rei de Israel e que será um ótimo rei!

Porém, passou algum tempo e Saul se esqueceu completamente do que Davi havia feito. Mais uma fez a maldade entrou sem seu coração e ele novamente se levantou para perseguir Davi, com três mil soldados. Dessa vez Saul estava acampado numa estrada, e dormia tranquilamente em sua tenda.

Então, sem demora, Davi foi até onde Saul estava. Será que o coração de Davi havia mudado? Agora ele tinha mais uma vez a oportunidade de matar Saul. Ele entrou na pontinha dos pés onde Saul estava dormindo. Então, um dos soldados que estava com ele disse: "Deus entregou o teu inimigo nas tuas mãos. Deixa que eu encrave Saul no chão com a sua própria lança!".  Mas Davi disse: "Se eu fizer qualquer coisa contra o ungido do Senhor, serei castigado pelo próprio Deus. Então, não vou me precipitar. Quando chegar a hora de Saul morrer, Deus mesmo vai feri-lo e não eu. Nunca, jamais estenderei a minha mão contra o ungido do Senhor".

Davi pegou a lança de Saul e a sua botija de água e saiu do acampamento. Nenhum dos três mil soldados de Saul viu Davi e seu soldado, nem os ouviu. Todos dormiam pesadamente, pois Deus mesmo colocou um sono muito profundo deles. E Davi acordou Saul com um grito bem alto! "Ei rei Saul, mais uma vez eu tive a oportunidade de matar você, mas não o fiz. Veja, estou com sua lança e com a sua botija de água. Porque você teima em me perseguir, se eu não fiz nada contra você? Veja, eu nem tenho um exército como o seu! Sou como uma pulga no deserto! Então pare de me perseguir!"

Davi também disse para Saul: "Deus mesmo vai retribuir a cada um que for justo e leal. Eu tive mais uma vez a oportunidade de te matar e não fiz nada para me vingar,  por isso, que Deus proteja a minha vida e me livre de toda a angústia"!

Mais uma vez Saul ficou muito envergonhado. E mais uma vez abençoou Davi dizendo: "Eu abençoo você, meu filho! Com certeza você terá sucesso em todas as batalhas e tudo o que colocar a mão terá vitória!". Logo Saul voltou para a sua casa e Davi voltou a se esconder. Mas Davi bem sabia que logo Saul voltaria a ser o mesmo e voltaria a persegui-lo. Ele não desistiria de matá-lo. Por isso, mais do que depressa, foi se esconder bem longe, lá na terra dos filisteus, bem na terra de Golias, o gigante que ele matou.


Encerramento:

Crianças, Deus deseja que cada soldado do seu grande exército tenha essa mesma qualidade de Davi, que é a lealdade. Ele ama encontrar lealdade em seu coração. Sim, o Senhor ama olhar para o seu coração e ver que nele há a disposição para: 

Devolver o que você pegou emprestado, mesmo que seu amigo tenha esquecido de cobrar.
Pagar as coisas que você comprou e prometeu que ia pagar. 
Não pegar nada que tem pertence. 
Ser leal com seus amigos, e não um traíra. Tem criança que muda de time quando o time está perdendo. Pois é...assim também quando aparece uma "amizade" mais legal, que tem mais vantagem, o outro amigo é abandonado facilmente. Isso não é coisa de quem é leal.
Também aprenda a ficar do lado dos seus amigos quando eles estiverem passando por alguma dificuldade, ou doença. E defenda-os quando estiverem sendo ameaçados.
Seja leal à sua Pátria. Nada de ficar falando mal do Brasil, país onde você nasceu para outras pessoas. Ore por sua nação todos os dias.

Por fim, há a lealdade que havia no coração de Davi, que tanto chamou a atenção de Deus, que é aprender a respeitar a toda autoridade que Deus colocou sobre a sua vida, que são: Pai, Mãe, Pastor, Professor, etc. Com certeza vocês devem ver em sua casa e na escola, péssimos exemplos sobre respeitar autoridade. 

Quem aqui já viu um aluno desrespeitando o professor, que é a autoridade dentro da sala de aula? E você, quantas vezes desrespeitou seus pais com palavras e atitudes? Davi tinha dentro do seu coração a lei de Deus escrita lá em Êxodo 20.12: Honra a teu pai e a tua mãe para que se prolonguem os seus dias na terra que Deus te dá. Saul era sogro de Davi e também rei de Israel. Ele era uma autoridade muito importante sobre a vida de Davi. Foi ele quem promoveu Davi para o exército, de forma que Davi ficou famoso. E mesmo quando Saul se voltou contra Davi, ele jamais deixou de ser leal a essa lei de Deus. Nunca, jamais faria qualquer coisa para ferir Saul, o rei escolhido de Deus.

Mesmo que Davi tivesse a promessa que seria rei de Israel, ele mesmo disse ao seu soldado, que quando chegasse o tempo, o próprio Senhor faria Davi se sentar no trono, sem que Davi levantasse a mão para tocar em Saul. 

Vale muito a pena você ser leal como Davi foi. Vale a pena você caminhar por essa caminho de lealdade, porque é isso que Deus espera dos seus guerreiros mais valentes. Se você for um soldado leal, acontecerá com você exatamente o que Davi disse que aconteceria com ele: Deus protegerá a sua vida e te livrará de todo sofrimento! E você terá uma vida longa, cheia de muitas bênçãos, como Deus mesmo disse em Êxodo 20.12.

Ministrador:  Peça para as crianças fecharem os olhos. Agora peça que elas olhem para dentro do seu coração. Será que elas encontrarão sinais de deslealdade?  Que não cumpre as leis, que é falsa, trai seus amigos e os deixa na mão, não cumpre suas palavras e desonra as autoridades?  Agora junto com elas peça perdão ao Senhor por toda a deslealdade. Peça ao Senhor Jesus que lave com Seu sangue o coração das crianças, não deixando nenhum traço de deslealdade. Declare com elas que elas são guerreiros como Davi, com o coração cheio de lealdade, que vão confiar no Senhor e esperar que ele faça as coisas no tempo certo. No final, abençoe as crianças com a declaração que Saul fez a Davi: Eu abençoo você, meu filho! Com certeza você terá sucesso em todas as batalhas e tudo o que colocar a mão terá vitória! (I Samuel  26.25)


Versículo da Semana: 


Figuras:













Manual do Bom Soldado:



Você sabia?



Usando a espada do Espírito:




Tarefa para pais e filhos:



terça-feira, 5 de setembro de 2023

25 - Uma perseguição implacável

  Check in - Identificação de Visitantes

*Lanche

*Start Desafio: 

Material necessário: Colheres descartáveis ou garfo (uma para cada criança), Bolinha plástica, objetos a serem colocados como obstáculos. 

Organização: Entregar uma bolinha e uma colher para cada criança e ela deverá percorrer um caminho determinado pelo executor sem deixar a bolinha cair. 

Execução: Definir uma linha de partida e chegada, colocar objetos para dificultar o caminho e animar mais a atividade.


*Oração de Abertura/Cobertura

*Música: Armadura do Cristão

https://www.youtube.com/watch?v=aemn-9ne7zo

*Ofertório

*Tempo de Oração: Pesquise na internet sobre um país onde os cristãos são perseguidos. Você pode encontrar essa informação no site da missão portas abertas. Conte o que acontece com aqueles que são cristãos, nesses países. Ore pela Igreja que está nesse país.

*Start Games:  

Material necessário: Colher descartável (uma por criança); 10 bolinhas por equipe 

Organização:  Colocar as equipes em fileira ombro a ombro, entregar uma colher para cada integrante e as 10 bolinhas para o primeiro. 

Execução: O primeiro da fileira irá colocar a bolinha na colher dele e deverá passar a bolinha para o próximo ao seu lado sem derrubar, bolinha derrubada deve voltar ao início e só conta como ponto da equipe quando a bolinha chegar ao final.


Ministração  -  Uma perseguição implacável (I Samuel 19:11-17; 22.1-5; 23.1-29)

Quem aqui já viu alguma perseguição animal? Por exemplo, quando os leões estão com fome, vão à caça da sua presa. E então começa a perseguição. Deixe que as crianças comentem e digam o que acontece com o animal que não consegue escapar. E como os animais espertos fazem para escapar da perseguição!

Desde quando ficou sabendo que Davi havia sido ungido como o futuro rei de Israel, Saul começou uma perseguição implacável contra Davi. Ele não se conformava em ver Davi sendo abençoado por Deus e tendo sucesso em suas missões. Ele também não aceitava que Davi seria o próximo rei de Israel, por isso, queria matá-lo a qualquer custo! Por duas vezes, quase encravou Davi na parede com uma lança. Depois, Saul mandou seus soldados matarem Davi enquanto ele dormia. Mas sua esposa Mical o ajudou a fugir.

Sim, Davi precisou fugir para bem longe do palácio, deixando tudo o que tinha para trás. Ele foi se esconder bem longe, numa caverna chamada Adulão. Enquanto estava ali escondido, sua família morar com ele. E também vieram 400 homens de Israel, que estavam descontentes com o reinado de Saul.  Sabem o que Davi fez com esses 400 homens? Treinou cada um deles, até que virassem soldados valentes e corajosos, como ele era. Será que Saul os encontraria naquele esconderijo?

Um dia, os filisteus atacaram a cidade de Queila, que ficava perto da caverna onde Davi estava. Davi perguntou ao Senhor, se ele devia lutar contra os filisteus e Deus disse: Sim, vá até a cidade, ataque os filisteus e salve Queila, porque eu já entreguei os filisteus em suas mãos. Por isso, Davi e seus quatrocentos homens foram até Queila e derrotaram todos os filisteus, pegando de volta tudo o que eles haviam roubado.

Essa vitória de Davi chegou até os ouvidos de Saul. Agora que sabia onde Davi estava, Saul acabaria com ele! Saul pegou todos os seus soldados e mais do que depressa foi até a cidade de Queila e a cercou completamente. Davi orou a Deus perguntando se os moradores de Queila iam entregá-lo a Saul. Deus então disse para Davi fugir depressa, pois os moradores de Queila iam entregá-lo nas mãos de Saul.

Ah, Davi não tinha sossego.  Ele precisou fugir mais uma vez e se esconder nas montanhas!  E dia após dia Saul o procurava, mas Deus mesmo não deixava que ele encontrasse Davi.  Mas logo avisaram Saul de onde Davi estava. E mais uma vez ele juntou seus soldados e foi atrás de Davi. E Davi continuou a sua fuga. 

Mas então Saul enfim conseguiu cercar Davi. Ele marchou com seus soldados de um lado da montanha e Davi e seus soldados fugiram por outro lado. Mas do outro lado havia soldados de Saul também e faltava pouco para Davi ser capturado. Agora Saul via já Davi em suas mãos. Ele estava afiando sua lança bem afiada para cravá-lo, quando seus planos deram errado! Um mensageiro veio avisar que os filisteus haviam atacado Israel! Por esse motivo Saul precisou desistir da perseguição e voltou para casa, para lutar contra os filisteus! E Davi, mais do que depressa foi se esconder em outro lugar.


Encerramento:

Vocês sabem por quantos anos Davi precisou fugir de Saul? Por 9 anos inteirinhos. Sim, Saul perseguiu Davi implacavelmente por 9 anos! Com certeza não foi fácil se perseguido, ter que ficar mudando de lugar toda hora, se escondendo em vários lugares.

Por mais que fosse difícil viver fugindo de Saul, Deus jamais deixou Davi ser apanhado. Porque os planos de Deus para Davi, fosse ele perseguido ou não iam se cumprir. E o Senhor estava vigiando Davi bem de pertinho para protegê-lo e impedir Saul de colocar as mãos em seu servo. Davi sabia muito bem disso - ele não tinha medo de Saul, mas confiava e dependia de Deus para tudo!

Todo aquele que quer fazer a vontade de Deus e obedecer a ele, será perseguido, você sabia? Paulo ensinou isso ao seu discípulo Timóteo: "Todo aquele que deseja servir e obedecer a Deus será perseguido". 2 Timóteo  3.12.

Mas Jesus também ensinou isso em Mateus 5.10: Felizes são vocês quando, por minha causa, sofrerem zombaria e perseguição, e quando outros, mentindo, disserem todo tipo de maldade a seu respeito. Alegrem-se e exultem, porque uma grande recompensa os espera no céu. E lembrem-se de que os antigos profetas foram perseguidos da mesma forma. 

Sim, Satanás fica muito incomodado quando um soldado de Deus está avançando e tendo sucesso em sua missão de falar de Jesus para todas as pessoas. Ele sempre fez isso desde sempre, desde o começo do mundo. O que ele faz? Ele levanta pessoas para perseguir o soldado de Jesus! 

Muitas vezes ele vai levantar pessoas que você gosta muito, que estão bem pertinho de você. Essas pessoas, do nada, vão falar mal de você e vão espalhar para outras pessoas. Ou até mesmo vão tentar te prejudicar na escola, até mesmo dentro de casa! Não foi assim com Davi? Ele era o escudeiro de Saul e depois se casou com a filha dele!

Então, você, como um bom soldado de Cristo deve guardar muito bem o seu coração, pois com toda a certeza será perseguido. Sim, você será perseguido e maltratado por muita gente, principalmente se decidir obedecer a Deus de todo o seu coração  e dizer não para o pecado. E vai se admirar porque até pessoas que antes eram seus amigos, não serão mais.

E o que fazer diante da perseguição? Bem em alguns casos, você precisará se afastar de quem persegue você. Lá na escola, por exemplo, tem criança que está quietinha no seu canto e lá vem um perseguidor. O que fazer? Bater de volta? Se defender? Nem sempre esse é melhor caminho. Por vezes, melhor é deixar o perseguidor falando sozinho e ir embora. Ah e não se esqueça de orar por quem te persegue - essa é a ordem de Jesus em Mateus 5.44!

Deus quer que você seja como Davi. Não pare, nem tenha medo. Somente confie Nele e antes de tomar qualquer decisão, ore e peça direção ao Senhor. Deus mesmo, assim como fez com Davi, não deixará você ser apanhado. Ele te protegerá de todo o mal e no tempo certo vai te honrar diante daqueles que te fazem mal, exatamente como fez com Davi. 

Amém soldados? Sigam o plano e continuem avançando no terreno do inimigo, pregando o Evangelho, sem medo!

Ministrador: Peça ao Espírito Santo de Deus que proteja o coração dos nossos pequenos, com um poderoso escudo. O coração e a  mente deles. Para que não sejam atingidos pelas flechas incendiárias que Satanás enviará em sua direção, para que eles morram. Agora declare com as crianças que elas são protegidas do Senhor e não importa o quanto forem perseguidas, seguirão firme em sua missão de pregar o Evangelho para todas as crianças.  Por fim, pergunte para as crianças se alguém as está perseguindo. Leve-as a orar por aqueles que estão perseguindo elas. E peça para Deus agir em favor de cada um delas, como agiu em favor de Davi.


Versículo da Semana: 



Figuras:













Manual do Bom Soldado:



Você sabia?



Usando a Espada do Espírito:



Tarefa da semana:




20 - Meu Tesouro Precioso: Deus fez um plano para mim

A BERTURA Oração de cobertura  Louvor  Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta:  Vocês sabiam que...