Check in - Receber as crianças com alegria e um abraço apertado.
Lanche
Abertura - Oração de cobertura
Música - O Céu é o Meu lugar - Casa Worship
Ministração - Jesus Cristo é o Filho de Deus (Lucas 1.27-38; 2.41-49, 3.21,22, 9.28-36; Mateus 27.45-54)
Material: Figuras da Ministração, Sua certidão de nascimento e Figurinhas.
Coloque a música: Os Livros da Bíblia (3 Palavrinhas)
Mostre sua certidão de nascimento. Assim que você nasceu, ganhou uma certidão de nascimento. Nessa certidão há o seu nome, escolhido pelos seus pais. Há também uma linha onde há o nome do seu pai e da sua mãe. E outras coisas importantes, como a cidade e a hora que você nasceu.
Há mais de dois mil anos, o anjo Gabriel apareceu para uma jovem chamada Maria. Ela tinha uns 17 anos. Maria se assustou muito, mas o anjo a acalmou! Ele disse para Maria: "Jovem, não tenha medo! Você foi escolhida por Deus para ser abençoada! Você vai engravidar e vai dar à luz a um menino, e você vai colocar o nome dele de Jesus. Ele será Grande e será chamado Filho do Altíssimo. Deus vai dar a ele o trono de Davi e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó e seu Reino nunca terá fim!"
Imaginem o susto que Maria levou! Ela nem era casada, estava noiva. E nem planejava ter um filho. Mas se tivesse, ele não teria esse nome...Muitas perguntas estavam passando por sua cabeça naquele momento. Como ela poderia engravidar se era virgem? Porém, o anjo disse que o Espírito Santo viria sobre ela e a cobriria com o poder de Deus. Por isso, o menino que ia nascer dela seria chamado Santo, o filho de Deus. Maria ficou admirada por Deus a ter escolhido e aceitou com fé ser a mãe do Filho de Deus. Também Gabriel avisou José, o noivo, para que ele entendesse que o que estava acontecendo não era nada da terra, e sim do céu.
Assim Jesus nasceu e cresceu, sendo ensinado por José e Maria. Mas todos viam que ele não era uma criança comum. De fato, Jesus pensava nas coisas do céu, falava das coisas do céu e preferia estar com pessoas que falavam sobre Deus.
Certa vez José, Maria e Jesus foram até Jerusalém oferecer uma oferta no templo do Senhor. Jesus tinha 12 anos de idade. Na volta, José e Maria achavam que Jesus estava voltando com os outros meninos da sua idade. Eles procuraram Jesus pelo caminho mas não o encontraram. Então foram até Jerusalém. Sabem onde é que Jesus estava? Lá no templo conversando com importantes mestres da Lei. Maria ficou muito brava, pois Jesus devia ter avisado os seus pais que estava ali. Mas Jesus respondeu a eles: "Porque vocês estão me procurando? Vocês deviam saber que eu estava na casa do meu Pai, tratando das coisas do meu Pai." Lc 3.49
Quando tinha 30 anos, Jesus foi até João Batista e pediu para ser batizado. Ali, no batismo, uma coisa incrível aconteceu! Jesus desceu às águas e assim que saiu, os céus se abriram! O Espírito Santo pousou sobre Jesus em formato de uma pomba. E então, uma voz bem forte, como de um trovão veio dos Céus, que dizia: "Você é o meu Filho Amado que me dá muita alegria!" Quem disse isso? Que voz era essa que veio do Céu?
Essa voz era a voz do próprio Deus Pai. Ele estava muito feliz com o que Jesus havia feito! Por isso confirmou para todos os que estavam ali que Jesus era seu Filho e era muito amado.
logo Jesus começou a servir a Deus, o seu Pai. Ele curava as pessoas que estavam doentes, libertava as que estavam presas por espíritos do mal. E falava muito sobre o Reino de Deus, seu Pai. Além disso, Jesus passava muito tempo em oração com Deus, e o chamava de Pai. Ele até ensinou seus discípulos a orar chamando Deus de ABBA, que significa, Papai. Não é maravilhoso? Ele ensinou seus discípulos a chamarem Deus de Papai, como ele mesmo chamava.
Um dia, Jesus chamou Pedro, Tiago e João, seus discípulos, para subir a um monte. Ele queria orar a Deus Pai junto com esses três. No momento de oração, outra coisa incrível aconteceu. Primeiro, o rosto de Jesus começou a brilhar muito forte, como o brilho de um relâmpago. E depois veio novamente uma forte voz das nuvens que dizia: "Este é o meu Filho, o Escolhido. Ouçam a Ele"! (Lucas 9.35)
Mesmo com tantos sinais de que Jesus era o filho de Deus, muitas pessoas duvidaram. E não quiseram saber de crer em Jesus, nem recebê-lo como Senhor e Salvador. Eles prenderam Jesus e colocaram um coroa de espinhos em Sua cabeça. Eles cortaram seu corpo com chicotadas e deixaram o rosto dele inchado e cheio de hematomas. E então O pregaram na cruz, deixando-o ali para morrer. Até mesmo na cruz, Jesus chamou por Seu Pai. Naquele momento a terra, em pleno meio dia, ficou escura. Aconteceu em Jerusalém um grande terremoto. Isso mostrava o quanto Deus Pai estava sofrendo com a morte do Seu querido filho. Foi só então que as pessoas viram quem Jesus era. Eles disseram: "É verdade, é verdade! Este era o filho de Deus!" (Mt 27.45).
Encerramento:
A palavra de Deus, a Bíblia, é o livro mais importante para todo o Cidadão do Céu. Ela nos ensina que Jesus Cristo é o Filho de Deus. E quem disse isso, o próprio Jesus? Não, não foi ele que disse que era o Filho de Deus. Foi o próprio Deus, quando mandou seu anjo Gabriel avisar Maria sobre o Filho do Altíssimo. Foi o próprio Deus, quando abriu os céus no batismo de Jesus e disse que Ele era um filho muito amado. E Deus mesmo disse, quando abriu os céus lá no monte onde Jesus e os três discípulos oravam. Isso é tão maravilhoso!
Vamos ver alguns textos da Bíblia que falam sobre isso? (Leia ou peça para alguma criança ler):
"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna". João 3.16
"E vocês, perguntou Jesus. "Quem vocês dizem que eu sou?" Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Respondeu Jesus: "Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não foi revelado a você por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus". Mateus 16.15-17
"E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho. Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida. I João 11.12
Mas...O que a cultura do mundo ensina? Na verdade, ultimamente as pessoas não estão nem aí para Jesus. Para elas, Jesus era um cara legal, um mestre que ensinou muitas coisas boas e que foi injustamente mandado para a cruz. E não é Salvador, nem Senhor. Apenas um homem santo e famoso, que fez curas e milagres. Para essas pessoas, Jesus não é Deus. E também não é filho de Deus. Para a cultura do mundo Jesus é um homem a ser tatuado no braço, junto com sua cruz. Para a cultura do mundo, Jesus é um personagem a ser zoado no carnaval. Isso é muito triste!
Todo cidadão do Céu precisa reconhecer que Jesus Cristo é o Filho de Deus, que nasceu de Maria quando ela ainda era virgem. Eu e você precisamos crer que o Filho de Deus foi enviado pelo próprio Deus para com sua morte na Cruz, tirar o pecado do mundo! O Sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado. Jesus, o filho de Deus morreu na cruz por nós, depois de três dias Ele ressuscitou, voltando para a presença do seu Pai, o Senhor Deus. E todo cidadão do céu sabe que em breve, muito em breve Jesus voltará cheio de poder e majestade, como o Rei que Ele é! Ele voltará para reinar sobre toda a terra e até mesmo quem não acredita Nele como Senhor e Salvador, terá que dobrar os joelhos e adorá-lo. Aleluia!
Até lá estaremos juntos nessa Jornada! Deus, Jesus, o Espírito Santo e nós! Domingo que vem tem mais e vamos praticar a cultura do céu durante a semana!
Aproveite a ocasião para dar oportunidade para as crianças aceitarem Jesus como Senhor e Salvador das suas vidas. Pergunte a elas: quem aqui deseja abrir o coração para Jesus entrar e reinar? Deixe que elas levantem as mãos. E repita a oração de confissão com todas, declarando que Jesus Cristo é o Senhor e Salvador de cada uma delas.
Ofertório: Quando Jesus nasceu, três reis levaram ofertas especiais para Ele, reconhecendo-o como o Rei de toda a terra. Ao trazermos nossas ofertas, reconhecemos que Jesus é o rei. Por esse motivo, não oferte qualquer coisa para o Rei Jesus.
Quebra gelo: Escreva JESUS
Material necessário: 1 mesa, 20 ou mais copos plásticos, fita adesiva, bolinhas (ping pong ou papel).
Organização: Escreva as letras do alfabeto e obrigatoriamente deverá ter as letras J E S U S. Coloque fita adesiva no fundo do copo para que o mesmo fique fixo, escreva as letras nos copos de maneira visível. Colocar os copinhos na mesa de forma que as letras J E S U S fiquem mais difíceis e espalhadas, se quiser pode destacar os copos das letras pitando eles de cores diferentes ou até mesmo decorar.
Execução da atividade: Organizar em 2 equipes e alternadamente eles iram atirar a bolinha para acertar e formar a palavra JESUS.
A BRINCADEIRA É TIPO UM JOGO DA FORCA. Você pode anotar em uma folha ou lousa as letras que eles forem acertando.
Check out: Despeça as crianças com alegria e um Deus te abençoe!
Figuras:
Minha Jornada com Deus:
Memorizando a Palavra de Deus: