Check in - Receber as crianças com alegria e um abraço apertado.
Abertura - Oração de cobertura e Louvor (2) - Ofertório.
Lanche
Volta para as salas de Aula.
8 a 10 - Auditório
6 e 7 - Sala 1
MINISTRAÇÃO - O poderoso Sangue de Jesus (Gênesis 47.1-6; Êxodo 1.1-14; Êxodo 12; Levítico 16.1-34; Mateus 26.26-30. Mateus 27.27-44)
Cantem a música: Os Livros da Bíblia (3 Palavrinhas)
Introdução:
Leve de antemão para a sala de aula: Suco de uva suficiente para servir todas as crianças da sua sala. Copinhos transparentes. Deixe na mesa e reserve.
Vamos conversar um pouco sobre o seu sangue. Sangue é o que você vê saindo do seu corpo quando faz algum machucado. Quando vai no laboratório fazer algum exame. O sangue é um líquido vermelho, que tem um cheiro estranho. Assim que sai do corpo, ele fica mais grosso, que chamamos de coagulação. Mas esse líquido vermelho escuro, viscoso é muito especial. Ele tem uma função única em nosso corpo. É o sangue e somente o sangue que transporta para todas as células do corpo o oxigênio e todas as vitaminas que o corpo precisa para viver. Enquanto leva o oxigênio e vitaminas para o corpo, o sangue também leva embora toda a sujeira e coisas que poderiam fazer mal para o corpo! Isso é maravilhoso e nos ensina uma lição tremenda! O sangue corre por suas veias por toda a sua vida. É ele quem faz você estar vivo agora. Então, o sangue representa a sua vida.
Há muito tempo atrás, o povo de Israel foi morar no Egito. Eles foram, pois em nenhum lugar do mundo havia comida, somente lá. Naquela época José, filho de Jacó, neto de Abraão, era o governador do Egito. E para que sua família não passasse fome, ele os levou para o Egito. Eram 72 pessoas!
Enquanto José estava vivo, eles eram muito bem tratados. Por isso esses 72 se casaram e tiveram filhos e mais filhos. E o tempo foi passando até que eles se tornaram um povo muito grande. Depois que José morreu, os egípcios tiveram medo de que os israelitas se tornassem donos de todo o Egito, por isso, os transformaram em seus escravos. Agora não havia como os israelitas fazerem nada de perigoso, pois estavam muito ocupados, trabalhando.
Foram 400 anos de muito trabalho, castigo e sofrimento. Mas vocês pensam que Deus havia se esquecido do seu povo? Não, de jeito nenhum. Deus chamou Moisés, do meio de uma árvore em chamas e o mandou falar com Faraó. "Deixa o meu povo sair do Egito para me prestar culto, diz o Senhor". Mas faraó não queria perder seus escravos, por isso endureceu o seu coração.
Então o Senhor enviou dez pragas que acabaram com tudo o que o Egito tinha de bom. Antes da última praga, Deus disse a Moisés: "Prepare o povo, pois hoje vocês sairão livres daqui. Cada pai deve pegar um cordeirinho macho de um ano, que não tenha nenhum defeito e cortar a sua cabeça. O sangue desse cordeirinho deverá ser colocado dentro de uma bacia. Então cada papai da família deve passar desse sangue nas portas da casa. Depois devem comer o cordeiro assado com pães e ervas amargas. Porque hoje vou passar pela terra do Egito e vou matar todos os filhos mais velhos de todas as casas de todos os egípcios. Até os filhos mais velhos de todos os animais morrerão, para que o povo do Egito saiba que Eu Sou o Deus de toda a terra. Quando eu estiver passando pela terra do Egito, vou olhar em cada porta. E a porta em que estiver marcada com o sangue do cordeirinho, eu não entrarei, essa casa estará protegida." (Êxodo 12.5-14).
E assim como Deus disse aconteceu. À meia noite, o Anjo de Deus foi até o Egito. E matou todos os primeiros filhos e crias de todos os animais de todos os egípcios. Vocês podem imaginar a confusão e tristeza que foi? E naquela noite todas as crianças de Israel viram o poder de Deus e viram o que o sangue do cordeirinho fez em suas casas: nas casas do Egito, havia morte, mas nas casas do povo de Israel, havia vida. Foi só assim que Faraó libertou definitivamente o povo do Egito. Essa foi a primeira Páscoa de toda a história do mundo, que Deus mandou os Israelitas comemorarem para sempre. E ele foi celebrada não com o sangue de um coelho, mas como sangue de um cordeiro.
Mas o que será que Deus queria nos contar, ao mandar o povo passar do sangue do cordeirinho nas portas do povo de Israel? Bem, naquela época, quando alguém fazia um pacto com outra pessoa, ou um país com outro país, para declarar que o pacto estava feito, eles salpicavam ou borrifavam o sangue do animal em cima das pessoas. É estranho não é? Mas aquilo era muito, muito importante. Significava que um acordo estava selado e não podia ser quebrado.
Naquela noite Deus disse ao seu povo: Hoje estou fazendo um acordo com vocês. Eu sou o Deus de vocês, os protegerei e cuidarei de vocês. E vocês serão o meu povo. Vocês me obedecerão e vão cuidar de honrar o meu nome. Hoje tudo será novo para vocês, acabou o tempo da escravidão. Se vocês me obedecerem tudo vai ficar bem. Só preciso que vocês nunca se esqueçam de que o sangue do cordeiro está passado sobre suas portas. E que eu sou o Deus de vocês.
Mas o tempo foi passando e eles se esqueceram do sangue do cordeiro, se esqueceram do pacto que Deus fez com eles e eles com Deus. Passaram a adorar a ídolos e fazer coisas horríveis contra Deus. O coração deles era tão duro! Naquela época, Deus perdoava muitas e muitas vezes o seu povo, por causa que uma vez por ano, um homem especial de Deus entrava lá no Tabernáculo e salpicava sangue de um filhote de boi em cima da Arca da Aliança, uma caixa muito sagrada! Quando o sangue era salpicado naquele lugar, então Deus lembrava da aliança que tinha com o povo. E os perdoava dia após dia.
Porém, Deus viu que o sangue de um animal não tinha poder para mudar os corações das pessoas. Por isso, ele pensou em outro cordeiro. Seria um cordeiro especial. Um cordeiro bom, sem defeito nenhum. E o sangue desse cordeiro não seria passado nem na porta, nem na Arca da Aliança. Ele seria passado no coração de todos os homens do mundo. Seria o sangue de um novo pacto entre o Senhor Deus e os homens. Uau, que sangue poderoso seria esse? Onde é que Deus encontraria um sangue tão bom assim?
Pois foi numa noite antes do dia da Páscoa que Jesus levantou um copo cheio de vinho. Ele levantou bem alto e disse: Esse cálice representa o sangue de um novo acordo que Deus está fazendo com vocês. Agora, vocês não precisarão mais matar ovelhas todos os anos. Um sangue mais forte e poderoso do que todos as ovelhas do mundo será derramado em breve. E esse sangue é o meu. Assim como o sangue é vida, eu mesmo entregarei a minha vida e o meu sangue para que vocês vivam ao invés de morrerem. E pelo meu sangue, vocês terão os seus pecados perdoados e poderão ver a face de Deus novamente.
E na mesma noite Jesus foi orar e diante do que estava para acontecer, grandes gotas de sangue saíram do seu corpo (Lucas 22.44). Depois saiu mais sangue dele, quando bateram em suas costas com chicotes cheios de espinhos. E saiu mais sangue de seu corpo quando furaram sua cabeça com uma coroa de espinhos. Eles pregaram pregos enormes em suas mãos e pés e o sangue vermelho e puro de Jesus escorreu pela cruz, onde foi pendurado. E então, furaram o seu lado com uma lança. E mais sangue saiu.
Jesus estava sofrendo muito. Mas ele era o Cordeiro de Deus. Ele sabia que o seu sangue tiraria o pecado do mundo e seria um sacrifício para sempre. Ele sabia que seu sangue libertaria as pessoas do anjo da morte. Que seu sangue curaria as pessoas de todas as doenças. E que seu sangue limparia as vidas e a terra de toda a sujeira do pecado. Enfim, Jesus entregou sua vida a Deus e morreu. Agora não havia mais necessidade de cordeiros serem mortos nem o sangue deles ser salpicados nas pessoas. Agora Deus podia fazer um acordo com todos os homens, para sempre. Por causa do sacrifício feito pelo sangue de Jesus.
Vejam o que a Bíblia nos ensina sobre o sangue de Jesus:
"Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus". Efésios 1.7
"Ao que nos ama e que nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue, constituindo-nos reino e sacerdotes para o seu Deus e Pai.". Apocalipse 1.5
Tempo de Oração. Jesus, creio que o Senhor é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. O seu sangue é poderoso para me perdoar e me purificar de todo pecado. Hoje eu faço uma aliança com o Senhor e com nosso Deus Pai. Eu te recebo como meu Senhor e meu Salvador. Eu me coloco debaixo do seu sangue por toda a minha vida. E te agradeço pelo seu sacrifício na cruz por mim. O que eu posso fazer por tão grande amor? Eu prometo obedecer ao Senhor e te seguir por toda a minha vida. E eu prometo levar muitos amigos meus até o Senhor. Em teu nome, amém.
Figura:
Start Desafio
Material necessário: Copos descartáveis, Mesa
Organização: Cada criança deverá receber 1 copo e posicionar seu copo sobre a mesa.
Objetivo: Formar uma torre de copos alta, incentivar o trabalho em equipe, mostrar que quando você executa um bom trabalho facilita o trabalho do seu amigo.