quarta-feira, 24 de abril de 2024

6 - Cultura do Céu - O poderoso Sangue de Jesus

Check in - Receber as crianças com alegria e um abraço apertado.

Abertura - Oração de cobertura e Louvor (2) - Ofertório.

Lanche

Volta para as salas de Aula. 

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1


MINISTRAÇÃO -  O poderoso Sangue de Jesus                                                                                                              (Gênesis 47.1-6; Êxodo 1.1-14; Êxodo 12; Levítico 16.1-34;                                                             Mateus 26.26-30. Mateus 27.27-44)

Cantem a música: Os Livros da Bíblia (3 Palavrinhas)

Introdução:  

Leve de antemão para a sala de aula: Suco de uva suficiente para servir todas as crianças da sua sala. Copinhos transparentes. Deixe na mesa e reserve.

Vamos conversar um pouco sobre o seu sangue. Sangue é o que você vê saindo do seu corpo quando faz algum machucado. Quando vai no laboratório fazer algum exame. O sangue é um líquido vermelho, que tem um cheiro estranho. Assim que sai do corpo, ele fica mais grosso, que chamamos de coagulação. Mas esse líquido vermelho escuro, viscoso é muito especial. Ele tem uma função única em nosso corpo. É o sangue e somente o sangue que transporta para todas as células do corpo o oxigênio e todas as vitaminas que o corpo precisa para viver. Enquanto leva o oxigênio e vitaminas para o corpo, o sangue também leva embora toda a sujeira e coisas que poderiam fazer mal para o corpo! Isso é maravilhoso e nos ensina uma lição tremenda! O sangue corre por suas veias por toda a sua vida. É ele quem faz você estar vivo agora. Então, o sangue representa a sua vida.

Há muito tempo atrás, o povo de Israel foi morar no Egito. Eles foram, pois em nenhum lugar do mundo havia comida, somente lá.  Naquela época José, filho de Jacó, neto de Abraão, era o governador do Egito. E para que sua família não passasse fome, ele os levou para o Egito. Eram 72 pessoas!

Enquanto José estava vivo, eles eram muito bem tratados. Por isso esses 72 se casaram e tiveram filhos e mais filhos. E o tempo foi passando até que eles se tornaram um povo muito grande. Depois que José morreu, os egípcios tiveram medo de que os israelitas se tornassem donos de todo o Egito, por isso, os transformaram em seus escravos. Agora não havia como os israelitas fazerem nada de perigoso, pois estavam muito ocupados, trabalhando.

Foram 400 anos de muito trabalho, castigo e sofrimento. Mas vocês pensam que Deus havia se esquecido do seu povo? Não, de jeito nenhum. Deus chamou Moisés, do meio de uma árvore em chamas e o mandou falar com Faraó. "Deixa o meu povo sair do Egito para me prestar culto, diz o Senhor". Mas faraó não queria perder seus escravos, por isso endureceu o seu coração. 

Então o Senhor enviou dez pragas que acabaram com tudo o que o Egito tinha de bom. Antes da última praga, Deus disse a Moisés: "Prepare o povo, pois hoje vocês sairão livres daqui. Cada pai deve pegar um cordeirinho macho de um ano, que não tenha nenhum defeito e cortar a sua cabeça. O sangue desse cordeirinho deverá ser colocado dentro de uma bacia. Então cada papai da família deve passar desse sangue nas portas da casa. Depois devem comer o cordeiro assado com pães e ervas amargas. Porque hoje vou passar pela terra do Egito e vou matar todos os filhos mais velhos de todas as casas de todos os egípcios. Até os filhos mais velhos de todos os animais morrerão, para que o povo do Egito saiba que Eu Sou o Deus de toda a terra. Quando eu estiver passando pela terra do Egito, vou olhar em cada porta. E a porta em que estiver marcada com o sangue do cordeirinho, eu não entrarei, essa casa estará protegida." (Êxodo 12.5-14).

E assim como Deus disse aconteceu. À meia noite, o Anjo de Deus foi até o Egito. E matou todos os primeiros filhos e crias de todos os animais de todos os egípcios. Vocês podem imaginar a confusão e tristeza que foi?  E naquela noite todas as crianças de Israel viram o poder de Deus e viram o que o sangue do cordeirinho fez em suas casas: nas casas do Egito, havia morte, mas nas casas do povo de Israel, havia vida. Foi só assim que Faraó libertou definitivamente o povo do Egito. Essa foi a primeira Páscoa de toda a história do mundo, que Deus mandou os Israelitas comemorarem para sempre. E ele foi celebrada não com o sangue de um coelho, mas como sangue de um cordeiro.

Mas o que será que Deus queria nos contar, ao mandar o povo passar do sangue do cordeirinho nas portas do povo de Israel? Bem, naquela época, quando alguém fazia um pacto com outra pessoa, ou um país com outro país, para declarar que o pacto estava feito, eles salpicavam ou borrifavam o sangue do animal em cima das pessoas. É estranho não é? Mas aquilo era muito, muito importante. Significava que um acordo estava selado e não podia ser quebrado. 

Naquela noite Deus disse ao seu povo: Hoje estou fazendo um acordo com vocês. Eu sou o Deus de vocês, os protegerei e cuidarei de vocês. E vocês serão o meu povo. Vocês me obedecerão e vão cuidar de honrar o meu nome. Hoje tudo será novo para vocês, acabou o tempo da escravidão. Se vocês me obedecerem tudo vai ficar bem. Só preciso que vocês nunca se esqueçam de que o sangue do cordeiro está passado sobre suas portas. E que eu sou o Deus de vocês. 

Mas o tempo foi passando e eles se esqueceram do sangue do cordeiro, se esqueceram do pacto que Deus fez com eles e eles com Deus. Passaram a adorar a ídolos e fazer coisas horríveis contra Deus. O coração deles era tão duro! Naquela época, Deus perdoava muitas e muitas vezes o seu povo, por causa que uma vez por ano, um homem especial de Deus entrava lá no Tabernáculo e salpicava sangue de um filhote de boi em cima da Arca da Aliança, uma caixa muito sagrada!  Quando o sangue era salpicado naquele lugar, então Deus lembrava da aliança que tinha com o povo. E os perdoava dia após dia. 

Porém, Deus viu que o sangue de um animal não tinha poder para mudar os corações das pessoasPor isso, ele pensou em outro cordeiro. Seria um cordeiro especial. Um cordeiro bom, sem defeito nenhum. E o sangue desse cordeiro não seria passado nem na porta, nem na Arca da Aliança. Ele seria passado no coração de todos os homens do mundo. Seria o sangue de um novo pacto entre o Senhor Deus e os homens. Uau, que sangue poderoso seria esse? Onde é que Deus encontraria um sangue tão bom assim?

Pois foi numa noite antes do dia da Páscoa que Jesus levantou um copo cheio de vinho. Ele levantou bem alto e disse: Esse cálice representa o sangue de um novo acordo que Deus está fazendo com vocês. Agora, vocês não precisarão mais matar ovelhas todos os anos. Um sangue mais forte e poderoso do que todos as ovelhas do mundo será derramado em breve. E esse sangue é o meu. Assim como o sangue é vida, eu mesmo entregarei a minha vida e o meu sangue para que vocês vivam ao invés de morrerem. E pelo meu sangue, vocês terão os seus pecados perdoados e poderão ver a face de Deus  novamente. 

E na mesma noite Jesus foi orar e diante do que estava para acontecer, grandes gotas de sangue saíram do seu corpo (Lucas 22.44). Depois saiu mais sangue dele, quando bateram em suas costas com chicotes cheios de espinhos. E saiu mais sangue de seu corpo quando furaram sua cabeça com uma coroa de espinhos. Eles pregaram pregos enormes em suas mãos e pés e o sangue vermelho e puro de Jesus escorreu pela cruz, onde foi pendurado. E então, furaram o seu lado com uma lança. E mais sangue saiu. 

Jesus estava sofrendo muito. Mas ele era o Cordeiro de Deus. Ele sabia que o seu sangue tiraria o pecado do mundo e seria um sacrifício para sempre. Ele sabia que seu sangue libertaria as pessoas do anjo da morte. Que seu sangue curaria as pessoas de todas as doenças. E que seu sangue limparia as vidas e a terra de toda a sujeira do pecado. Enfim, Jesus entregou sua vida a Deus e morreu. Agora não havia mais necessidade de cordeiros serem mortos nem o sangue deles ser salpicados nas pessoas. Agora Deus podia fazer um acordo com todos os homens, para sempre. Por causa do sacrifício feito pelo sangue de Jesus.

Vejam o que a Bíblia nos ensina sobre o sangue de Jesus:

"Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus". Efésios 1.7

"Ao que nos ama e que nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue, constituindo-nos reino e sacerdotes para o seu Deus e Pai.". Apocalipse 1.5

"Se, porém, andarmos na luz, como Ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, o seu Filho, nos purifica de todo pecado". I João  1.7

Para as pessoas da terra, que vivem a cultura do mundo,  o sangue de Jesus é só mais um termo que eles usam toda hora, como se fosse um amuleto. "Ah, o sangue de Jesus tem poder!" Quem nunca ouviu isso? Os músicos do mundo, os digitais influencers, todos eles, usam a frase do sangue de Jesus sem nenhum respeito e sem entender o valor do sangue. Se eles desprezam Jesus, com certeza desprezam também o seu sangue e o valor do seu sacrifício. Porém, a terra está cheia de servos de Satanás. E sabem o que Satanás mais gosta de ver aqui na terra? Sangue derramado. Ele faz festa no inferno quando acontece um aborto e um assassinato. Pois sangue é derramado na terra e sangue é vida. E quando uma pessoa morre, é a vida preciosa que Deus criou que vai embora. Isso é muito triste. Que Jesus tenha misericórdia! 

Crianças a primeira coisa que vocês precisam entender é que não há como ser cidadão do Céu sem acreditar no poder que há no sangue de Jesus.  Sem abrir o coração para Jesus entrar e reinar. Sem confessar com a sua boca que Jesus é o Senhor e Salvador, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

A segunda coisa que vocês precisam entender é que o sangue de Jesus é muito poderoso. Satanás e seus demônios podem até tentar fazer coisas contra os filhos de Deus. Mas eles jamais vão conseguir nos tocar, sabem por quê? Porque o sangue de Jesus em nós faz o anjo da morte passar bem longe da gente. O sangue de Jesus é a nossa proteção contra o mal. Hoje e para sempre!

Cidadão do céu, o sangue de Jesus já te limpou de todo o pecado. O caminho está livre para você, cada dia mais chegar perto de Deus. Sigamos nessa Jornada, cobertos pelo sangue de Jesus!

Coloque uma música sobre o sangue de Jesus. Sirva as crianças com o suco. Faça menção ao dia em que Jesus ergueu o cálice de suco e disse que ele representava o sangue do pacto entre Deus e os homens. Bebam do suco e orem:

Tempo de Oração.  Jesus, creio que o Senhor é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. O seu sangue é poderoso para me perdoar e me purificar de todo pecado. Hoje eu faço uma aliança com o Senhor e com nosso Deus Pai. Eu te recebo como meu Senhor e meu Salvador. Eu me coloco debaixo do seu sangue por toda a minha vida. E te agradeço pelo seu sacrifício na cruz por mim. O que eu posso fazer por tão grande amor? Eu prometo obedecer ao Senhor e te seguir por toda a minha vida. E eu prometo levar muitos amigos meus até o Senhor. Em teu nome, amém.

Figura:






















Minha Jornada com Deus:



Versículo para decorar:



É cultura do Céu:




Tarefa para Pais e Filhos:



Start Desafio 

Material necessário:  Copos descartáveis, Mesa 

Organização: Cada criança deverá receber 1 copo e posicionar seu copo sobre a mesa. 

Objetivo: Formar uma torre de copos alta, incentivar o trabalho em equipe, mostrar que quando você executa um bom trabalho facilita o trabalho do seu amigo.


quarta-feira, 17 de abril de 2024

5 - Cultura do Céu - Anjos Caídos

 Check in - Receber as crianças com alegria e um abraço apertado.

Abertura - Oração de cobertura e Louvor (2) - Ofertório.

Lanche

Volta para as salas de Aula. 

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1

MINISTRAÇÃO -  Anjos Caídos                                                                                                                                          Textos Bíblicos:  Isaías 14.12-25; Gênesis 3; Lucas 13.10-17; Marcos 5.1-15                                                                               

Cantem a música: Os Livros da Bíblia (3 Palavrinhas)

Introdução: Faça um Quiz com as crianças sobre os Anjos, para verificação de aprendizagem da semana anterior.

Como é a aparência dos anjos?

(  ) São dourados e possuem auréola na cabeça   (  ) tem cara de bebê e tocam harpa   (x) Fortes, parecem pessoas, não tem asas

Qual a função dos anjos (esse é pegadinha, todas estão certos)

(x) Servir a Deus e guardar seu povo  (x) Trazer mensagens para os seres humanos              (x) Adorar a Deus no céu

Qual dessas pessoas viram anjos?

(  ) Adão e Eva   (x) os pastores de Belém   (   ) João Batista

O que o anjo fez com Pedro, na prisão

(  ) Leu uma mensagem   (  ) Mandou ele dormir   ( x ) Levou-o para fora da prisão

O cidadão do céu 

(  ) Adora aos anjos e faz orações a ele  (  ) Acende vela aos anjos   (x ) Ora a Deus para que os anjos o protejam


Hoje vocês aprenderão novamente sobre anjos. Mas agora, um tipo diferente dos anjos do céu, que servem a Deus e vivem para guardar os servos de Deus. Hoje vocês aprenderão sobre os anjos caídos. Alguém já ouviu falar em anjo caído?

Antes da terra ser criada por Deus, o Céu era um lugar muito pacífico. Os anjos serviam a Deus com muita alegria e havia paz. Porém houve um dia em que as coisas foram horríveis no céu. Lúcifer, um anjo que cuidava de guardar o trono de Deus, ficou rebelde. Agora ele não aceitava mais ser um servo de Deus, queria ser dono da sua própria vida. E acreditem, vários anjos se juntaram a ele nessa revolta.

Ah, o que Deus fez? Deus não tolera nem o orgulho nem a rebeldia. Ninguém com esse coração pode ficar perto dele. Então Deus mesmo expulsou Lúcifer do céu e junto com eles, esses anjos rebeldes. No momento em que foram expulsos do céu, Lúcifer perdeu o bonito nome que o Senhor deu a ele. Agora se tornou Satanás, que significa Adversário. E os anjos que caíram com ele, agora perderam a identidade de anjos. Eles se tornaram espíritos malignos ou demônios. 

Desde aquele dia, há muito tempo atrás, Satanás e seus demônios trabalham na terra, sem descanso. E para que eles trabalham tanto? Para entristecer o coração do nosso Deus. Eles pensam e maquinam planos dia e noite de como entristecer a Deus, tocando numa coisa que Deus gosta muito, os seres humanos. Eles fazem o ser humano pecar e cometer coisas horríveis. Contra Deus e contra as pessoas. Assim, as pessoas ficam cada dia mais distantes de Deus e Satanás pode mantê-las debaixo de seu domínio.

Vamos aprender na Bíblia, sobre como agem Satanás e seus demônios?

a) Eles enganam as pessoas. No começo de tudo, Adão e Eva eram grandes amigos de Deus. Porém, Satanás entrou numa serpente. E numa boa conversa com Eva, a convenceu de que o melhor caminho passar por cima da ordem do Senhor Deus, de que não era para comer da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Satanás enganou Eva dizendo que ela seria como Deus. Eva comeu do fruto e deu ao seu marido, Adão. Na mesma hora em que comeram, não, eles não ficaram iguais a Deus. Eles ficaram é bem longe de Deus. E a terra foi amaldiçoada por causa do pecado. E assim é até hoje. Satanás é o mestre do engano. Ele e seus demônios enganam as pessoas principalmente colocando idéias em suas cabeças. Que tipo de ideias? "Você não é amado, para que continuar a viver?""Você não é ninguém, Deus não se preocupa com você". "Deus não existe, é tudo uma mentira". "Faça o que for preciso para ser rico, mesmo que seja de maneira desonesta". "Pode mentir e roubar, maltrate e humilhe seus colegas de escola. Aproveite para colar na prova. Tudo vai terminar bem". Jesus disse que Satanás é o pai da mentira (João 8.44). Então ele e seus demônios mentem muito para que as pessoas acreditem em suas mentiras e fiquem longe da verdade de Deus.

b) Eles enfermam as pessoas. Sim, os demônios colocam enfermidades nas pessoas. Jesus estava ensinando numa Sinagoga quando uma mulher se aproximou dele. Ela estava possuída por um espírito de enfermidade há 18 anos, que a mantinha doente. Ela caminhava encurvada, sem condição de se endireitar.  Quando Jesus a viu, ele colocou as mãos nela e disse:"Mulher, você está livre da sua enfermidade" (Lucas 13.12). O que aconteceu? Na mesma hora o espírito de enfermidade saiu, a mulher se endireitou e foi curada! É importante orarmos por todas as pessoas, mandando a enfermidade sair em nome de Jesus. Se for uma enfermidade causada por demônios, a pessoa ficará curada na mesma hora.

c) Eles possuem as pessoas e as humilham. Essa parte é muito triste. Demônios sempre vem para roubar, matar e destruir as pessoas. Essa é a sua função. Numa cidade chamada Gadara havia um homem que estava possuído por muitos demônios. Havia dentro dele seis mil demônios. Esse homem andava pelado e sujo e morava no cemitério, no meio dos túmulos. Ele era muito violento, mas ninguém conseguia prendê-lo, nem mesmo com grossas correntes. Os demônios faziam com que gritasse e se cortasse com pedras. Que triste de se ver. Mas quando o homem viu Jesus, os demônios gritaram dizendo: "O que você quer, Jesus, Filho do Deus altíssimo?"  Mas Jesus disse: "Sai deste homem, espírito imundo".  Na mesma hora, os demônios saíram do homem e entraram em porcos, que estavam ali perto e todos os porcos se jogaram no mar. Então o homem, liberto, voltou para a sua condição normal. (Marcos 5.15)

A Bíblia chama Satanás e seus demônios de hostes espirituais da maldade. (Efésios 6.11,12). E  o que significa isso? A palavra Hostes quer dizer: Exército Inimigo. Então, Satanás e seus demônios não são amigos, eles são um exército inimigo da maldade.  Assim como os anjos servem a Deus, os anjos caídos são servos de Satanás, para fazer o mal, somente o mal.

Como são os demônios?  Eles também não tem corpo. São espíritos invisíveis. Por isso eles amam entrar no corpo delas para as usarem e depois jogarem fora, como um lixo. É assim que eles fazem. Se você pudesse ver os demônios, vocês veriam que eles são seres sujos e feios, são seres das trevas. De forma nenhuma podem ser bonitos. Eles são muito parecidos com os monstros que você assiste na tv e NÃO DEVERIA assistir. Mas com Satanás, já é diferente. Ele pode assumir os formatos que quiser, como de uma serpente. E até mesmo de um anjo de Luz. Isso é muito assustador, não é mesmo?

Porém, a Bíblia nos conta sobre o que vai acontecer com Satanás e seus demônios.

"Em breve o Deus da paz esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês. A graça de nosso Senhor Jesus seja com vocês." Romanos 16.20

"Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês". Tiago 4.7

Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. 

Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo,

 pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Efésios 6.10-12

Agora mesmo, no mundo e na cultura do mundo, há muitas pessoas que estão sendo escravizadas por demônios. As pessoas drogadas, os assaltantes, aqueles que fazem maldades e matam pessoas, e ferem com palavras e são desonestos estão debaixo do controle de Satanás e seus demônios. E essas pessoas não sabem que estão debaixo do controle de Satanás. Apenas são seus escravos e vivem para fazer o que os demônios querem. Porém outras pessoas entram em contato com demônios porque querem, de livre e espontânea vontade. Essas pessoas são os satanistas, macumbeiros e envolvidos com bruxarias. Essas pessoas, não são escravas, mas sim servas de Satanás. É a pior coisa que um ser humano poderia fazer e isso tem um castigo muito severo da parte de Deus.

E o que um cidadão do céu deve fazer? Um cidadão do céu jamais deve se envolver com coisas relacionadas a demônios e Satanás. Centro Espírita, terreiro de macumba, filmes de terror, bruxaria, brincadeiras do copo, Halloween, todas essas coisas são relacionadas às trevas e jamais um cidadão do Céu deve se envolver com elas, nem por brincadeira. 

Por outro lado, um cidadão do Céu não tem medo de Satanás e seus demônios. Satanás e seus demônios, eles que tem pavor da gente, vocês sabiam? Sim, porque Jesus deu autoridade e poder para todos os cidadãos do céus expulsarem os demônios das pessoas e mandarem Satanás de volta para o inferno. Sim. Com nossa oração e autoridade, Satanás perde o controle sobre pessoas, sobre o lugar e sobre situações, aleluia!

Jesus já esmagou a cabeça do diabo. Mas vale um alerta. A Bíblia nos ensina a não dar lugar ao diabo (Ef 4.27). O diabo não tem poder sobre nós, mas ele pode sim entrar em nossa vida se nós dermos lugar a ele. Se você é uma criança que gosta de mentir, gosta de enganar, maltratar pessoas, gosta de roubar, causar confusão e outras coisas desse tipo, que se resumem a fazer  maldades, então você está dando lugar ao diabo. Ele e seus demônios podem entrar para destruir a sua vida, se você não parar com essas atitudes. Entende isso? Um cidadão do céu coloca o Satanás onde ele tem que estar, debaixo dos seus pés!

Nessa Jornada, Jesus já te deu poder e autoridade sobre Satanás e seus demônios. Eles podem até tentar atrapalhar a vida de um cidadão do céu, mas nenhum demônio pode nos separar do amor e das bênçãos que temos em Cristo Jesus. (Romanos 8.38).

Tempo de Oração. Pergunte às crianças: Você tem dado lugar ao diabo? Deixe que elas pensem um pouco. Agora orem ao Senhor Jesus pedindo perdão por cada atitude que permite que o diabo entre na vida das nossas crianças. Peça para Jesus passar do sangue Dele em cada vida preciosa. Depois do amém, diga para as crianças falarem em voz alta: "Satanás, eu te ordeno, em nome de Jesus, sai da minha vida, da minha família! O seu lugar é embaixo dos meus pés. Eu sou um cidadão do Céu, e você não poderá me separar do amor de Deus!"

Quebra gelo (utilize o Espaço do Brinquedão):


Figuras:
















Minha Jornada com Deus:




Versículo para decorar:



É cultura do céu:


Tarefa da Semana:



Quebra Gelo:  

Start Games 6 e 7 

Material necessário:  Lousa ou cartolina. Canetas. 1 dado 

Organização: Construir um labirinto na louza e colocar pontinhos dentro do labirinto. (Controlar o número de pontinhos) para assim ser rápida a execução e todos conseguirem participar. 

Execução: As crianças vão receber um tempo de 5 minutos para concluir o desafio e utilizando o dado que ao ser lançado e será marcado o número de passos dentro do labirinto. 

A atividade deverá ser organizada e as crianças vão escolher o caminho a ser percorrido.

Start Games 8 a 11 - área externa 

Material necessário: 20 Bexigas ou bolinhas (ping pong ou papel). 1 Fita adesiva 

Organização: Formar 2 equipes e colocar uma linha de separação dos campos de cada equipe. 

Cada equipe deverá receber a mesma quantidade se bolinhas, recomendado 1 bolinha por integrante da atividade. 

Execução: A atividade será como uma batalha, vence a equipe que ao termino da atividade tiver a quantidade menor de bolinhas em seu campo. 

Regras: As equipes não podem cruzar a linha e não pode ativar a bolinha no adversário.

quinta-feira, 11 de abril de 2024

4 - Cultura do Céu: Os anjos servem a Deus

Check in - Receber as crianças com alegria e um abraço apertado.

Abertura - Oração de cobertura e Louvor (2) - Ofertório.

Lanche

Volta para as salas de Aula. 

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1


MINISTRAÇÃO -     OS ANJOS SERVEM A DEUS                                                                                                                   Textos Bíblicos:  Lucas 2.10,14, Gênesis 19.1-17; Atos 12.1-11                                                                                      

Cantem a música: Os Livros da Bíblia (3 Palavrinhas)

Crianças de 6 e 7 - Entregue uma folha em branco para cada criança. Agora peça para elas desenharem como elas imaginam que é um anjo. Prenda as folhas no quadro imantado. 

Crianças de 6 a 10 - Converse com as crianças como elas imaginam um anjo. Qual o tamanho, cor da pele...se tem asas.

Os anjos são seres criados por Deus. E eles moram no Céu, junto com Deus. Em Apocalipse 5.11 lemos que eles são muitos, mais numerosos até mesmo que os homens. São milhares de milhares. E eles foram criados para servir a Deus em qualquer lugar e quando Deus precisar.  

Lá no céu, os anjos servem guardando o trono de Deus e o adoram dia e noite, sem parar. Mas o trabalho que os anjos tem mesmo é aqui na terra! Pois eles foram criados por Deus para cuidar de nós e proteger a nós, Seus Filhos. Vamos aprender algumas coisas legais que a Bíblia nos conta sobre os anjos?

a) Os Anjos são mensageiros de Deus. Eles vem para a terra para avisar alguém de que alguma coisa vai acontecer. 

Quando Jesus nasceu, aconteceu uma coisa incrível. Pastores estavam à noite, cuidando das suas ovelhas, quando de repente apareceu um anjo! Ele brilhava muito! Os pastores ficaram com muito, muito medo, mas o anjo disse: "Não tenham medo, eu trago uma notícia maravilhosa para vocês. Hoje, em Belém, nasceu o Messias, o Senhor"! (Lucas 2.10). O mais lindo é que depois disso, apareceu uma multidão de anjos e eles começaram a cantar uma música linda que dizia: "Glória a Deus nas maiores alturas, paz na terra e boa vontade para com os homens" (Lucas 2.14). Essa deve ter sido uma experiência maravilhosa, que os pastores nunca mais esqueceram!

b) Os Anjos protegem os filhos de Deus. Sim, sempre que estivermos passando por uma situação perigosa e difícil, Deus envia seus anjos para nos socorrer.

Ló, sobrinho de Abraão, morava numa cidade chamada Sodoma. As pessoas da cidade fizeram tanto mal ao Senhor, que Ele decidiu destruir a cidade, fazendo cair fogo do céu. Antes que isso acontecesse, Deus mandou que os seus anjos fossem até Sodoma, para retirar Ló e sua família de lá. Quando os anjos chegaram na cidade, os moradores os cercaram, pois queriam fazer maldades com eles. Ló puxou os anjos para dentro da sua casa e ficou na porta, tentando acalmar os moradores. Mas os anjos puxaram Ló para dentro e fizeram com que os moradores maus de Sodoma ficassem cegos, e eles não conseguiram encontrar mais a porta da casa! Bem cedinho, os anjos puxaram Ló e sua família e os empurraram para fora da cidade. Eles disseram para Ló e sua família não virarem, pois a destruição seria terrível. Mas enquanto fugiam, a esposa de Ló olhou para a cidade em chamas foi castigada por isso. Sodoma foi destruída pelo fogo de Deus e a mulher de Ló virou uma estátua de sal. (Gênesis 19.1-17)

c) Os Anjos livram os filhos de Deus. Os anjos de Deus também fazem coisas incríveis, como livrar os filhos de Deus de maneira milagrosa, de alguma armadilha que eles sozinhos não consigam sair.

Pedro, discípulo de Jesus, foi mandado para a prisão por pregar lá em Jerusalém que Jesus Cristo era o filho de Deus. Ele estava preso numa cela muito forte. Seus braços estavam presos com duas algemas. E essas algemas presas a duas correntes. Além de tudo isso, 16 soldados guardavam a porta da cela onde ele estava. Seria impossível Pedro fugir dali! Mas a igreja estava orando fervorosamente por ele. Então, numa noite, apareceu um anjo do Senhor e sua luz brilhou na prisão! O anjo acordou Pedro e disse: Levante-se depressa! Assim que Pedro ficou de pé, as algemas caíram dos seus punhos!E o anjo disse: "Vista-se agora mesmo! E venha atrás de mim!" Como o anjo disse Pedro fez. Ele até achava que era um sonho. E Pedro foi seguindo o anjo. Passaram por todos aqueles 16 soldados e chegaram até o portão da cadeia. E o portão se abriu sozinho! Assim que eles saíram da prisão, o anjo o deixou e Pedro caiu em si! Ele disse: "agora entendo que o Senhor enviou seu anjo para me libertar" (Atos 12.11). Que história extraordinária! Um anjo ajudou Pedro a sair milagrosamente da prisão. Não é incrível?

Minha mãe era professora. Ela precisava ir sozinha de carro até a beira do rio, pegar um barco e dar aula em algumas ilhas do rio Paraná. Certo dia, o pneu do seu carro furou. Não havia nenhuma pessoa naquela estrada e ela ficou muito preocupada. Como conseguiria trocar o pneu? De repente, veio pela estrada um soldado. Minha mãe disse que suas botas brilhavam muito, apesar da estrada ser de terra. O Soldado veio, trocou o pneu do carro da minha mãe e pelo mesmo caminho ele voltou. E quando minha mãe olhou para trás, onde estava o soldado? Havia sumido. Com certeza foi um anjo que Deus enviou para ajudar minha mãe. Uma experiência que nós, filhos lembramos até hoje. (Um entre muitos testemunhos da minha família, em relação aos anjos - Pra Raquel Giorgiani).

E como são os anjos? Na Bíblia encontramos que os anjos que estão no céu possuem muitas asas (Isaías 6). Mas aqui na terra, eles se parecem muito mais com homens, com rostos brilhantes e roupas brancas. E não são fraquinhos, eles são homens poderosos, fortes e inteligentes! E foi dessa forma que eles apareceram para esses homens que aprendemos hoje. Não é maravilhoso? Muito provavelmente você já deve ter visto um anjo ou até mesmo conversado com ele, sem mesmo saber que era um anjo. Mas você precisa entender que há milhares e milhares de anjos e todos eles, aqui na terra, obedecem às ordens de Deus.

Vamos ver alguns textos da Bíblia que falam sobre isso? (Leia ou peça para alguma criança ler):

"Os anjos não são, todos eles, espíritos ministradores enviados para servir àqueles que hão de herdar a salvação?" Hebreus 1.14

"O anjo do Senhor é sentinela ao redor daqueles que o temem, e os livra." Salmo 34.7

"Então olhei e ouvi a voz de muitos anjos, milhares de milhares e milhões de milhões. Eles rodeavam o trono 

e cantavam em alta voz: "Digno é o Cordeiro que foi morto de receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor! " Apocalipse 5.11

 E na cultura do mundo, o que eles dizem sobre os anjos?  Quem faz parte da cultura do mundo acredita sim que anjos existem. Isso não tem problema nenhum. O problema é o poder que essas pessoas dão para os anjos. Elas acendem velas aos anjos, fazem orações aos anjos e até dão nome a diversos anjos, como se eles fossem santos. Elas colocam toda a fé nos anjos e colocam imagens de anjos em suas casas, sendo que Deus nunca mandou fazermos isso!

Um cidadão do céu jamais vai adorar aos anjos. E nem mesmo acender velas para eles. Um cidadão do céu sabe que estamos rodeados por milhares e milhares de anjos, mas nunca podemos adorar a eles, nem orar a eles. O cidadão do céu sabe que os anjos são servos de Deus, e vivem para cumprir as ordens de Deus, no céu e na terra.

Que bênção saber que nessa Jornada, estamos bem guardados por anjos de Deus. Por isso você não precisa ter medo. Sempre que estiver em perigo, Deus vai enviar um anjo para proteger você de todo o mal. 

Tempo de Oração (coloque uma música calma e peça para as crianças se sentarem confortavelmente). Quem aqui já passou por uma situação que teve muito medo? Pois hoje Deus quer que você saiba que tem vários anjos, que Deus enviou para guardar você e sua família. Agora mesmo, há anjos aqui em nossa volta. E quando você voltar para casa, mais anjos voltarão com você pelo caminho. Agradeça ao Senhor por criar milhares de anjos para cuidar de nós. E agora, vamos terminar dizendo o que os anjos lá do céu estão dizendo agora mesmo?  "Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória". Isaías 6.3

Quebra gelo (utilize o Espaço do Brinquedão):


Figuras:











Minha Jornada com Deus:


Versículo para decorar:



É Cultura do Céu:




Tarefa da Semana:



Start Desafio: 

Material necessário:  Bolinhas de ping pong ou papel (1 por dupla). 

Organização:  Orientar as crianças a se organizarem em duplas (definia 1 minuto) para eles procurarem sua dupla, se necessário o executor deve ajudar.  

Execução: A dupla deverá segurar a bolinha usando apenas 1 dos dedos da mão, se a bolinha cair a dupla é eliminada, vence a dupla que ainda tiver a bolinha segura ao final do tempo.  Obs: Como o objetivo é ficar apenas uma dupla,eles pode derrubar a bolinha dos outros e assim a brincadeira irá virar uma batalha.

terça-feira, 2 de abril de 2024

3- Cultura do Céu: O Espírito Santo é uma pessoa!

Check in - Receber as crianças com alegria e um abraço apertado.

Lanche

Abertura - Oração de cobertura

Música - O Céu é o Meu lugar - Casa Worship


MINISTRAÇÃO - O Espírito Santo é uma pessoa!                                                                                                          (João 13.1,2, 31-33. 14. 1-3, 16-31; Atos 2.1-13)

Coloque a música: Os Livros da Bíblia (3 Palavrinhas)

Quem é a pessoa mais importante da sua vida? Como você fica quando a pessoa mais importante da sua vida está para chegar?  (deixe que as crianças comentem sobre quem é a pessoa e o que elas sentem quando essa pessoa está para chegar - pode ser papai, quando chega do trabalho, mamãe quando fica alguns dias fora, vovô ou vovó, um primo que mora em outra cidade...ou até mesmo o irmãozinho que vai nascer).

Alguns dias antes da Páscoa, Jesus e seus discípulos tiveram um jantar muito especial. Durante o jantar, Jesus contou para eles sobre algo que estava muito próximo de acontecer: soldados o prenderiam, o espancariam e depois o crucificariam. E isso seria bem triste de se ver. Mas ele disse também que a  morte não poderia vencê-lo. Três dias depois da crucificação, Jesus voltaria a viver, Ele ressuscitaria. E depois voltaria para o Céu, para junto de Deus Pai. Imaginem como os discípulos ficaram tristes?

Mas Jesus disse que não era para os discípulos se entristecerem. Pois Ele mesmo enviaria uma pessoa para ocupar o lugar que ele deixaria, ao subir para o céu. Jesus contou então a eles um pouco sobre o que essa maravilhosa pessoa faria:

a) Ele seria um Conselheiro - ajudaria as pessoas a tomarem as decisões certas e não caírem em armadilhas ou engano.  Também ajudaria os discípulos de Jesus a se lembrarem de todas as Palavras que Jesus disse (Jo. 14.16, 26).

b) Ele seria Verdadeiro - não enganaria ninguém e também mostraria o que é verdade para todo mundo (Jo 14.17).

c) Ele seria um Advogado - defenderia todos os discípulos de Jesus de qualquer enganação do inimigo e até mesmo de qualquer perseguição de pessoas. (Jo 14.26).

d) Ele seria um Consolador - ajudaria todos os discípulos de Jesus a não ficarem desesperados nem desistidos, diante das tristezas e sofrimentos.

De que pessoa Jesus estava falando? Do Espírito Santo! 

Os discípulos, quando ouviram falar no Espírito Santo, pensaram que ele fosse uma pessoa de carne e osso. Que nem o próprio Jesus. Mas depois eles entenderam que o Espírito Santo não era um ser humano, mas um ser divino, o próprio Deus. Por isso, não tinha a forma de pessoa, como Deus também não tem. Ele é um Espírito, um Espírito Santo de Deus.

Depois que ressuscitou, Jesus apareceu para os seus discípulos algumas vezes. Até o dia em que subiu definitivamente para o céu. E foi nesse dia, que o Senhor Jesus deu uma ordem para eles: "Não saiam de Jerusalém, até que o que eu prometi a vocês aconteça. Fiquem juntos, pois dentro de poucos dias, vocês serão batizados com o Espírito Santo! E vocês receberão poder quando Ele descer sobre vocês, para que sejam meus representantes (Atos 1.4, 5 e 8).

E como Jesus mandou, os discípulos ficaram esperando o Espírito Santo chegar. Eles se reuniam todos os dias, na mesma hora e no mesmo lugar, para orar ao Senhor e aguardar o que Jesus prometeu. 

E cinquenta dias após a Páscoa, na Festa de Pentecoste, eles estavam lá, no mesmo lugar, orando e adorando a Deus. Mas, de repente, veio do céu um barulho como se fosse de um vento muito, muito forte. E esse som encheu a casa toda. Depois, um fogo, como se fosse uma forte chama, desceu do céu e se distribuiu entre a cabeça de todos os que estavam ali! Tudo isso aconteceu naquela sala onde eles estavam orando. E assim o Espírito Santo entrou neles, como Jesus havia dito!

Agora os discípulos já não eram mais as mesmas pessoas. Porque o Espírito Santo, a pessoa de quem Jesus tanto falou, agora estava morando dentro deles. Crianças, do jeito que Jesus prometeu, aconteceu com os discípulos. Eles estavam cheios de poderes que antes não tinham: agora eles podiam falar línguas que não haviam estudado. Eles podiam curar pessoas doentes. E também podiam ter muita coragem de pregar que Jesus Cristo era o Senhor. Eles estavam até mesmos dispostos a morrer por Jesus, caso alguém os ameaçasse de morte.

Mais do que isso. Eles se tornaram pessoas diferentes. Ficaram com nojo do pecado. Porque haviam crido em Jesus e agora uma pessoa tão importante quanto Jesus estava com Eles, dentro Deles. E como Jesus disse, o Espírito Santo seria a pessoa que ficaria com eles por todos os dias, ajudando-os a serem discípulos de Jesus. 

Que dia feliz foi o dia de Pentecoste! Nesse dia, o Espírito Santo veio habitar em todos os discípulos de Jesus. E é um dia que nunca mais deve ser esquecido!

Encerramento:  

Quando o Espírito Santo desceu no dia de Pentecoste, não foi só uma vez e nem foi só sobre aqueles discípulos.  Hoje ainda, Ele ainda continua descendo na vida das pessoas que se entregam a Jesus Cristo. Sim, Ele entra em nós e passa a viver em nós no mesmo momento em que entregamos a nossa vida para Jesus!

Mas, há um segredo. O Espírito Santo quer que você reconheça Ele como a pessoa mais importante da sua vida! Deus, Jesus e o Espírito Santo, eles tem que estar no mesmo nível de importância na sua vida. Eles são os mais importantes! O Espírito Santo é Deus morando dentro de nós. Isso mesmo!  

É o Espírito que mora dentro de nós quando entregamos a nossa vida para Jesus. E é pelo Espírito que nos tornamos cidadãos do céus. Sim, Ele é o selo, que nos faz sermos filhos de Deus. É Ele quem abre nossos ouvidos para ouvir a voz de Deus. Abre os nossos olhos para ver as coisas do Reino de Deus. E quando Ele fala através de nós, ah, coisas maravilhosas acontecem. 

Vamos ver alguns textos da Bíblia que falam sobre isso? (Leia ou peça para alguma criança ler):

 "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito". João 14.26

"Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra". Atos 1.8

Ora, é Deus quem faz que nós permaneçamos firmes em Cristo. Ele nos ungiu, nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito no nosso coração como garantia do que está por vir". I Coríntios 1.22

Você nunca deve se esquecer que não está sozinho. Não. Você nunca mais estará sozinho. O Espírito Santo mora em você! E como pessoa, Ele quer que você converse com Ele, pergunte as coisas para Ele, peça ajuda para Ele, procure ser cheio Dele e...tome cuidado para não deixá-lo triste, com seus pecados. Porque se Ele se entristecer, você também ficará triste.

Ah, como o Espírito Santo é maravilhoso! E fazer dele a pessoa mais importante na nossa vida nos torna cheios de alegria, paz, amor, mansidão, domínio próprio, paciência, fé, bondade e poder (Gálatas 5.22)!

Temos aprendido que o Cidadão do Céu tem uma Cultura, que é a Cultura do Céu. E todo cidadão do Céu tem como seu melhor amigo o Espírito Santo. Sim, porque o Espírito Santo é a pessoa que vai nos ajudar, durante toda a nossa vida, a vivermos com a Cultura do Céu aqui na terra! Sem Ele, vai ser muito difícil fazer as coisas do jeito que Deus gosta. 

E na cultura do mundo, o que eles dizem sobre o Espírito Santo?  Que valor tem o Espírito Santo para eles? Eles não dizem nada, pois não o conhecem! Jesus disse bem claramente em João 14.17, que as pessoas do mundo jamais vão conhecer o Espírito Santo. Elas nem vão ter noção de quem Ele é, não poderão vê-lo e também nunca poderão recebê-lo. O Espírito Santo não faz parte da vida de quem não é filho de Deus. 

Se seu melhor amigo não entregou a vida para Jesus, Ele nunca poderá conhecer o Espírito Santo, nem mesmo ter ele dentro da sua vida. Se seus vizinhos não entregaram a vida para Jesus, eles nunca poderão ser consolados e serão facilmente enganados. Isso é muito triste! Por isso, devemos contar para nossos amigos sobre Jesus e perguntar a eles se eles querem que Jesus governe a sua vida. Vamos fazer isso?

Estaremos juntos nessa Jornada! Nós e nosso maravilhoso Conselheiro, o Espírito Santo! Domingo que vem tem mais e vamos praticar a cultura do céu durante a semana!

Tempo de Oração (coloque uma música calma e peça para as crianças se sentarem confortavelmente). Vamos conversar com o Espírito Santo? Diga para as crianças conversarem com a pessoa mais importante da vida delas, que mora dentro delas. Ajude  as crianças a pedirem perdão ao Espírito Santo por entristecê-lo. Agora, faça elas ficarem bem quietinhas e peça ao Espírito Santo de Deus para mostrar para cada criança que ele está dentro dela. (Não se preocupe, Ele vai falar com nossos pequenos). Por fim  peça para Jesus batizar nossas crianças com o Espírito Santo como foi em Pentecoste, para que elas sejam cheias do poder para pregar o Evangelho! 

Ofertório: Uma das coisas que mais alegra o Espírito Santo é quando separamos uma parte do nosso dinheiro para honrar a Deus. Sim, o Espírito Santo se alegra quando honramos a Deus com nossas ofertas!

Quebra gelo:  Foi por você  - Ato profético inauguração START KIDS 

FAREMOS UM QUADRO PARA SER COLOCADO NO PRÉDIO. 

Material necessário:  1 - Tela de pintura,  6 - cores diferentes, lencinho umedecido pra limpar o dedinho das crianças.

Organização:  A Tela ficará em altura visível e ao alcance das crianças com um prato e 6 tintas em copinhos. A tela será preparada com um texto Foi por você e um molde de Cruz (o molde irá limitar a área onde será colocado a digital da criança) 

Execução: A equipe irá conduzir uma criança por vez e supervisionar eles colocando o dedo na tinta e um a um preenchendo o espaço da Cruz! 

Obs. A atividade é apenas para as crianças deixarem a marca delas e após as crianças fazerem o ato profético havendo espaço a equipe poderá também participar. 

Imagens e figuras serão enviadas para os líderes.


Figuras: 













Figura do Ato Profético:




Minha jornada com Deus:



É Cultura do Céu...


Versículo para decorar:




Tarefa da Semana:



20 - Meu Tesouro Precioso: Deus fez um plano para mim

A BERTURA Oração de cobertura  Louvor  Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta:  Vocês sabiam que...