quarta-feira, 20 de março de 2024

2 - Cultura do Céu: Jesus Cristo é o Filho de Deus!

Check in - Receber as crianças com alegria e um abraço apertado.

Lanche

Abertura - Oração de cobertura

Música - O Céu é o Meu lugar - Casa Worship


Ministração - Jesus Cristo é o Filho de Deus (Lucas 1.27-38; 2.41-49, 3.21,22, 9.28-36; Mateus 27.45-54)

Material: Figuras da Ministração, Sua certidão de nascimento e Figurinhas.

Coloque a música: Os Livros da Bíblia (3 Palavrinhas)

Mostre sua certidão de nascimento. Assim que você nasceu, ganhou uma certidão de nascimento. Nessa certidão há o seu nome, escolhido pelos seus pais. Há também uma linha onde há o  nome do seu pai e da sua mãe. E outras coisas importantes, como a cidade e a hora que você nasceu. 

Há mais de dois mil anos, o anjo Gabriel apareceu para uma jovem chamada Maria. Ela tinha uns 17 anos. Maria se assustou muito, mas o anjo a acalmou! Ele disse para Maria: "Jovem, não tenha medo! Você foi escolhida por Deus para ser abençoada! Você vai engravidar e vai dar à luz a um menino, e você vai colocar o nome dele de Jesus. Ele será Grande e será chamado Filho do Altíssimo.  Deus vai dar a ele o trono de Davi e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó e seu Reino nunca terá fim!"

Imaginem o susto que Maria levou! Ela nem era casada, estava noiva. E nem planejava ter um filho. Mas se tivesse, ele não teria esse nome...Muitas perguntas estavam passando por sua cabeça naquele momento. Como ela poderia engravidar se era virgem? Porém, o anjo disse que o Espírito Santo viria sobre ela e a cobriria com o poder de Deus. Por isso, o menino que ia nascer dela seria chamado Santo, o filho de Deus. Maria ficou admirada por Deus a ter escolhido e aceitou com fé ser a mãe do Filho de Deus. Também Gabriel avisou José, o noivo, para que ele entendesse que o que estava acontecendo não era nada da terra, e sim do céu.

Assim Jesus nasceu e cresceu, sendo ensinado por José e Maria. Mas todos viam que ele não era uma criança comum. De fato, Jesus pensava nas coisas do céu, falava das coisas do céu e preferia estar com pessoas que falavam sobre Deus.

Certa vez José, Maria e Jesus foram até Jerusalém oferecer uma oferta no templo do Senhor. Jesus tinha 12 anos de idade. Na volta, José e Maria achavam que Jesus estava voltando com os outros meninos da sua idade. Eles procuraram Jesus pelo caminho mas não o encontraram. Então foram até Jerusalém. Sabem onde é que Jesus estava? Lá no templo conversando com importantes mestres da Lei. Maria ficou muito brava, pois Jesus devia ter avisado os seus pais que estava ali. Mas Jesus respondeu a eles: "Porque vocês estão me procurando? Vocês deviam saber que eu estava na casa do meu Pai, tratando das coisas do meu Pai." Lc 3.49

Quando tinha 30 anos, Jesus foi até João Batista e pediu para ser batizado. Ali, no batismo, uma coisa incrível aconteceu! Jesus desceu às águas e assim que saiu, os céus se abriram! O Espírito Santo pousou sobre Jesus em formato de uma pomba. E então, uma voz bem forte, como de um trovão veio dos Céus, que dizia: "Você é o meu Filho Amado que me dá muita alegria!"  Quem disse isso? Que voz era essa que veio do Céu?

Essa voz era a voz do próprio Deus Pai. Ele estava muito feliz com o que Jesus havia feito! Por isso confirmou para todos os que estavam ali que Jesus era seu Filho e era muito amado. 

logo Jesus começou a servir a Deus, o seu Pai. Ele curava as pessoas que estavam doentes, libertava as que estavam presas por espíritos do mal. E falava muito sobre o Reino de Deus, seu Pai. Além disso, Jesus passava muito tempo em oração com Deus, e o chamava de Pai. Ele até ensinou seus discípulos a orar chamando Deus de ABBA, que significa, Papai. Não é maravilhoso? Ele ensinou seus discípulos a chamarem Deus de Papai, como ele mesmo chamava.

Um dia, Jesus chamou Pedro, Tiago e João, seus discípulos, para subir a um monte. Ele queria orar a Deus Pai junto com esses três. No momento de oração, outra coisa incrível aconteceu. Primeiro, o rosto de Jesus começou a brilhar muito forte, como o brilho de um relâmpago. E depois veio novamente uma forte voz das nuvens que dizia: "Este é o meu Filho, o Escolhido. Ouçam a Ele"! (Lucas 9.35)

Mesmo com tantos sinais de que Jesus era o filho de Deus, muitas pessoas duvidaram. E não quiseram saber de crer em Jesus, nem recebê-lo como Senhor e Salvador. Eles prenderam Jesus e colocaram um coroa de espinhos em Sua cabeça. Eles cortaram seu corpo com chicotadas e deixaram o rosto dele inchado e cheio de hematomas. E então O pregaram na cruz, deixando-o ali para morrer. Até mesmo na cruz, Jesus chamou por Seu Pai. Naquele momento a terra, em pleno meio dia, ficou escura. Aconteceu em Jerusalém um grande terremoto. Isso mostrava o quanto Deus Pai estava sofrendo com a morte do Seu querido filho. Foi só então que as pessoas viram quem Jesus era. Eles disseram: "É verdade, é verdade!  Este era o filho de Deus!" (Mt 27.45).

Encerramento:  

A palavra de Deus, a Bíblia, é o livro mais importante para todo o Cidadão do Céu. Ela nos ensina que Jesus Cristo é o Filho de Deus.  E quem disse isso, o próprio Jesus? Não, não foi ele que disse que era o Filho de Deus. Foi o próprio Deus, quando mandou seu anjo Gabriel avisar Maria sobre o Filho do Altíssimo. Foi o próprio Deus, quando abriu os céus no batismo de Jesus e disse que Ele era um filho muito amado. E Deus mesmo disse, quando abriu os céus lá no monte onde Jesus e os três discípulos oravam. Isso é tão maravilhoso!

Vamos ver alguns textos da Bíblia que falam sobre isso? (Leia ou peça para alguma criança ler):

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna". João 3.16

"E vocês, perguntou Jesus. "Quem vocês dizem que eu sou?" Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Respondeu Jesus: "Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não foi revelado a você por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus".  Mateus 16.15-17

"E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho. Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida. I João 11.12

Mas...O que a cultura do mundo ensina? Na verdade, ultimamente as pessoas não estão nem aí para Jesus. Para elas, Jesus era um cara legal, um mestre que ensinou muitas coisas boas e que foi injustamente mandado para a cruz.  E não é Salvador, nem Senhor. Apenas um homem santo e famoso, que fez curas e milagres. Para essas pessoas, Jesus não é Deus. E também não é filho de Deus.  Para a cultura do mundo Jesus é um homem a ser tatuado no braço, junto com sua cruz. Para a cultura do mundo, Jesus é um personagem a ser zoado no carnaval. Isso é muito triste!

Todo cidadão do Céu precisa reconhecer que Jesus Cristo é o Filho de Deus, que nasceu de Maria quando ela ainda era virgem. Eu e você precisamos crer que o Filho de Deus foi enviado pelo próprio Deus para com sua morte na Cruz, tirar o pecado do mundo! O Sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado. Jesus, o filho de Deus morreu na cruz por nós, depois de três dias Ele ressuscitou, voltando para a presença do seu Pai, o Senhor Deus.  E todo cidadão do céu sabe que em breve, muito em breve Jesus voltará cheio de poder e majestade, como o Rei que Ele é! Ele voltará para reinar sobre toda a terra e até mesmo quem não acredita Nele como Senhor e Salvador, terá que dobrar os joelhos e adorá-lo. Aleluia!

Até lá estaremos juntos nessa Jornada! Deus, Jesus, o Espírito Santo e nós! Domingo que vem tem mais e vamos praticar a cultura do céu durante a semana!

Aproveite a ocasião para dar oportunidade para as crianças aceitarem Jesus como Senhor e Salvador das suas vidas. Pergunte a elas: quem aqui deseja abrir o coração para Jesus entrar e reinar? Deixe que elas levantem as mãos. E repita a oração de confissão com todas, declarando que Jesus Cristo é o Senhor e Salvador de cada uma delas.

Ofertório: Quando Jesus nasceu, três reis levaram ofertas especiais para Ele, reconhecendo-o como o Rei de toda a terra. Ao trazermos nossas ofertas, reconhecemos que Jesus é o rei. Por esse motivo, não oferte qualquer coisa para o Rei Jesus.

Quebra gelo:  Escreva JESUS

Material necessário:  1 mesa, 20 ou mais copos plásticos, fita adesiva, bolinhas (ping pong ou papel).

Organização:  Escreva as letras do alfabeto e obrigatoriamente deverá ter as letras J E S U S.  Coloque fita adesiva no fundo do copo para que o mesmo fique fixo, escreva as letras nos copos de maneira visível. Colocar os copinhos na mesa de forma que as letras J E S U S fiquem mais difíceis e espalhadas, se quiser pode destacar os copos das letras pitando eles de cores diferentes ou até mesmo decorar. 

Execução da atividade: Organizar em 2 equipes e alternadamente eles iram atirar a bolinha para acertar e formar a palavra JESUS. 

A BRINCADEIRA É TIPO UM JOGO DA FORCA. Você pode anotar em uma folha ou lousa as letras que eles forem acertando.

Check out: Despeça as crianças com alegria e um Deus te abençoe!


Figuras: 













Minha Jornada com Deus: 




Memorizando a Palavra de Deus: 



É cultura do céu: 



Tarefa da Semana: 





quarta-feira, 13 de março de 2024

1- Cultura do Céu: Deus é o criador de tudo


Check in - Receber as crianças com alegria e um abraço apertado.

Lanche

Abertura - Oração de cobertura

Música - O Céu é o Meu lugar - Casa Worship

https://www.youtube.com/watch?v=iPgPnidwl30


Ministração - Deus é o criador de tudo (Gênesis 1.1-31)

Material: Figuras da Ministração, Figurinhas.

Com as crianças sentadas, antes da ministração, coloque a música as crianças (pode ser com o vídeo).

Livros da Bíbllia - 3 Palavrinhas. https://www.youtube.com/watch?v=C7gZw6Qr2sw&t=63s

Quem aqui já criou alguma coisa, por exemplo na feira de ciências da Escola? O que criou? Como foi o processo de criação e o que você usou? Deu certo? E como você ficou quando terminou? Mas você já tentou criar alguma coisa com apenas a sua voz? Bem, com sua voz você chama mamãe e ela vem. Chama o seu pet e ele vem. Mas chamar uma coisa que não existe e ela aparecer? Bem, isso é impossível para os homens. Mas para Deus não.

No começo do mundo nem havia mundo. Na verdade a terra não tinha formato nenhum,  estava escura e cheia de água. Então, de repente, no Universo inteiro, se ouviu uma voz que dizia: Apareça a Luz! De quem era essa voz? Quem estava mandando aparecer a Luz? Deus. Sim, foi Deus quem criou todas as coisas. E no mundo inteiro tudo obedece à sua voz. 

Antes de vir a ordem de Deus estava tudo escuro. Tudo quieto e sem movimento. Mas foi só Deus dar uma ordem e as coisas começaram a se mexer. Como foi? Bem, Moisés, o escritor do Gênesis não explicou como foi. Mas explicou que Deus disse e tudo apareceu.

Deus disse: Apareça a Luz! E tudo ficou claro. Então ele disse para a luz que ela brilharia por um período de tempo no céu. Ele chamou esse tempo de Dia. E depois que a luz fosse embora, viria a escuridão. A esse tempo Deus chamou Noite. Tudo isso aconteceu no primeiro dia.

Então Deus disse novamente: Apareça entre as águas um limite para separá-las em duas partes. E foi assim que apareceu a atmosfera. Água para baixo, espaço do ar e água para cima, em formato de nuvens. E Deus deu a essa água de cima o nome de Céu. Ele fez isso no segundo dia.

No terceiro dia Deus disse: Águas que estão em baixo, se reúnam em uma parte só, para que apareça a terra seca! E assim foi. As águas se acumularam num canto só e toda a parte seca ficou acumulada no meio. E Deus chamou a essa parte seca de Terra. E toda a parte das  águas ele deu o nome de Mares.  Ah, quando Deus viu o que estava acontecendo na terra, ficou tão feliz! Pois tudo obedecia à sua voz, ao Seu comando. E Deus viu que tudo era bom.

Deus disse: Que a parte seca fique cheia de plantas e árvores! E que elas produzam frutos e sementes, para poderem espalhar sobre a terra. E a terra se encheu de árvores, flores e plantas. Podem imaginar o cheiro daquelas árvores novinhas? Deus também gostou e viu que tudo era bom. E tudo isso ele criou no terceiro dia.

Agora veio a noite, e depois o dia. E então chegou o quarto dia. Deus continuou dizendo: Apareça uma estrela brilhante no céu, para iluminar o dia. E apareçam várias estrelas brilhantes para iluminar o céu à noite! Deus fez duas grandes estrelas: O Sol, para governar o dia e a Lua, para governar à noite. E Deus se admirou de como estava ficando lindo! Ele viu que era bom!

No outro dia, o quinto, o Senhor disse: Que o mar fique cheio de seres vivos e que aves voem no céu! Logo o mar começou a borbulhar com peixes e outras criaturas. E o céu agora tinha movimento. Aves de todos os tamanhos e cores começaram a voar ali. Mas agora Deus disse mais uma coisa para esses seres vivos: "Eu abençoo vocês. Que vocês tenham muitos filhotes e encham os mares. E que vocês, aves, se multipliquem na terra e encham os céus com cores"! E do jeito que Deus disse, aconteceu.

E Deus disse: Agora, que a terra se encha de todos os tipos de animais. Os selvagens e os mais calmos. Os que rastejam e os que galopam. Os que rugem e os que uivam. Os bem pequenos e gelados e os bem grandões. Assim a natureza obedeceu à voz de Deus. E a terra se encheu de animais. Vocês podem imaginar como foi espetacular ver a criação surgindo?

Era o sexto dia. A criação estava quase completa. Mas ainda havia algo a se criar. A parte mais linda e mais especial da criação. Sim, o Senhor deixou a melhor parte da criação para o final. Deus se levantou do trono e disse, não para o mundo. Nem para a natureza. Ele disse para Jesus e para o Espírito Santo: venham, vamos criar o ser humano. Ele será criado  igual a nós, com conhecimento, entendimento, com voz e emoções. E a ele vamos dar o direito de controlar toda a terra que criamos. Eles vão dominar sobre os peixes, as aves e os animais!

E Deus criou os seres humanos à sua imagem, à imagem de Deus os criou: macho e fêmea os criou. Então Deus abriu a boca mais uma vez e disse: "Eu abençoo vocês! Que tenham muitos filhos. Encham a terra! E cuidem muito bem de tudo! E ainda por cima vocês podem comer de todas as frutas e vegetais que a terra dará a vocês. E vocês poderão comer também vários tipos de animais. Sim, não precisarão trabalhar, pois a terra dará alimento para vocês!" E exatamente como Deus disse, aconteceu!

Ah, que semana feliz foi a semana da criação! Deus criou tudo com muito gosto e uma riqueza de detalhes muito grande. E nos criou como obra prima da sua criação. E ficou tão feliz com tudo o que fez! Depois de ter criado tudo, o Senhor Deus descansou, no sétimo dia. Ele parou para descansar e contemplar a sua criação. Ficou tudo tão lindo!

Encerramento:  

A palavra de Deus nos ensina que Deus é o Criador de todas as coisas. Tudo o que existe foi feito por Ele. E até hoje todas as coisas que existem, permanecem assim porque obedecem à Palavra de Deus. 

Mas...o que a cultura do mundo ensina?  Na cultura do mundo, Deus não é o criador de todas as coisas. Há uma teoria chamada Big Bang, que diz que o universo surgiu de uma grande explosão, que se esfriou gerou os planetas e que continua se espalhando e . E também tem a teoria da Evolução, de Charles Darwin, que diz que as espécies de plantas, animais e até o homem não eram assim no começo. Elas foram sofrendo mudanças até chegar onde estão e ainda vão mudar mais. Inclusive nessa teoria, que é ensinada nas escolas, o homem era a princípio um macaco que evoluiu.  Ou seja, tudo o que conhecemos como criação está em constante mudança. Mas na cultura do Céu, as coisas são diferentes.

Vamos ver alguns textos da Bíblia que falam sobre isso? (Leia ou peça para alguma criança ler):

1 -Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela. João 1.3

2 - Pois assim diz o Senhor, que criou os céus, ele é Deus; que moldou a terra e a fez, ele a fundou; ele não a criou para estar vazia, mas a formou para ser habitada; ele diz: "Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro.  Isaías 45.18

3 - Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas. Ap. 4.11

Sim, foi Deus quem criou todas as coisas. Ele mesmo disse isso em Sua Palavra. E o mundo inteiro tudo obedece à sua voz. Toda a natureza está exatamente no lugar onde Ele colocou. Desde a criação o sol continua no céu do dia e a lua no céu da noite. E o ser humano continua exatamente como é. Não feito do macaco, mas à imagem e semelhança de Deus. Deus é o único que pode criar as coisas do nada, conforme a sua vontade! Aleluia! Essa é a Cultura do Céu!

Você é um Cidadão do Céu. A Palavra de Deus é a verdade. Se Deus disse, dito está. Essa é a verdade que nós devemos seguir e pregar. Estaremos juntos nessa Jornada! Deus, Jesus, o Espírito Santo e nós! Domingo que vem tem mais e vamos praticar a cultura do céu durante a semana!

Ore com as crianças agradecendo ao Senhor por ter criado o mundo. Adorem a Deus porque Tudo o que Ele fez é muito bom. Agradeçam ao Senhor por ter criado as crianças, dê um tempo para que cada uma agradeça pela forma como Deus as fez.  E declarem com elas: Eu sou um Cidadão do Céu. A minha cultura é a cultura do Céu!

Ofertório: Ressaltar a importância que trazemos nossas ofertas como gratidão a Deus e reconhecimento de que Ele é o rei da nossa vida. Recolher a oferta numa caixa bem linda.

Quebra gelo:  A Criação

Material necessário: 12 palitos de sorvete por criança, Cola , Giz de cera ou lápis de cor.

Organização: As crianças deverão fazer um quadrado com 10 palitos e usar dois para fixar a moldura, após fixada a moldura deverão desenhar 1 dos dias da criação, orientar as crianças a escolher a sua etapa preferida. 

Exemplos: 

1º dia - A luz.

2º dia - O céu.

3º dia - Terra seca e vegetação.

4º dia - Corpos celestes (sol, lua, estrelas)

5º dia - Animais aquáticos e aves.

6º dia - Animais terrestres e o ser humano.

7° dia - Deus descansou 

Check out: Despeça as crianças com alegria e um Deus te abençoe!


Figuras: 
















Minha Jornada com Deus:



Memorizando a Palavra de Deus:



É Cultura do Céu: 



Tarefa da Semana: 



Figura Quebra Gelo:





quarta-feira, 6 de março de 2024

Cultura do Céu - Ministração de Abertura: Um Novo Nascimento

Cultura do Céu - Abertura

Shalom queridos! Começamos a partir de agora, uma nova jornada para nossas crianças. Nesse Album vamos ensiná-las todos os princípios existentes na Palavra de Deus, para um filho de Deus. Vamos incutir em seus corações a Cultura do Céu e como vivê-la nesse mundo onde tudo é contra o Céu, contra Cristo e contra os Cristãos. Eu tenho certeza que o Espírito Santo de Deus vai agir em seus corações e selar com muito poder esses princípios na vida dos nossos pequenos, para que eles façam diferença aqui na terra.

E que Deus use poderosamente sua vida nessa jornada. Que você também seja impactado e faça diferença na vida das nossas crianças e na sua Cultura. E que flua a cultura que vem do Céu!  Deus nos abençoe e nos use no poder do Espírito Santo.

 Pra. Raquel Giorgiani


Check in - Receber as crianças com alegria e um abraço apertado.

Lanche

Abertura - Oração de cobertura

Música - O Céu é o Meu lugar - Casa Worship

https://www.youtube.com/watch?v=iPgPnidwl30


Ministração - Um Novo Nascimento  (João 3. 1-5; 14-17)

Material: Figuras da Ministração, Livro da Vida e Uma Certidão de Novo Nascimento para Cada criança.

Com as crianças sentadas, antes da ministração, coloque a música as crianças (pode ser com o vídeo).

Livros da Bíbllia - 3 Palavrinhas. https://www.youtube.com/watch?v=C7gZw6Qr2sw&t=63s

Hoje começamos nossa jornada, que durará até o final de 2024! Nessa jornada vamos aprender exatamente como se comportar aqui na terra, sendo um cidadão do céu. Entre comigo nesse foguete, querido Start Kids e vamos começar!

Você lembra do dia do seu nascimento? Com certeza não. Mas mamãe e papai com certeza mostraram fotos do dia em que você nasceu. Quem aqui já viu fotos suas quando bebê ou até mesmo na maternidade?

Pois no mesmo dia em que você nasceu, seus papais foram até um lugar chamado Cartório para fazer o registro do seu nascimento. Lá no Cartório, seus pais escreveram o seu nome completo, pelo qual você deveria ser chamado. Também escreveram que eles eram seus pais. Escreveram o dia e a hora em que você nasceu. E também escreveram a cidade e o país. E o cartório entregou para seus pais um documento muito importante, chamado Certidão de Nascimento. 

A Certidão de Nascimento é um documento mais importante que uma pessoa pode ter, pois ela é a prova de que ela existe. Você só pode tirar outros documentos importantes como RG, CPF se estiver com a Certidão de Nascimento. E só pode se casar da mesma forma, levando a Certidão de Nascimento para o Cartório onde irá se casar!

Ter uma certidão de nascimento te dá um direito especial, o de ser um Cidadão. Por exemplo, se você nasceu em Campinas, é um Cidadão Campineiro! Ou seja, você tem direito a tudo o que a cidade oferece. Tem direito a votar, tem direito a usar o sistema de saúde, tem direito de comprar casa, carro. E a cidade de Campinas é uma cidade do Brasil. Então, você é um cidadão brasileiro. Tem todos os direitos que um morador do Brasil tem. Mas não só direitos, você tem muitas obrigações também, como pagar impostos, obedecer às leis.  Ninguém pode tirar de você a cidadania brasileira nem da cidade em que você nasceu. Sim, você é um cidadão desde que nasceu até quando morrer!

Um dia, um homem chamado Nicodemos foi até Jesus. Ele foi à noite, escondido, pois era um líder religioso muito conhecido na sua cidade e os seus amigos religiosos não gostavam nenhum pouco de Jesus. Mas Nicodemos cria que Jesus era o filho de Deus.

Nicodemos então disse para Jesus: "Mestre, eu tenho certeza de que o Senhor é um líder muito importante, que foi enviado por Deus. Porque ninguém pode curar pessoas como o Senhor está curando, se Deus não estiver com ele!".

Jesus não disse nem que sim nem que não, para Nicodemos. Na verdade, ele disse outra coisa:"Nicodemos, quem não nascer de novo, não pode entrar no Reino de Deus". O que Jesus disse deixou Nicodemos muito confuso.

"Eu não estou entendendo o que o Senhor quer dizer. Como um homem, adulto como eu, pode nascer de novo? Eu não conseguiria entrar de novo na barriga da minha mãe. E nem poderia ir ao cartório novamente tirar minha certidão, pois se nasce uma vez só".

Mas Jesus disse a ele: "Querido Nicodemos, não estou falando sobre você nascer novamente aqui na terra. Mas estou dizendo que, para entrar no Reino de Deus, você precisa de um novo nascimento. Para entrar no Reino de Deus, você precisa nascer da água do Espírito. Ou seja, precisa ser limpo por dentro e receber o Espírito Santo em Sua vida".

Agora Nicodemos não estava entendo mais nada. O que é que Jesus estava falando? Jesus estava falando que Nicodemos, sendo um líder religioso muito importante, sabia muito sobre as coisas da terra, nos livros que havia estudado. Mas isso não podia fazê-lo entrar no Reino de Deus.

Para entrar no Reino de Deus, Nicodemos deveria em primeiro lugar, não somente acreditar que Jesus era um Mestre importante. Mas Nicodemos deveria acreditar que Jesus era o Filho de Deus, que entregou seu precioso sangue na Cruz, para nos limpar dos nossos pecados.  Então Jesus disse a Ele talvez o texto mais importante da Bíblia:

"Nicodemos, um dia, o Filho do Homem (era assim que Jesus era conhecido) será levantado, para que todo aquele que Nele crer tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Único, para que todo aquele que Nele crê não morra, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, para salvar o mundo. Quem crê no Filho Único de Deus nunca será condenado ". João 3.14-18

Ah crianças, Nicodemos queria saber se Jesus era um Mestre importante. Mas Jesus queria muito mais de Nicodemos - Jesus queria que Nicodemos nascesse de novo, crendo que Jesus Cristo era o Filho de Deus, que seria levantado na Cruz para nos Salvar.  Jesus queria salvar Nicodemos. Limpar seus pecados com o Seu Sangue e enviar o Espírito Santo para habitar nele.

Nicodemos entendeu tudo o que Jesus disse. E naquela mesma noite ele creu que Jesus Cristo era o filho de Deus. E ele confessou com a sua boa que Jesus Cristo era o Filho de Deus. Naquela noite, o nome de Nicodemos foi registrado num livro muito especial, que fica no Cartório do Céu - o Livro da Vida. Nicodemos nasceu de novo e se tornou um Cidadão do Céu.

Encerramento:   Assim como aconteceu com Nicodemos, Jesus quer que aconteça com você hoje. Sabe por quê? Porque existe um Reino muito melhor e mais importante que esse país em que vivemos. Esse é um lugar maravilhoso, cheio de Paz e alegria. É um lugar seguro, onde somente os filhos de Deus podem habitar. Esse lugar é Reino de Deus.

E como você faz para entrar nesse lugar? Você precisa nascer de novo, como Nicodemos. Você precisa reconhecer que Jesus Cristo não é só um homem legal, que fazia e faz milagres. Ou que tinha super poderes e curava pessoas. Ou sabia ensinar muito bem. Jesus quer que você reconheça que Ele é o Filho de Deus. Que foi levantando na Cruz do Calvário, para derramar o seu sangue precioso, para que eu e você não fôssemos castigados nem condenados. 

Sim, você precisa receber Jesus como Senhor e Salvador da sua vida e dizer isso bem alto, com a sua boca.  Quantos aqui querem nascer de novo no Reino de Deus? Vamos orar?

Repita com as Crianças: Senhor Jesus, nesse momento eu abro o meu coração para o Senhor entrar, não como um professor, nem mesmo como um homem milagroso. Mas eu abro o meu coração para o Senhor entrar como o FILHO DE DEUS, o meu Salvador e agora Dono da Minha Vida.  Perdoa e limpa todos os meus pecados. Eu quero nascer de novo, quero entrar no Reino de Deus, como Seu Filho. Me batiza com o Espírito Santo.Eu quero me tornar um cidadão do Céu. Em nome de Jesus. Amém.

Crianças, como aconteceu com Nicodemos naquela noite, agora também acontece com você. Um anjo, lá no céu, registrou numa folha do Livro da Vida que você nasceu de Novo. Sim você tem uma Certidão de Novo Nascimento lá no Céu. Por isso agora você se tornou filho de Deus. Amém. E agora que seu nome está no livro da vida, ele nunca mais poderá ser apagado. Aleluia!!

Você é um Cidadão do Céu. Você hoje ganhou um direito maravilhoso, o de ter a Vida Eterna! Isso! Você vai viver para sempre, sabia? E vai morar na Cidade Santa com o Senhor Jesus. Hoje, você levará para casa uma Cópia da Sua Certidão de Novo Nascimento, e isso é para você lembrar que não poderá mais viver uma vida fazendo o que bem quer, do jeito que todo mundo faz. Você agora vai viver, todos os dias, a Cultura do Céu, o seja, seu comportamento será, nessa jornada, um comportamento de Filho de Deus, de quem nasceu de novo.  Estaremos juntos nessa Jornada! Deus, Jesus, o Espírito Santo e nós! Domingo que vem tem mais. 

Ofertório: Ressaltar a importância que trazemos nossas ofertas como gratidão a Deus e reconhecimento de que Ele é o rei da nossa vida. Recolher a oferta numa caixa bem linda.

Atividade: Entregar a certidão de Novo Nascimento para as crianças. Colar o selo de autenticidade (fazer de EVA com gliter, de acordo com o exemplo).

Quebra gelo:  Guarde sua salvação 

Material necessário: Chaves (uma para cada criança) pode ser desenhado, impresso ou até mesmo chave. Um cadeado. Uma corrente ou corda.

Organização: Utilizar a corda ou corrente para fechar uma passagem, você pode colocar 2 cadeiras e fechar a passagem com corda e colocar o cadeado nela. (Na hora da saída colocar o mesmo obstáculo) quando o pai vir buscar a criança ela deverá fazer a atividade para sair da sala de aula (exemplificando que devemos manter a nossa chave "salvação" e guardar. 

Colocar uma caixa com as chaves. Colocar uma caixa com (atividades):

Atividades:

Pular 30 vezes 

Girar com os braços abertos 15 vezes 

Fazer 1 flexão

Correr no lugar sem sair por 15 segundos 

Abraçar 5 amigos 

Dizer eu te amo para 3 pessoas na sala 

Fazer uma dança maluca 

Fazer 10 polichinelos 

Dar um grito de glória a Deus.

As crianças deverão cumprir a atividade para receber a chave na primeira etapa da brincadeira, ela deverá guardar a chave e a atividade com ela até o término da história e no final deverá ter mantido a chave e a atividade inteira durante a história para depois usar a chave.

Check out: Despeça as crianças com alegria e um Deus te abençoe!


Figuras: 















Atividade - Certidão de Novo Nascimento: 




20 - Meu Tesouro Precioso: Deus fez um plano para mim

A BERTURA Oração de cobertura  Louvor  Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta:  Vocês sabiam que...